O DISCIPULADO
(Parte LI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 51ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Se, por um lado, a meditação pode ser admitida como sendo uma técnica libertadora planetária, por outro, também se pode considerar que a Iniciação indica e baliza as sucessivas culminações planetárias, que marcam, por exemplo, o nascimento de cada um dos atuais Reinos da Natureza [Hominal, Animal, Vegetal e Mineral]. A Iniciação é, por excelência, uma série de passos ou de despertares graduados, que permitirão que os seres-humanos-aí-no-mundo venham a se tornar, oportunamente, através da Iniciação Grupal, Membros ou Pontos de Luz no Reino de Deus, o que levará à manifestação exotérica, na Terra, do Quinto Reino [Reino Espiritual], até agora subjetivo.

 

Faculdades conjuntas que levarão à Iniciação Grupal:

1ª) capacidade de ver externamente e de se interessar pelas reações que a vida e os acontecimentos provocam na Humanidade;

2ª) tendência contínua à descentralização, a fim de que o eu pessoal [ego] deixe de ser considerado um fator dominante na vida diária, e passe a ser manejado com um sentido preciso da proporção;

3ª) como resultado desta descentralização, o aspirante vai alcançando uma fusão mais completa com o grupo do qual é parte integrante, além de tudo o que esta relação implica;

4ª) esta descentralização conduz a uma quádrupla integração:

ao ego, com seus distintos aspectos, vai se tornando um todo funcionante;

b o ego vai alcançando uma relação íntima e pronunciada com a sua [personalidade-]alma, razão pela qual se torna e um ego imbuído pela [personalidade-]alma;

c o ego, como um trabalhador da Humanidade, vai se fusionando mais estreitamente com o grupo, devido à similaridade de objetivos, à aspiração espiritual e às técnicas comuns de treinamento; e

d o ego também vai se integrando lentamente no próprio Coração da Humanidade, e se põe, assim, em contato com o Coração da Hierarquia e, por intermédio Dela, pode captar certas Energias provindas do Coração do Sol; e

5ª) o ego vai manifestando uma crescente sensibilidade a tudo o que é espiritualmente branco e esotérico (lembre-se de que há um esoterismo que não é espiritual, mas, que está estritamente relacionado com a Magia Negra), disto resultando que o seu Ouvido Interno e o seu Olho de Visão são rapidamente levados a um enfoque ocultista. Com tudo isto, o Portal, lentamente, vai se abrindo.

 

Mais ou menos na metade do século passado (século XX), o Mestre Ascensionado Tibetano e um Iniciado dos graus avançados do Sistema de Sirius Djwhal Khul, declarou ter recentemente recebido a 5ª Iniciação.

 

Depois da Terceira Iniciação, o Iniciado passa a estar atento à Presença Velada de Grande Poder, que põe à prova a sua capacidade de trabalhar na e através da Vontade de Deus, centrada ou enfocada em Shamballa.

 

 

O Iniciado leva a cabo o Seu Trabalho-Serviço dentro do círculo infranqueável da Mente Universal.

 

 

O progresso de um Discípulo, de uma Iniciação a outra, Lhe outorga a gradual Revelação do Propósito Divino.

 

 

Animação Meramente Pictórica

 

 

Indiscutivelmente, quando o Propósito do Logos Planetário emana do Seu Lugar Elevado, pelo impacto da Sua Vontade ao Bem, é de Natureza Redentora. O que significa exatamente esta Redenção só iremos descobrindo e compreendendo à medida que por mérito formos recebendo as progressivas Iniciações.

 

Primeiro, precisamos aprender a redimir o nosso triplo ego; depois, estão, poderemos auxiliar a redimir os outros. Nossas encarnações, na Terra, nada mais são do que seqüências de um Grande Experimento Redentor, que começou quando veio à existência o Quarto Reino da Natureza [a Humanidade]! Iniciação —› Revelação —› Illuminação... Até que o último cansado peregrino tenha encontrado o seu caminho de casa!

 

Nunca deixamos de ser, pois, somos e sempre seremos! Mas, só quando eliminarmos completa e definitivamente os véus da matéria, brilhará, então, a Glória Interna, e terá chegado ao fim o Trabaho Redentor.

 

Esta insinuação, como todas as insinuações, possui 7 interpretações: Os Discípulos de todos os Ashrams têm a tarefa simultânea de modificar, de qualificar e de adaptar o Plano Divino (nos três mundos em que o Plano deve se manifestar).

 

Esta insinuação, como todas as insinuações, possui 7 interpretações: O Iniciado adquire Conhecimento porque trabalha.

 

Esta insinuação, como todas as insinuações, possui 7 interpretações: A chave para a correta interpretação de uma insinuação reside na sua associação com a idéia de direção no tempo e no espaço.

 

Esta insinuação, como todas as insinuações, possui 7 interpretações: O Discípulo deve reconhecer a insinuação relacionada com o seu estado (etapa) de consciência.

 

Esta insinuação, como todas as insinuações, possui 7 interpretações: Um dos sinais de que alguém está preparado para receber a Iniciação é a capacidade de ver o amplo e o inclusivo Todo e de saber que Lei é transcendida, quando a parte se converte no Todo.

 

 

 

 

Todas as insinuações são sementes de futuras Revelações. Então, na realidade não há, propriamente, uma série de Iniciações, mas, sim, uma série de Revelações.

 

No que concerne a uma Revelação, quando um Iniciado é estimulado excessivamente, Ele passa através de três etapas: 1ª) em primeiro lugar, acontece o êxtase e o supremo reconhecimento; 2ª) em seguida, vêm a escuridão e o (quase) desespero, quando a Revelação se desvanece e o Iniciado descobre que deverá vagar de novo na luz comum do mundo; então, sabe o que é e que aqui reside a prova, porque deve depender do seu conhecimento interior, porém, prescindir do estímulo da Revelação; e 3ª) finalmente, o Iniciado está tão absorvido prestando Serviço, ajudando seus semelhantes, que acaba se esquecendo da sua excitação e da sua reação. Então, descobre, com surpresa, que, em qualquer momento e à vontade, se é útil para as suas atividades altruístas, a Revelação sempre lhe pertenceu.1

 

O senso de responsabilidade é a primeira e marcante característica da [personalidade-]alma. Somos capazes de realizar tudo.

 

De maneira geral, há dois tipos de contemporização. Uma, em que se estabelece o equilíbrio por conveniência, e, geralmente, ocorre no interesse do menos desejável, do mais materialista e do que é mais fácil [ou agradável]; e outra, que impele à decisão (sempre envolvendo o desenvolvimento do Plano) e no que diz respeito aos valores espirituais, e que, oportunamente, irá resultar em maior bem para o maior número. Por isto, o Discípulo deve aprender a arte de contemporizar, porque pouco se ganha através da imposição de valores espirituais.2

 

Existem três tipos básicos de Trabalhadores Hierárquicos: 1º) as [personalidades-]alma propriamente ditas, ou seja, aqueles Iniciados que receberam a 4ª Iniciação da Renúncia, cujo Corpo Causal, o Corpo da [personalidade-]alma, foi destruído; Eles são os Guardiões do Plano; 2º) os egos fusionados com as suas [personalidades-]alma, ou seja, aqueles Discípulos e Iniciados que receberam as três primeiras Iniciações, por meio dos quais é lavado a cabo o Trabalho do Plano; e 3º) os Aspirantes inteligentes, que ainda não são egos fusionados com as suas [personalidades-]alma, mas, que reconhecem a necessidade do Plano e buscam o bem-estar dos seus semelhantes. O grupo mais elevado formula o Plano. O segundo grupo modifica, qualifica e adapta o Plano às necessidades humanas contemporâneas, garantindo, assim, a continuidade gradual e constante do Plano. E o terceiro grupo é formado pelos agentes que levam o Plano para a Humanidade e tratam de torná-lo viável, guiados pela contemporização espiritual, contemporização esta evidenciada pelo segundo grupo.

 

O Conhecimento só poderá derivar ou advir (surgir como conseqüência) do experimento e da experiência.

 

Precisa(re)mos nos convencer de que a nossa obediência aos nossos instintos espirituais, inevitavelmente, levará ao Reino do Conhecimento, que, uma vez adquirido, oportunamente, se transformará em Sabedoria [ShOPhIa].

 

 

Mohandas Karamchand Gandhi3

 

 

Ninguém poderá obter experiência alguma onde não houver uma atividade experimental.

 

Em um certo sentido, nossas freqüentes angústias nada mais são do que antecipações espirituais. Portanto, deve(re)mos cumprir, o melhor que pudermos, o Plano Hierárquico. Seja como for, a nossa libertação só decorrerá da experiência prática. Logo, deve(re)mos apre(e)nder o significado tanto do êxito como do fracasso, e garimpar o conhecimento que pudermos obter por meio deles.

 

Uma insinuação deixa de ser útil se não proporcionar uma direção nem outorgar o poder de ir adiante, uma vez que não é um ponto estático de informação. Se for corretamente encarada e posta em prática, se tornará no passo seguinte (subjacente e dinâmico) na Senda de Retorno. É isto o que significa direção no tempo e no espaço [no espaço-tempo] – um excelente pensamento-semente para meditação.

 

Diante das necessidades dos demais, precisamos nos esforçar para nos esquecermos de nós mesmos.

 

 

 

 

Como disse Helena Petrovna Blavatsky, o espaço é uma entidade. Quando chegarmos a compreender isto, então, compreenderemos o significado do aforismo Nele vivemos, Nele nos movemos e Nele temos o nosso ser, bem como perceberemos que os centros planetários e os planos são estados de consciência.

 

Direção, tempo e espaço podem ser estudados e compreendidos de duas maneiras: 1ª) como direção no tempo e no espaço, de onde a Energia Motivadora e o Amor Illuminador podem fazer impacto no Discípulo receptivo; e 2ª) como direção (também no tempo e no espaço) para onde deverão ir as energias manipuladas pelo Discípulo, via Centro Ajna, quando aprende a cooperar e a levar a cabo o Plano Hierárquico.

 

A Lei do Sacrifício (em seu aspecto destrutor) rege a 2ª, 3ª e 4ª Iniciações, de tal forma que:

• Na 2ª Iniciação do Batismo o Corpo Astral já não mais controla, se sacrificando para que a intuição, a contraparte superior da aspiração propulsora (como às vezes é denominada), possa assumir o controle.

• Na 3ª Iniciação da Transfiguração o ego nos três mundos já não mais controla, para que o fio da mente, a [personalidade-]alma, finalmente, possa substituir a mente inferior concreta, que até agora dirigia. Novamente, através da Lei do Sacrifício, o ego é liberado e se torna, simplesmente, um agente da [personalidade-]alma. Nesta 3ª Iniciação, é outorgada uma Revelação elementar do Propósito Divino.

• Na 4ª Iniciação da Renúncia o aspecto destruidor da Lei do Sacrifício produz a destruição do Corpo Causal, o Corpo da [personalidade-]alma, de modo que o ego, unificado e fusionado com a [personalidade-]alma, possa atuar diretamente inspirado pela Tríade Espiritual, a tríplice expressão ou instrumento da Mônada. Nesta 4ª Iniciação, a LLuz do Propósito Divino é o único fator controlador na carreira do Iniciado, que entra em um estágio no qual se aproxima mais firmemente do Centro onde a Vontade de Deus é conhecida. As Iniciações restantes, progressivamente, revelam (ao Mestre) o Propósito Onibarcante.

 

Pelo impulso da Lei do Sacrifício, são destruídos todos os impedimentos e são removidos todos os obstáculos individuais, liberando o Iniciado em um vórtice de força, onde aprende o método de manejar a analogia planetária.

 

No momento crucial de cada Iniciação, o Iniciado deve permanecer no ponto dentro do Triângulo e não do Quadrado

 

Ao estabelecer o Triângulo Procedimento, Localização e Objetivo, o objetivo primordial da Iniciação é a afluência da Glória Transfiguradora.

 

A Mônada é uma Fonte de LLuz, não só para a família humana, mas, também, é a receptora da LLuz que provém do Triplo Sol. É a lente através da qual a LLuz do Logos Solar pode fluir para o Logos Planetário, e, nesta LLuz, preserva e mantém a Firme Visão, o Propósito, a Vontade e a Intenção Criadora do Logos Planetário.

 

Desde a 3ª Iniciação, o Terceiro Olho é submetido a um treinamento, e começa a atuar de duas maneiras:

1ª) como analogia da mente concreta (que, em certa medida, já é), com capacidade de interpretar o meio ambiente e a experiência; e

2ª) como lente ou coletor de LLuz proveniente dos Mundos Internos e Superiores.

 

Penetração —› Polarização —› Precipitação.

 

Aprendamos isto muito direitinho, e deixemos de nos lamentar: A capacidade de trabalhar na obscuridade ou na LLuz constitui uma só faculdade inerente. A razão para isso é que a [personalidade-]alma só conhece o Ser, e a LLuz e as trevas são para a [personalidade-]alma uma só e a mesma coisa.

 

 

Uma só faculdade inerente

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Mutatis mutandis, isto é mais ou menos como a Lei da Conservação das Massas, publicada pela primeira vez em 1760 em um ensaio de Mikhail Vasilyevich Lomonossov (1711 – 1765). No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743 – 1794), considerado o pai da Química moderna, o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier, e que possui os seguintes enunciados: 1º) em uma reação química que ocorra em um sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação; 2º) em uma reação química, a massa se conserva, porque não ocorre criação nem destruição de átomos; os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam; os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados; e 3º) em a Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

 

 

Lavoisier

Lavoisier

 

 

 

Enfim, o que o Mestre DK quis nos transmitir com este ensinamento? Ele quis dizer que, se tudo é Um, se somos Um com e no Todo-Desde-Sempre-Um, em nós sempre esteve, está e sempre estará todo o Conhecimento e toda a Sabedoria (ShOPhIa) do Universo. Homo est Deus; Deus Homo est. Ainda que as coisas, digamos assim, ainda que não seja bem assim – por incidental e temporário demérito – possam ser esquecidas ou provisoriamente relegadas por nós, nada é perdido, nada é ganho, nada aumenta e nada diminui em nós e em nada. Ininterruptamente, tudo se transforma. O paradoxo de tudo isto (ou aparente falta de nexo ou de lógica) é que tudo é o que sempre foi e permanece sendo, ainda que tudo mude (se atualize e se adéqüe) a cada instante. É por isto que as coisas parecem não ser o que sempre foram. E isto é um Mistério, que só a Iniciação esclarece! O Hidrogênio e o Oxigênio, quando se transformam em água, não deixam de ser Hidrogênio e o Oxigênio, e o Carbono e o Oxigênio, quando se transformam em gás carbônico, não deixam de ser Carbono e o Oxigênio. E nós, quando estávamos do lado de lá, quando viemos para o lado de cá, não deixamos de ser o que éramos do lado de lá. É por tudo isto que o vocábulo reintegração soa e repercute melhor do que evolução. Veja bem que evolução dá idéia de ganho, de auferição ou de adquirição, e reintegração significa restabelecimento, recuperação ou restauração. Na verdade, uma Iniciação não dá nada a ninguém. Nós somos tudo; não poderemos ganhar nem perder nada. Ganhar de quem? De onde? Perder para quem? Para onde?

 

 

 

 

 

2. De forma alguma, eu quero vou discordar do Mestre DK, mas, aqui, pouco se ganha, talvez, possa ser melhor lido como nada se ganha. Ora, se a Liberdade (Segurança Espiritual, ainda que a palavra espiritual, normalmente, costume ser omitida) é a primeira das categorias, não há imposição, mando ou autoritarismo que possam dar bons frutos. O que deve acontecer é o reconhecimento da etapa alcançada pela Humanidade comum, e os aspectos imediatos do Plano, que os Mestres crêem que devem ser apresentados a todos e reconhecidos por todos, como disse o Mestre DK. Então, uma coisa é oferecer e criteriosamente explicar; outra é tentar enfiar goela abaixo. Tudo o que é enfiado goela abaixo, no peito e na raça, a qualquer preço, na porrada, mais dia, menos dia, como os impérios, acaba desaparecendo, ou, como ressaca, acaba saindo goela acima. Toda imposição dinâmica (obrigação de aceitar) é um vomitório, e só leva a conseqüentes e desastrosos efeitos, devido ao impacto violento de uma idéia incompreendida. Portanto, ou compreendemos ou continuaremos escravizados. Não há uma terceira possibilidade.

 

 

 

 

3. Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 – Nova Déli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi (Mahatma, do sânscrito, significa A Grande Alma), foi o idealizador e fundador do moderno Estado Indiano e o maior defensor do Satyagraha (o Caminho da Verdade ou a Busca da Verdade – Princípio da Não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.shutterstock.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

https://baurutv.com/2017/01/30/
gandhi-1982-3h10min-dublado/

http://www.istockphoto.com/br

https://giphy.com/search/colorful

http://www.portalsaofrancisco.com.br/
quimica/lei-de-lavoisier

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conserva%
C3%A7%C3%A3o_da_massa

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.