O DISCIPULADO
(Parte V)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 5ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Precisamos aprender a esquecer o nosso pequeno ego (desejos, cobiças e paixões pessoais, ressentimentos, críticas, queixas e toda as mesquinhezas que surgem nas relações com os nossos semelhantes) e cultivar a Divina Indiferença. Ou isto ou, realmente, não poderemos prestar um Serviço Efetivo.

 

No Ashram de um Mestre quem determina o lugar que deve ser ocupado é o Discípulo, não o Mestre.

 

Eu queria prestar Serviço,
entretanto, era meio lançadiço.
No Ashram, decidi me dedicar
à minha dignidade arrobustar.

 

Precisamos nos esforçar muito para que nada interfera em nossa vida subjetiva espiritual pessoal, no Serviço que prestamos e no nosso treinamento preparatório para a Iniciação. Ou isto ou, realmente, não poderá haver Iniciação.

 

Na verdade, precisamos nos tornar como que um farol na noite (luz, ternura, calor e consolo), para que os outros – deprimidos e desencorajados pelas circunstâncias da vida – possam se dirigir até nós, e encontrar o que ainda não conseguem garimpar sozinhos. Simplesmente, isto é amor! E não precisamos fazer nada espetacular; se estivermos presentes, isto (quase) já será suficiente.

 

 

 

 

Isto precisa acabar!

 

 

Esta é a grande meta para todos nós: vivermos como seres humanos eficazes e eficientes e como [personalidades-]alma amorosas e viventes.

 

Você já percebeu que quanto mais velhos nos tornamos mais difícil é desalojar hábitos mentais e sensoriais arraigados? Por quê? Porque os ritmos estabilizados do ego constituem a linha de menor resistência. [Logo, para meio-velhinhos como eu, o esforço para mudançar é dobrado, triplicado, quadruplicado... TaV-plicado! Todavia, como disse o Mestre DK, precisamos alterá-los, e não nos ressentirmos por isto.]

 

 

O velhinho gagá-peidão! Tadinho!1

 

 

As aparências nem sempre representam o que elas realmente são. [Aparências são apenas aparências, nada mais do que aparências.] Normalmente, o que desarticula e perturba a vida das pessoas é, freqüentemente, o Agente Libertador, se ele não for devidamente compreendido. [Tudo o que liberta destrói, para depois, poder haver reconstrução.] O certo é que, quando as Forças da Luz dissiparem a obscuridade do mundo, a natureza imortal do Espírito Humano será evidenciada.

 

 

O tempo? Só depende de nós!

 

 

A Libertação relativa alcançada pela Humanidade foi conquistada por ela mesma. Os Valores Espirituais e eternos adquiridos são muito mais importantes do que a uma agonia temporária.

 

Os Mestres Ascensionados da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius são um com todos os seres-humanos-aí-no-mundo. A palavra que resume isto é identificação.

 

 

 

 

Não devemos esquecer jamais de que a pesadíssima carga do multimilenar karma humano é compartilhada voluntariamente pelos Mestres Ascensionados da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius. [Obrigado! Obrigado! Obrigado!]

 

A vossa dor
é a nossa dor.
O vosso karma
é o nosso Karma.
A vossa Libertação
será a nossa Libertação.
2

 

Para que o conhecimento seja Transmutado em Sabedoria [ShOPhIa] e o Olho da Visão interna possa controlar os processos da nossa vida e todas as nossas empresas, precisa(re)mos esquecer o nosso pequeno ego.

 

 

 

 

Para podermos realizar a contento o trabalho atual, precisamos esquecer os possíveis desenvolvimentos futuros.

 

Para podermos despertar a Intuição, precisamos esquecer o aspecto forma durante a meditação.

 

Basicamente, a meditação correta deve consistir de: 1º) abandono de qualquer (tipo de) fórmula preestabelecida ou predeterminada; 2º) mantenha Silêncio Perfeito; 3º) focalize a atenção sobre o Senhor do Amor – a [personalidade-]alma; 4º) aquiete os processos mentais; 5º) deixe de lado qualquer pensamento-semente; e 6º) ouça e inspire. Encerre a meditação difundindo amor a todos os seres.

 

Importantíssimo: Os exercícios respiratórios são fundamentais, essenciais e indispensáveis, mas, lembre-se: o nosso corpo precisa descansar. Então, seria bom, de vez em quando, durante um curto período, não fazer quaisquer exercícios respiratórios. Há um ponto em que os exercícios ativos devem cessar, e um ritmo de calma (quietude) deve prevalecer. Tudo isto se resume no seguinte: as células do cérebro necessitam descansar.3

 

 

 

 

Tudo que é demais
é moléstia.
Tudo que é demais
é imodéstia.
Tudo que é demais
é coisa de béstia!

 

 

 

 

O maior perigo que todos nós corremos é sucumbir à Grande Ilusão!

 

A maior perda de tempo —› ansiar por realizações fenomênicas. Pelo esforço e pelo mérito, inevitavelmente, elas chegarão.

 

Exercício Esotérico: durante a meditação, mantenha todo o processo na cabeça. A tônica do Amor deve matizar toda meditação. Antes de meditar, é aconselhável fazer esta pequena oração: Consagro-me, a seguir, à Senda do Amor. Peço à minha [personalidade-]alma que eu, o Espírito manifesto na forma, aja e atue como um canal de Compaixão e como um instrumento de Amor, até que eu me reconhece como o próprio Amor. Eu sou esse Amor. Com intenção pura, eu sirvo. Este Amor e esta dedicação devem nutrir a aspiração dos meus semelhantes. Comprometo-me a realizá-los com pleno conhecimento.

 

O profundo desejo que muitas pessoas têm de encontrar o Mestre e de estabelecer um contato definido com Ele decorrem de uma dúvida intelectual não resolvida.

 

Duvidava, mas, queria.
Não acontecia. Ele sofria.
Laborou. Lutou. Esperou.
Um dia, disse:
Eu-sou!

 

 

Um dia, a dúvida intelectual chega ao fim!

 

 

 

Todo crescimento é cíclico, e o progresso se dá passo a passo, em sentido espiralar, o que implica, aparentemente, em voltar à etapas já percorridas. Seja como for, este retorno [retrocesso] sempre é uma ilusão.

 

 

 

 

 

O progresso na Senda (Cabeça + Coração, mediante a nossa vontade) depende tão-somente de nós. Os Mestres Instrutores não interferem. A Eles cabe apenas colocar o selo de reconhecimento após o fato se consumar.

 

Meta de todos nós —› Reconhecimento Discernidor.

 

Meta da Vida —› Preparação para o futuro.

 

Só poderemos efetivamente trabalhar como [personalidades-]alma quando tivermos alcançado uma estabilidade mental satisfatória.

 

Com o tempo, deveremos aprender e dominar a arte da Psicometria.4

 

Preste muita atenção nisto: Para o aspirante ansioso, há um perigo real na atitude mental generalizada que considera o mundo das emoções e a resposta sensível aos sutis fenômenos psíquicos como um efeito necessariamente retrógrado. Isto pode (e com freqüência acontece) levar a desastres psíquicos. A vida psíquica de um Discípulo é uma parte definida da sua expressão espiritual. Apenas é indesejável quando não é controlada ou é superestimada, pois, poderá arrastar o Discípulo para o mundo das miragens e das ilusões. Os poderes psíquicos são valiosos auxiliares quando desenvolvidos adequadamente e criteriosamente utilizados. [O gráfico animado abaixo mostra isto.]

 

 

A grande questão é: o que é e o que não é exagero.

 

 

As duas atividades principais do Centro Ajna são:

1ª) poder de projetar formas mentais; e

2ª) capacidade de agir como um órgão clarividente.

 

A Senda deve ser trilhada com elasticidade-fluidez [alegria e bom humor], não de forma rígida, cristalizada [coisificada] e fixa – que só produz fadiga [e afastamento das pessoas]. Devemos, a todo custo, evitar o sentido rígido do dever, e sempre trilhar o Caminho com espontaneidade amorosa – que supera tudo.

 

Eu era rígido e julgava;
era intolerante e acusava,
até que descobri o Amor,
facultando a mitigação da dor.

 

Até aqui, o que estudamos pode ser resumido no seguinte: devemos nos esforçar para manter a mente firme na LLuz .

 

Um Quadrado pouco conhecido:

 

 

Precisamos simplesmente (aprender a) trabalhar, sem nos preocuparmos com os resultados.

 

Operar sem esperar.
Acudir sem desejar.
Mitigar sem almejar.
Servir sem aspirar.

 

A Sabedoria que adquirirmos SEMPRE deverá ser expressada inteligentemente por meio do poder dinâmico do amor.

 

O Discipulado envolve responsabilidade, que, por sua vez, é desenvolvido através do sofrimento.5 Isto, inevitavelmente, leva ao desapego (vida de serviço).

 

 

 

 

Quando permitimos que o Amor Universal flua através de nós, tudo vai bem.

 

Meta para a Humanidade avançada —› Despertamento do Centro Ajna (Poder de Visualização).

 

A visualização e a imaginação criadora estão relacionadas.

 

 

 

 

O Corpo Astral é, no seu tempo e no seu lugar, de valor, finalidade e utilidade tão reais quanto a mente. Ele serve para relacionar a impressão superior com a inferior, pois, não poderemos registrar as vibrações na consciência do cérebro físico sem ser por intermédio do astral. A menos que o corpo sensível – o veículo emocional – esteja corretamente ativo (isto é, negativo para o mundo dos sentidos e receptivo para a impressão mental), as impressões não serão registradas no cérebro, ou seja, na consciência vigílica.

 

Um exemplo prático e real da evolução da consciência: Na época atlante, um Iniciado de Quinto Grau deveria evidenciar o correto uso da emoção. Nesta época ária, o mesmo deve ser demonstrado por um Iniciado de Segundo Grau.

 

Entre os pares de opostos, só há um Caminho: a estreita Senda do fio da navalha!

 

 

 

 

Queiramos ou não, tudo se resume a: reajuste + sacrifício.

 

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Meu pai, que era bem baixotinho, mas, que peidava como gente grande, dizia: — Os inimigos se expulsam de casa! Eu não sei o porquê dessa má vontade esquizofrênica contra os puns. Inimigo sulfídrico é mesmo para ser expulso de casa. Ora, a Senhora Rainha da Inglaterra peida (peida em inglês, mas, que peida, isso, com todo respeito, a Senhora Rainha peida), o Senhor Barack Hussein Obama II peida e ri, o Senhor Fidel Alejandro Castro Ruz não sai da República de Cuba, mas, peida, o Senhor Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, que adorava hummus bi tahini, peidava pra chayote, o Senhor Kim Jong-un é general de quatro estrelas do Exército do Povo Coreano, mas, peida como marechal, o Senhor Michel Miguel Elias Temer Lulia peida planaltinamente à la patropi, o Senhor Digno e Bom Papa Francisco peida disfarçando, o Senhor-compaixão Dalai Lama já não peida mais no Tibete, mas, ao que eu saiba, não deixou de peidar, e o Jô Soares peida como um urso-gigante-da-face-curta bêbado! Sócrates, Platão, Aristóteles, Plotino, Aurelius Augustinus Hipponensis e Tommaso d'Aquino também peidavam. Nikita Serguêievitch Khrushchov peidava, e dizia: — Everybody macacada peida! E eu não sei se é verdade, mas, dizem que até Demócrito de Abdera, que era circunspecto e reservado, quando terminou a sistematização da sua Teoria Atomista (nessa época, ele estava em Marte) deu um pum tão grande e tão fedorento, que mudou temporariamente a inclinação axial ou a obliquidade da Terra – que é o ângulo entre o Plano do Equador e o Plano da Órbita do nosso Planeta! Vige! Para quem não sabe, esta foi a verdadeira causa da queda do Império Romano e da extinção dos dinossauros, que não suportaram a sulfuretação escabrosa do pum democrítico! Pum = causa; queda + extinção = efeito. O resto é história. Então, por que essa disposição desfavorável contra os puns? Tudo futrica. O negócio é suportar com paciência e resignação... E seguir em frente.

 

 

Entortadura da inclinação axial da Terra

 

 

2. O que este poeminha pretende significar? Bem, sabe-se que uma parcela significativa dos Mestres Ascensionados da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius, para não se desvincularem da Humanidade e poderem continuar auxiliando e Illuminando todos nós, recusaram receber Iniciações mais elevadas. Isto porque, se as recebessem, ipso fato, teriam que se manifestar em esferas vibratórias elevadíssimas, e que impediria o contato direto conosco. Haverá Amor maior do que este? Mas, chegará um Dia que...

3. Você já reparou que os exercícios que costumo sugerir ou propor não demoram mais do que 15 segundos? Por exemplo, se você parar por 5 segundos, esteja onde estiver, e, mentalmente, desejar paz à Humanidade, terá auxiliado mais a Hierarquia do que você pode imaginar! Só 5 segundos!

4. A Psicometria (do grego psyké, alma, + metron, medida, medição) é uma área da Psicologia que faz vínculo entre as Ciências exatas, principalmente a Matemática Aplicada, a Estatística e a Psicologia. Sua definição consiste no conjunto de técnicas utilizadas para mensurar, de forma adequada e comprovada experimentalmente, um conjunto ou uma gama de comportamentos que se deseja conhecer melhor. O psicólogo psicometrista possui, em seu espectro atuacional, características para levar a cabo a definição desta área, bem como para manusear os testes psicológicos de acordo com alguns critérios básicos. Estes são: validade, fidedignidade e padronização. Qualquer teste que se preste à validação e, posteriormente ao uso, deve ser fruto de pesquisas nessa área. A Psicometria Esotérica vai além disto.

5. O Sofrimento Discipular deriva mais do sofrimento da Humanidade-peregrina do que propriamente de coisas vinculadas a nós.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.netanimations.net/Skeletons_Skulls
_Bones_Skeletal_Body_Part_Animations.htm

http://www.netanimations.net/
Blazing-fire-explosion-animations.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Psicometria_(psicologia)

http://hello.eboy.com/eboy/
category/animations/

http://www.picgifs.com/
sport-graphics/weightlifting/

https://www.pickthebrain.com/blog/
how-to-put-your-ego-in-its-place/

http://caccioppoli.com/Animated%20gifs%20flowers%20roses
%20plants%20trees%20landscape%20waterfalls.html

http://www.alamy.com/stock-photo/atomic-theory.html

http://sweetclipart.com/shiny-blue-planet-earth-405

https://conceptdraw.com/a2327c3/p6/preview/640

http://jesseantenado.blogspot.com.br/2011/
02/imagens-que-entraram-pra-historia-2.html

http://www.animatedimages.org/
cat-skulls-687.htm?page=2

http://www.animatedgif.net/
nauticalboats/nauticalboats.shtml

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.