O DISCIPULADO
(Parte XLVII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 47ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Para que os ensinamentos esotéricos possam vir a ser conhecidos e absorvidos, é necessário que tenhamos humildade e uma atitude receptiva.

 

Além de qualquer controvérsia, a identificação espiritual demonstra que, fundamentalmente, a separatividade não existe.

 

 

A Separatividade Não Existe

 

 

Fórmulas-chave, relacionadas com a Lei do Karma, do que poderá ser ou será (símbolos do futuro): Fórmula I —› Conduz da obscuridade à LLuz. Fórmula II —› Conduz do irreal ao Real. Fórmula III —› Conduz da morte à Imortalidade. Fórmula IV (o Sol sobre o Quadrado) —› Conduz do caos à Beleza.

 

Qual o significado da vida ou da encarnação? Todas as vidas estão destinadas a seguir uma série progressiva de despertamentos (Intenção Divina quando adquire forma). Progresso... Movimento... Despertar... Expansão... Illuminação... Evolução... Crescimento... [Sublinhado meu.]

 

 

 

 

A Intenção Divina é um projeto plenamente compreendido pela Mente Universal. É denominado Propósito quando Shamballa capta a síntese desta intenção compreensiva; e é denominado Plano quando se refere ao Trabalho realizado pela Hierarquia para expressar, tanto quanto possível, este Propósito que deve[rá] ser complementado pelo gênero humano. [O que adiantarão a Intenção Divina o Propósito e o Plano, se nós continuarmos a dormir, a roncar e a sonambular?]

 

Intenção Divina  —›  Propósito  —›  Plano

 

Nenhum ser-humano-aí-no-mundo poderá se tornar um Iniciado, se não entender que a Vida Iniciática consiste em captar constantemente Novos Conhecimentos, que deverão ser transmutados em Sabedoria Prática, e que os fatos ocultos devem ser aplicados, de forma inteligente, na Vida de Serviço do Iniciado, e sempre incluir novas Áreas de Consciência, Áreas estas que devem se tornar um campo normal de experiência e de expressão, e, assim, se transformar em campos de maiores expansões.

 

 

 

 

Sobre as Revelações:

1º) Cada Revelação deverá ser captada a partir de quatro ângulos: mental, oculto, espiritual e hierárquico (com as realidades triádicas que contêm).

2º) Cada Revelação tem sua própria estrutura, porque todos os Planos que estão sendo constantemente revelados são subplanos do Plano Físico Cósmico.

3º) É aquele que recebe a Revelação (Illuminação) que deverá descobrir o significado que as Realidades velam e ocultam.

4ª) A Revelação está destinada a produzir efeitos sensíveis na vida cotidiana, no Serviço e nas relações ashrâmicas do Discípulo ou do Iniciado.

5ª) Cada Revelação ocupa o lugar que Lhe corresponde em uma série de Revelações e de Iluminações. Cabe ao Discípulo descobrir na Revelação recebida o que poderá e deverá empregar, a fim de poder alcançar a fase ou a etapa seguinte.

 

Do Antigo Comentário: O Discípulo sobe a Montanha. Seus cinco picos iluminados pelo Sol ocultam os outros dois. Vai de um ponto a outro, mas, o Caminho é difícil o tempo todo das trevas à LLuz, da floresta ao Campo Aberto, da noite ao Amanhecer. Indo de um ponto a outro, em cada ponto, o Discípulo recebe uma nova Revelação. Há cinco picos na Montanha, e, ao ascender, Ele recebe cinco vezes a LLuz. De cinco em cinco e de cinco em cinco, até que cinco cincos o levarão à Lluz. Há dez à frente, mas, isto ainda não diz respeito a Ele. Explicando o Comentário: o Discípulo tem Cinco Iniciações pela frente, e o Mestre tem mais Duas, ou seja, no total são Sete Iniciações. Antes de cada Iniciação, existem Cinco Grandes Revelações, o que dá um total de Vinte e Cinco Revelações, sendo que Dez só serão conhecidas posteriormente pelo Mestre. Três destas Revelações são: 1ª) tudo é energia, a energia segue o pensamento, o olho dirige esta energia; 2ª) fundamentalmente, a Vontade é uma expressão da Lei do Sacrifício; e 3ª) esotericamente, a Mônada, é para o Logos Planetário o que o Terceiro Olho é para o homem.

 

Uma afirmação muito difícil de ser compreendida: Tanto a Visão do Logos Solar quanto a Visão do Logos Planetário estão intimamente relacionadas com a Intenção e o Propósito, e são a Causa do Plano. No entanto, são diferentes do Plano, e estão além Dele.

 

A Lei do Destino (que não é a Lei do Karma) é, de fato, uma Lei Sétupla, porque adquire as Sete Cores e as Sete Qualidades dos Sete Raios, entrou em vigência desde que foi fundada na Terra a Hierarquia; é o resultado da unida dedicação e da consagração ao Serviço, notas marcantes dos Ashrams unidos.

 

O Iniciado, no processo de receber Revelação, atua fora do tempo e fora do espaço, tal como eles são normalmente entendidos.

 

 

Revelações
(Animação Simbólico-pictórica)

 

 

Meta: Devemos e precisamos nos transformar [Fusão Esotérico-Iniciática] em nossa [personalidade-]alma, para podermos Servir e criar no Mundo Mental as formas viventes que comunicam LLuz e Verdade aos demais, e também apre(e)nder a desenvolver a nossa percepção, e penetrar nos níveis do pensamento abstrato a antecâmara do Mundo da Razão Pura e, através destes três aspectos da mente, descobrir as Três Chaves que nos permitirão mergulhar no Conhecimento, na Sabedoria e na Razão da Mente Universal a Nuvem de Coisas Cognoscíveis, a Esfera dos Propósitos de Deus.

 

 

Leonardo di Ser Piero da Vinci (1452 – 1519)

 

 

Em um dado momento da nossa Peregrinação, deveremos passar a considerar a meditação como sendo um Processo de Penetração, e realizá-la como um ato de Serviço, com a intenção de levar Illuminação aos demais.

 

Precisamos nos convencer de que é essencial que os velhos conceitos místico-espirituais grandemente úteis no passado sejam esquecidos e substituídos por técnicas e métodos mais novos e mais concertados. O fato é que, em virtude do Conclave realizado em Shamballa, em 1925, das pressões exercidas pela Hierarquia e do caos derivado da 2ª Guerra Mundial (precipitada pela própria Humanidade), há algum tempo, uma nova etapa dos Ensinamentos da Sabedoria Eterna já está à disposição de todos nós e em plena manifestação. Todos nós estamos convidados a participar da Grande Tarefa Hierárquica de Illuminação, de Precipitação e de Elevação. Do Antigo Comentário: Quando a LLuz Illuminar as mentes dos seres-humanos-aí-no-mundo e agitar a Luz Secreta dentro de todas as outras formas, então, Aquele em Quem Vivemos [nos movemos e temos o nosso ser] revelará Sua Oculta e Secreta Vontade Illuminada. Quando o Propósito dos Senhores do Karma já não tiver mais aplicação e todos os Planos entretecidos e estreitamente relacionados tiverem sido cumpridos, então, Aquele em Quem Vivemos [nos movemos e temos o nosso ser] poderá dizer: — Bem feito! Só a Beleza permaneceu! E, quando o mais baixo do inferior, o mais denso do sólido e o mais elevado do superior tiverem todos sido elevados pelas pequenas vontades dos seres-humanos-aí-no-mundo, então, Aquele em Quem Vivemos [nos movemos e temos o nosso ser] poderá elevar a vívida e iluminada esfera da Terra e transformá-la em LLuz Radiante. Então, uma Voz Mais Excelsa dirá: — Bem feito! Segue em frente. A LLuz brilha. Enfim, o que tudo isto quer dizer? Tudo isto enfatiza as realizações humanas; não o que a Hierarquia já fez, continua a fazer e permanecerá fazendo pelos seres-humanos-aí-no-mundo. Quando os seres-humanos-aí-no-mundo alcançarem e obtiverem a Illuminação, inteligentemente, esgotarão as cotas kármicas do seu tempo, e elevarão os Reinos Sub-humanos (com atividade reflexa de, simultaneamente, elevar o superior), então, eles poderão participar e participarão no Trabalho da Hierarquia. A 2ª Guerra Mundial e a fissão do átomo, de certa forma, marcaram o início desta mudança, pois, foi dado um grande passo neste sentido, subdividido, digamos assim, em três fases:

possibilidade de uma Iniciação mais rápida, em forma grupal;

estabelecimento de um contato mais estreito e mais amplo entre a Hierarquia e a Humanidade; e

esclarecimento do verdadeiro significado da Iniciação, mas, que ainda permanece atrás da cortina que encobre a Verdade Suprema, ou seja, os Grandes Segredos de Sanat Kumara, que só serão revelados no devido tempo, e a Verdade Oculta [Objetivo Primordial] sobre a Iniciação é um destes Segredos.

 

Por trás de um véu separador, nos dias atlantes, por motivos absolutamente necessários, impostergáveis e insubstituíveis, a Hierarquia se retirou [porém, não abandonou a Humanidade], marcando o início de um intervalo de escuridão, de uma época de aridez e de um ciclo de "abstração em branco", que persistiu até 1425 d.C., reaproximando-se, sensivelmente, até chegar o ano de 1925.

 

Na atualidade, um dos maiores problemas que a Hierarquia enfrenta é como e a quem revelar os Segredos da Iniciação. Mas, por quê? Porque a Revelação traz responsabilidades para quem A recebe e, muitas vezes, são perigosas para quem não está preparado.2 Uma das decisões tomadas pela Hierarquia foi, em certo sentido e relativamente, substituir o Princípio da Obediência Oculta pela liberação, para que os seres-humanos-aí-no-mundo pudessem penetrar [nos Mistérios], mediante as provas e as experiências pessoais, que se resumem em progresso por meio da participação econômica – a única esperança do mundo.

 

 

 

 

A diferença básica entre a preparação do passado e a do presente para a Iniciação, é que ela, originalmente, era uma questão puramente individual. Hoje, é algo que está intimamente relacionado com o grupo a que pertence um ser-humano-aí-no-mundo, sendo o aspecto individual de importância secundária. [Isto é uma coisa que precisamos compreender e aceitar sem reservas. O eu-sozinho-sem-o-outro é uma ilusão que não tem pernas e, portanto, não vai lá das pernas.] O fato é que, conforme o tempo e a velocidade crescem em importância para as massas humanas, o Discípulo (preparado para receber a Iniciação) considera seu progresso pessoal na Senda menos importante do que sua capacidade desenvolvida para Servir aos outros.

 

 

 

 

Uma insistência do Mestre DK: Pensem de maneira mais esotérica —› Reflexão Ocultista.

 

Tenhamos a certeza de que os Mestres Ascensionados, quando podem fazê-lo com segurança e de forma mais aberta, não educam através de insinuações. Em nenhum momento tentam ser misteriosos nem retêm ensinamentos dos investigadores, [todavia, estes ensinamentos dependem mais da capacidade de compreensão dos investigadores do que dos próprios Mestres]. O método de ensino dos Mestres Ascensionados, aplicado na época atual, em realidade, é triplo:

1º) apresentação de Verdades derivadas de Verdades já ensinadas (método de apresentação vinculadora);

2º) geralmente, uma vez em cada século, depois do Seu Conclave, no final do primeiro quarto de cada século, é divulgado um conjunto de ensinamentos mais avançados; e

3º) ensinamentos dados no Ashram [cabendo aos Discípulos, quando é o caso, divulgarem-nos concertadamente].

 

 

Revelações Temporal-seqüenciais
(Uma Verdade Puxa Outra)

 

 

No tempo e no espaço, o Mundo dos Significados é a antecâmara do Círculo de Libertação. Através dos tempos, neste Círculo de Libertação, sempre entrou o Iniciado individual, porém, pela primeira vez, presentemente, como resultado da Guerra de 1914 a 1945, a Humanidade está Nele entrando como um todo, e a primeira grande lição que está aprendendo é a Unidade da Vida Una.

 

 

 

 

A sócia equilibradora da vida é a morte. Se, por um lado, a vida é o ponto de partida das Revelações, por outro, a morte é o resultado de todas as Revelações ou o desaparecimento dos véus.

 

Uma Fórmula Mágico-mântrica muito poderosa: Sol... Negro... Antahkarana...

Sol = Tríplice Aspecto.
Negro
= Unidade da Realidade.
Antahkarana
= Natureza Dual.
Nota-chave
= Do Individual ao Universal.

 

 

Nefertiti e Akhnaton

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O Mestre DK não está querendo dizer que os velhos conceitos místico-espirituais e Iniciáticos estejam errados ou que sejam inúteis, mas, sim, que, hoje, se tornaram insuficientes. Considere que o que foi bom para Piscis é-será insatisfatório para Aquarius, particularmente em decorrência do surpreendente desenvolvimento da consciência humana nos últimos vinte anos (últimos vinte anos = ± início do século XX).

2. Não esqueçamos de que os Magos Negros não surgiram do nada, mercê de não-sei-o-quê. Autofabricaram-se, digamos assim. Receberam a 1ª e a 2ª Iniciações e... Decidiram trocar de lado! Por isto, estão impedidos de receber a 3ª Iniciação e, conseqüentemente, as Iniciações subseqüentes, ou seja, para esses malditos, a Porta que dá acesso à LLuz está lacrada. A tendência natural da Magia Negra é, com o tempo, ser entropizada. O primeiro passo já foi dado com a última Invocação de A Grande Invocação: Que a LLuz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra. Ora, convenhamos: LLuz, Amor e Poder são incompatíveis com trevas, malquerer, egoísmo, ofensividade, separatividade, formação de quadrilha etc. Eu, quietinho aqui no meu canto, só posso desejar (porque não posso fazer mais nada além disto) que esses Senhores das Trevas se manquem, tomem vergonha no focinho e retornem à Senda Illuminada que abandonaram. O Amor da Divindade, de Shamballa e da G.'. L.'. B.'. são ilimitados e misericordiosos, mas, não são cegos nem irresponsáveis. O que estou querendo dizer com isto? Que o arrependimento sincero e a mudança de rumo poderão fazer girar o eixo da boçalidade em 180º, mas, que a permanência-insistência na esquerda levará à destruição. A fronteira-limite da decisão de mudar será o término da 5ª Raça-raiz e o alvorecer da 6ª Raça-raiz. E o tempo está passando! A Lei de Gérson diz o seguinte: — Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também. Eu digo: Eu tomei vergonha na cara, mudei e não levo vantagem em nada. Tome vergonha na cara; mude você também.

 

 

Tomando Vergonha na Cara

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://muitoalem2013.blogspot.com.br/

https://www.shutterstock.com/

http://pt.depositphotos.com/

http://www.freepik.com/free-icons/people

http://poetadenisportela.blogspot.com.br/

http://escola.britannica.com.br/

http://pt.wahooart.com/

http://www.downloadswallpapers.com/

http://equipenews.com.br/tag/leonardo-da-vinci

http://imgur.com/gallery/yJdlgxJ

http://photobucket.com/images/
hypnotic%20spiral%20gif

http://mashable.com/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.