O DISCIPULADO
(Parte XLVI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 46ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Por muito bom que pareçam, o ultrapassado e o desnecessário devem ser descartados.

 

É dever e responsabilidade do Discípulo ativo, sob a inspiração do Ashram, modificar, qualificar e adaptar o Plano proposto de Shamballa (dos quais os Ashrams são responsáveis) em relação à civilização e à cultura que virão.

 

O conhecimento tem a ver com o que foi comprovado efetivamente no Plano Físico e nos Três Mundos. A Sabedoria [ShOPhIa] tem a ver com as capacidades e as possibilidades inerentes à expressão espiritual. O conhecimento pode ser expresso em conceitos e preceitos; a Sabedoria é revelada através de idéias contra as quais (muitas vezes) milita poderosamente parte do conhecimento mundano.

 

Precisamos aprender a diferenciar pensamentos abstratos de idéias intuitivas. As idéias têm a ver com aquilo que, eventualmente, se tornará, e são esses novos impulsos espirituais formativos e criadores que substituem o que é velho e constroem a "nova casa" na qual a Humanidade irá viver. Ciclo após ciclo, civilização após civilização, novas correntes de idéias fluem, condicionando os lugares onde o homem vive, seu modo de vida e sua maneira de expressão, e através destas idéias, sempre nascentes e viventes, a Humanidade vai entrando em algo melhor, mais importante e mais adequado para a vida da Divindade, que vai se manifestando lentamente.

 

 

Velho  —›  Novo

 

 

Etapas do Trabalho do iniciado: Idéia  —›  Idéias   —›  Plano Hierárquico  —›  Propósito de Sanat Kumara.

 

Considere os três fatores abaixo, e reflita:

1º) A Intuição   —›  faz contato com novas idéias e as revela.

2º) O Mundo Abstrato   —›  no qual surgem a forma e a substância (é para a forma mental oportunamente criada o que o Corpo Etérico á para o Veículo Físico Denso).

3º) O Pensamento Concreto   —›  produz a concreção da forma mental, e, assim, coloca a idéia à disposição da Humanidade.

 

Corolário Inevitável do Amor Puro Derivado do Centro Cardíaco do Logos Planetário = Sabedoria + Compreensão   —›  Visão Interna do Plano.

 

O que se segue não é um jogo de palavras, mas, um fato: O Iniciado não Trabalha porque tem Conhecimento, mas, vai adquirindo Conhecimento porque Trabalha. Trabalhando, progressivamente, descobrirá a Realidade, e, porque Serve, alcançará grandes áreas ou possibilidades de expressão. Como resultado disto, se manifestarão certos poderes e certas energias, e sua capacidade de usá-los indicará que Ele é um Colaborador que trabalha plenamente consciente no Aspecto Interno da Vida.

 

 

 

 

Há três etapas básicas, sucessivas, em que o Iniciado trabalha: Mundo do Significado (até a 2ª Iniciação)   —›  Mundo das Causas (após a 3ª Iniciação)      —›  Mundo do Ser (Iniciações Mais Elevadas).

 

A morte [ou transição] sempre produz um fim, uma libertação e abre uma porta para uma nova vida, encerrando um ciclo de manifestação, uma civilização, uma raça ou uma nação.

 

 

A animação acima enfatiza o fato de que a morte (como simples morte) não existe.
De maneira geral, tudo sempre evoluirá de um degrau inferior para outro superior.
Evolução Sempre Reintegração.

 

A Sêxtupla Fórmula a seguir (Seis Pensamentos Condicionadores que o Iniciado mantém em sua consciência) é mais antiga do que as Estrofes de Dzyan:


1. Deus é. O Senhor permanece eternamente firme. Há apenas o Ser. E nada mais.

2. O Tempo é. O Ser descende para se manifestar. A criação é. O Tempo e a Forma concordam. O Ser e o Tempo não concordam.

3. A Unidade é. O Um, que está de permeio, surge e conhece o Tempo e Deus. Mas, o Tempo destrói esse Um intermédio, e só o Ser é.

4. O Espaço é. O Tempo e o Espaço reverberam, e velam o Um que está por trás. O Puro Ser é desconhecido, temerário, incólume e eternamente imutável.

5. Deus É. O Tempo, o Espaço e o Um intermédio (com a Forma e o Processo) desaparecem, e, ainda assim, permanecem eternamente. Então, a Razão Pura é suficiente.

6. O Ser exclama e diz... (intraduzível1). A Morte desmorona tudo. Desaparece a existência. Todavia, tudo permanece íntegro e imutável. Deus é.

 

O Mundo dos Significados traz aplicação prática. O Mundo das Causas traz Compreensão Illuminada. O Mundo do Ser traz inclusividade.

 

Três rápidas recapitulações: 1ª) fundamentalmente, a Vontade é uma expressão da Lei do Sacrifício; 2ª) a Energia segue o pensamento; e 3ª) o Olho, aberto pelo pensamento, dirige a Energia.

 

Vontade: Essência Monádica, qualificada pela determinação fixa e identificada com a Vontade ou o Propósito do Logos Planetário (Sanat Kumara, o Salvador do Planeta, que não leva em conta os éons que possa durar ou demorar).

 

A Lei do Sacrifício, que tem uma relação misteriosa com a Lei do Karma, não significa se privar ou se despojar de tudo, mas, cuidar das coisas (um Iniciado, em certa medida e dentro das suas possibilidades, deve trabalhar como nutridor, consolador e salvador das sementes de Vida em todas as formas com as quais possa se identificar; sua Vontade deve se exteriorizar em resposta à demanda invocativa da Humanidade, e sua firme determinação deve motivar a atividade resultante).

 

Sanat Kumara, voltado para o Sol Central Espiritual, Illumina, com a LLuz do Seu Rosto, a Senda dos prisioneiros do Planeta. Ele determinou a Si Mesmo que, enquanto for necessário, atuará como o Sol e a LLuz do mundo, e isto será até o Dia Sê Conosco2 e a Noite Praláica descer, quando Sua Tarefa, então, estará terminada.

 

Cabe a todos os Discípulos e a todos os Iniciados expandir a Vontade ao Bem (trabalhando em silêncio, desconhecidos, ignorados e sem ser aclamados, levando a cabo a atividades necessárias e produzindo as mudanças requeridas) entre os seres-humanos-aí-no-mundo e, também, entre as evoluções menores.

 

Todos nós deve(re)mos nos tornar Salvadores da Humanidade. Só assim poderemos merecer conhecer Shamballa (Mundo de Energia Pura, de LLuz e de Força Dirigida Mundo das Causas e da Iniciação) e Sanat Kumara (o Eterno Jovem, o Criador e o Senhor do Mundo) e confirmar que Eles existem. Na atualidade, Sanat Kumara está presente entre nós sob a tênue, ambígua e equivocada palavra Deus.

 

Por que a Energia segue o pensamento? Porque, como disse o Cristo, como um homem pensa em seu Coração, assim ele é. Isto significa que o pensamento gera energia proporcional ao poder do próprio pensamento, qualificada pelo tema da reflexão.

 

A [personalidade-]alma é o Coração do sistema do homem espiritual. É a Sede da Vida e a Consciência que incentivam o ego. É a Potência Motivadora em cada encarnação, de acordo com a experiência que determina e condiciona a expressão do homem espiritual em um renascimento particular. Por isto, precisamos abrir o Olho da [personalidade-]alma e aprender a Pensar com o Coração, de tal sorte que a Vontade, o Propósito e o Amor comecem a controlar [nossos pensamentos, nossas palavras e nossos atos].

 

Quando a Vontade Espiritual se torna o Agente Diretor, o olho direito se converte em agente distribuidor da Energia do Amor, animada pela Vontade. Por esta razão, no ensinamento esotérico, o olho direito é chamado de Olho do Buddhi (Energia Espiritual, Buddhi, Razão Pura, Compreensão). E, também, o olho esquerdo (Energia Mental, Manas, Substância Mental) se converte em um instrumento de distribuição de Energia Mental do ego, já Illuminado e Sublimado.

 

 

 

 

A conhecida frase O Olho Que Tudo Vê [também conhecido como O Olho da Providência] se refere ao poder do Logos Planetário de ver todas as partes, todos os aspectos e todas as fases (no tempo e no espaço) do Seu Veículo Planetário, Seu Corpo Físico, e de se identificar com todas as reações e com todas as sensibilidades do Seu mundo criado, e de participar, com pleno conhecimento, de todos os eventos e de todos acontecimentos dos Sete Planos do Seu Universo manifestado.

 

 

O Olho Que Tudo Vê

Onisciência
(O Olho Que Tudo Vê)

 

No que ao Homem Espiritual concerne, há três Órgãos de Revelação:

1º) o Olho Humano que dá a visão interior no mundo fenomênico, deixando entrar a luz e trazendo revelação ao meio ambiente;

2º) o Olho da [personalidade-]alma que traz a revelação da natureza dos Mundos Internos, do Reino de Deus e do Plano Divino; e

3º) o Centro Dentro da Vida Una denominado pela palavra sem significado Mônada a centelha dentro da Chama Una.

 

 

 

 

O reconhecimento envolve correta interpretação e relação com o que se vê e se entra em contato.

 

Por duas razões principais, a Humanidade é o Discípulo Mundial: 1ª) mentalmente, os seres-humanos-aí-no-mundo estão acordando rapidamente. Todo mundo pensa e, principalmente, isto ocorre em linhas político-ideológicas. Mesmo os povos, há muito tempo adormecidos, estão, agora, convulsionados por processos mentais. Esta mudança na consciência humana envolve uma abordagem rápida da intenção humana nos níveis mentais, e esta Polarização Mental é essencial para o Discipulado. Apesar de ainda não ser uma tendência geral, muito se progrediu como resultado do esforço derivado da Segunda Grande Guerra; e 2ª) a Humanidade vem desenvolvendo, rapidamente, a boa vontade compreensiva, o que testemunha o êxito do processo evolutivo [reintegrador]. Dois exemplos disto são o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e a Administração das Nações Unidas para Assistência e Reabilitação (UNRRA), símbolos internacionais da causa humanitária.

 

Até o século XVIII, os Aspirantes aceitos nos Ashrams dos Mestres eram simplesmente emocionais. Isto era o melhor que poderia ser esperado e, em última análise, era tudo o que era necessário. Na atualidade, o processo se relaciona com a dupla utilização da mente, com a natureza da energia, com a explicação de um plano evolutivo que inclui mais do que apenas as formas físicas e, posteriormente, com um propósito definido e claro para a Humanidade, bem como com os modos e com os métodos de desenvolvimento dos poderes subjetivos e sutis dos seres humanos. Tudo isto objetiva facilitar a rápida passagem dos seres-humanos-aí-no-mundo à condição de Discípulos Aceitos.

 

Os antigos objetivos contato com a [personalidade-]alma e entrada em um Ashram hoje, são outros, a saber:

1º) Sentido das Relações Planetárias em vez de a ênfase ser colocada na relação do indivíduo com a sua [personalidade-]alma, com o seu Mestre e com o Ashram, sua consciência se expande de forma consciente (se eu puder usar uma frase aparentemente redundante) para obter: a) conhecimento ascendente sobre os Reinos Invisíveis e Desconhecidos; b) conhecimento descendente sobre Reinos Sub-humanos; c) conhecimento externo sobre o meio ambiente e o Reino Humano; e d) conhecimento interno (conceito meio sem sentido) da própria Divindade. Isto significa síntese, plenitude, sentido de integridade e sentido de totalidade (norte, sul, leste e oeste).

 

 

 

 

2º) Sentido de Supervisão Inteligente reconhecimento contínuo de um controle focado na vida e nas circunstâncias diárias, no futuro e no destino. Isto significa ter consciência de próprio destino, desenvolver o poder de previsão e ter Percepção Interna Iniciática do Propósito e do Plano em desenvolvimento.

3º) Sentido de Orientação à Humanidade isto significa se dedicar a fazer o bem aos outros e não se [pre]ocupar com metas egoístas. Só a boa vontade poderá assentar, estruturar e fundamentar as bases para um novo tipo de sensibilidade.

4º) Sentido de Impressão Registrada isto está relacionado com a expansão da consciência e com o treinamento telepático.

5º) Evocação da Vontade compreensão de que a Vontade é um Aspecto Divino, colocando o ser-humano-aí-no-mundo em harmonia com o Propósito Divino. Isto leva ao reconhecimento de:

a) sua inevitabilidade, portanto, exigindo cooperação;

b) seu êxito, portanto, evocando uma atividade inteligente;

c) seu objetivo imediato, que todo o passado levou a isso; e

d) sua justiça, que a intuição testemunha.

6º) Sentido de Iminência (o que é Espiritualmente Iminente) isto se relaciona com a Nuvem de Coisas Conhecíveis, para que possam ser produzidas as precipitações necessárias.

 

Ainda que geralmente desconhecido, sempre existiu um meio ambiente subjetivo.

 

O sucesso na Via Iniciática depende de orientação e de enfoque corretos.

 

 

 

 

No passado, quando um Mestre preparava um Discípulo para a Iniciação, Sua tarefa era, principalmente, despertar no Discípulo a necessária obediência oculta, a orientação correta, a persistência e a devoção ao objetivo. Na atualidade, um Mestre enfatiza a existência da Nuvem de Coisas Conhecíveis, assegurando ao Discípulo que Ele, Discípulo, possui poderes inimagináveis, que, quando surgirem à superfície da consciência, irão mostrar o Seu essencial grau de Adepto, e permitirão que Ele participe da Grande Tarefa Hierárquica de Illuminação, de Precipitação e de Elevação.

 

Quatro Insinuações:

1ª) as grandes mudanças que, na atualidade, estão ocorrendo na Hierarquia, a fim de adequar o trabalho da Nova Era e de estabelecer uma relação mais estreita com Shamballa, têm sido o resultado do trabalho feito pelos Discípulos, que estão ativos no mundo, não pelos Mestres;

2ª) o planejamento e o pensamento humanos, à medida que o futuro é enfrentado, são, pela primeira vez na História da Humanidade, as primeiras indicações do surgimento do Aspecto Vontade;

3ª) os Discípulos de todos os Ashrams têm a insubstituível tarefa de modificar, de qualificar e de adaptar o Plano Divino (que não é imposto autoritariamente); e

4ª) o Iniciado adquire conhecimento porque Trabalha e Serve.

 

No Universo, só há Energia. O Átomo dos átomos é só Energia. O próprio Deus não é nada mais do que Energia.

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Intraduzível porque se trata de um Som. Como explicou o próprio Mestre DK, no final de cada frase, de cada uma das seis fórmulas, há um símbolo, que representa a idéia implícita, se assim posso dizer, mas, não posso dizer quais são estes símbolos nem os acordes em que são emitidas as frases.

2. Na Introdução à Doutrina Secreta, Carlos A. P. Campani explica: Ao fim do Mahamânvântâra, tudo retornará ao Absoluto (Grande Dia Sê Conosco ou Repousa Conosco), até que possa despertar novamente ao final do Mahaprâlâya e início de um novo Mahamânvântâra. A Igreja, equivocadamente, interpretou o Grande Dia Sê Conosco da tradição oculta como sendo o fim dos tempos e o julgamento dos vivos e dos mortos (Dia do Juízo). Em sua Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky ensina: 1º) Os que ‘descem e sobem’ (as mônadas que encarnam e os homens que aspiram à purificação - ‘que sobem’ – mas que ainda não alcançaram a meta) só poderão transpor o Círculo Não-passarás quando chegar o Dia Sê Conosco: aquele Dia em que o homem, libertando-se por si mesmo dos laços da ignorância, e reconhecendo plenamente a não-separatividade do Ego que está dentro de sua Personalidade... imerge na Essência Una para se tornar não somente um ‘Conosco’... mas a Vida mesma; 2º) No Dia Sê Conosco, o Ego haverá de recordar todos os ciclos de suas passadas encarnações nos mânvântâras; e 3º) O Dia Vem a Nós! [Dia Sê Conosco] é o Dia em que Osíris disse ao Sol: Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://bestanimations.com/

http://www.todoestudo.com.br/

https://www.dicionariodesimbolos.com.br/olho-tudo-ve/

https://www.dreamstime.com/

https://www.youtube.com/watch?v=Srtok7PeOaw

http://producatortamplariepvc.ro/

https://www.vectorstock.com/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.