O DISCIPULADO
(Parte XLV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 45ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A etapa em que a Revelação é conferida ao Iniciado nos Mistérios Maiores é subdividida em três etapas menores, embora isto dependa muito da Iniciação a ser recebida e do Raio ao qual pertença o Discípulo preparado. Estas três etapas menores são:

1ª) Etapa da Penetração consiste em perfurar o mundo das miragens, alcançando, assim, dois objetivos:

• afluxo da Luz da Tríade Espiritual à consciência do Iniciado, por meio do Antahkarana, dando início à relação consciente com Shamballa; e
• dissipação parcial da miragem mundial (cada Discípulo que reconhece a Revelação Iniciática libera Luz e dissipa parte das miragens que cegam a massa humana.

2ª) Etapa da Polarização na qual o Iniciado, ao deixar penetrar a Luz através do denso nevoeiro das miragens do mundo, de repente, percebe o que Ele tem feito, e adota uma posição firme, corretamente orientada para a Visão (ou, em outras palavras, para Shamballa); e

3ª) Etapa da Precipitação havendo se identificado a si-mesmo, por meio da Penetração e da Polarização com o Plano e com a Vontade de Deus (a Chave para Shamballa), o Iniciado segue, então, como resultado do tríplice reconhecimento, desempenhando sua parte para materializar o Plano e trazer à manifestação e à expressão exterior tudo o que pode e sabe a respeito do Plano, tornando-se, progressivamente, um Agente da LLuz a LLuz Universal ou a LLuz da Mônada.

 

Um Iniciado é um Ponto de Vida Hierárquica (seja na Periferia da Hierarquia, seja dentro do Círculo, seja no Centro), e assim, Ele é, uma parte definida do Esforço Hierárquico, Esforço este orientado para o Centro Maior de Vida Shamballa (o Primeiro Aspecto que expressa a Vontade do Logos Planetário).

 

 

Iniciados

 

 

Um Iniciado em uma volta mais elevada da Espiral deve estabelecer corretas relações com a Hierarquia e se tornar, simultaneamente, consciente de Shamballa.

 

 

 

 

Até quando a Negra Noite?
Quando findará o açoite?
Até quando (lá) tão distante?
Quando sucederá o Instante?
Até quando só u'a esperança?
Quando acontecerá a Aliança?
Até quando apenas solidão?
Quando se dará a Illuminação?
Até quando tão-só expectação?
Quando ocorrerá a Iniciação?

 

 

Qualquer guerra destrói ilusões, sempre revelando a necessidade de mudar, e, ao mesmo tempo, produzindo a demanda de um novo mundo futuro e de uma vindoura beleza de vida, que sempre é revolucionária e também uma resposta materialista ao intenso Processo Iniciático, do qual poderão participar todos Discípulos e para o qual podem se preparar todos os Aspirantes avançados. [Basicamente, foi isto o que produziu a Guerra de 1914 a 1945.]

 

 

 

Fórmula Um: Há uma Linha de Fogo entre dois pontos ígneos (Antahkarana). Uma Corrente de Água Azul, que é também uma Linha, surge da terra e termina no oceano (Sutratma). Há uma Árvore que tem as raízes para cima e as flores para baixo. Fora do Fogo, e sempre no ponto médio, aparece o Olho de Deus (Shiva). Sobre a Corrente, entre os dois extremos, flutua o Olho da Visão; um Fio de Luz une os dois. Profundamente, dentro da Árvore, entre as raízes e as flores, se vê, novamente, o Olho. O Olho-Que-Conhece, o Olho-Que-Vê, o Olho-Que-Dirige – um é feito de Fogo (O Olho de Deus), um é fluido como o Mar (O Olho da Visão), e os outros dois olham para cá e para lá (Os Olhos que Conhecem o Olho do Discípulo e o Olho do Ego). O Fogo, a Água e a Terra, tudo precisa do Ar Vital. O Ar é a Vida; o Ar é Deus.

 

 

 

 

Tenhamos humildade. Tenhamos paciência. Na vida de um Discípulo, nas primeiras etapas do seu treinamento, a mente conhece muito mais do que o cérebro é capaz de registrar. Portanto, não devemos ficar medindo ou comparando as nossas habilidades compreensivas, mas, simplesmente, devemos ruminar pacientemente e refletir tranqüilamente.

 

Precisamos aprender a trabalhar sem apego (tal com está expresso Bhagavad Gita) no Mundo das Causas, nos abstendo de buscar resultados, e a desconsiderar o Mundo dos Efeitos.

 

Viver subjetivamente não é viver introspectivamente. A introspecção mira sempre a vida mental e a vida sentimental. Viver subjetivamente significa que o foco da nossa consciência está dentro, e, de lá, olhamos em duas direções:1º) externamente, para o ego, no Plano Físico; e 2ª) internamente, para a [personalidade-]alma. Mas, por que este assunto veio à baila? Porque o ser-humano-aí-no-mundo que sabe a diferença entre viver uma vida introspectivo e viver uma vida subjetiva está a caminho de ser um Verdadeiro Esoterista.

 

 

 

 

Da Doutrina Secreta: Olho Direito = Olho de Buddhi; Olho Esquerdo = Olho de Manas.

 

O Fogo, a Água e a Terra, tudo precisa do Ar Vital. O Ar é a Vida; o Ar é Deus. Da Doutrina Secreta: A matéria é o veículo para a manifestação da [personalidade-]alma neste Plano de Existência, e a [personalidade-]Alma é o veículo, em um Plano Superior, para a manifestação do Espírito, e estes três são uma Trindade sintetizada pela Vida que a todos [e a tudo] permeia.

 

Os Mestres abordam, discutem e ensinam o tema da Iniciação de três maneiras:

1ª) Mediante insinuações, que evocarão a Intuição. A Iniciação não poderá jamais ser recebida, a não ser que a Intuição vá sendo ativada. A Primeira Iniciação depende, basicamente, do instinto espiritual, que é o aspecto mais elementar da Intuição. A Segunda Iniciação depende, basicamente, da mente iluminada. A Terceira Iniciação a Transfiguração depende, basicamente, da percepção espiritual (ou do instinto intuitivo).

2º) Mediante o emprego de Seis Grandes Fórmulas umas vezes, em forma de palavras, outras, em forma de símbolos que servem para desenvolver o ouvido e a visão do Iniciado, tornando, assim, possíveis determinadas Revelações definidas. (Estas Seis Grandes Fórmulas têm Sete Interpretações, das quais, no momento, apenas Três poderão ser descobertas ou entendidas por um Discípulo em treinamento.)

Fórmula Um Trata da integração do Discípulo em um Ashram, e diz respeito à revelação do sentimento grupal. Por isso, refere-se à natureza astral.

Fórmula Dois Trata do alinhamento.

Fórmula Três Trata de certas mudanças na estrutura da [personalidade-]alma. Concerne à relação espaço-tempo, e, portanto, se refere ao Eterno Agora.

Fórmula Quatro Trata do Aspecto Vida, ou seja, está relacionada com a circulação e a interação da Energia.

Fórmula Cinco Trata do Aspecto Vontade, ou seja, aborda o Propósito Divino, e, portanto, está relacionada com Shamballa.

Fórmula Seis Trata da natureza da morte e todas as suas implicações.

3ª) Mediante a apresentação de Pontos de Revelação. Estes Pontos de Revelação estão relacionados com:

a) a experiência pessoal, que deverá se converter em um hábito, e, portanto, ficar sob o umbral da consciência;

b) a compreensão Iniciática;

c) a compreensão e realização de que a Iniciação não é uma fusão ego-[personalidade-]alma, mas, sim, ego-Mônada; e

d) o reconhecimento das Etapas da Penetração, da Polarização e da Precipitação.

 

Resumindo: Na atualidade, a Iniciação não deve mais ser encarada ou buscada pela devoção, pela emoção e pela aspiração. O foco deverá ser mental, foco este que, lentamente, começou a ser desenvolvido e estabelecido em 1425 d.C. Hoje, se demanda algum grau de relação com a Tríade Espiritual, através do Antahkarana (Ponte ou Arco-íris). Nesta Nova Era [Aquarius], o simples ou exclusivo contato com a [personalidade-]alma não oferecerá tudo o que um Iniciado deverá obter e ter, o que, de certa forma, era suficiente na Era de Pisces. Acrescentadamente, se verá [já estamos testemunhando isto] uma demanda insistente pela Unidade e a proliferação do internacionalismo, características das primeiras qualidades que se manifestam do Aspecto Vontade.

 

A Vontade é uma expressão da Lei do Sacrifício. De acordo com esta Lei, o ser-humano-aí-no-mundo reconhece a responsabilidade, se identifica com o Todo e aprende o significado esotérico das palavras do Grande Iniciado Paulo: Sem possuir nada (sacrifício), todavia, possuindo tudo (universalidade). Seja como for, estas Qualidades Espirituais mais elevadas só se expressarão plenamente depois da Quarta Iniciação a Grande Renúncia a partir da qual predominará a Vontade ao Bem (que é diferente de boa vontade).

 

A boa vontade (Amor Consciência e Vida Crísticas) é regida e condicionada pela [personalidade-]alma e a Vontade ao Bem (Universalidade da Vida Afluência Monádica) é regida e condicionada pela Tríada Espiritual.

 

A anterior manifestação de Cristo na Terra foi como Shri Krishna.

 

No Terceiro Sistema Solar, a Vontade de Deus será a idéia predominante, assim como este Sistema Solar é condicionado pelo Amor a Deus. [Com relação ao gráfico animado abaixo, por favor, consulte as explicações da nota 1.]

 

 

 

 

O antigo símbolo abaixo se refere à natureza emocional, e, portanto, à Consciência Atlante, que indica a base para o progresso, força sutil por trás das bandeiras de cada nação.

 

 

 

 

A Fonte de Inspiração Divina é, no tempo e no espaço, uma para todos os tipos, para todas as nações e para todas as raças.

 

4 Expressões que simbolizam a Vida Una, e, ao mesmo tempo, são Chaves para a Compreensão do Caminho Superior, da Evolução Superior, da LLuz (característica de Shamballa) e do emprego do Antahkarana, e que conduzirão a consciência humana espiritualizada aos reinos da Experiência Hierárquica, em relação com Shamballa.

 

 

 

 

Ao longo das Iniciações que receberemos, progressivamente, nos tornaremos relativamente conscientes (não em detalhes, mas, como inspiração repentinamente recebida) da Energia que aflui da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius e dos Propósitos que se estão cumprindo na Câmara do Conselho de Shamballa.

 

O Mestre deverá escolher o Seu Caminho. Todas as Sendas se unem no Centro. Os muitos se convertem no Sete e no Oito. As linhas convergem de um ponto a outro. Elas se estendem de um ponto a outro. O Quadrado Externo, o Círculo do Um e o Ponto de Unidade são vistos como um só, e o Mestre segue o Seu Caminho. Tudo se resume em navegar do irreal para o Real.

 

 

 

 

Esforço atual (de todos nós) para se concretizar em um futuro distante:

Obscuridade —› LLuz
Irreal
—› Real
Morte
—› Imortalidade

LLuz —› Realidade2 —› Vida

 

Os Discípulos do mundo, por estarem em estreita harmonia com a consciência da raça humana, são os intermediários entre a Hierarquia e a Humanidade, criando as mudanças necessárias.

 

As revoluções dos últimos trezentos anos são sinais das lutas travadas pelo Aspecto Espírito. Esse Espírito é Vida e Vontade, e o mundo atual vem mostrando sinais de uma Nova Vida.3

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O gráfico que eu bolei não pretende afirmar ou informar que, no Terceiro Sistema Solar, ainda muitíssimo distante, o Amor a Deus desaparecerá, como bolinha de sabão, mas, sim, que a Vontade de Deus (Fiat Voluntas Tua) preponderará e sobrepujará o Amor. Agora, preste atenção, e veja se não é assim: quem cumpre ou é um instrumento da Vontade de Deus (do Deus do seu Coração) é porque, primeiro e acima de tudo, O Ama. Então, no Terceiro Sistema Solar, não haverá propriamente uma substituição do Amor pela Vontade, pois, o Amor não pode sumir do Universo, como miragem no deserto, mas, de fato, haverá uma espécie de amalgamação Amor–Vontade, com, digamos assim, a prevalência da Vontade sobre o Amor. Não esqueça de que o Amor, de maneira geral, envolve emoção, e a Vontade está ancorada na razão-compreensão (ou compreensão-razão). Por isto, o Mestre DK teve o cuidado de dizer que no Terceiro Sistema Solar, a Vontade de Deus será a idéia predominante. (Grifo meu.) Enfim, que fique absolutamente claro: predominância ou primazia não significam aniquilação ou desaparecimento.

2. Absolutamente sem discordar do meu Querido Mestre DK, eu prefiro o vocábulo atualidade. E eu explico: o que é atual é permanente, imodificável; o que é real, mercê de não sei o quê, poderá deixar de sê-lo. Uma semântica sem qualquer valor Iniciático; apenas didática. E eu só não deleto esta nota porque já a digitei!

3. Um exemplo marcante disto foi a Revolução Francesa (Révolution Française, 1789 – 1799), que caracterizou um período de intensa agitação política e social na França, e que teve um impacto duradouro na História do País e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista, que vinha governando a nação durante séculos, entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos se evaporaram sobre um ataque sustentado de grupos políticos radicais, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do País. Antigos ideais da tradição e da hierarquia dos monarcas, dos aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).

 

 

Liberté, Égalité, Fraternité

 

 

 

 Liberté, Égalité, Fraternité

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pocketbookuk.com/2013/
11/06/frances-republics/

http://www.agoravox.fr/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%
C3%A7%C3%A3o_Francesa

http://clipart-library.com/boat-images-free.html

https://www.shutterstock.com/

http://camiilagata.blogspot.com.br/

http://bestanimations.com/

https://www.slideshare.net/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.