O DISCIPULADO
(Parte XLIV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 44ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Todos os seres-humanos-aí-no-mundo devem se preparar para a Nova Ordem e para a Jurisdição de Cristo.

 

Precisamos compreender que a reforma das igrejas nas numerosas religiões mundiais não requer nenhuma informação ocultista, mas, a introdução do senso comum e das idéias progressistas da Teologia, bem como a transferência da ênfase eclesiástica dos valores materiais para os valores espirituais.

 

O Plano Divino nunca contemplou que todas as nações e todas as raças deveriam se conformar a uma ideologia política uniforme ou ser reduzidas a uma forma geral de Governo. O conceito de unanimidade apresentado pela então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que existiu entre 1922 e 1991, era totalmente contrário à verdade, pois, simplesmente, reduzia a [personalidade-]alma humana a um estado de aprisionamento. A verdadeira unanimidade é a livre determinação de responder à Verdade apresentada que mais se aproxime da realidade concebida, traduzida como segurança para todos os seres-humanos-aí-no-mundo. As nações diferem; possuem diferentes culturas e tradições. E assim, podem atuar adequadamente sob variados e diferentes governos e regimes. No entanto, ao mesmo tempo, deverão alcançar uma unidade de propósito, com base no desejo genuíno de um verdadeiro bem-estar mundial e no progresso coletivo dos seres-humanos-aí-no-mundo.

 

 

Variados e Diferentes Governos e Regimes
(
Bem-estar Mundial + Progresso Coletivo)

 

 

Basicamente, a preparação para a vinda de Cristo está ancorada no melhoramento das relações humanas.

 

Meditação Controlada ‹—› Poder Mental.

 

Devemos ter em mente que o livre-arbítrio está relacionado com o conceito de tempo, mas, não com os finais e inevitáveis Resultados Divinos ao terminar o extenso período mundial.

 

Com o passar dos séculos, a vida e a verdadeira compreensão espiritual incluem todos os aspectos de expressão no Plano Físico, não apenas os pensamentos religiosos e filosóficos.

 

 

 

 

A palavra espiritual abrange todas as fases da experiência da vida. Espiritual é aquilo que está além do estágio atual de realização. É o que personifica a visão e impele o ser-humano-aí-no-mundo adiante, em direção a uma meta (objetivo) mais elevada do que foi alcançada. [Por ignorância, preconceito, autoritarismo, tergiversação, interesses pessoais etc.] os eclesiásticos do mundo traçaram uma linha demarcativa entre o que é humano e o que é espiritual, entre o que é material e o que não é [entre o que é terrenal e o que é divinal]. Ao fazer isso, criaram o [inexistente e absurdo conceito de] pecado, o que complica [obstaculiza] consideravelmente a vida e a compreensão humanas. Deram ao conceito de espiritualidade um cariz egoísta [mesquinho e personalístico] à aspiração humana. Não ensinaram à Humanidade que a meditação e a oração são simplesmente diferentes formas de colaborar com o Plano Divino. Foi incentivado o individualismo e se perdeu a compreensão grupal. Talvez devido ao trabalho sombrio dos Irmãos das Trevas [Grande Loja Negra] – não houve como ser evitado este perigoso desvio da intenção e da verdade humanas. Mas, chegou o tempo em que o grande ritmo meditativo, que abarca desde o desejo, através da oração até a adoração, e daí para a meditação e a invocação, pode ser imposto por todos os seres-humanos-aí-no-mundo sobre os seus próprios pensamentos.

 

 

Demarcação Inexistente

 

A meditação só se tornará criadoramente efetiva nos Três Planos e nos Três Mundos quando o Antahkarana já estiver em processo de construção. A fórmula da meditação criadora deverá ser encontrada pessoalmente, ou seja, deverá ser descoberta por nós, porque é uma expressão de nossa própria compreensão espiritual, iniciada pela construção consciente ou pela criação do Antahkarana, e sujeita à impressão do Ashram ao qual poderemos estar afiliados.

 

A tarefa da meditação [individual e grupal] é estabelecer o conhecimento e o funcionamento das Leis e dos Princípios que controlarão a Era de Aquarius, a nova civilização e o futuro da cultura mundial (Nova Ordem Mundial). Enquanto não estiverem estabelecidas as bases para a Jurisdição de Cristo (Nova Dispensação), Ele não poderá retornar, pois, seriam perdidos tempo, esforço e energia espiritual.

 

Há dois mil anos, pelo menos, vem se falando incessantemente sobre a fraternidade e o estabelecimento do princípio de que somos todos filhos de Deus, mas, isto fez pouco para mudar o relacionamento entre os homens e para que os problemas humanos fossem inegoisticamente compartilhados. Isto precisa ser rapidamente revisto e apresentado em outros termos, isto é, precisamos compreender e pôr em prática:

• a Lei das Corretas Relações Humanas;

• o Princípio da Boa Vontade;

• a Lei do Esforço Grupal (trabalho no qual a Hierarquia está permanentemente empenhada);

• o Princípio da Unicidade;

• a Lei do Acercamento Espiritual; e

• o Princípio da Divindade Essencial.

 

 

 

Os incentivos para agir-atuar residem no indivíduo, e não há autoridade que imponha isso. A única autoridade reconhecida é a verdade que, paulatinamente, vai emergindo na consciência humana em qualquer ciclo mundial ou histórico.

 

No fundo, as Potências Totalitárias e a Grande Loja Negra são agentes inconscientes que lutam contra o surgimento da Verdade, porém, não trunfarão, porque o espírito humano é eternamente são e sensato.

 

Esclarecimento da Visão —› Iniciação.

 

 

 

 

 

A característica básica do Verdadeiro Iniciado é a Divina Indiferença.

 

 

 

Precisamos saber e admitir que, para podermos receber a Primeira Iniciação o Nascimento de Cristo no nosso Coração é necessário haver desprendimento e aceitação-suportação da agonia que sempre precede este evento, e que, atualmente, concerne a todos os Corações de toda a Humanidade. Para que possamos ser dignos de receber a Primeira Iniciação, é condição preliminar e insubstituível a rejeição de tudo o que esteja relacionado com o eu inferior, bem como a fervorosa conformidade do ego ante a perda dos fatores materiais, que mantiveram a [personalidade-]alma aprisionada na matriz do tempo.1

 

Devemos estar atentos para as nossas responsabilidades coletivas e os nossos correspondentes compromissos. Se o conhecimento espiritual não for concertadamente aplicado, a pressão da energia espiritual poderá se tornar um perigo. Isto é básico e importantíssimo.

 

Repetindo um pensamento já ensinado: Eu-sou-um com meus irmãos de grupo; tudo o que eu tenho é deles. Que o Amor da minha [personalidade-]alma aflua para eles. Que a fortaleza que em mim reside os eleve e os ajude. Que os pensamentos que a minha [personalidade-]alma cria cheguem a eles e os alimentem. [Bem, isto não vale apenas para os nossos confrades; vale para toda a Humanidade.]

 

Seis Fórmulas ou Requisitos Básicos (Seis Relações) para a Iniciação, empregados, através das idades, por todos os Discípulos e por todos os Iniciados da Grande Loja Branca [você terá que refletir acuradamente sobre estas Seis Fórmulas, porque o Mestre DK, por motivos evidentes, foi muito econômico em explicá-las]:

1ª) Revelação da Sensação Grupal Primeiro, diz respeito à sensibilidade ou à resposta grupal conjunta para fora, para o mundo dos homens, para dentro, para a Hierarquia, e, finalmente, para cima, para a Mônada. Segundo, está relacionada com o o estabelecimento de contato com Mestre do grupo (no caso, com o Mestre DK), de certa forma, facilitado nos plenilúnios.

2ª) Está relacionada com o alinhamento por intermédio do Antahkarana.2

3ª) Está relacionada com certas mudanças no lótus egóico. No Antigo Comentário está escrito: Nós temos o que transmuta o conhecimento em Sabedoria, em um 'flash' do tempo. Nós temos o que muda a sensibilidade em Amor, em uma área definida do espaço. Nós temos o que transforma o sacrifício em bem-aventurança, onde não há tempo nem espaço.

4ª) Está relacionada com Jóia no Lótus, despertando-A para a Vida.

 

 

AUM MANI PADME HUM

 

 

5ª) Está relacionada com o despertamento da Vontade, que depende de as quatro fórmulas anteriores terem produzido efeito e, portanto, que tenham ocorrido os necessários câmbios internos.

6ª)Ou Fórmula da Liberação A Palavra da Morte que está associada com a Luta pela Liberdade.

 

Definitivamente, o ocasional deve se converter em constante e a intenção em permanente efetividade. A base de tudo é a Compreensão.

 

O Fogo, a Água e a Terra todos precisam o Ar Vital. O Ar é Vida. O Ar é Deus.

 

Medite sobre estas quinze afirmações:

• Só será realmente importante o que aprendermos e soubermos por nós mesmos e experimentarmos conscientemente.

• A Iniciação, no que concerne a cada um de nós individualmente, é um momento de crise, no qual a consciência paira sobre a linha fronteiriça da Revelação.

A Revelação, dada ao Iniciado, não é uma visão de possibilidades, mas, uma experiência efetiva que leva:

a) à evocação de novos poderes;
b) ao reconhecimento de novos métodos e de novos campos de serviço;
c) à liberdade de movimento, dentro dos limites da Hierarquia; e
d) a novos contatos hierárquicos e a novas responsabilidades, que enfrentam todos os Iniciados. Tudo isto se resume a uma percepção interna da Mente de Deus.

• Todas as teorias transmitidas devem se converter em experiências práticas e promover uma mudança na consciência totalmente diferente das velhas metas, derivada do impacto das Novas Forças Solares e Cósmicas entrantes.

• O Novo Conhecimento, que está sendo disponibilizado, necessariamente, deverá substituir o velho, pois, ele não se assemelha em nada com o que, até agora, era considerado como sendo o objetivo final. Lembre que, até bem pouco tempo [século XIX], (quase) nada se sabia sobre Shamballa.

• O Corpo Astral não se constitui em um obstáculo para os Discípulos e para os Iniciados, mas, proporciona um meio para facilmente estabelecer contato com a Hierarquia (devido ao vínculo entre o Corpo Astral e a Consciência Búdica), que, nesta fase, está se tornando mais estreito. O Corpo Astral tende a desaparecer, como, da mesma forma, o Corpo da [personalidade-]alma desaparecerá em uma etapa posterior de desenvolvimento, que culminará, para todos nós, no momento em que recebermos a Terceira Iniciação, momento em que a Luz da Mônada anula, simultaneamente, a Luz da [personalidade-]alma e a luz atômica material do triplo ego. Entretanto, a grande dissolução final do Corpo Causal só será consumada na Crucificação —› que conduz à Ressurreição —› Perfeição Solar obtida na Iniciação da Ascensão.

• Cada Discípulo deverá descobrir por si mesmo a Iniciação para a qual está se preparando; os Mestres nunca revelam esta informação. Este assunto é de orientação interna e não de informação externa.

• A Humildade3 é sempre necessária e fundamental, e envolve:

a) um sentido ajustado de reta proporção;
b) um ponto de vista equilibrado;
c) uma atitude desapaixonada; e
d) um verdadeiro reconhecimento do ter e do dever. A verdadeira humildade está ancorada na realidade, na visão e na pressão do tempo.

• Para os Discípulos, são objetivos imediatos:

a) integrar-se ao Ashram Interno;
b) entrar em contato à vontade com o Mestre; e
c) desenvolver a Divina Indiferença.

• A resposta às antigas fórmulas dadas deve ser sensível a todos os que se preparam para receber a Iniciação.

• Precisamos descobrir o que significa e reagir adequadamente ao Ponto dentro do Círculo, pois, enquanto o Círculo não se tornar uma realidade na consciência diária e de primordial importância na vida cotidiana, não será possível estabelecer contato com o Ponto.

 

 

• Essencialmente, a Iniciação é um processo de Revelação, por intermédio da qual o Plano ou o Propósito da Divindade assumem um significado totalmente novo.

• Para o Iniciado, a Intuição é sempre uma Revelação do Propósito de Shamballa, e o seu cumprimento, de um ângulo extenso ou breve, é o Plano Divino.

• No passado, a ênfase dos Instrutores da Sabeduria Eterna era posta sobre a necessidade de discriminação; na atualidade, esta ênfase é posta, preliminarmente, sobre a fusão do ego com a [personalidade-]alma, e, posteriormente, do ego com a Mônada, resultante do alinhamento ego-[personalidade-]alma.

• A Crucificação (experiência do grande vácuo da escuridão) de Jesus se destinou a dissolver o intermediário e a revelar aos Iniciados dos últimos 2000 anos a Transmutação da Trindade da manifestação em dualidade de propósito.

 

Como [personalidade-]alma, o ser-humano-aí-no-mundo sempre receberá a Iniciação em plena consciência vigílica.

 

O ser-humano-aí-no-mundo só estará apto [habilitado] para receber as Iniciações Superiores quando já tiver estabelecido o alinhamento e, cientificamente, tiver construído o Antahkarana.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Quem confunde Pitágoras com Protágoras, Estratão com Platão, Aristóxenes com Aristóteles e pensa que Iniciação é pudim ou maria-mole está poligonalmente enganado. Como disse o mestre DK, a Senda Iniciática não é fácil, mas, um Caminho de dificuldades e de adaptações. Sempre estarão presentes forças de oposição, obstruções, obstáculos e impedimentos, que surgem rapidamente. Enfim, os reajustes não são fáceis.

 

 

 

 

2. Há muitos sinônimos para o Antahkarana. Agora, acrescentarei mais um: Ponte para a Liberdade.

3. Aqui, ao lado da humildade, eu gostaria de acrescentar a paciência, que não deixa de ser uma das filhas da humildade.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://photobucket.com/images/animated%
20tibetan%20om%20mani%20padme%20hum

http://anubysp.blogspot.com.br/

http://www.primogif.com/tag/mistake/page/2

http://www.pngall.com/silence-png

http://www.vectorportal.com/StockVectors/Skulls/

http://clipart-library.com/rocket-cliparts.html

https://clipartfest.com/

http://www.eyepeeling.com/ie/

http://imgur.com/wsZ4y9U

http://clipart-library.com/clipart/pTqKRjBjc.htm

https://br.pinterest.com/pin/377387643760835163/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.