O DISCIPULADO
(Parte XLI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 41ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A síntese das sete meditações, que foram apresentadas nas partes anteriores, poderão levar o Aspirante, passo a passo, do conhecimento à Sabedoria, porém, devem ser cumpridas as instruções e as meditações devem praticadas com cuidado, regularmente e sinceramente, pois, só assim farão com que apareçam os significados [as compreensões].

 

Ao longo da História, nada mudou mais a Humanidade do que os eventos que aconteceram durante a 2ª Grande Guerra (1939 a 1945). Um dos primeiros frutos do sofrimento universalmente compartilhado durante a 2ª Guerra Mundial é que diminuirá muito todo o sofrimento futuro.

 

Como um homem pensa em seu Coração, assim ele é.

 

Onde quer que estejamos, deveremos sempre usar o Coração e trabalhar através do Centro Cardíaco.

 

Precisamos aprender e nos esforçar para dirigir a Energia do Amor (produzida pela atividade do Centro Cardíaco) para Servir a Humanidade, através do Centro Ajna.

 

 


 

O Primeiro Triângulo Esotérico de Energia que o Discípulo cria é no Corpo Etérico (uma espécie de funil de recepção), composto por uma linha de energia entre: o Lótus de 12 Pétalas, o Centro Ajna e o Centro Cardíaco.

 

 

 

Um outro Triângulo criado pelo Discípulo é:

 

 

 

Só pelo consciente e perfeito alinhamento Coração-Mente-Vontade poderemos nos tornar Servidores Mundiais, ou seja, Mestres no Plano Físico ou, inevitavelmente, Iniciados, ficando, para nós, selada a porta onde mora o mal, no que concerne ao ego, isto de um modo muito mais amplo e maior do que no sentido puramente individual. Mas, tudo depende do correto alinhamento. [Se você quiser admitir que o mal jamais poderá superar ou vencer o Bem estará correto. Quando, episódica e temporariamente, acontece o contrário, a finalidade é sempre educativa, nunca punitiva. Seja como for, o mal sempre é fabricado por nós.]

 

9 é o número da Iniciação, o que pressupõe o necessário alinhamento de três triplicidades diferentes: o tríplice ego, os três aspectos da [personalidade-]alma e a Tríade Espiritual. Quando estas triplicidades estão corretamente alinhados e a integridade resultante tenha se estabilizado e tenha sido plenamente aceita, então, o Discípulo se torna um Mestre, e está pronto para trilhar o Caminho da Evolução Superior. Então, ipso facto, passa a haver um canal direto de contato quando se deseja e é necessário para prestar Serviço com o cérebro físico, e também há um alinhamento ou relação ininterrupta entre:

• o Discípulo e Humanidade .... o Centro Laríngeo ou criador no sentido planetário;
• o Discípulo e a Hierarquia .... o Centro Cardíaco do Logos Planetário; e
• o Discípulo e Shamballa ..... o Centro Coronário do Logos Planetário.

 

 

 

 

Os Discípulos devem plasmar em sua consciência cerebral o conhecimento estável da relação e da atitude. O que isto significa? Significa que precisamos aprender a absorver a Energia e com esta Energia contribuir para o conjunto (todo), não pela indicação de métodos ou pela aceitação de transferências, mas, estabelecendo um hábito constante de Vivência Espiritual. E esta Vivência Espiritual deverá se tornar uma prática diária, permanente. Ou seja: a vida dual do Discipulado, ao mesmo tempo, deverá demonstrar e se manifestar como Unidade Essencial. Isto é conseguido pela meditação e pela Relação Ashrâmica.

 

À medida que formos caminhando na Senda do Discipulado, deveremos ir aprendendo a ter um sentido cronológico correto. Isto evitará que empreendamos ações precipitadas ou prematuras.

 

O Acercamento Iniciático, progressivo e consciente da Nuvem das Coisas Cognoscíveis (referida por Patanjali) deverá, necessariamente, ser traduzido, por todos nós, em ideais práticos.1

 

Eterno Agora = Síntese do Passado + Presente + Futuro.

 

Devemos assumir uma atitude meditativa para podermos praticar com efetividade uma Verdadeira Oração, quer dizer, devemos adotar uma tríplice atitude, que envolve: concentração espiritual + direção espiritual + receptividade espiritual. Isto se resume em adotar uma atitude mental interior e uma firme resolução.

 

Qualquer oração ou invocação só será bem-sucedida se ou quando estivermos divorciados de qualquer relacionamento com o nosso ego isolado. Só assim a oração ou a invocação serão poderosos meios para estabelecer e manter retas relações espirituais e humanos.

 

Uma Verdade Ocultista que precisamos confirmar e reconhecer: todo Discípulo está crucificado na Cruz Fixa dos Céus, e Ele está sempre disposto a aceitá-La.2

 

Um Discípulo, em meditação, com intenção deliberada, deverá criar a sua própria Cruz, e, assim, dissipar a idéia (mal compreendida) que a Cruz é o resultado do seu estágio evolutivo, imposto pelas condições astrológicas, e através da qual atuam os Senhores do Karma, exigindo que Ele pague o preço de antigas ações errôneas. Isto, em realidade, não funciona desta maneira [porque o cumprimento do karma não é punitivo, mas, sempre educativo, e a melhor forma de secarmos o nosso karma é pelo Serviço desinteressado, fraterno e altruísta]. A partir do momento em que um ser-humano-aí-no-mundo é admitido em um Ashram, de fato, ele já esgotou grande parte de seu karma bom e mau, e está pronto para construir a sua própria Cruz, sobre a qual se afirmará com suas mãos estendidas em bênção [Serviço desinteressado, fraterno e altruísta].

 

Deus (ou a Realidade Divina), que todas as formas velam, Se expressa através da matéria.

 

A sensação de Unidade [Unificação] é o resultado de uma bem-sucedida Vida Vertical, pois, o Discípulo se sente unificado com a Vida que reside em todas as formas e, em particular, com a Humanidade.

 

 

 

 

Não há barreiras que impeçam que as plenas medidas de inclusividade e de boa vontade sejam efetivadas por todos nós.

 

A nossa vida diária deverá estar baseada em uma atitude vertical manifestada por uma efetividade horizontal.

 

 

Vida Diária
(Atitude Vertical + Efetividade Horizontal)

 

Observe as três figuras abaixo:

 

Vida Vertical

 

 

Vida Horizontal

 

 

Símbolo Espiritual da Atitude Aquariana

 

Este Símbolo Espiritual da Atitude Aquariana, apresentado pelo Mestre DK, pretende significar:

1º) A Vida Vertical de Contato Espiritual com o Ashram deverá ser vivida constantemente pela meditação, pela oração e pela concentração.

2º) A Vida Horizontal de Serviço deverá ser vivida com a mesma dedicação, de tal sorte que uma constante corrente de energia planejada deverá ser exteriorizada para aqueles que precisam de ajuda.

3º) O longo apêndice da cruz tripla adverte, simbolicamente, o Discípulo, que deverá descer às profundezas da vida humana, a fim de preparar as massas para o reaparecimento do Cristo e a exteriorização da Hierarquia.

4º) A esfera, no ápice da cruz, representa o lugar da consciência do Discípulo.

5º) A longa linha que começa no Ponto Radiante do Foco Espiritual simboliza a Senda, que parte do ponto mais alto alcançado pelo Discípulo até o ponto mais baixo, onde Ele presta Serviço.

5º) O ponto secundário, onde se unem todas as linhas, simboliza o ego do Discípulo, que deve afluir à Radiação Superior, da qual as Energias Espirituais se expandem por toda parte.

Observação: Enquanto a Ponte do Arco-íris ou Antahkarana não tiver sido devidamente construída (de maneira sistemática e científica), a nossa consciência não poderá se enfocar no Ashram ou nos níveis intuitivos da consciência, e, portanto, todo o simbolismo acima descrito não poderá ser concertadamente compreendido.

 

Um Ashram, na Hierarquia, está em um plano mais elevado do que a [personalidade-]alma.

 

Os Três Aspectos Divinos que devem reger a vida de um Discípulo são: 1º) o Aspecto Vontade que rege o seu trabalho dentro da Hierarquia em relação com o grande movimento futuro; 2º) o Aspecto Amor que rege sua Vida Vertical e produz a firmeza espiritual na forma; e 3º) o Aspecto Inteligência que rege sua Vida Horizontal o faz um Sábio Servidor dos seus semelhantes.

 

Todos os símbolos, criados pelo poder mental de um Discípulo [ou pelo poder mental de quem não é um Discípulo], são formas verdadeiras e viventes, porém no tempo e espaço não têm existência real.

 

 

Exemplos de Símbolos Criados pelo Poder Mental

 

 

A única verdadeira existência é a Mônada-em-seu-próprio-plano, emergindo como Vontade Expressiva e Ativa, o que, por sua vez, é Amor Ativo quando estabelece relações e Inteligência Ativa quando emprega as Duas Energias Superiores. Não devemos esquecer de que a Energia da Inteligência focada na mente é o instrumento ou o agente complementar das duas outras Energias Monádicas.

 

Fala-se muito em evolução do homem, mas, o que é a evolução? Através das encarnações físicas, por incontáveis centenas de vidas, a evolução é simplesmente o processo gradual, paulatino e progressivo de expansão da consciência, para a obtenção, consecutivamente, etapa após etapa, de uma percepção interior cada vez mais inclusiva.

 

 

Oportunamente, esta representação simbólica cederá seu lugar à realidade!

 

 

 

-----------------------------› Mundo das Realidades Espirituais Superiores.

 

-----------------------------› Shamballa.

 

Uma coisinha que todos deveriam, muito mais do que saber, ter certeza absoluta (este fragmento foi editado para que todos acreditem e memorizem direitinho): Ainda que muitos pensem o contrário, a criação do Antahkarana e o Caminho da Evolução Superior são muito mais descomplicados do que ficar saçaricando e rebolando nos desvãos do caminho inferior.

 

Criação do Antahkarana ?
Isto é dificilíssimo!
Caminho da Evolução Superior?
Isto é dificilíssimo!
Saçaricar e rebolar?
Isto é facilíssimo!
Descompromisso e irresponsabilidade?
Isto é facilíssimo!
Atuar como Discípulo Servidor?
Isto é chatérrimo!
Andar bem direitinho na linha?
Isto é quizilentérrimo!
Afastar a atenção do mundo das emoções?
Nunquinha jamais!
Abrir mão dos desejos e das aspirações?
Jamais nunquinha!

 

.................................


A mula poderá até manquejar;
eu quero mais é rosetar!

 

.................................


Deus é Pai e muito meu chapa;
eu não mudo nem a tapa!

 

Toda a Ciência da Invocação e da Evocação está contida na palavra meditação. A mais elevada fórmula de meditação disponível no nosso Planeta é a invocação concentrada, clara e dinâmica dos Seres Espirituais que criaram ou, mais exatamente, que formaram Shamballa.

 

Meditação —› Desejo —› Alinhamento —› Vontade —› Espiritual Propósito.

 

A Natureza Espiritual Básica do nosso Planeta e o nosso principal legado do Sistema Solar anterior foram a mente ou o intelecto ativo.

 

A meditação permite ao instinto, ao intelecto, à intuição e também à identificação consciente um alinhamento de maneira criativa.

 

O Centro Coronário é o ponto de enfoque, de demanda e de recepção espirituais.

 

O Centro Ajna (Centro entre as sobrancelhas) é o principal agente para a distribuição de energia espiritual.

 

A meditação, na sua forma mais elementar, é o instinto que leva ao reconhecimento do Sol Físico. Na sua forma intermediária, a meditação revela ao Aspirante e à Hierarquia o Coração do Sol. E a mais alta forma de meditação permite o contato dos Seres Mais Elevados do nosso Planeta com o Sol Central Espiritual.

 

O móvel, a causa ou a razão de toda meditação (individual ou em grupo) deve ser sempre o Serviço Desinteressado e Altruísta.

 

 

 

Os Três Buddhas da Atividade (que personificam em Si Mesmos a Essência do Terceiro Raio da Inteligência Ativa) foram os instrumentos, no extraordinário processo ocultista, para complementar o Princípio Mental em nosso Planeta, e, através de Suas Meditações Criadoras, colocaram em alinhamento direto o nosso Planeta, a Terra, e o Planeta Vênus. Isto possibilitou a chegada dos Filhos da Mente e a formação do Quarto Reino da Natureza a Humanidade.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. É aquela velha estória: o que adianta apre(e)ndermos e passarmos a saber uma coisa se, depois, não a colocamos em prática? E quando isto acontece, basicamente, dois são os motivos: egoísmo ou medo (insegurança). Na animação abaixo, substituí o vocábulo cognoscíveis (de Patanjali) por conhecidas, porque, para quem acessa a Nuvem verdadeira origem ou verdadeiro manancial de todas as idéias e de todas as inspirações, como disse o Mestre DK – as Coisas da Nuvem passam a fazer parte do domínio dos seus conhecimentos. Dois exemplos simples e conhecidos disto são: o benzeno ( ) e o conceito relativístico E = mc2, que, respectivamente, Friedrich August Kekulé (1829 1896) e Albert Einstein (1879 1955) extraíram da Nuvem. Seja como for, este conceito também foi apresentado por Platão na sua Teoria das Idéias ou Teoria das Formas, que é um corpo de conceitos filosóficos que afirma que a realidade fundamental (Atualidade Cósmica) é composta de idéias ou de formas abstratas – os únicos objetos passíveis de oferecer Verdadeiro Conhecimento. A Teoria das Idéias foi discutida em vários diálogos platônicos, como uma tentativa de resolver o problema dos Universais (conceito metafísico que caracteriza uma propriedade ou uma relação que pode ser exemplificada por um número de coisas particulares diferentes).

 

 


 

2. Recordando o que foi ensinado na obra Astrologia Esotérica, telepatizada pelo Mestre DK para Alice Ann Bailey: as Três Cruzes do Gólgota são símbolos bíblicos das Três Cruzes Astrológicas: 1ª) Cruz Comum, Cruz Mutável ou Cruz da Experiência Mutável e Adquirida (Crise da Encarnação); 2ª) Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação (Crise da Reorientação); e 3ª) Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] (Crise da Iniciação). Nesta terceira e última Cruz, a vida do ego, a vida na forma e a vida planetária já não mais controlam o ser-humano-aí-no-mundo. [O mau ladrão – Gestas – representa a Cruz Mutável. O bom ladrão – Dimas – manifesta a Cruz Fixa. Jesus – o Cristo – simboliza a Cruz Cardinal.]

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://fulvioferreirapalestrante.blogspot.com.br/

http://forcatarefapopular.blogspot.com.br/
2013/01/prefeitos-e-enriquecimento-ilicito.html

https://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page

https://stocklogos.com/logo/unity-tree

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_ideias

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universal_(filosofia)

https://ensaiosdegenero.wordpress.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.