O DISCIPULADO
(Parte IV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 4ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

No momento, nada é mais importante e mais urgente do que servir ao mundo. Precisamos trabalhar com firmeza e sem desmaiar.1

 

 

 

 

[Em princípio], a Lei da Causa e do Efeito não pode ser neutralizada.

 

 

 

 

A Nova Era está aí. O velho e o pernicioso devem ser eliminados. E, dessas coisas indesejáveis, as primeiras que precisam desaparecer são o ódio e o espírito de separatividade.

 

O necessário intercâmbio intermental e a comunicação telepática serão os agentes de revitalização espiritual dos Corpo Etéricos do Planeta e de toda a Humanidade.

 

Precisamos compreender e admitir que muito do que aprendemos hoje se materializará como um definido serviço em vidas futuras, mais do que na presente. [No gráfico animado abaixo, o Serviço Fraterno e Impessoal (acumulado, mas, sempre inacabado, ao longo das encarnações) é preferente e maiormente grupal.]

 

 

 

 

Mais ou menos, desde o meado do século passado, por estar de acordo com o desenvolvimento evolutivo da Humanidade, a Iniciação grupal foi uma nova empresa estabelecida pela Hierarquia, da qual o Mestre DK é um dos participantes mais entusiastas. No futuro, homens e mulheres só transporão o Portal da Iniciação juntos.2

 

Amor + Intuição + Serviço Grupal = Illuminação + Resposta Compartida + Esforço Unido.

 

 

(Celibato não presta nem em baralho!)

 

Uma grande dica do Mestre Djwhal Khul: Devemos aprender a encarar a nós mesmos e a vida sem medo de ver as coisas como elas são.

 

Se dá de trovoar,
eu me escondo no armário.
Se dá de nevoar,
eu peço a ajuda do Mário.

Quem me apoquenta
xingo com todo o abecedário.
Quem me agourenta
tenho na conta de adversário.

 

Pense nisto muito direitinho: Muitas vezes, é exatamente onde acreditamos ser mais fortes e encontramos maior satisfação o ponto de maior perigo e de desconhecida fraqueza. As condições astrais costumam se encontrar invertidas, e, portanto, é aí que, freqüentemente, as miragens nos dominam.

 

É inútil perder tempo com análises, desprezo e autodefesa. Sempre com amor e compreensão, precisamos aprender a seguir em frente com discernimento no que diz respeito ao nosso desenvolvimento.

 

O Silêncio é um dos principais requisitos para a Iniciação.

 

Aceitar subservientemente a autoridade [qualquer autoridade, seja de quem quer que seja, venha de onde vier] é um perigoso hábito e uma debilidade [doentia].

 

Faça já isto, faça já aquilo,
e eu, humilde, ia fazendo.
Não
faça isto, não faça aquilo,
e eu, limitado, não ia fazendo.
E – subserviente e horrípilo –
eu, incompetente, ia não-sendo.
Acabei me tornando um grilo
entorpecido. E decrescendo!

 

Se, um Dia, tivermos a ventura de entrar em contato com um Mestre da Sabedoria, isto não alterará o nosso karma nem a nossa responsabilidade individual e coletiva em bulhufas de xongas nem em xongas de bulhufas. O Mestre da Sabedoria continuará sendo um Mestre da Sabedoria... E nós?

 

De São Fininho me tornei um devoto,
porque Ele me ajudou a achar uma coisa.
Na minha carteira, carregarei a sua foto,
até bater a bota e ser coberto com a loisa!

 

 

São Fininho e o Caveirão Genuflexo

 

 

Precisamos nos esforçar diuturnamente para eliminar todo sentimento de crítica, de acusação e de menosprezo, ou seja, de separatividade. Com amor, devemos exteriorizar o nosso pensamento para todos os seres. Esta atitude tão simples [mas, tão difícil de ser posta em prática], paulatinamente, estabelecerá uma Rede de Luz, que constituirá um foco de energia no Corpo Etérico da Humanidade e, com o tempo, no Corpo Etérico Planetário.

 

Eis o verbo que jamais
nós deveríamos conjugar:

 

Eu critico...
Tu acusas...
Ele menospreza...
Nós retrotraímos...
Vós paralisais...
Eles enceguecem...

 

 

 

 

Duas atitudes a respeito do Processo de Iniciação a serem adotadas por todos nós: 1ª) precisamos nos adaptar à necessária integração (correta inter-relação); e 2ª) temos que desenvolver uma resposta espiritual concertada às impressões procedentes dos níveis da [personalidade-]alma e da Hierarquia Espiritual.

 

Nossa consciência permanece a mesma na encarnação física ou fora dela.

 

Tudo depende [para começar] de desenvolvermos uma Impessoalidade Categórica e de cultivarmos uma atitude de Divina Indiferença.

 

 

INRI

 

 

Impedimentos que costumam obstaculizar os Discípulos de, como grupo, alcançar seus objetivos e de realizar satisfatoriamente o Trabalho:

1º) falta de visão – uma conseqüência da falta de acuidade mental;

2º) miragens e ilusões pessoais;

3º) problemas individuais; e

4º) Inércia ou reação lenta aos ensinamentos comunicados e à oportunidade oferecida.

 

A principal característica de um Discípulo (qualidade que deve predominar cada vez mais em sua vida) é a capacidade de se identificar com a parte ou com o Todo, conforme seja necessário, em determinado momento. Isto significa: servir o maior número de pessoas e sempre os mais necessitados.

 

 

 

 

De maneira geral, atualmente, o defeito predominante na maioria dos grupos de Discípulos é a expressão de um tipo errado de indiferença, o que leva a uma preocupação quase inabalável com as suas idéias e projetos pessoais. [Isto também é valido para os Discípulos individualmente.]

 

Um Discípulo Aceito é aquele que [por ter compreendido] aceitou:

1º – a realidade da existência da Hierarquia, o que implica em lealdade e colaboração;

2º – o fato de que todas as [personalidades-]alma são uma e, por conseguinte, se comprometeu a despertar e a estimular todas os seres-humanos-aí-no-mundo com os quais estabelece contato;

3º – a Técnica Esotérica de Serviço – o Serviço que um Discípulo Aceito presta à Humanidade determina todas as suas atividades e subordina o seu ego às necessidades imediatas do momento; e

4º – o Plano, tal como é apresentado pelos Instrutores da Raça, tentando entender a natureza do Plano e facilitando a sua manifestação. Então, ser aceito por um Mestre não é tão importante assim.

 

Um Discípulo é treinado em determinados fatores muito importantes, e não sobre a sua relação com o Mestre. Estes fatores são:

1º – o Fator Humanidade: Discípulo é aquele que, em todos os momentos, trata de ajudar a Humanidade e de promover o processo evolutivo, uma vez que desenvolveu um profundo amor pelo gênero humano, uma característica básica do Iniciado e do Mestre;

2º – o Fator Iniciação: identificação progressiva com a sua [personalidade-]alma, com as [personalidades-]alma dos membros grupo, com as [personalidades-]alma de todos os seres humanos e com as [personalidades-]alma de todas as formas; e

3º – o Fator Serviço: discernimento, espírito prático e inspiração enquanto trabalha no Plano Externo de expressão, o que significa satisfazer as necessidades do viver diário.

 

 

 

 

Meta do Novo Discipulado —› Iniciação Grupal, que envolve:

1º) visão conjunta;

2º) simultânea relação com a alma grupal;

3º) contato fusionado e consagrado nos três níveis de expressão – mental, astral e etérico; e

4º) união do grupo sem barreiras.

 

Todos nós precisamos aprender a manter a mente aberta e estar prontos para acolher o inesperado, de tal sorte a aceitar o oposto de ideais preconcebidos. É por isto que o Cristo advertiu que não se coloca vinho novo em odres velhos. [Evangelho de Mateus IX: 17.]

 

Um Verdadeiro Iniciado está sempre disposto a trabalhar como Ocultista Prático (e não com um místico idealista) nos níveis da visão e nas questões práticas humanas.

 

 

 

O que é viver uma vida intencional? É viver uma vida de crescente compreensão – uma vida que tem um propósito.

 

A prática de uma meditação consciente e definida, isto é, de forma deliberada e regular, permitirá que se alcance uma interação telepática muito produtiva com todos os Discípulos do grupo e entre cada um de nós individualmente, o Mestre e o Ashram Principal. Ademais, a meditação consciente e definida também permitirá que o Discípulo se torne mais sensível às ondas superiores que outorgam faculdades. Toda meditação implica, portanto, em vincular o Coração e a cabeça, o acercamento Místico e Ocultista e o sentimento e o Conhecimento.

 

 

 

Uma das tarefas que todo Discípulo deve desempenhar é evocar o Aspecto Vontade da [personalidade-]alma; a Vontade, em seu aspecto mais elevado, é normalmente passiva, até que o homem entre na Senda do Discipulado.

 

Realidade + Síntese + Relação = Meta e Problema do Discípulo —› Resultado do trabalho consciente, inteligente e espiritual motivado pelo amor.

 

Nesta Nova Era de Aquarius, a nota-chave do progresso do aspirante é o Amor pela Humanidade, indicado pelo despertar do Centro Cardíaco [Anahata]. O fato é que, quando o Centro Cardíaco é adequadamente radiante e magnético, relaciona os Discípulos entre si e com todo mundo, e produz a interação telepática tão desejada e construtivamente útil para a Hierarquia Espiritual – sempre que exista um grupo de Discípulos consagrados e dedicados a servir a Humanidade.

 

Quem não ama a Humanidade, como poderá pleitear [que não pode ser pleiteada] a Iniciação?

 

Só há fracasso quando identificamos uma condição astral e sucumbimos à ela. Se aplicarmos a Divina Indiferença à condição astral, ela acabará morrendo de inanição, pois, estará privada do "valor nutricional" da nossa atenção. O verdadeiro controle emocional é não dar atenção à astralidade tentadora. Apesar de ser difícil triunfar sobre as emoções, não devemos desistir.

 

Todos os temores e todos os terrores que assolam a Humanidade são fabricados e disseminados pela Loja Negra dos Adeptos.

 

Todos os novos processos na técnica de meditação desta Nova Era devem incluir (e incluirão), como primeiro passo, a visualização, e isto pelas seguintes razões:

1ª) a visualização é o passo inicial que demonstra a Lei Oculta de que a Energia segue o pensamento;

2ª) o aspecto externo de visualização deve ser substituído por um processo interno, que é o primeiro passo para direcionar a energia;

3ª) a visualização de imagens tem por objetivo enfocar o aspirante na cabeça, em um ponto intermediário entre o corpo pituitário e a glândula pineal;

4ª) a visualização do que poderia ser chamado de "processo dirigido" é levada a cabo de uma forma mais concentrada, na área diretamente em torno da glândula pineal, que se converte no centro de um campo magnético que entra em atividade, em primeiro lugar, pelo poder de visualização;

5ª) a faculdade de visualizar é o aspecto construtor de formas da imaginação criadora, e se divide em três partes: a) acumulação de energia qualificada dentro de um círculo infranqueável; b) enfoque desta energia, pela força da intenção, em um ponto próximo à glândula pineal; e c) distribuição da energia enfocada, através de um processo pictórico (não por um ato de vontade), em qualquer direção desejada, ou seja, a certos centros e em determinada ordem;

6ª) o domínio da técnica de visualização envolve as etapas: acumulação de energia –› enfoque –› distribuição ou direção (os processos de cura do futuro empregarão este processo);

7ª) o poder de visualizar corretamente é um dos métodos para se descobrir se algo é verdadeiro ou falso; e

8ª) o processo de visualização e o uso da imaginação são os dois primeiros passos na atividade de construção de formas mentais.

 

Uma outra forma de se entender o que é Iniciação: a Iniciação é um momento de crise [momento de mudança] em que a consciência paira nos lindes [limites] da Revelação.

 

 

Iniciações e Revelações Ilimitadas

 

 

Todos nós, Discípulos ou não, nos encontramos [e nos encontraremos sempre] em uma espécie de "ponto médio", do qual poderemos passar para novas e maiores áreas de Experiência Espiritual ou afundar nas miragens do tempo [que é tempo] e do espaço [que é espaço] e na escravidão da vida pessoal. [É por isto que eu tanto digo e redigo: tudo só depende de nós.]

 

 

 

 

Quando a oportunidade é oferecida e é recusada, o indivíduo passa a viver a vida de um ser humano comum, provavelmente, durante todo o período da encarnação.

 

Em uma Iniciação não é revelada uma possibilidade. A Iniciação é uma experiência efetiva, cujo resultado é a evocação de novos poderes e novas capacidades e o reconhecimento de novos métodos e novos campos de serviço.

 

A plena liberdade de movimento de um Iniciado está adstrita aos limites da Hierarquia.

 

 

 

Todo Ensinamento Esotérico Verdadeiro começa no universal e termina no particular.

 

 

 

 

Entre a Primeira e a Segunda Iniciações podem transcorrer muitas vidas – intervalos muito extensos de silencioso e quase imperceptível crescimento.

 

Cada um de nós é que deve saber se está ou não preparado para receber uma determinada Iniciação. Isto é um assunto de orientação interna e não de informação externa.

 

Quis, quis, quis
receber uma Iniciação.
Não estava preparado.
Gris, gris, gris...
Aí, comprei um sabão!

Humildade não é sentimento ou complexo de inferioridade, mas, ajustado sentido de correta proporção, o que dá ao seu detentor uma visão equilibrada sobre si mesmo, sobre suas responsabilidades e sobre o trabalho que deverá desenvolver em sua vida. [Fiz questão de enfatizar o não.]

 

Regra Básica do Discipulado: esquecer-se de si-mesmo.

 

De maneira geral, a diferença básica entre um Discípulo e um Iniciado é a seguinte: um Discípulo influencia seu meio ambiente; o Iniciado atua mundialmente.

 

Em última análise, a batalha pela Liberdade [contra a Grande Heresia da Separatividade] é exclusivamente nossa.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Mas, há quem pense assim:

 

Ora! Servir ao mundo?
E, quem servirá a mim?
Quem fará a caridade de
me tirar deste buraco fundo?

 

2. Acho que já comentei isto, mas, repetirei: sou membro da Ordem Rosacruz AMORC há quase meio século, e nunca vi nem tenho conhecimento de que haja Iniciações individuais nos Corpos Subordinados (Lojas, Capítulos e Pronaos). Seja como for, para algumas entidades, não como regra, é possível que aconteçam Iniciações isoladas e pessoais.

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://sorryshark.blogspot.com.br/2011/01/sad-moon.html

http://www.ligadoemserie.com.br/2012/03/
bates-motel-o-prologo-de-psicose-na-tv/

http://blogdomeireles.com.br/?p=17724

https://www.dreamstime.com/stock-image-
vector-people-icon-set-image23417501

http://giphy.com/gifs/subway-yoga-subway
-sandwich-6m7ZA00DK34HW5sFSKaY

https://www.tumblr.com/search/construction%20gif

http://wendelin.deviantart.com/
art/Oliver-Hardy-7911364

http://quotesgram.com/stan-laurel-quotes/

http://pt.depositphotos.com/6387183/
stock-illustration-fat-man.html

http://pt.123rf.com/photo_16675312
_que-aponta-o-dedo

http://br.123rf.com/clipart-vetores/
bra%C3%A7os_levantados.html

http://www.clipartkid.com/thin-man-cliparts/

http://vidadeartefinalista.blogspot.com.br/2013/
05/download-baralho-completo-em-vetor.html

http://www.cardboardrepublic.com/
articles/abcs/abcs-of-gming-malleability

http://www.presentermedia.com/index.php?
target=closeup&maincat=animsp&id=9911

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.