O DISCIPULADO
(Parte XXXVII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 37ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A nossa vida atual, seja como enfoque, seja como prova, ainda que seja muito importante, é apenas um fugaz instante na Vida da nossa [personalidade-]alma.

 

Para que possamos progredir na Senda, três coisas precisaremos aprender: adaptabilidade, impessoalidade e renúncia.

 

 

 

Mais uma vez, insisto na importância insubstituível da recapitulação noturna com relação ao modo como agimos e falamos durante o dia, ao que foi [ou não] efetuado e às nossas reações ao meio ambiente.

 

 

Recapitulação

 

 

As forças [da G.'. L.'. N.'.] que tentam deter a expansão proposta pela Hierarquia e limitado o trabalho que tratam de levar a cabo os Discípulos em todo o mundo vêm sendo progressivamente eliminadas.

 

À medida que, honesta e sinceramente, formos reconhecendo as nossas debilidades e fraquezas morais, seremos paulatinamente transformados em instrumentos mais efetivos e se ampliará o Serviço altruísta que prestamos à Humanidade. [É aquela velha história que não me canso de repetir: tudo depende de nós.]

 

A Escola Arcana é um organismo vivente, que vem crescendo por suas próprias potencialidades inerentes e sob a inspiração espiritual da energia que deriva do Ashram do Mestre K. H., do qual Alice Ann Bailey é uma colaboradora e Discípula.

 

Com relação ao que estamos estudando, duas coisas se complementam: os Princípios da Sabedoria Eterna devem ser preservados, porém, devem desaparecer todas as formas dogmáticas, caducas e obstativas.

 

Eventuais erros cometidos não têm [tanta] importância, se a Visão for clara, se houver Persistência Espiritual e se sempre prevalecer o Amor.

 

O Discípulo: — Oh! Mestre!
Eu cometo muitos erros,
e não sou digno.
O Mestre: — Ora, gafanhoto!
Todos comentem erros.
Trabalhe e Combata.

O Discípulo: — Mas, Mestre,
como posso progredir,
se não sou digno?
O Mestre: — Entenda, gafanhoto:
o progresso é inevitável.

 

Devemos desenvolver a obediência oculta, não a obediência às regras estabelecidas, ou seja, devemos desenvolver a obediência à nossa [personalidade-]alma.

 

As [personalidades-]alma de todos os seres-humanos-aí-no-mundo são UMA. [Haveremos de compreender que todas as personalidades-alma de todos os seres do Universo são UMA.]

 

 

 

A nota-chave da nossa vida deve[ria] ser Servir.

 

A Humanidade é Uma, e todas as Sendas conduzem a Deus.

 

Aqueles que estão vinculados à Grande Loja Branca não patrocinam bíblias nem promovem autoridades; apenas estimulam a liberdade da [personalidade-]alma humana. O importante são os ensinamentos, não a sua origem ou forma.

 

Um Mestre não solicita nem espera perfeição dos seus Discípulos, mas, pelo menos, aqueles defeitos de personalidade como, por exemplo, o orgulho, o temperamento irascível e a natureza indisciplinada devem ser controlados.

 

O que poderá ser mais dramático na Via Prestigiosa da Iniciação? Não apreciar devidamente a oportunidade espiritual apresentada. E, neste caso, o que acontece? Permanecer nesta condição [como uma rolha boiando no oceano] aguardando outra encarnação.

 

 

 

Na atualidade, a sensibilidade excessiva à estimulação é muito fácil de ser corrigida, pois, não é propriamente um defeito, mas, uma dívida [dificuldade, digamos assim] cármica. Muitas vezes, nossos fracassoe são apenas aparentes.

 

Quantas coisas quis fazer,
quantas coisas quis entender,
mas, as dificuldades cármicas
me fizeram nascer medricas.

Mas, eu acabei fazendo,
e também acabei entendendo.
Esperar Sentado
= Inalcançar.
Não 'Gaivotar'
= Coisificar.

 

Mais certo do que 2 + 2 = 4, uma coisa é certíssima: enquanto nossa consciência enfatizar a realidade da individualidade (sentido de separatividade), a idéia grupal não poderá tomar forma como um ideal grupal. Precisamos saber que este sentido de separatividade foi laboriosamente desenvolvido de acordo com a Lei Evolutiva a partir do momento que a nossa [personalidade-]alma decidiu experimentar, adquirir conhecimento e expressar a Divindade. E qual é a solução para isto? Romper com o passado caduco e entrar em um novo estado de percepção fundamentalmente inclusivo, excelso e não-separativo.

 

 

 

 

Penetrar na atmosfera mental de um companheiro de grupo é uma coisa; permitir que um companheiro de grupo penetre em nossa atmosfera mental e conheça o conteúdo de nossa mente é outra, e isto implica em uma prova muito maior, que, algum dia, todos nós haveremos de enfrentar. Compartilhar nossas reações emocionais com um Condiscípulo e nos interessarmos pelas reações emocionais dele são coisas que implicam auto-sacrifício e desprendimento em ambas as direções [Discípulo ‹—› Condiscípulo]. Este é apenas um dos encadeamentos do trabalho grupal, e deve[re]mos nos preparar para isto. Esta atitude obriga a todos nós que moderemos nossas atividades irreflexivas e indisciplinadas, para que possamos proteger adequadamente os nossos irmãos. Estas idéias estão de acordo com as sábias palavras de São Paulo: Nenhum homem vive apenas por si mesmo. [Como as moléculas de um gás em movimento] as inter-relações interpessoais são incontáveis.

 

 

Movimento das Moléculas de um Gás

 

 

Considere detidamente e reflita sobre estas seis perguntas:

1ª) Qual dos Cinco Raios Condicionantes você acredita que o controla ou qual é o mais predominante? Qual Raio deverá, de fato, controlá-lo, e como você poderá reforçar este controle?

2ª) Olhando retrospectivamente, você acha que tem progredido definidamente no Caminho? Se assim for, esta crença está baseada em quê? De acordo com as circunstâncias, você acha que poderia ter progredido mais? E se não progrediu, qual foi a razão ou quais foram as razões?

3ª) Pessoalmente, em que deverá consistir seu trabalho futuro em relação:

a) ao seu ego, ao seu meio ambiente e às circunstâncias particulares da sua vida cotidiana?

b) ao estabelecimento de um contato mais estreito com a sua [personalidade-]alma, tendo como objetivo viver efetiva e espiritualmente?

c) à unificação ego[personalidade-]alma?

4ª) Você está satisfeito com o relacionamento estabelecido com os seus Condiscípulos?

5ª) Que atitude você adota em relação a um Mestre Ascensionado, e, em particular, no que concerne ao Mestre DK?

6ª) Se você receber um convite para trabalhar em um Ashram, que tarefa você está disposto a desempenhar nos planos do Ashram? Você tem, em sua mente, algum programa definido de trabalho, como contribuição à atividade do Ashram? Na sua opinião, atualmente, qual é a principal tarefa de um Ashram? Que tipo de ajuda, subjetiva ou objetiva, você pode prestar?

 

Em um Ashram, o homem é conhecido exatamente como é.

 

Você sabe o que mais deixa perplexo um Mestre Ascensionado? A falta de compreensão e de reconhecimento da oportunidade ofertada.

 

Recebi zil oportunidades,
mas, não aproveitei nenhuma.
Preocupei-me com futilidades,
e terminei perdido na bruma!

 

Penso que todos concordem que há uma continuidade espiritual do conhecimento. Assim sendo, ao chegar o momento inevitável de passar ao mais além [nossa Grande Aventura], deveríamos estar totalmente consagrados ao Plano Hierárquico. Esta é uma atitude corretamente orientada, que, inclusive, evita perda de tempo.

 

Neste período planetário, a Hierarquia está constituída por 49 Ashrams. Alguns estão em plena atividade, outros estão em formação e outros ainda estão em estado embrionário, à espera de um Iniciado que adquira a capacidade de se enfocar e que esteja, agora, se preparando para receber a Quinta Iniciação.

 

O que está em jogo não são as necessidades humanas, mas, sim, a necessidade planetária, pois, o Trabalho Hierárquico abrange muito mais do que apenas o Quarto Reino da Natureza [a Humanidade].

 

Precisamos ter em mente que, cada um de nós, Aspirantes e Discípulos, deve se preparar por si mesmo para os Processos Iniciáticos, Iniciando-se nos Mistérios da Divindade através da Disciplina, do Serviço e da Meditação.

 

Principais fatores que mantêm unido um Ashram e estabelecem sua unidade (harmonia telepática e percepção intuitiva):

1º) capacidade de um Mestre (reconhecido pelos Iniciados do Seu Ashram como Custódio do Plano) de se comunicar diretamente com o Conselho de Shamballa;

2º) por atuarem no Plano Búdico ou Intuitivo, todos os Ashrams têm e mantêm unanimidade de propósito em um todo sintético;

3º) os Membros do Ashrams têm a capacidade de viver dentro do campo da percepção intuitiva campo ou esfera de energia gerada pelo propósito unido, pelo planejamento combinado e pela energia concentrada da Hierarquia;

4º) total ausência de crítica; e

5º) os membros de um Ashram estão todos inseridos em um processo de demonstrar Amor e Razão Pura e, ao mesmo tempo, estão enfocados no aspecto Vontade da Divindade.

 

Onde há verdadeira percepção a crítica é automaticamente eliminada.

 

Um Ashram se compõe de Discípulos e de Iniciados de todos os graus.

 

Trabalhar. Servir. Estudar. Refletir. Pensar.

 

Tudo o que não for produtivo como serviço prestado à Humanidade deverá ser considerado inútil.

 

O primeiro grande esforço de todos nós deve ser no sentido de despertar o Centro Cardíaco, para que adquira maior Poder.

 

 

 

Há um ponto vital de energia no Centro do Plexo Solar que espera ser levado pela [personalidade-]alma a uma atividade consciente. Quando isso ocorre, há um despertar para as coisas superiores da Vida, e faz com que o Discípulo se torne sensível às Ondas Superiores da Faculdade Psíquica (como as denominam os ocultistas tibetanos) do mundo espiritual.

 

Um Exercício de Meditação Grupal em duas etapas:

1ª etapa: a energia do Centro Cardíaco deve ser elevada à cabeça por aspiração dirigida deliberadamente estimulada, mentalmente valorizada e emocionalmente impulsionada;

2ª etapa: por um ato da vontade, enviar a energia espiritual para o Plexo Solar; isto trará como resultado o despertar do ponto de força, até agora passivo, que reside detrás (ou melhor, dentro) do centro ativo e desperto.

 

Vida Intencional Esforço para viver conscientemente no Centro, e, do Centro, se exteriorizar como atividade radiante e magnética. (Isto não é simbólico, mas, literal, pois, tudo se resume em um enfoque da consciência.)

 

Processo que conduz à Vida Magnética Radiante:

1 alinhamento reflexivo do ego com a [personalidade-]alma;

2 mentalmente, com a consciência localizada no Centro Ajna, relacionar os Centros do Plexo Solar, do Coração e da Cabeça;

3 concentrar a aspiração e o pensamento (energia mental ) no Centro Cardíaco;

4 transladar, então, a aspiração e a devoção do Coração para o Centro que está localizado no alto da cabeça;

5 emitir três vezes a palavra sagrada OM, vocalizando-A para:

• a [personalidade-]alma;

• a Hierarquia; e

• a Humanidade;

6 invocar o Mantra de Unificação, afirmando:

• os filhos dos homens são um e eu sou um com eles;
• eu Amo, não odeio;
• eu Sirvo, não exijo serviço;
• eu curo, não firo;
• que a dor traga Luz e Amor;
• que a
[personalidade-]alma controle a forma externa [aqui, personalidade-alma pode ser entendida como sendo o Deus de nossos Corações ou o Anjo da Presença];
• que haja Vida em todos os eventos;
• que a Vida traga a Luz e o Amor.
• que a Vida esteja por trás de todos os acontecimentos desta época;
• que venham a Visão e a Percepção Interna;
• que o porvir seja revelado;
• que a união interna seja demonstrada e se manifeste;
• que cessem as divisões exteriores;
• que o Amor prevaleça; e
• que todos os homens Amem;

7 manter o estado vibratório alcançado durante todo o dia.

 

Exercício para ser realizado no momento da Lua Cheia de cada mês:

1º) simbólica, gráfica e imaginativamente, agrupemo-nos com nossos Condiscípulos ao redor do nosso Instrutor, em semicírculo e voltados para o Oriente;

2º) oferecendo as mãos em bendição, com solene intenção, pronunciemos o Mantra de Unificação, que começa com os filhos dos homens são um e eu sou um com eles;

3º) unidos com e na Luz que vem do Leste, que flui através do Mestre [no caso, o Mestre DK], sintamos esta LLuz penetrando através do nosso Centro Coronário, de lá, para o Centro Cardíaco e, por um ato de Vontade, dirijamos esta LLuz, para o ponto passivo no Plexo Solar;

4º) em seguida, dirijamos esta LLuz de volta para o Centro Coronário, esforçando-nos, conscientemente, para ver vinculados os Três Centros (Coronário, Cardíaco e Plexo Solar), de modo que as cabeças de todos os membros do grupo pensem como uma só e os corações dos membros do grupo amem como um só.

 

Uma coisa que devemos ter em mente: em todos os exercícios esotéricos que realizarmos, não deveremos esperar quaisquer resultados. Só uma coisa importa: Servir à Humanidade.

 

 

 

Continua...

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Kinetic_theory_of_gases

http://www.freepik.com/free-photos
-vectors/silhouette-hammer

https://www.vecteezy.com/vector-art/111303
-free-brown-brick-wall-vector

http://semtempero.blogspot.com.br/
2010_02_01_archive.html

https://wallpaperscraft.com/download/
points_background_spot_light_86808/1920x1080

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.