O DISCIPULADO
(Parte XXXIV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 34ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Uma informação: Como é sabido, eu [Djwhal Khul] era o Discípulo mais avançado de Mestre K. H. Quando eu me tornei um Mestre, eu o liberei do seu trabalho no Ashram, para que Ele pudesse realizar um Trabalho mais elevado, e meu lugar, no Seu grupo, foi ocupado por um Discípulo do Segundo Raio. Para liberar completamente um Mestre de todo o Trabalho Ashrâmico, dois Discípulos são necessárias, e, dos dois, eu fui o primeiro a ser escolhido.

 

O que foi dito acima leva ao seguinte entendimento: Um dia, tudo se tornará Hierarquia Realizada, porque a Hierarquia é apenas um estado de consciência que tem o seu centro em Shamballa o Aspecto Vida constituindo o círculo da Humanidade o fator emanante, a influência irradiante (ou aura), mediante a qual os outros Reinos da Natureza são evocados para que respondam ativamente. [É por isto que temos uma gigantesca responsabilidade com os Três Reinos inferiores ao nosso, da mesma forma que...]

 

 

 

 

1 ... 3 ... 9 ... 70 ... 500...

 

Ter a capacidade de se tornar e de ser permanentemente um canal puro e um distribuidor sem obstáculos é o primeiro objetivo do Discipulado, porém, isto leva muito tempo para ser alcançado.

 

Até que um homem seja um Iniciado de alto grau, ele raramente distribuirá energia. Ele trabalha com forças, e estas concernem aos três mundos. Tem sido dito (esotericamente) que enquanto o Discípulo distribuir as quatro forças e fizer ouvir suas sete notas, cada nota tendo uma quádrupla expressão, ele não será capaz de trabalhar com a energia. Quando ele funcionar com a energia, ele trabalhará com sete, e não com vinte e oito. As vinte e oito pertencem ao sete, e, quando o Discípulo trabalha com sete, ele, normalmente e automaticamente, libera as vinte e oito, trabalhando sob a impressão das sete qualidades de Raios.

 

O sucesso na Via Iniciática, digamos assim, depende, pelo menos, de três fatores: pureza de vida, orientação correta (para a [personalidade-]alma, para o Ashram e para a Humanidade) e ausência de crítica.

 

O calibre da capacidade de um Discípulo reside na sua influência através da caneta, da palavra da boca e da sua influência pessoal sobre outras pessoas.

 

Nos estágios finais do Caminho Discipular, os Centros são totalmente controlados pela [personalidade-]alma, através do Centro Coronário, mas, devemos ter em mente que, após a Quarta Iniciação e o desaparecimento do Corpo Causal, não há nenhum aspecto-forma ou veículo que possa manter o Discípulo prisioneiro ou limitá-Lo por qualquer meio.

 

O processo evolutivo é inevitável.

 

Muitos seres-humanos-aí-no-mundo, freqüentemente (embora não em todos os casos), se tornam doentes crônicos por causa da sua preocupação com a natureza da forma física no plano exterior, durante um longo período de anos. É possível (e digo isto deliberadamente) ter uma grave deficiência física, e, ainda assim, ser tão cheio de vitalidade e viver de modo desinteressado pelo mecanismo físico, que a invalidez crônica (como é geralmente entendida) não incapacita.1

 

 

 

 

Precisamos aprender a superar a ênfase-energia que impede que os efeitos da força se imponham sobre a consciência.

 

O objetivo de cada aspirante não é ficar subjugado e atrelado a minúcias [e cousismos psíquico-astrais], mas, sim, expandir sua consciência, para incluir aquilo que está além de si mesmo, alcançar os estados mais elevados de consciência na vida do grupo e da Humanidade, se integrar conscientemente à Hierarquia, eventualmente, à Shamballa, e, ocultamente, conhecer Deus em Suas muitas fases da Sua toda-inclusiva extensão e perfeição.

 

Assim como o Mestre é o ponto central em um Ashram, o Cristo é o ponto central da Hierarquia. O Mestre é o coração do Seu grupo e o Cristo é o coração da Hierarquia. Quanto mais perto chegamos da Compreensão-Realização, mais claro se torna, para nós, o conceito esotérico irrefutável de que o ponto no centro e a periferia são um.

 

 

 

 

À medida que avançamos na Senda do Discipulado, nos transformamos de receptores de Vida em distribuidores de Vida!

 

Depois uma certa Iniciação Maior, surge uma linha direta de Energia ou de Vida sentida, reconhecida, ativa e utilizada entre o Discípulo Consciente e: a) o Centro Cardíaco do Discípulo; b) o Centro da Cabeça, denominado também de Cardíaco; c) o Lótus Egóico, que (até a Quarta Iniciação) é o Centro Cardíaco da Vida Monádica; d) o Mestre no Centro do Seu grupo; e) o Cristo, que é o Centro Cardíaco da Hierarquia; f) a Vida da Mônada, que começa a se fazer sentir na Terceira Iniciação; g) o Próprio Senhor da Vida o Centro Cardíaco de Shamballa.

 

 

Simbolicamente, digamos que seja mais ou menos assim

 

 

Linha de Relação:

Terra Vênus Júpiter Senhor Solar Sol de Sirius.

 

É através da Porta Aberta do Nirvana onde começa o Caminho da Evolução Superior. Isto marca um alcance de realização denominado esotericamente Dentro do Coração, o Coração do Cristo, a Síntese dentro da Hierarquia dos Raios. Preste bem atenção: chegamos a uma Época ou Era em que isto é completamente possível para todos nós. E ninguém deve se sentir nem velho nem caduco para alcançar este patamar, pois, a nossa [personalidade-]alma não tem idade, e pode usar seu instrumento, se ele for adequado e estiver disponível!2

 

Estar deprimido é sinônimo de egoísmo.

 

O chamado da Hierarquia nãom é só para alguns; é dirigido à toda a Humanidade.

 

A Coisa é assim: simplesmente, devemos aprender a obedecer os Que-Sabem-e-Podem até o ponto de crucificação, ou seja, a determinação para Servir.

 

Não daqui a pouco,

não, quem sabe, amanhã,

porém, sempre, sempre,

Servir desiteressadamente.

 

No Caminho Iniciático, de uma LLuz à outra, de um Discípulo Consciente, algumas coisas são fundamentais e precisam ser desenvolvidas: intelecto bem desenvolvido, silenciosa lealdade esotérica, desinteressar-se por si mesmo, aguda discriminação, saber diferenciar concertadamente os valores, compreensão amorosa, boa vontade, inofensividade, não-separatividade, abstrair-se mentalmente do que é desagradável e causa infelicidade, adquirir perspectiva de longo alcance, participação efetiva no karma e no sofrimento mundiais, lançar-se além do espaço-tempo e ter um Corpo Astral controlado.

 

A Prova da Verdade é a Verdade-em-si.

 

Uma coisa que precisamos meter na cabeça: nenhum Mestre Ascensionado é infalível nem sabe-tudo; como tudo e como todos nós, os Mestres Ascensionados também estão em processo de Evolução. Outra coisa: Os Mestres Ascensionados jamais querem que, obrigatoriamente, façamos isto ou aquilo, e não nos obrigam, compulsam nem coagem a nada. A responsabilidade de tudo é nossa, e de mais ninguém. Nada é mais sagrado do que a nossa liberdade individual. Precisamos aprender a reconhecer a nossa [personalidade-]alma, e não ter uma devoção desproporcional a qualquer Mestre.

 

Fazer qualquer alusão, pública o privada, de que se é um Iniciado é inteiramente contrário à Lei [até porque ser um iniciado de uma irmandade terrena e ser um Iniciado na ou da Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius são coisas completamente diferentes].

 

Do Neófito Probacionista até o Cristo o Mestre dos Mestres e o Instrutor dos Anjos e dos homens todos são Discípulos Trabalhadores da Hierarquia. Devemos ter constantemente presente que estatura hierárquica, título, categoria e posição não significam nada. O que conta é o ensino, ou seja, sua verdade e seu apelo intuitivo.

 

 

 

 

Em uma Escola Esotérica Iniciática, Verdadeira e Autêntica, os membros são livres, não são forçados a fazer juramentos e não são compelidos a contrair compromissos. Têm liberdade para fazer seus próprios ajustes e para interpretar a Verdade de acordo com as suas capacidades individuais. Não há nada de mais daninho na Via Iniciática do que obediência cega a um Mestre, seja Ele qual for. Obediência cega é antítese de Iniciação. [Negrito e sublinhado meus. Entenda que obediência a Princípios é uma coisa; obediência a outrem é outra completamente diferente. Se há um Mestre que sempre deve ser ouvido e obedecido, como ensina o mestre DK, é apenas o Mestre do nosso Coraçãoa nossa [personalidade]-alma, o Verdadeiro Homem Espiritual dentro de cada um de nós.] O princípio ou lema fundamental de qualquer Escola Esotérica Iniciática, Verdadeira e Autêntica deve ser o Serviço, com base no Amor à Humanidade.

 

Uma coisinha que precisamos ter em mente e que não esquecer jamais é: podemos não conhecer diretamente nenhum Mestre Ascensionado, porém, pelo trabalho que realizamos (se, desapegada e desinteressadamente, realizamos algum trabalho útil pela Humanidade), certamente Deles, da Hierarquia, de Shamballa e até de Mais Acima somos conhecidos. Nem 2 + 2 = 4 é mais certo do que isto. Então, façamos o que deve e precisa ser feito, e ponto final! Ponto final; não reticências ofegantes e esperançosas! Se você pensar direitinho e de forma isenta, ficarmos querendo, manhosa e desesperadamente, fazer contato com os Mestres Ascensionados ou com Quem-sei-lá-Quem não deixa de ser, em um certo sentido, um egoísmo de nossa parte. Os Mestres Ascensionados têm mais o que fazer do que ficar atendo chamados de bebê chorão. Quando a Hora chegar... Se a Hora chegar... Melhor seria dizer: quando o segundo chegar... Se o segundo chegar... Aí, não passará o segundo segundo! Enfim, só precisamos ser homens e mulheres de boa vontade.

 

 

Cada qual enfiado dentro da sua bolinha de egoísmo!

 

 

Afinal, como deveremos agir: defenderei a minha pátria, tenha ou não razão, ou defenderei a Humanidade, esteja certa ou errada?

 

Precisamos saber que, durante a 2ª Grande Guerra, a Hierarquia apoiou integralmente os Aliados (que lutaram pela libertação de toda a Humanidade e pelo alívio dos povos que sofriam), e não deu qualquer tipo de ajuda ou de suporte às Potências do Eixo (Roma-Berlim-Tóquio), representantes do Fascismo, do Nazismo e da Monarquia Absoluta. [Eu aproveito esta dica para, novamente, dizer e enfatizar que não há boçalidade-covardia maior do que a neutralidade. Quanto a isto, o Mestre DK faz questão de nos lembrar as Palavras de Cristo: Quem não está Comigo está contra Mim. Por isto: abaixo de tudo –› Liberdade; no meio –› liberdade; acima de tudo –› Liberdade! As pessoas com inclinações espirituais que acham que manter a neutralidade, seja qual for a situação, é a atitude que sempre deve ser tomada por um espiritualista, estão a confundir Stanislaw Ponte Preta com a ponte preta do Stanislaw, coisa muito comum nos avestruzes que não conseguem se livrar das inconsistências da velha ordem e, piscianamente, permanecem avestruzeiramente de joelhos.]

 

A crítica é sã, desde que não seja ou se torne destrutiva.

 

 

Don Beiçola

 

 

Um Verdadeiro Adepto sacrifica seu próprio progresso imediato para ajudar a Humanidade. [Para compreender isto bem direitinho, é preciso, primeiro, compreender que o tempo não é o TEMPORE, que o espaço não é o SPATIO, que a vontade não é a VOLUNTAS, e que o hoje não é AD ÆTERNUM. FIAT VOLUNTAS TUA IN TEMPORE ET SPATIO AD ÆTERNUM. Mas, fica a pergunta: VOLUNTAS de quem? Resposta: do nosso Deus Interior – o Verdadeiro Homem Espiritual dentro de cada um de nós.]

 

Um Mestre Ascensionado nunca ordena nada.

 

Quando um Discípulo é bem-sucedido em uma tarefa qualquer, não corre para o Mestre para ser elogiado; Ele sabe que não será. [Na Via Prestigiosa e Sagrada da Iniciação, nada pode ser mais detrimentoso e retrocededor do que o elogio, seja devido ou justo, seja imérito.]

 

Só aprenderemos a ser Mestres aprendendo.

 

A Humanidade não está só.

 

A Hierarquia existe.

 

Trabalhar em Silêncio.

 

Os Mestres não estão preocupados com lealdades pessoais nem esperam reconhecimento pelo Trabalho que desenvolvem, orientam e estimulam. Dedicam-se exclusivamente a aliviar o sofrimento, a promover a evolução da Humanidade e a indicar as metas ou os objetivos espirituais.

 

Aqui termina o 1º Livro deste estudo. Daqui a algum tempo publicarei os fragmentos relativos ao 2º Livro.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Eu conheço uma senhora, de setenta e poucos anos, que vai a médico toda semana (pelo menos, uma vez). É médico de tudo e médico pra tudo. Ela está sempre doente e vive permanentemente doente. Cada dia, é um achaque, uma indisposição específica e uma dor diferente, que dá nos lugares mais esquisitos do corpo. E, se, por acaso, você falar em alguma doença, ela dirá que sofre daquilo. Bem, você consegue imaginar qual é o maior problema desta infeliz senhora? Pois é, ela não bebe água de jeito maneira; acha água simplesmente horrível. Só toma coca-cola! O que acabei de relatar é absolutamente verídico, e eu conheço esta senhora desde garotinho, e até acabei me tornando meio que parente dela. Eu já cansei de dizer a ela que todos os seus problemas de saúde derivam da não ingestão de uma quantidade adequada de água durante o dia, porém, tudo continua na mesma e na mesma continua.

2. Por hipótese, imagine que só exista um penúltimo momento, pois, o último momento nunca acontecerá! TDDN Tudo Depende De Nós!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://giphy.com/gifs/the-critic-SurQ0YgWtQasw

http://alcrego.tumblr.com/post/110772814366/
although-everybody-has-a-face-book-all-what-i-can

https://www.zeroaggressionproject.org/

http://www.toyboxphilosopher.com/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.