O DISCIPULADO
(Parte XXXIII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 33ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Essencialmente, tudo consiste e se resume em registrar a Unidade Essencial e dar um fim na separatividade.

 

Curiosamente – e isto depende só de nós – poderemos aprender em um simples e breve dia o que poderia levar meses, anos ou até encarnações.1

 

 

 

 

Se estiver devidamente focada, a Tensão (correta orientação + verdadeiro sentido dos valores) é o grande Poder Libertador. Exemplos de bloqueadores (inibidores) da Tensão: preocupação com a nossa condição física, preocupação com os fracassos de outras pessoas e preocupação com as idéias e os conceitos que os outros fazem de nós.

 

Generalizando, todas as dificuldades que temos na Via Prestigiosa da Iniciação derivam do fato de vivermos mais na periferia da nossa consciência do que no centro. Em conseqüência, nosso Serviço é parcial, nossa consagração é débil e somos dominados pela inércia e pelo desinteresse para com os outros, vivendo mergulhados nas múltiplas preocupações do aspecto-forma da vida.

 

Uma pergunta para você meditar profundamente: Qual é a diferença entre o Amor e a vontade de amar? Uma dica: Esqueça-se de você mesmo. A Humanidade necessita de cada um de nós. Precisamos derrubar o muro que separa ou isola o nosso ego da nossa [personalidade-]alma.

 

A nota-chave do Discipulado Aceito é estabelecer contato com o Mestre.

 

A impessoalidade é o primeiro passo no caminho para o Amor Espiritual e para a Compreensão. Ao alcançarmos a impessoalidade, pelo correto enfoque, desaparecerão as críticas e o Amor poderá fluir. Mas, o que é impessoalidade? Simplesmente, Divina Indiferença em relação aos eventos externos na vida do pequeno eu [ego], e um senso de proporção que permite que o Discípulo veja seus pequenos assuntos pessoais físicos, emocionais e mentais em termos da Totalidade.

 

O que adianta colocar a carroça na frente do cavalo?

 

 

 

Uma grande dificuldade na Via Iniciática aparece quando nos sentimos satisfeitos conosco, pois, a satisfação que possamos sentir conosco ou com o Serviço que estamos prestando gera, digamos assim, uma espécie de inércia límbica. Tenhamos em mente que as oportunidades de Servir são ilimitadas.

 

Um Mestre, ao aceitar alguém como Discípulo, aceita também a responsabilidade de prepará-Lo para a Iniciação.

 

Às vezes, pelos mais variados motivos, alguns Discípulos desanimam e desistem do Ashram ou Grupo. Isto, todavia, só pode acontecer exotericamente, pois, o vínculo sempre persiste, ainda que, momentaneamente, possa ser interrompido.2

 

Algumas perguntas que precisamos nos fazer:

• O quão efetivo é o meu trabalho na minha esfera de atividade?

• O quão efetivos são os meus pensamentos e os meus planos sobre o que poderei me deparar no futuro imediato?

• Que resultados vejo como frutos do meu trabalho?

• Eu sinto que o meu trabalho tem sido satisfatório, do ponto de vista da minha [personalidade-]alma e, incidentalmente, do meu Mestre?

• Eu trabalhei impessoalmente em relação aos meus condiscípulos e colaboradores, independentemente da sua categoria?

• Mantive o necessário espírito de colaboração amorosa?

• Honestamente, eu reconheço minhas próprias limitações e as dos meus condiscípulos e colaboradores, e sigo em frente com aqueles que servem ao meu lado, sem críticas e em silêncio?

• Eu sei exatamente o estágio em que estou? A quem posso auxiliar? A quem posso me dirigir para me dar um exemplo, me ajudar e me propiciar compreensão?

 

Uma das coisas que precisamos aprender é reconhecer e diferençar aqueles a quem poderemos ajudar de aqueles de quem poderemos esperar alguma ajuda. Há uma Progressão Hierárquica que precisa ser conhecida e considerada.

 

Progredimos exclusivamente através [do nosso esforço-combate-mérito e] dos nossos próprios reconhecimentos espirituais. Ao considerarmos o reconhecimento como um aspecto ou fração de um Todo Maior, isto constitui a semente de uma maior expansão da consciência. Uma constante expansão estabilizada da consciência significa Iniciação. [Sublinhado meu.]

 

 

Fração de um Todo Maior

 

 

 

 

Até certa medida, todo Discípulo é um ponto focal de Poder.

 

A teoria tão prevalente entre alguns grupos esotéricos que o Dirigente ou um Discípulo Avançado têm necessariamente que produzir determinadas situações [demonstrações psíquicas ou similares] para desenvolver o estudante é absolutamente contrária à Lei Oculta.

 

Eu queria ver,
e vi,
mas,
não adiantou nada!

Deixei de querer ver,
e Vi!
E aí,
adiantou tudo!

 

Oportunamente, quando a vibração de um Discípulo se tornar constante e passar a responder a outra Vibração Mais Elevada, ambas poderão se Sincronizar. Esta Sincronização caracteriza todos os graus de Iniciados e, particularmente, um Iniciado de Alto Grau, e também é indicativa de que um Iniciado ou um Discípulo de grau inferior poderão ser aceitos nos Graus Superiores. A Sincronização é a Chave da Iniciação. [Sublinhado meu.]

 

 

Sincronização

 

 

Sincronização

 

 

Há uma etapa peculiar da Senda do Discipulado em que o Discípulo já se encontra no Sutratma ou no Fio. Então, é ensinado a ele como, em casos de emergência, chamar a atenção do Mestre.

 

Toda e qualquer experiência psíquica inferior é inteiramente indesejável.

 

As pessoas comuns são, inerentemente, astrais em suas atividades, em suas interpretações fenomênicas, em suas atitudes e em seus enfoques. Portanto, é necessário insistir, advertir e fazer compreender ao psíquico inferior a inconveniência da vida astral.

 

Haveremos de nos convencer de que nenhum aspecto da Manifestação Divina está além do escopo da nossa experiência. [O que ainda está ou parece estar além do escopo da nossa experiência deriva apenas de um fato, ou de outro, ou dos dois associados: a nossa ignorância das coisas e/ou o nosso desinteresse pelas coisas.]

 

 

 

Ninguém pode dizer, simplesmente por ser um Discípulo, que não est(ar)á sujeito à esta ou àquela experiência. Todos nós deve(re)mos estar preparados para todas as experiências, e encarar o fato de que, com o tempo, todos nós nos tornaremos Discípulos [eventualmente, até Aceitos] e psíquicos, tanto inferiores como superiores, assim como o Cristo foi. A única maneira de nos defendermos do psiquismo inferior é impedir que os poderes inferiores se manifestem, até que as nossas faculdades mentais superiores estejam ativas; então, as faculdades mentais inferiores poderão ser controladas e manejadas (se assim puder ser dito) a partir de um nível elevado de consciência. Aprenderemos, enfim, que só há Vida e forma, e, então, administraremos os Processos da Vida por intermédio da forma, a fim de podermos produzir a Manifestação Divina.

 

 

 

Uma pergunta difícil de ser respondida, mas, que precisa ser pensada e respondida: Como poderemos resgatar e proteger os outros, se temermos entrar nos reinos da vida onde rege o psiquismo inferior? Bem, isto não significa que devamos cultivar poderes psíquicos, mas, estarmos alertas para ver e ouvir em todos os níveis onde prestamos Serviço, sabendo o mais exatamente possível o que vemos e o que ouvimos, interpretando corretamente sem preconceitos e sem nos deixarmos cegar pelo medo.

 

Requisitos básicos para podermos progredir espiritualmente e prestarmos um Serviço concertado:

1º) Descentralizar-se. Deixar de ser um ponto dramático de interesse no pequeno cenário da vida pessoal. Não se preocupar com a natureza sensorial. Não permitir que o auto-interesse excessivo impeça de controlar os pensamentos e as aspirações. [A questão, aqui, é saber avaliar direitinho o que é excessivo e o que não é. Não esqueçamos de que o que pode ser excessivo ou supérfluo para uns poderá ser supérfluo ou excessivo para outros.]

2º) Trabalhar de forma impessoal, não se importando como o ego reage. Isto significa não vacilar, atuando com firmeza quando surgir a necessidade ou a oportunidade. [Ou seja: jamais ser neutro em relação a nada e jamais deixar-pra-lá.]

3º) Desenvolver um senso de proporção com relação ao trabalho que, necessariamente, precisa ser levado a efeito, e considerar que este trabalho tem valor relativo no que concerne ao Trabalho do Mestre e à Vida do Ashram. [Ou seja, eliminar os sinônimos: vaidade, autovalorização, orgulho, presunção, imodéstia e pretensão.] Ficar lembrando constantemente que é um Discípulo é como denomina o Mestre Morya: Ufana recordação da mente absorta em si mesma.Devemos alcançar o ponto de até esquecermos a existência do Mestre!

4º) Trabalhar sempre a partir de um Ponto de Tensão Espiritual. Enquanto estivermos focados no ego (aspirações pessoais), o Ponto de Tensão Espiritual irá escapar. Tudo se resume a se dedicar ao Serviço necessário para libertar a Humanidade. [Praticar constantemente o inegoísmo e a solidariedade.]

 

 


Um Mestre só atenderá ao chamado de um Discípulo, se este chamado for para propósitos de Serviço grupal, nunca para si mesmo ou em beneficio do próprio Discípulo. [Quanto a isto, há algum tempo, publiquei o rascunho E, Então... Invoquei o Mestre...] Todavia, quando há uma emergência real, o Mestre atende imediatamente ao chamado, não importa o que Ele esteja fazendo. [Negrito e sublinhado meus. Repetindo o comentário que fiz mais acima, mas, trocando as palavras, direi: a questão, aqui, é saber avaliar direitinho o que é emergência real e o que não é. Não esqueçamos de que o que pode ser uma emergência real para uns poderá não ser para outros nem, muito menos, para o Mestre. Por isto, algumas vezes invocamos o Mestre, mas, não obtemos qualquer resposta.]

 

Tudo o que estudamos até aqui pode ser resumido em Quatro Palavras: Vontade Espiritual Silenciosa e Concertada. Seja como for, precisamos descobrir o que viemos fazer aqui nesta encarnação, e tratar de desempenhar a nossa missão com toda dedicação. Todavia, tudo está ligado à necessidade da Humanidade. [Não há missão pessoal para fins puramente pessoais. Toda compensação cármica envolve(rá) sempre o(s) outro(s).] Quanto a tudo isto, quatro perguntas precisam ser respondidas:

1º) Realmente, sabemos qual é a tarefa-missão da nossa vida?

2º) Temos tentado levar a cabo as atuais circunstâncias da nossa vida?

3º) Temos tido como principal objetivo a formação do caráter e o desenvolvimento da pureza?

4º) Estamos preocupados com a necessidade da Humanidade ou com a nossa posição como Discípulos, com os nossos próprios problemas espirituais e com as ilusórios e terríveis dificuldades de nossa vida pessoal?

 

Quanto às quatro perguntas acima, precisamos destruir completamente os velhos hábitos mentais.

 

 

 

 

O Ashram Exotérico é uma exteriorização do Ashram Interno [Esotérico], refletindo a Radiação e estabelecendo um Campo Magnético de Poder Espiritual. Então, repetindo: Um Ashram não se constitui de um grupo de pessoas que buscam Conhecimento Espiritual. É um Centro Espiritual de atividades grupais (um Centro de Invocação), impulsionado por determinadas Energias (quando se Lhe outorga ou faculta plena e adequada influência), de tal sorte que permite ao grupo levar a cabo concertadamente a realização do Plano do Mestre, satisfazendo as necessidades humanas.

 

Todos os Discípulos no Sutratma ou no Fio sempre atuam através do Centro Coronário. Todavia, as Técnicas utilizadas por estes Discípulos não podem ser publicamente divulgadas; precisamos merecer conhecê-Las.

 

 

 

 

O Sutratma não é o Antahkarana, mas, um Fio Vinculador de Luz Vivente. O Mestre o projeta à medida que o Serviço do Discípulo evoca uma resposta Dele.

 

A Hierarquia é controlada por Shamballa. Devemos ter sempre em mente a relação maior e a relação menor.

 

Recordando: Denomina-se Discípulo Dentro da Aura o estágio do Discipulado em que é possível estabelecer [invocar] um chamado, que permitirá ao Discípulo ter uma entrevista com o Mestre.

 

Uma das tarefas mais difíceis na Via Iniciática é responder adequadamente às necessidades da Humanidade como grupo, pois, isto implica em ter alcançado um sentido de correta proporção e sensata organização, no tempo e espaço, dos processos, das tendências e das atividades vitais. Seja como for, o bem individual deverá ser substituído sempre pelo Bem do Todo [Bem Global].

 

 

No Cosmo, não há essa bosta de sozinho,
e, muito menos, esse cocô de
só-pra-mim!

 

 

Meta de qualquer Discípulo: alcançar ou obter a Serenidade Oculta. Todavia, Serenidade não é Paz. A Paz é sempre temporária; a Serenidade é o estado em que não há qualquer tipo de perturbação emocional, pois, a mente está permanentemente focada na consciência da [personalidade-]alma, ou seja, LLuz. Isto se resume no seguinte: Serenidade é a intensidade do sentimento transmutado em compreensão enfocada. É exatamente este estado que permite ao Discípulo viver na Aura do Mestre.

 

Um Discípulo Aceito progride através de três respostas vibratórias: 1ª) reage à vibração, à nota ou à qualidade de um Ashram, de acordo com o seu tipo de Raio; 2ª) compreende cada vez mais a natureza e a nota do seu Ashram, e avança da periferia para a esfera de influência do Mestre e do seu grupo; e 3ª) passa a responder (a partir do seu ponto de vista), poderosa e inesperadamente, à vibração do Mestre, à medida que atua no centro do seu grupo. Estas progressões permitem que o Discípulo viva na Aura do Mestre.

 

 

(Esta animação está resumida,
e é só e trivialmente simbólica)

 

 

E já que se falou em aura, é preciso que seja dito que já foram escrita muitas tonteiras sobre ela, tudo se resumindo, de maneira geral, à cor e à luz. Do ponto de vista do Conhecimento Oculto, há apenas dois termos que a descrevem corretamente, e são: qualidade e esfera de influência. O que os clarividentes realmente percebem é uma impressão vibratória, que a mente traduz com rapidez em uma simbologia de cores, quando, na realidade, a aura é incolor.3

 

 

Os Três Corpos Etérico, Astral e Mental são apenas reflexos dos Três Aspectos da Tríade Espiritual.

 

O ensinamento de que o ego [eu inferior] tem de ser destruído é uma distorção da verdade. Seu enfoque de consciência, sim, é que deve ser transladado da tripla natureza inferior para a Tríade, com a ajuda da tríplice natureza da [personalidade-]alma. O método para esta transferência progressiva consiste em responder a um grau cada vez mais elevado de atividade vibratória. [É por isto que, por exemplo, celibato, autoflagelação e outros absurdos sacrificiais nunca adiantaram e não adiantam bulhufas. De maneira geral, não se aprende sofrendo; aprende-se compreendendo. Todavia, as compensações cármicas, muitas vezes, poderão ser amargas e dolorosas, porém, a compreensão sempre é doce e prazerosa.]

 

 

 

Muito se fala na Hierarquia, mas, o que é a Hierarquia? A Hierarquia é apenas um Grande Ashram com um Triângulo Radiante no Centro, composto pelo Cristo, pelo Maha Choan e pelo Manu.

 

A partir do momento que o Discípulo estabelece uma aproximação com a Tríade Espiritual (mesmo que seja em pequena escala) responde, pela primeira vez, à Aura do Mestre. [E como não perco uma oportunidade para repetir as coisas, repito: tudo depende de nós; tudo depende do nosso esforço pessoal. Não há milagres, nem privilégios, nem preferências, nem favoritismos.]

 

Todas as atividades espirituais de um Discípulo tendem a ter por base o Centro Coronário.

 

Precisamos compreender muito direitinho que, no campo da Via Iniciática, a maioria das coisas é muito difícil de ser explicada com palavras, e sempre que isto é feito acontece uma deformação de como a coisa é na realidade. Ou seja: as palavras e as tentativas de explicação sempre descaracterizam, desfiguram e cristalizam a coisa como ela é na realidade. Nesta matéria, explicar é sinônimo de distorcer.

 

A partir do momento em que um Discípulo-Iniciado intensifica a sua vibração para que se torne ou seja idêntica a do Mestre, e, mais do que isto, pode manter este grau vibratório como uma qualidade irradiante normal, então, ele se torna um Mestre.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Vou reescrever esta frase à la Rodolfo: Curiosamente – e isto depende só de nós – poderemos aprender em alguns segundos o que poderia levar meses, anos ou até encarnações. Lembre, por exemplo, que o primeiro orgasmo que tivemos durou apenas alguns segundos, e foi uma das maiores experiências pessoais que tivemos nesta vida!

2. Bem, não quero, de forma alguma, contradizer o Mestre DK, mas, como já comentei em um trabalho muito antigo, essa coisa de uma vez Iniciado para sempre Iniciado (ou uma vez Discípulo para sempre Discípulo) é e não é bem assim. É para os que retornam (como na Parábola do Filho Pródigo); não é para os que se desviam e caem indefinidamente na teia da G.'. L.'. N.'. Se voltarem, terão que começar tudo de novo, desde o bê-á-bá. Todavia, ninguém precisa ficar temeroso; apenas deve estar permanentemente vigilante. O fato é que só não morreremos se nos tornarmos unos com o Ser-Sempre-Ser. Para isso não há exceção. Então, para Viver é necessário Navegar e Morrer.

3. Isto é fácil de ser compreendido, se você levar em conta o Teclado Cósmico ou Escala de Vibrações do astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês Nicolas Camille Flammarion (Montigny-le-Roi, 26 de fevereiro de 1842 Juvisy-sur-Orge, 3 de junho de 1925). E não se esqueça de que, em termos de freqüência, o espectro visível é definido pela banda situada mais ou menos entre 400 THz e 750 THz.

 

 

Camille Flammarion

Camille Flammarion

 

 

 

 

Considerando que E (Energia) = h (Constante de Planck) x f (freqüência), para calcularmos a energia dos fótons do espectro visível, basta multiplicar a freqüência (na faixa de 400 THz a 750 THz) pela Constante de Planck (6,63 x 10-34 J.s). As Cores que podem ser produzidas pela luz em uma banda estreita de comprimentos de ondas (luz monocromática) são chamadas de cores espectrais puras. Os vários alcances de cores que estão indicadas no diagrama abaixo são algumas aproximações: o espectro é contínuo e sem limites bem determinados entre uma cor e outra.

 

Cor
Freqüência (THz)
Comprimento de Onda (nm)
Violeta
668 – 789
380 – 450
Azul
606 – 668
450 – 495
Verde
526 – 606
495 – 570
Amarelo
508 – 526
570 – 590
Laranja
484 – 508
590 – 620
vermelho
400 – 484
620 – 750

 

 

Por que fiz este breve resumo sobre o Espectro Visível (ou Espectro Óptico)? Porque precisamos entender, de uma vez para sempre, que a aura de coisíssima nenhuma pode ser vista a olho nu. Quando alguém diz que viu ou que está vendo a aura de alguém ou de alguma coisa, está tão-somente interpretando, à sua maneira, vibrações recebidas de uma coisa que não tem cor. No Universo, tudo é energia, tudo se movimenta, tudo vibra; cor e luz, por exemplo, são meras conseqüências de estados vibratórios específicos, igualzinho a pum que fede e pum que não fede. Se não fosse assim, o Universo, com pum ou sem pum, não existiria. O que distingue uma coisa de outra é o seu padrão vibratório. Entretanto, mais ou menos abaixo de 400 THz e mais ou menos acima de 750 THz nós não vemos bulhufas. Então, aqui também é preciso ter muito cuidado com esses vedores de auras e que fazem prognósticos. Isto é tudo um tremendo papo-furado.

 

 

Onda Eletromagnética

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://br.123rf.com/stock-photo/
grilh%C3%B5es.html

https://commons.wikimedia.org/
wiki/File:EM-Wave.gif

https://pt.wikipedia.org/wiki/
Espectro_vis%C3%ADvel

https://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/

https://commons.wikimedia.org/

http://www.123rf.com/

http://igrejacomunidadevidaepaz.com.br/?p=30

http://www.eracewalk.com/Home.htm

https://portal2013br.wordpress.com/2014/06/22/como-
ascender-a-maestria-de-servir-aos-outros-parte-11/

https://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-
royalty-free-vector-grama-verde-image21320549

http://eduardocarvalho.net/o-boi-e-a-carroca/

https://br.pinterest.com/thiagoqvalle/
3d-geometry-motion/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.