O DISCIPULADO
(Parte XXX)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 30ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O que são as dores? Quais são as origens das dores? A dor sempre ocorre quando seguimos a linha de maior resistência, para atingirmos o topo da montanha A dor é a luta pela Ascensão, através da matéria, que leva o homem aos Pés do Logos. A dor é a destruição da forma, para a obtenção o Fogo Interior. A dor é o frio do isolamento, que leva ao calor do Sol Central. A dor é se queimar na fogueira para, finalmente, conhecer o frescor da Água da Vida. A dor é a viagem para o País Distante, resultando na bem-vinda Casa do Pai. A dor é a ilusão de ter sido deserdado pelo Pai, que impele o Filho Pródigo diretamente para o Coração do Pai. A dor é a cruz da perda total, que devolve as riquezas adquiridas da abundância eterna. A dor é o estímulo, que impulsiona o esforçado construtor a levar a construção do Templo à perfeição total. A dor se manifesta de muitas maneiras, mas, sempre conduz a [personalidade-]alma humana das trevas à LLuz, da escravidão à libertação, da agonia à Paz Profunda. Esta Paz, esta LLuz e esta Libertação, no seio da Harmonia Ordenada do Cosmos, pertencem a todos os filhos dos homens.1

 

 

 

 

Fragmento extraído do Antigo Comentário [preste muita atenção neste Comentário, porque, ainda que seja simbólico, mais do que simbólico é e representa uma trajetória]: As sedativas Águas refrescam. Lentamente, trazem alívio, abstraindo a forma de tudo o que possa ser tocado. O calor febril estremecedor do desejo longamente reprimido cede ao gole refrescante. A Água e a dor se anulam mutuamente. Longo é o gole refrescante! O Fogo Ardente libera de tudo o que obstrui o Caminho para a Vida. E chega a Bem-aventurança, seguida pelo Fogo – o Fogo sobre as Águas. A Água e o Fogo se misturam e produzem a Grande Ilusão. O nevoeiro é o produto da bruma, e o vapor e o ruído, que velam a LLuz, escondem a Verdade e interceptam o Sol. O Fogo arde vorazmente. Desaparecem a dor e as Águas. Aparecem o frio, o calor, a luz do dia, a radiação do Sol nascente e o perfeito conhecimento da Verdade. Esta é a Senda para todos os que procuram LLuz. Acima de tudo, para a forma e para todos os seus desejos, [as suas cobiças e as suas paixões]. Em seguida, a dor. Depois, as Águas sedativas e o surgimento de um pequeno Fogo. O Fogo aumenta, o calor está ativo e, dentro da pequena esfera, realiza o seu Trabalho Ígneo. Também pode ser vista a umidade. À densa névoa e à dor é adicionada uma dolorosa confusão, porque aqueles que usam o Fogo da Mente durante a primeira fase estão perdidas dentro de uma luz ilusória [Magia Negra]. O calor aumenta terrivelmente, e logo é perdida a capacidade de sofrer. Todavia, quando esta fase é ultrapassada, chegam ao Peregrino o brilho diretamente do Sol e a Luz clara e brilhante da Verdade. Para todos nós, este é o Caminho de Retorno para o Centro Oculto. Aplica a dor! Pede o Fogo, ó Peregrino, em um país estranho e desconhecido. As Águas limpam a lama e o lodo da Natureza, e os Fogos consomem as formas obstaculizadoras, que tentam reter o Peregrino, trazendo Libertação. Como se fosse um rio, as Águas Vivas arrastam o Peregrino para o Coração do Pai. O Fogo destrói o véu que esconde o Rosto do Pai.

 

Na Antiga Atlântida, a Terceira Iniciação [considerada a Primeira para os Mestres da Grande Loja Branca] era a Iniciação mais elevada [o Limite Iniciático] que um Iniciado poderia receber. Há um curioso e antigo Canto Atlante, que já não é mais cantado, mas, em tempos antigos, era entoado por aqueles que recebiam esta Augusta Iniciação. Os símbolos deste Canto, e, logicamente, seu ritmo e seu poder, perderam a efetividade. As palavras, cantadas em fórmulas antigas e notas peculiares e selecionadas, eram muito poderosas, e, em certas cerimônias, produziam resultados definidos, mas, há muito tempo desapareceram. O Canto era assim:

Permaneço entre o Céu e a Terra. Eu visualizo Deus! Eu vejo as formas que Deus tomou. Odeio os dois. Eles não significam nada para mim, porque não posso alcançar o Primeiro e não amo as segundas. Sinto-me atormentado. Eu não posso conhecer o Espaço nem Sua Vida, de modo que não O desejo. Conheço muito bem o tempo e suas inúmeras formas. Pendo entre ambos e não desejo nenhum. Deus fala dos céus. É operada uma mudança. Ouço com o ouvido atento, e, escutando, volto a cabeça. Aquilo que visualizo, e mesmo que visualize bem, não posso alcançar; está perto do meu Coração. Os anseios antigos voltam e morrem. As velhas cadeias de miragens se rompem. Corro para a frente. Ouço miríades de vozes, e detenho meus passos. Na Terra, o som dos trovões abafam a Voz de Deus. Dou a volta na Estrada, e visualizo as alegrias prolongadas na Terra, da carne e dos meus entes queridos. Perco a visão das Coisas Eternas. A Voz de Deus se desvanece. Novamente, estou atormentado, porém, apenas por um curto período de tempo. Meu pequeno ego oscila para frente e para trás, assim como um pássaro voa no ar e pousa em uma árvore. Sem embargo, Deus, em Sua posição elevada, excede o pequeno pássaro. Assim, sei que Deus será vitorioso, e, mais tarde, escravizará a mim e a minha mente. Ouçam o alegre Hino que eu canto! O trabalho foi realizado. Meu ouvido se tornou surdo para os apelos da Terra, a não ser para a Pequena Voz de todas as [personalidades]alma ocultas nas formas externas, porque elas são como eu e eu estou unificado com elas. A Voz de Deus é ouvida de forma clara, e, nos Seus tons e sobretons, as ínfimas vozes das pequenas formas se esfumam e desaparecem. Habito um Mundo de Unidade. Sei que todas as [personalidades]alma são uma. Sou arrastado pela Vida Universal, e ao se precipitar em meu Caminho o Caminho do Deus Verdadeiro as energias inferiores desaparecem. Eu-sou o Um. Eu-sou Deus. Eu-sou a forma, na qual todas as formas estão submersas. Eu-sou a Alma, na qual todas as [personalidades]alma estão fusionadas. Eu-sou a Vida, e nesta Vida todas as pequenas vidas permanecem.

 

 

 

 

Regras Preparatórias para o Discipulado Aceito:

1ª) Reconhecida necessidade do aspirante individual de se sintonizar, na medida do possível, com as necessidades mundiais. Os requisitos do presente são muito diferentes dos requisitos do passado. As múltiplas necessidades globais devem ser encaradas mental e espiritualmente, não emocionalmente.

2ª) Aquisição consciente de um sentido mais sutil dos valores. Descanso, lazer, divertimento, discussão e crítica não têm lugar na vida de um Discípulo Aquariano. [E, muito menos, preconceito, separatividade e ofensividade.] São requisitos básicos do Discipulado Aceito: a) sensato manejo do Mecanismo [Corpo] Físico; b) Indiferença Divina relativamente a todos os sentimentos pessoais e a todas as reações individuais da saúde; c) dedicação total e integral no sentido de satisfazer as necessidades humanas, em qualquer parte do Planeta, sem exceção; d) total consagração ao Plano Hierárquico; e) colaboração inteligente com aqueles que são reconhecidamente Discípulos Avançados; f) precaução adequada para tomar as medidas apropriadas e concertadas em quaisquer circunstâncias, de modo a não prejudicar a sua efetividade; g) conservação da energia pessoal pelo Silêncio e pela Meditação; e h) radiação constante, baseada no auto-esquecimento. Estes são os requisitos requeridos dos Discípulos do mundo contemporâneo. É isto o que os Mestres da Hierarquia da G.'. L.'. B.'. esperam de todos nós. E é isto o que acabará por abrir a Porta de Iniciação Cósmica para todos nós.

 

 

Não esqueçamos: somos responsáveis por isto!

 

 

3ª) Desenvolvimento de uma mente fluida e de uma atitude que reconheçam o fato de que embora o Plano permaneça as técnicas, as apresentações, os idealismos e os métodos devem necessariamente mudar, em virtude das novas e entrantes influências [o Sétimo Raio da Magia Cerimonial e Ritualística, que abarca precisão, ordem, disciplina, método e liberdade]. Auto-afirmações, imposição de idéias e ideais, autoritarismos e procedimentos antigos não têm lugar no Novo Discipulado. Um Discípulo Aquariano deve aprender a sentir uma necessidade e imediatamente satisfazê-la parte da nova e emergente técnica de invocação e evocação. Todos os Discípulos Aceitos são definidamente parte da Hierarquia que é um lugar de fusão de todas as [personalidades-]alma, nos níveis superiores do Plano Mental.

 

 

 

 

 

Um Discípulo treinado tem em mira exclusivamente o Plano, pois, está imbuído de amor por todos os seus semelhantes, dedicando toda a sua atenção a Servir ao Plano [ necessidades da Humanidade], e não ao seu progresso individual ou ao seu Mestre.

 

Os Mestres Ascensionados buscam pessoas que possuam mentes altruísticas e sensíveis ao Plano [sensibilidade à unissonância dos diversos aspectos do Plano], não pessoas pseudoboas.2

 

A capacidade de trabalhar em colaboração com os outros em um trabalho dirigido é parte do processo evolutivo e é inevitável.

 

A vida mental de todos os Discípulos deve estar condicionada por três fatores principais: 1º) por seu poder o qual depende de um correto instinto espiritual, de uma adequada compreensão-interpretação das idéias e da devida formulação das mesmas; 2º) por sua pureza que se desenvolve naturalmente pela crescente capacidade de amar sem limites nem separações, isto derivado da visão clara e da ininterrupta afluência da força da [personalidade-]alma; e 3º) pela precipitação adequada dos pensamentos em virtude de uma intenção claramente dirigida, pela compreensão do propósito para o qual existe um grupo de Discípulos e pela crescente participação inteligente na atividade criadora do Mestre.

 

O grupo de um Mestre é um Foco de Poder, construído por Ele de acordo com três características: 1°) pela potência da Sua própria Vida Mental, evocada por Sua resposta à unida finalidade hierárquica e pela sua capacidade crescente de responder à Shamballa; 2°) pela Sua capacidade de integrar o Centro de Poder (de o qual se fez responsável) nas atividades imediatas da Hierarquia; e 3°) pela Sua Sabedoria na escolha dos Seus colaboradores.

 

As Iniciações, acima de tudo, resultam de um processo de integração contínua em Centros de Força, quer dizer, no grupo de um Mestre e, conscientemente, na Hierarquia como um todo, e, quando os Discípulos se tornam Adeptos, em Shamballa. [É evidente que a animação abaixo, ainda que seja educativa e catalisadora, é meramente pictórica.]

 

 

 

 

Nada é mais importante do que metermos na cabeça a idéia de contribuição.

 

Dois fatos inexoráveis que já estão em processo de efetivação: a exteriorização da Hierarquia e a restauração dos Mistérios no Plano Externo. Essencialmente, a Hierarquia constitui o Grupo do Senhor do Mundo, ou seja, é o Seu Ashram. No que concerne à exteriorização da Hierarquia, isto depende de alguns fatores, a saber: o ódio e o sentimento de separatividade devem ser eliminados, e, como resultado da atividade de todos os Discípulos, a boa vontade e as corretas relações humanas deverão ser implementadas.

 

Há sempre um novo mundo em processo de formação.

 

 

 

 

Uma coisa deve ficar absolutamente clara e ser perfeitamente compreendida: por mais que as Escolas Ocultistas do tipo antigo digam o contrário, na Via Prestigiosa da Iniciação, o que é requerido e o que é fundamental é obediência ao Plano para a Humanidade, não obediência ao Mestre. Bem, este problema da obediência oculta não estaria em questão, se as relações entre a [personalidade-]alma e o ego e entre o Discípulo e o Mestre fossem completamente harmônicas e solidamente estabelecidas, pois, se assim sucedesse, não surgiriam divergências fundamentais de opinião. Então, definidamente, esta questão da obediência está diretamente vinculada e é diretamente dependente do aferramento às interpretações, às idéias e aos desejos acalentados pelo ego. Enfim, só se pode obedecer quando se desenvolveu alguma Compreensão e uma Visão incluinte.

 

Esotericamente, o que significa a Visão? A Visão é uma forma simbólica de experimentar a Revelação. No seu estado mais desenvolvido, a Visão se apresenta como uma percepção global. Mas, a Visão Esotérico-Iniciática implica em se tornar ciente e consciente do que a [personalidade-]alma conhece e vê, empregando a Chave que abre a Visão da [personalidade-]alma a Intuição que deve ser aplicada de forma inteligente e consciente.

 

 

 

1 + 1 = 2
2 + 1 = 3
3 + 1 = 4
4 + 1 = 5
5 + 1 = 6
6 + 1 = 7
7 + 1 = 8
8 + 1 = 9

 

Para se tornar um Discípulo Aceito não é necessário já possuir uma Visão completa e altamente desenvolvida. Isto é claro. Todavia, um neófito só se tornará um Discípulo Aceito quando começar seu ascenso em direção à Visão, isto é, em direção ao topo da montanha, e quando puder conscientemente registrar o que viu, e começar a fazer algo construtivo para que se materialize. [Não esqueçamos de que, nos tempos que correm, o que os Mestres da Hierarquia mais necessitam é de neófitos esforçados e inteligentes que estejam aptos a se tornar Discípulos Aceitos.] E, um pouco mais além, um ser-humano-aí-no-mundo se torna um Discípulo Mundial (preparando-se para receber a Quarta Iniciação), no sentido técnico do conceito, quando a Visão, para ele, se torna um fator importante e determinante na sua consciência, a qual subordina todos os seus esforços diários. Não é necessário que alguém lhe revele o Plano. Ele sabe e colabora para que o Plano seja efetivado, para o bem da Humanidade. E, uma vez alcançada a Visão, ela deixa de ser o fator dominante, mas, o campo da experiência, do serviço e da realização.

 

Tudo o que foi dito até agora se resume ao seguinte: haverá um ponto no qual tanto a mente quanto o cérebro estarão exclusivamente preocupados com o que a [personalidade-]alma conhece, e, para o ego, isto é e será sempre Visão.

 

Nem os Discípulos Aceitos nem os Discípulos Mundiais são místicos visionários ou vagamente idealistas, mas, homens e mulheres que tratam, inteligente e praticamente, de transformar o Plano Ideal em um experimento factível e triunfal na Terra.

 

Êxito ou fracasso não são importantes; importante é o Serviço, que sempre deverá ser o fator dominante.

 

Tenhamos em mente sempre o seguinte: um Mestre Ascensionado não treina um grupo de homens e mulheres para ser bom e obediente, para satisfazer os Seus desejos e para realizar os Seus propósitos, mas, para que cada um se torne um Iniciado e possa vir a ser também um Mestre, objetivo que Ele nunca perde de vista.

 

Reconhecimentos que precisam ser reconhecidos:

1º) Reconhecimento da Visão.
2º) Reconhecimento do Plano, porque Visão e Plano não são a mesma coisa.
3º) Reconhecimento de que um Mestre auxilia e inspira os aspirantes dedicados, quando os aceita como Seus Discípulos.
4º) Reconhecimento das Idéias do Mestre, como metas para futuros esforços.
5º) Reconhecimento mútuo como
[personalidades-]alma e Servidores.3

 

Sabemos que a perfeição não é possível, mas, não é impossível dar e servir com alegria.

 

Se esquecermos um pouco o nosso Corpo Físico e não vivermos tão profundamente apegados ao mundo dos sentidos, por incrível que possa parecer, o resultado será melhor saúde.

 

Algumas perguntas para você responder:

• Qual deve ser o meu serviço atual?

• Quais são as coisas não-essenciais da vida as quais não devo prestar atenção?

• Qual é a tarefa que devo executar?

• Quem posso ajudar?

• A qual aspecto da obra do Mestre devo prestar o máximo apoio?

 

O objetivo do treinamento de um Discípulo Aceito é que Ele possa vir a receber a Iniciação.

 

Sem palavras, porém, fácil de entender:

 

 

 

 

À medida que Aquele-Que-Vem se aproxima da Terra e da Humanidade, e à medida que aumenta o Fluxo de Energia Espiritual de Shamballa para o Centro Hierárquico, vai sendo produzida uma grande sutilização da receptividade humana, dando lugar a uma estimulação interior crescente, que gera variados efeitos. Isto implica em aspiração intensificada e determinação espiritual, o que proporciona, para todos nós, uma oportunidade sem precedentes.

 

 

 

 

Antes da Era Crística, os Ashrams eram formados apenas pelos que haviam recebido a 1ª Iniciação e por Iniciados. Depois da vinda do Cristo, gradualmente, Discípulos passaram também a ser convidados a participar dos Trabalhos Ashrâmicos e formar parte da Esfera de Influência que o Mestre dirige.4

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Este ensinamento justifica ou é justificado pela afirmação de Mâ Ananda Moyî (1896 – 1982) – a Santa Encarnação projetada da Alegria – Jo Ho jâye. O que acontece é desejado e bom.

2. Isto significa que ser apenas bem-intencionado, fazer as coisas direitinho e ser boa gente é pouco, muito pouco, para se tornar um Discípulo Aceito. Você já reparou que uma grande parcela de pessoas é bem-intencionada, faz as coisas direitinho e é boa gente, e nem por isto é um Discípulo Aceito? Aqui, não sei o por quê, me lembrei do Senhor Donald John Trump, 45º e atual Presidente dos Estados Unidos democraticamente eleito, que, durante sua campanha à Presidência, monocórdico, repetitivo e ameaçador, não parava de redizer: — America first, que, subjacentemente, na verdade, queria significar America only! Ora, não é America first e, muito menos, America only. É Humanity first! Human Being first! The other first!

 

 

Donald John Trump

 

 

3. Ninguém pode meter no bestunto cachimonial de ninguém coisa nenhuma; isto é impossível. O esforço de compreensão e para a compreensão é pessoal e é, mais ou menos, solitário. Agora, quem souber um pouquinho deverá divulgar tudo o que for possível e passível de ser divulgado. Sempre! Sempre! Sempre! Àqueles que dão tudo será dado! E não interessa quem ou se alguém aprende ou assimila o que for ensinado; cada um aprende e assimila na medida das suas possibilidades pessoais. Nem mais nem menos; nem menos nem mais. Todavia, o menos não é zero nem o mais é ilimitado! Agora, pense no seguinte: quantos serão capazes de entender a animação abaixo? Lembre-se de que as pessoas, por exemplo, tampam a panela para que a água ferva mais rápido, mas, de maneira geral, não sabem qual é a Lei Física que está por trás do fenômeno. Logo, humildade e paciência, sempre humildade e paciência. Consigo e com os outros. Agora, preste atenção neste ensinamento do Mestre DK: A chave para a provisão é a inofensividade do ego e a dedicação de todos os nossos recursos individuais ao Serviço dos Grandes Seres, de forma irrestrita e espontânea.

 

 

Aberração de Luz e Efeito Doppler Relativístico

 

Vale a pena pesquisar o significado da fórmula relativística

 

4. Haverá um ponto, na História da Peregrinação Humana, no qual todos os seres-humanos-aí-no-mundo serão Iniciados. Por isto, os que, por um motivo ou por outro, não puderem receber a Iniciação terão que aguardar em um outro Sistema. Dura lex, sed lex! No cabelo, só Gumex®! Na bochecha, só Mentex®! No miolo, só simplex! Lava Jato, só triplex! Liberdade? Prafrentex!

 

Páginas da Internet consultadas:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:XYCoordinates.gif

http://www.thisiscolossal.com/2014/03/the-
hypnotic-animated-gifs-of-david-szakaly/

http://www.taringa.net/posts/imagenes/19664263/
Increibles-fotos-historicas-que-deberias-ver.html

https://www.levir.com.br/lista0013.php

http://giphy.com/gifs/rainbow-old-eonlegend-I80xj39uays00

http://hungerproject.pbworks.com/w/page/19751104/
Extent%20and%20Severity%20of%20World%20Hunger

http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/bolsa-de-valores

https://www.colourbox.com/vector/prison-vector-10888640

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.