O DISCIPULADO
(Parte XXVI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 26ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Trabalho de Meditação:

1º) faça um breve exercício respiratório;

2º) audivelmente, emita o Sagrado Mantra OM, exalando-O no sentido da cabeça ao coração;

3º) em seguida, visualize um Sol Dourado – que ascende lentamente no horizonte. Veja-se ante Ele, e, lentamente, sinta-se absorver pelos Seus Raios. Então, imagine-se atuando como um ponto de transmissão, mediante o qual a "Luz deste Sol Radiante", que é a Luz do Amor, é derramada sobre todos aqueles com quem você entra em contato;

4º) medite sobre a Luz do Amor e o Poder da Compreensão Amorosa;

5º) comprometa-se a sempre agir com Amor em qualquer Trabalho Intercessor ou de Serviço Idealista que você se prontifique a realizar; e

6º) finalmente, conclua este exercício se consagrando com tudo o que você é e com tudo o que você tem à tarefa de Servir, nomeadamente, ao Novo Grupo de Servidores do Mundo. Precisamos compreender que o principal esforço de todos os verdadeiros aspirantes das escolas esotéricas deverá ser no sentido de auxiliar o trabalho do Novo Grupo de Servidores do Mundo, que começou a se formar no início do século passado [século XX].

 

 

Esforço Coletivo

 

Um Mestre jamais nos dirá que ou qual serviço executar. Isto deverá ser percebido por nós em contato com a nossa [personalidade-]alma.1

 

Uma boa dica para a saúde: Trasladar o enfoque da cabeça para o coração é a melhor maneira de melhorar a saúde em geral e de aliviar o desconforto sentido na cabeça. Não esqueçamos de que a energia segue o pensamento.

 

Saibamos que a reordenação das energias dos corpos sutis poderão causar um desconforto momentâneo, mas, é de real e duradouro valor.2

 

O melhor momento para nos tornarmos sensíveis às vibrações do nosso Irmão Maior e Mestre Djwhal Khul é, particularmente, na época da Lua Cheia.

 

Uma advertência: As pessoas que têm um Corpo Físico muito débil devem manejar a Força e a Energia Espiritual com especial cuidado. Isto é um problema real. Estas pessoas deverão ter a precaução de utilizar a Força e a Energia Espiritual com menos intensidade.

 

Precisamos nos habituar, na vida diária, a evitar ficar construindo formas mentais, a aprender a nos libertar do não-Eu e a relaxar calmamente na Luz. Isto se resume a um conceito: tranqüilidade interna.

 

Tudo é uma questão de orientação e de atitude interna, e não de uma atividade esotérica externa.3

 

Exercício Esotérico Transmutativo:

1º) confortavelmente, sente-se com a coluna vertebral reta;

2º) sem forçar o organismo, por uns dois ou três minutos, faça um exercício respiratório;

3º) durante uns quinze minutos, guarde perfeito silêncio interior e quietude interna, sem cair negativamente em semitranse, mas, estando ativamente consciente do Centro Interno de Tranqüilidade e Paz, onde a alegria e a bem-aventurança têm sua morada;

4º) quando você sentir que todos os seus Corpos [Físico, Etérico, Astral e Mental] se aquietaram e você atingiu o Local de Descanso Sagrado e Silencioso, então, se dedique a Servir o Plano, e se coloque à disposição de Aqueles que servem o Plano;

5º) então diga: não peço nada para o meu ego separado e derramo Amor para todos;

6º) tenha presente:

• seu círculo familiar imediato;

• seus condiscípulos e irmãos de Fraternidade;

• o Novo Grupo de Servidores do Mundo;

• a Humanidade

7º) abençoe mentalmente a todos.

Que a Paz Profunda, que transcende todo o entendimento, esteja com você.

 

Uma coisa que devemos cultivar: Enfocar a vontade sobre o dever imediato e não nos perder nos labirintos das probabilidades imaginativas.

 

 

Labirinto de Probabilidades Imaginativas

 

 

Jamais deveremos esquecer que somos Discípulos ou Iniciados. Do contrário, terminaremos mergulhados no mundo da ilusão e na conseqüente futilidade.4

 

Todos os processos de Transmutação Esotérica das energias mais baixas são realizados através do Centro de Distribuição do Plexo Solar.

 

Em nossa caminhada pelas Sendas do Discipulado e da Iniciação, deveremos evitar ao máximo a Intervenção dos Mestres Ascensionados. O que isto significa? Que, se formos realmente conscientes, todo esforço deverá ser nosso.

 

Pensamentos-semente para refletir:

• Eu-sou um Pássaro Canoro. Aqueles que estão nas alturas podem ouvir o meu Canto.

• Eu-sou o Lótus do Coração. O perfume do meu Coração satura o ar em torno de mim e tranqüiliza meus semelhantes.

• Eu-sou um Lago Tranqüilo. Nada destrói esta Harmonia. Todos os que me circundam se beneficiam da Paz e da Tranqüilidade que as Águas calmas do Lago proporcionam.

• Eu-sou uma Sólida Colina sobre a qual sopra livremente a Brisa de Deus. Os cansados Peregrinos na Estrada encontram, nesta Colina, Força Refrescante e Vida Revigorante.

• Eu-sou uma Voz que chama e conforta, porque eu vejo a Visão.

• Tudo o que Eu-sou e possuo pertence aos outros, não a mim.

 

 

 

 

Quando nos transladamos Iniciaticamente do Sexto Raio [da Devoção e da Entrega (geralmente, caracterizado pelo fanatismo e pela emotividade exacerbada)] para o Segundo Raio [do Amor e da Sabedoria (no qual há Compreensão Intuitiva crescente)], há uma transferência de Energia, e esta mudança poderá produzir, em alguns, alterações sensíveis no Corpo Físico e Centro Cardíaco, e, em outros, no Corpo Mental e no Centro Laríngeo.

 

O que não realizarmos nesta vida haveremos de realizar na próxima... O que não realizarmos na próxima haveremos de realizar na repróxima... O que não realizarmos na repróxima haveremos de realizar na tripróxima... Tetrapróxima... Pentapróxima... E assim, in sæcula sæculorum. Logo, não há nada mais triste, para nós, do que perdermos tempo com manias, fantasias, faz-de-conta, quimeras, encasquetações, fanatismos, 'cousismos', TOCs, preconcepções, adesões, idéias fixas, quedas-de-braço, postergações... Você já percebeu que a nossa mente sempre nos interroga? Pois é; porque somos turrões, geralmente, não respondemos!

 

 

 

 

Inteligentemente, todos nós devemos escolher um campo de serviço ou uma esfera de ação com limites definidos e bem estabelecidos (esotericamente, isto se denomina limitação espiritual). Com humildade, precisamos nos dar conta, sejamos Discípulos ou Iniciados, que somos limitados, e nossos pensamentos e nossas ações não podem abarcar o campo planetário. Precisamos nos conformar e trabalhar dentro do campo das limitações cármicas e do ambiente que esta encarnação definiu para nós.

 

Não caminhamos sozinhos!

 

Regras do Caminho:

1ª) A Estrada deve ser percorrida à Luz do Dia, Luz esta lançada no Caminho por Aqueles-que-Sabem-e-Guiam. Então, nada pode ficar oculto, e, a cada passo, no Caminho, o ser-humano-aí-no-mundo deverá se enfrentar a si-mesmo.

2ª) Na Estrada, tudo o que está Oculto é revelado. Cada um vê e conhece a vilania do outro. No entanto, apesar da realidade desta dolorosa revelação, ninguém retrocede irreversivelmente, ninguém se despreza mutuamente e ninguém vacila no Caminho. A Estrada segue adiante... Até o Dia!5

3ª) Ninguém percorre este Caminho sozinho, e não há pressa nem urgência. No entanto, não há tempo a perder. Cada Peregrino, sabendo disto, acelera o seu passo, e está rodeado por seus pares. Alguns estão à sua frente, e ele os segue; outros estão atrás, e ele marca Seus Caminhos. Ninguém anda ou está sozinho.

 

 

 

 

4ª) Três coisas que o Peregrino deve evitar: colocar um capuz ou um véu que esconda o seu rosto dos demais; levar um cântaro que contenha água suficiente apenas para as suas próprias necessidades; e uma batuta sem orquestra para reger.

5ª) Na Estrada, cada Peregrino deverá levar consigo apenas o suficiente e necessário: um Braseiro – para aquecer seus companheiros de jornada; uma Lâmpada – para Illuminar seu Coração e mostrar a todos a natureza da sua vida oculta; Ouro em um Alforje – não para desperdiçar no Caminho, mas, para compartilhá-lo com os outros; uma Vasilha Vedada – na qual mantém todas as suas aspirações, para ofertá-las aos pés de Aquele-que-Espera para lhe dar as boas-vindas no Portal.

6ª) À medida que percorre o Caminho, o Peregrino deve ter o ouvido atento, a mão dadivosa, a língua silenciosa, o Coração puro, a voz áurea, o pé rápido e o olho aberto, para poder ver a Luz. Ele sabe que não caminha sozinho.

 

Como poderemos obter um grau razoável de estabilização espiritual? Identificando-nos constantemente com a vibração desejada. Por isto, a principal utilidade do trabalho em grupo reside no fato de que a vibração grupal influencia positivamente a vibração do indivíduo.

 

Definitivamente, precisamos abolir, banir e anular, de uma forma ou de outra, o controle exercido pela nossa mente inferior, as nossas ambições, os hábitos extravagantes e excêntricos, o sentimento de separatividade, a tendência a criticar, a ofensividade gratuita, as atividades inúteis e não-essenciais, os delírios astrais, a perda de tempo com futilidades, as observações com espírito de superioridade... Precisamos nos localizar e nos posicionar no assento da pessoa superior, como dizem os chineses.

 

Nada é mais importante para um Peregrino do que aprender com os erros cometidos.

 

Quantas dúvidas... Quantos erros...
Cavernas... Desertos... Desterros...
Opróbrio... Sensação de inferioridade...
Desalento... Angústia... Saudade...

.......................................................

Compreensão... Illuminação...
Fim da solidão e da crucificação!

 

Qualquer trabalho que desejemos implementar deveremos atuar, e não ficar apenas delirantemente discursando.

 

Eu projetava... Mastigava... Cogitava...
Mas, nada implementava.
Eu falava... Discursava... Vociferava...
Mas, nada executava.
Eu apoucava... Criticava... Depreciava...
Mas, nada concretizava.
Eu ia e voltava... Voltava e ia... Ia e voltava...
Mas, nada, nada efetivava.
E tudo ficou como estava,
enquanto eu sonhava... E delirava!

 

Somos nós que deveremos decidir em qual campo queremos trabalhar e qual Serviço desejamos prestar. Não adianta pedir aos Mestres que nos digam qual é. Eles não dirão. E não dirão porque não interferem com o nosso livre-arbítrio!

 

Sempre que admitirmos que os pontos de vista do ego [eu inferior] estão corretos e são importantes, estaremos comprometidos e envolvidos pela ilusão.

 

Meu ego mandava e eu obededecia.
Prisioneiro, eu caía e sofria...
Meu Eu Superior passou a comandar;
só então consegui me Libertar!

 

As particularidades do Plano contêm, em si, as sementes da salvação [mudança ascensional] dos seres-humanos-aí-no-mundo, e, se realizados e efetivados corretamente e com sabedoria, produzirão efeitos globais e duradouros. Todavia, a adaptabilidade do Plano varia de acordo com as circunstâncias e as necessidades dos diferentes países.

 

Nenhum Mestre Ascensionado nem a Hierarquia como Organização Espiritual podem perder tempo com aqueles que não querem progredir nem estão dispostos a enfrentar o Anjo da Presença.

 

Desesperado, eu implorava,
porém, adorava remanchar.
E o tempo, inflexível, passava,
e eu não saía do mesmo lugar!

 

Todos os que cometeram erros em qualquer linha espiritual e decidiram mudar [este é o sentido da Parábola do Filho Pródigo] sempre acabam se tornando poderosos.

 

 

O Retorno do Filho Pródigo

O Retorno do Filho Pródigo
(Rembrandt, atualmente no Museu Hermitage, em São Petersburgo)

 

 

Colaboração —› Movimento Esforço —› Dinâmico —› Abstração.

 

Futura Civilização = Trabalho Grupal + Fusão das [personalidades]alma.

 

Todos nós devemos aprender a controlar a mente fluida, desenhista e cartógrafa, que, em geral, só produz desastres, e nos esforçar para alcançar o estágio de calma imperturbável, ou seja, de Serena Localização no Centro.

 

Todos os Discípulos que atuam liderados ou dirigidos diretamente por um Mestre Ascenso se tornam uma extensão do Ashram deste Mestre no plano externo.

 

Uma recomendação importante: No Trabalho Espiritual que desenvolvemos, precisamos proteger nosso Veículo Físico e evitar todas as intensidades.

 

 

 

 

Na Via Prestigiosa da Iniciação, não devemos jamais considerar nada como sendo tão urgente nem prestar atenção no fator tempo.6

 

Caminho Probatório —› Senda do Discipulado.

 

Um exemplo de humildade: O Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul se considera um Discípulo ativo da Grande Loja Branca.

 

Se, ao atingirmos 56 anos, ainda não tivermos estabelecido uma certa medida de fusão [ego + personalidade-alma], raramente esta fusão será atingida mais tarde. Portanto, esta fusão, relativamente, deverá ser alcançada antes dos 56 anos, para podermos, nesta vida [ou em qualquer outra vida] ser aceitos na Senda do Discipulado.7

 

7 x 8 = 56

56 5 + 6 = 11.

 

Um bom livro-texto e guia é o Bhagavad Gita.8

 

Esqueçamos só um pouquinho os Dignos e Augustos Mestres Ascensionados e nos esforcemos para caminhar na Luz que é derramada pela nossa própria [personalidade-]alma.

 

Afinal, qual é a meta da Via Prestigiosa da Iniciação? Fazer desaparecer todas as limitações e todos os obstáculos.

 

 

 

 

Sabe o que é péssimo? Estarmos acostumados [coisificados, cristalizados, petrificados]! Sermos só teóricos, não práticos. [Todo dia a mesma coisa, a mesma coisa todo dia.]

 

Autocensura tem apenas um valor momentâneo, e nem sempre denota desenvolvimento espiritual. Devemos tentar esquecer o passado [que não poder mudado] e deixar a Luz da nossa [personalidade-]alma nos guiar para onde ela quer. Devemos e precisamos viver no mundo dos homens, mas, como 'sannyasins' nosso interesse deve residir no mundo onde os Grandes Seres estão ativos.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Por isto, esses mestres espirituais ou líderes carismáticos de meia-pataca que andam por aí dizendo isto, dizendo aquilo, proibindo isto, proibindo aquilo, mandando fazer isto e mandando fazer aquilo são os maiores papos-furados. Papo-firme é a nossa[personalidade-alma.

2. Geralmente, as mudanças doem, porém, a dor não é nada em relação aos benefícios derivados das mudanças.

3. Todas as atividades esotéricas externas, como, por exemplo, os rituais e as Iniciações nas Lojas, ajudam, sem dúvida, porém, não definem nada. Todas as definições precisam e devem ser interiores.

4. O mérito e o esforço, certamente, permitem que conquistemos, porém, as conquistas não são inamovíveis ou irremovíveis. Não há conquista indelével. Se nos tornarmos desmerecedores, perderemos o que conquistamos. Isto é como alguém que, por exemplo, fez o Curso de Medicina, e, de repente, ao longo da carreira e do decurso da existência, fere mortalmente a Ética Médica. Ora, o Conselho Regional de Medicina poderá aplicar a pena máxima, e cassar o diploma profissional do sr. dr. alguém, que, por desatendimento ao Código de Ética Médica, ficará impedido de exercer a Medicina. Posteriormente, o Conselho Federal de Medicina aprovará ou não a decisão do órgão regional. Seja como for, a nossa Peregrinação não é uma linha reta. O que precisamos cuidar é para que os buracos nos quais nos metemos não se tornem intransponíveis.

 

 

 

 

5. O Dia, aqui pode ser interpretado como o Grande Dia Sê Conosco ou Repousa Conosco. Na Introdução à Doutrina Secreta, Carlos A. P. Campani comenta: A Igreja, equivocadamente, interpretou o Grande Dia Sê Conosco da Tradição Oculta como sendo o fim dos tempos e o julgamento dos vivos e dos mortos (Dia do Juízo). Em sua Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky ensinou: 1º) os que ‘descem e sobem’ (as mônadas que encarnam e os homens que aspiram à purificação – ‘que sobem’ – mas, que ainda não alcançaram a meta) só poderão transpor o Círculo Não-passarás quando chegar o Dia Sê Conosco: aquele Dia em que o homem, libertando-se por si mesmo dos laços da ignorância e reconhecendo plenamente a não-separatividade do Ego que está dentro de sua Personalidade... imerge na Essência Una, para se tornar não somente um ‘Conosco’... mas a Vida mesma; 2º) no Dia Sê Conosco, o Ego haverá de recordar todos os ciclos de suas passadas encarnações nos mânvântâras; e 3º) o Dia Vem a Nós! [Dia Sê Conosco] é o Dia em que Osíris disse ao Sol: Vem! Eu o vejo reencontrando o Sol no Amenti.

6. Simbolicamente, isto significa que acelerar o passo é uma coisa; sair correndo é outra. Acelerar o passo equivale a não perder tempo; sair correndo é idêntico a sair desembestado como cachorro vadio fugindo da carrocinha!

7. Bem, isto não significa que não aprendamos até dar o último suspiro nem que não progridamos até bater a caçoleta!

8. Mas, é preciso que o Bhagavad Gita seja lido e compreendido nas entrelinhas. Por exemplo, ler ipsis litteris o excerto Eu me tornei a Morte – o Destruidor de mundos é apenas legere, não interlegere. O problema todo é ter acesso à Chave que dá acesso e esclarece as entrelinhas.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://shmector.com/free-vector/
people/man_39_s_head_silhouette/4-0-1191

http://www.krickl.eu/page/2

http://pt.depositphotos.com/2881028/stock-
illustration-vector-man-and-woman-profiles.html

https://books.google.com.br/books

http://bestanimations.com/Signs&Shapes/Hearts/Hearts.html

https://br.pinterest.com/stefaniethring/
zuk%C3%BCnftige-projekte/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.