O DISCIPULADO
(Parte XXII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 22ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A preocupação dinâmica e intensa, muitas vezes, poderá dificultar a expansão da consciência e o desenvolvimento da inclusão essencial, retardando, por isto, o recebimento das Grandes Iniciações.

 

As miragens e as ilusões são meras distorções da Verdade1 e reflexos [realidades] defeituosos da Atualidade Universal.

 

 

 

 

Em virtude de aquilo que entendemos por onisciência, temos a tendência equivocada de acreditar que os Mestres Ascensionados sabem tudo a respeito de nós e ficam tomando conta de tudo o que fazemos. A coisa não é bem assim, ou melhor: não é assim. Na realidade, os Mestres Ascensionados, que Servem à Humanidade, não têm desejo, nem intenção, nem pretendem escarafunchar as minudências da vida de um Discípulo, nem se intrometem em seus assuntos pessoais, simplesmente porque todos Eles trabalham inteiramente nos níveis da [personalidade-]alma e no Plano da Illuminação Mental. Tudo o que efetivamente interessa a Eles é verificar o crescimento da nossa Luz interior e a qualidade do nosso Serviço. [É por isto que, de vez em quando, pinta uma ajudinha singela!]

 

Pense neste tema pictórico: se taparmos a luz de uma lanterna, ela só iluminará suas paredes internas. De que isto servirá ao dono da lanterna e aos outros?

 

O fato é que precisamos nos esforçar para nos despreocupar conosco e com as coisas que se referem exclusivamente a nós [particularmente, dinheiro, conforto, segurança e saúde], porque isto é uma forma de egoísmo, geralmente, não reconhecida. Enfim, precisamos parar de nos considerar o centro da nossa vida diária, não vendo nem ouvindo o que deve e precisa ser visto e ser ouvido, mas, presos, maiormente, às reverberações dos nossos próprios pensamentos.

 

 

 

 

Ante a dor e o sofrimento do mundo, o que poderemos reclamar? Ante o sofrimento global, ante a angústia de crianças, de mulheres e de homens na maioria dos países, o que poderemos chiar? [Haverá barbaridade contemporânea maior do que a desumana guerra na Síria, que já ceifou a vida de mais ou menos 500.000 pessoas? Ora, precisamos parar já com essa coisa de sermos (se somos) autocentrados, egoístas, ególatras, mesquinhos, medíocres, avaros, inexpressivos, ordinários, sovinas e outras merdolências mais.]

 

 

 

De maneira geral, a raiz dos nossos mal-estares (como dizem os latinos) é a tristeza/depressão com que enfrentamos as dificuldades educativas e modificativas que o mundo nos apresenta, ou seja, a miragem ilusória da preocupação intensa e autocomiserativa conosco e com as coisas que se referem exclusivamente a nós. [Mas, se olharmos só um pouquinho para as desgraças alheias... Com fome... Com sede... Sem-teto... Sem remédios... Sem médicos... Sem hospitais... Sem saneamento básico... Sem esperança... Espoliadas... Escravizadas... Sub-isso... Infra-aquilo... Sem porra nenhuma...]

 

A Iniciação é um processo meritório2 de triunfos graduados.

 

 

 

 

Por mais duro e doloroso que seja o Bom Combate, deveremos combater até o fim.

 

Entendamos bem direitinho: o Amor da [personalidade-]alma não é simples afeto, simples emoção ou simples sentimento. É um Amor sem qualquer tipo de apego. [Afeto, emoção e sentimento estão vinculados ao Corpo Astral.]

 

Um Mestre Ascensionado, quando for o caso, só poderá apontar a meta, indicar os obstáculos e sugerir soluções. Quanto a nós, somos absolutamente livres para aceitar ou não os enunciados e as insinuações.

 

O sentimento de compaixão por si mesmo e a autocomplacência devem ceder lugar ao interesse compassivo pelos outros, e a separatividade e o isolamento devem dar lugar à colaboração e à compartição com todos os processos do Dever Esotérico Vivente e Amoroso.

 

Devemos tratar com indiferença as ilusões mentais [desejos, cobiças e paixões], até que, por falta de atenção, elas morram de inanição. Devemos, digamos assim, jogar no lixo o não-essencial.

 

Exercício de Meditação:

1º) Relaxe. Identifique-se com a sua [personalidade-]alma, e se esforce para eliminar a consciência pessoal.

2º) Entoe o Mantra OM três vezes, e, ao entoá-Lo, exorte sua [personalidade-]alma.

3º) Aceite o contato e a resposta da sua [personalidade-]alma.

4º) Aceite as implicações que chegam à sua consciência.

5º) Concentre sua consciência no Centro Ajna – o Centro de força e de integração do seu ego. Então, entoe o OM novamente três vezes, mas, desta vez como [personalidade-]alma, e, a cada entoação, veja-O:

a) purificando a mente, para que desapareça a ilusão do eu separado;

b) expulsando a preocupação egoísta e substituindo-a por um intenso interesse na Humanidade e no Plano de Deus para o homem;

c) vitalizando o seu Veículo Etérico, de modo que o Corpo Físico seja energizado para prestar Serviço, cheio de vitalidade.

6º) Por último, vincule-se conscientemente com a sua [personalidade-]alma e o seu Eu Real incluinte, e inicie o Trabalho que lhe cabe.

 

Não ver e não sentir resultados imediatos é parte de uma prova que precisamos vencer e ultrapassar.

 

Persegui... Persegui... Persegui...
Não obtive resultado algum.
Insisti... Insisti... Insisti...
Não obtive resultado algum.
Persisti... Persisti... Persisti...
Eu e o UM nos tornamos Um!

 

O nosso triunfo espiritual deve começar em casa, com os nossos parentes mais próximos, no trabalho e com os nossos amigos, de tal forma a trazer felicidade e libertação para os outros.

 

 

 

De modo geral, e isto é uma verdade incontestável, todos nós progrediríamos muito mais rápido no Caminho, se não fosse pela nossa preguiça [desânimo + esmorecimento + indolência], pela nossa inércia física [uma mistura de deixa-pra-lá com que-se-dane] e porque nos recusamos a sacrificar o nosso ego [egoísmo + vaidade] pelo bem do Trabalho.

 

Às vezes, nossa inércia deriva de acreditarmos que temos uma saúde deficiente, o que, na maioria dos casos, não é um fato. A sensação de mal-estar físico costuma ter origem em o que pode ser denominado preguiça espiritual, que poderá ser neutralizada imediatamente, se quisermos.3

 

Não há um ser humano encarnado na Terra que não tenha muito para dar, muito o que aprender e muito o que adquirir.

 

Precisamos adquirir a faculdade de relacionar as coisas, comparando-as.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

 

 

 

 


Diabinhos Equivalentes

 

 

Precisamos aprender a nos proteger no Silêncio treinado no sentido dos Valores.

 

Precisamos encontrar o macete que Transmuta conhecimento em Sabedoria [ShOPhIa]. Seja como for, isto não poderá estar desvinculado do Amor e do Serviço.

 

Temas (pensamentos-semente) para Reflexão:

1º) O Plano. Qual será o Plano? [O que estou fazendo para auxiliar na efetivação do Plano?]

2º) O que é imediato e qual é a urgência do Plano.

3º) Uma possível expansão do Plano.

4º) O Novo Grupo de Servidores do Mundo.

5º) O Trabalho-Serviço que realizam os diversos Grupos de Discípulos.

6º) A Síntese Mundial.

7º) A Nova Era de Aquarius.

 

Se quisermos nos libertar, precisaremos, o mais rapidamente possível, desenvolver o senso de Contato Interno, a Faculdade de Intuir e Capacidade de Entrar no Mundo das Idéias.

 

 

 

 

O Caminho da Renúncia é sempre o Caminho da Alegria.

 

Temas (pensamentos-semente) para Reflexão:

1º) Sigo o Caminho da Entrega Total.

2º) O Caminho da Alegria enriquece a minha vida.

3º) A Renúncia substituirá a posse das pequenas coisas para o meu pequeno ego.

4º) Ante mim, permanece a Presença.4

5º) Atrás de mim, fica o caminho cheio de brinquedinhos quebrados.

6º) A Paz Profunda desce sobre a minha vida.

 

Recapitulando: precisamos aprender a manter o sentido correto de proporção, nos esforçar para compreender o sentido exato dos valores, evitar o surgimento de qualquer forma de fanatismo e nos resguardar da tendência à cristalização [coisificação].

 

 

Sentido Correto de Proporção

 

 

 

Sentido Exato dos Valores

 

 

 

Fanatismo – Inquisição

 

 

 

Cristalização [Coisificação]

 

 

Seriedade demais é moléstia! Prestar excessiva atenção aos detalhes é moléstia! Gravidade ininterrupta de maneiras é moléstia! Diligência ilimitada é moléstia! Inquietude sem-fim é moléstia! Ficar meditando sem parar é mesmo uma baita moléstia! Em nossa vida, precisamos dedicar um tempinho à distração e ao lazer [que não deixam de ser, também, formas de aprendizagem].

 

Pense muito nesta recomendação: Devemos nos manter humildes e sensíveis aos demais, porém, incomovíveis perante as circunstâncias. [Sublinhado meu. Quando muito, somos canais para ajudar e influir para que as transformações possam acontecer, não as transformações-em-si. Não podemos querer que o outro faça o que ele não está apto para fazer. Natura, in operationibus suis, non facit saltum. A Natureza, em suas operações, não dá saltos.]

 

Uma palavra-chave de ouro que todos nós deveríamos pensar muito sobre ela é Precisamos, precisamos e precisamos cuidar de não dar tanta atenção ao nosso pequeno ego [que, no fim desta jornada, afinal, será dissolvido]. O fato é que, à medida que formos nos descentralizando, nos aproximaremos mais rapidamente da Porta, e, enfim, A atravessaremos. Mas, isto só será de fato possível se compreendermos muito direitinho o significado esotérico da Divina Indiferença.

 

A Humanidade e a Hierarquia estão se aproximando com rapidez crescente.

 

Salvar as [personalidades-]alma dos seres-humanos-peregrinos-aí-no-mundo nada mais é do que ajudá-los a invocar e a evocar suas próprias [personalidades-]alma! [De uma forma ou de outra, precisamos nos convencer de que tudo está em nós – em nosso interior.]

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Eu já comentei isto várias vezes, mas, vou repetir mais uma vez: ainda que a Verdade Una-e-desde-sempre-a-mesma não possa, em princípio, ser integralmente conhecida e realizada, é de Verdade Relativa em Verdade Relativa que haveremos de nos Libertar. Então, a coisa foi, é e sempre será assim:

 

 

2. Entretanto, compreendamos: o mérito é apenas a metade da moeda; a outra metade é a oportunidade.

 

 

 

 

3. Uma das manifestações mais comuns da preguiça espiritual dos indolentes contumazes é ficar rogando e aporrinhando o crânio dos Deuses para que façam por nós o que nos cabe fazer. Disto, minimamente, duas coisas decorrem: 1ª) Eles não farão; e 2ª) perdemos tempo.

4. Um Dia, compreenderemos (porque realizaremos in Corde) que somos Luzes da e na LLuz e Deuses entre Deuses.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://g8internet.com/inquisition/

http://www.gifmania.co.uk/Objects-Animated-Gifs/
Animated-Toys/Board-Games/Puzzles/

http://hyperbolic-geometry.tumblr.com/page/2

https://in.pinterest.com/pin/366339750920693177/

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_pressure_cooker.gif

https://br.pinterest.com/rickquiz/caricatures/

http://pt.coolclips.com/m/vetores/hous
0444/cadeira-de-balan%C3%A7o/

http://br.freepik.com/icones-gratis/bloquear-simbolo-do
-cadeado-para-interface-de-seguranca_724977.htm

http://cotacaododolarhoje.com.br/?attachment_id=7

http://barracodoleon.blogspot.com.br/

http://www.netanimations.net/Skeletons_Skulls_
Bones_Skeletal_Body_Part_Animations.htm

http://www.netanimations.net/Moving_Animated
_piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.