O DISCIPULADO
(Parte XX)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 20ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Entre 1914 e 1945, crescentemente, nunca havia acontecido, na Terra, tanta perturbação originária da desordem e devido à espantosa confusão do Plano Astral, no qual Forças terríveis trataram de violentamente se introduzir no Plano Físico.1

 

As Forças adversas atuantes, geralmente derivadas das ações da Grande Loja Negra, podem ser normalmente enfrentadas de três maneiras: 1ª) deixando que as coisas se desenvolvam por si mesmas, de acordo com a Lei da Evolução [Causa –› Efeito]; 2ª) não permitindo a inevitabilidade da evolução desastrosa das coisas e da Lei, e, consciente e sabiamente, fazendo parar a catarata astral e tranqüilizando o furacão; e 3ª) por Intervenção Divina (método muito perigoso para a consciência em desenvolvimento da Humanidade). Não obstante, o que é possível ser dito sobre este terceiro método, é que A Grande Invocação está vinculada com ele. [Intervenção Divina pode ser entendida, a depender da gravidade e da urgência do caso, como uma intercessão direta de Shamballa ou da Hierarquia da Grande Loja Branca, coisa que já aconteceu, na Terra, em um passado remoto.]

 

Qualquer mudança concertada e desejável deve estar ancorada em um correto pensar, pois, só um correto pensar poderá conduzir à uma correta ação, e ambos dependem de uma correta compreensão (enfoque consciente) do Plano.

 

Neste intervalotransicional que estamos vivendo, entre a Antiga Ordem [Piscis] e a Nova Ordem [Aquarius], devemos nos esforçar para pensar claramente, tentar ver com nitidez os problemas em sua verdadeira relatividade e inspirar os jovens.

 

 

 

 

Conforme já foi explicado em trabalhos anteriores, as religiões atuais darão lugar a uma Religião Mundial [uma espécie de Teociência, digamos assim]. Seria interessante que você meditasse sobre este assunto, e tentasse visualizar qual o ponto fundamental em que esta Nova Religião Universal estará ancorado.

 

 

 

 

Vou voltar a um assunto já comentado, mas, que me incomoda muito: haverá absurdo, contra-senso ou desatino maior do que romper relações com um Mestre Ascensionado e Seu Ashram, apenas por que fomos, exclusivamente para o nosso bem e para o bem comum, admoestados, ou melhor, porque fomos amorosamente avisados e carinhosamente aconselhados? Pois é; eu sei que você concordará comigo que não há. Mas, por incrível que pareça, há alguns bucefalídeos (vermes platelmintes da classe dos trematódeos) que fazem beicinho e rompem. Dá para entender um treco destes? Bem, o que esses bucefalídeos não poderão chiar é se, de repente, ficarem espiritualmente a perigo, a trouxe-mouxe ou a neném! Não por uma retaliação, por uma represália ou por uma vendetta (tipo corsa) do Mestre Ascensionado em questão, claro, mas, por se perderem no Caminho, o que sói acontecer com mais freqüência do que imaginamos. Eu, realmente, não consigo compreender como uma pessoa, em um dado momento, consegue estabelecer contato com um Mestre Ascensionado, e joga este contato no lixo! Isto é mesmo inacreditável! Depois... Bem, voltei a comentar este assunto porque é sabido que alguns caras que o Mestre Djwhal Khul aceitou como Discípulos pularam fora do barco. Se conseguiram chegar até a praia ou se acabaram afogados, eu não sei. Por mim, todos deveriam alcançar a praia, pensar na burrice que fizeram e, com humildade, pedir para retornar. Eu tenho absoluta certeza de que o Mestre DK – que é um poço sem fundo de Amor, de Solidariedade e de Compreensão aceitaria todos eles de volta.

 

 

 

 

Em um dado momento da nossa Peregrinação, inevitavelmente, cada um de nós se tornará um Sannyasin, e, então, passará a percorrer a Estrada conscientemente e sem apegos. Isto significa estar no mundo, porém, não ser do mundo ou pertencer ao mundo. E isto está ligado à transferência do Coração [Anahata] para a Cabeça [Sahasrara].

 

 

Simbolicamente, será assim!

 

Exercício para ser praticado em algum momento conveniente, mas, não durante a meditação da manhã:

1º) Faça sete respirações longas e profundas, sem apertar o nariz.

2º) Em cada respiração, pronuncie as seguintes palavras: "Eu tenho Poder e Força". Após inspirar, por alguns segundos, acumule todo o prana de cor alaranjado-dourada que puder. Em seguida, quando expirar, por um ato de vontade, envie esta energia para o Centro Laríngeo, atrás da nuca.

3º) No intervalo, entre a expiração e uma nova inspiração (enquanto o Centro Laríngeo está sendo submetido ao prana de cor alaranjado-dourada), diga: "Que a Palavra surja por meu intermédio."

4º) Para concluir, entoe o Mantra OM três vezes, muito suavemente.

 

Uma norma inteligente de conduta: unamo-nos às [personalidades-]alma, mas, afastemo-nos dos egos. As [personalidades-]alma curam e se ajudam mutuamente. Os relacionamentos com os egos são esgotantes e desvitalizantes.

 

O poder de seguir adiante, quando a deficiência e os impedimentos físicos pedem aos gritos a cessação do esforço, a coragem de permanecer firme, quando nos entenebrece a sensação de inutilidade e a capacidade de atuar como [personalidade-]alma, separada das reações pessoais, acabarão por nos conduzir à realização almejada.2

 

Todos nós alcançaremos um estágio de desenvolvimento espiritual interior no qual a ajuda impessoal aos outros será uma exteriorização [imperativo] permanente.

 

 

 

 

Exercício Esotérico:

1º) Conscientemente, estabeleça o já conhecido alinhamento cérebro-mente-[personalidade-]alma.

2º) Durante três minutos, de manhã, de pé, em frente à janela, visualize a sua cabeça (dentro e em torno dela) como sendo um centro de força, para a qual aflui um Raio ou Feixe de Luz da Alma do Mundo, a Super-alma.

3º) Visualize este Raio ou Feixe de Luz fluindo para o Centro Coronário, a partir da Super-alma, através da mente, adquirindo, assim, intensidade mental.

4º) Através do Corpo Astral, atraidor da alta aspiração e da devoção, e através do Corpo Etérico, vitalizador de todas as partes do seu Corpo Físico, visualize este Raio ou Feixe de Luz fluindo para dentro da sua cabeça.

5º) Mantendo este feixe na cabeça, divida-o em dois feixes: por um ato de vontade, envie um feixe para o seu Centro Esplênico (ou seja, para o baço, que está localizado um pouco à esquerda e abaixo do Centro Cardíaco, acima do Plexo Solar e quase sob as costelas esquerdas); por um ato da vontade , envie o outro feixe para o mundo, para a Humanidade, como uma corrente de força, através das mãos, em atitude de bênção.

 

 

 

 

Diversidade de Disciplinas às quais um candidato eventualmente poderá ser submetido:

• Disciplina da Recuperação;
• Disciplina da Adaptação;
• Disciplina da Deficiência Física;
• Disciplina da Isolamento Interior;
• Disciplina da Purificação Astral;
• Disciplina da Recuperação da Verdade; e
• Disciplina da Luz.

 

Um fato inconteste: aprendemos ensinando.3

 

Um fato a ser reiterado: os Mestres sugerem e advertem; nunca dogmatizam nem impõem autoritariamente nada.

 

Uma sentença curiosa para você refletir: Os sonhos são, às vezes, uma garantia da realidade.

 

Para meditar (Frase Mágika para a Mente): Como borboleta dourada que voa ante o Sol, eu pouso na pétala de lótus da Terra, revoluteio, fico ali revoluteando e levanto vôo em direção à Senda Dourada – que conduz ao Sol,

 

Para meditar (Frase Mágika para a Natureza Emocional): Não há escuridade nem neblina. Não há noite nem dia. Não há tempestades nem paz. Não há descanso nem luta. Só há a Firme Vontade de Deus, que atua exclusivamente para o Bem.

 

Para meditar (Frase Mágika para o Corpo Físico): Descendo do cimo da montanha, eu trago a Luz da Vida, a Vida da Luz. No cálice da forma, eu derramo esta Luz – que confere a Vida. A Vida que a Luz sustém. Eu vejo esta Luz Dourada transformar escuridão em dia. Eu vejo o Azul da Vida Divina afluir através da forma, curando e acalmando. Assim, o Trabalho é realizado. Assim, o homem da Terra se transforma em Filho de Deus.

 

Compreenda que um dos propósitos de pensamentos-semente de meditação é a transformação física do homem inferior; porém, o sucesso dependerá das alterações [mudanças] feitas nos dois corpos sutis internos.

 

Precisamos ter muito cuidado, pois, o estado de tensão e a ansiedade excessiva, maiormente, são as causas das nossas deficiências físicas. Remédio: cultivar permanentemente a alegria interior.

 

Onde há alegria não poderá haver miragem, nem ilusão nem incompreensão.

 

Chegou o momento [esta advertência ocorreu em fevereiro de 1936] de todos os Discípulos Verdadeiros transmutarem os fenômenos em Realização Espiritual. E assim, em vez do constante registro do que é visto e ouvido, surgirá um Conhecimento Espiritual que proporcionará Bem-aventurança e Poder. Isto irá permitir que sejam vistas a Alma de todas as coisas e a Beleza Interior de todas as formas criadas. Para que isto possa acontecer, é necessário que focalizemos o nosso Centro Coronário. Todavia, pode acontecer que durante um período, que poderá ser mais ou menos longo, nada aconteça que possa ser percebido. Isto não tem importância. Devemos continuar a estimular o nosso Centro Coronário.

 

 

Centro Coronário (Sahasrara)
(Animação Meramente Pictórica)

 

 

Frases Místicas Coloridas para Meditação:

• Os Raios Dourados que irradiam do Coração do Sol banham a minha [personalidade-]alma e a [personalidade-]alma de todas as formas criadas. No interior destas formas, a Vida de Deus desperta e o Poder de Deus aflui como Vontade, Dedicação ao Plano e Fortaleza para Trabalhar e Servir – como um filho de Deus deve proceder.

• Dentro da escuridão, na qual a [personalidade-]alma está aprisionada na forma, há um Ponto de Luz. Em torno deste Ponto de Luz, surge um centro de azul profundo, irradiado pela [personalidade-]alma – Sol Interior que brilha em um campo azul brilhante. O Ponto de Luz se converte em Raios de Luz. Em seguida, estes Raios de Luz se fundem e se misturam, e, então, aparece um Caminho Illuminado diante dos olhos do cansado peregrino que viaja nesta Luz. O peregrino é a Luz – a Luz no Caminho. Ele é o Caminho, e sempre viaja.

• Trabalho afanosamente como faz a formiga. Corro rapidamente como faz a lebre em seu caminho. Com alegria, escalo, como faz a cabra que escala o penhasco e permanece no topo da montanha. Assiduidade, rapidez e alegria devem ser as notas-chave da minha vida. Assiduidade nas minhas atribuições, rapidez em aceitar o que o Mestre me ensina, diligência na minha maneira de servir, e alegria para poder derramá-la sobre todos com quem entro em contato. Para mim, este é o Caminho.

 

Para mim, esta é uma das coisas mais bonitas que o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul disse a um dos Seus Discípulos: Minha benção está com você, meu irmão, e minha força está à sua disposição, porque eu sei que você não recorrerá a mim, se a necessidade não for grande, e quando for, você tem a minha permissão para me chamar. [Quando eu li esta comunicação, chorei um pouquinho.]

 

O que é a morte? A morte nada mais é do que uma parte da Grande Ilusão, e só existe[-sem-existir] por causa dos véus com os quais nos cobrimos [e dentro dos quais nos escondemos]. O fato é que a morte chega(rá) para todos, mas, não devemos nos deixar embargar pelas miragens, pelas ilusões e pelas ansiedades comuns. Olhar para o passado (a linha de menor resistência para a maioria das pessoas) é tão-só alimentar as miragens, as ilusões e as ansiedades. A miragem da ansiedade e a ilusão do passado distorcem nossa visão. Precisamos ascender ao Plano da nossa [personalidade-]alma, pois, só ali permaneceremos livres de toda ilusão, e onde é possível ver as coisas tais quais são. LLuz, Poder e Desapego deverão ser a(s) nossa(s) meta(s).

 

Sejamos felizes como o Sannyasin é, que, ao se desapegar do não-eu, se une ao Eu que existe em todos nós, deixou para trás tudo o que possa impedir e dificultar o seu Serviço.

 

Um dia, haveremos de não pertencer a nada, nem a ninguém, nem a nós mesmos. Mas, pertenceremos, sim, ao Grupo de Servidores da Humanidade e à Hierarquia.

 

Por que desconfiarmos de nós mesmos? Da nossa capacidade? Sigamos adiante. As limitações físicas devem ser enfrentadas com destemor. Precisamos compreender que nenhuma limitação física pode impedir a expressão da nossa [personalidade-]alma e o serviço útil.4

 

Sugestão de pesquisa pessoal:

• Por que a Lua Cheia é esotericamente importante?

• O que acontece no momento da Lua Cheia?

• Qual a oportunidade espiritual oferecida pela Lua Cheia?

 

Uma das causas comuns das dores de cabeça e dos mal-estares é o interesse indevido e demasiado pelas formas e pelas coisas das formas.

 

Um dos Serviços mais nobres que poderemos prestar em nossas vidas é elevar os seres humanos e auxiliá-los a resolver os seus problemas pessoais.

 

 

 

Se pertencermos à uma Fraternidade Esotérica, poderemos fazer o seguinte exercício matinal:

1º) Depois de, convenientemente, atingir o alinhamento, o equilíbrio e a relaxação internos, visualize cada um dos seus condiscípulos, vendo-os na Luz.

2º) Visualize-os com uma estrela de quatro pontas entre as sobrancelhas, como símbolo do Centro Ajna desperto e de um ego integrado. Como você sabe, a Estrela da Iniciação tem cinco pontas.

3º) Após este devido esforço para se relacionar com seus irmãos, fale psiquicamente com eles. Analise as idéias discutidas e registre o seu significado geral.

4º) Decididamente, vá até a janela e envie Amor e Luz para todos os que guiam a Terra e os destinos dos homens (não me refiro a Hierarquia) mas, àqueles que estão espalhados pelo mundo, particularmente em Londres, em Leningrado [Moscou], em Washington, em Berlim, em Genebra e em Roma. Faça isto com todo o Amor que puder e sem pensar, porque os pensamentos podem ser separatistas e censuradores, quando não se possui o conhecimento adequado. Esta é a parte inicial da técnica de dissipação das miragens e das ilusões mundiais.

5º) Pronuncie o Mantra OM três vezes, elevando sua consciência e se acercando o mais possível da Hierarquia.

 

De maneira geral, os problemas de todos nós são mais psicológicos do que físicos, e, por isto, são relativamente fáceis de definir, mas, difíceis de resolver.

 

A ofuscação é um estado miraginal-ilusório incipiente.

 

Você já reparou que a situação do mundo tem avançado tão rapidamente, que, quando o aspirante comum e homem inteligente mal se adaptaram a determinadas condições ou a determinadas atitudes mentais e reflexivas (alcançadas, normalmente, com imensa dificuldade), ocorrem mudanças bruscas, e devem repetir o trabalho que a eles concerne? [Você já reparou que, muitas vezes, dormimos com uma tecnologia e acordamos com outra?]

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Pode-se dizer que nunca as Forças da Grande Loja Negra foram tão tenebrosamente atuantes na Terra como no período das duas Guerras Mundiais, que, na verdade, foram uma só. Abri esta 20ª parte deste estudo com este comentário do Mestre DK para que possamos fazer uma pálida idéia de quanto sofreram as pessoas e de quanta dificuldade tiveram e passaram os Discípulos dos Ashrams dos Mestres Ascensionados. Nada se comparou e nada se comparará àquela trágica época. Não esqueçamos de que o maior e mais poderoso Mago Negro que já pintou na Terra foi o Senhor A. H., que, com relativa facilidade, cooptou e aglutinou à sua volta o que havia de pior na Alemanha Nazista. Seja como for, quando coisas como estas acontecem, o que não podemos fazer é ficar sentados, esperando uma mudança, pela Vontade de Deus. Deus não tem nada com isto; consciente ou inconscientemente, os pais das desgraças somos nós. Todavia, e aqui há um Segredo, há momentos em que a inação é a forma correta de encarar as coisas.

 

 

 

 

2. Com alegria, este fragmento me fez lembrar o Poema If (Se), de autoria do poeta britânico Joseph Rudyard Kipling (Bombaim, 30 de dezembro de 1865 – Londres, 18 de janeiro de 1936). Abaixo, transcrevo a tradução livre de Félix Bermudes (Porto, 4 de julho de 1874 – Lisboa, 5 de janeiro de 1960) do poema.

Se podes conservar o teu bom senso e a calma
No mundo a delirar para quem o louco és tu...
Se podes crer em ti com toda a força de alma
Quando ninguém te crê... Se vais faminto e nu,

Trilhando sem revolta um rumo solitário...
Se à torva intolerância, à negra incompreensão,
Tu podes responder subindo o teu calvário
Com lágrimas de amor e bênçãos de perdão...

Se podes dizer bem de quem te calunia...
Se dás ternura em troca aos que te dão rancor
(Mas, sem a afetação de um santo que oficia
Nem pretensões de sábio a dar lições de amor)...

Se podes esperar sem fatigar a esperança...
Sonhar, mas, te conservares acima do teu sonho...
Fazer do pensamento um arco de aliança,
Entre o clarão do inferno e a luz do céu risonho...

Se podes encarar com indiferença igual
O triunfo e a derrota, eternos impostores...
Se podes ver o bem oculto em todo o mal
E resignar sorrindo o amor dos teus amores...

Se podes resistir à raiva e à vergonha
De ver envenenar as frases que disseste,
E que um velhaco emprega eivadas de peçonha
Com falsas intenções que tu jamais lhes deste...

Se podes ver por terra as obras que fizeste,
Vaiadas por malsins, desorientando o povo,
E sem dizeres palavra, e sem um termo agreste,
Voltares ao princípio a construir de novo...

Se puderes obrigar o coração e os músculos
A renovar um esforço há muito vacilante,
Quando no teu corpo, já afogado em crepúsculos,
Só exista a vontade a comandar avante...

Se vivendo entre o povo és virtuoso e nobre...
Se vivendo entre os reis, conservas a humildade...
Se inimigo ou amigo, o poderoso e o pobre
São iguais para ti, à luz da eternidade...

Se quem conta contigo encontra mais que a conta...
Se podes empregar os sessenta segundos
Do minuto que passa em obra de tal monta
Que o minute se espraie em séculos fecundos...

Então, ó ser sublime, o mundo inteiro é teu!
Já dominaste os reis, os tempos, os espaços!
Mas, ainda para além, um novo Sol rompeu,
Abrindo o infinito ao rumo dos teus passos.

Pairando em uma esfera acima deste Plano,
Sem receares jamais que os erros te retomem,
Quando já nada houver em ti que seja humano,
Alegra-te, meu filho, então serás um homem!

3. O exemplo que tenho disto mais próximo de mim sou eu-mesmo. Aprendi mais nestes últimos anos, em que coloquei no ar o Website Pax Profundis, do que em toda a minha vida pregressa como membro da AMORC, desde 1969, Fraternidade à qual sou e serei eternamente grato. Não se passa um dia em que eu não aprenda alguma coisa, não melhore um pouquinho e não deixe de ser um tantinho menos... E, de maneira geral, tudo o que aprendo divido com vocês. Só não publico o que não pode ou não deve ser publicado (certas compreensões esotéricas mais profundas), mas, realmente, é muito pouca coisa.

4. Eu aprendi que o que não puder ser feito com ações poderá ser feito com palavras (orais ou escritas), e o que não puder ser realizado com palavras poderá ser efetivado com a mente. Ora, velhice não é impedimento para nada.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.animatedimages.org/cat-clowns-154.htm

http://www.theverge.com/2014/11/25/7278117/
the-big-future-what-comes-after-texting

https://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-royalty-free
-emblema-aberto-do-tatuagem-da-mo-image12875669

https://br.pinterest.com/explore/j%C3%B4-soares/

http://photobucket.com/images/hourglass%20gif

https://www.google.com.br/search?

http://www.designofsignage.com/application/
symbol/hands/largesymbols/blessing-right.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/If_(poema_de_Rudyard_Kipling)

http://veja.abril.com.br/entretenimento/
conheca-se-o-poema-classico-de-rudyard-kipling/

http://www.picgifs.com/graphics/walking/
graphics-walking-859804-821606/

http://www.netanimations.net/Moving_Animated
_piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://gifgifs.com/other-animations/trash-and-garbage/

http://www.wikiwand.com/en/List_
of_religions_and_spiritual_traditions

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.