O DISCIPULADO
(Parte XIX)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 19ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

A Lei da Não-resistência1 é um promessa de sucesso.

 

Todos os Discípulos Consagrados, antes de passarem para etapas mais avançadas de Compreensão das Leis Universais, precisam de intervalos de estabilização.2

 

 

Intervalos de Estabilização

 

Observação: No gráfico acima, os Intervalos de Estabilização ou de Assimilação foram apresentados iguais, mas, na realidade, entre uma Compreensão x e outra seqüencialmente mais avançada ou elevada x + 1 ou entre uma Iniciação y e outra y + 1, estes intervalos, normalmente, são diferentes. Na verdade, não há, propriamente, um tempo predeterminado para a duração destes Intervalos; eles dependem mais de nós do que de qualquer outra coisa. Um exemplo marcante disto foram as Iniciações que Jesus recebeu, quando nos visitou. É impossível que um ser humano comum passe por todas as Iniciações vivenciadas por Jesus em um espaço de tempo tão curto ou tão limitado.

 

A vida da [personalidade-]alma, sua aspiração e sua natureza têm como principal atributo o Amor; já a vida do ego, sua aspiração e sua natureza têm como principal atributo a inteligência. Por isto, é necessário que o desenvolvimento destas duas instâncias (domínios, campos ou esferas) da existência seja harmonicamente unificado.

 

Pode parecer estranho, mas, é no Corpo Astral que se encontra o campo de batalha de aqueles que se preparam para a Iniciação.3

 

A arma com que a batalha será vencida é o Serviço Inteligente e Amoroso.4

 

É mais comum do que possa parecer que os Discípulos captem com maior clareza a meta e o ideal finais, porém, costumam ignorar os passos intermediários.

 

O sentimento de inferioridade espiritual é injustificado e não tem base real.5

 

O nosso Anjo da Presença oculta e vela, mas, sem embargo, revela a Glória Oculta do Espírito.

 

Um dos fatores mais impedientes e mais limitativos em nossa Peregrinação é o orgulho espiritual. Também nos impede e nos limita o sentimento de inferioridade.

 

Face do Anjo da Presença Face da nossa [personalidade-]alma.

 

De maneira geral, com algumas exceções, os Corpos Astrais de toda a Humanidade são regidos pelo 2º Raio ou pelo 6º Raio. Seja como for, a meta, para todos nós, é expressarmos um amoroso Coração compreensivo.

 

O que poderá ser ?@#$%&? do que a deserção, a desistência, o desinteresse ou o afastamento do dever?

 

Quando está presente a Indiferença, baseada no desapego e no desprendimento espirituais, a [personalidade-]alma permanece livre, desapegada e sem medo, e não é regida pelo que existe nos três mundos. Indiferença Espiritual Libertação.

 

Um tema importantíssimo para reflexão: Isolamento (uma qualidade do Discipulado) não significa solidão nem afastamento do mundo e Divina Indiferença Espiritual (outra qualidade do Discipulado) não significa fria separatividade intolerante. Isolamento + Divina Indiferença Espiritual = Crescente Utilidade no Serviço Plano.

 

A mente (firme na LLuz) é o órgão de visão para o Homem Espiritual.

 

Há um Arquétipo. Há um Cânon Arquetípico. Há um Caminho. Há uma Meta. Há uma LLuz. Há uma Senda. [Tudo depende exclusivamente de nós. O esforço (Bom Combate) é pessoal, individual.] Os redentores das nossas naturezas inferiores somos nós.

 

 

 

Observação: Na animação acima, a Cruz Hermética Rosa+Cruz pode ser vista ou interpretada como sendo a Terceira Cruz Astrológica da nossa Peregrinação, ou seja, a Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] (Crise da Iniciação). Nesta Terceira e Última Cruz, a vida do ego, a vida na forma e a vida planetária já não mais controlam o ser-humano-aí-no-mundo. Há algum tempo publiquei o texto As Três Cruzes do Gólgota. O link direto para este trabalho é:
http://paxprofundis.org/livros/tres/cruzes.htm

 

Outro tema importantíssimo para reflexão: Através de nós, da nossa natureza amorosa, poderá chegar aos outros a Força Redentora. A questão é: como esta Força Redentora poderá se manifestar verdadeiramente, ainda que, de nossa parte, com Divina Indiferença Espiritual?

 

O que adianta seguirmos adiante, progredirmos, se outros não vêm conosco, não progridem? Quais as implicações que isto provoca?

 

Como operam os Membros da Hierarquia, precisamos aprender a trabalhar atrás da cena, nos bastidores.

 

 

 

Um dos problemas que todos os Discípulos sinceros devem resolver é aprender a viver como se o Corpo Físico não existisse. Isto quer dizer que a atitude mental interna deve anular todas as limitações e todos os obstáculos que o Corpo Físico impõe, e que, por isto, impedem que a Consciência Espiritual se expresse livremente. Portanto, um dos principais objetivos de todos nós deve ser no sentido de cultivar uma atitude desapegada perante a vida e suas circunstâncias.

 

 

Discriminar espiritualmente não significa separar, mas, sim, selecionar inteligentemente onde devem ser aplicados o Esforço, a Força e a Luz disponível.

 

Sempre, os 5 Dias da Lua Cheia, em cada mês, determinam o ápice de um Trabalho Científico e Esotérico.

 

Alguns Pensamentos-semente para Meditação:

• Como um pássaro, vôo em direção ao Sol. Minha [personalidade-]alma canta para todos aqueles que cruzam o meu caminho e podem ouvir.

• Como um boi jungido a seu parceiro, eu carrego o fardo da vida. No entanto, eu não estou sozinho. Com meus irmãos e meu Mestre, eu compartilho a carga.

• Como uma criança que desperta amor em quem dela se aproxima, eu também evoco amor nos meus irmãos. E devolvo esse amor sem limites e sem apegos.

• Como uma cisterna que coleta e armazena a Água da Vida – que nutre o homem em suas carências, privações e necessidades – eu também recolho o que os outros necessitam. Eu não faço isto por mim ou para mim. Eles precisam do Poder para Trabalhar, e, portanto, eu reúno, mantenho e trato de buscá-Lo na Fonte de Provisão.

• A Cor me pertence. Eu A reivindico para mim, pois, Cor e Qualidade são uma coisa só. Mas, eu A compartilho com meus companheiros.

• A dor me pertence, mas, é a semente fecunda de Sabedoria [ShOPhIa]. Como um Sábio, eu recolho e guardo o Fruto da Sabedoria dos outros.

• Em cada meditação que eu faço, distribuo e esparramo, impessoalmente, Amor e Sabedoria para todos.

 

Precisamos (aprender a) cuidar do nosso Corpo Físico com cuidado e com carinho. Não esqueçamos de que ele é o nosso instrumento de serviço plano externo da vida.

 

A Astrologia, em muitos aspectos, é a Ciência das as ciências.

 

Devemos empregar o nosso Corpo Astral como um meio de expressão da nossa [personalidade-]alma, e não como um agente do Plano Astral.

 

O Cristo que consagrou o Seu Serviço ao Seu Grande Mestre, o Senhor de Shamballa assumiu o compromisso de não abandonar o Seu Lugar, até que o último cansado peregrino desta Humanidade equivocada tenha encontrado o Caminho de Casa. Esta disposição é a mesma do Mestre K. H. e de todos Aqueles que Servem em conexão com a Hierarquia. [Se, até agora, não havia ficado claro porque, tantas vezes, tenho dito que não estamos sozinhos, penso que, a partir deste fragmento, a coisa tenha ficado esclarecida. Por outro lado, eu também já assumi o compromisso de ficar ao lado da Humanidade até o fim, demore o quanto durar.]

 

Três palavras (conceitos) para reflexão: 1ª) Paciência (conosco e com os outros); 2ª) Pensamento Dinâmico; 3ª) Sabedoria.

 

O Exercício Esotérico a seguir foi recomendado especificamente para um Discípulo que possuía um problema definido de saúde para poder ser resolvido, mas, penso que possa ser útil para todos nós (particularmente, se for realizado nos dias de Lua Cheia, em cada mês):

1º) Emita audivelmente o Mantra OM três vezes e relaxe.

2º) Deitado ou sentado [melhor deitado], estabeleça um vínculo consciente com a sua [personalidade-]alma e, em seguida, com o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul. Isto permitirá que se forme um Triângulo de Luz Dourada – nossa [personalidade-]alma, nosso Centro Coronário e o Mestre DK.

3º) Visualize este Triângulo como um sólido Triângulo de Luz Dourada, cuja base descansa no Plano Mental (onde trabalha o Mestre DK e onde mora e trabalha a [personalidade-]alma de todos nós), e cujo ápice toca o alto da sua cabeça (Centro Coronário).

4º) Deste Triângulo, se projeta um feixe de Luz Dourada (não branca) que inunda todo o seu Corpo Físico. Descanse e se banhe nesta Luz Dourada, sem imaginar nada, sem querer nada, deixando que esta Luz realize o seu trabalho, sem ter ou formular idéias definidas, pois, o que deve ser feito será realizado pelo Mestre DK, conforme Ele mesmo afirmou. Não esqueça de que o Triângulo e o feixe de Luz devem ter cor Dourada.

 

 

 

 

A admissibilidade de que não prestamos um completo e efetivo Serviço Espiritual é uma miragem impediente criada por nós que precisa ser dissolvida. A Lei da Aceitação é uma Lei Divina, e, se a compreendermos, ficaremos livres desta miragem.6

 

Uma parte importante do Trabalho que podemos e que precisamos realizar é nos tornarmos Verdadeiros Observadores e Intérpretes das Leis Universais. Senda do Discipulado —› Senda do Intérprete —› Senda de Aquele que Revela a Sabedoria.

 

 

Três Sendas

 

 

Vale apena recordar: A expressão do Segundo Raio se divide em duas categorias: Sabedoria e Amor.7

 

Basicamente, em cada encarnação, somos regidos por 5 Raios, que são os instrumentos que estabelecem os alicerces da nossa próxima vida.

 

Na vida, devemos nos esforçar para manter a posição do Observador que está no Centro, e isto é conseguido, se nos mantivermos focados no alto da cabeça, no ponto mais elevado possível.

 

Quanto a estes últimos ensinamentos, medite sobre os enunciados abaixo, como pensamentos-semente catalisadores de mudanças indesbotáveis:

 

 

 

 

• Eu-sou o Observador que sempre habita no Centro.

• Eu-sou o Intérprete sempre trabalha a partir do Centro.

• Eu-sou o que deseja e que atrai todos para o Centro.

• Eu-sou o Morador do Lugar Elevado que sempre vê a partir do Centro.

• Eu-sou quem ama a Humanidade e que envia Amor a partir do Centro do Amor.

• Eu-sou o Educador que está aprendendo no Centro e que elevo a este Centro todos aqueles que tento ajudar.

 

Recapitular não é refazer nem reexperimentar.

 

Algumas perguntinhas para você responder a si mesmo, mas, compreenda que a Observação, no Sentido Espiritual, é uma Faculdade que deriva da auto-realização:

• Eu sou capaz de aprender a Observar e de me libertar dos resultados da Observação, talvez, algumas vezes indesejáveis?

• Eu posso me Observar mentalmente sem ser influenciado pelas reações do meu eu emocional pessoal?

• Qual o efeito que a recapitulação poderá ter em minha vida e na vida de aqueles que estão próximos a mim?

• Eu poderia dizer, honestamente, que eu posso Observar desapaixonadamente, sem parcialidade?

• Como a Observação correta poderá acelerar meu progresso na Senda?

• Eu posso manter a minha mente firme na Luz que aflui do Observador?

• Eu sou capaz de esquecer o eu pessoal fragmentário?

• Eu posso concentrar minha consciência no Eu Superior?

• Eu compreendo e manejo concertadamente o Poder que advém da Observação?

• Eu reconheço que estou em contato com outros Observadores no Caminho da Vida?

• Eu posso extrair Poder e Sabedoria do Observador para auxiliar os outros?

• Se eu sou o Redentor das naturezas inferiores, como a Observação poderá ajudar nesta Redenção?

• Quais as atividades e quais as qualidades da minha natureza inferior (tanto as boas quanto as indesejáveis) precisam ser Observadas, se eu quero servir mais inteligentemente?

• O que me impede de praticar constantemente a Observação? Como posso neutralizar esta dificuldade?

 

Você já reparou (observou) que todas as grandes mudanças em nossas vidas, geralmente, estão acompanhadas de sofrimentos incidentais? Seja como for, sempre há uma causa subjacente, encoberta ou implícita a qualquer efeito. Não exite por acaso!

 

O nosso desenvolvimento espiritual na vida sempre acarreta(rá) uma grande responsabilidade, pois, poderemos produzir efeitos definitivos nas existências com as quais temos o privilégio [kármico, mas, nem sempre] de entrar em contato, bem como para todos aqueles para os quais representamos uma espécie de torre de fortaleza, em um mundo no qual são levados a cabo ajustes e reorientações.

 

 

 

 

 

 

 

De todos os nossos esforços, o nosso esforço subjetivo é sempre o mais poderoso em todos os momentos.

 

O que se seguirá é o óbvio, mas, de vez em quando, é bom lembrar o óbvio: precisamos nos esforçar para tentar compreender e procurar resolver rapidamente nossos conflitos internos.

 

Precisamos aprender a nos livrar da adesão fanática a indivíduos ou às escolas de pensamento. [Note bem que adesão é uma coisa; adesão fanática é outra. Mas, prisão, seja ela qual for, é sempre prisão.]

 

Um tema para meditação: a palavra Interpretação.

 

Apesar dos intervalos cíclicos de aridez e de reação, devemos nos esforçar para manter nossas vidas vívidas e produtivas.

 

Só quando reconhecemos as miragens e as ilusões pelo que são poderemos dissipá-las.

 

Sempre rondará um certo perigo nas presumidas retidões das nossas decisões.

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, Não-resistência deve ser lida e entendida como não-insurreição, não-insubmissão, não-rebeldia, não-antagonismo, não-oposição, não-vociferação ou não-desesperação frente às experiências educativas da vida. Se doer, precisamos agüentar, até porque chiar, imprecar e peidar não irão mudar as coisas. Não esqueçamos de que os artífices de todas as nossas dificuldades somos nós. Quem não usa fio dental acaba ficando com os dentes cheios de buracos. Bem, por outro lado, Não-resistência também pode ser lida e entendida como humildade.

2. Esses intervalos de estabilização são como a cura (ou secagem) do concreto, que, se não for feita de modo correto, o concreto não terá a resistência e a durabilidade desejadas.

3. E por que isto é assim? Porque precisamos vencer e ultrapassar nossas miragens e nossas ilusões zil-enares para podermos nos habilitar a receber as Iniciações Solares Superiores. Lembre, conforme já foi explicado em textos anteriores, que a 1ª e a 2ª Iniciações não são consideradas propriamente Iniciações pela Hierarquia. A 1ª Iniciação, na verdade, é a 3ª. Eu diria que a Verdadeira e Grande Escolha pela Senda da Direita é que nos tornará aptos para, depois de termos recebido a 1ª e a 2ª Iniciações, recebermos a 3ª Iniciação e as outras subseqüenciais. Mas, que ninguém tenha pressinha, porque isto poderá demorar zil-ênios! A coisa não se resume a quando o Discípulo estiver pronto o Mestre aparecerá. Isto envolve também necessidade e oportunidade. Para dar só um exemplo do que estou querendo dizer, o Festival do Wesak só é celebrado uma vez por ano: durante a Lua Cheia de Maio.

4. Como o Serviço pode, ao mesmo tempo, ser Inteligente e Amoroso? Amoroso é fácil de entender, mas, Inteligente significa que não estamos autorizados a interferir no karma de ninguém nem fazer pelo outro o que cabe ao outro fazer. Intrometer-se no karma alheio e fazer pelo outro o que cabe ao outro fazer nem Mamãe Dolores se meteu a fazer.

5. Ora, não existe essa coisa besta de inferioridade espiritual. Todos nós, in potentia, sabemos tudo-de-tudo. O que acontece é que, por diversas razões, por enquanto, estamos meio que impedidos de expressar esse tudo-de-tudo. Mas, de lembrança em lembrança... De devagar em devagar... De hoje em hoje... Porque estou fazendo esta afirmação aparentemente absurda e paradoxal? Já comentei isto em não sei onde, mas, vou repetir: se a coisa toda é una ou uma, nossa personalidade-alma é e está unificada Àquilo que poderia ser denominado de Alma Universal. O fato de ainda não nos lembrarmos que somos Um com esta Alma Universal ou, em outras palavras, que somos Deuses, não nos torna espiritualmente inferiores a nada nem a ninguém. Estar desmemoriado (ou temporariamente amnésico) é uma coisa; ser espiritualmente inferior é outra, e, pelo exposto, esta outra não existe. Lembre-se da maiêutica socrática (parto das idéias). Se a Verdade não estivesse latente nos Discípulos de Sócrates (Atenas, cerca de 469 a.C. – Atenas, 399 a.C), ele não poderia ter obstetrizado nada, e Platão (Atenas, 428/427 a.C. – Atenas, 348/347 a.C.) não teria escrito a montanha de livros que escreveu. O que acontece é que a maiêutica só pode ser efetiva se houver um grau mínimo de cultura do maieutizado, começando, preliminarmente, pelo significado exato das palavras. Você sabe, por exemplo, o que é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose? Se não sabe, desista de ser maieutizado. Ora, como alguém pode compreender o Teorema de Pitágoras, se pensa que a hipotenusa é a Irmã da cantora Nara Leão (Vitória, 19 de janeiro de 1942 – Rio de Janeiro, 7 de junho de 1989)? Como alguém poderá entender a resistência do africano à escravatura no Brasil, se confunde Quilombo dos Palmares com quimbondo antes das preliminares? Pois é. E por aí vai...

6. Quanto a isto, que é um sentimento de inferioridade criado por nós, precisamos simplesmente compreender que cada um de nós, em sua esfera de atuação, só pode fazer o que está apto a fazer e tem condições de fazer. Duas coisas devem ser compreendidas por nós: 1ª) às vezes, estamos aptos, porém, por diversos motivos, não temos condições de fazer ou de realizar determinada coisa; e 2ª) outras vezes, temos condições, mas, não estamos preparados. Seja como for, só podemos fazer o que podemos fazer. E jamais seremos censurados por não termos podido fazer mais. O grande censor de nossas vidas somos nós mesmos. Por isto, em ponto deste estudo, está dito que precisamos (aprender a) ter paciência (conosco e com os outros).

7. Isto deixa absolutamente claro que não poderá haver Sabedoria (ShOPhIa) sem Amor (impessoal e desapegado) nem Amor sem Sabedoria. Por isto, para nos tornarmos e sermos Livres, precisamos compreender as coisas (Leis Universais) corretamente. E esta compreensão começa pelas coisas mais simples, como, por exemplo, sabermos o porquê de a água ferver mais depressa, se a panela estiver tampada, ou o porquê de uma fruta madura não voltar a ficar verde novamente. E assim, há centenas, milhares, milhões de coisas que vemos e/ou fazemos e que sequer desconfiamos qual é a Lei Cósmica que está operando nos bastidores.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://br.pinterest.com/pin/128211920614079416/

http://www.presentermedia.com/index.php?
target=closeup&maincat=animsp&id=6119

http://centraldecursos.com/imagem-gif/

http://www.sitengenharia.com.br/tabeladosagem.htm

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.