O DISCIPULADO
(Parte XVIII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 18ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Na Humildade e na Força de Amar amor reside a nossa Liberação.

 

Antes de receber a Iniciação, uma das principais lições que todos os Discípulos têm que aprender e dominar é a firme persistência-paciência frente a tudo o que possa produzir dificuldades.

 

 

 

As [personalidades-]alma dos outros têm o direito de aprender as mesmas lições que a nossa aprendeu e está aprendendo, portanto, um Coração demasiadamente piedoso nem sempre constitui uma posse muito útil.1

 

Cada um de nós deverá enfrentar por si-mesmo e conhecer por si-mesmo as questões da [personalidade-]alma, que, maiormente, são apresentadas através das lições existenciais, para podermos nos aperfeiçoar nesta vida e vir na próxima melhor equipados para amar, trabalhar e viver desinteressadamente.2

 

O Primeiro Raio [Vontade-Poder] é apenas o Primeiro Sub-raio do Grande Raio Cósmico do Amor.

 

O Verdadeiro Amor é altruísta [solidário e auxiliador], mas, sem apegos. Precisamos deixar que os outros aprendam suas próprias lições.

 

O Serviço da nossa [personalidade-]alma, em última análise, deverá ser Serviço à Humanidade e à Hierarquia.

 

Antes de decidirmos prestar qualquer Serviço, devemos vocalizar o OM três vezes, e permitir que a nossa [personalidade-]alma responda, e tome posse do nosso ego.

 

 

 

 

Se os outros não enfrentam as coisas como devem, não devemos permitir que nos arrastem para as sombras. Não temos que assumir responsabilidades que não nos correspondam.

 

As pessoas precisam mais de amor e de compreensão do que de Verdades Esotéricas claramente definidas e claramente formuladas, não importa quão reais ou maravilhosas possam de fato ser. Precisamos mais amar e compreender as pessoas do que tentar transformá-las. Acima de tudo, precisamos ter paciente e amorosa gentileza com as pessoas.

 

Não há mesmo babaquice maior do que se ofender com uma eventual admoestação ou uma advertência de um Mestre Ascensionado. Um Mestre Ascensionado sempre educa amorosamente; nunca ofende rancorosamente.

 

Mm Mestre Ascensionado nunca é autoritário nem exige obediência, só faz sugestões, deixando que o estudante livremente as aceite ou não, de acordo com sua capacidade de compreensão.

 

Sempre, sempre, sempre, o importante é a necessidade [carência] dos outros, não a nossa. Portanto, devemos nos esforçar para compreender as pessoas, em suas parcimônias e silêncios, fraquezas e forças, aspirações e fracassos, devoções e costumes.

 

Seriedade demais não serve para xongas e não adianta lhufas. Devemos procurar percorrer o Caminho Illuminado com Alegria.

 

 

Will Smith

 

 

Ainda que para uns o segredo seja ir mais depressa e para outros mais devagar, o melhor, sempre, é o meio-termo. Seja como for, cada um deverá descobrir o seu próprio ritmo. Depressa demais = fadiga; devagar demais = sonolência.

 

Nas primeiras etapas do Discipulado, uma das maiores dificuldades é empregar o tempo corretamente. O fato é que precisamos aprender a reajustar nossos valores.

 

Exercício de Meditação:

1º) imagine que você é a sua [personalidade-]alma, que emprega como instrumento o homem inferior;

2º) imagine que sua [personalidade-]alma atua através do Centro do Amor [Centro Cardíaco] em seu ser e o energiza. Em seguida, relaxe, e mergulhe na consciência da sua [personalidade-]alma que é Amor. Que o Amor seja a nota fundamental da sua meditação;

3º) então, derrame Amor sobre:

a) seu círculo familiar imediato;
b) aqueles com os quais está unido em sua vida social;
c) os irmãos da Fraternidade à qual pertença;
d) o Novo Grupo de Servidores do Mundo; e
e) a Humanidade.

 

 

 

 

Medite sobre os seguintes pensamentos:

• Trilho o Caminho do Amor. Minha vida irradia esse Amor.

• O Caminho do Amor é o Caminho Illuminado.

• O Caminho do Amor leva à presença do Eu. Eu-sou este Eu.

• Eu vejo a Presença como a mim mesmo, e me fundo com a Sua LLuz.

• Os filhos dos homens devem ser orientados e guiados, para que pisem no Caminho do Amor.

• O Plano [da Hierarquia] para o homem tem três grandes objetivos: a Revelação do Amor, a Illuminação da Mente e a Evocação da Vontade.

 

Uma definição simples de meditação: Meditação é o ato de refletir com tranqüilidade.

 

Pelo menos, nas primeiras etapas do Discipulado, não devemos dedicar mais do que 10 ou 15 minutos por dia à meditação.

 

Um dos maiores problemas dos seres humanos em geral é viverem em permanente estado de tensão, sem conseguirem relaxar um pouquinho. Curiosamente, há pessoas que estão tensas quando se divertem e mais tensas ainda quando descansam!

 

 

 

 

Um outro problema das pessoas é fazerem um Himalaia de coisas inteiramente desnecessárias e, na verdade, inúteis. Precisamos eliminar o inessencial da nossa vida diária, e isto implica em adquirirmos o sentido dos valores espirituais, que têm importância duradoura. Precisamos meter na cabeça que o que é efêmero, passageiro, temporário ou transitório não traz resultado benéfico algum.

 

Mais um exagero dos seres humanos: levar muitas coisas da vida a sério demais e de maneira demasiadamente rigorosa.

 

Quando a Energia Espiritual não é usada corretamente, ela fica "como que em brasa" nos Centros (usando esta forma inadequada para definir a questão), e isto acaba produzindo maus resultados.3

 

Quem se dispuser a seguir a Senda do Discipulado deve estar ciente de uma coisa: não é fácil. Isto, para dizer o mínimo!

 

Normalmente, aqueles que têm um Corpo Astral de Sexto Raio são prisioneiros de uma devoção idealista fanática [e extremamente perigosa], porque produz um real desequilíbrio, indevida atenção aos detalhes do processo e grande devoção às coisas que provêm da satisfação emocional.

 

 

 

 

Você já observou que certas pessoas se mantêm ocupadas em coisas improdutivas e desproporcionais ao esforço realizado?

 

Equilíbrio Emocional  —›  Equilíbrio Glandular.

 

Devemos Trabalhar e Servir, sem esperar resultados. Quando menos esperarmos, os resultados se manifestarão.

 

 

 

Quando um homem trabalha sozinho, aparentemente sem ajuda e não trata de introduzir [transferir] seus pequenos assuntos [problemas] na Consciência do seu Mestre, isto é um sinal de Verdadeiro Discipulado, porque, no fundo, ele se deu conta do Trabalho Urgente dos Grandes Seres. [Sublinhado meu.]

 

 

Re-pe-tin-do: A primeira grande lição que todo Discípulo deve aprender é o desenvolvimento do desapego interno. A segunda grande lição é o aprimoramento da humildade. A terceira grande lição é servir altruisticamente. A quarta grande lição é não se considerar um fator indispensável. A quinta grande lição é aprender a permanecer no Ser Espiritual. [Ora, se o Mestre DK fica repetindo os ensinamentos, eu também vou repetir os meus comentários: não devemos desistir do Caminho por nada. Doa o quanto doer; custe o quanto custar; demore o quanto demorar.]

 

Devemos empenhar um esforço constante e estável para morar no Lugar Secreto da nossa [personalidade-]alma, e, quando de lá sairmos, deveremos nos deslocar para o mundo dos homens, derramando, sempre, para todos, sem exceção, Amor e Compreensão.

 

Saber como conservar a Energia para aumentar o Trabalho Interno irá produzir uma maior realização magnética e menor atividade no Plano Físico. Isso faz parte da Sabedoria Iniciática. Precisamos compreender que a intensa radiação espiritual e a amorosa compreensão são mais benéficas do que longas horas de conversa.

 

Na verdade, tudo o que qualquer Discípulo ou Aspirante deve fazer em relação a seus pares, é estimular a Luz que há neles, dando-lhes liberdade para caminhar em sua própria Luz e à sua maneira na Senda. [Ou seja: não devemos impor nada nem ficar apoquentando os outros para que façam isto ou aquilo. Ninguém suporta doutrinação.]

 

Na Senda, todos os momentos difíceis são momentos de treinamento e de crescimento interior.

 

Você já percebeu que, em algumas ocasiões, conseguimos apenas manter a cabeça fora da água (frase nitidamente ocultista)?

 

 

 

Bolas, eu não queria,
todavia, tinha que ser!
Para alcançar a Alforria,
era necessário Morrer!

 

Três atitudes comportamentais são determinantes e indispensáveis na vida de qualquer Discípulo: Resistência Estóica, Serviço e Paciência.4 Isto, inevitavelmente, acabará desembocando em Liberdade, Experiência e Utilidade. O que poderá deter um Verdadeiro Discípulo?

 

 

 

 

Quanto mais altruísta for o Serviço mais profunda será a Compreensão.

 

Uma eventual sensação de intenso isolamento é apenas aparente; tão-só uma ilusão. Não estamos sozinhos!

 

Eu peregrinava pela Estrada...
Intensa sensação de isolamento.
De um lado, nada; do outro, nada...
Então... Em um dado momento...

 

-------------------------------› Compreensão Compassiva.

 

O mais complicado das miragens e das ilusões que nutrimos é quando não temos consciência (e é geralmente o que acontece) que as miragens e as ilusões que nutrimos são miragens e ilusões que nutrimos! O fato inconteste é que, enquanto as miragens e as ilusões que nutrimos nos proporcionarem auto-satisfação, nós, cristalizados, as nutriremos!

 

 

Cristalização ou Coisificação

 

 

Mais uma vez é bom lembrar: precisamos nos acostumar a não criticar aqueles com quem estamos associados e a manter silêncio sobre nós mesmos. [O que interessa aos outros o que sentimos, pensamos, acreditamos, fazemos, não-sentimos, não-pensamos, não-acreditamos, não-fazemos et cetera?]

 

O remédio para tudo é a reticência (que, acima de tudo, é conservação de Energia) e a alegria (produzida pelo correto magnetismo) ---› Aceleração do Caminho Illuminado.

 

Exercício Esotérico:

1º) aparte sua consciência externa da periferia, e leve-a para o Ponto de Silêncio dentro [alto] da cabeça – o lugar onde as cores dourada e azul se unem, se misturam e se fundem;

2º) esforce-se para sentir o Silêncio;

3º) quando você tiver sentido o Silêncio, então, deste Ponto, envie Bênçãos para:

• seu círculo familiar imediato e seus amigos;
• seus irmãos de Fraternidade;
• o mundo exterior e para a Humanidade;
• o Mestre DK;
• o Novo Grupo de Servidores do Mundo; e
• a Hierarquia.

4º) visualize uma cor amarelo-dourada vívida, e reflita sobre o verdadeiro significado e valor do Silêncio;

5º) emita, audivelmente, três vezes, o Mantra OM, com a idéia de:

• purificar sua aura;
• silenciar todas as discórdias; e
• expressar alegria.

 

Você sabe o que todos nós precisamos? Pois bem, o Mestre DK ensinou: 1º) cultivar a capacidade de "cavalgar sutilmente" (usando um velho provérbio); e 2º) desenvolver o senso de humor – verdadeira capacidade (não forçada) de rir de si-mesmo e do mundo. Estas duas coisinhas são conseguidas por aqueles que trabalham na Luz do Plano Mental.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O que o Mestre Djwhal Khul está querendo dizer aqui é que a misericórdia e um Coração amoroso são fundamentais, indispensáveis, imprescindíveis, insubstituíveis e outros sinônimos essenciais. Mas, não podemos fazer pelo outro o que, necessária e educativamente, cabe ao outro fazer. Isto é como querer fazer cocô e xixi pelo outro. Não dá! Você já reparou que toda pessoa que foi mimada e adulada parece que, na vida, dá um passo pra frente e dois pra trás? Precisamos ter muito cuidado com isto, porque quem mima e adula se torna responsável pelo mimo e pela adulação. Bem, me lembrei de um outro exemplo muito interessante: quando auxiliamos um ceguinho a atravessar a rua, deixamos que ele segure o nosso braço e o conduzimos, mas, não andamos por ele.

 

 

 

 

2. Pense no seguinte: se tudo é Um, se tudo conforma uma Unidade, então, nossa personalidade-alma está unificada à Anima Mundi – [termo cunhado por Platão (Atenas, 428/427 a.C. – Atenas, 348/347 a.C.) e que aparece nas obras A República, Timeu e Leis], e é, ipso facto, onisciente. O que impede que sejamos oniscientes ou que manifestemos conscientemente essa onisciência? Simplesmente o nosso eu inferior (ou ego), que domina e impede a plena expressão da nossa personalidade-alma. Por isto, nada é mais importante que nos desplexossolarizemos. Enquanto der aquele friozinho na barriga e sentirmos borboletas borboleteando no estômago...

3. Bem, vou arriscar comentar esta informação. Penso que este seja exatamente o caso, por exemplo, de aqueles egoístas que se metem a ser ermitões, achando que com isso acabarão arrumando a Chave do Céu. Continuando nesta linha simbólica, a Chave do Céu não está lá nem acolá, nem na montanha nem na caverna: está em nosso Coração. Por isto, não precisamos ir a ligar nenhum para podermos compreender as coisas; a Sabedoria Eterna está bem pertinho de nós – exatamente em nosso Coração. E, à medida que partes desta Sabedoria Eterna nos vão sendo desveladas, temos a obrigação fraterna de divulgá-la. Agora, o que não podemos é confundir o samba Pelo Telefone com o ACM e o seu trombone.

4. De forma alguma eu pretendo corrigir o Mestre DK, o que seria um absurdo, para dizer o mínimo. Mas, acho que Ele concordará comigo se eu acrescentar uma atitude comportamental insubstituível na vida de qualquer Discípulo: o Silêncio.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clipartbest.com/clown-head-cartoon

http://www.picgifs.com/alphabets/dancing/

http://akigifs.blogspot.com.br/2015/03/
felix-cat-animated-gifs-gato-felix.html

http://www.netanimations.net/Machines-and-
moving-Machinery-Mechanical-clip-art-graphics.htm

https://www.tenor.co/view/seriously-ugh-gif-5001668

http://www.123rf.com/clipart-vector/solidarity.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anima_mundi

http://giphy.com/gifs/frustrated-table-flip-O82d1XlAUIxxu

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.