O DISCIPULADO
(Parte XVII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 17ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

 

 

 

Quando temos a tendência a destacar e a enfatizar demais os detalhes e a nos ocuparmos demasiadamente dos procedimentos, às vezes, perdemos de vista a síntese do todo. Então, se é assim, tente responder com clareza e honestidade, em voz alta, mas, apenas para você, a estas quatro perguntas:

• Eu sei que, para reconhecer a Presença, eu devo permanecer livre e desapegado. A que e a quem estou agora apegado? O que me impede de ter uma visão clara e uma aproximação mais íntima?

• Eu sei que, para reconhecer a Presença, eu devo atuar como o Anjo Solar. Posso discernir, agora, entre mim e esse Anjo Solar?

• Eu sei que reconhecer a Presença significa que eu estou me preparando para atravessar, como Anjo Solar, o Portal para a Senda da Iniciação. Em vista disto, posso reconhecer e admitir claramente quais são as minhas maiores qualidades e os meus piores defeitos?

• Posso definir claramente, para mim, o que eu compreendo por; 1º) eu, o Discípulo; 2º) Eu, o Anjo; e 3º) a Presença?

 

Reflita cuidadosamente sobre as seguintes frases, que foram retiradas de uma escritura muito antiga:

1ª) Ante o Trono de Deus, o Anjo com os demais Anjos permaneceram e exclamaram: — Senhor da nossa vida, concedei-nos a fortaleza para trilharmos o Caminho da Revelação, atravessar o mar da escura ilusão e enfrentar o Caminho Illuminado da Terra. Deus disse: — Ide, e vede muito longe.

2ª) Ante o Portal que se abre para o o Caminho para a Paz, o Anjo ficou sozinho e disse: — Senhor da minha vida, o Caminho da Revelação é o Caminho da Vida manifesta; a Senda da escura ilusão conduz à LLuz que dispersa toda sombra. Eu me esforço para trilhar o Caminho que me levará de volta á Tua Presença. Mas, este Caminho ainda está escuro. O que deverei fazer? Deus disse: — Aproximai-vos e entrai na vossa própria LLuz, e, nessa LLuz, vede a LLuz.

3ª) Ante o Portal de cada novo dia, que contém em suas horas seladas, uma responsabilidade ordenada, todas as manhãs eu permaneço e clamo em alta voz: Senhor da minha vida, como posso cumprir o dever deste dia, e, ainda assim, alcançar o desapego? Satisfarei todas as minhas necessidades, e, sem embargo, conseguirei me libertar das ataduras e das obrigações? Deus disse: O Sol nasce e dá vida à Terra. Nada pode ser tirado da Terra. Vivei vós também assim. Dai e nada pedi!1

 

Devemos dividir com todos o pão que nos alimenta e compartilhar o nosso Conhecimento.

 

 

Pão do Conhecimento

 

 

Sempre devemos dar início às nossas mudanças interiores com as pessoas que estão próximas a nós. Por quê? Porque é mais fácil e mais frutífero

 

Devemos nos esforçar para nos livrar das mãos aferradoras de todas aquelas presenças insistentes que exigem a nossa atenção. Nada, absolutamente nada, pode demolir a fortaleza interna da nossa [personalidade-]alma. Ali devemos permanecer desapegados e sem temor. O fato é que devemos nos esforçar ao máximo para [tentar] levar uma vida de Sannyasin.2

 

 

 

 

Ainda que sempre relativa e sempre incompleta, devemos lutar para conquistar e entrar no Reino da Liberdade.

 

Medite e responda às seguintes questões:

1ª) Por que se necessita de fortaleza para: a) trilhar o Caminho da Revelação; b) atravessar o mar da escura ilusão; e 3ª) enfrentar o Caminho Illuminado da Terra?

2ª) O que obstrui, em mim, o Caminho de regresso, que conduz à Presença?

3ª) Como posso cumprir meus deveres diários, e, sem embargo, demonstrar desapego?

4ª) Como posso satisfazer todas as minhas necessidades, e, ainda assim, permanecer desapegado e sem sentir medo?

5ª) Como posso entrar na LLuz e permanecer firme, vendo a Verdade em toda parte?3

6ª) Como posso guiar meus irmãos no Caminho, e descobrir, com eles, o Segredo da 'LLuz-Escura-que-Revela'? Como posso encontrar o meio que dissipa a ilusão?

 

 

 

 

Devemos dedicar nossa vida e tudo quanto possuirmos e pudermos ao Serviço do Plano, fazendo isto com plena consciência, não como um dever obrigatório. Individualmente e como grupo, devemos sempre renovar nossa Consagração.

 

Precisamos parar de achar
que existe o obrigatório.
Não. Tudo é facultativo.

Precisamos encasquetar
que inexiste o ab-rogatório.
Não. Tudo é compensativo.4

Definitivamente: para qualquer um de nós, não há Caminhada sem dificuldades, e todos os Aspirantes que chegaram a uma determinada etapa da evolução haverão de as enfrentar.

 

Não há Caminhada sem dificuldades,
não há favoritismos nem abolibilidades,
não há
inside information nem jeitinho,
não há Padim Ciço nem santantoninho.

 

Inércia temporária é compreensível; inércia permanente é inconcebível.

 

Ninguém atingirá a realidade almejada se não cumprir os compromissos assumidos.

 

Sempre que mudarmos o ritmo da nossa vida deveremos dar um tempinho para que o novo ritmo se estabilize. Não há estabilização imediata.5

 

 

 

Às vezes, há muitas pessoas que estão perto de nós no nevoeiro, ainda que não as reconheçamos.

 

 

De maneira geral, se pode dizer que qualquer introversão é malsã e egoísta.

 

Como nós, seja individualmente, seja coletivamente, poderemos destruir6 (em grande escala) o que não entendemos, não gerenciamos e não dissipamos (em pequena escala) em nossas próprias vidas?

 

Dezenove temas para meditação:

1º) Por que a Felicidade [Alegria] é necessária para:

• trilhar a Senda da Revelação?

• satisfazer as necessidades dos demais?

• remover [tornar mais brandos] os obstáculos que enfrentamos?

2º) Qual é a relação entre Felicidade e Alegria?

3º) Como podem afetar nossa vida diária as palavras e a compreensão de que a Alegria do Senhor é a vossa força?

4º) De que maneira a Alegria e a Felicidade podem eliminar-livrar o ser humano do medo?

5º) Como poderemos entrar na Alegria que os Mestres conhecem?

6º) Que efeito pode ter a Alegria no mundo de ilusão?

7ª) Por que devemos proporcionar Alegria aos nossos irmãos?

8ª) Quais são os maiores obstáculos para a nossa Alegria pessoal?

9ª) Podemos dizer, com sinceridade, que Servimos Alegremente?

10ª) Por que é importante o nosso progresso na Senda?

11ª) Somos capazes de manter nossa mente firme na LLuz da Alma?

12ª) Podemos reconhecer o Eu Uno em todos os eus?

13ª) Como se reflete em nossa vida o cânon arquetípico da Alegria e da Felicidade?

14ª) Se somos os Salvadores da Natureza Inferior, como redimiremos a Alegria?

15ª) Para mim, pessoalmente, manifestar a Alegia é uma tarefa fácil ou difícil?

17ª) Quais as atividades e as qualidades da nossa natureza inferior que devem ser eliminadas para que possamos Servir com mais Alegria?

18ª) O que nos impede de sentir a Plena Alegria?

19ª) Como afeta as pessoas um ser humano alegre?

 

A Alegria[-Felicidade] que é a característica marcante de uma personalidade conscientemente enraizada no Reino da Alma.

 

 

 

 

Aqueles que podem Ver estão repletos de Alegria[-Felicidade] e podem ser Mensageiros e Lázaros.7 Os cegos que avançam pelo tato devem ser simplesmente conduzidos.

 

Todas as dificuldades e todas as provas que o Discípulo experimenta no Caminho são relativas.8

 

Um dos maiores problemas que a Hierarquia da Grande Loja Branca de Sirius atualmente enfrenta é remover a raça humana do pântano miraginal e ilusório em que se encontra. A "tendência ao sofrimento", que tem como base uma atitude mental equivocada, é um hábito tão antigo, que ao homem acaba se tornando inconcebível que possa haver um ponto de vista distinto e uma reação diferente em relação às questões essenciais da vida.

 

Meti na cachimônia

Resolvi tomar Bryonia,
9
e dei de viver afastado!

Não fui arrebatado
e a coisa deu em nada.
Decidi pôr a jeito o ,

e botar o pé na Estrada!

.........................................

E não é que deu certo!

 

Meio que chovendo no molhado, secando o sequinho, gelando o geladinho ou esquentando o quentinho, vou parafrasear um comentário do Mestre DK para um dos seus Discípulos: Nós podemos fazer muitão e ajudar muitão todos os seres-aí-no-mundo [humanos e não-humanos]; basta querermos. Se quisermos, o tempo [e Eles] proporcionará[ão] os meios e os métodos. É só termos um pouquinho de paciência. O urso não-humano aí embaixo agradece! [Ora, precisamos parar de pensar apenas em termos de Reino Hominal. Somos responsáveis pelos Reinos que estão abaixo de nós: o Animal, o Vegetal, o Mineral...]

 

 

Aquecimento Planetário10

 

Uma mente excessivamente crítica poderá se tornar destruidora.

 

Atualmente, os Mestres M. e K. H. formam uma definida "Unidade de Serviço" no trabalho da Hierarquia.

 

Todos os conflitos precisam e devem ser resolvidos com harmonia.

 

Precisamos saber que a estreita relação entre o Segundo e o Terceiro Raios, muitas vezes, provoca dificuldades, porque expressam dois modos diferentes de construir.

 

O Plano Astral é o Plano das Dualidades, dos Pares de Opostos, e a interação desses opostos mais as energias liberadas pelo indivíduo têm erigido, durante as idades, as miragens e as ilusões mundiais.

 

O Mestre DK pediu a um dos seus Discípulos que escrevesse um artigo sobre o tema Compensações do Caminho, para ajudar as pessoas que o lessem e para agir como catalisador estabilizante no próprio Discípulo. Este Discípulo não fui eu, claro, mas, despretensiosamente, resolvi rabiscunhar o poeminha abaixo e fazer uma animaçãozinha didática, muito fácil de ser entendida, que coloquei no final. Então, lá vou eu:

 

Compensações do Caminho

 

Por séculos sem-fim azedos,
eu me revoltei contra o
Às vezes, até me faltava o ar,
e os dias bailavam nigredos.

Aí, entendi: não existe
Só há causas-mães e efeitos,
que criam simetrias e defeitos.
O colher depende do semear!

Foi um tal de só me queixar...
Era por tudo, era por nada...
Era pelo saci, era pela fada...
Despertava e dormia a chiar...

O apanhar depende do plantar!
O vir-a-ser está sujeito ao ser!
Enquanto comandar o não-ser:

Temos que aprender a isolar
o fundamental do inessencial.
Precisamos organizar o funeral
do que puder nos desacelerar.

O nosso Universo não espera.
A coisa não pára; sempre anda.
Aquele que der uma de saranda
desaproveitará esta Nova Era!

Portanto, a dor de todos nós
é continuar vivendo sem Viver,
permanecer existindo sem ser,
sem ter como desatar os nós!

 

 

Causas-mães –› Efeitos = Simetrias ou Defeitos

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Há algum tempo, publiquei um poeminha, que começa assim:

 

(Muit)Os molóides-aí
não querem mudançar.
Mudar? Dói muito.
E é pra lá de chato!
Sonho, folia, uma-aí...
Refazeco sem parar...
Melhor se for gratuito,
e sem trocar o ato!

 

Ficam estas perguntinhas óbvias e elementares: Se não mudarmos, como atravessaremos a Alcântara? Se não mudarmos, como reconheceremos o nosso Anjo da Presença? Se não mudarmos, como nos libertaremos do permanente samsarizar? Se não mudarmos, como reconheceremos a LLuz para podermos ser Illuminados? Se não mudarmos, como quitaremos o karma, que nos obriga a reencarnar? Se não mudarmos...

2. Aqui, eu gostaria de dizer o seguinte: não importa o caminho escolhido, mas, é necessário que substituamos ou que transmutemos, de alguma forma, o pisciano HhZBTh-NI (desamparo, desassossego, abandono, treva) pelo aquariano ShBHhTh-NI (glorificação, bem-aventurança, bem-estar, LLuz). Enquanto houver medo, não sairemos da cepa torta.

3. Por mais que nos esforcemos – e isto é insubstituível – só perceberemos verdades relativas, nunca a Verdade Absoluta.

 

 

 

 

4. Este versinho quer dizer o seguinte: ou fazemos um esforço para compreender as coisas ou continuaremos a acreditar em saci-pererê, em bicho-papão, em mula-sem-cabeça, em paradisus-ad-æternum, em infernum-sd-sæculum, em purgatorium-'bene-rapidus(inho)' e em outras coisinhas do arco-da-velha ou da velha-sem-arco. Sem compreensão nossa libertação é-será impossível, e nada obstaculiza mais nossa alforria do que o cagaço injustificado de dar um passinho adiante. Mesmo que seja um passinho de Iridomyrmex humilis! Ou nos libertamos do genuflexivo fideísmo pisciano ou, realmente, lamento, mas, não sei como concluir esta frase.

5. Um exemplo simples, mas, corriqueiro, disto é sair da vida de solteiro e entrar na vida de casado.

6. Aqui, destruir deve ser entendido como mudar ou alterar.

7. O nome Lázaro, provavelmente, vem do grego, e corresponde ao hebraico Eleazar, que literalmente significa "Deus ajudou".

8. Todas as dificuldades e todas as provas que o Discípulo experimenta no Caminho são relativas, basicamente, a três coisas-causas: seu karma pessoal engendrado, sua experiência individual acumulada e sua cultura atual adquirida. Poderia ser acrescentada uma quarta possibilidade, que é o ponto específico da Trajetória Iniciática em que um Discípulo se encontra. Seja como for, uma coisa é certa: todas as dificuldades e todas as provas que o Discípulo experimenta no Caminho estão relativamente vinculadas à sua maior ou menor Compreensão de como funcionam as Leis Universais. Estes conceitos, obviamente, não estão restritos a Discípulos ou a Iniciados, mas, valem para todos os seres-humanos-aí-no-mundo, e você não errará se os elastecer para todas as existências de todos os sistemas universais. Resumindo: se isto, então, aquilo; se não-isto, então, não-aquilo.

 

 

 

A definição mais elementar de karma é o efeito originado-derivado de uma causa engendrada pela ignorância.

9. A Bryonia alba é um remédio homeopático, geralmente, indicado para:

- medo intenso da pobreza;
- medo de passar fome;
- ansiedade com relação ao futuro;
- materialismo voltado para as posses;
- insegurança, ensimesmação e isolação do contato social;
- pensamento e fala dirigidos para um negócio determinado;
- desespero quanto à recuperação;
- inquietação por dores severas;
- embotamento mental;
- tendência a responsabilizar os outros por seu sofrimento;
- desejo de carne, ostras e leite quente;
- sensação de afundar na cama;
- evacuação ressecada, endurecida e volumosa;
- inflamação das articulações; e
- irritabilidade e desejo de ficar só ou isolado.

10. Nada melhor do que um gráfico para comprovar este assunto, pois, os gráficos não mentem.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://thecityfixbrasil.com/2016/04/08/
os-recordes-consecutivos-do-aquecimento-global/

http://www.cursogratisonline.com.br/aquecimento-global/

http://www.diasdacruz.com.br/homeopatia/11

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1zaro

http://www.123rf.com/clipart-vector/pirate_ship.html

http://sorryshark.blogspot.com.br/2011/01/sad-moon.html

http://pt.clipart.me/food-drink/bread-vector-30119

http://mypersuasivepresentations.com/
classes-how-to-start-business/

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.