O DISCIPULADO
(Parte XVI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 16ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Exercício Esotérico de Meditação para três momentos do dia:

1º) Pronuncie o OM três vezes;

2º) Dedique alguns minutos a estabelecer o alinhamento correto;

3º) Meditação matutina: visualize um lótus de cor rosa, e, à medida que o coração do lótus vai se abrindo, veja surgir uma luz rosa (não vermelha) que envolve você e seus condiscípulos.

4º) Meditação do meio-dia: repita o processo com um lótus de cor amarela;

5º) Meditação vespertina: repita o processo com um lótus de cor azul elétrico intenso, e no coração do lótus visualize um sol dourado;

6º) Envie Força e Luz, sabendo que você é um intermediário; e

7º) Diga: que os Santos Seres, dos quais sou um Discípulo, me mostrem a Luz que eu busco e me dêem a poderosa ajuda da Sua Compaixão e da Sua Sabedoria. Há uma Paz que ultrapassa toda compreensão – a Paz que existe nos Corações de Aqueles que habitam no Eterno. Há um Poder que renova todas as coisas e que vive e se move em Aqueles nos quais o Eu é uno. Que esta Paz esteja conosco. Que este Poder nos eleve. Que possamos chegar onde o Iniciador Único é invocado. Que possamos ver o fulgor da Sua Estrela; e

8º) Finalmente, emita três vezes o Mantra OM.

 

Deveríamos nos habituar a fazer um Diário Espiritual (que nada tem a ver com a vida diária), de tal sorte que seja fácil de ser compreendido (ou seja, elaborado em forma correlativa, sintética, palatável e que possa ser lido com facilidade) e que, portanto, sendo bem ordenado e bem estruturado, possa servir de orientação para outras pessoas. Devemos sempre facilitar, nunca dificultar as coisas.1

 

 

 

 

Precisamos ter cuidado com um possível desalento [morboso] derivado de acharmos que o nosso conhecimento interno é superior à nossa utilidade externa ou pública. Isto é simples de ser resolvido: basta vencermos a nossa eventual introversão-ensimesmação e exteriorizarmos todo o auxílio que pudermos à Humanidade. Este tipo de coisa costuma derivar de três causas:

1ª) sentimento de inferioridade (herança racial);

2ª) obstáculos derivados do Corpo Físico; e

3ª) inaplicabilidade do conhecimento adquirido nas meditações. Ou nos tornamos úteis para os demais ou, na verdade, não teremos vivido, pois, eventuais dificuldades astrais poderão ir se acumulando!

 

De um Antigo Livro de Regras para Discípulos, da época do primeiro Patanjali: A Porta se abre para o Mundo do que pode ser Conhecido. Esta Porta se abre desde o aspecto mental. Uma vez aberta, cai sobre o pensamento o chuvisco do que se pode Conhecer. A outra Porta é aberta por meio do desejo profundo, e se abre para o mundo que todos os homens conhecem. Quando, de par em par, as duas Portas se abrem, o Discípulo cumpre o Propósito do Senhor da Verdade. Através da Porta mais distante, caem as gotas de chuva sobre seu Coração. A chuva verte o que pode ser conhecido sobre o mundo de aquilo que os homens conhecem. Assim, podem chegar novos pensamentos aos Corações dos homens. Assim novas flores de idéias trazem beleza às planícies empoeiradas da Terra.

 

Em nossa mente, o que não presta precisa ser destruído[-transmutado].

 

 

 

 

Não devemos esperar nenhum reconhecimento-agradecimento. De nada. Por nada. O que precisar ser feito deverá ser feito. Ponto final. [Isto poderá parecer um pouco duro ou até insensível e meio empedernido, mas, é assim que é. Quem espera reconhecimento-agradecimento pelo que deve e precisa fazer ainda cheira a cueiros e chupa chupeta.]

 

Precisamos aprender a viver cada dia e cada hora com alegria e o mais altruisticamente possível. Mas, só conseguiremos isto, se, primeiro, nos esquecermos de nós mesmos!

 

Desenvolver a natureza amorosa é fundamental, mas, devemos aprender também a expressar a sabedoria com mais efetividade.2

 

Esforço exagerado no sentido de uma auto-introspecção e de uma análise demasiadamente íntima poderão levar à desconfiança.3

 

Disciplina = Disciplina + Disciplina. [Atenção: disciplina não significa rigidez!]

 

 

 

 

Exercício Esotérico:

1º) Alinhamento;

2º) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM como se você fosse a [personalidade-]alma em seu próprio mundo, usando a imaginação criadora;

3º) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM como [personalidade-]alma em seu próprio mundo, usando a imaginação criadora;

4º) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM como [personalidade-]alma, impondo seu propósito sobre sua mente;

5º) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM como [personalidade-]alma, controlando o Corpo dos Desejos [Corpo Astral];

6º) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM como [personalidade-]alma, energizando o Corpo Etérico com a força da Vontade da [personalidade-]alma.

7°) Lenta e cabalmente, emita o Mantra OM, mas, desta vez, com a colaboração do ego, energizando o Corpo Físico, para que se inicie uma ação correta.

8º) Visualize a natureza inferior, elevando-a à consciência da [personalidade-]alma;

9º) Durante quinze minutos (não mais), medite sobre os seis pensamentos-semente seguintes:

• Minha [personalidade-]alma tem um Propósito, um Poder e uma Vontade. Todos os três são necessários no Caminho da Libertação.

• Minha [personalidade-]alma deve fomentar o Amor entre os filhos dos homens, e este é seu principal objetivo. Portanto, eu quero amar e trilhar o Caminho do Amor.

• O Propósito da minha [personalidade-]alma deve ser demonstrado pelo Fogo. O que impede e dificulta deve desaparecer ante o Poder de Deus. Esse Poder sou Eu. Portanto, eu trilho Caminho rumo à Terra Ardente. Lá, os obstáculos desaparecem.

• Minha vontade é una com a Grande Vontade de Deus [Fiat Voluntas Tua]. Esta Vontade me pertence, hoje, nos Planos da Terra. Isto me conduz ao Grupo do meu Mestre e a prestar Serviço. Portanto, eu trilho este Caminho de Serviço, depois do Festival do Fogo.

• Eu me consagro a cumprir o Propósito do Plano. Meu único propósito é a Vontade de Deus. Não busco outro caminho, senão o Caminho da Realização Divina. Eu me perco no grupo que tenta desenvolver o Plano.

• O Caminho do Sacrifício é eternamente o Caminho da Alegria, o qual leva a um Lugar de Paz. A Paz de Deus é conseguida ao se perder de vista o ego, vendo somente o que deve ser feito, e feito hoje.

 

Precisamos nos convencer da importância de desviar a atenção de nós mesmos, e não nos preocupar tanto com a nossa menor ou maior capacidade de atingir a Realização. [Isto, simplesmente, é perda de tempo. A coisa, como disse o Mestre DK, tem que ser assim: seguir adiante com firmeza.]

 

Pense no seguinte: algumas vezes, o nosso conceito de liberdade, como acontece com todos os nossos conceitos, pode funcionar como masmorra!

 

 

 

 

É necessário que compreendamos que nenhum Discípulo que trabalha em um Ashram é totalmente livre. [Aliás, totalmente livre ninguém é.] Cada um está ligado a seus condiscípulos por um link egóico. A responsabilidade aceita e as relações cármicas reconhecidas não podem ser deixadas de lado de uma hora para a outra, e, finalmente, devem ser cumpridas.4

 

De maneira geral, se pode dizer que o nosso Corpo Físico é um veículo que acarreta muitas dificuldades, porém, pode ser dominado muito mais facilmente que os Corpos Astral e Mental.

 

Sempre há, para todos nós, um ponto mais elevado de realização nesta vida. Seja como for, a regrinha básica é: devemos aprender a nos esquecer de nós mesmos, e nos tornarmos, cada vez mais, uma Torre de Fortaleza e uma Fonte de Sabedoria para Illuminar nossos irmãos.

 

A conveniência rotineira e o hábito permanente devem ser substituídos pela planificação [planejamento].

 

 

 

 

Todos nós podemos cambiar as condições prevalecentes e afetar certas vidas [sempre para melhor.] Mas, isto não poderá acontecer onde existir crítica, autocomiseração e palavra errônea.

 

 

 

Quando alguém se torna um Discípulo, entra na Aura da Hierarquia em forma definitiva. Mas, antes que os Mestres nos concedam a Sua Confiança plena, um longo tempo transcorrerá. Em primeiro lugar, um Discípulo deverá alcançar uma relativa Sabedoria e uma relativa Integração, e entrar em contato com a sua [personalidade-]alma. Minimamente, nossas ambições, nossa violência e nosso egoísmo deverão ser neutralizados e subjugados, antes que possamos ser dignos de nos tornar Discípulos e, então, agir livremente. O medo e a preocupação também devem ser transmutados em Fortaleza e Desinteresse Divino.

 

 

Sob nenhuma alegação, devemos temer expressar o nosso Amor, pois, isto obstaculiza e restringe a nossa ação.

 

Pense nisto: O Mestre Artesão esperava. Mas, logo recordou, e teve início o Trabalho Ativo.

 

Se contatos possíveis fossem feitos apenas através da [personalidade-]alma, por que encarnar e permanecer em um Corpo Físico?

 

Em todos nós há um ponto cego por trás da nossa [personalidade-]alma que precisa ser conhecido e transmutado. O que não podemos fazer é enterrar a cabeça na areia e nos negarmos a aceitar as limitações do nosso ego.

 

Sou limitado? Desconheço.
Vou de tropeço em tropeço.
Sou limitado. Reconheço.
Imporei um novo começo.

 

Uma coisa que devemos saber: Pelo esforço, pelo trabalho e pela força de vontade poderemos, ao longo da nossa encarnação, transmutar os Raios nos quais encarnamos. [Na verdade, se quisermos, poderemos transmutar tudo.] Como um homem pensa em seu Coração, assim ele é.

 

Segundo Raio = Amor + Contato + Atração + Compreensão + Simpatia + Compaixão.

 

Um Exercício Esotérico rápido, porém, efetivo, que poderá ser executado, durante 10 minutos, todas as manhãs: OM... OM... OM... —› Alinhamento cérebro-mente-[personalidade-]alma —› Visualização da afluência do Amor derivado da [personalidade-]alma para o nosso ego, atuando no Plano Físico e transmutando as forças negativas, que se expressarão como Amor do ego, animadas e dirigidas pelo Amor da [personalidade-]alma.

 

O Perfeito Amor rechaça o medo.

 

Pouco [ou nenhum] Amor Verdadeiro Pouca [ou nenhuma] Compreensão Real.

 

 

 

 

Só um Mestre é capaz de Amar impessoalmente sem ferir. De maneira geral, todos nós amamos pessoalmente. Mas, ainda que não sejamos Mestres, isto precisa ser relativamente alterado.

 

Mesmo que não sejamos mais tão jovens, o Caminho sempre tem muito a nos oferecer! Não esqueçamos de que uma vida sempre é preparatória para a próxima.

 

 

 

 

Amar, sim, sempre, mas, com desapego. Esta é a principal lição que muitos de nós precisamos aprender. Muitas ataduras aprisionadoras e limitadoras não podem nem devem ser desatadas no Plano Físico, porém, devem ser cortadas totalmente no Plano Interno.

 

Todos os acontecimentos da nossa vida são e devem ser considerados como sendo indicações simbólicas de causas espirituais, mentais ou emocionais.

 

Em nossa experiência encarnativa, o que conta não é o tempo dedicado ao correto cumprimento dos nossos deveres, mas, o equilíbrio com que os cumprimos, a energia que é evocada ao cumpri-los e a intensidade da nossa consagração mental. O que são e representam a pressa ou urgência? É impossível que vivamos duas horas em uma hora e dois dias em um dia!

 

Eu fazia tudo
rápido e mal feito,
falto e imperfeito...
Hoje, faço tudo
devagar e bem-feito,
esmerado e direito.

 

 

 

 

 

 

Fazer suposições ou previsões sobre o futuro e acalentar esperanças não passam de meras especulações otimistas. O que temos de fazer deve ser feito hoje, pois, o futuro será o resultado das nossas ações no presente.

 

Exercício de Visualização:

1º) Visualize-se de pé, na beira de um grande lago de casulos de lótus, que descansam em suas largas folhas verdes. Sobre você, está o azul do céu, e, em frente ao lago de folhas e dos casulos de lótus, no horizonte distante, há um Portal Dourado, com suas duas Portas fechadas.

2º) Imagine que observa os casulos se abrirem lentamente, até que, gradualmente, o campo muda de verde para dourado, e tudo o que pode ser visto é um conglomerado de flores douradas, abertas ao Sol.

3º) Idéie, agora, que você está colocando um pé na extensão de flores de lótus, descobrindo uma Sólida Senda, que vai surgindo ao você ir caminhando, e que divide a grande extensão à sua frente em duas partes, que levam diretamente ao Portal Dourado.

4º) Ao trilhar esta Senda, imagine que as duas Portas do Portal se abrem lentamente, à medida que você avança sem temor, com os olhos fixos no Portal, não para seus pés.

5°) Abandone suas preocupações, cuidados e tristezas à medida que se move através do campo de flores de lótus.

6°) O que haverá atrás do Grande Portal Dourado? Este exercício é muito mais poderoso do que você pensa. Depois de praticar este exercício por algum tempo, mude a cor dourada dos lótus para rosado intenso. Isto servirá para estimular a aura astral.

 

Aura – campo de vida magnética que envolve tudo e todos completamente. A aura é o somatório das forças existentes no campo da atividade individual. Através da aura, efeitos individuais se fazem sentir no meio ambiente dos seres humanos. Portanto, em termos de símbolos, cabe a todos nós ser auricamente mais influentes, isto é, mais efetivos espiritualmente e menos atrativos pessoalmente. Ora, novamente, isto se resume a uma só palavra: desapego (das formas).

 

 

Aura
(Animação Meramente Pictórica)

 

 

Em cada vida, alcançamos o que poderia ser denominado ponto máximo de realização, o que ocorre, geralmente, entre 55 e 70 anos. Uma vez atingido este ponto, então, se produz uma tendência fixa para a cristalização [coisificação], e tendemos a ficar sob o controle das formas mentais que criamos ao longo da vida, vivendo no passado e do passado. Esta inércia, digamos assim, inibe qualquer progresso. Mas, como [personalidades-]alma e Discípulos em treinamento, não devemos permitir que se detenha o nosso processo de desenvolvimento. Precisamos sempre passar de uma etapa para outra no Caminho, com vigor e determinação, até que a última atividade – a transição – absorva a atenção do ego e da [personalidade-]alma, e ocorra o desapego derradeiro. O grande macete é aprendermos a separar o essencial do não-essencial, o efetivo do fútil, evitando desgaste inútil de energia.

 

Para todos nós, a Revelação virá pela reflexão diária e pela busca permanente. [É impossível que a Revelação não venha para quem se esforça.]

 

 

 

 

Precisamos estar absolutamente côncios de que os pensamentos são coisas e que produzem resultados tangíveis. [Côncios = côncios-responsáveis. E assim, mais uma vez repito: como um homem pensa em seu Coração, assim ele é.]

 

Eu pensava e a coisa acontecia,
mas, não dava bola para o resultado.
Até que, lá um dia, o balaio pipocou,
e eu me tornei o capricho-inesperado!

 

Cada um de nós é o Eu-Real, o Anjo-Solar, o Anjo-da-Presença, que fica entre nós – o homem físico – e a Presença-em-si. [Homo est Angelus; Angelus est Homo.]

 

O Místico está permanentemente consciente das dualidades existentes: o homem inferior e a [personalidade-]alma imanente, o cansado Discípulo e o Anjo-da-Presença, o pequeno eu e o Eu-Real, a expressão da vida humana e a Vida Espiritual etc. Este é o fato. Mas, por trás destas dualidades – que não são mais do que meros aspectos percepcionais – está a Presença Imanente, ainda que Transcendente, da Divindade. Todas as dualidades são absorvidas em a Natureza deste Um-Sempre-Presente, e as distinções e as diferenças perdem seus significados.

 

A nossa maior ou menor capacidade de projetarmos nossa consciência na vastidão do Universo governa a extensão de nossos conhecimentos em um determinado momento.

 

Devemos aprender a cultivar a sensibilidade mental, e nos lembrar de que a confusão-preocupação indevida com as condições prevalecentes, assim como uma atitude indecisa em relação à vida indicam apenas atividade da mente, não compreensão da [personalidade-]alma. Portanto, devemos nos esforçar para adquirir a atividade-compreensão da [personalidade-]alma.

 

Atitude de entrega total à Vontade da nossa [personalidade-]alma, que é a Vontade do nosso Deus Interior.

 

 

 

Através das idades, muito tem sido dito e muito tem sido escrito sobre a prática da Presença de Deus. Reflita sobre estas perguntas, e tente respondê-las para você mesmo:

• O que significa, para você, o conceito de Presença? De Quem e o Que é esta Presença?

• O que o impede de fazer contato com esta Presença e de permanecer na Sua LLuz?

• Você seria capaz de delinear uma técnica de meditação que constitua, para você, o Caminho que o conduzirá à Presença?

 

Agora, para concluir o estudo desta 16ª parte, reflita sobre estas duas afirmações:

• O Vidente visualiza a dualidade. Vê a Presença. Vê – e vendo – sabe que Ela existe, e que também existe o que é visto.

• O Conhecedor funde os dois (a dualidade) em um. Vê a Presença como se fora ele. O Conhecedor, então, se funde com a LLuz da Presença. Atrás da Presença, fulgura essa Grandiosa Radiação que envolve o Um-Único. Ante a Presença, permanece o Aspirante. Dentro da Presença, pelo processo de fusão, se produzem Paz e União-Unicidade, e o fim do medo e das diferenças. Tudo é Alegria, Amor e LLuz. [Negrito e sublinhado meus.]

 

Doeu, entretanto, eu consegui
comutar dualidade por Unidade.
A partir de então, jubiloso, segui
rumo à Sempiterna Eternidade!

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Bem, meu Diário Espiritual é o Website Pax Profundis, no qual venho divulgando, há mais ou menos dez anos, tudo o que aprendo que possa ser divulgado! Às vezes, vou um pouco além, e acabo publicando certas coisas que não deveriam ser publicadas. Fazer o quê? Sei lá, mas, acho melhor sobrar do que faltar. Esse negócio de miserinha não é comigo!

 

 

Professor Chico Raimundo Anysio Inesquecível de Oliveira Paula Filho

 

2. Quanto a isto, me lembrei de uma frase atribuída a Jesus, que aparece nos três Evangelhos Sinóticos, onde se lê: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Todavia, César não é só César, simboliza também todas as nossas necessidades existenciais imperantes e as miragens e ilusões das quais ainda não conseguimos nos livrar (astralidades acumuladas). Portanto, só dominando César – o imperador das nossas prisões poderemos estabelecer um alinhamento concertado. Portanto, ou César ou Deus Interior.

 

 

Dinheiro de César

Dinheiro de César – Peter Paul Rubens
(Atualmente, no Fine Arts Museums of San Francisco, Califórnia, Estados Unidos)

 

 

3. E que raio de desconfiança é esta? A desconfiança de que não somos capazes, e a falta de confiança em si-mesmo é a mãe do caos! Aqui cabe bem o ditado: Devagar com o andor, que o santo é de barro. Ou: não exijamos demais de nós mesmos (nem dos outros).

4. Certa vez, recebi um e-mail de uma pessoa que me disse estar decepcionada com a Fraternidade à qual estava afiliada, por isto, por aquilo e por sei lá o que mais. Eu apenas disse à ela que as Fraternidades Iniciáticas, por serem Fraternidades Iniciáticas, não estavam isentas do cumprimento da Lei do Karma. E, em todas elas, sem exceção, a coisa, de certa forma, se complicava, porque vários tipos de karma se misturavam: o karma individual de cada membro per se + o karma de todos juntos + o karma dos dirigentes e oficiais + o karma acumulado da própria Fraternidade como instituição. Disto, se conclui o seguinte: não devemos julgar, nem preconceituar, nem criticar nada nem ninguém. Devemos fazer o nosso trabalho e ponto final. Se julgarmos, preconceituarmos e criticarmos acabaremos quebrando a cara.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://gifville.wordpress.com/2015/10/26/the-aura/

http://bestanimations.com/Humans/Skulls/Skulls3.html

http://wifflegif.com/tags/26716-felix-the-cat-gifs

http://all-free-download.com/free-icon/

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_C%C3%
A9sar_o_que_%C3%A9_de_C%C3%A9sar...

https://www.dreamstime.com/royalty-free-stock-
images-labyrinth-head-vector-image12119719

https://twitter.com/miserinhadepiru

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.