O DISCIPULADO
(Parte XV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 15ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Pergunta: o que devemos permitir que impeça a nossa realização espiritual, quando, ante nós, está aberto o Caminho? Resposta: nada, absolutamente nada.

 

Para todos nós, no devido tempo e inevitavelmente, surgirá o adequado senso de proporção.

 

 

 

 

Na Senda do Discipulado, todos nós haveremos de enfrentar, em um futuro não muito distante, a preparação para a Iniciação.1

 

É impossível que um Discípulo ame seu Mestre e não ame a Hierarquia como um todo! Isto é definitivamente impossível!

 

De vez em quando, é bom fazer uma revisão nas coisas que já estudamos e que admitimos que sabemos.

 

Um dos problemas enfrentados por todos os Discípulos – quando são dinâmicos e construtivos em todos os níveis (como o fazem e como deve ser feito) – é evitar que sejam aprisionados por suas próprias construções e se tornem limitados por aquilo que eles próprios construíram.

 

 

 

Devemos manter clara a Visão, viver no cimo da Montanha [e não descer de jeito nenhum].

 

Sempre haveremos de progredir um pouco nos momentos de crise que se apresentam, desde que cultivemos o Desapego, mantenhamos a Consagração Interna e observemos as coisas com Compreensão Illuminada.

 

O Discípulo sincero e esforçado sempre avançará de fortaleza em fortaleza!

 

Devemos aprender a manter a consciência do propósito espiritual sempre no ponto mais alto de tensão.

 

Pensamentos-semente:

• Propósito Espiritual

• Consagração ao Plano

• Tensão e Intensidade

• Serena Verticalidade

• Indiferença

• Compreensão

• Esquecimento de si-mesmo

• Propósito da [personalidade-]alma

 

Na quietude (condição necessária do Corpo Astral) e na confiança (expressão externa de uma fé2 interna) deve estar a nossa fortaleza.

 

Alinhamentos:

 

 

 

 

A alucinante vida de hoje se apresenta como um espetáculo necessário, e deve ser aceita pela sua inevitabilidade.3

 

Um Mestre Ascensionado não exige nem espera dos seus Discípulos cega obediência.

 

Há sempre alguém que poderemos ajudar, encorajar e auxiliar a expandir a sua consciência. Sempre haverá uma oportunidade de prestarmos Serviço.

 

Nenhum Mestre Ascensionado solicita que um Discípulo faça algo sem, ao mesmo tempo, explicar o motivo e finalidade. Na relação Mestre-Discípulo, não há mando autoritário nem obediência cega.

 

Nesta Nova Era [Aquarius], que já está em curso, todo verdadeiro trabalho será realizado em grupo, devendo o indivíduo se subordinar ao grupo, para o bem grupal.

 

A cura não deve ter, necessariamente, um objetivo físico. No momento presente, a forma mais elevada possível de cura é psicológica, o que, naturalmente, produzirá resultados físicos.4

 

O que um Discípulo pensa e faz, como age e como reage, não passa desapercebido para um Mestre Ascensionado.

 

Todos os nossos pensamentos-palavras-atos deverão caminhar para uma verdadeira impersonalidade. Enfatizando, destacando e ressaltando: ausência de marca pessoal. Isto se resume em Amor, Compreensão e Silêncio. [—› Misericórdia].

 

 

 

 

Quanto maior e mais concertado for o nosso contato com a nossa [personalidade-]alma maior e mais concertada será a nossa efetividade (como Servidores) no Plano Físico. Entretanto, isto deverá se tornar, digamos assim, uma coisa natural, isto é, não devemos ficar recordando continuamente a necessidade de manter este contato. [Senão vira paranóia (delírio sistematizado)!] No frigir dos ovos, o contato [eu-Eu] deverá se tornar e ser consciente, natural, dinâmico e rítmico durante todo o dia —› Plena Vida de Serviço.

 

Exercício Esotérico (todo exercício esotérico deve começar pelo alinhamento):

1º) Alinhamento ( ).

2º) Mantenha a mente firme na Luz e se concentre no ponto mais alto possível da cabeça, e, em suas próprias palavras, ofereça a sua [personalidade-]alma a fim de acumular impulso.

3º) Durante três minutos, guarde completo Silêncio (Verdadeiro Silêncio da União, segundo os Místicos da Igreja Católica), mantendo, se for possível, firme a consciência.

4º) Por um momento, compreenda que o realizado pela [personalidade-]alma é um fato.

5º) Empregando a imaginação criadora, faça descer esta eletrificação (se é possível usar essa palavra), e estimule e ilumine o Corpo Emocional (Astral), purificando-O e procurando dissipar as miragens e as ilusões.

6º) Considere que o cérebro físico é o receptor consciente da Força e da Sabedoria que você precisa para Servir.

 

Precisamos nos acautelar para que a nossa mente inquiridora não seja envolvida [submetida] pela ofuscação das dúvidas intelectuais [as tais caraminholas], pois, isto poderá permitir a entrada de forças destrutivas.5

 

Todas as nossas ações devem estar apoiadas apenas em aquilo que estamos de fato seguros. Da síntese das complexidades aparentemente contraditórias acabará por vir a Illuminação.6

 

Um velho ditado ocultista: O pouco conhecimento é perigoso.

 

 

 

 

Um bom motivo para desistirmos é este: O Caminho que leva à Onisciência está cheio de armadilhas e de dificuldades.7

 

Em uma determinada vida,
estupidifiquei, e decidi desistir.
E meus demônios adoraram!
E meu Deus Interior chorou!
E vivi vidas... E mais vidas...
Em outra determinada vida,
'descismei', e resolvi me abluir.
E meus demônios lastimaram!
E meu Deus Interior gloriou!
E as caídas viraram subidas!

 

Quanto às possibilidades de cura, pense no seguinte (depois de meditar em cada proposta, se você conseguir e puder, tente desdobrar cada uma das 6 propostas abaixo em 6 afirmações, totalizando, com isso, 36 afirmações):

• O emprego das mãos na cura.

• O cultivo da paciência no diagnóstico.

• O fator tempo na cura.

• A abstração oculta do ego durante a cura.

• A interação do Amor na cura.

• O reconhecimento do karma na cura.8

 

Uma das primeiras lições que o Discípulo deve aprender a dominar é a paciente espera.

 

Para todos nós, a principal preparação para os necessários e seqüenciais aprendizados e para as Iniciações que certamente virão é permanecer no Ser Espiritual, o que equivale a permanecer no Amor – Amor que não vacila nem permite que reação alguma do ego empane o seu brilho.

 

Seis Perguntas para Refletir:

1ª) Por que as mãos são centros distribuidores para a cura e o que simbolizam?

2ª) Quais são os três pontos principais a ser considerados em todo verdadeiro diagnóstico?

3ª) A qual dos Corpos afeta principalmente o fator tempo e por quê?

4ª) No que diz respeito a um paciente, a Abstração Oculta tem lugar em duas direções. Quais são elas? O que se abstrai?

5ª) O karma do homem deverá inevitavelmente conduzi-lo à cura física em uma encarnação particular?

6ª) Que aspecto do Amor utiliza um curador quando lida com um paciente?

 

Nos planos internos, a equação tempo não conta.

 

As mãos são os agentes do Mago.

 

O conhecimento intelectual, arduamente adquirido, deve se transformar em fatores criativas instintivos, até que chegue o momento em que o homem possa receber a Iniciação.

 

O Verdadeiro Curador correlaciona e utiliza os vários ramos da arte de curar – esotérico e exotérico, ortodoxo e experimental. Ele não deve se limitar a uma só maneira de servir ou a um único método estabelecido de cura.

 

De maneira geral, se pode dizer que tudo se resume a adquirir Conhecimento e prestar Serviço.

 

IDENTIFICAÇÃO. Por meio da Identificação, a [personalidade-]alma se unifica com tudo o que respira. [Sublinhado meu.] Mais importante do que a busca da Verdade e o significado oculto da Vida é a Identificação.

 

Muitos dos nossos fracassos derivam de [por teimosia ou por sei lá o quê] não aplicarmos o conhecimento que temos e o ideal que nutrimos às circunstâncias.

 

A força e a sutileza do processo de Pranayama9 está no poder do pensamento por trás do ato de respirar, e de modo algum sobre a expansão ou depressão torso. Isto está resumido no aforismo a energia segue o pensamento.

 

Isto é óbvio, mas, não custa nada ser dito: devemos estar dispostos a contribuir com a nossa sabedoria e o nosso poder para instruir e ensinar sempre que surgir a necessidade. [Em um certo sentido, dos que sabem depende a libertação dos que não sabem.]

 

... A reticência do Oculista treinado...

 

Se, em certa medida, personificamos algum Atributo Divino – grande ou pequeno – podemos atuar como canal para transmiti-Lo. [Mais do que podemos, devemos.] Esta é a base da Doutrina dos Avatares ou Divinos Mensageiros.

 

Uma Frase Mântrica para ser posta em execução: Submerjo no Oceano da Sabedoria; de Lá, trago, para os meus semelhantes, o Conhecimento de Seus Mistérios.

 

As nossas miragens não se dissiparão se prestarmos muita atenção à elas. Elas acabarão desaparecendo pelo poder da meditação clara e firme, sendo desfeitas à medida que menos atenção dermos à elas.

 

Nada poderá evitar, obstaculizar ou impedir o nosso progresso em direção à Meta! Nosso progresso poderá ser demorado, devido às circunstâncias e à nossa própria fragilidade humana, porém, nada poderá obstar ou proibir que cheguemos LÁ.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Todas as Iniciações que recebemos e aquelas que porventura viermos a receber nas Fraternidades ou nas Ordens Iniciáticas às quais eventualmente possamos pertencer nada mais são do que preparações para as Iniciações Cósmicas Superiores. Que ninguém admita que, por ter recebido a última Iniciação da Irmandade à qual pertença, tenha, com isto, se tornado um adepto especial de não sei onde ou um mestre particular de não sei o quê. Humildade; sempre humildade! Sempre haverá muita descrucificação pela frente, e o mais elevado dos Mestres (nossos Irmãos Maiores) sempre será um Discípulo! Coisa que não existe é o fim da Estrada! Na Via Illuminada da Santa Iniciação não há descanso nem férias!

2. Fé Confiança. Fé é a substância das coisas desejadas e a evidência das coisas não vistas.

3. Aceita Compreendida. Inevitabilidade Necessidade Educativa. Ou compreendemos o porquê das coisas ou nos revoltamos com o porquê das coisas. E assim, quem poderia imaginar, por exemplo, que hoje, domingo, 13 de novembro de 2016, a Operação Lava Jato já esteja na 36ª fase (Dragão), posta em ação em 10 de novembro de 2016, na qual foram cumpridos 18 mandados judiciais, sendo 16 de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em cidades do Paraná, de São Paulo e do Ceará? A impressão que dá é que isto não terá fim, nunca, jamais, em tempo algum! Quem poderia imaginar, também, que o Senhor Donald John Trump (Nova Iorque, 14 de junho de 1946) vencesse a corrida presidencial americana e derrotasse a Senhora Hillary Diane Rodham Clinton (Chicago, 26 de outubro de 1947)? Quem poderia imaginar que o Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980 e tendo se tornado um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina, desmoronasse do jeito que desmoronou? Quem poderia imaginar que, a partir de 23 de junho de 2016, o Reino Unido saísse da União Européia, saída que ficou caracterizada pela expressão Brexit, que é uma abreviação das palavras inglesas Britain (Bretanha) e Exit (Saída)? Quem poderia imaginar que a Guerra Civil Síria (às vezes, referida como Revolta Síria ou ainda Revolução Síria), um conflito interno em andamento na Síria, que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011, e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011, já tenha ceifado a vida de ± 470.000 pessoas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) ou de ± 250.000 pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)? Enfim, quem poderia imaginar que a Senhora Bispa Sônia Haddad Morais Hernandes (São Paulo, 22 de novembro de 1958), fundadora da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, tenha lançado uma linha de cosméticos de nome De Bem com a Vida, cujo perfume exala o bom cheiro de Jesus, conforme afirmou a Senhora Fernanda, que é filha da Senhora Bispa, e que, não por acaso, também é Bispa? Bem, bem, bem, agora, com o lançamento dessa maravilha espiritual, só federá quem quiser! Mas, eu é que não compro essa bosta; raramente, quando uso, só uso Paco Rabanne. E não ria, não, por favor; a coisa é muito séria, séria à beça, séria pra chuchu, séria às pampas, séria de montão! Oh!, que possa nos valer (a todos nós) o bom Frei Zé Balão, digo, Frei Balalão! Perão pelo involuntário engano.

 

 

Bispa Fernanda

Bispa Fernanda disse que testou o kit!

 

 

Bispa-mãe Sônia e Bispa-filha Fernanda

Bispa-mãe Sônia e Bispa-filha Fernanda

 

 

 

4. É exatamente por isto que muitas curas (ditas) espirituais que vemos por aí, digamos assim, com o tempo, acabam não dando certo. O indivíduo é curado, sim, mas, só temporariamente, porque a Energia do curador foi direcionada apenas para o Corpo Físico, e as esquisitices, as excentricidades e os estapafurdismos não foram levadas em conta. O fato é que, se a cabeça continuar uma merda, cheia de manias, preconceitos, desequilíbrios, miragens, ilusões, desejos, cobiças, paixões etc., com maior ou menor celeridade, a doença retornará. Por isto, a afirmação do Mestre DK que a forma mais elevada possível de cura é psicológica. Só botando pra corner os nossos fantasmas poderemos ter e levar uma vida mais saudável e mais produtiva. Ou isto ou sem eira nem beira nem ramo de figueira.

5. O ponto de partida de tudo, seja no que concerne ao sucesso, seja no que concerne ao fracasso, é o pensamento. Pensamento legal –› sucesso; pensamento de merda –› fracasso.

 

 

 

 

6. Tanto o Mestre DK quanto eu temos falado muito em Illuminação. Compreendamos que a Illuminação não é uma coisa do outro mundo, sempre transcendental, que, a cada instante, sem exceção, ultrapasse em abrangência outras categorizações possíveis, mas, é o resultado de um esforço. Não há Illuminação sem esforço. Ora, se a Illuminação é o resultado de um esforço, há níveis Illuminativos, isto é, ela vai desde coisas comezinhas e corriqueiras do dia-a-dia a Compreensões realmente mais elevadas. Por que resolvi fazer este comentário? Pela simples razão de que não devemos desprezar nenhuma intuição, mesmo as mais simples e elementares, que possam parecer não ter qualquer valor. Todo valor é valor; todo valor tem alguma utilidade. Seja como for, a Regra de Ouro é: Paciência! Não há Lei Universal que, digamos assim, faça a carroça puxar o Equus caballus.

7. Aproveito a oportunidade para recitar Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006): Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica.

 

 

 

 

8. Mesmo que sejam observados e conhecidos os cinco itens anteriores, o karma, muitas vezes, impede que a cura possa ser implementada. Não esqueçamos de que uma das formas de aprendizagem é pela dor, e, em princípio, o karma educativo não pode ser alterado, porque mais importante do que a própria saúde é aprender as coisas. O que adianta ter uma relativa saúde e continuar na mesma mesmice e na mesma mesmice continuar?

 

 

 

 

9. Pranayama é o quarto ramo do Raja Yoga exposto nos Ioga Sutras de Patanjali. Prana é a fonte de energia. O Prana é o substrato universal. Pranayama é o conhecimento e o controle do Prana.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://se.dreamstime.com/arkivfoto-rd-mlwhite-image14070510

http://www.ostibr.org.br/Sobre%20RB.htm

http://bestanimations.com/Military/Explosions/Explosions2.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ur%C3%A2nio-235

http://atypyk.com/archive/shit/

http://www.pngall.com/success-png

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_S%C3%ADria

http://mixgospelnews.blogspot.com.br/2013/11/
bispas-realizam-encontro-de-mulheres-qv.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B4nia_Hernandes

http://www.paulopes.com.br/2012/12/bispa-sonia-lanca-
perfume-que-exalam-o-cheiro-de-jesus.html#ixzz2EyE7X0xz

http://www.genizahvirtual.com/2012/12/
apos-bispa-sonia-lancar-perfume-com.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Lava_Jato

http://www.freepik.com/free-icon/bald-head-with-puzzle-brain
_735853.htm#term=bald head&page=1&position=9

http://davewharton.blogspot.com.br/
2012/09/proportion-gifs.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.