O DISCIPULADO
(Parte XIV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 14ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Quando morrem todos os apegos do ego, tudo o que resta, então, são os relacionamentos nos níveis da [personalidade-]alma.

 

O problema urgente do Discípulo é alcançar o estágio em que nenhum ser humano o obstaculize ou o detenha. No entanto, Ele deve sempre se conduzir de modo a jamais prejudicar ninguém.

 

Estimar demais outra pessoa também poderá ser um obstáculo real para o desenvolvimento espiritual. As cadeias devem ser rompidas, passando a existir apenas o Fio de Ouro entre uma [personalidade-]alma e outra – Fio que nunca se rompe. [Sublinhado meu.]

 

 

 

 

 

A Chave foi encontrada. Com a pressão das mãos, que estão a serviço da LLuz, e com um palpitante e amoroso Coração, a Chave é girada... E a Porta se abre amplamente. Aquele que se apressa para encontrar a LLuz atravessa rapidamente a Porta... E espera, mantendo a Porta aberta para aqueles que vêm depois. E, assim, ele espera.

Uma voz clama: — Meu irmão, feche a Porta, pois, cada um deverá girar a Chave com a sua própria mão, e por si só deverá entrar por aquela Porta. A Brilhante LLuz no interior do Templo do Senhor não é para todos no mesmo momento nem na mesma hora do dia. Cada qual sabe qual é a sua hora. Sua hora é agora. Então, feche a Porta, meu irmão. Lembre-se de que aqueles que vêm atrás não sabem se a Porta foi aberta ou se permanece fechada, simplesmente porque eles não podem vê-La! Com isso em mente, meu irmão, atravesse a Porta, feche-A com cuidado e entre em outro estágio do Caminho. Só, mas, não sozinho!

 

 

 

 

 

 

Sannyasin Discípulo Instrutor. Ao caminhar, sempre ensinar.

 

Não devemos abandonar nossa família, nem nossos amigos, nem nossos compromissos, mas, permanecer onde nos encontramos, continuando a cumprir os nossos deveres externo e físico, porém, internamente, devemos nos esforçar para produzir uma grande mudança e uma reorientação definida. [Esta pode muito bem ser considerada a definição irretocável de um Espiritualista contemporâneo, porque, por exemplo, o tal do fedorento celizinho (celibato-eu-sozinho) é uma absurdidade – filho único de mãe menopáusica.]

 

 


 

O Retiro Planejado – conceito ao qual Patanjali se refere nos Aforismos de Yoga como Correta Abstração – é um processo distinto do chamado desapego, porque essa atividade motivada é aplicada, principalmente, à natureza astral-emocional, isto é, à vida do desejo, qualquer que seja a índole dos apegos ou dos desejos. A Correta Abstração é uma atividade mental – uma atitude comportamental da mente, que afeta, principalmente, a vida do ego, e envolve uma total adaptação do triplo homem inferior ao mundo das [personalidades-]alma.

 

Um Sannyasin segue o Caminho Ascendente com o Coração livre e sem apegos.

 

Devemos permanecer livres, ainda que sejamos e estejamos limitados; devemos trabalhar no mundo subjetivo, porém, estar ativos no mundo dos assuntos externos; devemos atingir o verdadeiro desapego, ainda que dando a todos o que a cada um lhe corresponda... Até a Renúncia Definitiva.

 

Devemos ter muito cuidado com a influência da nossa mente analítica, para evitar a cristalização mental.

 

O Conhecimento deverá sempre ser equilibrado pelo desenvolvimento da Intuição.

 

Devoção, sim. Consagração, sim. Fanatismo, não.

 

Uma coisa é certa: só poderemos auxiliar na dissipação das miragens e das ilusões mundiais, se-quando já houvermos dissipado as nossas próprias cegantes miragens e as nossas próprias fascinantes ilusões. Quanto a isto, precisamos tentar alcançar um estado, digamos assim, de 'rigidez positiva'.

 

 

 

Anote aí, meu irmão: uma coisa é erigir uma barreira protetora; outra, é construir um muro separador e isolacionista! Muro e barreira são coisas inteiramente diferentes.

 

Devemos nos esforçar todos os dias para subordinar o homem inferior [ego] ao Homem Espiritual [personalidade-alma].

 

O Antigo Comentário, falando do trabalho de Aqueles cujo Dharma é dissipar as miragens e as ilusões da Humanidade, usa as seguintes palavras:

Eles vêm e permanecem no meio das formas que giram - algumas de rara beleza; outras de horror e desespero. Não olham para um lado ou para o outro, mas, seus rostos permanecem voltados para a LLuz. Assim, através de suas mentes, aflui a Pura LLuz... E dispersa as brumas. Eles vêm e descansam. Concluem o seu trabalho externo, para se dedicarem a um trabalho distinto. No interior dos seus Corações, encontram o descanso. Eles não se movem; todavia, constituem um ponto de Paz e e de Repouso. O que, na superfície, vela e oculta o real1, começa a desaparecer, e, a partir do Coração em repouso, se projeta um Raio de Força Dissipadora, que se mistura com a LLuz Brilhante, desaparecendo, então, nas brumas criadas pelo homem. Eles vêm e observam; possuem o Olho da Visão – o olho para dirigir corretamente a Força necessária. Eles vêem as miragens e as ilusões do mundo, e, ao vê-las, observam, detrás de tudo, o que é verdadeiro, o que é belo e o que é real1a. Assim, através do Olho de Buddhi, conseguem expulsar as redemoinhadoras e ofuscadoras miragens deste nosso mundo ilusório. Eles permanecem, descansam e observam. Assim são as suas vidas, e tal é o Serviço que prestam ao mundo dos homens.2

 

Precisamos estar atentos, pois, as miragens e as ilusões sempre atraem mais miragens e mais ilusões.

 

 

 

Pensamentos-semente para refletir:

• O poder de permanecer dentro da LLuz conduz à correta reflexão da LLuz.

• O poder de permanecer no Ser Espiritual permite que a [personalidade-]alma enfoque corretamente o campo de Serviço escolhido.

• O poder de observar concertadamente permite ver o que deve ser realmente feito.

Vocalize o OM três vezes.

 

Erros cometidos em vidas anteriores amiúde costumam impedir certos avanços desejados e desejáveis. Quanto a isto, devemos lutar sempre e corajosamente para corrigir as coisas; nunca desistir. Devemos empenhar o máximo esforço para esgotar o karma relativo a esses erros, pois, só então nos libertaremos da escravidão e poderemos prosseguir no Caminho. A questão é: conseguiremos isto em uma encarnação? Depende de nós, mas, é possível.

 

Exercício Esotérico:

1º) Como ego, entoe três vezes o OM no ponto mental mais elevado, fazendo, ao mesmo tempo, ascender a aspiração e a mente ao Plano da [personalidade-]alma.

2º) Agora, como [personalidade-]alma, entoe três vezes o OM, exalando-O como Vontade de Amar todos os seres, detendo sua descida no Corpo Astral. Faça isto por um ato de vontade e usando a imaginação criadora.

3º) Tendo vitalizado o Corpo Astral e imaginado a fusão [personalidade-]alma + ego + Força Astral, direcione, então, esta tríplice corrente de energia para o Centro Cardíaco, precipitando-a lá, se for possível colocar desta forma.

 

Medite sobre o significado da chama e do pavio, e procure entender que para haver chama é indispensável que haja um pavio.

 

 

 

 

Devemos trabalhar com afinco, perseverança e insistência, para que as coisas possam acontecer.

 

Medite sobre esta sentença: Em todos nós, em nosso interior, estão o Poder de tomar o Reino dos Céus pela violência e as Chaves para entrar neste Reino.

 

O 6º Raio é o Raio da devoção, do idealismo fanático e da ênfase indevida, que, quando condiciona o ego, tende a causar muitas dificuldades. O fato é que a Luz Menor deste Raio Menor (que, em si, é Divina) pode evitar que alcancemos a plena radiação da nossa [personalidade-]alma.

 

 

 

Eu obtenho, eu sou e eu dou a Força. A Luz Central, que tão freqüentemente alcanço, eu A entrego no Caminho Illuminado para aqueles que precisam desta LLuz. Eu tento trilhar os caminhos dos homens como LLuz, Amor e Poder. Minha Força, meu Poder e muito do que eu sei provêm de um Lugar Secreto. Eu vivo para os outros e devo aprender a neles me perder.

 

 

Muitas vezes, os momentos elevados e de grande transcendência cessam temporariamente. Felizmente, deve ser assim. A ininterrompida Illuminação Espiritual e a incessante sintonização para alcançar contatos elevados, eventualmente, poderiam debilitar o instrumento físico, de modo que, se não houvesse esta interrupção temporária, os verdadeiros reconhecimentos se desvaneceriam.

 

 

 

 

Haverá um Momento em nossas vidas em que a Técnica da Presença será substituída pela Presença[-em-si], Mas, entre outras coisas, isto depende da Qualidade Dinâmica da nossa Aspiração e da Vontade Impessoal de Servir.3

 

A Vontade da nossa [personalidade-]alma deve ser posta em atividade para fins grupais.

 

Curiosamente, há muitas pessoas que se encontram completamente cegas ante o Portal do Discipulado, sem realmente saber onde estão nem porque estão.

 

Cego, em círculos eu caminhava...
Querendo, sem saber o que Querer...
Vivendo, sem saber o que é Viver...
Morrendo, sem saber como Morrer...
Não sendo, escravizado ao não-ser...



Cego, em círculos eu caminhava...

 

Três Palavras para meditarmos profundamente: Virtuosa Bondade Amorosa.

 

Uma coisa que todos nós precisamos aprender: descansar um tiquinho mais. Devemos cuidar da nossa saúde, e não carregar nos ombros mais do que a nossa força pode suportar. Devemos saber que as ardentes chamas do Amor e da Aspiração Interna consomem freqüentemente o nosso Veículo Físico.

 

Custe o que custar, devemos praticar a Verdade em todos os momentos.

 

 

 

 

Com freqüência, para todos nós, é difícil expressar a Verdade ou uma Idéia com exatidão, ou seja, temos dificuldade de expressar as Idéias Espirituais que captamos e apreendemos com as palavras corretas [adequadas]. Isto quando não interpretamos errônea e emocionalmente as coisas, exagerando [colorindo] os detalhes, o que é muito pior. E, com isso, os pormenores precisos desaparecem nas brumas da ilusão! Precisamos aprender a definir a Visão com exatidão, e isto vale não só para o pensamento, mas, também para a palavra.

 

Paulatinamente, precisamos passar do estágio de simples meditação para o estado de contemplação.

 

Quando o costume de ser exato se tornar uma coisa habitual, as idéias serão naturalmente revestidas de uma forma apropriada e mais verdadeira.

 

Não é incomum que um Discípulo se sinta sobrecarregado e deprimido ao descobrir seus pontos fracos. Descobrir nossas fraquezas e tentar consertá-las é uma coisa boa, mas, se nos deixarmos dominar por um sentimento de inquietação ou de desencorajamento, isto apenas conduzirá a uma perda de tempo e, inevitavelmente, acarretará uma excessiva ênfase sobre o ego.4

 

De maneira geral, nossos problemas e nossas dúvidas começarão a diminuir à medida que formos construindo o nosso Antahkarana de maneira segura e definida, ao mesmo tempo que nos esforçarmos no sentido de cultivar um auto-esquecimento treinado e progressivamente desenvolvido. Agora, auto-esquecimento não significa inibição, supressão, eliminação ou extinção, que são sinônimos, mas, Compreensão adquirida por uma Sabeduria Intuitiva.

 

Um sentido racial [étnico] de inferioridade é uma gigantesca forma mental ilusória que, pela ordem, produz, pelo menos, três coisas: abatimento –› desespero –› fracasso.5

 

O Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul recomenda: devemos estudar menos e ser mais.

 

Estudei... Estudei... Estudei...
E continuei... Continuei... Continuei...
Sentindo-me... Sendo... E vivendo...
Como um mixuruca diminuendo!

Mudancei... Mudancei... Mudancei...
Transmutei... Transmutei... Transmutei...
Hoje... Agorinha... Já... Eternamente...
Eu-Sou-Serei Efetivo (Eficaz
+ Eficiente)!

 

Precisamos aprender e nos esforçar para sair do centro do nossos cenariozinho pessoal. Só assim poderemos nos mover com maior liberdade nos níveis da nossa [personalidade-]alma.

 

Em nossas meditações, devemos sempre enviar Vontade, Luz, Fortaleza e Poder para todos os seres do Universo. [Se você quiser acrescentar Bem, Beleza, Paz, Amor, Misericórdia, Justiça, Inofensividade, Não-separatividade, Despreconceito, Unicidade, Coragem, Temperança... Tudo bem! Quod abundat non nocet. O que abunda não prejudica.]

 

Quais são as vibrações que interferem positiva e cataliticamente em nossa existência? De maneira geral, são: 1ª) as vibrações da nossa própria [personalidade-]alma nos momentos de contato, que geram Illuminação, esclarecimento e pensamento liberado; 2ª) as vibrações do grupo de condiscípulos ao qual pertencemos, particularmente no momento da Lua Cheia, produzindo expansão do Centro Cardíaco e estimulação do Centro Coronário; e 3ª) as vibrações eventuais do Centro Cardíaco de um Mestre Ascensionado [no caso, do Mestre Djwhal Khul.]6

 

Tudo o que é imprático, sem base racional, abstrato, teórico e divorciado de toda prática definida é, no mínimo, inútil e inócuo.

 

E fico repetindo, repetindo, repetindo... Precisamos aprender a diferenciar o Essencial do não-essencial. Isto tem um significado profundamente oculto e contém a Chave (Pedra de Toque) da Vida Espiritual e de todos os Mistérios Ocultos.7

 

 

 

Pensamentos para Meditar em Silêncio:

• A Vontade Dinâmica vai do centro para a periferia e constrói o pequeno mundo da forma – o mundo do Eu e o meu, de mim mesmo e do meu Eu. Este mundo é uma prisão. Oculta uma Rara Beleza, encobre o Som Divino e vela Palavra Encarnada.

• A Vontade Dinâmica vai do externo para o interno. Constrói o mundo mais amplo do tu e do teu, do nosso e do dele. As Portas permanecem amplamente abertas! Brilha uma Luz! Então, uma Palavra pode ser pronunciada e libertar muitos prisioneiros.

• A Vontade Dinâmica se move ao redor do mundo em virtude do Amor Divino. Atravessa todo o Mundo Universal! Alegremente, aclama o Todo, a Totalidade, o Um. Então, a Vida é revelada. O Universo se liberta, e com Ele o homem.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1 e 1a. Aqui, leia Real como Atual.

2. Basicamente, o que este Comentário transmite? Simplesmente, que, ao trabalhar, não devemos nos envolver emocionalmente com o trabalho que executamos. Se e quando nos envolvemos, muitas vezes, compramos um barulho que poderá acabar nos ensurdecendo. Por isto, a Lei da Assunção é um dos instrumentos mais efetivos para tentarmos mudar as coisas. Enfim, tudo se resume a uma coisas só: Silêncio!

3. O que é uma técnica? Uma técnica é um conjunto de procedimentos para que alguma coisa seja alcançada. Alcançada a coisa, e técnica passa a ser desnecessária. Por isto, mais do que percorrermos a Senda, precisamos nos transformar na própria Senda.

4. Precisamos compreender e, com humildade, aceitar o fato que não corrigiremos todos os nossos defeitos, todas as nossas fraquezas, todas as nossas manias, todos os nossos equívocos, todas as nossas boçalidades e todos os nossos cousismos em uma única vida. Já disse e repetirei: se, ao final desta nossa nossa encarnação, tivermos consertado e endireitado apenas uma desarmonia, sairemos desta vida como combatentes vencedores. Se for possível dar um jeitinho em mais alguma coisa, tudo bem, será melhor; todavia, se não for, recomporemos o treco depois. Agora, se você me perguntar qual é o pior defeito-entrave de um ser-humano-aí-no-mundo, eu direi: o pior defeito-entrave de um ser-humano-aí-no-mundo é aquele que ele desconhece. Logo, não podemos ajeitar nem ajustar o que não conhecemos. Para consertarmos uma coisa precisaremos saber qual é o defeito da coisa.

5. Nossas especificidades socioculturais – que se refletem, principalmente, nas características físicas, na língua, na religião e nas maneiras de ser e de agir – não devem dar ensejo a que nos sintamos nem inferiores nem superiores a nada nem a ninguém. Ora, um Coragyps atratus não é menos nem mais importante do que um Pyroderus scutatus e uma Triportheus auritus não é menos nem mais importante do que uma Balænoptera musculus. E um grão de areia também não é menos nem mais importante do que uma montanha. Na Grande Loja Branca de Sirius, não há um único Mestre Ascensionado que seja mais ou menos importante do que os Outros. O muito legal na G.'. L.'. B.'. é que, ainda que cada Um seja cada Um-em-si, Todos-São-Um. Só mais uma coisinha: o nosso Muito Querido Mestre Jesus (que não era o Cristo) não era louro, bonitão e de olhos azuis-piscina. Bolas, ser louro, bonitão e de olhos azuis-piscina não é designativo de absolutamente nada que diga respeito à uma presumida supereminente espiritualidade ou o oposto. Esse negócio xexéu de pintar e de ficar apresentando o Mestre Jesus como tendo sido louro, bonitão e de olhos azuis-piscina só serve para estimular separatividades, isolações, sentimentos ilusórios de superioridade, mal-estares e preconceitos contra outras etnias. Precisamos acabar com essa besteirada sem cabimento, absurda, imprópria, inconveniente et cetera e tal e mais alguma coisa de achar que o Mestre Jesus era um bonitão de causar inveja no Ricky Nelson, no Alain Delon, no Tom Cruise ou no Tião Macalé! Não era. Era simpático, sim, mas, não era bonitão!

 

Etnias

 

 

Mestre Jesus
Mestre Jesus
Assim eu sei que não foi.
Se foi assim, eu não sei.

Mestre Jesus

 

 

6. Quando é dito as vibrações eventuais do Centro Cardíaco de um Mestre Ascensionado, é preciso que se compreenda que isto não significa que Ele se manifeste, digamos assim, fisicamente, até porque isto é extremamente raro, e pode acontecer de passarmos uma encarnação inteira sem objetivamente ver Nenhum Deles. Visões, respostas psíquicas ou reações fenomênicas não costumam acontecer. Vou repetir, para que fique registradinho: visões, respostas psíquicas ou reações fenomênicas não costumam acontecer. Pense bem, porque é mais do que evidente: se os Mestres Ascensionados começassem aparecer para nós a bangu e a bonsucesso e ficassem influindo em nossas vidas e canalizando a três milhões por dois milhões, não iríamos querer outra coisa, e o que precisamos fazer e apre(e)nder ficaria em ou para 2º, 3º, 4º e sei lá qual plano. Por isto, os Mestres Ascensionados não andam por aí aparecendo para ninguém, nem canalizando bulhufas. Eles nos inspiram, quando é o caso, e dão uma ajudinha, quando acham que é absolutamente necessário. O resto – o fundamental e o principal – é por nossa conta. Só aqueceremos a nossa casa, se cortarmos a lenha! Mas, enfim, há ou não há uma forma de podermos constatar ou mesmo saber se entramos ou não na esfera de influência de um Adepto ou de Mestre Ascenso? Há. Pela sensação interior inquestionável e indubitável de crescente Amor, de aumentada Compreensão, do desenvolvimento do nosso impersonalismo e da resposta-ajuda imparcial e fraterna às necessidades dos outros. Estas seriam algumas das reações mais reais.

7. Um Mistério Oculto não é Aquele que não se vê; é Aquele ao qual ainda não tivemos acesso. Mas, um Dia, teremos! Veja bem: quando despendemos e malgastamos energia buscando e querendo o não-essencial, o que sobra para alcançarmos o Essencial? Xongas!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.netanimations.net/Moving_Animated_
piggy-bank-money-and-treasure-pictures.htm

http://www.swapmeetdave.com/Humor/Fun.htm

http://www.biobiochile.cl/noticias/2014/04/19/la-evolucion-
del-rostro-de-jesus-a-lo-largo-de-la-historia.shtml

http://johnpavlovitz.com/2016/07/12/im-saying-goodbye-to-white-jesus/

http://changingways7.blogspot.com.br/2014/02/a-race-of-races.html

https://plus.google.com/+Bestquotations4uEnglish

http://giphy.com/gifs/candle-trail-vapor-sFAu7haOmSPEk

http://giphy.com/gifs/rings-optical-illusion-ov888TSc1mrzW

https://br.pinterest.com/adamtelford7/gif/

http://pt.depositphotos.com/35120383/stock-
illustration-woman-face-silhouette-in-profile.html

http://www.skaip.org/key-emoticon

http://bestanimations.com/Careers/
Entertainment/Clowns/Clowns.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.