O DISCIPULADO
(Parte XIII)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 13ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Atualmente, muitos Membros da Hierarquia rejeitaram a oportunidade para avançar mais e obter uma maior progresso, a fim de permanecer com os filhos dos homens e ajudá-los. [Haverá Amor maior do que este?]

 

Eu poderia ascensionar,
entretanto, decidi ficar!
Eu poderia avante seguir,
todavia, decidi não ir!

Por Amor, eu ficarei.
Até quando? Não sei!
Enquanto for necessário,
até verticalizar o estagiário!

 

O melhor para nós (individualmente) e a nossa comodidade (pessoal) nada têm a ver com Liberdade!

 

 

 

 

Uma decisão ancorada exclusivamente no sentimento rarissimamente produz como conseqüência uma ação correta e concertada.

 

Quando nos predispomos a Servir Altuisticamente, tudo acaba bem e dando certo. Mas, jamais deveremos descuidar do nosso Desenvolvimento Interno, ainda que Serviço Altruístico e Desenvolvimento Interno sejam uma coisa só.

 

Inevitavelmente, os Discípulos de todos os graus – avançados ou não, mentais ou intuitivos – devem, de alguma forma, ser testados, para poderem ser utilizados ou aproveitados. Seja como for, tudo se resume a alcançar a realização prestando Serviço, porém, acentuando o Serviço, e não a realização. Isto está sintetizado e substanciado em uma palavra e em dois conceitos: 'Sannyasin', Desapego Interno Amor Solidário.

 

 

Mâ Ananda Moyî
Paramahansa Yogananda
Mâ Ananda Moyî
Paramahansa Yogananda

Sannyasins

 

O Silêncio conduz ao desapego e ao desenvolvimento da ação correta, por meio da análise do motivo subjacente. Só o Silêncio poderá levar à Senda do Discipulado.

 

O que importam as cicatrizes? Importa, sim, o Bom Combate!

 

Para todos os Discípulos de todos os graus – em provação, aceitos ou Iniciados – a Regra inexorável é: trabalhar com tranqüilidade sem se deixar influir pelas tensões ou pelas pressões do dia-a-dia, isto é, devemos nos dedicar ao Trabalho, e não a nós. E isto nos obriga a manter responsavelmente o nosso instrumento físico em boas condições.

 

Fundamentalmente, cabe a todos nós avançar com humildade e ajudar a dissipar a ilusão do mundo.

 

Uma norma de conduta que deveríamos adotar é sempre obter, por dois ou três minutos, o alinhamento, antes de dar início a qualquer trabalho definido.

 

 

Alinhamento

 

O Som que vai surgindo...

 

Devemos tentar entender claramente os frutos da Disciplina, sem nos apegarmos aos resultados do trabalho. [Aliás, não devemos nos apegar a nada.]

 

Atividade dual e sintética: consciência da vida subjetiva interna e também do mundo objetivo externo.

 

Poucas vezes é mencionado nos livros comuns sobre o Discipulado que precisamos considerar cuidadosamente o efeito que produzimos, como trabalhadores, nas pessoas que tentamos ajudar. Isto evitará que tenhamos que desfazer ou que reconstruir o que foi feito, e oportunizará a todos nós darmos os primeiros passos para nos tornarmos efetivos [eficientes + eficazes] na Ciência da Força.

 

Os três aspectos da nossa vida mental que devem estar vinculados são: a imaginação criadora, a mente e a intuição.

 

As lições que devem aprender todos os Discípulos (antes de obter o poder para trabalhar no mundo) podem ser expressas como a necessidade de distinguir entre:

1º) Princípios primários e princípios secundários ou entre duas coisas corretas, ou seja:
a – entre o que é o mais correto e o que é o menos correto; e
b – o que é certo para você, porém, podendo não ser para os outros.

2º) O próprio 'dharma' pessoal, a obrigação e os deveres individuais e as responsabilidades e as relações com o grupo.

3º) As necessidades e as demandas que evidenciam o trabalho grupal e as necessidades e as demandas individuais.

4º) O essencial e o não-essencial.

 

Se um Instrutor interessado e a nós simpático ou um Mestre interferissem ou se imiscuíssem em nossa experiência interna, nós não adquiriríamos a riqueza de uma necessária e possível experiência.

 

Para tudo: Silêncio + Paciência, não o emprego exagerado da mente analítica.

 

 

 

 

Na Luz veremos a LLuz!

 

O que poderá haver de mais obstaculizante do que uma mente intensamente censuradora?

 

Erro Sistemático de Percepção Mundial = Miragem + Ilusão + Mâyâ.

 

Precisamos aprender a pensar menos e a amar mais!

 

Retroceder nunca é o caminho.

 

Temas-chave para meditar:

• Orientação

• Lucidez e Claridade

• Paz que Transcende Toda Compreensão

• Integração

• Vida Grupal

• Caminho Radiante

 

Quem pode definir ou estabelecer datas no destino da [personalidade-]alma?

 

No Reino da Alma não há pressa.

 

Exercício Esotérico de Meditação:

1º) Faça um breve exercício respiratório.

2º) Concentre sua consciência no ponto mais elevado possível na cabeça e emita a Palavra Sagrada.

3º) Faça um breve e intenso exercício de visualização:
a – imagine um Caminho de Luz dourada que começa onde você está e se estende até um amplo Portal com duas portas.
b – Veja um disco (ou uma roda) de cor rosa rolando por este Caminho e, dirigido por você, eventualmente, desaparece atrás do Portal.
c – Veja, rolando pelo mesmo Caminho, um disco de cor verde vívida, seguido por um disco de cor amarela (dourada), ambos desaparecendo atrás do mesmo Portal.
d – Agora, veja um outro disco de cor azul elétrica radiante rolando pelo Caminho Dourado, que pára em frente ao Portal e o oculta.
e – Imagine que você está em frente ao disco azul e, tendo percorrido o Caminho Dourado, medita ali sobre as seguintes palavras:

• Eu-sou o Caminho e o Portal. Eu sou o Caminho Dourado, e na Luz da minha própria Luz, trilho este Caminho. Atravesso o Portal, giro e irradio Luz.

4º) Fique meditando algum tempo nestas palavras.

5º) Pronuncie novamente a Palavra Sagrada, exalando-A para o mundo a partir do ponto mais elevado possível na sua consciência.

 

Mantra do Grau de Discípulos Que a Energia do meu Eu Divino me inspire. Que a LLuz da da minha [personalidade-]alma me dirija. Que eu possa ser conduzido das trevas à LLuz, do irreal ao Real, da morte à Imortalidade. A.'. U.'. M.'.

 

Seja qual for a circunstância, não devemos permitir que as coisas do nosso ego, de alguma forma, rompam o nosso equilíbrio.

 

Precisamos aprender a manter o Silêncio Interior e nos tornar desapegados, desprendidos e indiferentes a todas as coisas-prisões que se relacionam com o mundo objetivo.

 

 

Tio Patinhas (Uncle Scrooge)

 

 

Uma coisa que devemos levar em conta: de maneira geral, o tempo de uma meditação não deve ultrapassar 10 minutos.

 

A intenção que deve subjazer no cânon [norma, princípio geral] da vida de todo Discípulo é Servir ao Plano.

 

Muitas vezes, passamos vidas e mais vidas na condição de Discípulos Aceitos. Então, por que a pressa? O fato é que, de maneira geral, reconhecemos a Senda muito lentamente e muitos são os obstáculos que impedem o nosso progresso. Então, por que a pressa?

 

 

As tartarugas conhecem as estradas
melhor do que os coelhos.
(Gibran Khalil Gibran)

 

 

A nossa Vida de Serviço Externo e as Relações Interpessoais Produtivas que estabelecemos são o nosso Dharma no Plano Físico. Uma visão clara sobre estas relações externas no mundo das atividades profissionais, das amizades e dos relacionamentos familiares é um requisito necessário e fundamental para podermos trilhar a Senda. Enquanto um Discípulo não vir estes relacionamentos em suas verdadeiras e corretas proporções, muitas vezes a sua mente se perturbará, e Ele, 'ipso facto', ficará impedido de executar concertadamente o seu Serviço.

 

Sempre que estabelecemos novos vínculos e novas ligações, têm início um novo karma e um novo dharma.

 

A Verdade [relativa] e a Clara Visão têm mais valor do que a cega lealdade e a reduzida ou limitada compreensão.1

 

 

A Peregrinação de Todos Nós

 

 

O sentido correto de proporção não envolve necessariamente a crítica.

 

 

Sentido de Proporção

 

 

O meu sentido de simetria
é diferente do seu.
O seu sentido de assimetria
é diferente do meu.

Por que temos que discutir?
Por que a desavença?
Por que precisamos dissentir?
Por que a malquerença?

 

Exercício de Meditação:

1º – Transfira sua consciência para o ponto mais elevado possível da cabeça.

2º – Inaudivelmente, pronuncie três vezes o OM, e, com o poder da imaginação criadora,
a) visualize seu Corpo Físico consagrado ao Serviço da sua
[personalidade-]alma;
b) visualize, ao vocalizar o OM, sua natureza emocional afluindo como aspiração de Servir à Humanidade;
c) mergulhe mais profundamente e mais para cima em seu interior, e dedique seu Princípio Mente a Serviço do Plano.

3º – Mantenha sua consciência neste Plano Mais Elevado, e tente levá-la ainda mais alto, e, por um ato definido de vontade, veja que sucedem três coisas: um total alinhamento, uma integração definida com o ego e um enfoque dinâmico da sua consciência na [personalidade-]alma.

4º – Emita a Palavra de forma audível, mas, desta vez, como [personalidade-]alma, exalando Luz, Compreensão e Amor sobre seu ego integrado, atento e expectante (faça com que esta atividade seja dinâmica, rápida e consciente.

5º – Como [personalidade-]alma, trate de se relacionar com seus condiscípulos. Tendo feito isto, tente ver o símbolo que fulgura na frente de cada um deles. Você verá que os símbolos diferem. Articule-se com seus irmãos, e lhes envie Amor, para que possa ver os seus símbolos. Anote os símbolos que parecem estar relacionados a eles.

6º – Feito isto, rapidamente repita o processo de alinhamento explicado nos itens 1º, 2º e 3º, e retorne, novamente, para a fase de contemplação, mantendo-a tanto tempo quanto possível. Medite sobre os seguintes tópicos:
• a natureza da contemplação;
• a necessidade de integração;
• a técnica de alinhamento;
• a inspiração do ego;
• a associação com o Esforço Hierárquico; e
• o Serviço do Plano.

7º – Coloque em execução o Trabalho Intercessor Altruísta que você está tentando realizar.

8º – Vocalize o OM.

 

Uma norma de vida que todos nós deveríamos adotar: Perseverar sem desânimo e não pensar indevidamente nos resultados obtidos.2 O fato é que a maioria de nós não é ainda capaz de avaliar corretamente o próprio progresso. Temos, sim, que, incansavelmente, continuar a Trabalhar e a Servir.

 

A liberdade é um estado mental, e não um modo de ser.

 

Um apego mais profundo pela Humanidade, paralelamente a um desapego mais sutil, definido e claramente entendido, é o principal objetivo de todos os Discípulos.

 

O Grande Trabalho – eventualmente adjudicado a todos os que recebem as Grandes Iniciações e o levam a cabo exitosamente – decorre de uma consciência em constante expansão e em contínua descentralização, que se manifesta como invariável exteriorização de compaixão e de compreensão das necessidades dos pequenos no Caminho e de uma melhor compreensão da natureza de tudo e do Todo.

 

Um bom exercício para um Discípulo em treinamento é aprender a incluir cada vez mais pessoas no âmbito dos seus pensamentos de todos os dias (esferas de contatos cada vez mais amplas). E isto deve acontecer pelo aprofundamento da nossa vida de meditação, não pela busca externa de ou para tais contatos, ou seja, por um progressivo desenvolvimento de uma verdadeira Compreensão Espiritual. Assim sendo, não precisaremos nos deslocar de onde estamos, pois, aqueles a quem poderemos ajudar acrescentadamente virão até nós.

 

 

 

 

Quarta Iniciação —› Grande Renúncia.

 

Desapego Espiritual —› Morte de todos os apegos do ego.

 

 

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, penso que o nosso Muito Querido Tibetano tenha sido educado e cuidadoso demais com as palavras, coisa que não é sua característica, pois, sempre que é necessário, Ele é franco e direto. Na verdade, e Ele sabe muito bem, a cega lealdade e a reduzida ou limitada compreensão não têm serventia alguma. Se alguma serventia têm, é a de nos manter aprisionados aos nossos cousismos, cristalizações mentais, miragens, ilusões, preconceitos, separatividades, intolerâncias, fanatismos e por aí vai. Um exemplo disto é o terrorismo, que nada mais é do que uma cega e fanática lealdade a algo que nem os terroristas compreendem o que é. Anterior ao terrorismo moderno, um segundo exemplo foi o Nationalsozialismus, uma ideologia de extrema-direita que levou a Humanidade ao maior desespero da História e enfiou o povo alemão no fundo do poço.

2. Não há nada pior para um candidato à Iniciação do que se criticar ferozmente e achar que não está progredindo. Se ele se criticar violenta e impetuosamente e achar que não está progredindo, aí, é que não progride mesmo. Somos o que pensamos, e se pensarmos que não poderemos, não poderemos mesmo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.howardforums.com/printthread.php?t=1053589

http://sorryshark.blogspot.com.br/2011/01/sad-moon.html

http://www.keyword-suggestions.com/cmlwIGdyYXZl/

http://stickpeople.co/design/

https://br.pinterest.com/pin/279504720601989249/

http://daschinia.deviantart.com/art/
Golden-Section-Ratio-Proportion-349754229

https://sinapseslinks.wordpress.com/
2012/03/31/compreensao-2/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/pressa

http://www.fg-a.com/animals7.shtml

http://www.animatedimages.org/cat-trumpets-403.htm

http://www.redcuprebellion.com/2016/1/6/10726214/ole-miss-
extends-hugh-freezes-contract-by-one-year-and-gives-him-a

http://gifsoup.com/view/3788311/patience.html

http://popkey.co/m/Z0e5O-working-pretending+to+work-dwight

https://br.pinterest.com/andrearuggiero/paramahansa-yogananda/

http://semeadorestrelas.blogspot.com/2013/
11/ma-ananda-moyi-fogo-do-amor.html

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.