O DISCIPULADO
(Parte X)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Informações Preliminares

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 10ª parte de um estudo que fiz, ao mesmo tempo gigantesco, elucidativo e prazeroso, dos tomos 1 e 2 da obra O Discipulado na Nova Era – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna intimamente vinculado com o Mestre KH – que solicita a quem a ler que a divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Em muitos sentidos, esta é uma obra única, pois, são ensinamentos avançados ministrados pelo Mestre DK a alguns membros de seu grupo interno. Uma dica: ao estudar esta obra, imagine-se fazendo parte deste grupo. Por outro lado, nesta obra de DK-Alice, ao longo do texto, são apresentados diversos exercícios esotéricos e de meditação, que você deve tentar executá-los exatamente da forma como são apresentados, ao mesmo tempo em que seria interessante que os incorporasse à lista dos exercícios que está acostumado a fazer. São experimentos únicos que não são encontrados em nenhuma outra publicação, e foram ditados diretamente pelo nosso Querido Mestre Djwhal Khul, um dos Mestres Ascensos da G.'. L.'. B.'. mais preocupados com o destino da Humanidade e um dos mais interessados em nossa libertação, preocupação e interesse estes que começaram a se materializar quando, substantivamente, auxiliou Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta. Por falar em libertação, ela está diretamente vinculada ao conceito de alinhamento, que você aprenderá, ao longo deste estudo, o que é e como poderá implementá-lo em sua vida. Enfim, para colher os bons frutos que esta obra oferece, aconselho que você não a leia com rapidez nem superficialmente. A cada fragmento-ensinamento apresentado, dê uma paradinha e faça uma breve reflexão sobre o seu conteúdo.

 

 

 

São tantos a nos ajudar!

São tantos a nos ensinar!

Temos feito por merecer?

Temos feito por receber?

Teimamos ou mudamos?

Dormimos ou acordamos?

Egoísmo ou solidariedade?

Arrogância ou humildade?

 

 

 

 

 

 

 

Se você quiser tentar estabelecer um contato mensal como o Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul, o melhor momento, como Ele mesmo fraternalmente sugeriu, é nas doze horas que antecedem e no momento do plenilúnio de cada mês. [Dia de Lua Cheia.] Da parte Dele, Ele prometeu fazer os ajustes necessários para fazer contato conosco, e estará esperando. Bem, esta é a primeira vez que tomo conhecimento deste tipo de disponibilidade generalizada oferecida diretamente por um Mestre Ascensionado. Seja como for, a importância primordial desta atividade é grupal, não um contato pessoal. Mas, se não houver jeito... Por isto, sublinhei e digitei em itálico o verbo tentar.

 

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Exercício Esotérico:

1º) mediante a prática do alinhamento, tente se concentrar na Luz da sua [personalidade-]alma. Entenda que:

a – a [personalidade-alma é Luz;
b – a Luz é refletida na mente; e
c – quando nos alinhamos com a nossa
[personalidade-]alma, automaticamente, nos tornamos um Portador da Luz; e
d – a Luz sempre brilha em um lugar escuro.

2º) estabeleça um alinhamento consciente dos seus veículos com a sua [personalidade-]alma, mantendo essas idéias na mente.

3º) conscientemente, mantenha a mente firme na Luz.

4º) empregue cinco minutos em:

a – dedique-se ao serviço da Luz;
b – assuma a responsabilidade de um Verdadeiro Portador da Luz; e
c – visualize a Hierarquia de Servidores, com a qual você está definitivamente afiliado, como
sendo uma Usina de Luz.

5º) Passe cinco minutos em meditação. Anote todas as idéias que chegam à sua mente pelo Raio de Luz que provêm da sua [personalidade-]alma.

 

Precisamos estar conscientes e ter a certeza de que a nossa mente inteligente poderá predominar, quando for necessário.

 

Quando o Amor não controla as nossas reações, é potencialmente perigoso exercer a autoridade sobre aqueles com quem entramos em contato. A palavra-chave que sempre deve governar nossas relações interpessoais é impersonalização (ou impessoalidade).

 

 

 

 

Muitas vezes, quando aplicamos a força àqueles a quem tentamos ajudar, mais do que ajudamos, nós os prejudicamos.

 

Para os Discípulos, em um certo estágio do seu desenvolvimento, não há cessação de esforço, não há situações fáceis, nem há períodos ou intervalos de pausa ou de descanso real.

 

A meta, para todos nós, é adquirir, desenvolver e conscientemente bem utilizar a Sabedoria da nossa [personalidade-]alma. E isto nada mais é do que o desenvolvimento da Intuição por meio do Amor.

 

O fato é que, para muitos de nós, não é difícil expressar a expressão pura do Amor da [personalidade-]alma, mas, de certa forma, é difícil manejar adequadamente a nossa natureza emocional.

 

Um Mantra para ser recitado, quando você achar conveniente:

Eu permaneço dentro do Círculo da Vontade de Deus. Eu ocupo o meu lugar fora do raio das miragens e das ilusões do mundo, e ali eu permaneço. Ante a Porta Aberta, que só revela um Caminho Distinto e Illuminado, eu permaneço. Ante a Presença, ocuparei o meu lugar, e ali permanecerei firme. E permanecendo, eu Verei.

 

Eu permanecia, mas, não Via.
Pacientemente, esperei, orei e trabalhei.
Então, aconteceu que, um dia,
eu Vi a LLuz! E me Libertei!

 

Um dos Mestres da Grande Loja Branca nos adverte para a miragem da Rosa da Aspiração, que flui através do Plexo Solar e não do Coração.

 

Só quando, definitivamente, aprendermos a Lição da Divina Indiferença, nossa [personalidade-]alma se libertará, para, então, poder se unir com o Uno. Certamente, se pode dizer que Aquele a quem eu, você e todos os Discípulos servem – o Cristo – demonstrou isto no Getsêmani, pois, era sensível a esta Lição, e, neste sentido, A dominou.

 

 

 

 

Nos diversos ciclos de vidas de todo Aspirante, é atingida uma determinada vida em que são encontrados os dois Grupos aos quais ele pertence: o Grupo Interno de Discípulos e o Grupo Externo de Servidores, com os quais ele pode e deve colaborar (Discipulado Aceito).

 

Atualmente, o Mestre M. [Morya] é o Guia de todas as escolas esotéricas no mundo.

 

Devemos aprender as diferenças sutis entre:

1º) a influência vibratória (entrante e sainte) da nossa própria [personalidade-]alma;
2º) a influência vibratória (entrante e sainte) do Grupo Específico de Discípulos ao qual pertencemos;
3º) a influência vibratória (entrante e sainte) das escolas esotéricas; e
4º) a influência vibratória (entrante e sainte) do Guia de todos os Grupos Esotéricos – o Mestre Morya.

 

Tudo depende de permitirmos que o Verdadeiro Amor penetre, cada vez mais, em nosso eu pessoal inferior. Sem isto, nada feito. Mas, há algo que precisamos aprender e saber: uma coisa é amar; outra é ser um canal impessoal para o Amor da nossa [personalidade-]alma e do Grupo Específico de Discípulos ao qual pertencemos.

 

Como um homem pensa, assim ele é [e assim ele age].

 

Exercício Esotérico de Meditação:

1º) Faça o alinhamento com a sua [personalidade-]alma, e, em forma definida e consciente, polarize sua percepção o mais elevada possível, tanto na cabeça como no Plano Mental. Pausa.

2º) Imaginativamente, olhe para o mundo dos homens. Veja-o como se fosse Luz, intensificando-se aqui e ali, em certas localidades, centros ou áreas:
a – imagine esta Rede de Luz, com seus centros radiantes de força, palpitando no ritmo da aspiração do mundo;
b – considere-se como um observador e como um canal, entre muitos outros canais, para a Energia da Hierarquia Espiritual, que o Mestre Morya tem focalizado e desacelerado através de mim, seu Irmão Tibetano
[Mestre DK]; e
c – pronuncie estas frases, que expressam uma aspiração ao Bem:

O Amor é o incentivo de nossa aspiração na Senda;

O Amor é a substância da nossa vida no mundo;

O Amor é a Luz da Liberdade para todas as criaturas;

O Amor palpita em todo o Universo com Ritmo Divino;

O amor é a Consciência de Deus; e

d – Ao fazer isso, imagine que a Energia do Amor flui através da Rede de Luz, estimulando, cada vez mais, cada um dos numerosos Centros, para que intensifiquem a sua radiação.

3º) Pronuncie o Mantra OM.

4º) Mantenha a mente firme na Luz, vendo-se como parte integrante de um Grande Serviço.

5º) Mantenha-se na Luz do seu Grupo de Servidores.

 

Internamente livre; externamente sujeito.

 

Para um Discípulo Consagrado, são igualmente importantes as experiências do vale e do alto da montanha.

 

Se, mentalmente, reconhecermos nossas crises pessoais como sendo crises de inclusividade, elas nos conduzirão e nos prepararão para expansões posteriores mais amplas, chamadas Iniciações.

 

A potência da nossa aura é uma emanação do nosso ego, e depende da qualidade, da potência e do ritmo da nossa vida subjetiva.1

 

Exercício de Meditação:

Certifique-se de que, quando o Sol estiver se movendo para o norte:

1º) Dedique cinco minutos para atingir conscientemente o alinhamento, e eleve sua consciência ao ponto mais alto possível.

2º) Mantenha completo silêncio, tanto exterior quanto interior.

3º) Pronuncie o Sagrado OM, imaginando que Ele está sendo pronunciado pela sua [personalidade-]alma, transmitindo ao mundo dos homens Amor e Poder.

4º) Permita que as Forças da LLuz cumpram a Vontade em sua vida, e diga:

• permaneço no Amor;

• a tempestade me trouxe aqui;

• com Amor, encontrei o Caminho;

• sou um pássaro que trina perto do Coração de Deus;

• sou um peregrino no Caminho, e encontrei a Porta aberta;

• permaneço eternamente no Caminho do Amor.

5º) Mentalmente, conduza os seus irmãos do Grupo para a Luz e veja todo o grupo atuando como uma unidade, unidos pelo amor e pela compreensão mútua, em uma visão de conjunto e de Serviço unido.

 

Você já deve ter percebido que, preliminarmente, tudo depende de um concertado alinhamento ego–[personalidade-]alma. E isto está vinculado com os Centros acima do diafragma, quais sejam: Cardíaco (Anahata), Laríngeo (Vishuddha), Frontal (Ajna) e, particularmente, Coroa (Sahasrara).

 

De maneira geral, esta vida que estamos vivendo agora é preparatória para a nossa próxima encarnação. Portanto, qualquer vida particular é momentânea, e tem, relativamente, pouca importância.

 

Precisamos ter um certo cuidado com a ênfase mental imposta à nossa vida diária, tanto interna como externa, pois, em si, poderá se tornar uma miragem dificultosa para o pleno despertar do Centro Cardíaco.

 

À medida que compreendemos o significado [o porquê2] do sofrimento humano, dele participamos.

 

A Verdadeira Terra Ardente é a relação de uma mente treinada e de um Coração desperto.

 

O treinamento de qualquer Discípulo [e, na verdade, de cada um de nós] não deve ser caracterizado por uma simples obediência obrigatória e cega, porém, deverá consistir em submeter o ego à Vontade da [personalidade-]alma, não à natureza inferior dos desejos, não importando quão altos eles sejam.

 

Não importa o tempo que levará para expandirmos a nossa consciência; o que importa é que, gradual e paulatinamente, ela seja expandida. Portanto, devemos nos empenhar para que isto aconteça, extraindo das oportunidades o máximo benefício que elas possam oferecer.

 

Eu tinha pressa, pressa, pressa...
Fiz compressa, remessa e promessa.
Não adiantou neca de pitibiriba.
Acabei me tornando meio biriba!

 

 

Pressa... Pressa... Pressa...

 

Precisamos desenvolver os poderes da nossa [personalidade-]alma, e aprender a nos conhecer uns aos outros, como nós somos realmente e desmascarar o que deve e precisa ser desmascarado. [Isto significa que precisamos nos esforçar para tentar epilogar (pela compreensão) a ação Educativa da Lei da Causa e do Efeito.]

 

Nenhum sofrimento é punitivo;
todo padecimento
é educativo.
Pela Lei da Causa e do Efeito,

 

Nossa civilização ainda está submersa em formas mentais da Era de Peixes – a Era do Sexto Raio.

 

Algumas sugestões úteis, que poderemos ou não acatar:

1ª) esqueça-se de você e ame os outros;

2ª) utilize o dom inato da sua [personalidade-]alma para amar e compreender;

3ª) não preste tanta atenção aos pequenos e absorventes detalhes; e

4ª) acalme-se, tranqüilize-se e deixe que o Aspecto Vida atue em você e nos outros.

 

Detalhista,
eu vivia deslizando na pista.
Já liberto,
vi a LLuz chegar mais perto!

 

Este é o Segredo dos segredos: viver no Coração, e não no Plexo Solar.

 

 

Centro do Plexo Solar
(Chakra Manipura)

 

 

Uma outra coisa que precisamos aprender é a reticência esotérica – que produz, concomitantemente, Poder Interno e silêncio externo.

 

Uma coisa que jamais podemos esquecer: um Discípulo deve sempre manter o equilíbrio no esforço, sem recorrer a qualquer extremo.

 

O efeito progressivo dos Verdadeiros Ensinamentos procedentes dos Níveis Mentais é estabilizar, inculcar e enraizar o Discípulo no Ser Espiritual. Para qualquer Discípulo, ser é a meta.

 

Cuidado! Muito cuidado! Muitas vezes, vemos formas mentais de Instrutores, que são puramente astrais, e não reais!3

 

Em nenhum Ashram de nenhum Mestre ou Instrutor é dado treinamento pessoal para progresso individual. Todo trabalho é grupal. A finalidade do treinamento esotérico é no sentido de que os Discípulos possam vir a atuar como unidade-totalidade fusionada.

 

As formas mentais de poder minam e esgotam aqueles que à elas aderem.

 

As reações e apelos aceitos e consentidos do ego [que sempre são astrais] tão-somente obstaculizam o caminho ascensional e libertador da [personalidade]alma.

 

À luz da eternidade, as pequenas ocorrências e os pequenos transtornos desaparecem e são insignificantes.

 

Devemos, sim, aprender com o passado, mas, não devemos ficar ancorados e retidos no passado. Como disse o Iniciado Paulo, devemos esquecer as coisas que ficaram atrás, e seguir em frente.

 

Devemos nos preparar e estar preparados para tudo.

 

 

 

 

Todas as estradas [auxílios] são meios para servir, e servindo e ajudando os nossos semelhantes alcançaremos o Caminho da Libertação.

 

 

 

 

Devemos aprender a ser servidos e a servir, porque, ao fazermos isto, a vontade pessoal é quebrantada e é substituída por um bem maior.

 

Talvez não saibamos, mas, nossa [personalidade]alma é a nossa melhor protetora.

 

Servir, sempre servir.
Querer, nunca querer.

Eternamente, vir-a-ser!

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Com relação às pessoas que nos rodeiam, isto significa que tanto poderemos curá-las como poderemos fazê-las adoecer.

 

 

 

 

2. Tudo tem um motivo (causa geradora); nada, absolutamente nada, acontece por acaso. Logo, o sofrimento humano tem uma razão de ser, de acontecer e de existir. Todavia, com relação aos outros, a nenhum de nós, por mera curiosidade, cabe escarafunchar e julgar os porquês; devemos, sim, auxiliar cada ente-humano-aí-no-mundo para que se liberte dos seus grilhões. Esta é a tarefa mais nobre que cada um de nós pode realizar em uma encarnação.

 

 

 

 

3. Daí, as pseudocanalizações, as pseudomensagens, as pseudo-inspirações, os pseudo-isso, pseudo-aquilo, pseudosei-lá-mais-o-quê etc. que se multiplicam rápida, geométrica e abundantemente e se espalham profusamente por todo lado, particularmente na Internet. É um tal de tanta gente ver e ouvir coisinhas, coisas e coisonas por aí, como se fossem as areias de um deserto ou as moléculas de água dos oceanos do mundo! Cuidado! Muito cuidado! Tudo miragem! E por que é tudo miragem? Porque a maioria das pessoas está enfocada no Plano Astral, como disse o Mestre DK. E astralidade nada mais é do que miragem. Se já é complicado vivermos imersos nas nossas miragens, o que dirá acrescentarmos as miragens dos outros. Cuidado! Muito cuidado!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.oocities.org/sunsetstrip/palms/8903/

http://centraldecursos.com/imagem-gif/

http://thedarkdemon.com/viewtopic.php?f=19&t=17&start=4455

http://gifsoup.com/view/967890/go-crazy.html

http://www.clipartbest.com/clipart-9c4ep8BBi

http://cliparts.co/people-clip-art

http://br.freepik.com/icones-gratis/
peixes-signo-do-zodiaco_717767.htm

http://br.freepik.com/fotos
-vetores-gratis/aquario-signo

http://ciadosgifs.blogspot.com.br/
2014/06/fogos-e-fogueiras.html

http://libroesoterico.com/biblioteca/autores/
Bailey_Alice_A%2BDjwhal_khul/index.php

 

Música de fundo:

Memory
Composição: Andrew Lloyd Webber (música) & Trevor Nunn (letra)

Fonte:

http://www.angelfire.com/sc2/beautyrecipes/Rock2.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.