Coisas
das quais nunca se duvidou jamais foram provadas.
Influência
da brevidade do tempo sobre os trabalhos dos homens: suponde que um astrônomo
demonstrasse geometricamente que daqui a mil anos um planeta no seu percurso
cortará a órbita terrestre precisamente no momento e no ponto
em que a Terra ali se encontrar e que a destruição da Terra
será a conseqüência desta enorme colisão. A languidez
irá, então, se apoderar de todas as atividades; não
haverá mais ambição, monumentos, poetas, historiadores
e, talvez, tampouco, guerreiros ou guerras. Cada um cultivará o seu
jardim e plantará as suas couves. Sem desconfiarmos, caminhamos todos
para a eternidade.
— Eternidade? O que é isso?
Dizem
que o desejo é produto da vontade, mas dá-se o oposto: a vontade
é que é produto do desejo.
É
tão arriscado acreditar em tudo como não acreditar em nada.
A
paixão destrói mais preconceitos do que a Filosofia.
Ter
escravos não é nada. O que se torna realmente intolerável
é ter escravos chamando-lhes cidadãos.
Os
grandes serviços são como grandes peças de ouro ou
de prata que raramente a gente tem ocasião de empregar; mas, as pequenas
atenções são moeda corrente que se tem sempre à
mão.
De todos os homens que vemos, aquele
de quem menos nos lembramos somos nós mesmos.
Nunca
duvidei que o estado dos nossos órgãos e dos nossos sentidos
têm muita influência sobre a nossa metafísica e sobre
a nossa moral, e que as nossas idéias mais puramente intelectuais
dependem de muito perto da conformação do nosso corpo.
Se
um homem – que só enxergou por um dia ou dois – se visse
confundido no meio de um povo de cegos, deveria tomar a decisão de
se calar ou de passar por louco.
As
licenças de linguagem nos escapam e unicamente a verdade dos termos
nos impressiona.
Uma
vantagem do cálculo é a de excluir as hipóteses falsas
pelas possíveis contradições que possam subsistir entre
o resultado e o fenômeno.
Engolimos de uma vez a mentira que
nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga.
Apenas há um dever: o de sermos
felizes.1
A
sabedoria não é outra coisa senão a ciência da
felicidade.
Aquele
que, de algum modo, condena o seu semelhante à felicidade é
feliz.
Nem
que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável
para sermos bons no ofício que escolhemos.
Se a razão é uma dádiva
do céu, e se o mesmo se pode dizer quanto à fé, o céu
nos deu dois presentes incompatíveis e contraditórios.
Quando
um padre apóia uma inovação, ela é má;
quando se lhe opõe, ela é boa.
Se,
quando somos ricos, temos tudo, qual o interesse em termos mérito
e virtude?2
A
superstição ofende mais a Deus do que o ateísmo.
O que faz com que homens sejam homens
é a imaginação.
A
beleza, para um cego, não é senão uma palavra, quando
separada da utilidade, e com um órgão a menos, quanta coisa
há cuja utilidade lhe escapa!
Devemos
estar atentos às impressões que os objetos nos causam, e somente
a experiência nos ensina a comparar as sensações com
o que as ocasiona.
O
dinheiro dos tolos é o patrimônio dos espertos.3
Um
dia, perguntaram a alguém se havia ateus verdadeiros. — Você
acredita — respondeu ele — que haja cristãos verdadeiros?
Nenhum
homem recebeu da Natureza o direito de comandar os outros homens.
Não
se retém quase nada sem o auxílio das palavras, e as palavras
quase nunca bastam para transmitir precisamente o que se sente.
Cada século tem um espírito
que o caracteriza: o espírito do nosso parece ser o da liberdade.
A
ignorância não fica tão distante da verdade quanto o
preconceito.
A
cólera prejudica o repouso da vida e a saúde do corpo;
ofusca o entendimento e cega a razão.
A
crença em um Deus produz e deve produzir quase tantos fanáticos
quantos crentes. Por toda a parte em que se admite um Deus, existe um culto;
em todo o lugar onde existe um culto, a ordem natural dos deveres morais
é derrubada, e a moral corrompida. Cedo ou tarde, chega um momento
em que a noção que impediu de roubar um tostão faz
degolar cem mil homens.
A
voz da consciência e a voz da honra são bem fracas quando as
tripas gritam.
Por
que punir o culpado quando não resulta qualquer vantagem do seu castigo?
Só
se recorre às invectivas quando faltam as provas.
Escolhe
cedo um ideal que possa perdurar por toda a tua vida.
Ninguém
gosta mais de falar do que os gagos; ninguém gosta mais de caminhar
do
que os coxos.
Aquele
que se analisou a si mesmo está deveras adiantado no conhecimento
dos outros.
Penso
que seja indispensável fazer um grande mal momentâneo para
que venha a ser possível um grande bem duradouro.
Estou
mais seguro da minha capacidade de julgar do que dos meus olhos.4
É
fácil criticar corretamente. Difícil é executar mediocremente.
Não
existe nada tão raro como um homem inteiramente mau, a não
ser, talvez, um homem inteiramente bom.
Uma
palavra grosseira e uma expressão bizarra me ensinam, por vezes,
mais do que dez belas frases.
O
que hoje é, para nós, um paradoxo, será, na posteridade,
uma verdade demonstrada.
A
maior infelicidade para um artista é ter um adversário sem
talento.
Se
tudo, cá na Terra, fosse excelente, não haveria nada de excelente.
Não
há nada como as grandes paixões para elevar a alma às
coisas grandes.
Como
mal quando tenho apenas o pão possível.
Não
lamento os homens; os homens se refazem. Não lamento o ouro dos tesouros;
os tesouros voltam a se encher. Mas, quem restituirá a estes povos
os anos que vão passando?
Abalar
a nação para consolidar o trono e saber suscitar uma guerra.
Estes foram os conselhos de Alcibíades a Péricles.
O
consentimento dos homens reunidos em sociedade é o fundamento do
poder. Aquele que só se estabelece pela força, só pela
força pode subsistir.
Aquele que fala contigo dos defeitos
dos outros, com os outros fala dos teus.
Há homens cujo ódio
nos glorifica.
Há
quem morra desconhecido por não ter tido um teatro diferente.
A razão sem algumas paixões
seria quase um rei sem súditos.5
Clama-se
incessantemente contra as paixões; imputam-se-lhes todos os males
do homem, esquecendo que elas são também a fonte de todos
os seus prazeres.
Só
precisam de moral e de virtude os que obedecem.6
Não
existe antídoto mais poderoso contra a baixa sensualidade do que
a adoração da beleza.
Em
matéria de moda, são os loucos que ditam a lei aos sensatos
e as cortesãs que a impõem às mulheres honestas.
Os
meus pensamentos são a minha perdição.7
Quando
os ódios rebentam, todas as reconciliações acabaram.
A
necessidade satisfaz, o restante pertence ao fisco.
Colocar as coisas em ordem sempre
significa que outras pessoas fiquem sob seu controle.
A
criança como o homem e o homem como a criança preferem se
divertir a se instruir.
Uma
única demonstração me impressiona mais do que cinqüenta
fatos.
Em
geral, quanto mais um povo é civilizado, educado, menos os seus costumes
são patéticos; tudo se atenua ao se tornar melhor.
Só
Deus e alguns gênios raros continuam a avançar pelo campo da
novidade.
Existem,
hoje, cinqüenta mil patifes que dizem o que querem a dezoito milhões
de imbecis.
As coisas de que mais se fala entre
os homens são quase sempre aquelas de que menos se sabe.
Há muito tempo que o papel
de sensato é perigoso entre os doidos.
Os
erros passam; a verdade fica.
Em
qualquer país em que o talento e a virtude não produzam progresso,
o dinheiro será a divindade nacional.
Cospe-se
num bandido menor, mas não se pode recusar uma espécie de
consideração a um grande criminoso.8
Faça-se
aquilo que se fizer, nunca se perde a honra quando se é rico.9
Ignoro
o que sejam princípios, a não ser que se tratem de regras
que se prescrevem aos outros para nosso proveito.
O espírito diz coisas deveras
belas, mas só faz banalidades.
Não se é sempre estúpido
por havê-lo sido várias vezes.10
O
que é a virtude? Bem, seja qual o aspeto pela qual a encaremos, a
virtude é sempre um sacrifício de nós próprios.
O primeiro passo para se estudar
Filosofia é a incredulidade.
Ser
sensível é uma coisa e ser sensato é outra. Ser sensível
tem a ver com a alma; ser sensato, com a razão.
Todos
querem ter amigos, mas ninguém quer ser.
Erram
tanto o que suspeita demais quanto o que demais confia.
A
paixão quer que tudo seja eterno, mas a Natureza impõe que
tudo acabe.
Ao
que quer que seja que o homem se dedique, a Natureza a isto o predestinava.11
Tudo
se destrói, tudo perece, tudo passa; só o mundo é que
fica. Só o tempo é que dura.
Do
fanatismo à barbárie não mais do que um passo.
O
verdadeiro mártir espera a morte; o arrebatado procura-a.
A mulher é o primeiro domicílio
do homem.
Quem
quiser escrever a respeito de mulheres deverá molhar a pena nas cores
do arco-íris e secar a tinta com a poeira dourada das borboletas.
O
talento é imperdoável.
A
Geometria é uma espécie de Metafísica geral. As Matemáticas
não conduzem a nada de preciso sem a experiência.
Dodecahedron
O
interesse da verdade exigiria que os que refletem, enfim, se dignassem a
se associar aos que se mexem, a fim de que o especulativo fosse dispensado
de se entregar ao movimento; que o obreiro tivesse uma meta nos movimentos
infinitos a que se entrega; que todos os nossos esforços se encontrassem,
ao mesmo tempo, unidos e dirigidos contra a resistência da Natureza;
e que, em uma espécie de liga filosófica, cada um fizesse
o papel que lhe convém.
Há
três principais meios de adquirir conhecimento: a observação
da Natureza, a experimentação e a reflexão. A observação
recolhe fatos; a reflexão os combina; a experimentação
verifica o resultado desta combinação. Nossa observação
da Natureza deve ser diligente, nossa reflexão deve ser profunda
e nossas experiências devem ser exatas. Raramente vemos estes três
meios combinados; e, por esta razão, os gênios criativos não
são comuns.
Quando
a superstição é autorizada a executar qualquer tarefa,
estupidifica o temperamento humano, e podemos dizer adeus a toda excelência
na poesia, na pintura e na música.
Vagando, à noite, em uma vasta
floresta, eu tenho apenas uma luz fraca para me guiar. Um estranho aparece
e me diz: — Meu amigo, você deve apagar a vela, a fim de encontrar
o seu caminho de forma mais clara. Este estranho é um teólogo.
Em tenra idade, eu bebia o leite
de Homero, Virgílio, Horácio, Terêncio, Anacreonte,
Platão e Eurípedes, diluído com o de Moisés
e os profetas.12
Se
você recordar a história – a fim de sustentar a causa
de Deus – verá que metade dos homens se banhou no sangue da
outra metade, sempre violando os sentimentos fundamentais de fraternidade,
como se fosse imperativo que para provar ser um bom religioso seja necessário
deixar de ser um homem!
O
Catolicismo, muitas vezes, em vez de esclarecer, dá origem a uma
multidão infinita de obscuridades e dificuldades.
Eu
acredito em Deus, embora eu viva muito feliz com os ateus.
O
maior privilégio de nossa razão consiste em não acreditar
em qualquer coisa pelo impulso de um instinto cego e mecânico. O homem
nasceu para pensar por si mesmo.
Proibir
a discussão sobre qualquer tema é perpetuar o reinado da ignorância
e da barbárie.
Os
filósofos nunca mataram sacerdotes, enquanto os padres mataram um
sem-número de filósofos.
O sinal exterior de riqueza para
um número pequeno, a máscara da pobreza para a maioria e uma
fonte de corrupção para todos.
Os
loucos mais perigosos são aqueles criados pela religião, e
determinadas pessoas, cujo objetivo é dividir a sociedade, sempre
sabem como fazer bom uso deles na ocasião oportuna.13
Qual
é o maior mérito: iluminar a raça humana, que permanece
para sempre, ou salvar uma pátria, que é perecível?
O bem do povo deve ser o grande propósito
de um Governo. Pelas leis da Natureza e da razão, os Governos estão
investidos de poder para este fim. E o maior bem do povo é a liberdade.
A liberdade é para o Estado o que a saúde é para o
indivíduo.
Torne sincero o pirrônico e
você terá o cético.14
O
ceticismo é, portanto, o primeiro passo para a verdade.
Nada
mais filosófico nem mais exato, em mil circunstâncias, do que
esta expressão familiar: está
sonhando! Porque não há nada mais comum do que homens
que imaginam estar raciocinando, quando não fazem mais do que sonhar
de olhos abertos.
Senhora,
quando colocamos os conhecimentos humanos na Balança de Montaigne,
não estamos longe de adotar sua divisa. Pois, o que sabemos? O que
é a matéria? O que são o espírito e o pensamento?
O que é o movimento, o espaço e a duração? As
verdades geométricas? Não sabemos absolutamente nada. Interrogai
os matemáticos de boa-fé e eles vos confessarão que
suas proposições são todas idênticas, e que tantos
volumes sobre o círculo, por exemplo, reduzem-se a nos repetir de
cem mil maneiras diferentes que é uma figura onde todas as linhas
tiradas do centro à circunferência são iguais.
Disco de Newton
À
exceção das questões de Matemática, que não
comportam a menor incerteza, há o pró e o contra em todas
as outras. A balança nunca é, pois, igual, e é impossível
que ela não penda para o lado que acreditamos ser o mais verossímil.
Eu
sou uno; disto eu não saberia duvidar.
Deixei
para o final a sentença que exprime o pensamento de Diderot sobre
a nobreza e o clero: O homem só será
livre quando o último déspota for estrangulado com as tripas
do último padre. Com
esta frase, Diderot
quis dizer que todas
as religiões
e todos
os autoritarismos e totalitarismos deveriam
ser completamente derrubados, para que a Humanidade pudesse ser efetivamente
livre. Por isto, Diderot é considerado por muitos um precursor da
Filosofia Anarquista.15