Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

omo poderei no Devachan1 desfadigar,

enquanto o ente a trava do olho não tirar,

enquanto se espojar em abissal ignorância,

 

Como poderei no Devachan ilusionar,

enquanto há tanta coisa para mudançar,

enquanto calvos ainda mercarem pente?

 

Como poderei no Devachan repousar,

enquanto a lista de quizilas não terminar?2

Eu-não-posso, eu-não-quero, eu-não-vou.

Este é um dejúrio perante o meu Eu-sou.

 

Quero reencarnar o mais rápido possível,

para laborar e auxiliar a nivelar o desnível.

A dolor não é só do outro; é de todos nós.

 

Definitivamente, temos que meter na cuca

que não adianta dissimular com uma peruca

desirmandade, anelos, paixões e cupidezes.

Estas coisas buracam a alma todas as vezes!

 

Podemos iludir a todos, mas, não iludiremos

o Deus Interior. Nem com trecos de somenos!

Tudo está, ficou e ficará totalmente registrado.

Por que continuar a manter o barco adernado?

 

Então, como poderei no Devachan demorar?

Como eu poderei deixarpralá e me apaziguar?

Certamente, isto é egoísmo no mais alto grau;3

e egoísmo sempre rendeu águas de bacalhau.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Devachan, segundo Helena Petrovna Blavatsky explicou na obra A Chave da Teosofia, é a Lei misericordiosa da Natureza que favorece uma existência de felicidade sem sombras (após a morte ou transição), ou seja, é um estado intermédio entre duas vidas terrestres. É a continuação idealizada da vida terrestre que se acaba de abandonar – período de ajustamento pelos danos e sofrimentos imerecidamente experimentados naquela vida particular. Cada vida é composta de dias de atividade, separados por noites de sono ou inação. Semelhantemente, em um ciclo de encarnação, cada vida ativa é seguida de um descanso devachânico. Como explica o Mestre Kut Hu Mi, o Devachan é um estado, digamos, de intenso egoísmo, durante o qual o Ego (combinação do Sexto e do Sétimo Princípios) colhe a recompensa do seu altruísmo na Terra. Está completamente mergulhado na felicidade de todos os seus afetos pessoais, preferências e pensamentos terrenos, e recolhe o fruto de suas ações meritórias. Nenhuma dor, nenhuma pena, nem mesmo a sombra de uma aflição obscurecem o brilhante horizonte de sua incontaminada felicidade, porque é um estado de permanente 'mâya'. Vai ao Devachan o Eu pessoal, mas, beatificado, purificado, santificado. Todo Eu que, depois do período de gestação inconsciente, renasce no Devachan é necessariamente tão puro e inocente como uma criança recém-nascida. O fato de haver renascido comprova, já por aí, a preponderância do bem sobre o mal da sua velha personalidade. E, enquanto o karma (do mal) fica temporariamente suspenso, para segui-lo mais tarde em sua futura encarnação terrena, ele só leva ao Devachan o karma das suas boas obras, das suas boas palavras e dos seus bons pensamentos.

2. Que os poderosos do mundo dialoguem e resolvam em paz a quizila recente da anexação da Criméia. Eu não sou historiógrafo nem analista político, mas, não esqueçamos de que a Primeira Grande Guerra – que teve início em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918 – começou a fermentar com a anexação oficial do antigo território otomano da Bósnia e Herzegovina pelo Império Austro-Húngaro, em 6 de outubro de 1908. O estopim, praticamente, foi o assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro, o Arquiduque Francisco Fernando da Áustria, em Sarajevo, na Bósnia, em 28 de junho de 1914, por Gavrilo Princip, um estudante sérvio-bósnio e membro da Jovem Bósnia (indivíduos, grupos e organizações que fomentavam a relação violenta contra a dominação do Império Austro-Húngaro e a união dos eslavos do sul com a Sérvia, na formação da Iugoslávia), que se autodeclarava anarquista radical. A guerra acarretou conseqüências econômicas devastadoras, e dos 60 milhões de soldados europeus que foram mobilizados entre os anos de 1914 e 1918, 8 milhões foram mortos, 7 milhões foram incapacitados de maneira permanente e 15 milhões ficaram gravemente feridos. E o resto é História, mas, curiosamente, parece que certos fatos estão se repetindo. Entretanto, talvez, a anexação da Criméia não leve a um conflito belígero internacional, porque a Economia, hoje, está tão globalizada e interligada, que nenhum país pense em se arriscar a colocar os canhões para cantar, principalmente porque milhões de empresas e de lares europeus dependem fortemente do gás natural russo (um terço do gás consumido na Europa vem da Rússia e grande parte passa pela Ucrânia), e, se Vladimir Putin fechasse a torneira, poria várias Economias européias em sérias dificuldades, ainda que, por exemplo, para a Espanha seja mais barato trazer o gás da Argélia do que da Rússia. Mas, a Lituânia depende 100% do gás russo! Vale lembrar que a União Européria é o principal parceiro da Rússia em termos econômico, de investimento e de comércio. As trocas comerciais entre os dois lados movimentam cerca de 335 bilhões de euros (R$ 1 trilhão) por ano. Mas, nunca se sabe! Há maluco para tudo! E quem está adorando esse forrobodó são os extremistas e fanáticos de plantão, porque, se houver uma chance, ainda que mínima, eles explodirão o mundo.

 

 

 

 

3. Talvez, sem paralelo, o maior exclusivismo-egoísmo dos religiosos em geral – por simples ignorância egoística consentida das Leis Universais – seja o ardente e privilegiante desejo de ir para um paraíso imaginário, ad sæcula sæculorum, com árvores agradáveis à vista e saborosos frutos para papar, e, confortavelmente, se refestelar à direita de um deus onipotente, que eles ilusoriamente imaginam que exista ou que possa existir.
Mas, e os outros? E o nossos irmãos?
Ora, que se danem! Eu cuido do que é meu. Os outros? Os outros são os outros; que cuidem do que é deles!
Nesta matéria, você conhece alguém que pense diferente disto?

 

Música de fundo:

Bringer of Light
Composição, arranjo e performance: Medwyn Goodall

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.portugues.rfi.fr/geral/20140320-dependencia-de
-gas-russo-dificulta-aplicacao-de-sancoes-contra-moscou

http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20100621-
conflito-do-gas-russo-ameaca-paises-europeus

http://www.esquerda.net/artigo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinato_de_Sarajevo

http://www.centralinternet.com.br/
professortarcivan.blogspot.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jovem_B%C3%B3snia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial

http://s904.photobucket.com/user/

http://giphy.com/gifs/VnFVMqq4qnu2A

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_mental

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.