DESTDESTDEST

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

A Terra se aquecendo,

se contorcendo, padecendo!

Mares subindo... Ihas sumindo...

Ursos indo, fugindo, bramindo...

 

 

O homem devastando,

O fado estará selado?

O homem estará marcado?

 

 

 

Sim ou não? O que fazer?

Haverá tempo para interceder?

Não sei. Mas uma coisa eu sei:

A Lei foi a Lei, é a Lei e será a Lei!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:
Official Theme Song for the UN International Year of Freshwater
Letra e música: Bob Reid

Fonte:
http://www.unescap.org

 

 

 

 

As Ilhas Maldivas Estão de Mudança!

 

 

 

 

 

 

A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas cerca de 450 km ao sul da Península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.

 

 

 

 

 

Os gelos derretem, os oceanos sobem. A ONU estima que, até 2100, o nível dos mares suba aproximadamente 60 cm por causa do aquecimento global. Mas o que alguns centímetros a mais de mar podem causar? Bom, pelo visto, a mudança de um país inteiro.

 

O primeiro presidente eleito das Maldivas, Mohamed Nasheed, pretende criar um fundo para comprar terras no continente, caso a catastrófica previsão se torne realidade. O ponto mais alto das ilhas está a apenas 1,5 m acima do nível do oceano. Ou seja, uma pequena alteração na altura das águas poderá fazer com que boa parte das 1.196 ilhas fique alagada.

 

Segundo o jornal britânico The Guardian, o presidente pretende angariar verbas por meio do turismo, já que o País não é rico nem tem uma economia voltada ao petróleo, como alguns países árabes. O Sri Lanka e a Índia são os principais locais para a compra de terras para abrigar a população da República das Maldivas, pois possuem cultura, alimentação e clima similares às Ilhas. A Austrália também é considerada como um bom local por causa da grande área desocupada no País. Nós não queremos sair da Maldiva, mas também não queremos ser refugiados do clima morando em barracas por décadas, afirmou Nasheed ao The Guardian.

 

Nós não podemos fazer nada para impedir o aquecimento global, então, temos que comprar terras em outros lugares. É uma política de segurança para o pior futuro possível. Afinal, os israelenses começaram a comprar terras na Palestina — disse ainda o presidente eleito.

 

Na recém-democracia moram cerca de 300 mil pessoas que podem se tornar refugiados do clima. De todas as Ilhas, 203 são habitadas. As outras são paraísos tropicais também responsáveis pelos cerca de 460 mil turistas que visitaram a região em 2006.

 

Texto editado das fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maldivas

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/index.shtml