MESTRE DEROSE
(
Pensamentos e Ensinamentos)

 

 

 

DeRose

DeRose

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

Este despretensioso rascunho teve por objetivo garimpar aqui e ali alguns pensamentos e ensinamentos do Mestre DeRose. Digo alguns porque a quantidade de livros que ele escreveu é monumental e, além de haver um limite para o peso de um arquivo para ser disponibilizado na Internet, seria impossível, para mim, consultar o conjunto da sua obra. Seja como for e exatamente por isto, o que se seguirá reflete apenas palidamente algumas reflexões de um pensador que começou a divulgar suas obras em seus anos verdes (e já lá se vão quarenta anos), muito diferente de mim que comecei a fazer isto já meio velho e meio cadente.

 

Mas, penso que garimpei o que há de mais interessante, pois DeRose, como todo bom escritor, esparrama bom senso e capricha no bom humor. Darei um exemplo. Diz DeRose, obviamente criticando, mas, também, alertando: Creio, porque não vi. Ora, a fé só pode ter e fazer sentido através da adesão efetiva da inteligência ancorada em uma experiência pessoal, intransferível, realizada. O resto... é restolho!

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Luiz Sérgio Alvarez DeRose (Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1944) é um conhecido educador e escritor brasileiro que escreve sobre Yôga, comportamento, etiqueta, culinária vegetariana e outros temas. Tem mais de vinte obras publicadas em vários países e mais de um milhão de livros vendidos.

 

Começou a lecionar no ano de 1960 e inaugurou sua primeira entidade de Yôga em 1964. Publicou o seu primeiro livro em 1969 aos 25 anos de idade. Fundou a União Nacional de Yôga em 1975. Promoveu o primeiro projeto de lei pela regulamentação profissional de Yôga em 1978. Organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Yôga em 1981. Criou a Confederação Nacional de Yôga em 1988. Fundou a Primeira Universidade de Yôga do Brasil em 1994 e o Sindicato Nacional dos profissionais de Yôga em 1997.

 

Em 2001, recebeu da Sociedade Brasileira de Educação e Integração a Comenda da Ordem do Mérito de Educação e Integração e, mais uma vez, o título de mestre em Yôga.

 

Em 2002 foi reconhecido como o principal articulador da regulamentação dos profissionais de Yôga, e, por isto, é considerado o pai da regulamentação.

 

A data de seu aniversário, dia 18 de fevereiro, foi instituída como o Dia do Yôga em doze estados do Brasil por lei estadual.

 

 

 

 

Pensamentos e Ensinamentos
de De Rose

 

 

 

O que os olhos não vêem o coração pressente.

 

Os pensamentos são como pedras: constroem, soterram e matam.

 

Quando o observador, o objeto observado e o ato de observação se fundem em uma coisa só, isto é meditação, dizem os 'Shastras'. Portanto, o melhor termo, em nossa língua, para definir este fenômeno é contemplação.

 

Lamento em ti não as tuas penas, mas as tuas lamentações.

 

A importância de uma idéia pode ser medida pela veemência com que seus adversários a atacam.

 

A conclusão existencial do homem comum é: 'Disturbo, ergo sum'.

 

Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.

 

Tem gente que é como os balões: lindos por fora, mas cheios de vento.

 

Quando o homem não tem mais em quem jogar a própria culpa diz: 'É a vontade de Deus'.

 

Zangamo-nos facilmente quando se nos atribui a culpa alheia... e a nossa, muito mais!

 

Se a proposta for discordar, todo o mundo concorda.

 

Axioma número 1: não acredite, a realidade é uma questão de ótica!

 

Meditar é o despertar. Não meditar ou terminar a meditação e voltar ao estado mental é entrar em um processo de hibernação da consciência. É como blindar a lucidez com uma pesada armadura de lógica e raciocínio.

 

Discordâncias fundamentalistas não devem tornar os debatedores inimigos entre si.

 

O motivo de carinho que as culturas orientais votam ao lótus é o grande exemplo de comportamento na vida que esta flor nos proporciona. Ela tem suas raízes enterradas no lodo sujo, escuro e malcheiroso. No entanto, consegue transmutar os elementos que dele retira e produzir pétalas imaculadamente limpas, brancas e perfumadas. É como se nos dissesse: trabalhe com os pés no chão, lide com o dinheiro, enfrente a imundície humana, lute bravamente pelos seus direitos e pelo que você acredita, mas mantenha a cabeça no céu, acima de todas essas coisas, acima das mesquinharias do mundo.

 

 

 

 

Quatro inter-relações:

 

Dimensão
Nível de Consciência
Plano do Universo
Corpo do
Homem
Sétima
Hiperconsciente
Monádico
Mônada
Sexta
Superconsciente
Intuicional
Intuicional/Buddhi
Quinta
Consciente
Mental
Mental
Quarta
Subconsciente
Astral
Emocional
Terceira
Inconsciente
Físico
Físico

 

O alimento da mente é a variedade. Ela pede por diversão, distração, dispersão, digressão... A técnica da meditação consiste em manter a mente concentrada em um só objeto, sem lhe proporcionar variedade, novidade e diversão. Com isso, o combustível vai-se escasseando, e, em um dado momento, a mente pára. Era o que queríamos: 'chitta vritti nirôdhah'.1 Não dispondo mais, por alguns instantes, da ferramenta mental para veicular a consciência, esta passa a usar outro canal de manifestação, que é o intuicional, mais sutil.

 

Se a meditação for legítima, a ampliação da consciência será de tal forma que, em um singelo piscar de olhos, é possível se passar por uma vivência de muitos minutos e até de horas de superconsciência.2

 

Como suporte para a concentração, podemos usar a imagem do Sol, da Lua, de uma estrela, de uma flor, da chama de uma vela, de uma forma geométrica ou de um iantra, como o traçado do OM em alfabeto devanágari.

 

 

 

 

Advertência ao neófito: Pensarás ter a Pedra Filosofal em tuas mãos, porém, ao querer mostrá-la aos infiéis, verás que é uma pedra de gelo a te escapar entre os dedos e nada terás divulgar, somente tua vã estultícia.

 

Há os que se levantam e fazem; e há os que sentam e choram.

 

Só os amigos traem. Os inimigos não podem fazê-lo, pois não confiamos neles. Quanto mais íntimo o amigo, mais perigoso será. Elimine o mau hábito de trocar confidências. Se isto for impossível, que suas confidências sejam pensadas dez vezes – e filtradas outras dez – antes de você entregar de mão beijada a sua vulnerabilidade, ainda que ao seu melhor amigo.

 

Mais sábio é rir da própria desgraça do que da alheia.

 

Kundalini3 é uma energia feminina e de polaridade negativa que todos nós temos no sistema nervoso central, e que, na maioria dos seres humanos, encontra-se em estado de latência.

 

 

 

 

Yôga é uma prece feita com o corpo.

 

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.

 

O Yôga não visa a resolver as mazelas do trivial diário, e, sim, a grande equação cósmica da evolução.

 

O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como se concentrar, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos etc., através de técnicas corporais belíssimas, fortes, porém, que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do 'SwáSthya' compreende oito tipos de técnicas ('mudrá', 'pújá', 'mantra', 'pránáyáma', 'kriyá', 'ásana', 'yôganidrá' e 'samyama') que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.

 

Todos os tipos de Yôga levam em conta que para atingir a iluminação, é preciso despertar uma energia chamada Kundalini, situada na base da coluna, dentro do primeiro 'chakra', na região do períneo. O trabalho do Yôga é chegar nessa etapa final. Só que para você chegar nessa fase final, de Kundalini e samadhi, você tem que ter uma base oferecida pelo 'ashtanga sadrana', que dá um reforço à estrutura biológica.

 

Você já se questionou o porquê das normas éticas do Yôga? Nada surge sem que haja necessidade. Talvez, por isto, no ambiente do Yôga, tenha surgido o mandamento ético da não-agressão ('ahimsa') e o da não-mentira ('satya'). Se os adeptos do Yôga não agredissem e não mentissem, não haveria a necessidade destas normas éticas.

 

Se despirmos o ocultismo dos seus ritos e paramentos, no fundo, o que resta é o Yôga.

 

Os casais que desejam experimentar o estado de hiperorgasmo devem aprender a protelar o orgasmo. Não é difícil, pois após a primeira hora de contato sexual, o corpo aprende a conter o orgasmo praticamente sozinho. A partir daí, uma onda de prazer indescritível toma conta de todo o ser... Para conseguir atingir este estágio, o casal precisa se esforçar para vencer o condicionamento puramente animal de buscar o orgasmo fugaz. Para a filosofia tântrica, quanto mais tempo o sexo demorar, mais prazer homem e mulher se proporcionarão. Neste caso, o ato sexual deve durar, ao menos, duas horas, e o homem tem de evitar a penetração rápida e brusca, para que a ejaculação não seja o único motivo da relação.

 

O sexo tântrico é, acima de tudo, arte e poesia.

 

 

 

 

De todas as formas de prazer, a mais contagiante e transbordante é o prazer sexual. Se você trabalhar sobre esse tipo de prazer e sobre esse instinto poderosíssimo – que é o instinto de preservação da espécie – a energia sexual começa a trabalhar a seu favor.... Ao invés de você transmitir a vitalidade do orgasmo para fazer um filho, para construir um outro ser humano à sua imagem e semelhança do lado de fora, você guarda essa energia e a joga para dentro, como se estivesse gerando uma outra pessoa do lado de dentro.

 

A energia sexual é a grande chave para facilitar o desenvolvimento dos 'chakras', o despertamento da Kundalini e a conquista do samádhi, meta do Yôga. Por isto, é conveniente adestrar-se nas artes tântricas que aumentam a sensibilidade e aperfeiçoam o relacionamento com seu parceiro. As técnicas do Tantra melhoram o rendimento da sexualidade não apenas visando ao prazer, mas, também, à canalização da energia para a produtividade no trabalho, nos estudos, nos esportes, na arte e, principalmente no desenvolvimento interior. O contato sexual tântrico não deve ser realizado com pressa. Se não há tempo, deixe para uma ocasião mais apropriada. Não tenha por objetivo o orgasmo e, sim, o prolongamento do prazer por algumas horas... Vá com calma. Aumente o tempo gradualmente. Seja extremamente comedido nas primeiras vezes ou a Natureza vai lhe mostrar no dia seguinte que a evolução não dá saltos... Ao iniciar seu exercício, acenda uma vareta de incenso legítimo e coloque-a a uma certa distância, pois a fumaça não deve ser aspirada. Sente-se frente a frente com o seu parceiro em um ambiente preferencialmente iluminado com fogo (velas decorativas ou lamparinas de bom gosto). Pratique 'drishti', o exercício olho-no-olho. Inicialmente, faça-o sem piscar... Durante a prática do 'drishti', inicie a experiência do tato. Primeiramente, das mãos do parceiro, depois do rosto, cabelos, peito, ventre. Essa etapa preliminar pode durar o tempo que o casal achar por bem. Quanto mais prolongada, melhor. Pressa, jamais.

 

Orgasmo adiado é energia armazenada.

 

O sexo começa pela intenção, passa pelo olhar, continua com uma palavra, segue com toques, beijos e carícias. A penetração é só o desfecho de um contato cheio de carinho, de adoração e de respeito.

 

A proposta do Tantra é exacerbar a energia criativa que vai ser canalizada de acordo com a conveniência do praticante. Se ele é um artista, vai canalizar essa energia para a sensibilidade, para a estética; se ele é um empresário, para a produtividade.

 

O mais corrosivo dos ácidos é o tempo.

 

Nada é desculpa; tudo é pretexto.

 

Todos querem ser locomotivas, mas, depois, ficam reclamando por ter de puxar os vagões.

 

A emocionalidade4 estupidifica.

 

Supera-te a ti mesmo antes de ao teu irmão.

 

Quanto mais forte for a tora de madeira mais energia dará ao fogo que a consome.

 

Creio, porque não vi.

 

A felicidade ou a infelicidade são efeitos ilusórios de causas relativas à condição imediatamente anterior.

 

Cada erro cometido é uma virtude adquirida.

 

A realidade é uma questão de ótica.

 

Muito perde quem nada tem: a oportunidade de dar.

 

Busca... dentro de ti.

 

Mudar paradigmas é muito difícil. Há pessoas que têm dificuldades de relacionamento e justificam-se com o destino... Nem sempre é agradável reconhecer que somos nós e não os outros que não estão a agir bem.

 

Quem está só está mal acompanhado.

 

Toda negação é uma confirmação de intensidade.

 

É pela ação efetiva que alcançaremos o que tantos sonharam e não conseguiram – porque apenas sonharam, mas não agiram.

 

A Humanidade mudou bastante desde o Império Romano. Naquela época, o povo se satisfazia com pão e circo. Hoje, exige 'pain au chocolat' e 'Circ du Soleil'.

 

Todos traem, todos sabem, todos negam, todos fingem que acreditam. E assim caminha a Humanidade, aos trancos e barrancos, em direção a um nível maior de lucidez e de honestidade, que deve estar em algum lugar lá no fim do túnel.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Suspensão (nirôdhah) dos processos mentais.

2. É por este motivo que os poucos exercícios que sugeri e que apresentei em trabalhos anteriores são rápidos e, geralmente, duram um minuto. Nosso Deus interior não é surdo e está rigorosamente up-to-date, isto é, ao corrente das novidades e de todas as sacanagens que fazemos. Na realidade, nosso contato com Ele é sempre imediato, e se há um mouco na conversa, este mouco somos nós.

3. Kundalini (em português, cundalini) é uma palavra oxítona (vocábulo que tem o acento na última sílaba, isto é, a sílaba tônica é a última); logo deve ser pronunciada Kundali. É um princípio energético feminino, representado por uma cobra, que fica enrolada na base da espinha. Kundalini é o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna e aos órgãos genitais. A ativação e o desenvolvimento de Kundalini conduzam à meta suprema do Yôga, que é a paz interior e a realização divina.

4. No sentido de comoção, transtorno, abalo afetivo.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kundalini

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_DeRose

http://www.pensador.info/
autor/Mestre_DeRose/

http://www.pensador.info/
autor/Mestre_DeRose/biografia/

http://macroscopio.blogspot.com/
2007/05/yga-do-mestre-derose_14.html

http://www.yogacuiaba.org/

http://www.youtube.com/
watch?v=soTb3oeCUtQ

http://www.mestrederose.com.br/
pergaminho.swf

http://books.google.com.br

http://www.spo.matrix.com.br/tantra/

http://www.diarioweb.com.br/
noticias/imp.asp?id=13805

http://flog.clickgratis.com.br/
alyssonam/309025

http://www.youtube.com/
watch?v=1T0pEOayeCc

http://yoga2ayurveda4healing.
googlepages.com/chakras

http://reggynetblog.blogspot.com/
2009/04/mestre-de-rose.html

http://www.scribd.com/doc/7357552/Mestre-De-Rose-
MEDITACAO-E-AUTOC0NHECIMENTO

 

Fundo musical:

Imagine (John Lennon)

Fonte:

http://www.jacquelinet.com/webcard/snd/