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Notas:
1. Carlos
Alberto de Barros Santos pergunta, e ele mesmo responde: Qual
a denominação que se daria a um sistema político, dito
democrático, que pretendesse superar a si próprio em termos
ideológicos? Democratismo? Sim, acho que seria este o termo. Os dicionários
não dizem, mas eu o interpreto como um excesso de aplicação
do sistema democrático, na verdade uma falsa exacerbação
do termo que perverte um regime classificado milenarmente como do povo,
pelo povo e para o povo. Marcos Rolim sintetiza: O
democratismo é a forma ingênua pela qual o ideal democrático
costuma se perverter. E José Carlos Paraguaio conclui:
O democratismo
corresponde a uma corrente política que, em muitos casos, tem sido
confundido com o Liberalismo. A confusão advém do fato de
que, no momento em que o democratismo faz sua aparição, durante
a Revolução Francesa*,
a experiência liberal estava circunscrita à Inglaterra e não
tinha propósitos democratizantes. A Revolução Francesa
foi um marco característico do democratismo, tendo como fundamento
o Liberalismo e se dizendo um sistema democrático, mas, constituindo-se
em um sistema totalitário. Em
suma: no que concerne à Revolução Francesa, aqueles
que não participassem
do processo democratista (presumidamente virtuoso) estabelecido, aqueles
que desobedecessem, eram sumariamente guilhotinados. Ainda que não
seja uma característica exclusivamente brasileira, por aqui, no Brasil,
o democratismo-sem-guilhotina impregna culturalmente o nosso povo, no sentido
de que o cidadão que elege os seus representantes se sente partidária
e moralmente compromissado a não se opor aos descaminhos morais e
legais perpetrados por aqueles que auxiliou a eleger. Decide-se pelo silêncio
devorador, e, às vezes, até gosta! Isto precisa acabar ou
continuaremos submissos e dependentes de uma tecnoburocracia manipuladora
e auto-alimentadora, estabelecida por um insincero processo falaz e vampiresco
de
democratismo travestido de Democracia.
Como adverte o autor que se assina pmizraji,
o processo de democratização política, na tentativa
de abarcar outros setores sociais do Estado, coloca em cheque a estrutura
básica da própria Democracia, a qual se fundamenta por princípios
éticos e em geral vista sob uma idéia monolítica. Dada
à hegemonia do modelo da representatividade alicerçada pelos
aparatos de poder econômico e financeiro, o 'véu de ignorância
da política profissional' é transplantado para a nova ordem
do democratismo. Isto
precisa acabar de uma vez por todas!
* Revolução
Francesa era o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio
de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social
da França. Ela começa com a convocação dos Estados
Gerais e a Queda da Bastilha, e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário
de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien
Régime) e os privilégios do clero e da nobreza. Foi influenciada
pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana (1776). Está
entre as maiores revoluções da história da Humanidade.
A Revolução Francesa é considerada como o acontecimento
que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão
e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de Liberdade,
Igualdade e Fraternidade (Liberté, Egalité, Fraternité),
frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de junho de 1712
– Ermenonville, 2 de julho de 1778). Para a França, abriu-se
em 1789 o longo período de convulsões políticas do
século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas,
uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
Nota
editada das fontes:
http://pmizraji.wordpress.com/2010/07/01/
democratizacao-e-democratismos/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%
C3%A7%C3%A3o_Francesa
http://rolim.com.br/2006/index.php?option=
com_content&task=view&id=380&Itemid=3
http://massote.pro.br/2009/07/
democratismo-carols-alberto-de-barros-santos/
http://www.mastereducacional.com/
2. Platão.
In: Político.
3.
O autoritarismo descreve uma forma de Governo caracterizada pela ênfase
na autoridade do Estado em uma república ou união. É
um sistema político controlado por legisladores não eleitos
que usualmente permitem algum grau de liberdade individual. Totalitarismo
(ou regime totalitário) é um sistema político onde
o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político,
facção ou classe, não reconhece limites à sua
autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida
pública e privada, sempre que possível. O totalitarismo é
caracterizado pela coincidência do autoritarismo (onde os cidadãos
comuns não têm participação significativa na
tomada de decisão do Estado) e da ideologia (um esquema generalizado
de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria,
senão todos os aspectos da vida pública e privada). A distinção
entre regime autoritário e totalitário é que no primeiro,
o Governo não procura controlar a vida privada de seus cidadãos
a ponto de torná-los, compulsoriamente, "reeducados" para
passar o resto de suas vidas sob o regime. No totalitarismo, o Governo tende
a endeusar-se, implantando uma verdadeira ditadura de partido único,
confundindo o Partido com o Estado.
Nota
editada das fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoritarismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo
Página
da Internet consultada:
http://www.matosrestaurante.com.br/
historia%20da%20pizza.htm
Música
de fundo:
Chão
de Estrelas
Música:
Sílvio Caldas
Letra: Orestes Barbosa
Interpretação: Elizeth Cardoso
Fonte:
http://www.placidohomes.com.br/mid_nac6.php
Observação:
Em uma
visita ao poeta Guilherme de Almeida, em 1935, Sílvio Caldas mostrou-lhe
uma canção inédita, intitulada Foste a Sonoridade
Que Acabou. Terminada a apresentação, a canção
recebeu um novo nome: Chão de Estrelas. A mudança
aconteceu por sugestão de Guilherme, tomado de súbito entusiasmo
pelos versos, que eram de Orestes Barbosa. Em 1956, em uma crônica
em louvor a Orestes, Manuel Bandeira terminava assim: Se
se fizesse aqui um concurso para apurar qual o verso mais bonito de nossa
língua, talvez eu votasse naquele de Orestes: 'tu pisavas os astros
distraída...'