DEEPAK CHOPRA
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

 

 

Deepak Chopra

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Texto

 

 

 

 

 

 

2012. Desejo um feliz ano novo para todos. Que tal começar o ano com umas migalhinhas de auto-ajuda? Então, este estudo é uma coletânea de reflexões e pensamentos (aqui e ali ligeiramente editados) de Deepak Chopra, um médico indiano radicado nos Estados Unidos, escritor e professor de Ayurveda – considerada a mãe da Medicina, pois seus princípios e estudos foram a base para, posteriormente, o desenvolvimento das Medicinas Chinesa, Árabe, Romana e Grega.

 

A Ayurveda baseia-se no Sistema Filosófico Samkhya (desenvolvido concomitantemente com o Yoga), e considera que o Éter, o Ar, o Fogo, a Água e a Terra são os Cinco Elementos que formam toda a manifestação material do Universo. De acordo com o Ayurveda, quando um (ou mais de um) dos Cinco Elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

 

A Acupuntura, a Moxabustão, a Aromaterapia, as Essências Florais de Bach, a Cromoterapia e outras formas de Medicina Alternativa (segundo os estudiosos do assunto, esta definição é inadequada, pois se deve considerar a Medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e de tratamento, independente do fato de ser aplicada no Oriente ou Ocidente) têm lá suas parecenças com o Ayurveda.

 

Considerando (a) apenas dois Elementos desarmônicos, (b) o fato de, geralmente, as desarmonias não serem rigorosamente iguais para dois Elementos e (c) que a ocorrência de uma desarmonia orgânica poderá não causar uma doença proporcional à ela, inventei a animação abaixo para tentar explicar isto. Se ela não estiver correta, paciência! Mas, não se esqueça: rigorosa e efetivamente saudável não há ninguém, pois não há harmonium absoluto; sempre haverá alguma instabilidade orgânica. De vez em quando, todo mundo tem lá um piripaco, um chilique ou um faniquito. E ninguém fica para semente!

 

 

 

 

Enfim, neste estudo, sugiro que você faça como eu: não seja tão rigoroso com os imperativos hipotéticos propostos por Deepak Chopra. Considere que a divulgação de auto-ajuda feita por ele não é específica para este ou para aquele grupo; é para todos. E assim, é impossível alguém ser inflexível e kantianamente categórico. Algum farelo hipotético existirá sempre. Lembre-se também de que, nos Estados Unidos da América, abundância material é palavra de ordem. E foi exatamente por causa desta abundância material – desmedida, desregrada, perdulária e sem-vergonha – que o mundo está mergulhado nesta crise econômica sem estimativa de solução a curto (ou médio) prazo. O povo americano, é verdade, se vangloriava de viver o american way of life, no luxo desmesurado e na regalia egoísta, cagando e andando para a fome global e a miséria mundial. Não poderia ser diferente; o sistema quebrou! Agora, eu, você e o resto do mundo estamos a pagar a conta. E os infortunados dos países do Quarto Mundo (subpopulações de pobres e miseráveis socialmente excluídas da sociedade global que nem sequer contam para as estatísticas) acabarão rebaixados (se já não foram) para uma espécie de Quinto Mundo. Depois Sexto, Sétimo, até serem extintos, como os répteis diapsidas, bípedes ou quadrúpedes, pertencentes às ordens dos saurisquianos e ornitisquianos, que habitaram a Terra durante o período Mesozóico... por inanição! Será que será assim? Porra! Afinal, eles não são dinossauros; são seres humanos! Bem, quanto a tudo isto, eu só sei uma coisinha: os juros e a correção monetária de toda esta sacanagem serão educativa e sesquipedalmente gigantescos e oportunos. Não haverá essa de xixi minha nega nem de vem cá meu bem! O pau vai cantar direitinho em casa de noca! Não há império que dure para sempre. Seja como for, repito: não seja tão rigoroso com os imperativos hipotéticos propostos por Deepak Chopra.

 

 

 

Breve Biografia de Deepak Chopra

 

 

 

Deepak Chopra (22 de outubro de 1946) é um médico indiano radicado nos Estados Unidos. É formado em Medicina pela Universidade de Nova Deli. É também um escritor e professor de Ayurveda – conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dele um dos mais antigos sistemas medicinais da Humanidade. Chopra é especialista em endocrinologia, exerce a profissão desde 1971 e chefiou a equipe do New England Memorial Hospital. Em 1985, fundou a Associação Americana de Medicina Védica. Em 1993 foi para San Diego e abriu o The Chopra Center For Well Being, onde desenvolve os seus próprios programas e cursos para o desenvolvimento pessoal.

 

Deepak Chopra é autor de mais de 25 livros de auto-ajuda, traduzidos em 35 línguas, tais como A Cura Quântica, As Sete Leis Espirituais do Sucesso e Criando Saúde, incluindo cinco programas para a televisão pública dos EUA e proponente de outras idéias místicas. Sua proposta de auto-ajuda é centrada na afirmação: se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as Leis Naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente.

 

Em 1999, a revista Time o incluiu na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-o de poeta e profeta das Medicinas Alternativas.


 

 

 

Deepak Chopra
(Pensamentos e Reflexões)

 

 

 

À medida que você conhece o Amor, você se torna o próprio Amor. O Amor é mais do que uma emoção. Ele é uma força da Natureza e, portanto, tem que conter a verdade. Quando você pronuncia a palavra Amor, você pode lançar de si o sentimento, mas a essência não pode ser proferida. O Amor mais puro se situa onde é menos esperado – no desapego. Por isto, o sábio não lamenta as perdas porque sabe que a única coisa que pode ser perdida é o irreal. Mesmo que você perca tudo, o que é real permanecerá. No cascalho da devastação e do desastre estão enterrados tesouros ocultos. Sempre que você examinar as cinzas, examine bem.

 

 

 

 

Em cada momento, a partir do segundo em que você foi concebido no útero, sua vida teve o Amor como tema. Sua existência é uma expressão do Amor, a única expressão real que ela pode ter. Tudo mais é uma ilusão.

 

A partir de nossa solidão, todos nós buscamos uma fonte de Amor que irá preencher a carência que sentimos dentro de nós; e é exatamente isso que acontece, nem mais nem menos.

 

Em nossas imaginações acreditamos que o Amor está separado de nós. Na verdade, não existe nada além do Amor, uma vez que estejamos prontos para aceitá-lo.

 

Todos nós pisamos no caminho para o Amor devido à necessidade, mas, em um certo ponto, a necessidade pode ser destrutiva, porque nasce do medo e da carência.

 

A essência da compaixão está em reconhecer como é difícil para alguém ser bom, como é difícil perdoar uma pessoa é deixá-la ser livre, mesmo quando ela abusa desta liberdade além da exasperação.

 

Não julgar cria silêncio na mente.

 

Comumente classificado como um sistema de Medicina, o 'Ayurveda' poderia ser considerado um sistema para se curar ilusões, para se extirpar a doença e deixar que uma realidade mais saudável ocupe seu lugar. O nome 'Ayurveda' vem de duas raízes do sânscrito: 'Ayur', ou vida e 'Veda', que significa conhecimento ou ciência. O significado literal, então, é ciência da vida.

 

Se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente.

 

Consciência pura é potencialidade pura; é o campo de todas as possibilidades e de criatividade infinita. Consciência pura é nossa essência espiritual. Sendo infinito e ilimitado, este campo é também alegria pura.

 

A necessidade de aprovação, a necessidade de controlar as coisas e a necessidade de poder extremo são necessidades que estão ancoradas no medo.

 

 

Oh! Perdi tudo na bolsa!

 

 

As sete Leis Espirituais do sucesso:

1ª Lei – Lei da Potencialidade Pura: A fonte de toda criação é a consciência pura ou pura potencialidade buscando a expressão do não-manifesto para o manifesto. Com a prática diária do silêncio, da meditação, do não-julgamento e com a percepção de que nosso verdadeiro Eu é de pura potencialidade, nós nos alinhamos com o poder que tudo manifesta no Universo e obtemos o que desejamos.

Lei – Lei da Doação: O Universo opera através de trocas dinâmicas. Dar e receber são diferentes aspectos do fluxo de energia. Com a nossa disposição de dar o que buscamos, mantemos a abundância do Universo em nossas vidas. A força motriz por trás da doação deve ser a felicidade – se quiser Amor, alegria ou coisas boas, dê o mesmo aos outros.

Lei – Lei do Carma ou da Causa e Efeito [Lei de Conseqüência]: Colhemos o que plantamos. Toda ação gera uma força de energia que retorna de modo análogo. Quando nossas ações e escolhas conscientes trazem felicidade e sucesso para os outros, o fruto de nosso carma será alegria e sucesso.

Lei – Lei do Mínimo Esforço: A Inteligência da Natureza funciona sem esforço. As flores não tentam desabrochar, elas desabrocham; os pássaros não tentam voar, eles voam. Se só buscarmos poder, dinheiro ou felicidade para a satisfação do ego, desperdiçaremos energia; mas, se nossas ações são motivadas por Amor, harmonia e alegria, nossa energia se multiplica e podemos usar o excedente para criar o que quisermos.

Lei – Lei da Intenção e do Desejo: Inerente à toda intenção e a todo desejo, está a mecânica para a sua realização. E quando colocamos uma intenção no campo da pura potencialidade, colocamos este poder organizador infinito para trabalhar para nós. No nível da Mecânica Quântica, o Universo é uma extensão de nosso corpo, e nossa intenção detona transformações de energia e informação, e organiza sua própria realização.

Lei – Lei do Distanciamento: No distanciamento está a sabedoria da incerteza, e nesta sabedoria está a liberdade em relação ao nosso passado que é uma prisão condicionante. Quando nos abrimos ao desconhecido, ao campo de todas as possibilidades, nos entregamos à mente criativa que orquestra a dança do Universo. O apego é baseado no medo e na insegurança, e cria ansiedade. O apego excessivo aos bens materiais – símbolos transitórios do Eu – traz a sensação de inutilidade e vazio.

Lei – Lei do 'Dharma' ou do Propósito de Vida: Todos têm um propósito na vida, algo único para dar aos outros. E quando misturamos este talento com o serviço aos outros, experimentamos o êxtase de nosso próprio espírito, o que é objetivo último de todos os objetivos. Primeiro, devemos descobrir nosso verdadeiro Eu; depois, expressar nossos talentos especiais; e, finalmente, usar este nosso dom para servir à Humanidade.

 

 

 

 

O carma é, ao mesmo tempo, a ação e a conseqüência da ação. Todos já ouviram a expressão 'colherás aquilo que semeastes'. Se quisermos felicidade em nossa vida, precisamos aprender a semear felicidade. Portanto, a Lei do Karma [Lei de Conseqüência] implica a ação de fazer escolhas conscientes. Quando escolhemos ações que levam felicidade e sucesso aos outros, o fruto do nosso carma será o mesmo. A cada momento, temos acesso a uma infinidade de escolhas. Algumas delas são feitas de forma consciente, outras não. Infelizmente, muitas de nossas escolhas, por terem sido feitas sem consciência, não nos parecem escolhas, no entanto, são. A melhor forma de usar a Lei do Karma é se distanciar e testemunhas as escolhas que você está fazendo a cada momento. Quando fizer uma opção, pergunte a si mesmo duas coisas: 1ª) quais são as conseqüências desta escolha?; e 2ª) será que a escolha que estou fazendo vai trazer felicidade para mim e para os que me cercam? Sempre há uma opção que vai criar o máximo de felicidade para você e seu entorno. Esta opção é a ação espontânea e correta, porque é a ação que alimenta você e a todos os outros influenciados por ela.

 

Somos todos viajantes de uma jornada cósmica – poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias. Sidarta Gautama [o Senhor Buddha] disse certa vez: 'Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte do ser é como olhar os movimentos da dança. Uma vida é como o brilho de um relâmpago no céu, levada pela torrente montanha abaixo.' Nós paramos um instante para encontrar o outro para nos conhecermos, para amar e compartilhar. É um momento precioso, mas é transitório – um pequeno abrir e fechar parênteses na eternidade. Se partilharmos carinho, sinceridade e Amor, criaremos abundância e alegria para todos. Este momento de Amor é eterno.

 

Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento.

 

 

 

 

Através dos passos alternados de perda e ganho, de silêncio e atividade, de nascimento e morte, trilhamos o caminho da imortalidade.

 

O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino.

 

A magnificência de um relacionamento sagrado se despedaça nos recifes dos conflitos egocêntricos triviais.

 

Para qualquer um que tenha se apaixonado profundamente, o profano é sagrado.

 

Ao contrário do que acredita a Medicina, a Biologia e a Ciência em geral, a consciência não é secretada pelo cérebro. O cérebro é, na verdade, um artefato de percepção composto 90% de água, 6 ou 7% de minerais e está encapsulado no crânio. Portanto, o cérebro não tem experiência direta do mundo.

 

Espiritualmente, nenhuma ação é mais importante do que a entrega. A entrega é o impulso mais terno do Coração, agindo a partir do Amor para dar o que quer que o amado deseje. A entrega é estar alerta para o que está acontecendo exatamente agora, sem impor expectativas do passado. A entrega é a fé no poder do Amor de realizar qualquer coisa, até mesmo quando não se pode prever o resultado de uma situação. Mas, entregar-se ao ego de outra pessoa, mesmo que seja o ego de seu Amor, não é um ato espiritual. Existe um significado mais profundo e, geralmente, misticamente desconhecido na entrega. No nível do ego, duas pessoas não podem deixar de querer a mesma coisa o tempo todo. O seu ego quer coisas materiais, conclusões previsíveis, continuidade, segurança e prerrogativa de estar certo quando os outros estão errados. Por definição, buscar estas metas leva a outra pessoa a se fechar, a menos que ela siga os 'meus' planos ou que perceba que 'eu' sou a pessoa importante aqui. O seu espírito não está envolvido nestas preocupações. Ele quer ser, Amor, liberdade e oportunidades criativas. Este é um nível inteiramente novo de desejo, e quando você o alcança, pode partilhar a si mesmo com outra pessoa sem conflito. Esta partilha é o núcleo da entrega. A maioria das pessoas é criada para buscar metas do ego, muitas vezes sem perguntas. A escolha de permanecer neste nível está sempre aberta. Mas você também tem a escolha de seguir adiante até o Plano do Espírito, com suas metas bastante diferentes. O hiato entre o ego e o Espírito é inevitável. Parece impossível fechar este abismo, já que o Espírito e o ego costumam estar em oposição total. Reuni-los é alcançado através da entrega, portanto, é a próxima fase da jornada do Amor, que você adentra assim que escolhe estar em um relacionamento. A maioria das pessoas se encontra não no romance, mas em um relacionamento de longo termo, geralmente o casamento. Esta fase ocupa muito mais de nossa vida do que a paixão poderia fazer. Apaixonar-se é uma breve abertura para o Espírito, e relacionamentos longos são o grande platô-compromisso que vem em seguida. O compromisso é extremamente difícil para muitas pessoas, e incontáveis motivos psicológicos foram dados para isto. Mas, a dificuldade espiritual do compromisso é que joga o indivíduo diretamente no abismo entre o ego e o Espírito. Cada pessoa leva para um casamento uma reunião complexa de necessidades do ego; o marido pode ser Amoroso e gentil, mas seu ego exige que a vida se desdobre de acordo com certas expectativas, e o mesmo pode ser verdade para a esposa. Um relacionamento baseado na necessidade não é Amor. Ou os dois egos precisam viver em uma trégua intranqüila ou devem encontrar outra maneira – a entrega. Durante a fase anterior do romance, havia uma sensação de ter sido escolhido, como se uma força irresistível houvesse invadido seu Coração, mas, no relacionamento, o caminho para o Amor não é automático. É preciso escolher, dia-a-dia, permanecer nele. Em vez de ver a entrega em termos de outra pessoa, deveríamos chamá-la de entrega ao caminho. Portanto, as compreensões que surgem em um relacionamento dedicado são ligadas ao caminho: 1º) você está em um caminho único criado entre você e seu (sua) amado (a); 2º) você descobre o caminho não pensando, sentindo ou fazendo, mas se entregando; e 3º) a entrega revela os impulsos do Espírito por trás da máscara do ego. O caminho para o Amor usa o relacionamento para tirar você de seu senso limitado de 'eu' e 'meu' para uma identidade expandida. Este é o crescimento do eu para o Eu.

 

O ego certamente é uma ilusão. A incerteza é a base da vida.

 

A impressão mais cruel que pode ser feita a uma criancinha é a indiferença. Ignorar a necessidade de Amor de uma criança dá a entender a seu Coração que suas necessidades não são essenciais. Ao crescer, esta criança achará muito difícil expressar o verdadeiro Amor. Em vez de um cálido fluxo de sentimentos, ela irá sentir uma emoção muito mais fria e moderada, que facilmente piscará e falha. A indiferença possui um longo legado.

 

 

 

 

O que a maioria de nós leva para o relacionamento não é a plenitude, mas a carência. A carência implica em ausência dentro... A carência é uma força poderosa capaz de criar ilusões poderosas. Ninguém pode realmente entrar dentro de você e substituir a peça que está faltando.

 

Quando você se apaixona, se apaixona por um espelho de suas necessidades mais atuais.

 

Nunca seremos perfeitos. Precisamos aprender a viver com isto.

 

Reconheça que existe um poder superior no Universo, maior do que a pequena existência humana.

 

Aproveite todas as oportunidades para esparramar mais Amor pelo mundo.

 

A maioria de nós sai à procura do Amor levado por duas forças psicológicas poderosas: a fantasia do romance ideal e um medo de que não encontremos o Amor e que nunca sejamos amados. Estes dois impulsos são auto-sabotadores, embora de maneiras diferentes. Se você levar consigo uma fantasia idealizada de como deveria ser o Amor, vai perder a coisa real quando ela cruzar o seu caminho. O Amor real começa com interações cotidianas que possuem a semente da promessa, não com o êxtase total. Quando você se apaixona, se apaixona por um espelho de suas necessidades mais atuais. Você descobre o caminho não pensando, sentindo ou fazendo, mas, se entregando. O medo do compromisso reflete a crença de que o espírito é inalcançável. Deste modo, como poderá haver esperança de alcançar o Amor? A união sexual imita a criação divina. O que você expressa através de sua paixão é o Amor de Deus por Deus. A energia nascida do Amor é criativa – renova tudo que toca. Qualquer desejo de crescer está seguindo o fluxo do Amor. O Amor é o início da jornada, o seu fim e a própria jornada. Os Mestres Espirituais nos dizem que o Estado de Illuminação – que é totalmente livre, extático e ilimitado é vislumbrado de perto no orgasmo; pelo menos, é este o seu potencial. Por que o sexo é tão poderoso? Simplesmente porque estamos constantemente buscando o estado do êxtase original.

 

Reserve alguns minutos do dia para refletir ou contemplar algo belo.

 

Podemos escolher ver o mundo como um lugar seguro com raros momentos de perigo, ao invés de vê-lo como um lugar perigoso com raros momentos de segurança.

 

Soltar os demônios pode ser muito educativo em certas ocasiões.

 

 

 

 

Tornando-se um consciente criador de escolhas, você começará a gerar ações que são evolucionárias para você.

 

O êxito na vida poderia ser definido como o crescimento contínuo da felicidade e a realização progressiva de metas dignas. O êxito é a capacidade de transformar facilmente os desejos em realidade.

 

Segurar algo (na mente) é como segurar a respiração. Se você persistir, você vai sufocar.

 

Amor = Ver nós mesmos em todos e todos em nós mesmos.

 

Felicidade é liberdade!

 

Só para pensar: nós temos 60% dos genes de uma banana, 90% dos genes de um camundongo e mais de 99% dos genes de um chimpanzé.

 

As árvores são o nosso pulmão, os rios são o nosso sangue, o ar é a nossa respiração e a Terra é o nosso corpo.

 

A violência e o ódio são realmente um grito de Amor. Aqueles que mostram seu ódio são os que mais precisam de Amor.

 

Só quem tentar fazer o absurdo irá conseguir realizar o impossível.

 

 

 

 

 

Pratique o silêncio e você adquirirá um conhecimento silencioso. Neste conhecimento silencioso está um sistema computacional que é muito mais minucioso, muito mais preciso, e muito mais poderoso do que qualquer coisa que esteja contida nas fronteiras do pensamento racional.

 

Nossa sombra se torna um mapa divino que nos reconecta à vida que deveríamos viver e às pessoas que deveríamos ser. A sombra não é um rival assustador, mas um rival valioso.

 

Se você não pode enxergar a própria sombra, precisa procurá-la. A sombra se esconde na vergonha, nos becos escuros, nas passagens secretas e nos porões fantasmagóricos de nossa consciência. Ter um lado sombrio não é possuir uma falha, mas, ter uma visão completa.

 

A quietação é o primeiro requisito para que seus desejos se manifestem.

 

O poder assentado no objetivo-referência é um falso poder.

 

Quando descobrimos que nosso verdadeiro Eu é potencialmente puro, alinhamo-nos à força que coordena tudo no Universo.

 

 

 

 

O conhecimento de qualquer tipo causa uma mudança na consciência de onde é possível criar novas realidades.

 

O universo físico nada mais é do que o Eu se desdobrando para se experimentar como espírito, mente e matéria.

 

Em cada momento, em cada situação, em cada relacionamento, o mundo que nós experimentamos é o que nos espelha.

 

Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

 

A melhor forma de motivar as pessoas a ajudá-lo a atingir suas metas é ajudá-las a atingir as delas.

 

O ego é responsável pela proteção de sua auto-imagem. Ele cria os compartimentos onde todas as coisas indesejáveis sobre você foram escondidas.

 

O que bloqueia o Amor não é a presença das energias sombrias, mas a divisão da psique que surge quando o ego começou a construir barreiras internas. O Amor é um fluxo, e as paredes impedem o fluxo.

 

Somos as únicas criaturas na face da Terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.

 

Suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais. Não se pode simplesmente captar dados brutos e carimbá-los com um julgamento. Você se transforma na interpretação quando a internaliza.

 

A alegria e a realização nos mantêm saudáveis e prolongam a vida. A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

 

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo. A produção de neurotransmissores por parte do cérebro é reduzida, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele se tornam distorcidos, as plaquetas sangüíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e as lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

 

O processo de envelhecimento tem que ser combatido a cada dia. Shakespeare não estava sendo metafórico quando Prospero1 disse: 'Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos.'

 

 

Dr. Gregory 'Provocative' House

 

 

Consciência de unidade é um estado de iluminação onde penetramos a máscara da ilusão que cria separação e fragmentação. Por trás da aparência de separação está um único campo de totalidade unificado. Aqui o observador e o cenário são um.

 

As pessoas não envelhecem. Quando param de crescer [buscar, tentar apre(e)nder] é que ficam velhas.

 

O passado é história, o futuro é mistério, o presente é uma dádiva, e, por isto, se chama presente.2

 

Embora ninguém possa dizer para onde foi o Amor, é um sinal perigoso que estejamos cercados por tantas imagens fingindo ser Amor. Todos os dias somos saturados, afogados e encurralados com imagens de romances de livros e filmes, bombardeados com sexo em anúncios, e estimulados de todos os lados para que nos tornemos mais atraentes para conquistar algum amante 'perfeito(a)'.

 

O caminho para o Amor elimina um erro monumental que milhões de pessoas cometem – o engano de acreditar que alguém ‘lá fora’ vai dar (ou tomar) algo que já não seja seu. Quando você verdadeiramente encontra o Amor, encontra a si-mesmo.

 

Nós somos produto de um destino predeterminado ou temos livre-arbítrio? A resposta é: as duas coisas. Quem não tem consciência vive em um mundo predeterminado. Quem tem consciência se torna alguém que pode escolher e exerce este poder. Entre estes extremos, então, de quem está totalmente inconsciente e de quem já atingiu a Illuminação, há uma mistura de destino e livre-arbítrio atuando nas nossas vidas.

 

 

Adoro não ter livre-arbítrio!

 

 

Em geral, o que acontece é que as pessoas escolhem uma direção na vida e pronto: é isso. Elas definem quem são, e definir-se é limitar-se.

 

Se alguém resolver estudar as antigas escrituras indianas, vai descobrir que, infelizmente, há muita superstição, muita bobagem e muita porcaria ali. Há poucas pessoas de grande ilustração na Índia, como, por exemplo, o poeta Rabindranath Tagore e o Mahatma Gandhi. Assim, é preciso ser seletivo. Só porque alguma coisa é antiga, não quer dizer que seja boa. Muita gente faz esta confusão: acha que tudo que é antigo é sábio. Esta postura presume que nossos ancestrais sabiam mais do que nós sabemos hoje, e isto é relativamente falso. Nós temos a vantagem de saber o que eles sabiam e muito mais, graças ao que pudemos aprender através da ciência e da tecnologia.

 

A saúde perfeita é o estado natural de todos os seres humanos. Se olharmos para um grupo de pessoas idosas, digamos com mais de 100 anos, algumas delas terão artrite, mas nem todas; algumas terão doenças coronarianas, mas nem todas; outras terão câncer, mas nem todas. O fato de que algumas pessoas idosas adoeçam não significa que, apesar de certas doenças serem mais comuns entre os idosos, elas sejam obrigatórias ou inescusáveis. Então, envelhecer não significa que você tem que, necessariamente, adoecer.

 

O que acontece é que, depois de algum tempo, a gente percebe que está fazendo tempestade em copo d’água. Tudo é levado tão a sério, tudo vira um drama, uma novela. A vida não precisa ser assim. Depende de como você encara.

 

Não sou religioso. Acredito que Deus nos deu a Verdade. Aí, veio o Diabo e disse: — Vamos organizar esta sabedoria. É a isto que chamamos religião. Se você analisa as religiões, o que está em jogo é sempre poder, controle, dogma, ideologia, julgamento e punição. Deus é sempre um Pai disfuncional em todas as religiões. A relação dos fiéis com o Deus das religiões é aquela de uma criança com um pai disfuncional, em vez de um pai amoroso. Mas Deus é puro Amor.

 

O Universo é você.

 

O dinheiro é uma forma de simbolizar o que a sociedade valoriza. Qual a origem da riqueza hoje? Informação. Os países mais ricos do mundo são aqueles que produzem 'chips' de silicone, que não são mais do que poeira com a capacidade de armazenar informação. Neste exato momento, estamos passando da era da informação para a era da consciência, e a fonte de riquezas será a inteligência. Portanto, daqui para frente, quem quiser ganhar dinheiro deverá parar de produzir cigarros e pornografia e começar a vender sabedoria. É melhor começar a pensar em riqueza como sinônimo de consciência. A idéia é que se você é capaz de dar, se é capaz de alimentar relacionamentos, isto alimenta seu diálogo interno, sua consciência. E fica claro que os relacionamentos são a coisa mais importante.

 

 

Chip

 

O 'dharma' é o caminho natural de cada pessoa, aquele que traz mais felicidade e crescimento. E o 'dharma' só pode ser encontrado quando cada um pergunta e busca por si mesmo. E, uma vez que você o encontra, uma vez que você se coloca no seu caminho, nada poderá detê-lo. Torne-se inocente, brincalhão e se sinta confortável diante do desconhecido. Relaxe, pegue leve. Para que tanta excitação, nervosismo, ansiedade? Para que tanto barulho?

 

Há diversas técnicas que libertam o ser humano. A meditação é uma delas.

 

A fé é muito limitativa porque depende da crença. E a crença pode ser destruída facilmente, se sua experiência difere daquilo que você crê. Pessoalmente, creio que devemos transcender a fé e a crença para mergulhar na experiência verdadeira. A espiritualidade nada tem a ver com fé, dogma, ideologia ou religião. A religião é uma introvisão organizada. Religião é controle, é julgamento, é punição e recompensa. A espiritualidade nada tem a ver com religião. Espiritualidade é buscar o Eu Interior e transcender toda a fé. O que não pode ser provado não deve importar. Todavia, muitos passam por grandes experiências através da fé: pessoas que vão a Fátima, a Lourdes, bebem água benta e se sentem melhor. Como cientista, quero saber o porquê e como acontece.

 

Quando há alteração da percepção há alteração da consciência. Havendo alteração da percepção, há uma alteração da química cerebral. E a alteração da química cerebral provoca alteração na química do corpo. Enquanto estou falando com você, meu cérebro está produzindo fótons, que criam impulsos eletromagnéticos, que, enfim, geram a produção de substâncias químicas. Elas percorrem todo o corpo, e as células imunológicas respondem a estas substâncias. Então, entendendo o que acontece, podemos iniciar o processo. Não precisamos buscar santos ou qualquer outra coisa.

 

No Ocidente, existe a idéia de que a espiritualidade depende de um voto de pobreza. Tradicionalmente, são feitos votos de pobreza, celibato e afins. Talvez isto dê certo para algumas pessoas. Mas, quando olho à minha volta, não creio que os ricos estejam felizes, mas não creio que seja diferente com os pobres. De fato, somente uma categoria de pessoas pensa no dinheiro mais que os ricos: os pobres. Não conseguem pensar em outra coisa. Temos uma hierarquia de necessidades. Abraham Maslow foi um grande psicólogo que disse: 'A primeira necessidade é a sobrevivência. A segunda é a segurança. A terceira é a auto-estima. A quarta, o Amor e a integração. A quinta necessidade é a espiritualidade.' Mas, se você não puder suprir a primeira, e se preocupa com a sobrevivência ou com a segurança, ainda não chegou a hora para você. Primeiro, é necessário encher o estômago.

 

Sucesso é a realização progressiva de um objetivo. Somos organismos em busca de objetivos. Todos têm um objetivo. Assim, o sucesso é a realização progressiva de objetivos. Isto é uma coisa. Mas o sucesso é também felicidade, capacidade de amar e ser compassivo. O sucesso é a ligação com a criatividade do Universo. Sucesso é dar significado e propósito à sua vida. Deixando de lado o superficial, todos queremos a mesma coisa.

 

Meditação é a capacidade de tranqüilizar a mente e experimentar o silêncio em seu interior. Ao fazer isso, seu corpo também experimenta o silêncio. E quando o corpo silencia, ele se revigora, como quando dormimos. O sono revigora. Na meditação, atingimos um estado mais profundo de relaxamento e experimentamos um estado mais profundo de revigoramento. A meditação é uma técnica muito efetiva para muitas coisas. Por exemplo, controlar o estresse, que é a percepção da ameaça no ambiente, e para evocar uma reação de cura, aprendendo a entrar em contato com o seu corpo. Mas, o mais importante é não se deixar levar pelos dramas e histerias do dia-a-dia.

 

A raiva é uma emoção saudável, mas a hostilidade é uma emoção tóxica. Estudos provam que, se você sente hostilidade, arrisca-se mais a uma doença cardiovascular. A hostilidade é mais tóxica que o cigarro. Mais tóxica do que ter colesterol alto. Teste a hostilidade, o medo e a culpa de uma pessoa e verá que ela tem maior incidência de moléstias, incluindo doenças auto-imunes, câncer e doenças cardiovasculares. É muito importante ter a capacidade de não desenvolver emoções tóxicas.

 

Qualquer pessoa pode ter poder. Basta não dar ouvidos a opiniões, boas ou más, de quem quer que seja, basta ser imune à críticas. Assim, se você não tiver temores em sua vida e não se sentir inferior a ninguém, você terá poder. E como desenvolver este poder? Prestando atenção em você, à sua alma e ao seu espírito. O espírito é aquela parte de você onde se encontram a intuição, a imaginação, a intenção, o propósito, a vontade, a compreensão, o conhecimento, a sabedoria, a inspiração, a inteligência, a criatividade. Todos podem fazer isto. Passamos o tempo com outras pessoas e nunca em nossa própria companhia. Você diria que jamais moraria com um estranho, mas a maioria vive com um estranho: a própria pessoa.

 

A liberdade verdadeira é entender que a fonte de criatividade infinita e do poder infinito está dentro de você mesmo. É não sucumbir à hipnose do condicionamento social, religioso ou cultural. É transcender todos os condicionamentos.

 

A pobreza é uma doença mental. Com a tecnologia da informação, a Internet e a mídia você não precisará de ninguém no futuro. Nem de mim, nem de qualquer outro médico. Tudo estará disponível. Isto é a maravilha da tecnologia. A tecnologia é neutra: pode ser usada para destruir o mundo ou para eliminar a pobreza do mundo. Pode-se eliminar a miséria do mundo. Chegamos a um ponto em que, com a tecnologia, poderemos satisfazer a necessidade de todos. Há o bastante para satisfazer a necessidade de todos, mas não para satisfazer a ambição de um só homem.

 

Deus é a inteligência que organiza a informação e a energia do Universo. Não penso em Deus com um homem branco no céu. Penso no infinito poder organizador do Universo, abstrato, inteligente.

 

Como civilização, teremos que transcender a mente tribal. Pensamos em termos tribais: 'minha' religião, 'meu' país, 'minha' cor, 'minha' raça, e por aí vai. É tribal. Há muito tempo este tipo de coisa era útil, porque vivíamos rodeados de animais ferozes e precisávamos ficar juntos para defender a tribo. Mas não vivemos mais neste mundo primitivo. Nossa tecnologia criou uma aldeia global. E precisamos abandonar esta mente tribal, abandonar esta identidade étnica que todos possuímos. Racismo, intolerância, ódio, preconceito, guerra, pobreza: vestígios de uma mente tribal. Precisamos transcendê-la.

 

Ouça a sabedoria do seu corpo, que se expressa através de conforto e desconforto. Ao escolher um determinado comportamento, pergunte ao corpo: 'Como se sente a respeito?' Se o seu corpo enviar um sinal de sofrimento físico ou emocional, cuidado! Se o sinal for de conforto e animação, siga em frente.Viva no presente, pois é o único momento que você tem. Fique atento ao aqui e agora; procure a plenitude de cada momento. Aceite o que chega até você total e completamente, de modo que possa apreciar, aprender e deixar passar – seja o que for. O presente é como deveria ser. Reflete leis inescrutáveis da Natureza que trouxeram a você este exato pensamento, esta reação física. Este momento é o que é porque o Universo é o que é. Não lute contra o infinito esquema das coisas; em vez disso, una-se a ele. Aproveite algum tempo para ficar em silêncio, para meditar, acalmar o diálogo interior. Nos momentos de silêncio, perceba que está entrando em contato com sua fonte de pura consciência. Preste atenção à sua vida interior para que possa ser guiado pela intuição, e não por interpretações impostas externamente do que é bom ou não para você. Renuncie à necessidade de aprovação externa. Você é o juiz do seu valor, e o seu objetivo é descobrir um valor infinito em si próprio, não importa o que os outros pensem. Esta percepção traz grande liberdade. Quando você se descobrir reagindo com raiva ou antagonismo a qualquer pessoa ou circunstância, acredite que só está lutando consigo mesmo. Resistir é a resposta de defesas criadas por velhas mágoas. Ao renunciar à raiva, você estará se curando e cooperando com o fluxo do Universo. Saiba que o mundo 'lá fora' reflete a sua realidade 'aqui dentro'. As pessoas contra as quais você reage mais fortemente, seja com Amor ou ódio, são projeções do seu mundo interior. O que mais você odeia é o que mais nega em si mesmo. Use o espelho dos seus relacionamentos para guiar sua evolução. A meta é o autoconhecimento total. Quando consegui-lo, o que mais você deseja estará automaticamente lá, e o que mais despreza desaparecerá. Livre-se do fardo do julgamento – você se sentirá muito mais leve. Julgar impõe rótulos de certo ou errado em situações que simplesmente são. Tudo pode ser compreendido e perdoado, mas quando você julga, fecha as portas à compreensão e abandona o processo de aprender a amar. Ao julgar os outros, você reflete sua carência de auto-aceitação. Lembre-se de que toda pessoa que você perdoa é mais uma parcela somada à sua auto-estima. Não contamine seu corpo com toxinas, seja através de alimentos, de bebidas ou de emoções venenosas. Seu corpo é mais do que um sistema de suporte à vida. É o veículo que o transportará em sua jornada rumo à evolução. A saúde de cada célula contribui diretamente para seu estado de bem-estar, porque cada célula é um minúsculo ponto de consciência dentro do campo de consciência que é você. Substitua comportamento motivado pelo medo, por comportamento motivado por Amor. Medo é o produto da memória, que reside no passado. Ao relembrarmos o que nos magoou antes, dirigimos nossas energias para nos assegurarmos de que uma antiga mágoa não se repetirá. Mas tentar impor o passado ao presente jamais afastará a ameaça de ser magoado outra vez. Isto só acontece quando você encontra a segurança de seu próprio ser, que é o Amor. Motivado pela verdade dentro de você, será possível enfrentar qualquer ameaça porque sua força interior é invulnerável ao medo. Compreenda que o mundo físico é apenas um espelho de uma inteligência mais profunda. A inteligência é o organismo invisível de toda matéria e energia, e, uma vez que uma porção desta inteligência reside em você, você compartilha o poder organizador do cosmos. Por ser inseparavelmente ligado à tudo, você não pode se permitir prejudicar o ar e a água do Planeta. Mas, em um nível mais profundo, você também não pode se permitir viver com uma mente venenosa, porque todo o pensamento deixa uma impressão registrada no campo da inteligência. Viver em equilíbrio e pureza é o bem mais elevado para você, para a Terra [e para a Humanidade].

 

Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho. Se você pretende mudar sua consciência tão completamente a ponto de a violência ser extinta, deixará de ser uma personalidade motivada pelo ego. Só se interessará pela região intemporal onde nasce a Consciência. Encontre este campo gerador, e todos os dias que o tocar, mesmo que de leve, aumentará a paz do mundo. Em um determinado momento, você permanecerá o cidadão interessado, aquele que faz o bem, a pessoa cheia de esperança. Se você não reagir em função da raiva e apostar na paz, os conflitos não têm chance de começar.

 

 

.

O Amor pode curar.
O Amor pode renovar.
O Amor pode nos tornar seguros.
O Amor pode nos inspirar com seu poder.
O Amor pode nos aproximar de Deus.
O Amor humano sobrevive à morte.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não Existe Morte

 

 

 

Sim, o Amor vence a morte

porque é Fruto da Eterna Vida.

E, por ser o Amor Filho da Vida,

 

Bolas; morrer é só mudançar.

É se livrar de captoras carências

e se forrar de idosas irresiliências.

É como voar para o Primígeno Lar!

 

Nem o corpo haverá de morrer.

Suas substâncias constituintes

se modificarão em reconstituintes

– para perdurar em um outro ser!

 

Talvez, hoje, todos nós tenhamos

uns ticos de Calígula e de Platão,

de Pontius e do bom centurião.

E, até, de alguém lá de Samos!

 

Os mortos existem nos vivos

Mas, o que se dizer da mente?

Devemos refugir dos ablativos!

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Prospero (o legítimo Duque de Milão) é o protagonista da última peça escrita por William Shakespeare – The Tempest (A Tempestade) – terminada somente em 1613. A Tempestade é uma história de vingança, de amor, de conspirações oportunistas, contrapondo-se à figura disforme, selvagem e pesada dos instintos animais que habitam o homem, à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade. We are such stuff as dreams are made on. (Somos da mesma substância que os sonhos.)

2. Mais uma vez, ofereço para reflexão esta máxima de Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 – Uberaba, 30 de junho de 2002), um médium espírita e um dos mais importantes divulgadores da Doutrina Espírita no Brasil: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Aliás, como já disse à saciedade, somos responsáveis por tudo. Se somos responsáveis por tudo, somos responsáveis pelo fim que queremos e teremos para nós. Milagre e arrebatamento não existem. E ficar de joelhos só produz uma coisa: aumento da porção queratinizada da epiderme do joelho, ou seja: calo[sidade].

 

Páginas da Internet consultadas:

http://hipish.free.fr/category/
happy_new_year/?p=1

http://weetlogs.scilogs.be/index.php?
op=printView&articleId=537&blogId=34

http://www.mytinyphone.com/
wallpaper/508182/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayurveda

http://www.gifbin.com/982386

http://madboards.madman.com.au/
viewtopic.php?t=26077

http://br.groups.yahoo.com/
group/Gotas_de_Luz/message/28687

http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/
2010/07/entrevista-com-deepak-chopra.html

http://media.photobucket.com/
image/%22chip.gif%22+/mors99/chip.gif

http://www.gifsoup.com/
view/392616/puppet.html

http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/
2010/07/entrevista-com-deepak-chopra.html

http://www.velhosamigos.com.br/
Autores/Deepak/deepak25.html

http://www.velhosamigos.com.br/
Autores/Deepak/deepak32.html

http://revistamarieclaire.globo.com/
Marieclaire/0,6993,EML1679619-1731,00.html

http://www.tomsimoes.com/2011/02/
nos-nos-salvamos-restaurando-os.html

http://wwwrespingosadelia.blogspot.com/
search/label/Deepak%20Chopra

http://www.alashary.org/autor/deepak_chopra/

http://www.frazz.com.br/autor.html/
Deepak_Chopra-6728

http://dharmalog.com/

http://www.propon.com.ar/2010/05/
deepak-chopra-citas-y-frases-sobre-la.html

http://fiteiro.zip.net/
arch2004-04-01_2004-04-30.html

http://elianesena-mensagens.blogspot.com/
2011/02/deepak-chopra.html

http://www.ociocriativo.com.br/frases/pesquisa.cgi?cmd=
psq&chk=1&opc=txt&chk_aut=1&key=Deepak%20Chopra

http://www.ronaud.com/frases-pensamentos
-citacoes-de/deepak-chopra

http://anjelloca.tumblr.com/post/5325048469

http://luzencena.tripod.com/reflex.html

http://frases.netsaber.com.br/busca_up.
php?l=&buscapor=Deepak%20Chopra

http://www.how-to-draw-cartoons-online.com/
cartoon-devil.html

http://pensador.uol.com.br/autor/deepak_chopra/

http://philosophyofscienceportal.blogspot.com/
2009/03/goethe-vs-newton-theory-of-colours.html

http://photoshopcontest.com/
view-entry/153410/execution.html

http://www.physics.uiowa.edu/
~gpayne/ho/1D2particles.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
As_Sete_Leis_Espirituais_do_Sucesso

http://www.forumespirita.net/fe/amizade/
mensagens-para-reflexao/825/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deepak_Chopra

 

Fundo musical:

Cheek To Cheek
Composição: Irving Berlin
Interpretação: Ray Conniff & Orquestra

Fonte:

http://www.umnovoencontromusical.com/
Ray-Conniff.htm