DAN BROWN – Pensamentos

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo da Pesquisa

 

 

 

Não sei se escolhi os melhores pensamentos ou as melhores frases de Dan Brown, mas, ofereço a todos para meditação algumas de suas reflexões. Seja como for, este estudo está incompletíssimo.

 

 

 

Breve Biografia

 

 

 

Dan Brown

 

 

 

Dan Brown (Exeter, New Hampshire, 22 de junho de 1964) é um escritor norte-americano. Seu primeiro livro, Fortaleza Digital, foi publicado em 1998 nos Estados Unidos. A este se seguiram Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, a primeira aventura protagonizada pelo simbologista de Harvard Robert Langdon. Seu maior sucesso foi o polêmico best-seller O Código Da Vinci, mas, seus outros cinco livros também tiveram uma grande tiragem. Entre seus grandes feitos, está o de conseguir colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times.

 

Dan Brown é o mais velho de três filhos. Sua mãe Constance (Connie) foi uma musicista profissional, tocando órgão na igreja. Seu pai, Richard G. Brown, ensinava Matemática para o ensino médio na Phillips Exeter Academy, um colégio interno particular, e escreveu o didático best-seller matemático Advanced Mathematics: Precalculus with Discrete Mathematics and Data Analysis, que foi muito utilizado no País.

 

Professores do colégio foram requisitados a viver no campus por diversos anos, então, Brown e seus irmãos literalmente foram criados na escola. Na maior parte, o ambiente social foi o cristão. Freqüentou a escola dominical, cantando no coral da igreja, e passou seus verões no acampamento da igreja. Seu próprio estudo foi em escolas públicas em Exeter até à 9ª série, até se matricular em Phillips Exeter, assim como seus irmãos mais novos Valerie e Gregory, quando chegaram suas vezes.

 

Após a graduação na Phillips Exeter, em 1982, Brown entrou para o Amherst College, onde foi membro da Fraternidade Psi Upsilon. Durante seu primeiro ano em Amherst, foi à Europa para estudar História da Arte na Universidade de Sevilha, Espanha, onde começou a estudar seriamente os trabalhos de Leonardo Da Vinci, que, mais tarde, teriam importância crucial em um de seus romances.

 

O Código Da Vinci, seu maior sucesso, vendeu mais de 25 milhões de exemplares em todo o mundo, tornando-se um dos livros mais vendidos de todos os tempos. O romance aborda temas polêmicos, como a humanidade de Cristo e seu suposto casamento com Maria Madalena. O Código Da Vinci consiste na segunda aventura vivida pelo simbolista Robert Langdon, principal personagem de Brown. Novamente abordando temas como prelados, seitas e fraternidades, Brown versará acerca de irmandades como o Priorado de Sião, a Opus Dei e a Maçonaria.

 

Considerado pela Revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, Dan Brown teve seus livros publicados em mais de 50 idiomas.

 

 

 

Pensamentos Brownianos

 

 

 

Nada é mais criativo ou destrutivo do que uma mente brilhante com um propósito.

 

Viver em um mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar nos livros.

 

Tudo é possível. O impossível apenas demora mais.

 

Algumas vezes, as circunstâncias exigem decisões impossíveis.

 

 

 

Tente dobrar um braço e ele resistirá. Mas, convença uma mente a pensar como você deseja e terá conquistado um aliado.1

 

Você nunca irá alcançar as estrelas se seus pés estiverem doendo. E, quando chegar aonde quer, é melhor que esteja com uma boa aparência.

 

Quando se trata de segredos e de poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.

 

Segredos interessam a todos nós, eu acho.

 

Doze são os signos do Zodíaco. Doze são as horas do dia. Doze são os portões do Templo.

 

Abram a mente, meus amigos. Todos nós tememos aquilo que foge à nossa compreensão.2

 

As grandes mentes são sempre temidas pelas mais medíocres.3

 

Não há nada mais perturbador do que católicos rezando aos pés de um homem pregado à uma cruz ou do que hindus entoando cânticos diante de um elefante de quatro braços chamado Ganesha. A má compreensão dos símbolos de uma cultura é fonte comum de preconceito.

 

Os católicos declaram orgulhosamente que crêem na Bíblia, mas, simplesmente, preferem ignorar as partes que consideram difíceis ou inconvenientes de acreditar.4

 

 

 

 

O tempo é um rio... E os livros são barcos. Muitos volumes navegam por essas águas e acabam naufragados e irremediavelmente perdidos em suas areias. Pouquíssimos são aqueles que suportam os rigores do tempo e vivem para abençoar as épocas futuras.

 

Desde o início dos tempos, o homem pressentia que havia nele algo especial... Algo a mais. Ele ansiava por poderes que não possuía. Havia sonhado em voar, em curar e em transformar seu mundo de todas as formas possíveis. E foi exatamente isto que fez.

 

As decisões do passado são os arquitetos do presente.

 

Sorria bonito e deixe os outros descobrir qual é o segredo que faz você sorrir.

 

Nunca disperse o foco, a menos que seja absolutamente necessário. Enfrente um adversário de cada vez.

 

No mundo dos clichês da mídia, "sem comentários" significava, basicamente, "eu me declaro culpado".

 

As linhas de batalha nem sempre estão onde parecem estar.

 

Todos nos beneficiamos de uma sensação de contato com a Divindade, mesmo que a sensação seja apenas imaginada.

 

Às vezes, revelação divina significa simplesmente adaptar seu cérebro para escutar o que o seu Coração já sabe.

 

Cada um de nós é um Deus, disse Buddha. Cada um de nós sabe tudo. Precisamos apenas abrir nossas mentes para escutar nossa Sabedoria [interior].

 

Nós dois lemos a Bíblia dia e noite, mas, tu lês negro onde eu leio branco.

 

A ciência veio para nos libertar da enfermidade, da fome e da dor.

 

A vida é cheia de decisões difíceis. Os vencedores são aqueles capazes de tomá-las.

 

Ele se sentia como um pastor de televisão: empacotando Deus para o consumo das massas.

 

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.

 

Quando houver mais de uma explicação, a mais simples, em geral, é a certa.5

 

Toda e qualquer hesitação deve ser abandonada...

 

Loucura gera loucura.

 

Um amuleto de lápis-lazúli pendia de seu pescoço – uma serpente solitária enroscada em um bastão.

 

Há dois mil anos, vivíamos em um mundo de deuses e deusas. Hoje, vivemos em um mundo exclusivamente de deuses. As mulheres, na maioria das culturas, têm sido despojadas de seu poder espiritual.

 

Os rumores sobre sacrifícios satânicos de animais, magia negra e rituais do pentagrama nunca passaram de mentiras disseminadas pela Igreja como parte de uma campanha de difamação contra seus inimigos. Ao longo do tempo, outros adversários da Igreja, querendo imitar os Illuminati, começaram a acreditar nessas mentiras e a praticar os supostos rituais. Desta forma, nasceu o satanismo moderno.

 

A matéria6 nada mais é do que energia capturada.

 

A fé é universal. Nossos métodos específicos para senti-la é que são arbitrários. Alguns de nós oram a Jesus, outros vão a Meca e há os que estudam partículas subatômicas. No final, estamos todos apenas buscando a Verdade, que é maior do que nós mesmos.

 

O Planeta é um organismo. Todos nós somos células com diferentes finalidades. No entanto, somos entrelaçados. Servindo uns aos outros. Servindo ao Todo.

 

 

Um truque filosófico budista. Em vez de pedir à sua mente para procurar uma solução para um desafio potencialmente impossível, Vittoria pedia-lhe que apenas se lembrasse da solução. O pressuposto de que sabia a resposta criava a disposição mental de que a resposta deveria existir, eliminando, assim, o conceito paralisante da desesperança.

 

Velho aforismo da Nova Inglaterra: Se não foi penoso e difícil, é porque você fez errado.

 

As religiões vitoriosas costumam adotar as festas já existentes para tornar a conversão menos chocante... Ajuda as pessoas a se acostumarem com a nova fé. Os devotos mantêm as mesmas datas santas, rezam nos mesmos locais sagrados, usam uma simbologia semelhante e apenas substituem o deus anterior por outro diferente.

 

O conceito de Cristo morrer por nossos pecados não é exclusivamente cristão: o auto-sacrifício de um rapaz para absolver os pecados de seu povo aparece nos registros das mais remotas tradições associadas a Quetzalcóatl.7

 

Muito pouco em qualquer religião organizada é inteiramente original. As religiões não começam do zero. Crescem uma a partir da outra.

 

Existem linhas invisíveis de comunicação em toda parte.

 

Eu sou a Sombra. Pela cidade atormentada, eu fujo. Pela eterna desolação, corro para escapar.

 

Orgulho e precedência não podem obscurecer a razão.

 

O segredo é saber como morrer. Desde o início dos tempos, o segredo sempre foi saber como morrer.8

 

As posições mundanas nada significavam entre aquelas paredes. Ali, todos eram iguais – irmãos unidos pelo juramento compartilhando um elo místico.

 

Preste o juramento – disse o Venerável Mestre, com uma voz suave feito a neve. – Complete sua jornada.

 

Morte instantânea caso algum dia você venha a trair os segredos que lhe serão revelados.

 

Que este vinho que agora bebo se transforme em veneno mortal para mim, caso, algum dia, eu descumpra meu juramento de forma consciente e voluntária.

 

 

 

 

O segredo mais extraordinário e chocante é aquele que se esconde diante dos nossos olhos.

 

O mundo parece hoje um lugar melhor. Talvez as perguntas sejam mais poderosas do que as respostas. A minha porta estará sempre aberta.

 

O que importa realmente é aquilo em que você acredita.9

 

 

 

 

O pensamento, qualquer idéia minúscula que se forme na sua mente, possui massa. E se um pensamento tem massa, então, ele exerce uma força de gravidade, e poderá atrair coisas para si. O que acontecerá, então, se muitas pessoas começarem a se concentrar no mesmo pensamento? Todas as ocorrências deste pensamento passarão a se consolidar em uma só, e a massa acumulada deste pensamento começará a aumentar. Portanto, a força da gravidade aumenta. E isto poderá ter um efeito mensurável no nosso mundo físico.10

 

O poder do pensamento humano cresce exponencialmente com o número de mentes que compartilham o mesmo pensamento.10a

 

A fronteira entre insanidade e genialidade é tênue.

 

A ciência e a religião não estão em desacordo. A ciência é simplesmente demasiado jovem para entender.

 

Os homens vão mais longe para evitar o que temem do que para obter o que desejam.

 

O Google não é um sinônimo para pesquisa.

 

Cedo ou tarde, todos nós teremos de abandonar nosso passado.

 

A História é sempre escrita pelos vencedores. Quando duas culturas se chocam, o perdedor é obliterado, e o vencedor escreve a História em livros e mais livros que glorificam sua própria causa e menosprezam o inimigo vencido.

 

Se você acredita ou não em Deus, você deve pensar nisto: quando nós, como espécie, transferimos nossa confiança para um poder maior do que nós, abandonamos nosso senso de responsabilidade. Religiões, todas as religiões, são advertências de que existe algo que não podemos compreender, algo a que temos de prestar contas. A religião é falha, mas, apenas porque o homem é falho. A igreja é composta por uma irmandade de imperfeitos, almas simples que querem apenas ser uma voz de compaixão em um mundo girando fora de controle.

 

Todo mundo adora uma conspiração.

 

Os livros não podem competir com séculos de História estabelecida, especialmente quando essa História é endossada pelo best-seller final de todos os tempos: a Bíblia.

 

Deus responde a todas as orações, mas, às vezes, a resposta é não!

 

Nada capta o interesse humano mais do que a tragédia humana.

 

Fé: aceitação do que imaginamos ser verdade; aceitação de aquilo que não podemos provar.

 

Nossas mentes, às vezes, vêem o que o nosso Coração deseja que seja verdade.

 

A única diferença entre você e Deus é que você esqueceu que você é divino.

 

A Bíblia não chegou por fax do céu. A Bíblia é um produto do homem... Não é um produto de Deus. A Bíblia não caiu magicamente das nuvens. O homem criou-a como um registro histórico de tempos tumultuosos, e tem evoluído através de inúmeras traduções, adições [supressões, adulterações] e revisões. A História nunca teve uma versão definitiva deste livro.

 

Deus, dai-me força para aceitar as coisas que não posso mudar.

 

Por sua própria natureza, a História é sempre a consideração de um lado.

 

Dizer a alguém o que um símbolo significa é como dizer a alguém o que deverá sentir ao ouvir uma música.11

 

 

 

 

Às vezes, tudo o que é necessário é uma pequena mudança de perspectiva de ver algo familiar em uma luz totalmente nova.

 

A dor é uma parte do crescimento. É assim que aprendemos.12

 

Todos nós gravitamos em torno das práticas em que fomos criados.13

 

As mentes medíocres sempre atacam o que não entendem.

 

 

 

 

Quando ouvimos uma verdade, mesmo que nós não a entendamos inteiramente, nós sentimos que ela ressoa como verdade dentro de nós, vibrando em harmonia com a nossa Sabedoria inconsciente. A verdade, talvez, não seja jamais apre[e]ndida por nós, mas, sim, revisitada, relembrada e reconhecida como algo que já existe dentro de nós.14

 

Imagine o quão diferente o mundo poderia ser, se nossos líderes tivessem tempo para refletir sobre a finalidade da morte, antes de fazerem as guerras!

 

A escuridão se alimenta da apatia.

 

A ampla aceitação de uma idéia não é prova de sua validade.

 

O conhecimento é uma ferramenta, e, como todas as ferramentas, seu impacto está nas mãos do usuário.

 

As idéias estranhas de hoje, um dia, serão15 verdades célebres.

 

Anjos e demônios eram idênticos – arquétipos intercambiáveis tudo uma questão de polaridade. O anjo da guarda, que conquistou o seu inimigo no campo de batalha, foi percebido por seus inimigos como um demônio destruidor.

 

Às vezes, uma lenda perdura há séculos... E perdura por uma razão.

 

Deus é a constante universal do homem.

 

Quanto mais o homem aprende, mais ele percebe que nada sabe.

 

Ao longo da História, cada período de iluminação tem sido seguido por um período de escuridão, que empurra em sentido contrário. Tais são as Leis da Natureza e do Equilíbrio.16

 

 

 

 

Imagine só como você seria ridicularizado, se proclamasse: 'Não é só o mundo que é uma esfera; mas, há uma força invisível, mística, que tem tudo na sua superfície'.

 

Talvez, haja uma Verdade Universal embutida na alma de todos nós. Talvez, todos nós tenhamos a mesma história se escondendo dentro, como uma constante compartilhada em nosso DNA. Talvez, essa Verdade Coletiva é que seja a responsável pela semelhança existente em todas as nossas histórias.

 

Não é possível nem compreensível que ainda estejamos vivendo na Idade das Trevas, ainda zombando da existência de forças místicas que não podemos ver ou compreender.

 

Busca... E encontrarás.

 

 

 

Conclusão Inconclusa

 

 

 

Buscando, encontraremos;

mas, teremos que merecer.

Desmerecendo, falharemos;

e triunfará o infecto não-ser.

 

No Universo, só o mérito,

o trabalho e a persistência

reaquarelarão o impretérito.

Mas, devemos ter paciência.

 

Mas, se não conseguirmos,

dessignifica que malogramos.

Sim, nós nunca fracassamos.

 

Portanto, se não desistirmos,

um dia, a Santa LLuz brilhará,

e, a nós, Deus17 se manifestará.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Não sei se a coisa certa é convencer uma mente a pensar como desejamos que ela pense. Até acho que não é, pois, ninguém convence ninguém de nada, e quem tenta convencer alguém de alguma coisa está arrumando sarna para se coçar e carma para compensar. Quem se convence de alguma coisa é porque quis se convencer ou porque achou que eram razoáveis os argumentos que lhe foram apresentados. Particularmente, por exemplo, nada me convenceria a aderir ao ideário político do Großdeutsches Reich (Grande Reich Alemão) nem a apoiar os crimes contra a Humanidade, o genocídio e a limpeza étnica patrocinados pelo regime comandado pelo senhor Slobodan Miloševic (Požarevac, 20 de agosto de 1941 – Haia, 11 de março de 2006), Presidente da Sérvia de 1989 a 1997 e da República Federal da Iugoslávia de 1997 a 2000. Slobodan também foi o principal líder do Partido Socialista da Sérvia desde a sua fundação, em 1990. Aliados como esses nunca tive e não quero ter, ou melhor, jamais terei.

2. Isto é verdade. Quando compreendemos, o medo some, pois, o medo é gerado pela ignorância.

3. Nem sempre. Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 19551) nunca meteu medo em ninguém, e, ao que eu saiba, ninguém jamais teve medo dele.

 

 

Albert Einstein

Albert Einstein

 

 

4. Penso que a questão não seja de acreditar, mas, sim, de compreender. A fé obriga a acreditar; a compreensão liberta.

5. Isto também nem sempre é assim. Não há nada mais estapafúrdio do que muitas explicações que são dadas, por exemplo, para os livros ditos sagrados, a maioria delas muito simples, mas, todas misturando ingenuidade + necedade + falaciosidade. Então, não adianta: tanto quanto quem não souber Matemática dificilmente compreenderá o âmago da Teoria da Relatividade, quem ler os livros sagrados sem uma base Iniciática, ainda que mínima, dará com os burros na água.

6. Matéria é tudo o que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa. Por alguns, a massa é definida como sendo a quantidade de matéria em um objeto, e volume é a quantidade de espaço ocupado por um objeto, mas, esta definição confunde massa com matéria, que não são a mesma coisa. Diferentes campos usam o termo de maneiras diferentes e, algumas vezes, incompatíveis; não há um único significado científico que seja consenso para a palavra matéria, apesar do termo massa ser bem definido. Contrariamente à visão anterior, que igualava massa e matéria, uma das principais dificuldades em definir matéria consiste em decidir quais formas de energia (todas as quais possuem massa) não são matéria. Em geral, partículas sem massa, como fótons (partículas elementares mediadoras da força eletromagnética) e glúons (bósons vetoriais de massa nula), não são considerados formas de matéria, apesar de que quando estas partículas estão aprisionadas em sistemas em repouso, elas contribuem com energia e massa para eles. Por exemplo, quase 99% de toda a massa da matéria atômica comum consiste da massa associada com a energia contribuída pelos glúons e a energia cinética dos quarks [o quark, na Física de Partículas, é um dos dois elementos básicos que constituem a matéria (o outro é o lépton – partícula subatômica que não interage fortemente), e é a única, entre as partículas, que interage através de todas as quatro forças fundamentais] que fazem os nucleons (prótons ou nêutrons). Vendo desta forma, a maior parte da matéria ordinária consiste de massa que não é contribuída por partículas de matéria. Em grande parte da história das ciências naturais, as pessoas contemplaram a Natureza exata da matéria. Admitia-se que a matéria era constituída de blocos de construção discretos, e assim, a chamada teoria particulada da matéria foi proposta primeiro pelos filósofos gregos Leucipo (século V a.C.) e Demócrito (século V a.C.). Com o passar do tempo, foi descoberta uma estrutura cada vez mais fina para a matéria: objetos são feitos de moléculas, moléculas consistem de átomos, que, por sua vez, são constituídos de partículas subatômicas, como os prótons, os nêutrons e os elétrons. Normalmente, se diz que a matéria existe em quatro estados (ou fases): sólido, líquido, gás e plasma (em Física e em Química, o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas está ionizada). Entretanto, avanços nas técnicas experimentais descobriram outras fases, que antes eram apenas teóricas, como o Condensado Bose-Einstein (fase da matéria formada por bósons a uma temperatura muito próxima do zero absoluto) e o Condensado Fermiônico (enquanto no Condensado Bose-Einstein os átomos são bósons, no Condensados Fermiônico os átomos são férmions). Um foco na visão da matéria partícula-elementar também leva a novas fases da matéria, como o plasma de quarks-glúons (fase da cromodinâmica quântica que existe quando a temperatura e/ou a densidade são muito altas). Na Física e Química, a matéria exibe propriedades tanto de onda quanto partícula, a assim chamada Dualidade Onda-partícula (também denominada Dualidade Onda-corpúsculo ou Dualidade Matéria-energia, constitui uma propriedade básica dos entes físicos em dimensões atômicas – e por tal descritos pela Mecânica Quântica – que consiste na capacidade dos entes físicos subatômicos de se comportarem ou de terem propriedades tanto de partículas como de ondas). Na Cosmologia, extensões da expressão matéria são usadas para incluir a matéria escura e a energia escura, conceitos introduzidos para explicar alguns fenômenos estranhos do Universo observável, como a curva de rotação galática. Estas formas exóticas de matéria não se referem à matéria como blocos de construção, mas, a formas atualmente mal compreendidas de massa e de energia. De tudo isto, talvez, o mais importante e libertador é estarmos conscientes de que, no Universo, nunca houve, não há, nem poderá haver decréscimo ou acréscimo de energia. O Universo foi e será o que é ou será o que é e sempre foi, no qual, em última instância, tudo é energia vibratória ( ) vibrando no Teclado Cósmico. Se compreendermos e admitirmos isto, a doutrina criacionista não mais nos atormentará com big bangs teleológicos ou com não-sei-quandos escatológicos, e o discurso espiclondrífico dos catastrofistas, dos ultramontanistas e dos dogmatistas em geral acabarão por se mostrar o que sempre foram: rala e fedorenta água de barrela.

 

 

Estrutura Iônica do Cloreto de Sódio (Na+Cl)

 

7. Quetzalcóatl é uma divindade das culturas mesoamericanas, cultuado especialmente pelos astecas e pelos toltecas, e identificado por alguns pesquisadores como a principal deidade do panteão centro-mexicano pré-colombiano. Seu nome significa serpente emplumada (de quetzal, nome comum do Pharomachrus mocinno, uma ave trogoniforme, típica da América Central, e cóatl, serpente).

 

 

Quetzalcóatl

Quetzalcóatl

 

 

8. Para saber como morrer (Morrer) é preciso aprender a como viver (Viver).

9. Aquilo em que acreditamos, simplesmente por acreditar, não vale nada. Na verdade, vale, sim, e muito: dependendo daquilo em que acreditarmos, simplesmente por acreditar, a coisa poderá acabar nos valendo uma encrenca ou uma desgraça. O que importa, efetivamente, é aquilo que, por meio da Realização Interior, Transracional e Iniciática, nos liberta das nossas ilusões, das nossas manias e dos nossos queixumes. E isto não é mesmo acreditar por acreditar; é Saber. O que a Voz do Silêncio fala é incontestável.

10 e 10a. É exatamente assim que, inconscientemente, foram gerados e nasceram os deuses e os demônios de todos os tempos. E continuam a ser gerados e a nascer. E, enquanto formos irresponsáveis e ignorantes, continuarão a ser gerados e a nascer. Mas, o pior de tudo é que, depois de gerados e nascidos, esses deuses e demônios passam a ter existência independente da vontade dos seus geradores. Isto não é mesmo um horror?

11. Já escrevi tanto sobre isto, e das mais diversas maneiras, que, nesta oportunidade, resumirei este tema da seguinte forma: quem sabe de nós somos nós, e mais ninguém. Ficar ouvindo ou contando fatos pessoais, íntimos, não adianta nada, e, se forem graves, para ambos os lados, falador e ouvidor, apenas enxovalha as coisas. E o pior: na maioria das vezes, o que ouvimos ou contamos acaba se transformando matéria para fofoca. Basta conferir o que acontece nas mais diversas agremiações religiosas e não-religiosas que existem por aí. Todo mundo fala de todo mundo; não escapa um para exemplo. Nestes lugares, o que menos vigora é a caridade da palavra. Lembra-te da caridade da palavra, a fim de que possas praticar o Amor que o Mestre exemplificou. (Emanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier).

12. Também já discuti este tema várias vezes. Então, só recordo que as três formas básicas de aprendizado são: pela dor, pelo amor e pela compreensão. A dor chicoteia; o amor acalma e anestesia; a compreensão liberta. Quando digo que o amor acalma e anestesia, estou me referindo ao amor piegas, em que prevalece o sentimentalismo extremo nec caput nec pedes habet (sem pé nem cabeça).

13. Que poderão, enfim, acabando por nos libertar ou, o que é péssimo, nos agrilhoar e limitar progressivamente. É o que acontece, geralmente e por exemplo, com alguém que foi criado dentro uma dada religião. Ao longo da vida, a pessoa tem basicamente três alternativas: 1ª) continuar como sempre foi, levando sua vida religiosa tepidamente e sem maiores preocupações; 2ª) tornar-se um fanático religioso da melhor qualidade; e 3ª) questionar a dogmática religiosa, que, normalmente, é irracional e acachapante.

14. Não concordo muito com Dan Brown quando afirma que o Google não é um sinônimo para pesquisa. Rodrigo Barboza, que tem uma Página na Internet, publicou o seguinte sobre a Teoria da Reminiscência, que editei: Reminiscência ou Anamnese significa lembrança, ou seja, rememoração gradativa através da qual o Filósofo [ Iniciado] redescobre dentro de si as verdades essenciais e latentes que remontam a um tempo anterior ao de sua existência empírica. O pensamento platônico afirma que a alma vivia no Mundo Inteligível e contemplava a Verdade Absoluta. No diálogo Fedro, Platão apresenta o Mito da Parelha Alada, e compara nossa alma a um carro alado. Tudo o que nós fazemos de bom dá forças às nossas asas. Tudo o que nós fazemos de errado prejudica nossas asas e tira suas forças. Ao longo do tempo, fizemos tantas coisas erradas que nossas asas perderam as forças e, sem elas para nos sustentar, caímos no Mundo Sensível. Depois de despertar no Mundo Sensível, a nossa personalidade-alma consegue apenas ter uma pequena lembrança do Mundo Inteligível. A Teoria da Reminiscência é importante para compreendermos a vida humana, pois, apenas assim conseguiremos contemplar as idéias. 'Aprender é lembrar aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.' Por isto, tenho dito que a verdade está dentro – em nosso Coração – não fora. Seja lá o que for que busquemos fora jamais encontraremos, a não ser que seja um tesouro escondido e enterrado na IIha de Tortuga, no mar do Caribe, por um bucaneiro.

 

 


15. Não sei se obrigatoriamente serão, mas, poderão ser.

16. Mas, se, lá no fragmento, você observar o gráfico, verá que sempre houve, há e haverá avanço. A iluminação relativa e a escuridão relativa são ambas ascensionais. Mas, metafisicamente, o que é ou significa este avanço ascensional em um sistema que não se altera, que, como coisa-em-si, existe por si próprio, que é o que sempre foi e que será o que sempre foi, sempre imóvel, mas, se movendo? É esta incompreensão que alimenta os Criacionismos teleológicos e as teleologias escatológicas. Bem, que ninguém se apavore, mas, lá em não-sei-quando, todas as individualidades acabarão por ser absorvidas, reintegradas e unificadas ao Todo-Desde-Sempre-Um. E acabou-se? Não. Da mesma forma que uma síntese se transforma em uma nova tese, entremeada por sua equivalente antítese, a Unidade se manifesta na pluralidade (multiplicidade), entremeada pelos [Maha] prâlâyas. Ininterruptamente. Interminavelmente. Todo fim é o pai-mãe de um começo. Entretanto, preste bem atenção: o não-sei-quando, para nós, minhocas desta Terceira Dimensão, será daqui há muito, muito, muito... tempo, no Tempo que não é tempo. E bota mais um montão[montão] de tempo[tempo] nisto!

... Unidade —› Pluralidade —› Unidade —› Pluralidade...

 

 

 

17. Nosso Deus Interior.

Páginas da Internet consultadas:

http://www.goodreads.com/work/
quotes/6600281-the-lost-symbol

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirata

http://www.ocultura.org.br/index.php/Plat%C3%A3o

http://mundodosamantesdasabedoria.blogspot.com
.br/2007/11/teoria-da-reminiscncia-e-suas.html

http://www.goodreads.com/author/
quotes/630.Dan_Brown

http://topiat.com/75536/
polygonal-animated-gif-by-patakk

http://www.creativityinstitute.com/puppet-partners
-bible-woman-half-body-puppet.aspx

http://www.bcpuppets.ca/index.php?
main_page=index&cPath=42

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan_Brown

http://heathersanimations.com/elephants.html

http://guiadoleitor.blogspot.com.br/2010/07/
resenha-o-codigo-da-vinci-dan-brown.html

http://www.netsaber.com.br/
resumos/ver_resumo_c_43023.html

http://theosfera.blogs.sapo.pt/34885.html

http://tigredefogo.com/840/
trecho-do-livro-o-simbolo-perdido-dan-brown/

https://www.raspas.com.br/pensadores/738

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quetzalc%C3%B3atl

http://blog.websitetemplates.bz/website_templates
_news/3d-animated-gif-images.html

http://maisdemilfrasesdeefeito.blogspot.com.br/
2006/10/anjos-e-demnios.html

http://www.4shared.com/photo/
lzFVY89k/Atomo_colorido.html

http://www.avogadro.co.uk/structure/
chemstruc/ionic/g-ionic.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Condensado_fermi%C3%B4nico

http://br.answers.yahoo.com/question/
index?qid=20080420103241AAP72uA

http://www.bilibio.com.br/frases/
tags/441/dan-brown.html?pos=10

http://veja.abril.com.br/blog/meus-livros/best-seller/leia
-trecho-de-inferno-de-dan-brown-que-sai-na-segunda/

http://www.osvigaristas.com.br/
frases/autores/dan-brown/

http://www.frasesfamosas.com.br/
de/dan-brown.html

http://gifsoup.com/view/239
7264/dubstep-dumbo.html

http://www.mensagenscomamor.com/
frases-de-famosos/frases_dan_brown.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Alemanha_Nazi

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Slobodan_Milo%C5%A1evi%C4%87

http://www.funnyjunk.com/
funny_pictures/271247/Mission/

http://pensador.uol.com.br/
autor/dan_brown/

 

Música de fundo:

The Da Vinci Code (Malleus Maleficarum)
Composição: Hans Zimmer

Fonte:

http://mp3skull.com/mp3/
hans_zimmer_malleus_maleficarum.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.