SEGREDOS

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

DAMODAR K. MAVALANKAR
(Pensamentos)

 

 

 

Damodar K. Mavalankar

Damodar K. Mavalankar

 

 

 

ão é exagerado dizer que somente nestes poucos meses eu tenho sido um homem realmente vivo, pois, entre a vida como ela me aparece agora e a vida como eu a compreendia antes, existe um abismo insondável. Eu sinto, agora, que, pela primeira vez, tenho uma percepção clara do que são o homem e a vida – a natureza e os poderes do primeiro, e as possibilidades, deveres e alegrias da última.

 

Antes, embora ardentemente ritualista, eu não estava realmente gozando de felicidade e paz mental. Simplesmente praticava minha religião, sem a compreender. O mundo pesava tão duramente sobre mim quanto sobre qualquer outro, e eu não podia ter nenhuma visão clara do futuro. A única coisa real me parecia ser a rotina diária; na melhor das hipóteses, o horizonte diante de mim se estendia apenas até o fim de uma vida atarefada, com a queima de meu corpo e as cerimônias fúnebres oferecidas por amigos. Minhas aspirações eram apenas por mais 'Zamindaries' [terras], posição social e gratificação de desejos e apetites. Mas, meus estudos e minhas reflexões posteriores me mostraram que todas essas coisas não passam da névoa ilusória de um sonho, e que somente é digno de ser chamado um homem aquele que fez do capricho seu escravo e da perfeição de seu ser espiritual o grande objetivo de seus esforços.

 

Seu único desejo deve ser fazer tudo pela Humanidade e nada para você próprio, isto é, embora esteja no mundo, seu Homem Interior deverá estar fora dele. Quando agir sempre deste modo, lhe será dado a conhecer pelos Adeptos outros meios de realizar o seu objetivo.

 

O Irmão ------ ordenou-me para segui-lo. Após percorrer uma curta distância de cerca de meia milha, nós nos dirigimos para uma passagem subterrânea natural que fica sob o Himalaia. O caminho é muito perigoso. Há um caminho natural que flui por baixo do Rio Indo com toda sua fúria. Somente uma pessoa de cada vez pode passar por ele, e um passo em falso marca o destino do viajante. Acima do caminho, há vários vales a ser cruzados. Depois de andar uma considerável distância por esta passagem subterrânea, surge uma planície aberta em L-----K. Há uma grande construção maciça com milhares de anos. Em frente à ela, há um enorme Tau egípcio. O edifício apóia-se em sete grandes pilares em forma de pirâmides. A porta de entrada tem um grande arco triangular. No interior, há vários apartamentos. O edifício é tão grande que eu penso que pode conter 20.000 pessoas. Foram-me mostrados alguns dos compartimentos. Este é o Principal Localização Central onde todos da nossa seção que foram preparados para a iniciação dos Mistérios têm de ir para a cerimônia final, e ali permanecer durante o período requerido para tal. Eu entrei com o meu Guru no enorme salão. A grandiosidade e serenidade do lugar são suficientes para impressionar alguém, impondo-lhe respeito. A beleza do Altar, que está na parte central e no qual cada candidato toma os seus votos no momento da sua iniciação, certamente deslumbra o mais brilhante dos olhares. O esplendor do Trono do Senhor é incomparável. Todas as coisas estão estabelecidas em princípios geométricos e contendo vários símbolos que são somente explicados aos Iniciados. Mas, não posso falar mais, pois fiquei sobre a obrigação de segredo, que ------ me fez jurar.

 

Os poderes da magia negra dependem da força de vontade engendrada por uma forma concentrada de egoísmo.

 

Poucos podem conscientemente entrar na Fraternidade Universal porque a maioria não aspira conquistar as imensas dificuldades encontradas entre a solidão intelectual e o companheirismo intelectual. Este abismo é permanentemente preenchido pela simpatia intelectual mútua – sem fanatismo, sem dogmatismo e sem preconceitos de qualquer espécie – que somente pode ser construída em uma vida de meditação.

 

A ciência ensina que cada homem troca continuamente seu corpo físico, e esta mudança é tão gradual que é quase imperceptível. Por que deveria ser diferente com o Homem Interno? Este último também está constantemente se desenvolvendo e trocando átomos a cada momento. E a atração destes novos conjuntos de átomos depende da Lei de Afinidade: os desejos do homem atraem à sua moradia corporal apenas as partículas que estejam em relação com eles ou, mais precisamente, que estejam dando a eles sua própria tendência e colorido.

 

Todos os véus de mâyâ [ilusão] devem ser sucessivamente removidos para que Atma se torne um com Paramatma [a Alma Suprema do Universo]. A Raja Ioga não encoraja qualquer fingimento, e não requer posturas físicas de espécie alguma. A Raja Ioga diz respeito ao Homem Interno, cuja esfera está no mundo do pensamento. Manter diante de si o mais elevado ideal e se esforçar incessantemente para erguer-se até ele – essa é a única verdadeira concentração reconhecida pela Filosofia Esotérica, que lida com o mundo interno dos Númenos [Realidade Superior; no pensamento de Immanuel Kant, está ligada à expressão coisa-em-si], e não com a casca externa dos fenômenos.1

 

 

Ilusão

 

 

No verdadeiro Ocultismo, os desenvolvimentos físico, mental, moral e espiritual devem ocorrer em linhas paralelas.

 

Meditação é a inexprimível ânsia do homem interior por ‘sair em direção ao Infinito’, o que nos tempos antigos constituía o real significado da adoração.

 

Assim como o corpo físico requer uma atenção incessante para prevenir a entrada de uma doença, do mesmo modo o Homem Interno necessita de uma constante vigilância, de modo que nenhum pensamento consciente ou inconsciente possa atrair átomos inadequados para o seu progresso. Este é o real significado da contemplação. O fator primordial na orientação do pensamento é a Vontade.

 

É inútil fazer jejum enquanto se necessita comida. O essencial é deixar de lado o desejo interno, e fazer uma imitação da coisa real é pura hipocrisia e uma escravidão inútil.

 

A primeira exigência da Filosofia Esotérica é uma completa pureza de Coração. O estudante de Ocultismo bem poderia dizer, como Zoroastro, que a pureza de pensamento, a pureza de palavras e a pureza de ações são os fatores essenciais para alguém que pretenda se erguer acima do nível comum e se unir aos Deuses. O caminho que deve ser percorrido para alcançar essa meta é o cultivo do sentimento de filantropia inegoísta. Só isto poderá levar ao Amor Universal, cuja compreensão constitui o progresso em direção à libertação dos grilhões construídos por mâyâ em torno do Eu Superior.

 

Quanto maior for o progresso em direção à libertação, paulatinamente, os sentimentos humanos e puramente individuais, os laços de sangue e de amizade, o patriotismo e as predileções raciais irão todos ceder e se transformar em um sentimento universal – o único Amor verdadeiro e sagrado, o único Amor inegoísta e eterno, um Amor imenso pela Humanidade como um todo. Em resumo: o indivíduo se une com o Todo.

 

Alguns supõem que o praticante de contemplação tem que estar completamente passivo e se perder no objeto que está diante dele, mas, eles deveriam lembrar que, ao praticar deste modo a passividade, estão, na realidade, permitindo o surgimento de funções mediúnicas em si mesmos. Como temos afirmado repetidamente, o Adepto e o médium são os dois pólos. Enquanto o Adepto é intensamente ativo e, assim, capaz de controlar as forças elementais, o médium é intensamente passivo, e assim corre o risco de se tornar vítima do capricho e da malícia de germes enganadores de futuros seres humanos e também de elementários.2

 

O afastamento temporário [ou permanente] da família ou dos amigos não constitui uma qualificação essencial para se fazer progresso em Ocultismo.

 

Devemos aprender a estar no mundo sem ser do mundo.

 

O processo de emissão e de atração de átomos não pára, e os desejos, instintivos ou não, devem ser regulados de modo a atrair apenas átomos que possam ser adequados ao progresso interior.

 

Alguém se torna um Adepto; ninguém é transformado em Adepto.3

 

Devemos cultivar apenas os pensamentos que não sejam incompatíveis com o mais alto ideal em função do qual se trabalha.

 

Perfeição Ideal mais elevado Divina condição humana que a Filosofia Oculta prevê para a Sétima Raça da Sétima Ronda.4

 

O primeiro requisito para a Illuminação é o sentimento de Amor Universal, isto é: desejo intenso de fazer algum trabalho filantrópico prático e desinteressado [categórico] pelo outro e pela Humanidade.5

 

Para estar identificado com o Todo [desde-sempre-Um], devemos viver Nele e sentir através Dele. Como isto poderia ser feito sem a compreensão do sentimento de Amor Universal? Naturalmente, o Adeptado não está dentro do alcance fácil de todos. De outro lado, o Ocultismo não atribui nenhum lugar ou localidade desagradáveis para aqueles que não aceitam as suas doutrinas. Ele apenas reconhece evoluções mais e mais altas, de acordo com uma cadeia de causas e efeitos que trabalha sob o impulso da Lei Imutável da Natureza.6

 

 

Causa e Efeito

 

 

A contemplação não é uma determinada forma de olhar fixamente para alguma coisa, um processo que, sendo realizado durante um número estabelecido de horas durante o dia, dará poderes psicológicos. Contemplar não é, de modo algum, o ato de olhar fixamente para algo.

 

Meditação Raciocínio que vai do conhecido (mundo dos fenômenos, que é cognoscível pelos nossos cinco sentidos) para o desconhecido (mundo dos númenos).

 

O Ocultismo não depende de um só método, mas, emprega tanto o método dedutivo como o método indutivo.7

 

O que o estudante de Ocultismo tem que fazer primeiro é compreender os axiomas gerais e, empregando o método dedutivo, avançar do universal para o específico. Ele deve então raciocinar do conhecido para o desconhecido, e ver se o método indutivo de avançar do específico para o universal confirma estes axiomas. Este processo forma o primeiro estágio da verdadeira contemplação. O estudante deve primeiro captar o assunto intelectualmente, antes que possa ter a esperança de realizar as suas aspirações. Quando isto é alcançado, vem, então, o próximo estágio da meditação, que é a inexprimível ânsia do homem interior por ‘sair em direção ao Infinito’. Antes que qualquer ânsia desse tipo possa ser adequadamente direcionada, a meta que o estudante deverá ser levado a buscar deve ser determinada durante os estágios preliminares. O estágio mais alto, na verdade, consiste em compreender na prática aquilo que os primeiros passos colocaram dentro do campo da nossa compreensão. Em resumo, a contemplação, no seu verdadeiro sentido, consiste em reconhecer a verdade da afirmação de Éliphas Lèvi: 'Acreditar sem saber é fraqueza; acreditar porque sabemos é poder.'

 

Conhecimento8 Poder.

 

Para compreender o numenal, o estudante deverá se identificar com a Natureza. Ao invés de olhar para si mesmo como um ser isolado, ele deve aprender a ver a si mesmo como parte do Todo Integral [desde-sempre-Um]. Isto porque, no mundo imanifestado, pode ser claramente percebido que tudo é controlado pela Lei da Afinidade, pela atração entre um e outro. Assim, tudo é Amor Infinito, entendido em seu verdadeiro sentido.

 

 

Todo Integral

 

 

Eu respeito um homem por suas qualidades e não por seu nascimento. Isto é, o homem que, a meus olhos, é superior, é aquele cujo Homem Interior se desenvolveu ou está em uma condição de desenvolvimento. Este corpo, riquezas, amigos, relações e todos os outros prazeres mundanos que os homens consideram tão caros e próximos de seus corações passarão, mais cedo ou mais tarde. Mas, o registro de nossas ações para sempre permanecerá para ser transmitido de geração para geração. Nossas ações, portanto, devem ser tais que nos façam dignos de nossa existência neste mundo, enquanto estivermos aqui, assim como após a morte.

 

A Percepção Verdadeira é o Verdadeiro Conhecimento. A percepção é uma atividade da alma; é a visão da inteligência mais elevada, cujo olhar nunca erra. E isto pode ser exercido na verdadeira serenidade mental, como o Mahatma Kut Hu Mi observa: 'É sobre a serena e plácida superfície da mente imperturbada que as visões captadas do mundo invisível encontram uma representação no mundo visível.'

 

Alegoria Hindu: É na escuridão da noite (quando há completo repouso físico e mental, quando há uma perfeita paz e quietude na mente) que Krishna nasce. Só então é que a natureza mais elevada do homem se torna um veículo adequado para a manifestação da Palavra [Verbum Dimissum et Inenarrabile].

 

O Princípio Divino no homem é indivisível. A alma humana [personalidade-alma] é universal. Aquele que quiser desfrutar da Vida Eterna deve viver no Princípio Divino e unir a alma humana com ele. Portanto, um sentido de isolamento pessoal produz morte e aniquilamento, enquanto que a filantropia autêntica e altruísta coloca o indivíduo em contato com o Espírito Divino, e, assim, dá a ele Vida Eterna.

 

O Espírito Divino [Alma Cósmica ou Alma Universal] permeia tudo o que existe, e cada um que se coloca em contato com o Espírito Divino está, necessariamente, em contato com todas as outras entidades que também estão em contato com Ele. Portanto, os Mahatmas, que são conscientes do Logos, estão em constante relação magnética com aqueles que conseguem se libertar da natureza animal inferior; e que, expandindo Manas Superior (a mente, o quinto princípio dos ocultistas), tentam unir a mente permanentemente com Buddhi e Atma, o sexto e sétimo princípios mencionados na Doutrina Secreta.

 

 

 

 

O conhecimento aumenta na proporção direta do seu uso. Isto significa que, quanto mais ensinarmos, mais aprenderemos. Do mesmo modo, quanto mais um órgão for exercitado, mais aumentará a sua atividade funcional – uma vez que, naturalmente, não haja expectativas excessivas ou imediatas. Assim também a vontade se fortalece à medida que é exercida; e quanto mais o indivíduo enfrenta tentações – o que só é possível quando ele convive com seus companheiros – mais oportunidades haverá para que ele exercite e fortaleça sua vontade. Neste processo, surge um momento no qual a estrutura do indivíduo mudou tanto, que ele fica incapacitado para trabalhar no plano físico. Ele, então, deve trabalhar sobre sua estrutura desde planos mais elevados, para os quais ele deve se retirar. Mas, até a chegada deste momento, ele deve estar com a Humanidade, e trabalhar inegoisticamente pelo real progresso humano. Só isto pode produzir a verdadeira felicidade.

 

Ao empreender qualquer coisa, a primeira coisa que se requer é a perseverança. 'Tente novamente'9 sempre deveria ser nosso lema. Uma criança nunca aprenderia a andar, se nunca tentasse fazer isto, simplesmente porque em suas primeiras tentativas ela sofre fracassos e cai de vez em quando. Mas, apesar disto, o instinto da criança a estimula a continuar em seus esforços até ter sucesso. Será que o mesmo espírito que dá à criança o instinto, não a ilumina depois que ela se torna um homem? Não é vergonhoso, para qualquer pessoa, que, embora na infância ela aja em obediência às instruções do Espírito Divino [Deus Interior], após chegar à maturidade se torne surda aos ensinamentos daquele Espírito que uma vez já lhe deu o sucesso, em sua juventude, apesar de todos os primeiros fracassos?

 

Eu abri a porta, e que grande alegria senti quando vi novamente!10

 

Manter-se em contemplação é Illuminar os próprios pensamentos com base na ética e no discernimento, direcionando a atenção para aquilo que possui verdadeiro valor.

 

Propósito útil Aquilo que for compreendido teoricamente deverá ser realizado praticamente.11

 

 

______

Notas:

1. Isto, na verdade, não requer rituais exteriores nem posturas físicas particulares. Diz respeito apenas ao Homem Interior. Isto equivale a dizer que Verdadeira Iniciação só poderá acontecer no Coração.

2. Elementários são restos astrais de uma pessoa egoísta que já morreu. Um Iniciado jamais permite que forças estranhas dominem seu ser.

3. E isto, normalmente, não acontece em uma única encarnação. Para não dizer que é impossível, direi que é muito difícil alcançar o Adeptado em apenas uma vida. Mas, como digo sempre, o importante é não desistir. Um pecadinho aqui outro pecadinho ali fazem parte da existência. Seja como for, só duas coisas importam neste Caminho: Sinceridade e Trabalho. E, mais uma vez, repito este importante ensinamento de Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006): Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica.

4. Aqui, é necessário ter claro que perfeição absoluta, em princípio, não existe. Querer isto é querer o impossível. Nem os mais nobres e augustos Mahatmas são perfeitos. Caminhamos, de perfeição em perfeição, de realização em realização, de Iniciação em Iniciação, sempre para um estado mais perfeito. Logo, aquele que está satisfeito consigo mesmo está dormindo sem saber. A perfeição ideal – divina condição humana que a Filosofia Oculta prevê para a Sétima Raça da Sétima Ronda – de que falou Damodar, é apenas a mais alta possibilidade de realização espiritual possível para este ciclo evolutivo de nossa consciência, que se conclui na Sétima Raça da Sétima Ronda. Mas, repito: isto não é o fim do Caminho e da nossa peregrinação, até porque o Caminho e a peregrinação não têm fim. Ainda que a nossa autoconsciência possa ter tido um começo, a realização plena da Consciência Cósmica é um trabalho árduo, progressivo e ilimitado, repleto de tentações numerosas, de quedas ocasionais e de dúvidas periódicas, como disse Raymond Bernard. Mas, anote aí: nunca desistir. A coisa é mesmo como minha mãe tripeira comicamente dizia: pra frente é que se anda; pra trás, mija a burra. Enfim, como o próprio Damodar reconheceu, o limite máximo de Perfeição Espiritual suprema está, atualmente, além da nossa compreensão.

5. Que poderá ser o mais simples possível, como, por exemplo, ao passar por uma pessoa na rua, em silêncio, desejar ardentemente para ela paz, alegria, saúde, harmonia, proteção, compreensão etc.

6. Ou como disse o escritor, filósofo e poeta estado-unidense Ralph Waldo Emerson (25 de maio de 1803 – 27 de abril de 1882): Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito.

7. O método indutivo (ou indução) é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral. A indução parte da experiência sensível dos dados particulares. A enumeração, por exemplo, trata-se de um raciocínio indutivo baseado na contagem. É importante que a enumeração de dados (que correspondem às experiências feitas) seja suficiente para permitir a passagem do particular para o geral. Entretanto, a indução também pressupõe a probabilidade, isto é, já que tantos se comportam de tal forma, é muito provável que todos se comportem assim, como é o caso, por exemplo, das pesquisas eleitorais e de pesquisas semelhantes. O método dedutivo (ou dedução) é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução (inferência lógica de um raciocínio) para obter uma conclusão a respeito de determinada(s) premissa(s). Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras, caso todas as premissas sejam verdadeiras, se o raciocínio respeitar uma forma lógica válida. Enfim, uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão, se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Premissa 1: Todos os homens são mortais. Premissa 2: Sócrates é homem. Conclusão: Logo, Sócrates é mortal. Comparando os métodos dedutivo e indutivo, é possível concluir que enquanto o pensamento dedutivo leva a conclusões inquestionáveis, porém, já contidas nas hipóteses, o raciocínio indutivo leva a conclusões prováveis, todavia, mais gerais do que o conteúdo das hipóteses.

8. Conhecimento Sabedoria (ShOPhIa).

9. Tentar, como disse muito bem Henry Steel Olcott (2 de agosto de 1832 – 17 de fevereiro de 1907), é a primeira, a última e a eterna lei de auto-evolução. Fracasse cinqüenta, quinhentas vezes se precisar, mas, continue a tentar e tente sempre, e você terá sucesso no final. 'Eu não posso' nunca desenvolveu um homem ou um planeta.

10. era a forma geométrico-simbólica e respeitosa como Damodar se referia ao Mestre Kut Hu Mi.

11. Trecho de uma carta do Mestre Kut Hu Mi a Damodar: ... o progresso espiritual superior deve ser acompanhado pelo desenvolvimento intelectual em uma linha paralela... Lembre-se de que nenhum esforço jamais é perdido,e que para um Ocultista não há passado, presente ou futuro, mas, sempre o Eterno Agora.

 

 

Mestre Kut Hu Mi

 

 

Observação:

Damodar K. Mavalankar (1857 – retirou-se para os os Himalaias em 1885) foi um teosofista indiano e, posteriormente, discípulo do Mestre Kut Hu Mi. Ele nasceu na família de Karhâda Maharashtra, casta dos brâmanes, uma rica família indiana. Além de aprender os princípios de sua religião com seu pai desde tenra idade, ele também recebeu uma educação inglesa muito boa.

Em 1879, Damodar conheceu Henry Steel Olcott e Helena Petrovna Blavatsky, tendo ingressado na Sociedade Teosófica em 1879, desistindo de sua casta. Em 1885, com 28 anos de idade, partiu para o Tibete, a terra da bem-aventurança, nas regiões de nossos Mestres, como a ele se refere Madame Blavatsky. E nunca mais se soube dele.

 

 

 

 

 

 

 

 ste é um Segredo:

estar no mundo sem ser do mundo.

Um outro Segredo:

amar todos os seres do mundo.

 

Mais um Segredo:

não diferençar santo de criminoso.

Daí, vem o Segredo:

sem distinção, ser misericordioso.

 

O maior Segredo:

aprender a ouvir a Voz do Coração.

Só assim o nigredo

será mudado em Dia e Illuminação.

 

Sigilo? Segredo?

Ora, o Universo não esconde nada.

Só o maldito tredo

não terá sua salvaguarda assinada!

 

 

 

 

 

 

Mantra de fundo:

Hari Om Namo Narayanaya

Fonte:

http://www.index-of-mp3s.com/download/mp3/
lagu/id/dae47632/3,om-namo-narayana-chanting/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.freshcoloring.com/preschool/
letter-n-cheese-and-mouse-coloring-page/

http://embuscadeshambhala.blogspot.com.br/
2010/07/ordem-rosacruz-amorc.html

http://soundpossibilities.wordpress.com/
2010/12/13/tetraktys-in-seed-of-life/

http://www.vislumbresdaoutramargem.com/
2013/05/o-teosofista-maio-2013.html

http://www.cosmosofia.com/textos7.html

http://www.anna-kingsford.com/portugues

http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=779

http://www.helenablavatsky.com.br/

http://www.webdesignmash.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_dedutivo

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_indutivo

http://www.dominguez.com.ph/WhatSetsUshtml

http://www.ostibr.org.br/Sobre%20RB.htm

http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=122

http://www.levir.com.br/inst-015.php#_edn13

http://en.wikipedia.org/wiki/Damodar_K._Mavalankar

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.