DAMNATIO MEMORIÆ1

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Damnatio memoriæ

 

 

 

Vale mais a pena bater um pouco os dentes do que adorar ídolos! A soledade de uns é fuga da enfermidade; a de outros é a fuga perante a enfermidade. Todos terão que subir o seu Monte das Oliveiras e escarnecer de toda a compaixão. [In: Also Sprach Zarathustra: Ein Buch für Alle und Keinen (Assim Falou Zaratustra: um Livro Para Todos e Para Ninguém), escrito por Friedrich Wilhelm Nietzsche.]

 

 

 

 

 

 

Vale mais a pena sentir um puta frio

do que aceitar um casaco do Totò Riina.

Vale mais a pena ficar durinho da silva

do que beijar a mão do Don Corleone.

Vale mais a pena morrer na miséria

do que se aliar ao Don Licio Lucchesi.

Vale mais a pena morrer em pecado

do que se confessar com o Arcebispo Gilday.

Vale mais a pena continuar cheio de encostos

do que receber um passe do João de Deus.

Vale mais a pena perder um velho amigo

do que apoiar barbaria e crueldade.

Vale mais a pena não ir a Nova Iorque

do que ir com bufunfa de maracutaia.

Vale mais a pena esperar, como o Pedro Pedreiro,

do que empurrar a macróbia e furar a fila.

Vale mais a pena encarar a urucubaca

do que esperar compaixão dos outros.

Vale mais a pena andar de elétrico

do que tentar fazer negócio com Deus.

Vale mais a pena procurar e não achar

Vale mais a pena não se matrimoniar

do que ficar enchendo o saco de Santo António.

Vale mais a pena dar com a focinheira na porta

do que ficar fazendo ebó pra Exu.

Vale mais a pena se conformar com a brochura

do que ficar se entupindo com .

Vale mais a pena aturar um arranca-rabo

do que dar uma de vacilão.

Vale mais a pena ignorar a obra-prima do Picasso

do que arrotar conhecimento escasso.

Vale mais a pena não ter arma de fogo em casa

do que o tiro sair pela culatra.

Vale mais a pena ter a cabeça a prêmio

do que optar pela neutralidade.

Vale mais a pena curtir sozinho a soledade

do que tentar mitigá-la ficando mal acompanhado.

Vale mais a pena subir o seu Monte das Oliveiras

do que continuar extraviado no seu inferno pessoal.

Vale mais a pena aprender e compartilhar

do que conhecer, desatender e se calar.

Vale mais a pena votar desgostoso e contrariado

do que anular o voto ou votar em branco.
(Cidadania não se negocia nem se transfere.)

Vale mais a pena sentir uma certa repugnância

do que esmigalhar uma cucaracha.

Vale mais a pena duvidar das proibições

do que crer em mirabolâncias fabricadas.

Vale mais a pena errar, cair e levantar

do que transigir, adular e imitar.

Vale mais a pena sacudir a poeira e seguir em frente

do que tomar um porre ou dar uma cafungada.

Vale mais a pena apresentar idéias em objeção a idéias

do que selvagemente vandalizar.

Vale mais a pena se insurrecionar

do que agasalhar dogmas fantasiosos.

Vale mais a pena combater e mudar

do que se ajoelhar e pedir soda.

Vale mais a pena se questionar

do que ser uma vaca de presépio.

 

 

 

 

Vale mais a pena sentir um pouco de frio

do que se aquecer em um eremitério.

Vale mais a pena cair e se levantar

do que se aconchegar na cama de um pishacha.

Vale mais a pena cair em desgraça

do que se arrastar ante os poderosos.

Vale mais a pena arrancar um olho

do que acinzentar a aurora.

Vale mais a pena decepar uma perna

do que correr para enricar.

Vale mais a pena emudecer para sempre

do que barulhar o Silêncio.

Vale mais a pena ficar doente e padecer

do que maltratar e vivisseccionar.

Vale mais a pena não ter e nunca conquistar

do que escravizar e mais-valiar.

Vale mais a pena o desgosto de uma perda

do que ganhar em desacordo com a Lei.

Vale mais a pena usar um par de muletas

do que, subserviente, ficar de quatro.

Vale mais a pena zombar do inverno com um banho frio

do que se proteger em uma pousada maldita.

Vale mais a pena passar fome e emagrar

do que comer a necessidade do outro.

Vale mais a pena morrer de sede no deserto

do que ter pesadelo de repetição.

Vale mais a pena desidratar e definhar

do que turvar a Água da Vida.

Vale mais a pena fazer um exame de consciência

do que desalegrar a Alegria.

Vale mais a pena enfrentar os próprios demônios

do que requestar um impossível milagre.

Vale mais a pena assumir a responsabilidade

do que arrumar um nariz de Pinocchio.

Vale mais a pena se entediar com a desventura

do que invejar a ventura do outro.

Vale mais a pena ser inocente como uma criança

do que sabão como um petrolãozeiro.

Vale mais a pena arrancar fora a coisinha

do que pedofilizar uma criança.

Vale mais a pena sofrer uma damnatio memoriæ

do que dar apoio a um führer.

Vale mais a pena Morrer para, então, Viver

do que viver e depois morrer.

Vale mais a pena arrostar o patíbulo

do que delatar para se salvar.

Vale mais a pena a humildade de ainda não ser

do que ser servo do não-ser.

 

 

 

O Cagüete

 

 

 

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Nota:

1. Damnatio memoriæ é uma locução em língua latina que quer dizer "condenação da memória". No Direito Romano, indicava a pena que consistia no apagamento de qualquer traço da lembrança de uma pessoa, como se ela jamais tivesse existido. Tratava-se de uma pena particularmente dura e desonrosa, reservada, sobretudo, aos traidores e aos hostes, ou seja, aos inimigos de Roma e do Senado Romano, sendo assim considerados aqueles que caíam em desgraça do poder político. Em uma Cidade vaidosa que dava grande importância à aparência social, ao respeito e ao orgulho de ser um verdadeiro Romano como requerimentos fundamentais do cidadão, a damnatio memoriæ era, talvez, o castigo mais severo. Os antigos egípcios também davam extrema importância à preservação do nome de uma pessoa. Aquele que destruísse o nome de uma pessoa era visto como tendo destruído essa pessoa, e isto, inclusive, era válido no mundo dos mortos. Por exemplo, os cartuchos do Mestre-Faraó Iniciador Akhnaton, da 18ª Dinastia, que reinou por dezessete anos e transicionou em 1336 ou 1334 a.C., foram mutiladas pelos seus sucessores, por Ele ter abandonado o tradicional politeísmo egípcio e introduzido uma adoração centrada em um único Deus, Aton. Os sacerdotes de Amon, nunca perdoaram Akhnaton, mas, os Rosa+Cruzes – de todas as vertentes – O respeitam e amam profundamente, pois, acima de tudo, são gratos aos ensinamentos que nos heranciou. Aqueles que receberam a Iniciação do 7º Grau do Faraó, derivada de Sâr Validivar, sabem muito bem o que eu estou entrelinhando. Seja como for, o culto a um único Deus Solar – Aton – estabelecido por Akhnaton, não teve por finalidade criar um único ou um novo deus, mas, sim, tentar acabar com a crença idólatra, escravizadora e infantil em diversos deuses (simbolizados por crocodilos, gazelas, besouros, escaravelhos, falcões, touros, abutres, antílopes, escorpiões, serpentes, hipopótamos, íbis, sapos etc.) que, imposta pelos sacerdotes de Amon, fideística, acachapante e retrogressivamente, prevalecia no Egito Antigo, até porque Akhnaton sabia perfeitamente que todos nós, in potentia, somos Deuses Eternos. Na verdade, Akhnaton, que era Iniciado nos Mistérios Solares, fez do Disco Solar Alado o símbolo material do Verbum Æternum, Dimissum et Inenarrabile. Logo, Ele não inventaria mais um deus, ainda que monoteisticamente admitido como único, para substituir os antigos e sei lá quantos deuses inventados já existentes. Mas, isto só era sabido e conhecido pelo seu círculo íntimo de Altos Iniciados, os Illuminados de Kemet, que, mais tarde, passaria a ser conhecido como o Mestre Multimental AMORCUS (39 + 1) – Akhnaton Magister Omnes Rosæ Circa Universus Spira – Akhnaton Mestre de Todas as Rosas em Torno da Espiral, como revelou o Frater Vicente Velado, que acrescentou: Akhnaton, ao passar [conscientemente] pela Grande Metamorfose [Iniciática], ascendeu a um Plano [Mental] Superior, não como mero ser isolado, mas, como a resultante da cooperação de 40 Mentes 39 Adeptos (39 Rosas Místicas) com o Mestre Akhnaton produzindo [completando] o Quadrado Metafísico (39 + 1 = 40 —› 4 + 0 = 4), e que é a base na qual se assenta a Pirâmide Esotérica Rosacruz. AMORCUS é um Mestre Cósmico acessível unicamente aos Altos Iniciados da Ordem Rosacruz e que nem por Eles pode ser invocado. Observe que os 12 Apóstolos + Jesus também formam um Quadrado Metafísico: 12 + 1 = 13 1 + 3 = 4. Por sua vez, em termos teosóficos, 4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1. Se você pensou na Tetractys Pitagórica, acertou. Enfim, proclamou Aristóteles (Estagira, 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.): Anthropos physei politikon zoon, o ser-humano-aí-no-mundo é um animal político. Mas, mais do que um animal político (politikon), familiar (oikonomikon) e senhorial (despotikon), o ser-humano-aí-no-mundo, fundamentalmente, é um ente simbólico (simbolikon). Isto não deve ser esquecido, porque explica todas as nossas prisões. Bem, esta é a primeira vez que estou abordando este tema, ainda que resumidamente, de forma tão direta. Talvez, alguns (ou muitos) discordem destas alegações, mas, se você achar que estes argumentos fazem algum sentido, por favor, divulgue-os. Para todos nós, esta Era de Aquarius é um tempo particular de mudança, mas, nós não nos libertaremos enquanto acreditarmos e dependermos de deuses impostos pelos outros. Nós não nos libertaremos enquanto formos religiosos, fideístas e monoteístas. Nós só nos libertaremos quando nos convencermos de que somos Deuses Unimúltiplos. Que assim seja. Está feito. Está selado. A.'. U.'. M.'.   A.'. U.'. M.'.   A.'. U.'. M.'.

 

 

Akhnaton

 

 

 

 

Música de fundo:

Prelude of Tragedy

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=9ID4zxz6nDM

 

Páginas da Internet consultadas:

https://giphy.com/explore/cow

https://www.laregion.es/

http://www.unariunwisdom.com/

https://pt.dreamstime.com/

https://giphy.com/explore/so-cold

https://www.dicionarioinformal.com.br/cagueta/

https://tribrach.wordpress.com/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Damnatio_memoriae

 

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