Este estudo tem por objetivo apresentar para reflexão alguns pensamentos selecionados do filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês Daisaku Ikeda (Tóquio, Japão, 2 de janeiro de 1928 – 15 de novembro de 2023).
Breve Biografia
Daisaku Ikeda
Daisaku Ikeda [em japonês:
(Tóquio, Japão, 2 de janeiro de 1928 – 15 de novembro de 2023)] foi um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês. Graduou-se na Faculdade Fuji Júnior. Em 1947, converteu-se ao Budismo de Nitiren Daishonin com apenas dezenove anos e tornou-se membro da Soka Gakkai, uma organização que estava então sob a liderança de Jossei Toda, seu segundo presidente.
Em 1958, o segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, morreu, e após dois anos, em 3 de maio de 1960, Ikeda foi nomeado seu terceiro presidente. Sob sua liderança, a organização progrediu, chegando a alcançar aproximadamente treze milhões de membros no Japão, tornando-se a maior organização de seu gênero nesse País. Para apoiar os esforços da Soka Gakkai, baseados na Filosofia Budista de Nitiren Daishonin e com o intuito de promover a Paz, a Cultura e a Educação, Ikeda fundou, através dos anos, instituições educacionais e culturais, incluindo o Sistema Escolar Soka, que abrange da Pré-Escola a Universidade, a Associação de Concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Tóquio.
Cinco meses após assumir a terceira presidência, Daisaku Ikeda partiu no dia 2 de outubro para sua primeira viagem ao exterior, com uma comitiva de seis dirigentes da Soka Gakkai. Levou no bolso do paletó uma foto de seu mestre com o sentimento de fazer a viagem no lugar dele.
A viagem abrangeu nove cidades de três países: Honolulu, no Havaí, São Francisco, Seattle, Chicago, Nova York, Washington e Los Angeles (nos Estados Unidos) Toronto (Canadá), e São Paulo (Brasil).
Em cada uma dessas cidades, Daisaku estruturou a organização, e, no Brasil, fundou o Distrito Brasil, predecessor da Associação Brasil - SGI (BSGI). A partir de então, inúmeras foram as viagens realizadas ao redor do mundo em prol da paz.
Assim, a organização foi sendo estruturada em diferentes países, surgindo a necessidade da criação da Soka Gakkai Internacional, ocorrida em Guam, no Havaí, em 1975. Daisaku, presidente da SGI, impulsionou ainda mais o movimento em prol da paz, da cultura e da educação. Hoje, a SGI está presente em aproximadamente 200 países e regiões e realiza atividades em prol do bem-estar da sociedade.
Desde 1967, quando Daisaku propôs a normalização das relações sino-japonesa, ele se engajou ativamente na elaboração e publicação de propostas, dirigidas às Nações Unidas, tratando de questões sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente. Além disso, baseado na crença de que os primeiros passos rumo à realização da paz se iniciam com o diálogo de vida a vida, engajou-se em uma diplomacia do cidadão, encontrando-se com líderes políticos e intelectuais de todo o mundo, num intercâmbio de opiniões a respeito dos desafios que se interpõem à Humanidade. Alguns desses diálogos foram compilados na forma de livros.
Daisaku prosseguiu percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da Filosofia Budista aos problemas da Humanidade e se empenhando vigorosamente para criar uma nova era o século XXI – uma era de esperança, de compreensão, de respeito mútuo e de paz e prosperidade embasadas no verdadeiro humanismo.
Em adição, Daisaku foi um prolífero autor, escreveu romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos foram traduzidos para mais de quatorze idiomas.
Foi galardoado, em 2007, com o Prêmio Mundial do Humanismo, pela Academia do Humanismo da Macedônia.
Em 10 de dezembro de 1992, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná. Em 1993, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2007, ainda, recebeu o Título Doutor Honoris Causa concedido pela UNINGÁ – Centro Universitário Ingá, de Maringá, PR, pelos relevantes serviços em prol da paz. Mais recentemente, em 2019, recebeu o título Doutor Honoris Causa concedido pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Daisaku também foi membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.
Daisaku morreu em 15 de novembro de 2023, aos 95 anos, em Tóquio.
Pensamentos de Daisaku Ikeda
Somente a firme determinação de enfrentar as adversidades levará o indivíduo a vencê-las verdadeiramente.
O problema é que nós
costumamos deixar-pra-lá.
Queremos que os nossos nós
sejam desatados por alguém-lá.E continuamos na mesma
e na mesma continuamos.
E, tal-qualmente uma lesma,
ainda que acordados, sonhamos.Nós precisamos compreender
que somos responsáveis por.
Enquanto insistirmos em não-ser,
nosso Eu permanecerá cego-surdo-mudo.
O futuro começa neste instante! É importante vencer aqui e agora! [Na verdade, não há passado, nem presente, nem futuro; existe, sim o Sempre. Portanto, ninguém está atrasado ou adiantado. Aqui e agora é o próprio Unimultiverso, que está em nós e nós estamos Nele. Vencer = Compreender. Ser derrotado = Não Compreender. Só nos libertaremos (de nós mesmos) se e quando, relativamente, Compreendermos as Leis Unimultiversais. Enquanto não Compreendermos relativamente as Leis Unimultiversais, permaneceremos escravos de nós mesmos, das nossas miragens e das nossas ilusões.]
Princípio do Mentalismo
O Todo é mente; o Uni[multi]verso é mental.
Princípio da CorrespondênciaO que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.
O Grande Símbolo de Salomão
In: Dogma e Ritual da Alta Magia, Éliphas Lévi Zahed
Princípio da VibraçãoNada está parado; tudo se movimenta; tudo vibra.
Vibrações Experimentadas Pelas Moléculas de Ãgua
Princípio da PolaridadeTudo é duplo; tudo tem pólos; tudo tem seu oposto; o igual e o desigual são equivalentes; os opostos são idênticos em natureza, mas, diferentes em graus; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.
Princípio do RitmoTudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; todas as coisas se levantam e caem [caem e se levantam]; a oscilação do pêndulo se manifesta em tudo; a medida da oscilação à direita é a medida da oscilação à esquerda; o ritmo compensa.
Eletrocardiograma ou ECG
Princípio da Causa e EfeitoToda causa produz um efeito, todo efeito é gerado por um causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei desconhecida; há muitos planos de causalidade, porém, nada escapa às Leis Cósmicas.
Princípio de GêneroO gênero está em tudo; tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos da existência. [Precisamos compreender: ora
, ora
.]
O ser humano mais nobre de todos é aquele que atinge seus objetivos, enquanto trilha o caminho de sua missão. [Ninguém é mais ou menos nobre do que ninguém. Realizamos (uma parte d)a nossa missão-objetivo na vida na medida em que compreendemos o porquê e o para quê da própria vida. Em cada encarnação – samsara – como
ou como
, poderemos avançar, estacionar ou retrotrair. Tudo depende de nós. Na verdade, tudo é Bom.]
Em nossas vidas há momentos de alegria e momentos de sofrimento. Se conseguirmos entender que sempre haverá bons e maus momentos, poderemos, gradualmente, não esperar apenas bons momentos e nem detestar os maus. [Causa —› Efeito. Um Grande Adepto do século XV, em carta a seu filho, ensinou: a paciência é a escada do Filósofo, e a humildade é a porta do seu Jardim.]
Aqueles que exploram a religião para seus próprios fins egoístas oprimem e aviltam as pessoas. Impiedosamente, eles levam vantagens sobre os outros, apossando-se do que podem, e, então, cruelmente, deixam as pessoas de lado, quando não têm mais nada a oferecer. Da mesma forma, aqueles que exploram o mundo da política para o seu próprio fim compartilham do mesmo desprezo pelas pessoas. Os senhores não devem ser enganados por esses tipos de pessoas. As pessoas não existem para beneficiarem os líderes. O que deve ocorrer é justamente o oposto. Os líderes, inclusive os políticos e os clérigos, existem para beneficiar as pessoas. Os professores, por sua vez, existem para o bem dos estudantes. Entretanto, muitos dos que se encontram em posições de liderança se comportam arrogantemente, e apequenam as pessoas.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O inverno sempre se transforma em primavera. Não há inverno que seja eterno. [O triste problema é que, para muitos, como, por exemplo, para os ucranianos e para os gazenses, não existe primavera; o inverno é permanente!]
Coragem é sinônimo de fé. [Coragem nada tem a ver com fé. Fé é uma debilidade, e, portanto, não pode produzir coragem.]
Um fator precioso para o ser humano é a disposição de estudar e de aprender, ato este muito mais importante do que o de obter fama e riqueza. Por mais que uma pessoa seja famosa, ela não é digna de respeito, se não possui essa disposição. Continuar estudando ao longo do curso da vida – eis a atitude de uma pessoa respeitável [inteligente].
Todas as tragédias e todas as dores do mundo moderno, em última instância, foram e continuam sendo criadas pela Humanidade. [Acaso, possivelmente, quiçá, talvez, porventura, inesperado, azar, sorte etc. não existem no calendário cósmico. Todos os acontecimentos, fatos e ocorrências bons ou maus, construtivos ou destrutivos, progressistas ou retrogressivos, sem exceção, derivam, consciente ou inconscientemente, de causas (mentalizações, verbalizações e ações) preexistentes e pré-fabricadas por nós. Repito o Princípio da Causa e Efeito, registrado no Caibalion (Kybalion), que contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, tal como era ensinado nas Escolas Herméticas do Antigo Egito e da Antiga Grécia: Toda causa produz um efeito, todo efeito é gerado por um causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei desconhecida; há muitos planos de causalidade, porém, nada escapa às Leis Cósmicas. Portanto, esotericamente, é compreendido que os desastres naturais, em grande medida, são antropogênicos, pois, de fato, resultam de ações ou de omissões humanas, e estão relacionados com as atividades do homem, seja como fautor, seja como autor. Em uma das vinte conferências proferidas por Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919) – um dos mensageiros escolhidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz para, entre outras tarefas, explicar e transmitir à Humanidade os Mistérios Ocultos nas chamadas Sagradas Escrituras – em Columbus, Ohio, durante o mês de novembro de 1908, afirmou: Há uma relação entre materialismo, abalos sísmicos e outros cataclismos. Quanto mais crescer o materialismo, mais numerosas se tornarão as erupções vulcânicas; quanto mais se alastrar o materialismo, mais pontos da Terra serão afetados. Ou seja: quanto mais egoístas, irresponsáveis e criminosos nos tornarmos, mais sofreremos as conseqüências do nosso egoísmo, da nossa irresponsabidade e da nossa criminalidade, pois, teremos que ajustar (por compensação) todos os contrafeitos, defeitos, imperfeitos e malfeitos que fizermos. Impuni(bili)dade é uma sacanagem inventada pelo Homo sapiens; no Unimultiverso não existe isso. Simples e inexorável assim. Bem, eu não sou Jeremias, nem um profeta do caos, nem tampouco desejo o mal de ninguém, muito, muito pelo contrário, mas, sei que, por exemplo, tanto a Federação da Rússia como o Estado de Israel haverão de compensar duramente o que fizeram e o que estão fazendo na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Já os Estados Unidos precisam tomar muito cuidado com a decisões do Governo Trump, para não acabarem entrando na mesma fria. E o nosso querido Brasil, se não quiser amargar dias sombrios de calamidades incontroláveis, precisa acabar já com essa estúpida e analfabeta polarização política esquerda-direita, lulismo-bolsonarismo. Enfim, precisamos estar atentos e vigilantes, pois, as mudanças climáticas (Novo [a]normal do Clima) – paridas por nós – são só a parte visível e detectável do problema relacionado com os desastres naturais crescentes e cada vez mais violentos que estamos enfrentando, originados pela dinâmica interna (dolinas, sumidouros, subsidências, terremotos, maremotos, vulcanismo, tsunamis etc.) e externa (tempestades, tornados, inundações, escorregamentos etc.) da Terra. Dito isto, apresento um exercício esotérico amoroso, muito simples e muito rápido, que poderá ser feito em qualquer hora do dia: 1º) beba um copo de água; 2º) confortavelmente sentado, tendo toda a nossa Humanidade-irmã como foco, vocalize o Mantra OM (AUM) três vezes, com o seguinte pensamento-comando em mente: LLuz, Vida, Amor, Paz, Bem e Beleza para a toda a Humanidade. Sem exceção.]
O Inacreditável Aconteceu
Confira:
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2025/03/03/trump-sus
pende-ajuda-militar-a-ucrania-apos-seu-bate-boca-com-zelensky.ghtml
Ou sai o acordo dos minerais
ou não ajudaremos nunca mais.
Ou Zelensky trata de se render
ou Putin continuará a fazer doer.É a geopolítica da crueldade.
É um cruel imperativo hipotético.
É desafeição e desumanidade.
É um raciocínio escalafobético.É involução em vez de ascensão.
É Manipura em vez de Sahasrara.
É separatividade... É solidão...
É dor... É ferida... É escara...
A causa da derrota não se encontra no obstáculo ou no rigor das circunstâncias; está no retrocesso na determinação e na desistência da própria pessoa.
Quando o ser humano regride em sua decisão, os problemas que se erguem em sua frente acabam parecendo maiores e o confundem, como uma realidade imutável.
Uma pessoa que consegue brilhar na escuridão consegue ser feliz em qualquer lugar, em qualquer circunstância.
Aquele que consegue vencer um inimigo é forte, mas, aquele que consegue vencer a si próprio é realmente poderoso.
A dificuldade do momento presente será a glória do futuro!
Não faz mal que seja pouco.
O que importa é que o avanço de hoje
Seja maior que o de ontem.
Que nossos passos de amanhã
Sejam mais largos que os de hoje.
Neste mundo, nossa existência é como um mar tempestuoso. Devemos nos lançar a ele, mesmo sendo açoitados por todos os tipos de experiências. Não há outra maneira, pois, isso faz parte de nosso inevitável destino [da nossa necessária aprendizagem] como seres humanos.
Não avançar é o mesmo que retroceder.
As pessoas não existem em função da religião. É a religião que existe em função das pessoas. Mesmo na política, não é o povo que existe em função dos políticos. São os políticos que existem em função do povo.
Na vida, há momentos que parecem que estamos dentro de um túnel. O que não podemos fazer é parar no meio.
Parar no meio do túnel é jogar a encarnação no lixo!
Pessoas que odeiam... estão no mais baixo estado da existência humana, e são os mais baixos seres humanos.
Existe uma única Estrada, e somente uma...
A morte não é a maior tragédia do ser humano, é pior quando algo vital dentro da pessoa morre, enquanto ela ainda está viva!
Quando a vida
não é
e a morte
não é,
a more
é igual à vida
e a vida
é igual à more.
Quando o
se submete ao ego,
é impossível
arrancar o prego.
Quando o nosso
está amordaçado,
nosso
não se une ao Quadrado.
É assim que pregamos nosso Deus Interior na Cruz da Experiência Mutável e Adquirida!
Se a vida fosse sempre uma navegação tranqüila e se nunca tivéssemos contratempos, isso seria sinal de estagnação.
Ler oferece a oportunidade de participar de uma expedição com Alexandre, o Grande, ou de se tornar amigo de pessoas, como Sócrates e Victor Hugo, e de dialogar com elas.
Ae alguém lhe disser fuja, desista, você deve responder: — Jamais!
O propósito da vida não é ter uma lista de montanhas que escalou. É se tornar um excelente alpinista, pois, assim, você será capaz de escalar todas as montanhas, mesmo as que não escolher.
Seja como for a grandiosa revolução humana de uma única pessoa, irá, um dia, impulsionar a mudança total do destino de um país, e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a Humanidade.
Tudo Está Interconectado
Vou andando,
Antes de o Sol nascer,
À procura de LLuz...
No desejo de varrer
As trevas de minh' alma![Caminhando,
com o Sol já nascido
em meu Coração,
nada mais desejo,
pois, me torneicom a LLuz.]
A música permite aos homens comunicarem seus sentimentos mais íntimos uns aos outros.
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais, braços dados ou não...
...........................................
Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...
...........................................
Geraldo Vandré
Pai, afasta de mim esse cálice...
Pai, afasta de mim esse cálice...
Pai, afasta de mim esse cálice...
De vinho tinto de sangue!
..................................
Chico Buarque e Gilberto Gil
And more,
much more than this,
I did it my way...
......................
Claude François e Jacques Reveaux (adaptada por Paul Anka)
É de máxima importância que, seja qual for o campo em que você esteja envolvido, sempre mantenha a humildade em sua mente.
Quem cultivar um firme caráter na juventude florescerá cada vez mais com o passar dos anos.
A Regra é: Atuar pelo bem das pessoas e pelo bem-estar social.
A insatisfação por aquilo que não temos é o resultado da falta de gratidão por aquilo que temos.
— Eu tinha um carrinho de rolimã,
mas, queria tanto ter um patinete.
Quando tive um patinete,
queria tanto ter uma bicicleta.
Quando tive uma bicicleta,
queria tanto ter um automóvel.
Quando tive um automóvel,
queria tanto ter um avião.
Quando tive um avião,
aí, já velho e gagá,
morri brocha e infeliz,
por que nunca fui rico
como o Elon Musk,
nem poderoso como o Donald Trump!
A felicidade e o inferno estão dentro do nosso próprio Coração.
Não se anda porque há um caminho. É por andar que o caminho vai se abrindo.
Se existe alguma diferença entre as pessoas, então, essa diferença está somente nas suas realizações.
Obviamente, desde que somos seres humanos, eternamente existirão conflitos, rivalidades e divergências de opiniões. Entretanto, terminantemente, jamais deverá haver a necessidade de nutrirmos ódio ou mesmo de nos matarmos uns aos outros.
A fama é [nuvem] passageira [que com o vento se vai]. É como uma miragem ou como a luz de um vaga-lume. Como Nitiren Daishonin [um monge budista do Japão do século XIII] disse: Ser elogiado por tolos – essa é a maior vergonha. A fama nada tem a ver com felicidade. Não estamos vivendo meramente pela popularidade ou para a fama, transitórias como a espuma sobre a água [ou como cheiro de pum]. Estamos avançando ao longo do supremo caminho de vida, que se levanta sobre todos os fenômenos efêmeros.
A verdadeira força de um guerreiro não está na sua capacidade de atacar, mas, sim, na de resistir a ataques.
— Eu resisti, mas, perdi.
Cabisbaixei. Chorei.
Mas, compreendi que,
apesar de ter perdido,
o vencedor fui eu!
Assim como uma brisa de primavera desperta novos brotos verdes e tenros, o encorajamento sincero pode descongelar um coração congelado e incutir coragem. É o meio mais poderoso de rejuvenescer o espírito humano.
Pequenas coisas importam. O que pode parecer um pequeno ato de coragem é coragem, no entanto. O importante é estar disposto a dar um passo à frente.
Nossa determinação se manifesta em nossas ações. A verdadeira força de nossa resolução é revelada pelo quanto podemos realizar, quando o tempo é limitado.
Seja qual for a nossa condição, contanto que nos sintamos necessários aos outros, seremos movidos pelo desejo de responder. Este desejo desperta as capacidades internas da vida, mantendo viva a chama da dignidade humana.
A confiabilidade de um líder é medida pelo grau em que ele pensa nos outros. A consideração pelos outros é uma qualidade essencial para os líderes, juntamente com a coragem e a capacidade de fazer julgamentos objetivos.
As mulheres são as verdadeiras protagonistas na construção de uma sociedade melhor. Sua sabedoria e suas ações são a força-motriz para a criação de uma era de paz e de humanismo democrático.
Amizade e paz não são abstrações. Elas são uma questão de como tratamos aqueles em nosso ambiente imediato. Este é o caminho para a paz real.
A Estrada que percorremos é longa, mas, precisamos seguir em frente. O nosso esforço tenaz e perseverante dará origem a um ímpeto em direção à paz, que se espalhará pelo mundo. [Mais do que longa, a Estrada que percorremos é ilimitada e interminável, mas, é sempre educativa.]
— De onde vim não sei,
como vim parar aqui não sei,
por que estou aqui não sei,
o que estou fazendo aqui não sei,
para onde irei não sei.
Todavia, três coisinhas eu sei,
e acho que você também sabe:
ou damos fim à separatividade
ou morreremos todos inanes,
ou damos fim às guerras infernais
ou morreremos todos inanes,
ou construímos uma paz duradoura
ou morreremos todos inanes.
Quando despertamos para nosso senso de propósito na vida, uma Força Ilimitada brota dentro de nós, que nos permite enfrentar todos os obstáculos e todas as dificuldades que surgem na vida. E, à medida que vamos implementando ações corajosas [e categóricas], nossa Força Interior vai aumentando cada vez mais. [SERVIR].
Paralelogramo de Forças
Se desistirmos, nada poderá ser alcançado. A paz é uma luta permanente contra a resignação [e o deixar-pra-lá].
Todos podem se engajar na educação para a Paz, [para a Beleza e para o Bem]. Pode ser tão simples quanto reservar um tempo para conversar com as crianças e os jovens em nossas vidas – em nossos lares e em nossas comunidades – sobre a dignidade da vida e a unimultifraternidade unimultiversal de todos os seres. Nunca devemos subestimar o impacto de esforços aparentemente tão pequenos.
Unimultifraternidade Unimultiversal
A luta pela paz, assim como a luta pelos direitos humanos e pelo bem da Humanidade, não é uma luta em que, tendo alcançado o pico da montanha, o objetivo final aparece. Em vez disso, deve ser pensada como o trabalho de gerar um fluxo ininterrupto e imparável de comprometimento solidário, que conecta e é passado de uma geração para a outra.
A paz é uma espécie de competição entre desespero e esperança, entre desempoderamento e persistência comprometida. Na medida em que a impotência se enraíza na consciência das pessoas, há uma tendência maior de recorrer à força. E esta impotência sempre gera violência.
Somente quando a tocha da paz arder intensamente nos Corações das pessoas o mundo brilhará com a Luz da Paz Duradoura, [que Immanuel Kant (Königsberg, Reino da Prússia, 22 de abril de 1724 – Königsberg, Reino da Prússia, 12 de fevereiro de 1804) denominou Ewigen Frieden (Paz Perpétua)].
Aqueles que se retraem em sua própria pequena concha [ilusória], desejando apenas sua própria felicidade, nunca poderão se tornar verdadeiramente felizes. A verdadeira felicidade só advirá quando você e aqueles ao seu redor se tornarem todos felizes. [Como tudo + todos =
, enquanto um único ser – de qualquer uma das Quatro Hierarquias Terrestres – chorar e sofrer, todos nós choraremos e sofreremos. Você não errará, se pensar e estender esta concepção para todo o Unimultiverso. Portanto, os conceitos ou idéias
e
são absurdos, egoístas e estão completamente equivocados.]
Tudo + Todos = 1
Discriminar os outros é absolutamente um mal. Aqueles cujas mentes são tão distorcidas a este ponto ferem as vidas dos outros, assim como a si mesmos. Tentar localizar as “raízes” da identidade de alguém em um grupo racial ou étnico específico é uma ilusão. É como uma miragem no deserto. Tal senso de identidade apenas aumenta as distinções entre o mesmo e os outros, e se torna uma causa subjacente de conflito e de discórdia. O que é necessário e insubstituível é um senso comum de nossa identidade humana mais profunda, que deve ser compartilhada com e por todos. Quando mudarmos a maneira como nos vemos como seres humanos tudo mudará.
No final, a Verdade [ainda que relativa] triunfará. [Mas, por que Verdade relativa? Porque jamais conheceremos a Verdade Absoluta. Nem os mais elevados e augustos Mestres Ascensionados podem dizer que conhecem a Verdade Absoluta. Somos todos eternos estudantes; somos todos eternos aprendizes; somos todos eternos chelas.]
De uma forma ou de outra, todos buscam a paz. É por isso que precisamos mudar nossa atitude em relação aos outros e nos engajar em um diálogo corajoso e fraterno. Precisamos romper com a desconfiança, com o ódio e com o medo, que podem ter se alojado em nossos Corações. [Tudo isso faz parte de o-que-não-é.]
O futuro da raça é decidido pela juventude. Tudo depende do fomento da juventude. A juventude é o tesouro mais precioso da Humanidade.
A perseverança é a chave indispensável para se alcançar qualquer coisa. Se pararmos de cavar um poço no meio do caminho porque achamos muito cansativo, nunca chegaremos à água.
A vida, de maneira geral, se constitui de uma série de eventos imprevistos. É como agimos em tais situações que revela nosso verdadeiro caráter.
Desperdiçar tempo é desperdiçar a vida.
Uma pessoa genuinamente feliz é aquela que fez e faz os outros felizes.
Resumo de tudo o que estudamos: O infortúnio dos outros é o nosso infortúnio. Nossa felicidade é a felicidade dos outros. Ver a nós mesmos nos outros e sentir um senso interno de unicidade com todos representa uma revolução fundamental na maneira como vemos e como vivemos nossas vidas. Portanto, discriminar outra pessoa é o mesmo que discriminar a nós mesmos. Quando machucamos outra pessoa, estamos machucando a nós mesmos. E quando respeitamos os outros, respeitamos e elevamos nossas próprias vidas também. [Ou seja: 1 ± 1 = 1.]
Mantra de fundo:
AUM
Fonte:
Páginas da Internet consultadas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dolina
https://freesvg.org/darkowl-blue-earth
https://www.daisakuikeda.org/sub/quotations/index.html
http://www.bbmgif.com/gallery/item.php?id=4710
https://ar.pinterest.com/pin/458100593366939359/
https://mrbelloblog.com/nail-it/
https://www.todamateria.com.br/inquisicao/
https://escolaeducacao.com.br/cruzadas-medievais/
https://www.dreamstime.com/illustration/ukrainian-girl.html
https://pngtree.com/freepng/praying-muslim-man-vector-image_15015552.html
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ouro-dos-tolos.htm
https://www.freeiconspng.com/images/poop-emoji-png
http://www.souzaaranhamachado.com.br/2022/10/the-great-resignation/
https://dk.pinterest.com/pin/854487729288794605/
https://junbon.tumblr.com/post/53554987328
https://depositphotos.com/br/photos/tunel-oscuridad.html
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:W
ater_molecule_rotation_animation_large.gifhttps://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1473727310
http://laurenhill.emsb.qc.ca/science/kinetic.html
https://executivefunctionsummit.com/brain-background-1-gif/
https://pixabay.com/gifs/search/sexuality/
https://gifer.com/en/gifs/domino#google_vignette
https://www.behance.net/search/projects/daisaku%20ikeda#
https://www.pensador.com/frase/OTA4OTM5/
https://br.pinterest.com/pin/10625749104536281/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caibalion
https://www.pensador.com/autor/daisaku_ikeda/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Daisaku_Ikeda
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.