I
- Pela manhã, antes de levantar, agradece ao Deus do teu Coração
o novo dia que te é dado viver no plano terreno e pede-lhe que o
inspire ao longo desse dia. Depois, de pé e voltado para o Leste,
faze três respirações profundas, concentrando-te na
vitalidade, que é despertada em ti mesmo. Feito isto, bebe um copo
d`água antes de dares início às tuas tarefas.
II
- Apesar das vicissitudes e das provações que a vida comporta,
considera-a sempre como o mais precioso bem que o Cósmico outorgou
ao ser humano, pois ela é o suporte de tua evolução
espiritual e a fonte da felicidade a que aspiras. Neste particular, considera
teu corpo como o templo de tua Alma e cuida dele o melhor que puderes.
III
- Reserva, se possível, em tua casa um lugar para prece, meditação
e estudo dos ensinamentos de nossa Ordem. Faze dele o teu oratório
particular, o teu Sanctum, e conserva-o livre de toda preocupação
e de toda atividade profana.
IV
- Antes de cada refeição, dá graças a Deus pela
chance que tens de te alimentares, e pensa em todos aqueles que não
têm o privilégio de saciar sua fome. Se estiveres sozinho ou
na companhia de outros membros da Ordem, coloca as mãos sobre o alimento,
com as palmas voltadas para baixo, e fazendo mentalmente, ou em voz alta,
esta invocação simbólica: Que este alimento seja
purificado e magnetizado pelas vibrações que emanam de minhas
mãos, a fim de que ele supra as necessidades do meu corpo e da minha
alma. Que todos aqueles que têm fome estejam associados a esta refeição
e participem espiritualmente de seus benefícios. Assim Seja!
V
- Sabendo que o objetivo de todo ser humano é de se aperfeiçoar
e de se tornar melhor, faze constantes esforços para despertar e
expressar as virtudes da Alma que o anima. Ao fazê-lo, estarás
contribuindo para tua evolução e servindo à causa da
Humanidade.
VI
- Durante o dia, isola-te por alguns instantes, de preferência no
teu Sanctum, e irradia pensamentos de amor, de harmonia e de saúde
para toda a Humanidade, em particular para todos aqueles que estejam sofrendo,
física ou moralmente. Pede também a Deus que os ajude em todos
os aspectos e os preserve, o quanto possível, das tribulações
da vida.
VII
- Comporta-te de tal maneira que todos aqueles que compartilham de tua vida
ou vivam em teu contato, sintam em teu exemplo o desejo de se assemelharem
contigo. Guiado pela Voz de tua Consciência, que tua moral seja a
mais pura possível e que tua preocupação primeira seja
sempre de pensar bem, de falar bem e de agir bem.
VIII
- Sê tolerante, defendendo o direito à diferença. Nunca
uses tua faculdade do julgamento para censurar ou condenar a outrem, pois
tu não podes ler os corações e as almas. Considera
os outros com benevolência e indulgência, atento para o que
haja de melhor neles.
IX
- Mostra-te generoso para com aqueles que estejam passando necessidades
ou que sejam menos favorecidos do que tu. Todo dia procura realizar pelo
menos uma boa ação para outrem. Seja qual for o bem que faças
a alguém, não te vanglories disso, mas agradece a Deus o ter
permitido contribuir para o seu bem-estar.
X
- Sê moderado em teu comportamento e evita os extremos em tudo. Demonstra
temperança, seguindo o reto caminho do meio em toda circunstância.
XI
- Se ocupas um cargo de poder, não te glorifiques disso nem te deixes
arrebatar pela influência que este cargo te permita exercer. Nunca
o empregues para forçar alguém a fazer coisas que reprovas
ou que sejam injustas, ilegais ou imorais. Assume-o com humildade, colocando-o
a serviço do bem comum.
XII
- Escuta os outros e fala com o devido conhecimento de causa. Se tiveres
de fazer uma crítica, faze com que ela seja construtiva. Se te pedirem
opinião sobre um assunto que desconheças, admite humildemente
tua ignorância. Nunca te permitas recorrer à mentira, à
maledicência ou à calúnia. Se ouvires declarações
maldosas a respeito de outra pessoa, não as reforce com a tua condescendência.
XIII
- Respeita as leis do teu país e te esforça para seres um
bom cidadão. Lembra-te sempre de que é na evolução
das consciências que se encontra a chave do progresso humano.
XIV
- Sê humanista e considera a Humanidade inteira como tua família.
Além de tua raça, de tua cultura e de tuas crenças,
todos os seres humanos são teus irmãos e irmãs. Merecem,
por conseguinte, o mesmo respeito e consideração.
XV
- Considera a natureza como o mais belo santuário e a expressão
da Perfeição Divina na Terra. Respeita a vida em todas as
suas formas, vendo os animais1 como seres, não apenas
seres vivos, mas igualmente conscientes e sensíveis.
XVI
- Sê sempre um livre-pensador2. Reflete por ti mesmo nunca
pensando conforme a opinião dos outros. Além disso, dá
a todo mundo a liberdade de pensamento; não imponhas as tuas idéias
a outrem e considera sempre que elas são suscetíveis de evoluir.
XVII
- Respeita as crenças religiosas ou filosóficas,
desde que não atentem contra a dignidade humana. Não apóies
nem abones o fanatismo3 ou o integrismo4, em qualquer
que seja a forma. Na maneira de viver tua fé, cuida para não
seres dogmático ou sectário.
XVIII
- Sê fiel às tuas promessas e aos teus compromissos. Quando
deres tua palavra, atribui um caráter sagrado e compromete tua honra
através dela. Se tiveres de prestar juramento, faze-o pensando na
Rosacruz, símbolo do seu ideal moral. Lembra-te de que toda mentira
de tua parte traz conseqüências cármicas. Com efeito,
se é possível enganar os teus semelhantes, ninguém
pode se subtrair à Justiça Divina.
XIX
- Se teus meios permitirem e se assim desejares, traze teu apoio material
à Ordem, a fim de ajudá-la em suas atividades e contribuir
para sua expansão e perenidade.
XX
- Como o objetivo da Ordem é contribuir para a elevação
das consciências e transmitir seu ensinamento secular, esteja sempre
disponível para apresentar seus ideais e sua filosofia àqueles
que estejam em busca de conhecimento, sem jamais tentar convencê-los
ou impor tuas idéias.
XXI
- Nunca deixes alguém supor que os membros da Ordem são sábios
e detentores da verdade. A quem te perguntar, apresenta-te antes como um
estudioso ou um buscador da Sabedoria. Nunca pretendas ser um Rosa+Cruz,
e, sim, sempre um neófito em via de aperfeiçoamento.
XXII
- À noite, antes de adormeceres, faze um balanço do dia que
está terminando, vendo o que foi construtivo ou não. Em tua
alma e consciência, julga o que pensaste, o que disseste e o que fizeste
ao longo desse dia. Tira disto lições úteis para tua
evolução espiritual, tomando boas resoluções.
Feito isto, irradia pensamentos positivos para toda a Humanidade e, depois,
confia tua Alma a Deus.5
Por
que tantasmil lamentações?
Por
que tantasmil inexatidões?
Por
que tantasmil incongruências?
Por
que tantasmil desistências?
Encarnação
que nos Ensina!
Encarnação
que nos Illumina!
Encarnação
desejada e facultada!
Encarnação
trinamente abençoada!
Só
pela encarnação aprenderemos!
Só
pela encarnação avançaremos!
Só
por ela poderemos ser libertados!
Só
por ela seremos Transmutados!
______
Notas:
1. Que
são meus e teus irmãos menores.
2. O
livre-pensamento foi uma corrente do Iluminismo francês e inglês
que, mantendo-se crente em Deus, negava a veracidade da revelação
bíblica, combatia a intolerância religiosa e contestava a racionalidade
dos dogmas, dos mistérios e dos milagres. Logo, um livre-pensador
é aquele que duvida de ou nega dogmas religiosos; um livre-pensador
é um indivíduo cujas opiniões a respeito da religiosidade
são formadas com base na razão, independentemente de qualquer
autoridade; um livre-pensador é aquele que analisa o que o rodeia
baseado apenas no seu próprio raciocínio, sem se deixar influenciar
por correntes alheias nem idéias preconcebidas. Entre os mais famosos
livre-pensadores estão Robert Green Ingersoll, Gotthold Ephraim Lessing
e Francisco Ferrer y Guardia e Voltaire. Hoje, se considera que Thomas More
foi um livre-pensador avant la lettre, ou seja, antes do estado
definitivo, antes do seu inteiro desenvolvimento ou antes de o termo existir.
3. O
fanatismo é o zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos
de intolerância. No caso, um fanático (admirador e obstinado)
é aquele que se acredita inspirado pelo espírito divino, por
uma divindade, que acredita iluminado e apresenta uma devoção
quase sempre cega. De certa forma, os ultranaturalistas (que apresentam
um naturalismo exacerbado) são fanáticos religiosos. Já
o ultramontanismo é a doutrina que defende a posição
tradicional da Igreja Católica italiana de sustentar a tese da infalibilidade
do papa, o que justifica e alimenta a política centralizadora da
Igreja Católica. Enfim, o ultramontanismo é o conjunto de
idéias e doutrinas que apóiam a autoridade e o poder absoluto
do papa
4. O
integrismo é a atitude mental dos que procuram conservar intato,
íntegro, um sistema, especialmente no caso de uma religião.
É a atitude de fiéis que refutam toda e qualquer evolução
ou mudança na religião, particularmente nos dogmas e nas formas
externas do culto. Sinônimos: fundamentalismo, tradicionalismo.
5. Ao
Deus do teu Coração.