Uma colaboração
de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

I - Pela manhã, antes de levantar, agradece ao Deus do teu Coração o novo dia que te é dado viver no plano terreno e pede-lhe que o inspire ao longo desse dia. Depois, de pé e voltado para o Leste, faze três respirações profundas, concentrando-te na vitalidade, que é despertada em ti mesmo. Feito isto, bebe um copo d`água antes de dares início às tuas tarefas.

 

II - Apesar das vicissitudes e das provações que a vida comporta, considera-a sempre como o mais precioso bem que o Cósmico outorgou ao ser humano, pois ela é o suporte de tua evolução espiritual e a fonte da felicidade a que aspiras. Neste particular, considera teu corpo como o templo de tua Alma e cuida dele o melhor que puderes.

 

III - Reserva, se possível, em tua casa um lugar para prece, meditação e estudo dos ensinamentos de nossa Ordem. Faze dele o teu oratório particular, o teu Sanctum, e conserva-o livre de toda preocupação e de toda atividade profana.

 

IV - Antes de cada refeição, dá graças a Deus pela chance que tens de te alimentares, e pensa em todos aqueles que não têm o privilégio de saciar sua fome. Se estiveres sozinho ou na companhia de outros membros da Ordem, coloca as mãos sobre o alimento, com as palmas voltadas para baixo, e fazendo mentalmente, ou em voz alta, esta invocação simbólica: Que este alimento seja purificado e magnetizado pelas vibrações que emanam de minhas mãos, a fim de que ele supra as necessidades do meu corpo e da minha alma. Que todos aqueles que têm fome estejam associados a esta refeição e participem espiritualmente de seus benefícios. Assim Seja!

 

V - Sabendo que o objetivo de todo ser humano é de se aperfeiçoar e de se tornar melhor, faze constantes esforços para despertar e expressar as virtudes da Alma que o anima. Ao fazê-lo, estarás contribuindo para tua evolução e servindo à causa da Humanidade.

 

VI - Durante o dia, isola-te por alguns instantes, de preferência no teu Sanctum, e irradia pensamentos de amor, de harmonia e de saúde para toda a Humanidade, em particular para todos aqueles que estejam sofrendo, física ou moralmente. Pede também a Deus que os ajude em todos os aspectos e os preserve, o quanto possível, das tribulações da vida.

 

VII - Comporta-te de tal maneira que todos aqueles que compartilham de tua vida ou vivam em teu contato, sintam em teu exemplo o desejo de se assemelharem contigo. Guiado pela Voz de tua Consciência, que tua moral seja a mais pura possível e que tua preocupação primeira seja sempre de pensar bem, de falar bem e de agir bem.

 

VIII - Sê tolerante, defendendo o direito à diferença. Nunca uses tua faculdade do julgamento para censurar ou condenar a outrem, pois tu não podes ler os corações e as almas. Considera os outros com benevolência e indulgência, atento para o que haja de melhor neles.

 

IX - Mostra-te generoso para com aqueles que estejam passando necessidades ou que sejam menos favorecidos do que tu. Todo dia procura realizar pelo menos uma boa ação para outrem. Seja qual for o bem que faças a alguém, não te vanglories disso, mas agradece a Deus o ter permitido contribuir para o seu bem-estar.

 

X - Sê moderado em teu comportamento e evita os extremos em tudo. Demonstra temperança, seguindo o reto caminho do meio em toda circunstância.

 

XI - Se ocupas um cargo de poder, não te glorifiques disso nem te deixes arrebatar pela influência que este cargo te permita exercer. Nunca o empregues para forçar alguém a fazer coisas que reprovas ou que sejam injustas, ilegais ou imorais. Assume-o com humildade, colocando-o a serviço do bem comum.

 

XII - Escuta os outros e fala com o devido conhecimento de causa. Se tiveres de fazer uma crítica, faze com que ela seja construtiva. Se te pedirem opinião sobre um assunto que desconheças, admite humildemente tua ignorância. Nunca te permitas recorrer à mentira, à maledicência ou à calúnia. Se ouvires declarações maldosas a respeito de outra pessoa, não as reforce com a tua condescendência.

 

XIII - Respeita as leis do teu país e te esforça para seres um bom cidadão. Lembra-te sempre de que é na evolução das consciências que se encontra a chave do progresso humano.

 

XIV - Sê humanista e considera a Humanidade inteira como tua família. Além de tua raça, de tua cultura e de tuas crenças, todos os seres humanos são teus irmãos e irmãs. Merecem, por conseguinte, o mesmo respeito e consideração.

 

XV - Considera a natureza como o mais belo santuário e a expressão da Perfeição Divina na Terra. Respeita a vida em todas as suas formas, vendo os animais1 como seres, não apenas seres vivos, mas igualmente conscientes e sensíveis.

 

XVI - Sê sempre um livre-pensador2. Reflete por ti mesmo nunca pensando conforme a opinião dos outros. Além disso, dá a todo mundo a liberdade de pensamento; não imponhas as tuas idéias a outrem e considera sempre que elas são suscetíveis de evoluir.

 

XVII - Respeita as crenças religiosas ou filosóficas, desde que não atentem contra a dignidade humana. Não apóies nem abones o fanatismo3 ou o integrismo4, em qualquer que seja a forma. Na maneira de viver tua fé, cuida para não seres dogmático ou sectário.

 

XVIII - Sê fiel às tuas promessas e aos teus compromissos. Quando deres tua palavra, atribui um caráter sagrado e compromete tua honra através dela. Se tiveres de prestar juramento, faze-o pensando na Rosacruz, símbolo do seu ideal moral. Lembra-te de que toda mentira de tua parte traz conseqüências cármicas. Com efeito, se é possível enganar os teus semelhantes, ninguém pode se subtrair à Justiça Divina.

 

XIX - Se teus meios permitirem e se assim desejares, traze teu apoio material à Ordem, a fim de ajudá-la em suas atividades e contribuir para sua expansão e perenidade.

 

XX - Como o objetivo da Ordem é contribuir para a elevação das consciências e transmitir seu ensinamento secular, esteja sempre disponível para apresentar seus ideais e sua filosofia àqueles que estejam em busca de conhecimento, sem jamais tentar convencê-los ou impor tuas idéias.

 

XXI - Nunca deixes alguém supor que os membros da Ordem são sábios e detentores da verdade. A quem te perguntar, apresenta-te antes como um estudioso ou um buscador da Sabedoria. Nunca pretendas ser um Rosa+Cruz, e, sim, sempre um neófito em via de aperfeiçoamento.

 

XXII - À noite, antes de adormeceres, faze um balanço do dia que está terminando, vendo o que foi construtivo ou não. Em tua alma e consciência, julga o que pensaste, o que disseste e o que fizeste ao longo desse dia. Tira disto lições úteis para tua evolução espiritual, tomando boas resoluções. Feito isto, irradia pensamentos positivos para toda a Humanidade e, depois, confia tua Alma a Deus.5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que tantasmil lamentações?

Por que tantasmil inexatidões?

Por que tantasmil incongruências?

Por que tantasmil desistências?

 

 

Encarnação que nos Ensina!

Encarnação que nos Illumina!

Encarnação desejada e facultada!

Encarnação trinamente abençoada!

 

 

Só pela encarnação aprenderemos!

Só pela encarnação avançaremos!

Só por ela poderemos ser libertados!

Só por ela seremos Transmutados!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Que são meus e teus irmãos menores.

2. O livre-pensamento foi uma corrente do Iluminismo francês e inglês que, mantendo-se crente em Deus, negava a veracidade da revelação bíblica, combatia a intolerância religiosa e contestava a racionalidade dos dogmas, dos mistérios e dos milagres. Logo, um livre-pensador é aquele que duvida de ou nega dogmas religiosos; um livre-pensador é um indivíduo cujas opiniões a respeito da religiosidade são formadas com base na razão, independentemente de qualquer autoridade; um livre-pensador é aquele que analisa o que o rodeia baseado apenas no seu próprio raciocínio, sem se deixar influenciar por correntes alheias nem idéias preconcebidas. Entre os mais famosos livre-pensadores estão Robert Green Ingersoll, Gotthold Ephraim Lessing e Francisco Ferrer y Guardia e Voltaire. Hoje, se considera que Thomas More foi um livre-pensador avant la lettre, ou seja, antes do estado definitivo, antes do seu inteiro desenvolvimento ou antes de o termo existir.

3. O fanatismo é o zelo religioso obsessivo que pode levar a extremos de intolerância. No caso, um fanático (admirador e obstinado) é aquele que se acredita inspirado pelo espírito divino, por uma divindade, que acredita iluminado e apresenta uma devoção quase sempre cega. De certa forma, os ultranaturalistas (que apresentam um naturalismo exacerbado) são fanáticos religiosos. Já o ultramontanismo é a doutrina que defende a posição tradicional da Igreja Católica italiana de sustentar a tese da infalibilidade do papa, o que justifica e alimenta a política centralizadora da Igreja Católica. Enfim, o ultramontanismo é o conjunto de idéias e doutrinas que apóiam a autoridade e o poder absoluto do papa

4. O integrismo é a atitude mental dos que procuram conservar intato, íntegro, um sistema, especialmente no caso de uma religião. É a atitude de fiéis que refutam toda e qualquer evolução ou mudança na religião, particularmente nos dogmas e nas formas externas do culto. Sinônimos: fundamentalismo, tradicionalismo.

5. Ao Deus do teu Coração.