CURA ESOTÉRICA
(
8ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 8ª parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

O ato de morrer é o grande ritual universal que governa toda a vida planetária. Dentro de relativo pouco tempo, a morte acabará sendo vista como um processo natural e desejável. [Isto nada tem a ver com suicídio ou eutanásia.]

 

Ouve a Voz! Obedece à Voz! Restitui os bens emprestados; paga tua dívida! Restitui os bens roubados; paga tua dívida! Já não necessitas da forma! Liberta-te!

 

Se, no caso do homem evoluído (o indivíduo do tipo mental, o aspirante, o Discípulo e o Iniciado), o fio da consciência se retira do corpo através da cabeça (Centro Coronário, na área da fontanela), em relação às pessoas não evoluídas e comuns, o Plexo Solar é o foco da consciência, e, por esta razão, no momento da morte, a [personalidade-]alma deixa o corpo através do Plexo Solar, e não pelo Centro Coronário. A saída pelo Plexo Solar acontece, no caso do Espírito Grupal, em todo o Reino Animal, inclusive para os animais muito evoluídos e domesticados. Há, todavia, uma terceira saída, que é pelo coração, sendo usada por mulheres e homens bondosos, bons cidadãos, amigos inteligentes e trabalhadores filantrópicos.

 

Quando não há ou desaparece a vontade de viver, o resultado inevitável é a morte.

 

A morte por meio do processo destrutivo da guerra (antagonismo explosivo) está sob a direção e intenção cíclica do Logos Planetário, que atua por meio da Câmara do Conselho de Shamballa.

 

A destruição das formas não é morte, mas, única e exclusivamente um processo de libertação.

 

A morte causada pelas guerras conduz a um processo de unificação.

 

Três fases ou aspectos da Lei da Atração: 1º) relaciona a vida e a forma, o espírito e a matéria; 2º) rege o processo coerente de integração que produz as formas; e 3º) no que concerne ao ser humano, leva a cabo o equilíbrio, resultando no ato de desintegração, dissolvendo, assim, a forma. Isto ocorre em três etapas: Restituição, resultando na dissolução do corpo e no retorno dos seus elementos, átomos de células à sua fonte de origem; Eliminação, que envolve o mesmo processo básico em relação às forças que constituem o corpo astral e o veículo mental; e Absorção, que faz a [personalidade-]alma humana se reintegrar à sua fonte, a influente Alma Universal.

 

Quando os homens perversos precipitam uma guerra, acabam transformando o mal em bem.1

 

O Todo deve ser considerado de importância mais vital do que a parte.

 

A morte é, essencialmente, uma questão [cíclica] de consciência. Em um dado momento, estamos conscientes no plano físico; em outro, nos retiramos para um outro plano, e, lá, nos tornamos ativamente conscientes.

 

 

Consciência Cíclica

 

 

A Reencarnação é uma Lei Básica da Natureza, e, portanto e definitivamente, a morte não existe. Mas, apenas a Iniciação transformará a imortalidade de hipótese em evidência tangível. Pela Iniciação, a esperança será convertida em certeza e a crença em Sabedoria [ShOPhIa].2

 

Chegará um momento, para toda a Humanidade, em que o ato de morrer será considerado o triunfo final que conduz à Vida. Chegará um momento em que o processo de morrer será considerado como um evento mais feliz do que o nascimento e o casamento. Chegará um momento em que o processo de morrer será considerado salvador, libertador e emancipador, em distintos níveis, da consciência aprisionada, porque o desconhecido se tornará conhecido e a continuidade de consciência um fato por todos verificado.

 

A mediunidade e as materializações comuns e vulgares sob o controle e a orientação, por exemplo, dos pajés indígenas são perversões do intercâmbio entre os dois planos [físico e astral], como são as perversões sexuais e as distorções do verdadeiro relacionamento e intercâmbio entre os sexos.3 Não me refiro aqui ao trabalho dos clarividentes, por pobre que seja, nem à posse do corpo por Entidades de Alta Qualidade, mas, aos fenômenos desagradáveis de materialização de ectoplasma e ao trabalho cego e ignorante feito por antigos atlantes degenerados e [personalidades-]alma aferradas à Terra, tais como os pajés indígenas. Não há nada a aprender com eles, porém, muito o que evitar.

 

Assim como há uma técnica para viver há uma técnica para morrer.

 

A morte, por si mesma, é parte da Grande Ilusão.

 

 

Grande Ilusão

 

 

Geralmente, as pessoas esquecem que todas as noites, durante as horas de sono, "morrem" com relação ao plano físico, e "vivem" e "atuam" em outros lugares. Todavia, o processo de sono diário e a morte são idênticos, com a única diferença que, no sono, o fio magnético ou corrente de energia [Cordão Prateado], por onde passam as forças vitais, permanece intacto, constituindo o caminho de retorno ao corpo. A morte ocorre quando se corta ou se rompe este fio da vida. Quando isto acontece, a entidade consciente não pode voltar para o corpo físico denso, e, como conseqüência, por carecer do Principio de Coerência, o corpo se desintegra.

 

 

Vida e Morte
(Animação Pictórica)

 

 

Antigo Adágio Esotérico: O Princípio da Ressurreição se acha oculto no trabalho do Destruidor.

 

A Lei da Grande Síntese, a destruição, a morte e a dissolução são, na realidade, meros processos da Vida.

 

Os três mundos: físico, emocional e mental.

 

Primeira lição que um Discípulo aprende: O Reservatório da Vida é o lugar da morte.

 

Eterno Processo de Unificação: chegar a Ser e morrer como resultado de chegar a Ser. [Isto me impressionou tanto, que resolvi escrever:]

 

 

Eu já morri tantas vezes,

mas, nunca consegui Ser!

Oh!, mais quantas vezes,

para poder chegar a Ser?

 

Para o meu Deus Interior

– às vezes – fico meio surdo.

Quando repelirei o exterior?

Até quando eu serei burdo?

 

Abochornado, peço perdão,

mas, sei: não serei perdoado.

Ou eu deixo de ser bobalhão

ou não mutarei o Quadrado!

 

E você, meu querido irmão?

Já se confessou ao Espelho?

Ora, não fuja da escovação;

pior é, nas mãos, o bolhelho!

 

 

Ligados à Terra: perversos, cruéis, egoístas, avarentos, criminais e os que vivem só para o aspecto material.

 

A não-magnetização produz a desintegração da forma.

 

Desintegração da Forma —› Abstração da Vida —› Reconstrução de uma Forma mais Adequada.

 

Grandes Processos de Iniciação Ressurreição + Ascensão.

 

Morte = Desaparecimento da Vontade de Viver —› Surgimento da Vontade de Abstração.

 

Morte Durante uma Guerra Participação Forçada em uma Grande Abstração Grupal.

 

Centro Coronário Planetário Grande Câmara do Conselho, em Shamballa.

 

 

Shamballa
(Animação Pictórica)

 

 

Passado e futuro são um.4

 

 

 

 

Não há outro caminho: as organizações eclesiásticas, com suas limitadoras e confusas teologias, em breve cederão seu lugar à Hierarquia, com seu emergente Ensinamento – claro, efetivo, intuitivo e não-dogmático.

 

O Corpo do Princípio Crístico (o Veículo Búdico) só começa a se coordenar à medida que os impulsos inferiores desaparecem.

 

Apego à Forma [e às Coisas de Natureza Material] Grande Impulso Involutivo.

 

Desintegração da Forma Grande Impulso Evolutivo.

 

A [personalidade-]alma só seguirá o seu próprio Caminho ou Dharma – o Caminho da LLuz e da Vida (Senda da Direita) se e quando se tornar consciente de si mesma.5

 

Os impulsos ocultos no veículo físico e no corpo astral não são maus em si mesmos. De certa forma, se convertem em maus, quando seu adequado emprego se tornou pervertido. [E o responsável por isto é o eu inferior (ego), quando cede incontroladamente aos desejos, às cobiças e às paixões.]

 

No futuro, quando se souber mais sobre o efeito das cores, só se permitirá luz alaranjada na casa de um moribundo, que será instalada com uma cerimônia adequada e quando não houver possibilidade de recuperação (restabelecimento) do doente. A cor alaranjada ajuda a concentração na cabeça; a cor vermelha estimula o plexo solar; e a cor verde tem um efeito definido sobre o coração e sobre as correntes de vida.

 

 

Frankenstein Energizado

 

 

A parte superior da cabeça do moribundo deve estar apontada simbolicamente para o leste, e as mãos e os pés devem estar cruzados.

 

Apenas se deve queimar madeira de sândalo no quarto do doente. Qualquer outro tipo de incenso não é permitido. O sândalo é o incenso do Primeiro Raio (ou o Destruidor), e a [personalidade-]alma está em processo de destruir a sua morada.

 

Regras pelas quais se vence a depressão e dúvida: a) Reconhece-te a ti mesmo como Um Imortal; b) Controla a tua mente, pois, através dela pode ser conhecido o Um Imperecedouro; c) Aprende que a forma é apenas o véu que oculta o Esplendor da Divindade; d) Entende que a Vida Una compenetra todas as formas, de modo que não há morte, sofrimento e separação; e) Desliga-te, portanto, da forma, e vem a Mim, e, assim, morarás onde se encontram a Luz e Vida. Assim, desaparecerá a ilusão. [A tudo isto adicione, sempre, sem exceção, a inofensividade, já recomendada por Djwhal Khul.]

 

O corpo etérico não tem uma vida própria que o caracterize. É apenas um amálgama de todas as forças e energias que animam e energizam o corpo físico, para que este possa entrar em atividade durante o ciclo de vida exterior.

 

A vida poderá ser prolongada por algum tempo quando houver uma forte vontade de viver ou se a tarefa ou missão na vida ainda não tiver sido inteiramente realizada e devidamente concluída.6

 

Em termos esotéricos, o estado de coma é de dois tipos: 1º) estado de coma de luta, que precede a verdadeira morte; e 2º) estado coma de restauração, quando a saúde é restaurada.

 

Em geral, na morte, as disfunções, seqüencialmente, seguem esta trajetória: baço —› centros menores —› centro cardíaco.

 

Partida Lemuriana: luta entre o elemental físico e a [personalidade-]alma e morte de um homem comum. Partida Atlante: conflito entre o elemental astral e a [personalidade-]alma e morte de um homem médio. Na morte de um Discípulo, o conflito é mental. E, no caso de um Iniciado, não há conflito, mas, uma retirada consciente e deliberada, pois, o desejo foi totalmente transcendido.

 

Os Vinte e Um Centros Menores estão localizados nos seguintes pontos:

Dois na frente das orelhas, perto de onde os ossos da mandíbula se encontram.

Dois pouco acima dos dois seios.

Um no esterno, perto da glândula tireóide. Este Centro em conjunto com os dois Centros acima dos dois seios forma um triângulo de força.

Um em cada palma das mãos.

Um em cada planta dos pés.

Dois exatamente atrás dos olhos.

Dois vinculados com as gônadas.

Um perto do fígado.

Um ligado ao estômago, por conseguinte, está relacionado com o Plexo Solar, mas, não é igual a ele.

Dois relacionados com o baço. Em realidade, constituem um único centro, formado pela superposição de ambos.

Um atrás de cada joelho.

Um centro poderoso intimamente ligado ao nervo vago. Algumas escolas ocultistas o consideram como um Centro Maior; não se localiza na coluna vertebral, mas, perto da glândula timo.

Um perto do plexo solar, e se relaciona com o Centro na Base da Coluna, formando um triângulo entre o Centro Sacro, o Plexo Solar e a Base da Coluna.

 

No momento da experiência de retiro da [personalidade-]alma, se for pronunciada a Palavra da Morte e antes desta declaração, é possível o retorno à vida física, de tal sorte que as forças etéricas retiradas podem novamente interpenetrar o corpo físico.

 

No processo da morte, enquanto a [personalidade-]alma está empenhada em fazer o trabalho de abstração e de restituição, o moribundo não está inconsciente, como poderia parecer a um observador, mas, plenamente consciente do que está acontecendo.

 

Fórmulas [editadas por mim] que precedem o Prâlâya, extraídas do Manual da Morte, que existe nos Arquivos Hierárquicos: Nas esferas conhecidas, a LLuz só responde à Palavra... Ao descenso e ao ascenso da LLuz, os homens chamam de vida, existência e morte; os Mestres e os Iniciados denominam Caminho Illuminado – Morte, Experiência e Vida... A LLuz descendente se ancora no plano da aparência temporária. Estende Sete Fios, e Sete Raios de Luz pulsam ao longo destes fios. Dali, são irradiados Vinte e Um Fios Menores, fazendo com que os Quarenta e Nove Fogos incandesçam e ardam. [1 –› 7 –› 21 –› 49]. No plano da vida manifestada, surge a Palavra de Retorno. Então, surge o homem... Em um dado momento, é emitida uma Palavra, e o Radiante Ponto de LLuz ascende; a isto, o homem chama morte, mas, a [personalidade-]alma chama Vida... A Palavra mantém a LLuz na Vida... A Palavra abstrai a LLuz... E só resta a própria Palavra... Esta Palavra é LLuz... A LLuz é Vida... A Vida é Deus. [49 –› 21 –› 7 –› 1].

 

 

 

 

Momentos Brilhantes Manifestação do Corpo Etérico no Espaço-Tempo.

 

A cremação deve substituir o enterro. A cremação, esotericamente falando, é necessária por duas razões importantes: 1ª) acelera a liberação dos veículos sutis (que ainda envolvem a [personalidade-]alma) do corpo etérico, produzindo, assim, a liberação, em poucas horas, em vez de alguns dias; e 2ª) é um meio necessário [eficiente + eficaz] de purificação do plano astral, ao mesmo tempo que obstaculiza o desejo ou a tendência ao descenso, o que dificulta enormemente a partida da [personalidade-]alma encarnada. [Djwhal Khul, contrariando os ensinamentos da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, é favorável que a cremação deva ser feita dentro de 36 horas; quando não houver nenhuma razão para esperar, a cremação poderá ser feita 12 horas depois da morte. No entanto, é prudente esperar 12 horas, para se certificar de que a morte real aconteceu.]

 

Resumindo: No momento da morte... Sobrevém o Silêncio e a Palavra deixa de ser ouvida... Paz Profunda! Vontade de partir! A César é devolvido o que é de César; a Deus retorna o que é de Deus!

 

No que concerne à morte, são três os pontos finais de abstração: 1º) a cabeça, para os Discípulos, Iniciados e tipos mentais avançadas; 2º) o coração, para aspirantes, pessoas de boa vontade e todos aqueles que alcançaram um certo grau de integridade da personalidade e estão tentando realizar, tanto quanto podem, a Lei do Amor; e 3º) e o plexo solar, para pessoas não-desenvolvidas e emocionalmente polarizadas.

 

Em resposta ao chamado da morte, as glândulas endócrinas injetam na corrente sangüínea uma substância (produtora da morte – que induz ao estado de coma e à perda de consciência), que, por sua vez, afeta o coração e evoca uma ação reflexa no cérebro.

 

No tempo, mais ou menos longo, que antecede a morte, o homem vai se desapegando e se desafeiçoando progressivamente das coisas do plano físico, retrotraindo-se em si mesmo. No caso de uma pessoa evoluída, este processo é feito de forma consciente, e ela manterá seu interesse vital e a percepção de seus relacionamentos com os outros, ainda que vá perdendo o aferramento com relação à existência física, e, portanto, sobre a realidade ilusória. Tudo isto é regulado pela Lei da Atração.

 

 

 

Pessoa não-evoluída: geralmente, a dissolução do corpo vital é lenta (daí, a importância da cremação). Pessoa evoluída: a dissolução do corpo vital costuma ser extremamente rápida. Uma vez que esta etapa esteja concluída, o processo de restituição está encerrado. A seguir, virá a etapa denominada Arte da Eliminação.

 

Caminho inevitável da Ciência Médica: acercar-se do mundo das causas. E, com isto, a Medicina se tornará mais preventiva do que puramente curativa, pois, serão desenvolvidos métodos pelos quais a enfermidade poderá ser evitada. [Já estamos vendo isto.]7

 

Seja como for, um cura-tudo universal, excepcional e definitivamente infalível não existe. A transição é inevitável, desejável e transformável. Portanto, todos nós devemos nos precaver contra os desastres causados pelos fanáticos e charlatões [tanto ortodoxos quanto heterodoxos], que já foram longe demais a este respeito.

 

Influências astrológicas condicionam o ser humano através do Homem Interior.

 

 

 

 

Haverá coisa mais absurda [e antimeritocrática] do que esse culto estúpido à uma posição social herdada?

 

O processo de mumificação, como era praticado no Egito antigo, e o embalsamamento, como é ainda praticado no Ocidente, têm sido responsáveis pela perpetuação do corpo etérico, às vezes, por séculos. Isto é particularmente verdade quando a múmia ou a pessoa embalsamada foi um indivíduo mau durante a sua vida na Terra. O corpo etérico itinerante, muitas vezes, é "possuído" por uma entidade do mal ou uma força maligna. Esta é a causa dos ataques e dos desastres que freqüentemente atingem aqueles que descobrem túmulos antigos e desenterram seus moradores – múmias antigas – e suas posses.

 

O melhor... Ainda está por vir! No futuro, más condições de saúde serão exceções, não a regra, como atualmente. E a morte não será uma terrível inimiga, mas, uma feliz e designada libertação.

 

 

 

O melhor... Ainda está por vir!

Mas, para vir, é preciso Destruir!

Mas, Destruição Reconstrução!8

Escutemos nosso Deus-Coração!

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Isto não significa, de forma nenhuma, que uma guerra seja uma coisa boa ou desejável, ainda que, paradoxalmente, no frigir dos ovos, tudo seja bom. Portanto, ai dos que fazem as guerras.

2. À esta altura do nosso estudo, fiquei pensando: haverá cura esotérica mais fantástica do que, pela compreensão, perder o medo da morte?

3. Há algum tempo, publiquei um textinho em que afirmei: O sexo, no sentido convencional do termo, não é, nunca foi nem nunca será uma abominação ou um pecado. Muito pelo contrário. Entretanto, como causa, produzirá sempre um efeito, que poderá ser perversor-retrogressivo (Magia Negra) ou edificante-libertador (Magia Branca). Quanto a isto, há duas coisas para meditar: 1ª) há dois tipos de casamento ou de união – o consuetudinário, isto é, o conservado ou fundado na tradição (que é praticado repetida, costumeira e habitualmente, basicamente, entre um homem e uma mulher, entre um homem e um homem e entre uma mulher e uma mulher) e o Místico-Alquímico-Espiritual, que, geralmente, ocorre no Plano Espiritual; e 2ª) todos os Illuminados, de todos os tempos, sem exceção, foram e são, digamos assim, Místico-Alquimicamente casados. O ser-humano-aí-no-mundo foi andrógino, é potencialmente andrógino e voltará a ser andrógino.

 

 

 

 

4. Se passado e futuro são um, passado + futuro = presente. E, mais uma vez, volto a Agostinho de Hipona (Tagaste, 13 de novembro de 354 – Hipona, 28 de agosto de 430), um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do Cristianismo: É impróprio afirmar que os tempos são três: passado, presente e futuro. Mas, talvez, fosse próprio dizer que os tempos são três: o presente das coisas passadas..., o presente das coisas presentes... e o presente das coisas futuras... Existem, pois, na minha mente, três tempos, que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras.

 

 

Agostinho de Hipona

Agostinho de Hipona

 

 

5. E, mais uma vez, remembro que o melhor instrumento para que isto ocorra é a Intuição. Intuição Voz do Silêncio.

6. Penso que não erraríamos se a isto denominássemos moratória mística.

7. Um simples e bendito exemplo contemporâneo disto (que todo cardiologista conhece) é o uso sistemático do medicamento denominado Rusovas® (Rosuvastatina Cálcica), que reduz a Apolipoproteína B (ApoB), o LDL-colesterol (mau colesterol), o colesterol total e os triglicerídeos e aumenta o HDL-colesterol (bom colesterol) presentes no sangue, porque a Rosuvastatina tem a propriedade de inibir (diminuir) a produção da ApoB e das gorduras pelo figueiredo. O colesterol e o triglicerídeo são gorduras que podem formar placas nos vasos do coração, causando entupimento, entupigaitação e aumentando o risco de infarto e de morte. A Rosuvastatina é um medicamento que diminui a formação destas placas gordurosas. Se você já é um cinqüentão ou um sessentão, consulte seu médico sobre a conveniência (ou não) de tomar este medicamento.

 

 

Aterosclerose*

 

 

* Aterosclerose é o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma, até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias. Aí, é mais ou menos como no Pneumotórax, do poeta, crítico literário e de arte, professor de Literatura e tradutor brasileiro Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho (Recife, 19 de abril de 1886 – Rio de Janeiro, 13 de outubro de 1968): A única coisa a fazer é tocar um tango argentino. Níveis elevados de colesterol estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose. Na aterosclerose, placas de gordura diminuem o diâmetro dos vasos sangüíneos (como mostra a animação acima) e podem levar à obstrução total – o que é uma bosta! Ou não? Ora, não há velhinho nem lavadeira-de-cabeça-branca que não prefiram endurecimento de outra coisinha do que endurecimento das paredes dos seus vasos! Certo? Então, todo cuidadinho é pouco!

8. Sei lá, mas, talvez, a grande destruição-implosão preliminar que todos nós precisaremos fazer é a dos nossos maus pensamentos, das nossas más palavras e das nossas más ações, porque nada que preste poderá ser (re)construído em cima disto. Não é possível construir uma bela casa, se o maciço de alvenaria estiver assentado em um bololô de merda!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.gifandgif.eu/animated_gif/Men/

http://s9.photobucket.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Bandeira

http://www.adbb.org.br/voce-sabe-o-que-e-colesterol/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apolipoprote%C3%ADna_B

http://www.netfarma.com.br/medicamentos/
produto/27260/rusovas-5-mg

http://www.netfarma.com.br/medicamentos/
produto/27260/rusovas-5-mg

http://cliparts.co/clipart/3445660

http://giphy.com/gifs/
mountainside-deli-EDwlp9MBN2SWY

http://www.picgifs.com/glitter-gifs/diamonds/

https://dribbble.com/shots/1209008-Sad-Walk-gif

http://www.netanimations.net/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

http://www.luzdegaia.net/outros/diversos/
encarnacao_de_um_planeta.html

http://imgarcade.com/1/sleeping-zzz-gif/

http://nipclub.blogspot.com.br/2011/05/
huge-pirate-battle-june-2-2011-only-at.html

http://userfriendlyetc.blogspot.com.br/2013/12/
30-amazingly-cool-animated-gifs.html

http://giphy.com/gifs/trippy-rainbow-triangle-I2sZ6qckkhfLG

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.