CURA ESOTÉRICA
(
4ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 4ª parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

A Ciência dos Triângulos governa a estrutura humana em todos os seus aspectos e também a de um sistema solar.

 

 

 

 

Senda da Evolução —› Centros abaixo do Diafragma. Senda do Discipulado —› Centros acima do Diafragma. Senda da Iniciação —› Centros da Cabeça.

 

O corpo etérico e os sistemas nervoso e endócrino estão estreitamente inter-relacionados, e constituem um diretório entrelaçado de energias e forças essencialmente vitais, energizantes, dinâmicas e criadoras, dependendo delas a saúde interna do corpo.

 

A corrente sangüínea distribui por todo o corpo o Princípio Vida e as energias combinadas destes três sistemas (corpo etérico, sistema nervoso e sistema endócrino – os três sistemas maiores diretores e vinculadores).

 

O corpo etérico condiciona, controla e determina a expressão da vida do indivíduo encarnado, transportando as forças da [personalidade-]alma através dos Centros, energizando, assim, o corpo físico, para que possa entrar em atividade.

 

Personalidade Integrada = Força do Corpo Astral (ou Emocional) + Força do Corpo Mental + Energia do Raio da [personalidade-]alma. Por conseguinte, o corpo físico não é um princípio. Está condicionado, mas, não condiciona.

 

Quando as energias construtoras da [personalidade-]alma estão ativas no corpo, então há saúde, ampla interação e pura e correta atividade. Quando os construtores são os senhores lunares e aqueles que trabalham são controlados pela Lua, sob as ordens do ego pessoal inferior, então, há enfermidade, má saúde e morte.

 

Somente quando a [personalidade-]alma, consciente e em colaboração com o ego, construa o templo do corpo e o mantenha totalmente iluminado desaparecerão as enfermidades.

 

De maneira geral, um Discípulo não se concentra no corpo físico nem trabalha para eliminar as doenças ou as desarmonias. Em um processo mais lento, porém, perdurável, se esforça para transmutar as causas que produzem os efeitos deletérios no plano físico.1

 

 

 

Toda supressão irracional, em uma outra vida, tende a surgir novamente com maior potência, e continuará a ser acrescentada, até ser totalmente ignorada.2

 

O Antakarana permite a integração com o Princípio Vida.

 

A incapacidade de muitas pessoas em não resistirem à doenças infecciosas ou contagiosas e epidemias de natureza peculiarmente virulenta (como as produzidas freqüentemente pelas guerras) é devido ao fato de seus Centros não estarem adequadamente desenvolvidos.

 

A atuação-circulação da (qualidade da) energia no corpo físico poderá levar à doença ou estimular, aliviar ou até curar. Uma plena e equilibrada afluência de energia a partir dos Centros até as áreas por eles controladas imuniza contra todas as enfermidades.

 

O Centro Ajna é o órgão da personalidade integrada – o instrumento de gerenciamento que está intimamente relacionado com o Corpo Pituitário e com os dois olhos, da mesma forma que com toda a área frontal da cabeça.

 

A (contraparte esotérica da) Coluna Vertebral está principalmente destinada a ser o canal através do qual a energização dos centros e a distribuição de energia para as áreas circundantes do corpo é levada a cabo pelo ego inteligente e integrado, atuando sob a consciente direção da [personalidade-]alma.

 

 

 

 

O Baço é o Centro da Vitalidade em relação à atividade planetária e à radiação proveniente do Sol. Não é condicionado nem está controlado de forma alguma pela Coluna Vertebral.

 

 

 

A Verdadeira Arte de Curar objetiva muito mais prevenir do que recuperar ou restabelecer a saúde.3

 

 

A Verdadeira Arte de Curar é o Inverso Disto

 

 

As Glândulas são o fator determinante da saúde geral do indivíduo. As glândulas são o resultado da atividade dos Centros, e primeiro, finalmente e sempre são conducentes a efeitos de causas internas predisponentes.

Vale a pena consultar esta Página:

http://www.dermaline.com.br/doencas-endocrinologicas.aspx

 

Quando a Vida ou a Energia fluem sem impedimentos e através das direções corretas, alcançam sua precipitação concertada (a glândula relacionada). Então, a forma responde e os problemas de saúde desaparecem.

 

 

 

 

O curador deverá concentrar a energia necessária no centro desequilibrado. Ambos, curador e enfermo, devem estar sincronizados, para que, juntos, possam aumentar a força harmonizadora e curativa. Mas, nada poderá acontecer, se não houver (de ambas as partes, mas, principalmente, de quem cura) Amor Puro, Impulsor e Altruísta. Seja como for, ao fim e ao cabo, consciente ou inconscientemente, quem se cura é o próprio paciente.4

 

Dificuldades físicas originadas pelos Centros no organismo físico: subestimulação [hipoestimulação] ou superestimulação [hiperestimulação].5

 

 

 

Todas as enfermidades são auto-engendradas (se posso usar esta palavra curiosa e inadequada), e não o resultado de contágio, de infecção ou de acidentes. Todas as enfermidades são causadas pelo fracasso, pela limitação, pela deficiência ou pela eficiência excessiva do sistema endócrino, isto é, pelo super ou pelo subdesenvolvimento do sistema endócrino. Isto leva à seguinte conclusão: quando as glândulas se secreção interna estão perfeitamente equilibradas e funcionando corretamente, não há zonas enfermas no corpo.

 

 

 

O Sistema Cérebro-espinhal condiciona e rege todo o Sistema Nervoso, respondendo, assim, por meio dos Sete Centros, às Sete Energias Principais ou Forças dos Sete Raios. Nenhum ser humano possui os Centros adequadamente despertos e funcionando corretamente e de forma equilibrada. Só os Mestres. Tampouco nenhum ser humano tem um sistema nervoso que responda corretamente aos Centros.

 

Quando os Centros apresentarem plena expressão, todas as limitações desaparecerão. Este é o significado esotérico da expressão salvo pelo Sangue do Cristo Consciência Crística Interna e Qualidade Crística Interna manifestadas ou expressadas perfeita, espontânea e autenticamente.6

 

Não há direito adquirido; tudo precisa ser conquistado.

 

Consciência inofensiva é o oposto do espírito de crítica.

 

H um perigo real e imediato na estimulação desordenada e prematura dos Fogos da substância antes que ocorra o concertado equilíbrio das Forças. Isto poderá levar a enfermidades diversas, demência e muitas condições neuróticas, além de estados patológicos gravíssimos. Por isto, todo cuidado é pouco com as escolas de pensamento que enganosamente se autodenominam ocultistas.

 

Terceira Iniciação    Transfiguração.

 

Transmutação —› Transformação —› Transfiguração.

 

A tendência para cima produz Transmutação:

a) Do Centro Sacro para o Centro Laríngeo: a criação física se transmuta em criação artística.

b) Do Centro do Plexo Solar para o Centro Cardíaco: a consciência individual e emocional se transformam em consciência grupal.

c) Do Centro da Base da Coluna Vertebral para o Centro Coronário: a força material se transforma em Energia Espiritual.

d) A partir de qualquer um dos Cinco Centros que se encontram na Coluna Vertebral para o Centro Ajna: a vida sem coordenação é transmutada em integração da personalidade.

e) Dos Seis Centros inter-relacionados para o Centro mais elevado da Cabeça: a atividade da personalidade é transmutada em Vida Espiritual.

 

O uso e o abuso da vida emocional é o principal fator que predispõe a problemas de saúde.7

 

O desenvolvimento dos Centros por meio do poder mental promoverá uma correta ação-reação do sistema endócrino.

 

 

A Energia segue o pensamento.

 

Centros  ‹—›  Glândulas  ‹—›  Totalidade do Corpo.

 

O mecanismo físico pode ser ajustado e controlado mediante o poder do pensamento.

 

As doenças infecciosas e aquelas que estão vinculadas à substância planetária estão relacionadas com o nosso passado lemuriano.

 

As causas básicas das enfermidades, em sua maioria, são de origem astral e de natureza Atlante.

 

As diversas doenças que se originam no plano mental são estritamente árias. A raça ariana, hoje, predomina no Planeta.

 

Efetivamente, a Sexta Raça-raiz será uma Raça sem barreiras raciais e de castas de sangue puro, e uma Humanidade mais homogênea surgirá, acarretando mudanças de grande alcance.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. À primeira vista, isto pode até parecer um absurdo, mas, não é. Concentrar-se no corpo físico e trabalhar mentalmente para eliminar as doenças ou as desarmonias orgânicas é apenas operar sobre os efeitos, o que não adianta nada ou adianta muito pouco, mas, eventualmente, poderá valer a pena e ser útil. O que um Discípulo geralmente faz é lutar para remover e eliminar as causas das desarmonias e dos achaques, que, quase sempre têm natureza mental (psíquica). Todavia, se ele precisar tomar um remedinho, uma pilulinha, um chazinho, ele tomará. Ninguém é de ferro, muito menos um Discípulo, que tende a ser meio molinho e suscetível. Bem, quanto a isto, ainda cabe assinalar que as curas executadas por Jesus, por exemplo, só puderam ser efetivadas porque Ele, como Alto Iniciado, podia ler, digamos assim, os Registros Akáshicos pessoais dos enfermos, e quando constatava que, pela compreensão ou por um outro mecanismo (por exemplo, transformação de ódio e avareza em amor e generosidade, mesmo sem haver uma Compreensão Superior), a compensação retributivo-educativa pela dor havia se esgotado (tornava-se dispensável), então, Ele concluía que o corpo físico já não precisava mais padecer sofrimentos desnecessários. Aí, e só aí, então, e só então, Ele curava! Já comentei e torno a comentar: Jesus curou muitos (muitos mais do que registram os próprios Evangelhos), mas, não curou todos! Quem cura a bangu é um embromador de marca maior. Alegórica e simbolicamente, por exemplo, posso dizer que o seu demônio interior – que O tentou lá no Deserto da Judéia – continuou demônio. Este exemplo serve para lembrar que, na verdade, nenhum de nós transmuta ou elimina definitivamente seus demônios interiores; o que temos que fazer é compreendê-los e dominá-los. E mesmo quando são dominados, às vezes, reaparecem para aporrinhar. Você já reparou que equívocos e defeitos antigos, aparentemente compreendidos e dominados – de vez em quando, de vez em vez, de quando em quando e de quando em vez – dão de ressurgir para testar nossa determinação, nossa disposição, nosso estado de espírito, nosso ânimo e nosso humor? É assim mesmo. O macete é não desistir. Sapo que dá mole não manja artrópode! Cobra que não anda não papa batráquio! Homem que desiste tá fu e mal pagado, é soprado para o quinto dos infernos, é entropizado e morre pagão!

 

 

O sapo: — Eu adoro manjar um artrópode!
A cobra: — Eu adoro papar um batráquio!
A entropia: Eu adoro soprar desistentes!

 

 

2. O celibato teológico impositivo é um exemplo disto. Ninguém pode suprimir, de maneira saudável, o que o corpo astral determina e o desejo suplica. Em outras palavras: ou se compreende a Coisa ou nada feito. O sexo não é pecado. Pecado é sexualizar grotesca, repulsiva e monstruosamente o sexo. Se o sexo fosse pecado e ninguém o cometesse, nenhum de nós estaria aqui. Eu gostaria de saber o que se passa na cabeça desses celibatários esquiz(o)-alguma-coisa de meia-tigela com relação às suas mães. Será que, lá no fundo, eles as consideram putas? Será que, se fosse o caso, atirariam a primeira pedra nas próprias mães? Sei lá; isto tudo, para mim, é um horror de arrepiar os

3. Um bom exemplo de prevenção contra tudo e mais um pouco é emitir o Mantra AUM ou AUM... AUM... AUM... ... AUM... AUM... AUM... (três vezes) com o foco da atenção (nesta ordem ): 1º) no Coração; 2º) na Tireóide; e 3º) no Centro da Cabeça. Não há desarmonia esculhambativa que não pegue sua trouxa e não se mande para o raio que a parta em mil pedaços! Bem, você já reparou que muitos mantras começam com AUM? Agora, preste atenção: emitir qualquer mantra mais do que três vezes em uma dada seqüência é, de certa forma, praticamente inútil, porque, a partir da quarta vocalização, seu efeito declina consideravelmente. Resumindo:

1ª vocalização: efeito moderado para forte
2ª vocalização: efeito forte para fortíssimo
3ª vocalização: efeito moderado para fraco
4ª vocalização: efeito fraco para muito fraco
5ª vocalização: efeito muito fraco para fraquíssimo
.....................................................
.....................................................
.....................................................

4. Logo, entendamos que, para que uma cura qualquer possa acontecer, no mínimo, três coisas precisam estar combinadas: Amor (intenção amorosa), Compreensão e Mérito. Uma coisa sem as outras ou duas coisas sem uma tornam a cura inexeqüível. Aqui não funciona o conceito de uma coisa ser suficiente e as outras duas serem apenas necessárias ou quaisquer combinações destes conceitos; as três coisas têm que ser bastantes e imprescindíveis ao mesmo tempo. É isto que cria a oportunidade para que a cura de qualquer doença possa se efetivar. Bem, seja como for, dificilmente faremos a nossa transição sem estarmos mergulhados em um estado de maior ou de menor morbidade. Se parirmos um Asmodeus, haveremos de o embalar.

 

 

 

 

5. Um exemplo clássico disto são as disfunções tireoidianas: hipotireoidismo [estado clínico resultante de quantidade insuficiente ou ausência de hormônios circulantes da Glândula Tireóide, denominados Tetra-iodotironina ou Tiroxina (T4) e Tri-iodotironina (T3)] e hipertireoidismo [estado hipermetabólico causado pelo aumento da função tireoidiana, e conseqüente aumento dos níveis circulantes dos hormônios T3 e T4 livres]. A Tri-iodotironina e a Tiroxina agem de forma catabólica e anabólica, atuando nas atividades normais do metabolismo, como crescimento e desenvolvimento, especialmente no sistema nervoso central, quando o corpo está na fase infantil.

6. Volto à esta questão da salvação, para dizer que, se salvação houver, ela é interior e produto do reconhecimento da realização pessoal e intransmissível do nosso Cristo Interior. E mais: se salvação houver, ela não poderá ser só para um ou para muitos; terá que ser para todos, demore o tempo que tiver que demorar. Ninguém pode viajar, por exemplo, para o Estado de Nova Iorque, e deixar meia bunda em casa. Já pensou alguém viajando só com a metade da bunda? Como o desgraçado poderia sentar? Bem, deixo a idéia para alguém fazer um filme de horror: O Homem que só Tinha Meia Bunda!

7. Quanto a isto, eu poderia dar centenas, milhares, de exemplos, mas, citarei apenas um: uma das desgraças contemporâneas é comentar desgraças de qualquer natureza durante a alimentação (almoço e jantar). Durante as refeições, o melhor é ficar em silêncio, mas, se algo tiver que ser dito, que seja alegre e construtivo. Ingerir energias negativas junto com o alimento é mesmo uma bosta.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.ma-abena.com/part-1-we-are-
all-one-kind-under-the-roof-of-this-earth/

http://giphy.com/gifs/eating-spongebob-
squarepants-patrick-K4x1ZL36xWCf6

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tri-iodotironina

http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/
colecao/online/v3_n2/4_hipotireoidismo.pdf

http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-homem-de
-riso-do-desenho-dos-desenhos-animados-image14658644

http://www.119orthopedics.com/tag/spine/

http://entropymag.org/its-christmas-eve
-you-probably-want-these-gifs/

http://pt.depositphotos.com/18812659/
stock-illustration-funny-snake-cartoon.html

http://www.aw-wrdsmth.com/scuttlebutt/frogs_11-9.html

http://photobucket.com/images/skull%20gif?#/images/
skull%20gif?&_suid=142843795423402887706193405777

http://giphy.com/gifs/trippy-rainbow-triangle-I2sZ6qckkhfLG

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.