CURA ESOTÉRICA
(
13ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 13ª e última parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

A arte de curar, quando não for perfeitamente aplicada e sob fórmulas corretas, poderá ser perigosa.1

 

O Amor é essencialmente Razão Pura, e não um sentimento emocional expressado através de boas ações.2

 

Só um Iniciado é um Verdadeiro Curador.

 

Jesus, o Cristo, sempre aplicou a Lei da Perfeição, que se denomina “Perfeita Inofensividade".

 

A Guerra de 1914 a 1945 [Primeira Grande Guerra (1914 – 1918) + Segunda Grande Guerra (1939 – 1945)], em que milhões morreram, milhões sofreram cruelmente em sua natureza-forma e muitos milhões mais sofreram a agonia mental da insegurança, da expectativa e da pobreza, trouxe, como resultado da Lei da Perfeição: 1º) [personalidades-]almas foram liberadas de uma civilização atrasada e decadente, pela destruição total das antigas formas (física, emocional e mental), pois, constituíam uma sólida prisão para as [personalidades-]alma e negavam qualquer possibilidade de efetivo progresso para a massa humana; e 2º) o gérmen da compreensão de que felicidade e sucesso não dependem da posse de coisas ou bens materiais – erro cometido pela Humanidade durante incontáveis épocas, ao enfatizar sobremaneira apenas o que beneficia a natureza-forma. Portanto, a Lei da Perfeição atua trazendo à superfície os defeitos e as incorreções e tratando de eliminar os males conhecidos por todos. A doença da Humanidade, como uma raça, resultado de eras de vida desarmônica, ganância e propósitos egoístas, tem produzido uma série de doenças físicas, que, na realidade, funcionam como processo transmutativo, no qual o corpo físico é o cadinho. Sempre, inevitavelmente, quando as causas desaparecem, os efeitos são eliminados. Basicamente, é assim que funciona a Lei da Perfeição.

 

Visivelmente, a Lei da Perfeição promove a angústia mundial, os desastres econômicos, as guerras, as catástrofes naturais e inúmeros eventos e dificuldades, que tornam tão difícil a vida individual, a vida nacional e a vida planetária. Ninguém está isento da sua ação nem há qualquer privilégio.3

 

Sistematicamente, há dois mil anos, a Religião Católica vem inculcando na mente do público a idéia de um Deus Transcendente, sequer cogitando a possibilidade e o fato de um Deus Imanente, testemunha a existência de Cristo, enquanto deturpa e tergiversa seus ensinamentos, e admite a imortalidade, enquanto ignora a Lei do Renascimento.4

 

O mal emana da Hierarquia das Forças do Mal [G.'. L.'. N.'.], uma analogia da Hierarquia Espiritual [G.'. L.'. B.'.]. Mas, isto terá um fim, quando for fechada e lacrada a porta onde se acha o mal, e a Humanidade [decidir] passar pela porta que conduz ao Mundo do Bem e da LLuz. [Que assim seja!] Curiosamente, a Guerra Mundial de 1914 a 1945 foi o símbolo e a garantia desta mudança, porque as Forças do Mal foram derrotadas no plano físico, pois, o mundo (pela óbvia diferença entre o bem e o mal) percebeu a realidade da exploração materialista e a inexistência da verdadeira liberdade e dos direitos do indivíduo!

 

Como resultado da atenção dada pelas Grandes Vidas, ao redor de Sanat Kumara, e o seu interesse nos assuntos humanos, duas coisas aconteceram: 1ª) o Aspecto Vontade da Divindade estabeleceu o primeiro contato concreto e direto com a mente humana; e 2ª) a Vontade ao Bem de Shamballa evocou a boa vontade latente no homem, que está se difundindo sobre a Terra. Como decorrência disto, a Hierarquia está se preparando para se exteriorizar no plano físico. [Que assim seja!]

 

A Lei do Renascimento, oportunamente, conduzirá todos os seres ao Caminho do Bem – o Caminho da Evolução Superior, no qual a Inofensividade (baseada no auto-sacrifício) será a Rainha, isto é, a determinação de que o motivo por trás de toda a atividade seja boa vontade.5

 

Epítome da Inofensividade Dinâmica: Vontade para o Sacrifício + Vontade para o Bem + Vontade Para o Poder (esotericamente simbolizadas, mas, verídicas, pelas Três Tentações do Ser Perfeito – Jesus, o Cristo). Jesus pôde receber a Sexta Iniciação porque era um Ser Perfeito (Perfeito Equilíbrio + Cabal Ponto de Vista + Compreensão Divina).

 

É através dos poderosos, dos muito inteligentes, mas, sem escrúpulos, que as Forças do Mal trabalham, retardando o progresso, promovendo a pobreza, incentivando o ódio e as distinções de classe, promovendo as diferenças raciais para seus próprios fins, mantendo o povo anêmico, devido à nutrição inadequada, e lutando para eternizar a ignorância [autoritária e totalitária] no poder.

 

 

 

Na verdade, a existência da Grande Loja Negra é um problema a ser solucionado pela Grande Loja Branca, e não pela Humanidade. Durante eras, a Hierarquia tem manejado este problema, e está, agora, em processo de resolvê-lo.

 

A Faculdade Perceptiva (não posso denominá-la consciência, ainda que a palavra perceptiva seja imprecisa) só é possível após a Quinta Iniciação, atingindo um elevado ponto de expressão na Sexta Iniciação.

 

Perfeito Equilíbrio Lucidez Mental e Controle Absoluto do Corpo Astral (nenhuma imperfeição poderá causar distúrbios).

 

Cabal Ponto de Vista Desapego + Discriminação —› Abstração + Vontade para o Bem —› Liberação da Grande Heresia da Separatividade —› Afluência do Amor Puro (sem exceção, para todos os homens e, sem exceção, em todas as circunstâncias).

 

Compreensão Divina Manutenência Firme da Mente na LLuz —› Reflexão da Razão Pura (Amor Puro) —› Conhecimento das Causas.

 

A determinação obstinada de um curador inexperto para ajudar poderá criar uma espécie de "bumerangue", causando sofrimento no curador e não ajudando o paciente. Por isto, deve ser utilizado o Amor, não a qualidade inferior da vontade de curar.6

 

Um paciente só poderá ser curado se assim o determinar a Lei [Kármica].

 

Acidentes: supervenientes e relacionados com o karma pessoal. Guerras: vinculadas ao karma planetário. Desastres Naturais: ligados ao Corpo de Manifestação de Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

 

Desastre Natural

 

Sanat Kumara: Técnica de Destruição Divina    Libertação da Vida Espiritual —› Perfeita Expressão.

 

Morte: Parte do Criador Processo Sintetizador.

 

Obediência da Mãe ao Filho Obediência do ego [aspecto matéria, eu inferior] à [personalidade-]alma.

 

Eventualmente, poderá acontecer de a [personalidade-]alma se retirar do seu instrumento. Isto poderá resultar em que a forma fique inanimada e o corpo sem nenhum morador. Quando isto acontece, o ego (e, com isto, quero significar o tríplice homem físico-astral-mental) continuará funcionando, mas, poucas pessoas perceberão que a [personalidade-]alma está ausente. Isto, muitas vezes, ocorre em idosos ou em casos de doença grave, e pode durar anos. Às vezes, acontece com as crianças, sobrevindo a morte ou a imbecilidade.

 

No que concerne à morte, o resultado é o mesmo em todos os casos: a [personalidade-]alma é liberada.

 

Etapas da Vida Esotérica: 1ª) recepção de conceitos, idéias e princípios; 2ª) percepção espiritual interna; e 3ª) abstração – construção do Antahkarana entre o ego e a Tríade Espiritual.

 

Valores baseados em Princípios Imortais conduzem o homem das portas do nascimento, através das portas da percepção, às portas de propósito.

 

Instinto. Dever. Dharma. Obrigação.

 

 

 

 

Esfera do Instinto = Cumprimento do que deve ser cumprido por impulso interior, mas, sem verdadeira compreensão [nem convicção].

 

Esfera do Dever = Chamada que surge de uma consciência mais estritamente humana (sentido de responsabilidade e desejo de servir; controle exercido pela [personalidade-]alma) e não tão predominantemente animal, como acontece na Esfera do Instintivo.

 

Esfera do Dharma = Resultado das duas etapas anteriores. Dharma é o aspecto do karma que dignifica qualquer ciclo mundial particular e as vidas daqueles comprometidos com o seu desenvolvimento. Nesta Esfera, o trabalho se torna compreensivo, e o Aspirante desempenha sua parte no esgotamento do karma mundo.

 

Esfera da Obrigação = Nesta Esfera atua o Iniciado trilhando o Caminho da Evolução Superior.

 

É muito comum que pessoas não-Iniciadas e neófitos interpretem os chamados e as mensagens que ouvem ou recebem como provenientes de uma Fonte Superior ou Espiritualmente Elevada, enquanto, provavelmente, estas comunicações emanem de suas próprias subconsciências, de suas próprias [personalidades-]alma ou de algum instrutor subordinado (não de um Mestre Ascensionado) que, por amor, procura ajudá-los.7

 

A "destruição do Templo de Salomão" tem lugar no momento da Quarta Iniciação!

 

O Silêncio é um Som.

 

Triplo AUM... Sete Sons...

 

 

 

O lapso entre a expectativa e a possibilidade é extremamente bom. [Todo lapso é educativo.]

 

 

Com freqüência, curas ocorrem (pelo menos, temporariamente) devido, em grande parte, ao paciente ser suscetível à sugestão e à confiança no curador.

 

O curador deve aprender a trabalhar com o Aspecto do Amor, e não com o Aspecto Sabedoria.

 

Devido ao fato de as massas estarem centradas na natureza astral, a cura, geralmente, será exitosa se o canal de transmissão do curador for também o corpo astral.

 

O curador sincero deverá ter inflexível intenção de curar.

 

Geralmente, as Forças das Trevas [G.'. L.'. N.'.] não estão interessadas em alguém que não seja importante ou poderoso. Estão interessadas, sim, em aqueles cujo poder e influência possam servir aos seus propósitos. Logo, no que concerne ao homem comum, ignorante, o perigo da interferência “negra” é praticamente nulo.

 

A senda do egoísmo puro, o que é muito raro, conduz à G.'. L.'. N.'..

 

O curador pode manter suas mãos sobre a área doente, mas, em nenhum caso, repito, deve tocar o corpo do paciente.

 

A dissolução [morte ou transição] é uma forma superior de cura. O adiamento temporário da partida é raro e deverá ser inteiramente justificado, e, portanto, só se verificará quando houver concertamento no fato, isto é, quando o trabalho e a presença da pessoa ainda forem necessários na Terra para que uma tarefa específica possa ser completada.

 

Se, de todo, uma pessoa não puder ou não souber como curar, poderá, se desejar, atuar como um canal para que aflua ao paciente a Energia do Amor [Isto poderá ser suficiente para curar um doente que pode ser curado.]

 

O que cura (funcionando como catalisador) e o que deve ser curado são um.

 

A cura é possível por meio de Sons Apropriados.

 

O Novo Homem sempre existiu e sempre existirá.

 

Todo trabalho se tornará espiritual, quando a motivação estiver correta, quando for empregada a inteligente discriminação e quando ao poder da [personalidade-]alma for adicionado o Conhecimento [Sabedoria. ShOPhIa] adquirido nos três mundos.

 

O corpo físico é uma Unidade Elétrica; sua natureza energia atômica pura.

 

Ou cura ou morte! A morte é a Grande Libertação [Grande Iniciação]. No ato de morrer, a [personalidade-]alma aprisionada encontra a libertação.

 

Sete Afirmações Finais:

Primeira Afirmação – Que venha em meu auxílio a força dinâmica que rege os Corações de todos aqueles que estão em Shamballa, porque eu mereço esta ajuda.

Segunda Afirmação – Que desça a Energia Curadora trazendo sua dupla Linha de Vida e sua Força Magnética.

Terceira Afirmação – Que o Anjo do Senhor desça e traga a Vida Curadora.

Quarta Afirmação – Que o Som seja ouvido. Que o Som cure!

Quinta Afirmação – Que o que está oculto seja visto.

Sexta Afirmação – Que o Poder desça fendendo as águas. O fim será sempre bom.

Sétima Afirmação – Que a Energia e a Força se encontrem, e, assim, realizem o Trabalho. Que o novo e o bom sejam produzidos. Que a Vida e a substância se unam e tomem o lugar da matéria enferma, trazendo nova vida para auxiliar na recuperação. A glória da vida está na consumação e no surgimento. Na futura Nova Era, o Sétimo Raio dominará o nosso Planeta, e produzirá o novo e o necessário, determinando a cultura, a civilização e a ciência vindoura. [Que assim seja!]

 

 

 

Comentário Final

 

 

 

Acima de tudo, sempre,sem exceção: Humildade em receber, Caridade em distribuir e Misericórdia em auxiliar. Este estudo está incompletíssimo. Para quem estiver interessado neste tema, o melhor é ler a obra completa.

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Tanto para o paciente quanto para o curador.

2. Sim, eu concordo com isto, mas, ninguém poderá negar que o Amor se expressa também, categoricamente, nunca hipoteticamente, através de boas ações. Isto é mesmo incontestável. Mas, praticar boas ações achando que, com isto, arruma-se uma cadeira cativa, em caráter perpétuo, no céu, é fazer negócio com um deus-aí (com a letra d minúscula) inventado pelo negociante cara-de-pau. O nome disto é imperativo hipotético pútrido-fedorento ou fedorento-pútrido, o que dá na mesma.

 

 

                     

Tudo Imperativo Hipotético
(Pútrido-fedorento ou Fedorento-pútrido)

 

 

3. É aquilo que já eu disse: a ascensão se dá por três vias – pela dor (sofrimento), pelo amor (solidariedade e fraternidade) e pela compreensão (que não abole o amor, mas, minimiza a dor).

4. Mas, o que é de pasmar é o fato de os católicos (e os aderentes de outras religiões derivadas do Catolicismo) não perceberem isto (e outras coisas muito piores, que só têm por finalidade manter o poder temporal e as sinecuras da Ekklésía). Não há quem não saiba que a Igreja Católica é arquimilionária e o Banco do Vaticano é um dos mais poderosos da Terra, pois lá cabe tudo! E qual é a origem disto? Como afirmou Djwhal Khul, deturpação e tergiversação absolutamente cônscias dos ensinamentos de Jesus, o Cristo, que era um pronto (no sentido de pobre e desprovido de bens materiais). Mas, todas estas coisas e muitas outras mais são heranças de um sistema solar anterior, como disse Djwhal Khul. Precisamos lutar para nos livrarmos destas heranças. Precisamos lutar para deixarmos de ser amebas. Todos nós!

5. Este, certamente, é o maior pavor das religiões em geral, porque perderão os seus fregueses!

6. Só um Altíssimo Iniciado – como, por exemplo, Jesus, o Cristo – pode usar sem obstáculos, estorvos ou empecilhos a Vontade de Curar.

7. É esta a explicação inconfundível e irrecusável para tantas e tantas canalizações e tantos e tantos comunicados de Mestres Ascensos que atualmente pululam na Internet, inclusive – o que é de pasmar! – de Sanat Kumara! Acredito que não estou equivocado, mas penso que em 99,99 % dos casos – ainda que haja boa vontade (quando há) – do que é transmitido só haja mesmo infantilidades e inutilidades. Vou redizer: pouquíssimos são os que têm contato efetivo com os Mestres Ascensos, e, quando têm, mantêm silêncio, a não ser que exista algum motivo para que o silêncio deva ser quebrado. Então, para quem gosta de ler estas canalizações e estes comunicados que o faça com cuidado e com uma certa reserva mental. Mais cuidado ainda se deve tomar com os exercícios místicos e congenéricos que são propostos.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://imgarcade.com/1/animated-rose-gif/

http://giphy.com/gifs/tsunami-visualizations-lwWdUprVAq0Le

http://s261.photobucket.com/user/

https://marligo.wordpress.com/tag/desilusao/

http://giphy.com/gifs/trippy-rainbow-triangle-I2sZ6qckkhfLG

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.