CURA ESOTÉRICA
(
10ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 10ª parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Lei (recapitulação) – Toda as doenças são o resultado da inibição da vida da [personalidade-]alma. Isto é verdade para todas as formas de todos os reinos. A arte do curador consiste em liberar a [personalidade-]alma, de modo que sua vida possa fluir através do conglomerado de organismos que constituem uma forma particular.

 

Lei (recapitulação) – A doença é o produto de três influências e está sujeita à elas: 1ª) o passado do homem, em que ele paga o preço [compensa retributivamente] de antigos erros; 2ª) a sua herança, em que ele compartilha com toda a Humanidade as correntes contaminadas de energia de origem grupal; e 3ª) sua participação, com todas as formas naturais, de aquilo que o Senhor da Vida impõe ao seu corpo. Estas três influências são chamadas de Antiga Lei de Participação no Mal. Um dia, esta velha Lei deverá dar lugar à nova Lei do Antigo e Predominante Bem, que está por trás de tudo o que Deus criou. Esta Lei deve ser posta em vigência pela Vontade Espiritual do homem.

 

 

Pondo a Bagunça em Ordem

 

 

Regra (recapitulação) – O curador deve se tornar hábil em conhecer o nível interno dos pensamentos e dos desejos de aqueles que procuram a sua ajuda. Só assim é possível saber a fonte de onde provém a doença. Deve aprender a relacionar a causa com o efeito, e conhecer o ponto exato pelo qual deverá chegar o alívio.1

 

Lei (recapitulação) – Basicamente, as doenças são o efeito da centralização da energia vital do homem. Do plano no qual estas energias estão enfocadas, provêm as condições determinantes que produzem os problemas de saúde. Portanto, a energia vital poderá se manifestar como doença ou como saúde.

 

Lei (recapitulação) – A doença, tanto física como psicológica, tem suas raízes na ausência do Bem, da Beleza e do Verdadeiro, sendo, apenas, um reflexo distorcido das Possibilidades Divinas. A [personalidade-]alma frustrada, quando busca expressar plenamente alguma Característica Divina ou uma realidade espiritual interna, produz, dentro da substância de suas envolturas, um ponto de fricção [atrito]. Sobre este ponto, estão focalizados os olhos do ego, levando à enfermidade. A arte do verdadeiro curador consiste em elevar à [personalidade-]alma os olhos do ego, que estão convergidos para baixo. Em seguida, o Terceiro Olho ou Olho Espiritual dirige a Força Curadora, e tudo fica bem.

 

2ª Regra (recapitulação) – Através da pureza de sua vida, o curador precisa e deve adquirir pureza magnética. Deve atingir o ponto em que a energia se dispersa e se propaga, uma característica de todo aquele que conseguiu vincular os Centros da cabeça. Quando este campo magnético for estabelecido, então, a radiação emergirá.

 

 

 

 

Lei (recapitulação) – Deus2 é Vida. No Universo, nada há além de energia. No homem, duas energias se unem, mas, outras cinco estão presentes. Há que se encontrar, para cada uma, o ponto central de contato. O conflito destas energias com as Forças e das forças entre si produz os males corporais do homem. O conflito entre as primeiras e as segundas persiste durante idades, até que se chegue ao Topo da Montanha – a Primeira Grande Cúpula. A luta entre as Forças produz todas as doenças, todos os males e todas as dores corporais, que buscam a liberação na morte. As Duas, as Cinco e as Sete, além do que elas produzem, possuem o Segredo.

 

3ª Regra (recapitulação) – A energia indispensável deve ser concentrada no Centro necessário. Que este Centro corresponda ao Centro necessitado. Que ambos [o Centro do Curador eo Centro do paciente] se sincronizem, e, juntos, aumentem a Força. Assim, a forma que espera trabalhará equilibradamente. Desta forma, os dois Centros e o UM, , corretamente dirigidos, curarão.3

 

6ª Lei (recapitulação) – Quando as energias construtivas da [personalidade-]alma estão ativas no corpo, então, há saúde, interação correta e atividade concertada. Quando os construtores são os Senhores Lunares, que trabalham controlados pela Lua e sob as ordens do eu inferior pessoal, então, há má saúde, enfermidade e morte.4

 

7ª Lei (recapitulação) – Quando a vida ou a energia fluem sem impedimentos [obstaculizações] e através de direções corretas, alcançam favoravelmente suas precipitações (as glândulas relacionadas). Então, a forma responde e os problemas de saúde desaparecem.5

 

4ª Regra (recapitulação) – No futuro, o cuidadoso diagnóstico da doença, com base na percepção e na verificação dos sintomas externos [anamnese], será simplificado de tal forma que, quando conhecido e isolado órgão envolvido, o Centro no corpo etérico em mais estreita relação com ele, será submetido aos métodos de cura esotérica, ainda que não venham a ser rejeitados os métodos comuns, paliativos, médicos ou cirúrgicos.6

 

 

 

Verdadeira Medicina = Ortodoxia + Esoterismo

 

 

8ª Lei (recapitulação) – Doença e morte são o resultado de duas forças ativas. Uma delas é a Vontade da [personalidade-]alma que diz ao seu instrumento: — Eu retiro a Essência. A outra é o Poder Magnético da Vida Planetária, que diz à vida dentro da estrutura atômica: A hora da reabsorção chegou. Retorna a mim. Assim, de acordo com a Lei Cíclica, atuam todas as formas.

 

 

Lei Cíclica

 

 

5ª Regra (recapitulação) – a) o curador deve buscar vincular sua [personalidade-]alma, seu coração, seu cérebro e suas mãos. Assim, poderá derramar a Força Curadora Vital sobre o paciente. Este é um trabalho magnético. De acordo com o conhecimento do curador, a doença poderá ser debelada ou o estado maligno poderá ser incrementado; b) o curador deve buscar vincular sua [personalidade-]alma, seu coração, seu cérebro e sua emanação áurica. Assim, sua presença poderá nutrir a vida da [personalidade-]alma do paciente. Este é um trabalho de irradiação. Neste caso, as mãos não são necessárias. A [personalidade-]alma do curador esparge o seu poder. A [personalidade-]alma do paciente, através da resposta de sua aura, responde à irradiação da aura do curador, que está inundada com a energia da sua [personalidade-]alma.

 

 

Não é assim; mas é ± assim.

 

9ª Lei (recapitulação) – A perfeição faz surgir a imperfeição na superfície. No espaço-tempo, o Bem expulsa o mal da forma do homem. A inofensividade é o método utilizado pelo Ser Perfeito para esparramar o Bem. Isto pode ser denominado de perfeito equilíbrio, cabal ponto de vista e compreensão divina.

 

6ª Regra (recapitulação) – O curador ou o grupo de cura devem manter subjugada a vontade, pois, nunca se deve usar a vontade, mas, o amor.

 

10ª Lei (recapitulação) – Ouve e atende, ó Discípulo, o chamado que o Filho faz à Mãe, e, logo, obedece. A Palavra anuncia que a forma serviu ao seu propósito. O Princípio Mente, então, se organiza, e, em seguida, repete a Palavra. A forma expectante responde e se desprende. A [personalidade-]alma é liberada. Responde, ó Nascente Um, ao chamado que vem da Esfera da Obrigação; reconhece o chamado que emerge do Ashram ou a partir da Câmara do Conselho, onde espera o Senhor da Vida. O Som é emitido. Tanto a [personalidade-]alma quanto a forma devem renunciar ao Princípio Vida e, assim, permitir que a Mônada se liberte. A [personalidade-alma responde. A forma, em seguida, rompe a conexão. A vida fica livre, devido à qualidade do seu Conhecimento Consciente e aos frutos de todas as experiências. Estes são os dons combinados da [personalidade-]alma e da forma.

 

A doença, a morte, a mentira, o engano e o desespero são inerentes ao nosso próprio Planeta, porque o nosso Logos Planetário (como afirmei anteriormente, quando ajudei Helena Petrovna Blavatsky a escrever A Doutrina Secreta) é um "Deus imperfeito". Depois da Segunda Grande Guerra [que durou de 1939 a 1945], as imperfeições do nosso Logos Planetário diminuíram palpavelmente, ainda que os (re)ajustes necessários demorem séculos para acontecer em tão grande escala.

 

O curador da Nova Era, pelo desenvolvimento interno que outorga Conhecimento [Sabedoria = ShOPhIa], por ser clarividente, saberá reconhecer as limitações e as circunstâncias condicionantes, além do destino [cumprimento kármico].

 

Precisamos ter sempre em mente que a cura do corpo físico não é o mais elevado bem espiritual, pois, o veículo físico não é o mais importante, uma vez que nem sequer é um Princípio.

 

Na cura esotérica, sempre, o fluxo de energia deve ser dirigido através do corpo etérico do paciente ou emanando deste corpo. E, aqui, há duas possibilidades: ou o paciente se curará ou a doença levará a uma crise necessária e educativa e o paciente morrerá.

 

Quando há um fluxo completo e desobstruído da energia da [personalidade-]alma para os Sete Centros Vitalizadores, temos a perfeita saúde, que se manifesta no Iniciado do Quarto Grau, a não ser que, em seu caso, tenha que ser aplicado um karma experimental ou iniciador, mas, de maneira geral, um Iniciado de Alto Grau não necessita de um curador, pois, nele, nada há que necessite ser curado.

 

Atualmente, no caso dos doentes com enfermidades graves, poucas pessoas se encontram devidamente integradas, para que possam funcionar como seres íntegros, em resposta à estimulação da sua [personalidade-]alma. E isto limita a ação do curador metafísico, maiormente se o doente estiver inconsciente.7

 

 

 

Os Iniciados, geralmente, permanecem totalmente conscientes durante o processo de morrer.

 

 

A potência com a qual a [personalidade-]alma influencia o corpo etérico é indicada pelo ponto de luz no Centro Coronário e em sua zona de irradiação.

 

A relação dos Centros acima do diafragma com os que estão abaixo dará uma indicação geral do grau de evolução do homem a ser curado.

 

Um curador deverá reconhecer e empregar os seguintes pontos de contato: 1º) a [personalidade-]alma do paciente, ancorada no corpo etérico; e 2º) sua própria [personalidade-]alma, para estimular a [personalidade-]alma do paciente. Isto porá em contato o corpo vital do curador com o do paciente, por intermédio de seus Centros Coronário e Cardíaco.

 

Tanto o paciente deve se lembrar quanto o curador deve ter em mente que as doenças costumam ter suas raízes no passado (passado grupal ou passado individual), e poderão ser, em última análise, formas benéficas e educativas de compensar (retribuir) dívidas antigas [erros do passado]. Portanto, devemos aceitar com humildade aprendizante o que o destino (karma) está a nos ensinar. A febril ansiedade é contraprodutiva.

 

Algumas vezes, a doença é um fator educacional utilizado para eliminar os sentimentos de separação (desunião), de solidão (distanciamento) e de isolamento (insulamento). Comumente, o sentido geral de compartilhamento-participação (responsabilidade coletiva e boa vontade) se aprende da maneira mais difícil. Esta é a inexorável Lei.

 

 

 

 

O canal de contato entre o indivíduo [ego] e sua [personalidade-]alma e a [personalidade-]alma da Humanidade está se tornando mais direto e sem entraves, pois, o alinhamento está se consubstanciando.

 

As enfermidades não desaparecerão do mundo nem miraculosa nem repentinamente, no período imediato que anuncia a Nova Era. Se assim acontecesse, isto significaria que a Lei do Karma teria deixado de reger, e isto não é possível.

 

O descompasso e a doença só serão erradicados e apenas o Bem prevalecerá quando os seres humanos forem controlados pela Tríade Espiritual, tenham construído o seu Antahkarana e possam, portanto, usar conscientemente a Vontade Espiritual (em contraposição à vontade pessoal egoísta).

 

E por que prevalece o mal? Porque o mal, a delinqüência e a doença são o resultado da grande heresia da separatividade, e porque ainda prevalece o ódio e não o amor. Não se esqueça de que aquele que não ama o seu irmão é um criminoso, e constitui sempre o símbolo do ódio.

 

Cura (autocura): é necessário saber se ela é exeqüível e, portanto, realizável.8

 

A Vontade atua através do Centro Coronário.

 

Os Sete Centros Principais controlam áreas definidas do corpo através dos nadis, dos nervos, do sistema endócrino e da corrente sangüínea.

 

A nota-chave da boa saúde pessoal e para o bem-estar geral da Humanidade, esotericamente falando, está no compartilhamento ou na distribuição. Se você observar direitinho, concluirá que os males econômicos da Humanidade se assemelham às doenças individuais.

 

 

 

 

Princípio Fundamental da Saúde Correta Distribuição da Energia. Unicamente pela correta distribuição da energia [(re-)harmonização] os males do corpo físico serão curados e haverá saúde.

 

 

 

 

No processo de cura, em primeiro lugar, devem ser analisadas as causas psicológicas que produziram a doença.

 

No processo de cura, se o paciente for muito evoluído, a abordagem poderá ser feita através do Centro Coronário ou do Centro Cardíaco; se o paciente é uma pessoa comum ou de evolução semelhante, a abordagem poderá ser feita através do Centro Laríngeo ou do Centro Plexo Solar; e se o paciente for um ser humano subdesenvolvido, de grau relativamente inferior, a abordagem poderá ser feita através do Centro Plexo Solar ou do Centro Sacro.

 

 

 

Importantíssimo: antes de qualquer processo curador, é necessário que haja ou que seja construída uma relação harmoniosa entre o curador e o paciente. E, se for o caso, para que a cura possa acontecer, é fundamentalmente necessário que o curador ame verdadeiramente e sem reservas o seu semelhante.

 

 

De um antigo livro dos arquivos dos Mestres: de [personalidade-]alma para [personalidade-]alma, curador e paciente são um; de extremo a extremo, curador e paciente, juntos devem sofrer; de lugar para lugar, curador e paciente são aliados. Então, em seguida, a corrente dual de energia trará como resultado a cura.

 

O curador deve se esforçar para se manter afastado [isolado (protegido) mental e psiquicamente] da enfermidade, nunca do paciente. Particularmente, o amor que flui do curador para o paciente irá prevenir o retorno [transferência] das emanações indesejáveis do paciente.

 

É preciso que seja considerado que a Arte Metafísica de Curar não é um vago processo místico, um desejo ansioso nem se constitui apenas de boas intenções.9

 

Mais importante do que a cura do corpo físico é a expansão da consciência.

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. O que isto significa? Que é insuficiente apenas querer curar; é necessário saber como curar. Ora, se isto é válido para a Medicina Ortodoxa, é igualmente válido para a Cura Metafísica. Se isto não fosse verdadeiro, a obra que estamos estudando não teria o menor cabimento. Por isto, todo cuidado é pouco com esses carimbambas de 160 réis. Não é raro acontecer de um desavisado procurar um cara-de-pau desses, entrar doente e sair irremediavelmente aleijado. O pior é que, em certos casos, depois que o estrago foi feito, nem a Medicina Ortodoxa consegue dar um jeito na avacalhação que foi feita. Cuidado! Cuidado! Cuidado!

2. Deo in Corde.

 

 

 

 

3. De uma forma ou de outra, a participação do paciente é fundamental no processo de cura. Eu arriscaria dizer que o curador, sozinho, sem o concurso do paciente, é incapaz de curar. Por isto, Jesus não saía curando a bangu; em todos os relatos bíblicos, quem precisava de ajuda pedia, o que, per se, já é uma participação. Domine, non sum dignus, ut intres sub tectum meum; sed tantum dic Verbo, et sanabitur anima mea. Preste atenção: pedir é um ato de humildade. Ainda que, propriamente, não exista perdão, quando pedimos perdão, estamos manifestando o maior ato de humildade que um ser humano pode evidenciar.

4. Devemos ter presente que a base desta Lei são os nossos pensamentos.

5. Eu não tenho a ousadia de dizer que a nossa saúde depende exclusivamente do bom funcionamento das nossas glândulas endócrinas, mas, tenho a ousadia de dizer que a nossa saúde depende, em 99 %, do bom funcionamento das nossas glândulas endócrinas. AUM... AUM... AUM...  ...  AUM... AUM... AUM... Não há nada mais desgracento para as nossas glândulas endócrinas do que pensamentos inarmônicos!

6. Haverá boçalidade tantalizante maior do que recusar o auxílio da Medicina Ortodoxa por achar que uma doença é a vontade de um deus, e que, se este deus quiser, ele curará? Não; não há nem haverá. Outro dia vi um filme da série televisiva Chicago Fire, no Universal Channel Brasil, em que uma paramédica salvou a vida de um cara que estava tendo um edema pulmonar agudo, mas, que, por convicções religiosas incongruentes, despropositadas, inapropriadas, inconvenientes, irracionais, estúpidas e mais não-sei-o-quê recusou o atendimento de emergência. Mas, a paramédica não quis saber; mandou brasa, e fez o que precisava ser feito. (Eu, se fosse médico ou paramédico, teria feito a mesma coisa.) O babaca acabou se salvando, mas, processou a paramédica, e – acredite se quiser! – a boa samaritana foi suspensa de suas atividades por três meses, por não ter tido (ou pedido) autorização explícita do já-quase-morto-edematoso para o salvar! Inacreditável! Ora, com perdão da má palavra: só mandando esse tipo de gente tomar no olho do seu olho que não vê! Deste tipo de irritabilidade terei muita dificuldade em me livrar! Fazer o quê?

7. Para pessoas que não tenham habilidade para curar, como eu, por exemplo, ficar ao lado do leito do paciente (magnetização áurica) em humilde disponibilidade para se tornar um canal ou veículo de cura é de grande ajuda. Outras coisas poderão ser feitas, mas, é preciso ter muito cuidado para não complicar (ou mesmo destruir) o já debilitado equilíbrio vital (harmonium) do paciente ao invés de auxiliar, o que não é tão incomum assim quanto possa parecer. Portanto, a prudência deverá sempre se sobrepor (priorizar) ao entusiasmo.

8. Não adianta tentar (se) curar no grito, no peito e na raça o que o karma não permite.

9. Pelo que estou estudando, eu acrescentaria que a Arte Metafísica de Curar depende também [fundamentalmente, seria mais adequado] da proficiência (competência, capacidade, mestria) do curador e do mérito (pretérito e atual) do paciente. Neste âmbito, o ideal, como disse Djwhal Khul, é conhecimento ortodoxo aliado à cura espiritual.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.reviveactive.com/krill-oil/health-benefits/brain/

http://miraculousendeavors.blogspot.com.br/
2014/03/chakra-healing.html

http://www.livepencil.com/mambers/images
mem/animations/anim_bajar/puppet1.html

http://salvare0zero0.deviantart.com/art/
Salvare0Zero0-s-Color-Wheel-169283138

http://giphy.com/gifs/trippy-rainbow-triangle-I2sZ6qckkhfLG

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.