CURA ESOTÉRICA
(
1ª parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 1ª parte de um importante livro editado por Alice Ann Bailey, que foi telepaticamente recebido do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna e, necessariamente, um Curador. Os ensinamentos e as técnicas de cura da obra A Cura Esotérica tanto são auto-aplicáveis como poderão ser aplicados à outras pessoas. Esta obra se resume a três pontos fundamentais: 1º) causas das enfermidades; 2º) os sete métodos de cura que regem o “trabalho de restituição", tal como são praticados pelos Iniciados do mundo; e 3º) cura psicológica e necessidade de tratar o paciente de acordo com a sua vida interior – Toda enfermidade é o resultado da inibição da vida da [personalidade]-alma. Enfim, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

 

 

 

O corpo físico denso permite à [personalidade]alma se expressar no plano ou objetivo físico, como parte de um organismo maior. É o mecanismo de resposta do Homem Interior Espiritual, e serve para colocar esta entidade espiritual em harmonia com o mecanismo de resposta do Logos Planetário, que é a vida em que vivemos, nos movemos e temos o nosso ser.

 

O objetivo fundamental do corpo etérico é revitalizar e energizar o corpo físico e, assim, integrar o corpo de energia da Terra e do Sistema Solar. É uma rede de correntes de energia, de linhas de energia e de luz. Ele faz parte da vasta rede de energia que está por trás de todas as formas, grandes ou pequenos, no micro e no Macrocosmo. Através destas linhas de energia, fluem as forças cósmicas, assim como o sangue corre pelas veias e pelas artérias. O corpo etérico é a base de toda a vida manifestada e a expressão da essencial não-separatividade de cada vida.

 

O corpo astral ou de desejos (às vezes, chamado de corpo emocional) é o efeito produzido pela interação do desejo e da resposta sensível sobre o ego que se acha no centro, e o efeito resultante (neste corpo) é experimentado como emoção, dor, prazer e todos os pares de opostos. Em ambos os corpos – o corpo etérico e o corpo astral residem noventa por cento das causas das enfermidades e das doenças físicas.

 

O corpo mental ou a quantidade de substância mental "chitta" que a unidade humana individual pode usar e impressionar é o quarto mecanismo da série disponível para a [personalidade]alma.

 

Toda enfermidade é o resultado de inibição da vida da [personalidade]alma. Isto é verdade para todas as formas de todos os reinos. A arte do curador consiste, então, em liberar a [personalidade]alma, de modo que sua vida possa fluir concertadamente através do conglomerado de organismos que constituem uma forma particular.

 

A verdadeira arte de curar consiste em liberar a energia do átomo – que equivale a liberar a energia da [personalidade]alma.

 

 

Átomo de Carbono

 

 

Tudo o que diz respeito à saúde humana depende e decorre: 1º) da soma total de forças, sentimentos, desejos e processos mentais ocasionais que caracterizam os três corpos sutis e que determinam a vida e a experiência do corpo físico; 2º) dos efeitos que a Humanidade, como um todo, produz sobre o corpo físico, uma vez que o ser humano é parte integrante desta Humanidade – um organismo dentro de um organismo maior; e 3º) do efeito sobre o corpo físico produzido pela vida planetária, expressão da vida do Logos Planetário, uma Entidade em evolução.

 

Requisitos fundamentais para todos os verdadeiros curadores: Magnetismo + Irradiação.

 

No que concerne à cura, há três possibilidades realmente importantes: 1ª) cura total; 2ª) cura parcial na qual se estabelece um estado de espírito que permite ao doente continuar a viver com a sua condição, sem ser prejudicado pelas limitações cármicas do corpo; e 3ª) libertação (com alegria e facilidade) do corpo, e obtenção da plena saúde através do portal da morte [ou transição].1

 

Ainda que, de certa forma, seja incompreensível, a ultíssima causa das enfermidades está na história do passado longínquo do nosso Planeta, no curso (ocultamente interpretado) da vida planetária, e tem suas raízes no que é geralmente chamado de "mal cósmico" – que, simbolicamente, descreve um estado de consciência limitado e inconcluso de certos "deuses imperfeitos". Logo, é facilmente concluível que todas as vidas e todas as formas dentro destes corpos (nos quatro Reinos da Natureza) estão necessariamente sujeitas a estas limitações, inconclusões e imperfeições.2

 

 

 

 

Precisamos estar atentos para o fato de que cura e perfeição, geralmente, costumam estar ancorados em desejos egoístas.3

 

É bem possível que o propósito da existência seja muito diferente do que o homem pode conceber presentemente. Vivemos em um oceano de ilusões!

 

 

 

A própria Divindade se encontra em caminho de se aperfeiçoar.

 

 

Toda doença é produzida pela falta de harmonia (alinhamento) ou desarmonia entre o aspecto forma e a Vida.

 

É a desarmonia que produz o que é chamado de doença, sendo a causa das congestões, das corrupções e da morte.

 

 

Sons Dissonantes Criam Desarmonia

 

 

Não há qualquer sobrenaturalidade nas enfermidades; tudo é absolutamente natural. Por toda parte, há doença, corrupção e tendência à dissolução. O antagonismo em relação à doença só tende a vigorizar a dificuldade.4

 

De um certo ângulo, a doença é um processo de libertação, processo este que é inimigo do estático e do cristalizado [coisificado]. Isto não quer dizer que se deva aceitar passiva e indiferentemente a doença e desejar a morte. Se assim fosse, estaríamos premiando o suicídio e cultivando a doença, o que seria um absurdo.5

 

A batalha é permanente entre o espírito aprisionado e a forma aprisionadora.

 

 

 

A Lei da Causa e do Efeito (no Oriente, denominada Lei do Karma) e a origem das enfermidades estão vinculadas à Vida de Deus na forma, e serão sempre incompreensíveis para o homem comum, até o momento de receber a Grande Iniciação, simbolizada pela Transfiguração.

 

Intuição  —›  Illuminação (Conhecimento Divino).

 

Causas das doenças: a) psicológicas; b) que emanam da vida grupal; e c) kármicas.

 

Métodos de cura: a) paliativos: alopáticos, homeopáticos, osteopáticos, quiropráticos etc.; b) psicológicos; e c) superior: estímulo da [personalidade-]alma para iniciar uma atividade positiva.

 

O curador deve buscar vincular [unificar] sua [personalidade-]alma, seu Coração, seu cérebro e suas mãos (ou [personalidade-]alma, cérebro, Coração e emanação áurica). Só assim poderá verter ou derramar sua Força Vital sobre o paciente (irradiação magnética). As mãos não são necessárias. A [personalidade-]alma transmite [comunica] o seu poder.6

 

Sempre os ajustes decorrentes do passado afetam o presente.

 

 

 

A Lei do Karma explica as injustiças aparentes e acentua o aparecimento da dor, da doença e do sofrimento, mas, é apenas, basicamente, uma compreensão parcial da Verdade Cósmica.

 

 

Há, digamos assim, muito mais karma bom do que mau, porém, vivendo em um período como o atual, isto é difícil de acreditar.7

 

Mentes descontroladas, temperamentos ufano-nacionalistas e predisponentes a preconceitos raciais e células cerebrais não liberadas nem despertadas impedem que os homens cheguem a uma correta compreensão das Leis Cósmicas.

 

 

 

 

As enfermidades e as doenças grupais (nacionais, raciais e planetárias) atuam e encontram caminho para manifestação principalmente através do corpo etérico.

 

Algumas doenças devem ser tratadas a partir do plano mental, e o curador precisará usar a mente; algumas exigem uma concentração de energia emocional por parte do agente de cura; e, em outros casos, o curador deve buscar ser apenas um transmissor de energia prânica para o corpo etérico do paciente, por meio de seu próprio corpo etérico.

 

 

 

Nenhum Discípulo pode se pôr em mãos de um curador magnético ou de quem trabalha com radiações, bem como de um psicológico especialista de qualquer tipo! Um Discípulo não deve se sujeitar às emanações áuricas de qualquer curador ocasional nem ao poder de um psicólogo acadêmico, não importa o quão proeminente e respeitável possa ser.

 

 

Muitas doenças são de natureza grupal e, em conseqüência, inerentes à própria Humanidade. Se isto é assim, o que deverá fazer o homem? Lutar, tanto individualmente como grupalmente, para se libertar da acumulação do passado, e remover dos seus corpos físicos os germes das enfermidades.8

 

Os microorganismos (vírus e bactérias) – individuais e grupais – que sempre devastaram e destruíram o reino humano são agentes que cumprem uma tarefa e um dever definido no grande esquema das coisas.

 

 

 

O destino natural do homem é morrer, porque todo homem deve morrer por requerimento de sua própria [personalidade-]alma. Quando o homem tiver alcançado um estágio superior em sua evolução, de forma deliberada e definitiva escolherá conscientemente o momento de se retirar do seu corpo físico, que permanecerá em silêncio e sem [personalidade-]alma, desprovido de luz, no entanto, ileso e íntegro. Em seguida, ele se desintegrará no âmbito do processo natural, e os átomos que o constituem retornarão "para a reserva das entidades que esperam", até serem novamente requisitados para ser utilizados pelas almas [re]encarnantes.

 

 

A doença é o produto de três influências, e está sujeita à todas elas. Em primeiro lugar, o passado [próximo ou remoto] do homem, em que compensa os erros antigos cometidos. Em segundo lugar, a sua herança, em que compartilha com toda a Humanidade fluxos contaminados de energias de origem grupal. Em terceiro lugar, sua participação com todas as formas naturais do que foi imposto ao seu corpo. Estas três influências são chamadas de Lei Antiga de Participação no Mal. Algum dia, esta Lei deverá dar lugar à nova Lei do Antigo Predominante Bem. Esta Lei deverá ser posta em vigência pela Vontade Espiritual do homem.

 

Todas as Leis da Natureza têm sua contraparte superior e espiritual.

 

Todo curador deve atingir pureza magnética através da pureza da sua vida. Deve lograr esta irradiação que se manifesta em todos os homens que vincula os centros da cabeça (glândula pituitária e glândula pineal). Quando este campo magnético é estabelecido, então, a irradiação emerge.

 

Toda enfermidade tem efeito purificador.

 

O antagonismo em relação à uma doença simplesmente a energiza.

 

De maneira geral, a cura se realiza de três formas: 1ª) pela aplicação dos métodos das inumeráveis escolas de Medicina e Cirurgia e de grupos relacionados; 2ª) pelo emprego da Psicologia; e 3ª) pela atividade da [personalidade-]alma.

 

Para a maior parte da Humanidade, o corpo astral é o fator determinante e a causa predominante dos problemas de saúde. A razão disto é que ele tem um efeito potente e predisponente sobre o corpo vital ou etérico. O corpo físico é o autômato de qualquer corpo interior mais forte do que ele.

 

A doença é uma atividade exclusiva do plano físico.

 

O fluxo da vida em si, ancorado no coração, determina a vitalidade do homem, sua capacidade de trabalho e a duração de sua existência.

 

Os predominantes fluxos de energia que provêm dos corpos astral, mental ou egóico (que podem ser de qualidade inferior ou medíocre) determinam e controlam a expressão do homem no plano físico.

 

Em um dado momento, o Iniciado trabalha simplesmente com três tipos de energia, enquanto se manifesta na encarnação: a Energia da Vida mesma, a Energia Negativa do Ego e a Energia Positiva da [personalidade-]alma.

 

Só há uma Energia, que se manifesta como muitas e variadas energias. O Universo é composto por estas numerosas energias.

 

O principal ponto focal das diversas energias que existe no ser humano é a [personalidade-]alma.

 

Os dois pontos internos principais de concentração e de distribuição de energia estão na cabeça (glândulas pituitária e pineal) e no coração.

 

O homem começa sua vida onde previamente a deixou. Quando ele atinge a idade de vinte e um anos [7 + 7 + 7], seus centros já deverão ter atingido a mesma qualidade de expressão que foi obtida ao deixar a vida em uma encarnação anterior.

 

Em geral, o homem só consegue desenvolver um centro em uma determinada vida, mas, algumas vezes, através do processo de Iniciação, vários centros são levados a uma maior atividade consciente.

 

Os centros determinam o ponto de evolução do homem em relação à sua expressão fenomênica, e agem diretamente sobre o corpo físico através do sistema endócrino.

 

As errôneas atitudes emocionais (tensão temperamental, preocupação intensa e irritabilidade prolongada) e a malsã condição do corpo astral, que, geralmente, são levadas vida após vida, são os dois poderosos fatores que causam mal-estar e doença.

 

A inofensividade é o método científico por excelência, esotericamente falando, de limpar a casa e purificar os centros.

 

 

 

 

A doença é, por vezes, o surgimento e a ocorrência de determinadas condições indesejáveis. Quando se exteriorizam e são trazidos à superfície do corpo humano, podem, então, ser conhecidas, tratadas e eliminadas. Por outro lado, é bom lembrar que a ocorrência e a remoção das desarmonias poderão levar à morte do corpo físico. Todavia, a [personalidade]-alma continua sua peregrinação. Neste sentido, um período de má de saúde (ainda que possa causar a morte) deve ser considerado valioso, pois, contribui para eliminar as errôneas condições emocionais e mentais.9

 

A doença é um processo de purificação levado a cabo para produzir uma expressão mais pura, um aroma vital e uma influente utilidade egóica. Quando isto acontece, é possível a cura.10

 

Haveremos de compreender e de admitir que a morte não é uma coisa horrível. Na verdade, ela é uma amiga benevolente.

 

Na vida da maioria das pessoas, o corpo astral é o primeiro fator de motivação, pois, é nele que, na atualidade, está concentrada a consciência [caprichos, incentivos, projeções, desejos, cobiças, paixões etc.]

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Atenção: isto não significa sacrificar (eutanasiar) o doente, mas, quando é o caso, facilitar misticamente a sua transição. Já comentei que a morte ou transição, em princípio, não é para acontecer em meio à dor ou ao sofrimento (físico e/ou espiritual). Se morremos todos estropiados e inabilitados, com dor e padecendo, é porque somos sesquipedalmente ignorantíssimos. Quem aprendeu a Morrer Iniciaticamente Morre para a vida e Nasce para a Vida conscientemente. Isto – claro! – nada tem a ver com suicídio. Só pela encarnação (vida física) poderemos alcançar a Libertação (Plena Vida Espiritual).

2. Por isto, há uma inter-relação inapagável entre os karmas pessoal, familiar, nacional, planetário, solar, galático e universal. Ora, se somos todos um...

3. Um simples exemplo de desejo egoísta é querer se livrar e não compensar ou retribuir um karma educativo. Ora, não é isto que muitas pessoas fazem quando buscam o auxílio de feiticeiros, milagreiros, cartomantes, adivinhões e companhia? Uma coisa que não dá para fazer é embalsamar um karma. Um dado karma deverá ser integralmente cumprido. Em branco e preto ou em preto e branco!

4. Tudo é absolutamente natural em relação à Lei da Causa e do Efeito. Ora, não havendo uma causa geradora não poderá haver um efeito manifesto.

5. Vista de um certo ângulo específico, a doença (que não deixa de ser um cumprimento kármico) nada mais é do que um Processo Alquímico (Ascensional). É por isto que, por exemplo, como explicam Alexandre Versignassi e Barbara Axt, quando alguém contrai alguma infecção viral, geralmente, acaba imunizado contra ela para sempre. Isto é conhecido como imunização ativa natural, e ocorre quando o próprio organismo é induzido a produzir anticorpos, através de entrada de antígenos. A imunização ativa é chamada artificial quando se introduzem propositalmente antígenos: é o caso da vacinação. A droga toda é quando não aprendemos com as nossas quedas e com as nossas doenças. Aí, é mesmo de doer!

6. Talvez, aqui, alguns se admirem da afirmação que as mãos não são necessárias. Bem, se você lembrar que na cura à distância as mãos não são necessárias, e que tudo se passa psiquicamente... Seja à distância, seja presencialmente, a cura poderá acontecer porque a [personalidade-]alma do paciente, através da resposta de sua aura, responde à irradiação da aura curador, que no ato curador está inundada com a energia da sua [personalidade-alma.

7. Infelizmente, a ignorância, o preconceito e o sentimento de reclamação fazem com que as pessoas, geralmente, só enxerguem o lado ruim ou doloroso das coisas. Por acaso, as cheias e o húmus acumulado no leito do Rio Nilo, que fertilizam a terra garantindo a prática agrícola, serão um mal? Os avanços tecnológicos serão, sempre e inevitavelmente, um mal? Se você observar, o mal não existe como mal-em-si; nós é que desvirtuamos as coisas e, normalmente, as transformamos em detrimentos. Um exemplo flagrante disto é a utilização da energia nuclear para fabricar bombas.

 

 

Explosão de uma Bomba Nuclear

 

 

8. Um exemplo de acumulação do passado é a matança dos nossos irmãos animais, seja lá para o que for. Uma fatia ponderável dos males que acometem a Humanidade deriva do ultraje com que são tratados os bichos. Ouso dizer que enquanto aviltarmos, maltratarmos e assassinarmos os nossos irmãos da Terceira Hierarquia não sairemos da cepa torta. Mas, muitos pensam assim:

 

Que se dane a cepa torta;
eu não sou um inês-da-horta.
Não
troco feijoada ou churrasco
por figo, tâmara ou damasco!

Todo vegetariano é otário.
Adoro sangue; sou sanguinário.
Sangue no verão e no inverno;
sangue no éden e até no inferno!

Sangue! Sangue! Sangue!
Amor aos bichos? Quixiligangue!
Eu tenho vocação pra vampiro!
Oh!, por sangue sempre suspiro!

 


 

9. Quando compreendermos que tudo é aprendizado, que tudo contribui para a nossa libertação-ascensão, então, é possível que nos tornemos mais humildes e que soframos menos.

10. Então, penso que não erraremos se admitirmos que quando os desejos, as cobiças e as paixões tenderem para zero, a saúde tenderá para Um. Isto é equivalente a que a Compreensão, a Humildade e o Desprendimento tendam também para Um.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://imgarcade.com/1/school-fights-gif/

http://community.fortunecity.ws/millennium/rollingacres/
1250/Animations/1-bird/Animate-bird-2.html

http://imgur.com/gallery/Tptup

http://www.egipto.com.br/periodo-cheias-nilo/

http://classroomclipart.com/clipart-view/Animations/
Recreation/playing_puppets_cc_gif.htm

http://alunoesperto.com/a-
composicao-quimica-da-celula

http://super.abril.com.br/ciencia/
donos-mundo-621678.shtml

http://altered-states.net/barry/newsletter420/

http://www.findphotos.in/2013/08/best
-animated-funny-photos-for-mobile.html

http://photobucket.com/

http://s694.photobucket.com/

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Música de fundo:

Ave Maria
Compositor: Franz Peter Schubert
Seqüência: Bob Mace

Fonte:

http://www.classicalmidi.co.uk/schubert.htm

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.