Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

 

Fui cruento. Cruentei.

Fui ofensor. Atingi.

Fui afligidor. Destruí.

Fui fraudador. Despojei.

 

 

Fui torturante. Feri.

Fui cobiçante. Enriquei.

Fui ajuntador. Cumulei.

Fui castigador. Puni.

 

 

Fui cavilador. Cavilei.

Fui ludibriador. Concebi.

Fui simulador. Urdi.

Fui pérfido. Premeditei.

 

 

Hoje, lamurio e choro.

Vivo sem eira nem beira

pegando xepa na feira.

Quando se me dá, oro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação 1:

 

A animação em flash que abre este poema foi produzida a partir de uma fotografia digital de um afresco que o pintor italiano da Escola Sienesa Ambrogio Lorenzetti (c.1290-1348?) pintou nas paredes do Salão dos Nove (Sala dei Nove) ou Salão da Paz (Sala della Pace), no Palácio Público (Palazzo Pubblico) da Cidade de Siena, localizada na Toscana, na Itália – uma verdadeira obra-prima da pintura secular do começo do Renascimento (movimento intelectual que, no século XV, preconizou a recuperação dos valores e modelos da Antigüidade greco-romana, contrapondo-os à tradição medieval ou adaptando-os a ela, e que renovou não apenas as artes plásticas, a arquitetura e as letras, mas também a organização política e econômica da sociedade).

 

Observação 2:

A animação Homem Crucificado foi produzida a partir de uma fotografia digital de uma ilustração do pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros Paul Gustave Dore (1832 - 1883), que entre 1861 e 1868 realizou diversas ilustrações para La Divina Commedia de Dante Alighieri (1265-1321). Com aproximadamente 25 anos, começou a trabalhar nas ilustrações do Inferno, do Purgatorio e do Paradiso de Dante. Em 1868, Doré terminou as ilustrações do Purgatorio e do Paradiso, e publicou uma segunda parte incluindo todas as ilustrações de La Divina Commedia.

 

Observação 3:

 

Como explica Ricardo da Costa, a oposição entre o bom e o mau governo pertencia ao êthos dos séculos XIII e XIV, tendo sido expressa tanto na literatura quanto nas artes. Um bom exemplo artístico desta oposição quatrocentista — e inserido em uma proposta alegórico–intelectual [ou, usando uma expressão da época: O voi ch'avete li 'ntelletti sani, mirate la dottrina che s'asconde sotto 'l velame de li versi strani, (Ó vós que tendes inteligência sadia, atentai à doutrina que se esconde sob o véu dos versos estranhos) palavras do poeta Dante Alighieri, 1265-1321, em La Divina Commedia, Inferno, canto IX, versos 61, 62 e 63) a respeito dos intelectuais de seu tempo] — são os afrescos alegóricos do Bom e do Mau Governo que Ambrogio Lorenzetti (c.1290-1348?) pintou nas paredes do Palácio Comunal de Siena nos anos 1337-1340.

Editado da fonte:

http://www.ricardocosta.com/pub/lorenzetti.htm

 

Fundo musical:

The Good, the Bad and the Ugly (Ennio Morricone)

Fonte:

http://www.rpaige.com/midi4.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Dor%C3%A9

http://italophiles.com/dante.htm