A CRÔNICA DO AKASHA
(6ª e Última Parte)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, concluído agora, teve por objetivo colecionar alguns fragmentos do Pensamento de Rudolf Steiner apresentados na obra A Crônica do Akasha (A Gênese da Terra e da Humanidade: uma Leitura Esotérica). Akasha deve ser entendido como um estado ou plano vibratório no qual estão gravadas todas as informações sobre a trajetória evolutiva do uni(multi)verso, de um mânvântâra até o prâlâya, designando a faixa de existência que engloba os níveis intuitivos, espiritual, monádico e divino. Por ter impresso em si o transcurso da evolução, o Akasha é denominado Arquivo Cósmico ou Akáshico. Seus dados são energia, em elevado grau vibratório, relacionada ao som imaterial, ou seja, ao poder criativo conhecido como Verbum – a Essência da Palavra Sagrada. Para contatar e consultar os Registros Akáshicos, é preciso se despir de conjecturas intelectuais (miragens + ilusões + coisismos). Seus arquivos são constituídos de conteúdos imperceptíveis à mente concreta, pois, são formados pela consciência imaterial das partículas dos diversos planos da existência, e se tornam disponíveis aos que se devotam ao serviço amoroso e impessoal. Nestes registros podem ser encontradas referências acerca da trajetória já percorrida pela Humanidade, bem como suas possibilidades atuais e futuras (no Tempo que não é tempo). Helena Petrovna Blavatsky apresentou o Akasha como a eletricidade oculta ou a energia que registra todas as operações universais, sendo, por assim dizer, uma coletânea de todos os eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão no Uni(multi)verso. Nada disto tem a ver com predeterminação ou destino estabelecido de antemão, pois, acima de tudo estão a Liberdade e o nosso Livre-arbítrio. Portanto, precisamos adquirir a plena Consciência (Iniciática) desta Liberdade para bem utilizarmos (como Iniciados nos Eternos Mistérios) o nosso Livre-arbítrio.

 

Eu era escravo,
e nada sabia.
Compreendi,
me alforriei
e com a ShOPhIa
me casei.

 

 

Fragmentos

 

 

 

UNIMULTIPLICIDADE

UNIMULTIPLICIDADE

 

 

 

A evolução terrestre significou uma moderação, isto é, um domínio do caráter animal no ser-humano-aí-no-mundo. Isto foi provocado pela consciência pensante. [Bem, reconheçamos: nem tanto assim!]

 

Bem, reconheçamos: nem tanto assim.
Escravizamos os mais fracos,
degolamos os 'infiéis',
'suicidamos' os vanguardistas,
exilamos os progressistas,
holocaustizamos os 'inferiores',
xenofobiamos os não-nacionais,
homofobiamos os LGBTQQICAPF2K+,
pedofilizamos os impúberes,
fanatizamos baseados em 'miralusões',
furamos a camada de ozônio,
nos encagaçamos com tudo de tudo,
ainda praticamos magia negra,
damos preferência às trevas,
recusamos ouvir a Voz do Silêncio,
menosprezamos a Vida e a LLuz,
despojamos os manés-do-jacá,
vantajamos sobre os babacas,
fizemos sei lá quantas cruzadas,
ainda fabricamos ArmaS de Destruição em Massa
ainda fabricamos ,
ainda fabricamos Canhão,
ainda fabricamos ,
fizemos a Guerra Civil Espanhola,
fizemos a 1ª Guerra Mundial,
fizemos a 2ª Guerra Mundial,
fizemos a Guerra da Coréia,
fizemos a Guerra do Vietnã,
fizemos a Guerra dos Seis Dias,
fizemos a Guerra do Yom Kipur,
fizemos a Guerra Afegã-Soviética,
fizemos a Guerra Irã-Iraque,
fizemos a Guerra das Malvinas (Falklands),
fizemos a Guerra do Golfo,
estamos fazendo a Guerra do Afeganistão,
inquisicionamos os incréus,
queimamos não sei quantas 'bruxas',
sambenitamos não sei quantos 'perigosos',
perjuramos não sei quantas vezes,
traímos não sei quantas vezes,
terrorizamos os diferentes,
torturamos os opositores,
desrespeitamos a Democracia,
amordaçamos a imprensa,
divulgamos 'fake news',
muramos os 'inconvenientes'
esgotamos os recursos minerais,
devastamos os ecossistemas,
massacramos os animais,
poluímos o meio ambiente,
carambolamos para levar vantagem,
flexibilizamos extemporaneamente,
cloroquinizamos o incloroquinizável,
'cachorro-quentamos' irresponsavelmente,
'jetskiamos' estrabulegamente,
chamamos de resfriadinho a COVID-19,
chamamos de gripezinha a COVID-19,
damos mais importância à Economia do que à vida,
alteramos o protocolo da (hidroxi)cloroquina,

somos indiferentes ao sofrimento dos outros,
para os que morrem, dizemos:
E daí?,
somos sesquipedalmente egoístas,
somos sesquipedalmente avarentos,
somos sesquipedalmente preconceituosos,
odiamos ouvir a verdade,

odiamos ter que dizer a verdade,
se pudermos, não dizemos a verdade,

....................................
....................................
....................................

A evolução terrestre, infelizmente,
para os seres-humanos-aí-no-mundo,
vem significando uma moderação
a passo de cágado ou de urubu malandro
e um domínio do caráter animal
mais lento do que era de se esperar.
A compreensão ainda anda de muletas.
Daí as dores, as aflições e os desesperos.
Daí as guerras, as doenças e as pandemias.
Daí as perdas, as noites e os invernos.
Precisamos tomar tino e estar atentos,
pois, só conhecerão a 6ª Raça-raiz
os esforçados e os meritosos.
Por enquanto, as frações são:
conhecerão: ; não conhecerão
: !
Mas, estas frações podem ser modificadas?
Claro que sim; não há predeterminação.
Se eu pudesse, mas, não posso, faria:
 + 
 = .
E, como não posso, invoco: MISERICÓRDIA.

 

 

Maluquete

Maluquete

 

 

A quarta grande época cósmica, a da Terra, se seguiu às anteriores épocas de Saturno, do Sol e da Lua.

 

Ao mesmo tempo, durante os três grandes ciclos em Saturno, no Sol e na Lua, ocorreu o seguinte: durante o último ciclo de Saturno foi formado o ser-humano-aí-no-mundo-espírito (Atma), com o auxílio dos Espíritos da Vontade (Tronos). Durante o penúltimo ciclo do Sol foi acrescentado, com a cooperação dos Querubins, o espírito vital (Buddhi). E durante o antepenúltimo ciclo da Lua, a personalidade espiritual (Manas) se reuniu a ambos, com o auxílio dos Serafins. Portanto, durante estes três grandes ciclos houve duas origens humanas: surgiu um ser-humano-aí-no-mundo inferior, formado pelo corpo físico, pelo corpo etérico e pelo corpo astral, e um ser-humano-aí-no-mundo superior, formado pelo ser-humano-aí-no-mundo-espírito (Atma), pelo espírito vital (Buddhi) e pela personalidade espiritual (Manas). A natureza inferior e a natureza superior do ser-humano-aí-no-mundo percorreram, no princípio, caminhos separados. A evolução da Terra tem por meta reunir essas duas origens separadas dos seres-humanos-aí-no-mundo.

 

Acompanhando-se a evolução da Humanidade até a atualidade, percebe-se uma série de estados principais, dos quais o nosso é o quinto.

 

Quando a Terra, ainda unida à Lua, se separou do Sol, não existia ainda, na Humanidade, um sexo masculino e um sexo feminino. Cada ser humano reunia, no seu corpo ainda muito tênue, ambos os sexos, e, se comparado ao ser-humano-aí-no-mundo atual, se encontrava em um grau inferior de evolução, e não existia ainda uma evolução espiritual propriamente dita. Foi só quando a Lua se separou da Terra que apareceram os dois sexos, e a evolução pôde prosseguir.

 

Quanto mais vivas e mais coloridas forem as imagens, tanto mais poderemos ter esperança de nos aproximar da Realidade Superior. Só por meio de imagens cheias de vida e de frescor da Realidade Superior [percebidas pessoalmente] teremos algum proveito, e não por meio de esquemas e denominações sem vida.

 

 

Rosa+Cruz

Rosa+Cruz

 

 

Tal como existe atualmente na Terra, o ser-humano-aí-no-mundo consiste de uma natureza humana quádrupla: um corpo físico, um corpo etérico ou vital, um corpo astral e um Eu. Esta natureza quádrupla contem, em si as disposições para uma evolução superior.

 

No presente, o corpo físico, em sua espécie, por ser o membro mais antigo, é o mais perfeito da natureza quádrupla humana. Ao se comparar os graus de perfeição dos membros humanos, sem dificuldade se verificará que o corpo físico é atualmente, dentro de sua espécie, o mais perfeito deles; o corpo etérico tem um grau menor de perfeição, e o corpo astral menos ainda; e a parte mais imperfeita do ser-humano-aí-no-mundo é, atualmente, em sua espécie, o Eu. Para compreendermos isto, precisamos ter em mente que o corpo etérico, tal como se apresenta agora no ser-humano-aí-no-mundo, nem mesmo existia durante a época de Saturno. Ele só foi acrescentado ao corpo físico durante a evolução solar. Nele, portanto, não laboraram as forças de quatro corpos planetários, como no corpo físico, e, sim, apenas as de três: do Sol, da Lua e da Terra. Por isto, ele só poderá ser tão perfeito, em sua espécie, quanto o corpo físico atual, num período de evolução futura. O corpo astral foi acrescentado ao corpo físico, o corpo etérico somente durante o período lunar, e o Eu somente durante o período terrestre.

 

A abertura dos sentidos para o exterior foi uma aquisição da evolução terrestre.

 

Em cada um dos graus de evolução no Sol, na Lua e na Terra, certos seres se atrasaram na consecução de sua meta, e, deste modo, surgiram os Reinos [ou Hierarquias] Inferiores da Natureza – [Mineral, Vegetal e Animal.]

 

O ser-humano-aí-no-mundo terrestre quádruplo recebe do Sol e da Lua as influências que permaneceram ligadas a esses corpos celestes. Do Sol, ele recebe as forças que servem ao progresso, ao crescimento e ao devir, e da Lua as forças solidificantes e formativas, de tal sorte que, na atualidade, estas duas influências se contrabalançam de modo adequado.

 

O coração humano não permanecerá sempre como agora. No futuro, ele terá uma forma inteiramente diversa e uma tarefa também diferente. Ele está a caminho de se tornar um músculo voluntário. No futuro, executará movimentos resultantes dos impulsos interiores da [personalidade-]alma humana. Contemporaneamente, ele já mostra, em sua construção, a importância que terá futuramente, quando seus movimentos vierem a ser a expressão da vontade humana, tal como é hoje o movimento de erguer a mão ou de avançar o pé.

 

O pulsar do sangue e toda a sua movimentação interna são a expressão e o resultado de fenômenos anímicos. A [personalidade-]alma é a causa do comportamento do sangue. A palidez por sentimento de medo e o rubor sob influência da sensação de vergonha, por exemplo, são manifestações grosseiras de fenômenos anímicos no sangue. Todavia, tudo o que acontece com o sangue é apenas a expressão do que decorre na vida da [personalidade-]alma. A relação entre a pulsação sangüínea e os impulsos da [personalidade-]alma é, contudo, misteriosa e profunda. E os movimentos do coração não são a causa, mas, a conseqüência das pulsações do sangue. [Muitas coisas que ainda acreditamos que sejam ou que tenham sido de uma certa maneira, na verdade, são e foram de outra. E outras que acreditamos que serão... Não serão. Por exemplo: uns não viverão eternamente no céu e outros não viverão eternamente no inferno, porque, simplesmente, não existem nem céu nem inferno. E o Mestre Jesus não chiou achando que havia sido abandonado. E também não morreu crucificado. E Maria Madalena... Nem foi absurdamente prostituta nem é delirantemente santa. É muito mais do que santa!]

 

No futuro, o ser-humano-aí-no-mundo poderá dar cada vez mais uma forma exterior ao que se passa em seu ser íntimo. E o resultado final, nesse sentido, será a faculdade que ele terá de, através de seus próprios órgãos da linguagem que terão atingido o auge da perfeição reproduzir seu próprio ser, gerar seu semelhante. Portanto, os órgãos da linguagem contêm, atualmente, em estado de germe, os futuros órgãos da reprodução. Desta maneira, os órgãos de reprodução do ser-humano-aí-no-mundo, sob sua forma atual, serão os primeiros a perder sua importância no futuro.

 

Todas as metamorfoses do corpo humano são apenas a expressão das forças de transformação que residem no corpo etérico, no corpo astral e no Eu. As metamorfoses do corpo humano físico acompanham as ações dos membros superiores do ser-humano-aí-no-mundo.

 

Tudo aquilo que em nossa Quinta Raça-raiz surgiu como representações mentais inatas foi adquirido na Atlântica pela memória. [Mas, também, herdamos da Atlântida a magia negra e o câncer, dos quais ainda não conseguimos nos livrar.]

 

Nada se perde das faculdades que a [personalidade-]alma adquire ao percorrer os graus da evolução. Mas, quando uma nova faculdade é adquirida, a que foi adquirida antes assume uma outra forma. Ela já não é de proveito por si própria, porém, como fundamento da nova faculdade.

 

 

Evolução

Evolução

 

 

Sempre existiram Ciências Ocultas. Elas eram cultivadas nas assim chamadas Escolas de Ocultismo [ou Escolas de Mistérios]. Só podia adquirir algum conhecimento delas quem se sujeitasse a determinadas provas, mas, só lhe era comunicado aquilo que correspondesse às suas capacidades intelectuais, espirituais e morais. A razão disto é que os Conhecimentos Superiores, empregados de modo correto, são a chave de um poder que, nas mãos de uma pessoa não preparada, conduz a seu abuso. [Mais do que abuso, desgraça, apócope, noite e morte.]

 

 

Bomba Nuclear

Bomba Nuclear

 

 

Enquanto a Humanidade não havia se apossado do conhecimento da Natureza e das tecnologias modernas e contemporâneas, era benéfica a forma de se comunicarem os mais sublimes ensinamentos sob forma de imagens religiosas, de um modo a se dirigirem apenas ao sentimento fideísta. Hoje, a Humanidade necessita destas mesmas verdades de uma forma racional. [É por isto que todas as religiões, todos os cultos e todos os ensinamentos dogmáticos, ao longo desta Era de Aquarius, desaparecerão. Em seu lugar nascerá a Teociência, na qual não existirá qualquer dilema entre a Espiritualidade e o Saber.]

 

Toda crença [seja exclusivamente científica, seja predominantemente religiosa] tem um brilho preconceituoso que ofusca e induz a uma intolerância supersticiosa. Precisamos compreender que os fatos espirituais não são hipóteses, não são uma coisa que “nós” imaginamos, porém, são a vivência-experiência da pesquisa do Espírito. A Verdadeira Ciência Espiritual não empobrece a vida, porém, a torna mais rica. Por seu intermédio, o estudante perceberá a Totalidade, e não apenas uma parte da realidade.

 

Achei que eram pecadores,
e mandei 'fogueirar'.
Achei que eram inferiores,
e mandei holocaustizar.
Achei que eram perigosos,
e mandei bombardear.
Achei que eram perniciosos,
e mandei muralhar.
Achei que eram ruinosos,
e mandei 'cloroquinizar'.
Achei que eram prejudiciais,
e mandei reprotocolizar.
Achei que eram exagerados,
e mandei flexibilizar.
Autoritário, criminosamente, mudei,
achando que sabia, sem saber,
para pôr a Economia acima da vida,
e, com dor, compensei até compreender.
Foram vidas de desespero e de aflição!

 

 

COVID-19

 

 

 


 

 

Música de fundo:

Come With me and Dance

Fonte:

https://www.waldorfschoolsongs.com

 

Páginas da Internet consultadas:

https://trurofencing.club/

http://pricklesandgoo.com/291/

https://veja.abril.com.br/

https://scratch.mit.edu/

https://www.istockphoto.com/br

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arma_de_
destrui%C3%A7%C3%A3o_em_massa

https://giphy.com/

https://gifer.com/en/YFrO

https://www.leylatorres.com

https://dharmadhannyael.blogspot.com/2013/05/akasha.html

https://www.youtube.com/channel/UC1fmkMdJiWfwHyd6J2b5buQ

https://www.associacaomurundu.com.br/obras-rudolf-steiner


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.