A CRÔNICA DO AKASHA
(5ª Parte)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo colecionar alguns fragmentos do Pensamento de Rudolf Steiner apresentados na obra A Crônica do Akasha (A Gênese da Terra e da Humanidade: uma Leitura Esotérica). Akasha deve ser entendido como um estado ou plano vibratório no qual estão gravadas todas as informações sobre a trajetória evolutiva do uni(multi)verso, de um mânvântâra até o prâlâya, designando a faixa de existência que engloba os níveis intuitivos, espiritual, monádico e divino. Por ter impresso em si o transcurso da evolução, o Akasha é denominado Arquivo Cósmico ou Akáshico. Seus dados são energia, em elevado grau vibratório, relacionada ao som imaterial, ou seja, ao poder criativo conhecido como Verbum – a Essência da Palavra Sagrada. Para contatar e consultar os Registros Akáshicos, é preciso se despir de conjecturas intelectuais (miragens + ilusões + coisismos). Seus Arquivos são constituídos de conteúdos imperceptíveis à mente concreta, pois, são formados pela consciência imaterial das partículas dos diversos planos da existência, e se tornam disponíveis aos que se devotam ao serviço amoroso e impessoal. Nestes registros podem ser encontradas referências acerca da trajetória já percorrida pela Humanidade, bem como suas possibilidades atuais e futuras (no Tempo que não é tempo). Helena Petrovna Blavatsky apresentou o Akasha como a eletricidade oculta ou a energia que registra todas as operações universais, sendo, por assim dizer, uma coletânea de todos os eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão no Uni(multi)verso. Nada disto tem a ver com predeterminação ou destino estabelecido de antemão, pois, acima de tudo estão a Liberdade e o nosso Livre-arbítrio. Portanto, precisamos adquirir a plena Consciência (Iniciática) desta Liberdade para bem utilizarmos (como Iniciados nos Eternos Mistérios) o nosso Livre-arbítrio.

 

Eu era escravo,
e nada sabia.
Compreendi,
me alforriei
e com a ShOPhIa
me casei.

 

 

Fragmentos

 

 

 

Os ideais, caso tenham valor, devem estar fundamentados tão profundamente no Mundo Espiritual como as Leis Naturais o estão no mundo meramente natural. As Leis da Evolução devem ser ideais verdadeiros. Do contrário, estes estarão se originando de um sentimentalismo e de uma fantasia desprovidos de valor, e nunca se realizarão. [Até poderão se realizar, mas, sempre terão curta duração. O Nazismo Hitleriano é um exemplo. O Pinochetismo e o Videlismo são dois outros exemplos. A Ditadura Militar Brasileira é um quarto exemplo.] Todos os grandes ideais da História Universal, num sentido mais vasto, tiveram origem no conhecimento vidente. Em sua procedência, todos os grandes ideais provieram dos Grandes Ocultistas ou Iniciados, e os menores, que também trabalham no edifício da Humanidade, se orientam, consciente ou inconscientemente (na maior parte das vezes, inconscientemente), pelos dados dos Ocultistas. Detrás daqueles que trabalham em certos domínios estão trabalhadores mais elevados e conscientes, e, assim, a escala da conscientização se eleva e se abaixa. Enfim, detrás do ser-humano-aí-no-mundo comum estão os inventores, os artistas, os pesquisadores etc. Detrás destes estão os Iniciados da Ciência Oculta e, detrás destes, os Seres Sobre-humanos, [que, no caso da Terra, compõem a estrutura da Grande Loja Branca.]

 

 

Ruinas de Guernica (1937)

Ruinas de Guernica (1937)

 

 

Esquizofrênico

Esquizofrênico

 

 

O processo evolutivo do ser-humano-aí-no-mundo em particular só pode ser compreendido quando se considera que ele evolui juntamente com outros seres, cuja consciência está em outros mundos diferentes do seu. O que se passa em seu mundo se relaciona também com esses seres, cujas consciências pertencem a um outro grau, e só pode ser compreendido ao ser relacionado com eles.

 

Houve três etapas principais na evolução humana, decorridas antes da formação da Terra e antes que este corpo celeste se tornasse o palco desta evolução. Estamos, portanto, atualmente na quarta etapa da grande vida cósmica do ser-humano-aí-no-mundo, que já existia antes que existisse a Terra.

 

Antes de se tornar “Terra”, o corpo celeste onde, atualmente, decorre a vida do ser-humano-aí-no-mundo teve três outras formas, denominadas Saturno, Sol e Lua. Em outras palavras: a Terra era Lua; antes disso era Sol; e, antes, ainda, Saturno. As três etapas posteriores que a Terra ainda terá de percorrer, na Ciência Oculta, são denominadas Júpiter, Vênus e Vulcano.

 

---› Saturno –› Sol –› Lua –› Terra –› Júpiter –› Vênus –› Vulcano ---›

 

Ciclo Aberto [atividade] = Mânvântâra; Ciclo Oculto ou Fechado [repouso] = Prâlâya.

 

A consciência que o ser humano desenvolve durante o decurso de sua vida na Terra é chamada de “Consciência Lúcida de Vigília”, que ainda não existia nos períodos de Saturno, do Sol e da Lua. Pode-se, portanto, chamar as três etapas evolutivas anteriores de desenvolvimento de estados inferiores de consciência. Essas consciências anteriores se diferenciam da consciência terrestre principalmente por duas características: o grau de lucidez e o âmbito em que se estende a percepção humana.

 

Um médium que cai em transe profundo volta ao estado saturnino, de maneira que sua percepção se torna semelhante à dos seres humanos durante a “época saturnina”, [o que é inteiramente desaconselhável, totalmente indesejável e extremamente perigoso.]

 

Na peregrinação evolutiva da consciência, há sempre repetição, mas, sempre em um grau mais lúcido e mais elevado do que o anterior. Portanto, há sempre semelhança, mas, não igualdade. [Na verdade, não existe igualdade igualzinha em nenhuma parte do Uni(multi)verso. Não há duas Impressões Digitais Cósmicas iguais. Se houvesse duas Impressões Digitais Cósmicas iguais seria como se fossem uma. Logo, essa história de alma gêmea é uma besteira sesquipedal.]

 

Na atualidade, o ser-humano-aí-no-mundo atigiu o quarto grau no desenvolvimento da sua consciência, que é a consciência de si próprio, e está se preparando para vivenciar estados de consciência ainda mais elevados. Em conseqüência disto, perceberá seres e coisas de uma espécie superior às que existem em seu ambiente atual, ou seja, um estado em que possuirá uma consciência imaginativa autoconsciente, e poderá se relacionar com seres que permanecem totalmente ocultos à sua atual percepção sensorial. Futuramente, na “época jupiteriana”, a vida não será interrompida sem a intervenção da vontade, e, assim, o nascimento e a morte terão sido dominados. Este estado da [personalidade-]alma será chamado “consciência psíquica”. [Três Palavras!]

 

O estado de consciência que o ser-humano-aí-no-mundo desenvolverá no futuro se distinguirá pelo fato de a [personalidade-]alma não só poder criar imagens, mas, até mesmo objetos e seres. Isto significa que quando sua consciência objetiva estiver desenvolvida, ele adquirirá também o domínio sobre as forças criadoras de outros mundos, e não só perceberá e influenciará seres, como também os criará.

 

Portanto, eis o caminho do desenvolvimento da consciência: primeiro, um início crepuscular; depois, desenvolvimento da percepção; e, finalmente, transformação da consciência perceptiva em uma consciência criadora.

 

Terra —› Júpiter —› Vênus —› Vulcano ---

 

Rapidez com que decorre a evolução da [personalidade-]alma nos vários planetas (sobre Vulcano e sua vida diz a Ciência Oculta não deve pensar [personalidade-]alma alguma cujo pensamento ainda esteja ligado a um corpo físico):

 

 

 

 

7 —› 49 —› 343.

 

A grande evolução da Humanidade através dos sete graus de consciência, desde Saturno até Vulcano, pode ser comparada com a passagem pela vida entre o nascimento e a morte, através dos períodos da latência, da infância, da maturidade etc. até à velhice.

 

---› 7 —› 14 —› 21 —› 28 —› 35 —› 42 —› 49 —› 56 —› 63 ---›

 

Após o grau de Vulcano, o ser-humano-aí-no-mundo continuará a evoluir e atingirá, então, graus de consciência ainda mais elevados. [Se a Estrada é ilimitada, então, a peregrinação também é ilimitada.]

 

O germe do corpo físico humano foi depositado durante a Primeira Ronda de Saturno. Nisto, foi auxiliado por diversas Entidades de ordem superior, através de sete graus de evolução, a saber: Espíritos da Vontade (Tronos), Espíritos da Sabedoria (Dominações), Espíritos do Movimento (Virtudes), Espíritos da Forma (Potestades), Espíritos da Treva (da Personalidade ou da Egoidade) (Principados), Espíritos dos Filhos do Fogo (Arcanjos) e Espíritos dos Filhos do Crepúsculo ou Espíritos da Luz Crepuscular (Anjos).

 

No Sol, o ser-humano-aí-no-mundo passou pelo seu segundo grau de consciência, semelhante ao que hoje ele atravessa durante o sono tranqüilo e sem sonhos. Na época cósmica da Lua, em seguida à do Sol, o ser-humano-aí-no-mundo desenvolveu o terceiro dos sete estados de consciência, semelhante ao que hoje ele atravessa durante o sono repleto de sonhos, chamada consciência imaginativa.

 

Sol‹–›Lua‹–›Terra —› Sol + (Lua‹–›Terra) —› Sol + Lua + Terra ---

 

Corpo Físico —› Corpo Físico + Corpo Etérico —› Corpo Físico + Corpo Etérico + Corpo Astral ---

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Come With me and Dance

Fonte:

https://www.waldorfschoolsongs.com

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeio_de_Guernica

https://giphy.com/explore/schizophrenia

https://dharmadhannyael.blogspot.com/2013/05/akasha.html

https://www.youtube.com/channel/UC1fmkMdJiWfwHyd6J2b5buQ

https://www.associacaomurundu.com.br/obras-rudolf-steiner


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.