A CRÔNICA DO AKASHA
(4ª Parte)

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo teve por objetivo colecionar alguns fragmentos do Pensamento de Rudolf Steiner apresentados na obra A Crônica do Akasha (A Gênese da Terra e da Humanidade: uma Leitura Esotérica). Akasha deve ser entendido como um estado ou plano vibratório no qual estão gravadas todas as informações sobre a trajetória evolutiva do uni(multi)verso, de um mânvântâra até o prâlâya, designando a faixa de existência que engloba os níveis intuitivos, espiritual, monádico e divino. Por ter impresso em si o transcurso da evolução, o Akasha é denominado Arquivo Cósmico ou Akáshico. Seus dados são energia, em elevado grau vibratório, relacionada ao som imaterial, ou seja, ao poder criativo conhecido como Verbum – a Essência da Palavra Sagrada. Para contatar e consultar os Registros Akáshicos, é preciso se despir de conjecturas intelectuais (miragens + ilusões + coisismos). Seus Arquivos são constituídos de conteúdos imperceptíveis à mente concreta, pois, são formados pela consciência imaterial das partículas dos diversos planos da existência, e se tornam disponíveis aos que se devotam ao serviço amoroso e impessoal. Nestes registros podem ser encontradas referências acerca da trajetória já percorrida pela Humanidade, bem como suas possibilidades atuais e futuras (no Tempo que não é tempo). Helena Petrovna Blavatsky apresentou o Akasha como a eletricidade oculta ou a energia que registra todas as operações universais, sendo, por assim dizer, uma coletânea de todos os eventos que ocorreram, ocorrem e ocorrerão no Uni(multi)verso. Nada disto tem a ver com predeterminação ou destino estabelecido de antemão, pois, acima de tudo estão a Liberdade e o nosso Livre-arbítrio. Portanto, precisamos adquirir a plena Consciência (Iniciática) desta Liberdade para bem utilizarmos (como Iniciados nos Eternos Mistérios) o nosso Livre-arbítrio.

 

Eu era escravo,
e nada sabia.
Compreendi,
me alforriei
e com a ShOPhIa
me casei.

 

 

Fragmentos

 

 

 

O primeiro sentido que se desenvolveu no ser-humano-aí-no-mundo foi a audição. [Quanto às girafas, Rudolf Steiner não comentou.]

 

 

Girafa

Girafa

 

 

O segundo sentido que se desenvolveu no ser-humano-aí-no-mundo foi o tato.

 

O terceiro sentido que se desenvolveu no ser-humano-aí-no-mundo foi a visão (através de imagens escuras e coloridas).

 

Na Literatura Teosófica, o Princípio Vital se chama Prana.

 

A “morte” surgiu quando o Corpo Físico deixou de sofrer a influência direta da [personalidade-]alma, se desintegrando no momento em que a [personalidade-]alma não pôde mais dominá-lo. Em outras palavras: a partir do momento que a [personalidade-]alma não tem mais poder sobre o Corpo Físico, este fica sujeito às leis químicas e físicas do mundo exterior, ou seja, morre. [Na verdade, morrer não é morrer, porque não existe morte; morrer é partir para a Grande Aventura colorida.]

 

As duas primeiras Raças-raízes de nossa Terra se denominam Raça Polar e Raça Hiperbórea.

 

---› Polar –› Hiperbórea –› Lemúrica –› Atlante –› Ariana ---›

 

A separação dos sexos acompanhou de perto a evolução humana. Por um lado, o corpo humano só se tornou receptivo à fecundação por meio de um outro ser humano, e por outro se desenvolviam os “órgãos anímicos” corpóreos (sistema nervoso), por meio dos quais as impressões do mundo exterior eram refletidas na [personalidade-]alma. E assim foi preparada a penetração do espírito pensante no corpo humano.

 

Sob a expressão “Terra” se deve considerar o estágio de nosso planeta em que ele é o portador de minerais, vegetais, animais e seres-humanos-aí-no-mundo sob sua forma atual. Ora, esses estados foram precedidos por outros, em que os ditos Reinos da Natureza existiam sob formas fundamentalmente diversas das de hoje. O que hoje chamamos de Terra atravessou muitas metamorfoses antes de poder ser a portadora de nossos atuais Mundos Mineral, Vegetal, Animal e Hominal. Tudo o que existia no estado precedente em nossa Terra (minerais, vegetais e animais) desapareceu para surgir a Terra atual.

 

No estado inicial, a Terra era etérica, e consistia apenas, a bem dizer, de seres-humanos-aí-no-mundo etéricos. A Terra apresentava o seguinte aspecto: ela era um globo, por sua vez formado por inumeráveis globinhos etéricos os seres-humanos-aí-no-mundo etéricos e estava cercada por um envoltório astral, assim como a Terra atual está cercada por um envoltório atmosférico.

 

A Terra física evoluiu, e passou a consistir das seguintes espécies de matéria: água, ar, éter de luz, éter químico e éter vital. O Corpo Físico da Humanidade daquela época consistia de três espécies de éter: o éter de luz, o éter químico e o éter vital.

 

Tudo o que sucedia na Terra por meio dos seres-humanos-aí-no-mundo provinha das relações regulares do corpo humano de névoa ígnea com o corpo de Seres Superiores, mais adiantados do que o ser-humano-aí-no-mundo.

 

A conseqüência imediata da retirada da Lua foi que ser-humano-aí-no-mundo tomou forma ereta. E com a retirada Lua também desapareceram do corpo terrestre todas as forças por meio das quais o ser-humano-aí-no-mundo, durante a época decorrida na névoa ígnea, ainda podia se fecundar a si próprio e gerar seres semelhantes a ele, sem influência externa.

 

Só quando o ser-humano-aí-no-mundo faz mau uso das Forças de Reprodução, quando ele as obriga a servir às suas paixões e instintos, é que existe nessas Forças um elemento pernicioso, mas, não quando ele as enobrece, considerando que nelas reside uma Força Espiritual Divina. O enobrecimento de todo esse domínio e a colocação das Forças de Reprodução sob a direção das Leis Divinas (a serviço da evolução terrestre) é o que ensina a Ciência Oculta, e não a sua eliminação. [Por isto, o celibatarismo e o eremitismo são duas abominações egoísticas, medievais, retrógradas e injustificáveis.] A eliminação das Forças de Reprodução é apenas a conseqüência de uma captação superficial de princípios ocultos desviados para um ascetismo equívoco. [Aqui, comento que, sinceramente, não sei o que é pior: se o celibatarismo ou a mediunidade astral, mas, que são duas desgraças, isto são.]

 

A criação da inteligência tem afinidade com a atividade do Sol. O aparecimento da inteligência em a natureza humana é o resplandecer de um Sol Interior.

 

Entidades Luciféricas Portadores da Luz Deuses Solares.

 

Quando começou a ligar seu destino ao planeta Terra, o ser-humano-aí-no-mundo já havia passado por uma série de graus evolutivos através dos quais se preparara, de certo modo, para a existência terrestre. Estes graus de evolução planetária, de acordo com a Ciência Oculta são: Período Saturnino, Período Solar e Período Lunar, estados evolutivos precedentes da própria Terra e de seus habitantes. Saturno, Sol e Lua são, de certo modo, as três encarnações da Terra nos tempos do passado. Entretanto, o que é chamado de Saturno, de Sol e de Lua não existe, atualmente, como planetas físicos, do mesmo modo que as encarnações físicas passadas de um ser-humano-aí-no-mundo não existem ao lado de sua existência atual.

 

No âmbito da experiência espiritual, é revelado ao pesquisador o suficiente para que ele cumpra em nosso Planeta o que lhe foi determinado. Quem estudar com paciência as experiências do ocultista verificará que o ser-humano-aí-no-mundo pode encontrar respostas inteiramente satisfatórias às questões que o interessam, no âmbito da experiência espiritual. Seja como for, um fato é certo: quanto mais nos aprofundarmos na verdadeira Ciência Oculta, tanto mais modestos nos tornaremos.

 

A quem divulga os conhecimentos da Ciência Oculta cabe modéstia e uma verdadeira e genuína autocrítica, uma aspiração que não se deixe abalar por coisa alguma, um anseio pelo autoconhecimento e extremo cuidado.

 

Um verdadeiro conhecimento espiritual do futuro só é revelado na medida que este for necessário ao ser-humano-aí-no-mundo para realizar o que precisa ser realizado.

 

Do mesmo modo que o oxigênio, o hidrogênio e o enxofre não podem se unir contra as Leis da Natureza, seja em futuro próximo ou longínquo, para, por exemplo, quando entram em relação recíproca, deixar de formar o ácido sulfúrico [H2SO4], assim também nada acontecerá na vida espiritual contra as Leis Espirituais, [nem que um rei queira e nem que uma minhoca ou uma borboleta roguem por um milagre]. E quem conhecer as Leis Espirituais poderá ver [tanto o passado quanto] o futuro. Pode-se prever o que corresponde a uma lei, porém, a vontade não é determinada pela lei. Do mesmo modo como se tem a certeza de que, em todo caso, o oxigênio, o hidrogênio e o enxofre se unirão de acordo com certa lei, também se pode ter a certeza de que depende da vontade humana preparar as condições sob as quais uma lei se cumprirá ou não. E isto acontecerá também com os grandes acontecimentos cósmicos e os destinos humanos do futuro. O ocultista os vê de antemão, não obstante só venham a ser realizados pelo arbítrio humano.

 

 

Ácido Sulfúrico

Ácido Sulfúrico [H2SO4]

 

 

 

Monstruosidade-aberração

Minholeta? Borbonhoca?
(Essa monstruosidade-aberração aí não existe!)

 

 

Existe apenas uma diferença essencial entre a previsão de fatos pela ciência física e a previsão feita de acordo com o Conhecimento Espiritual. Esclarecendo: a ciência física se baseia em conhecimentos intelectuais, e, por isto, suas profecias são apenas intelectuais, fundamentadas em julgamentos, deduções, combinações lógicas etc. A profecia por meio do Conhecimento Espiritual, ao contrário, tem origem em uma visão ou em uma percepção superior real. De fato, o ocultista deve mesmo evitar, com a máxima severidade, pensar naquilo que se baseie apenas em reflexões, em combinações lógicas, em especulações etc. Neste domínio, ele deve exercitar a maior e mais completa renúncia; deve ter a certeza de que todas as especulações lógicas e todos os pensamentos baseados em um filosofar intelectual são prejudiciais à Verdadeira Visão. Todos estes processos ainda pertencem totalmente à natureza humana inferior, e, em verdade, o Conhecimento Superior só começa quando esta natureza se eleva à Entidade Superior que existe no ser-humano-aí-no-mundo – [seu Deus Interno]. [Isto poderia muito bem ser denominado despego do querer.] Não queremos dizer, com isso, que somos contra os processos da ciência física, pois, em seu domínio, eles não só são válidos como são até mesmo os únicos processos válidos. Não existe absolutamente algo superior ou inferior em si mesmo; tal só ocorre ao se relacionar uma coisa com outra. E aquilo que, em certo sentido, está no alto pode, em outra direção, estar muito abaixo.

 

Uma pessoa poderá ser, no sentido comum da palavra, um “espírito brilhante”, porém, para o conhecimento de Verdades Supra-sensíveis, esse “brilho do espírito” de nada lhe valerá. Ela terá até mesmo de renunciar a ele e se entregar unicamente à Visão Superior. Então, perceberá as coisas do Espírito sem reflexões “brilhantes”, assim como percebe as flores no campo sem maiores reflexões. De nada adianta refletir sobre a aparência de um prado; nenhuma espécie de “espírito” é válido nesse caso. O mesmo se dá com a visão dos Mundos Superiores.

 

Eu achei que vi,
e me envaideci.
Será que enxerguei
ou será que delirei?

Eu achei que não vi,
e me entristeci.
Será que não enxerguei
ou será que desvairei?

 

 

 

Continua...

 

 

 

Música de fundo:

Come With me and Dance

Fonte:

https://www.waldorfschoolsongs.com

 

Páginas da Internet consultadas:

http://cliparts101.com

https://br.freepik.com

https://www.colourbox.com

https://giphy.com

https://dharmadhannyael.blogspot.com/2013/05/akasha.html

https://www.youtube.com/channel/UC1fmkMdJiWfwHyd6J2b5buQ

https://www.associacaomurundu.com.br/obras-rudolf-steiner


Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.