O objetivo deste longo trabalho foi estudar as vinte conferências proferidas por Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919) – um dos mensageiros escolhidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz para, entre outras tarefas, explicar e transmitir à Humanidade os Mistérios Ocultos nas chamadas Sagradas Escrituras – em Columbus, Ohio, durante o mês de novembro de 1908. Posteriormente, Max Heindel, entre 1909 e 1911, fundou a Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia. O que fiz foi escolher algumas passagens destas conferências e republicá-las sob a forma de fragmentos, comentando-os, quando considerei importante.
Ensinamentos Heindelianos
(Sono, Sonhos, Transe, Hipnotismo, Mediunidade e Loucura)
O homem é um organismo muito complexo, compondo-se de:
1) Corpo Denso – o instrumento de ação;
2) Corpo Vital – o veículo da “vitalidade” que torna possível a ação;
3) Corpo de Desejos – de onde parte o desejo que impele à ação;
4) Mente – um freio sobre os impulsos, que dá propósito à ação; e
5) Eu – atua colhendo experiências de seus atos.
O propósito da vida [encarnação] é transformar os poderes latentes do Eu em energia dinâmica para que nós possamos controlar perfeitamente todos os nossos veículos e agir por nossa vontade.
Será ± Assim?
— De Energia-Verbum,
me tornei bóson,
e aprendi alguma coisa.— De bóson,
me tornei pedra,
e aprendi alguma coisa.— De pedra,
me tornei planta,
e aprendi alguma coisa.— De planta,
me tornei bicho,
e aprendi alguma coisa.— De bicho,
me tornei homem,
e continuo aprendendo.— De homem,
me tornarei um Deus Consciente,
e continuarei aprendendo.— De um Deus Consciente,
não sei em-que-me-tornarei,
mas, sei que continuarei aprendendo.
— De
não sei em-que-me-tornarei,
retornarei a ser Energia-Verbum...
E tudo recomeçará... E continuarei aprendendo...
Simbolicamente
(Sei lá, talvez, seja assim!)
A chamada luta em nosso íntimo entre o Espírito e a carne, como se costuma dizer, é uma luta que, na realidade, se trava entre o Espírito e o Corpo de Desejos. Esta “luta” é o que desenvolve o músculo espiritual, assim como a luta corporal desenvolve a musculatura física. Diz-se que “o homem que conquista a si mesmo é maior do que aquele que conquista uma cidade”. O polímata, autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de agosto de 1749 – Weimar, 22 de março de 1832), o grande poeta Iniciado, nos dá a razão disto nestes versos:
De todo o poder que
mantém o mundo agrilhoado,
o homem só se libertará quando
o autocontrole houver conquistado.
De todas as miragens e ilusões que
mantêm o ser-aí escravizado,
o Deus Interno só se manifestará quando,
pela Compreensão, o ser-aí tiver se libertado.
De todos os desejos, cobiças e paixões que
mantêm o ser-aí subjugado,
o ser-aí só se libertará quando,
pela Iniciação, tiver se Divinizado.
Simbolicamente
O homem que COMPREENDE está acima de todas as leis, quer humanas quer divinas, não que ele as desobedeça, mas, é justamente o contrário, pois, sua total obediência à elas torna todas supérfluas, do mesmo modo que a lei “não furtarás” é desnecessária a todo aquele que aprendeu a respeitar a propriedade alheia.
Quanto riso!
Oh, quanta alegria!
Mais de mil palhaços no salão...Quanto choro!
Oh, quanta tristeza!
'Pecados' + 'pecados' de montão...Vou mudar agora...
Eu me afastarei do mal...
E vencerei o maioral...
A Lei é o feitor que nos conduz a Cristo, porque sem a Lei não conheceríamos o pecado. [São Paulo, apud, Max Heindel.] Todas as vezes que violamos uma das Leis da Natureza, tal transgressão, como uma causa, gera, como efeito, a correspondente retribuição.
O homem que usa levianamente seus poderes mentais é o pior e o mais perigoso para a sociedade. As pessoas imorais, os desordeiros, os bisbilhoteiros vulgares, [os negacionistas, os antivacinistas, os fakenewsistas, os mentirosos, os autoritários e outros da mesma laia] são cancros sociais perigosos para todos. [Basta ver, por exemplo, o que vem acontecendo no Brasil, em todas as esferas, desde 2020.] Mas, podem ser isolados e evitados, [no âmbito da política, pelo voto consciente,] minimizando-se, assim, os perigos de seu contato. Podem, também, se arrepender, e até se regenerar, [o que é difícil que possa acontecer em uma só encarnação]. Todavia, o mais insidioso de todos os males é aquele que se refere ao plano mental de ação, em que o homem, sob a máscara da perfeita respeitabilidade, e, muitas vezes, sob o disfarce da benevolência, pode dominar a vida do seu semelhante, o dirigir à vontade e, ainda assim, continuar parecendo impecável e altruísta, não raro sendo até considerado por suas vítimas um amigo e benfeitor. Enfim, o crime do hipnotizador é de fato um aspecto de aquilo o que a Bíblia chama de pecado contra o Espírito Santo – a maldade espiritual mais perigosa à sociedade. [Este é o problema-busílis da ignorância acachapante, que impede absolutamente que se distinga a diferença entre Carolina de Sá Leitão e caçarolinha de assar leitão, entre Cloroquina e Tubaína ou entre tratamento precoce contra a COVID-19 de baiacu-de-água-doce.]
Baiacu-de-água-doce (Colomesus psittacus)
O Espírito Santo é o princípio criador da Natureza, e a força criadora no homem é a Sua expressão direta.
A aura humana envolve o corpo denso humano como a clara envolve a gema do ovo.
Durante o estado de vigília, há uma constante guerra entre o corpo vital e o corpo de desejos. Os apelos e impulsos do segundo instigam constantemente o corpo denso, impelindo-o à ação para gratificar esses desejos, apesar dos danos que podem resultar ao último.
O corpo vital não tem outro interesse senão o de preservar o veículo denso. Por meio do baço, ele especializa a energia solar incolor que permeia o espaço e, mediante um estranho processo químico [na verdade, Alquímico], transforma-a em fluido vital de formosa cor rosa-pálido, espalhando-a por todo o sistema, em cada nervo e fibra do organismo. O corpo vital cuida sempre de economizar a energia que armazena no corpo denso. Ele trabalha constantemente na reconstrução dos tecidos danificados ou destruídos pelas poderosas investidas do dominador corpo de desejos.
Em nosso corpo, temos dois sistemas nervosos: o voluntário e o involuntário. O primeiro é dirigido diretamente pelo corpo de desejos, que comanda os movimentos do corpo denso. Como ele tende a obstruir e destruir, é refreado pela mente apenas em parte. O sistema involuntário tem seu vantajoso e particular terreno no corpo vital, governando os órgãos digestivos e respiratórios que reconstroem e restauram o corpo denso.
A explosão de ira é um estado em que o homem, “perdendo o controle”, permite ao corpo de desejos dominar livremente.
Quando o corpo denso adormece, há uma separação. O Ego e a mente, revestidos pelo corpo de desejos, se retiram dos dois corpos que interpenetravam – o vital e o denso – permanecendo estes na cama enquanto os veículos superiores flutuam próximo e sobre o corpo adormecido. Então, tem início o processo de restauração.
Quando o corpo de desejos se retira do corpo adormecido, penetra em um oceano de força e harmonia chamado Mundo do Desejo. Ali, o Ego revive os acontecimentos do dia, mas, na ordem inversa, isto é, dos efeitos para as causas, deslindando o emaranhado do dia e formando imagens verdadeiras, que substituem as falsas impressões devido às limitações da vida no corpo físico. E, como as harmonias do Mundo do Desejo compenetram o corpo de desejos e a Sabedoria e a Verdade substituem o erro, este recobra seu ritmo e tom. O tempo necessário para tal restauração varia, dependendo de quão ilusória, impulsiva e extenuante tenha sido a vida nesse dia.
Algumas vezes, depois de um sono repleto de sonhos e pouco reparador devido à separação imperfeita dos veículos, o corpo denso, pela manhã, se levanta com uma certa sensação de cansaço.
Ajuda muito ir se deitar com este último pensamento: Quero saber isto e vou me recordar de tudo ao amanhecer. Se for este o último pensamento antes de dormir, as respostas virão e serão lembradas ao despertar.
A diferença entre o homem de forte caráter, seja bom ou mau, e o homem fraco reside no fato de que o primeiro é impelido por sua própria vontade, agindo por si mesmo, o que, a despeito das circunstâncias eventuais, capacita-o a dirigir sua vida conforme decida. Por outro lado, o fraco, o carente de vontade, é apenas um desamparado joguete das circunstâncias, dominado pela vontade dos outros, um náufrago desgarrado no mar da vida.
Controlar outras pessoas pelo poder da vontade é um assalto mental, ato mais condenável até que um assalto físico. A essa agressão mental chamamos “hipnotismo”. A enormidade desse crime só é melhor apreciada quando se podem ver os efeitos sobre os corpos invisíveis da vítima.
Mas, o pior do hipnotismo reside no fato de que, uma vez que parte do corpo vital do hipnotizador foi introduzida no corpo do hipnotizado, tal parte não pode ser expulsa dali completamente ao despertar. Sempre uma pequena parcela do mesmo fica aderida ao corpo da vítima, formando um núcleo através do qual o hipnotizador nela pode ingressar mais vezes e submetê-la mais facilmente daí por diante. Em cada uma dessas ocasiões, esse núcleo sofre um acréscimo de tal modo que, pouco a pouco, a pobre vítima fica totalmente desamparada, sujeita à vontade do seu dominador, independentemente da distância, até que a morte de um dos dois rompa a ligação. O hipnotismo é, portanto, o maior dos crimes sobre a Terra e o maior dos perigos para a sociedade.
Não se pode burlar a Natureza. Cada um deve resolver seus próprios problemas e corrigir suas próprias falhas por sua própria vontade. A única maneira de se dominar permanentemente qualquer vício é pela aplicação da própria vontade.
Na morte, se efetua a mesma separação de corpos como no sono, só que de modo permanente.
As pessoas de vontade fraca, geralmente, são presas dos espíritos apegados à Terra, os quais, se denominando a si mesmos “guias espirituais”, desenvolvendo suas vítimas como “médiuns de transe”, ou como “médiuns materializantes”, se as conexões entre os corpos denso e vital das vítimas são fracos.
O que precisamos saber é que não existe nenhum poder transformador na morte. O pecador não se transforma em santo nem o ignorante se converte num Salomão por haver morrido. [Precisamos compreender que nenhum espírito apegado à Terra poderá ensinar nada a nenhum de nós. O único bem que esses espíritos desencarnados têm feito é provar a realidade da existência post-mortem, mas, é certo também que têm prejudicado muito mais os médiuns. Nada mais.]
Devemos sempre nos manter senhores de nós mesmos, e nunca, sob nenhum pretexto, permitir que qualquer agente externo nos hipnotize ou controle. O autodomínio é nossa meta e não o domínio sobre os outros.
Quando o Sol, por precessão, passar pela constelação de Aquário [o que está acontecendo agora], fará com que se manifestem todos os poderes espirituais e intelectuais latentes do homem, simbolizados por este signo. Da mesma forma que o calor do fogo aquece todos os objetos dentro de sua esfera de irradiação, assim também o Raio de Aquário elevará as vibrações da Terra a uma freqüência que somos incapazes de compreender agora, embora já tenhamos demonstrações eloqüentes dos trabalhos materiais desta força, nas invenções que tem revolucionado o modo de vida da geração atual.
Cada um de nós tem um sentido latente que, quando estiver desenvolvido, permitirá ao homem ver através de qualquer corpo e a qualquer distância.
Até o relâmpago é lento, comparado com a velocidade que poderemos percorrer.
A Idade Aquariana será testemunha da realização de todos os sonhos que, hoje, parecem impossíveis ou inverossímeis.
O ato de desenvolver, dentro de si, as faculdades espirituais latentes, para usá-las para satisfazer os propósitos pessoais e com prejuízo dos semelhantes se chama magia negra.
Sem Amor, como declarou São Paulo, o conhecimento de todos os Mistérios é inútil.
Glorioso será o dia em que a fé for absorvida pelo Conhecimento. [Sabedoria, ShOPhIa.]
DNA
Música de fundo:
DNA
Composição: Pdogg – "Hitman" Bang – KASS –Supreme Boi – Suga – RMFonte:
https://www.youtube.com/watch?v=BxtV5UzG8AA
Observação:
DNA é uma música gravada pelo grupo sul-coreano BTS do seu quinto EP Love Yourself: Her e seu terceiro álbum compilado na língua coreana, Love Yourself: Answer (2018). A música foi lançada primeiramente pela Big Hit Entertainment em 18 de setembro de 2017 na Coréia do Sul. Em 6 de dezembro de 2017, foi lançada como um single A-side, junto com MIC Drop e Crystal Snow no Japão. Em março de 2019, o videoclipe já tinha mais de 700 milhões de visualizações. Dee Lockett, da Vulture, afirmou: DNA é um dos melhores singles do ano.
Páginas da Internet consultadas:
https://www.pngwing.com/pt/free-png-vdftb
https://esportes.yahoo.com/noticias/
https://www.em.com.br/app/noticia/politica/
https://www.pinterest.com/pin/698761698428319161/
https://illustoon.com/?id=3390
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.