CRISTIANISMO ROSACRUZ
(Parte XVIII)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Trabalho

 

 

Max Heindel

 

 

O objetivo deste longo trabalho foi estudar as vinte conferências proferidas por Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919) – um dos mensageiros escolhidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz para, entre outras tarefas, explicar e transmitir à Humanidade os Mistérios Ocultos nas chamadas Sagradas Escrituras – em Columbus, Ohio, durante o mês de novembro de 1908. Posteriormente, Max Heindel, entre 1909 e 1911, fundou a Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia. O que fiz foi escolher algumas passagens destas conferências e republicá-las sob a forma de fragmentos, comentando-os, quando considerei importante.

 

 

Ensinamentos Heindelianos
(A Oração do Senhor: O Pai Nosso)

 

 

Os ensinamentos da Igreja aparecerão clareados [no futuro e sob uma nova roupagem e com outra consistência] por uma Luz até aqui não percebida, os quais serão percebidos sob uma nova dimensão e sob um significado mais amplo e mais satisfatório ao coração e perfeitamente aceitável pelo intelecto. [Por isto tenho dito que o Cristianismo (Gnóstico e Iniciático) é uma coisa; já o Catolicismo (um Cristianismo inteiramente deturpado) é outra, pois, só pode ser mesmo outra.]

 

Quanto mais longínquo for o passado, mais primitiva será a raça e mais grosseira era a sua religião. À medida que o homem avança, também avançam suas idéias religiosas.

 

O biólogo, filósofo, eugenista, escritor, humanista e internacionalista britânico Julian Sorell Huxley (Londres, 22 de junho de 1887 – Londres, 14 de fevereiro de 1975) reconheceu em sua última conferência que enquanto a Lei da Sobrevivência do mais apto marca a linha do progresso animal, a Lei do Sacrifício é o cerne do avanço humano, porque é a Lei que leva o forte a cuidar do fraco, isto é, que leva o primeiro a dar com alegria aquilo que facilmente poderia negar, e fazendo-o prosperar em razão de tais dádivas. [Mas, as dádivas e as doações que deliram com retribuição divina, com prosperidade e com presumida salvação são dádivas fajutas, ilegítimas e insinceras, porque são hipotéticas, desonestas e interesseiras. Só as dádivas categóricas, impessoais e imparciais têm verdadeiro Valor Espiritual.]

 

Precisamos compreender que o homem é um ser [setenário] composto, basicamente, de Espírito, [personalidade-]alma e corpo. O Espírito se manifesta em e pelo pensamento, a [personalidade-]alma em e pelo sentimento e o corpo em e pela ação. E assim, em decorrência desta peculiar constituição, o homem responde tanto a vibrações espirituais quanto a impactos físicos.

 

Não adianta nada ter fé em um galardão futuro, em um céu muito vago, cujo esboço mal se pode distinguir. A Religião Cristã [Verdadeira] requer de nós coragem para vivermos nossa fé [Misericórdia, Fraternidade e Serviço] dia após dia, a vida inteira.

 

A dúvida e o ceticismo têm efeito deletério e maligno sobre o objeto contra o qual se dirigem, enquanto a fé [CONFIANÇA] desperta e amplia nossa capacidade mental, assim como a luz do Sol faz a bela flor desabrochar. Podemos, pois, compreender a necessidade de fé [CONFIANÇA] ao nos acercarmos dos ensinos espirituais. Encarados deste modo, estes se mostram em sua Verdadeira Luz, enquanto a dúvida, a crítica ou o agnosticismo devastam ou minimizam a beleza do conceito espiritual, do mesmo modo que a implacável geada destrói a mais formosa flor.

 

Tive fé em um padre...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um sacristão...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em uma filha de Maria...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um babalorixá...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em uma cartomante...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um xamã...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um mandraqueiro...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um clarividente...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um rabino...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um cientologista...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um presbítero...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um aiatolá...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um anacoreta...
E retrocedi e emburaquei!
Tive fé em um cenobita...
E retrocedi e emburaquei!
Tive confiança em mim...
E Avancei, Compreendi e me Libertei!

 

Precisamos admitir que, se fizermos de nossos próprios pontos de vista e conhecimentos o padrão absoluto de verdade pelo qual medimos todas as idéias que nos apresentam [o que equivale a preconceituar, precondicionar e emparedar estas idéias] este padrão e esta medida, sob o ponto de vista cósmico, serão sempre estreitíssimos e limitadíssimos.

 

 

 

 

A criança não está tolhida pelas limitações dos preconceitos. Sua mente está aberta a toda verdade, e aceita com fé, sem hesitar, qualquer ensinamento. O tempo dirá se este é ou não verdadeiro, e só esta prova é por si mesma concludente. O aluno de uma Escola de Mistérios cultiva tal atitude mental, se esquecendo de tudo o mais sempre que examina um novo ensino ou investiga um fenômeno para ele ainda desconhecido, a fim de se prevenir de qualquer parcialidade da mente. Naturalmente, não crê de imediato que o preto é branco ou que o branco é preto, mas, sempre que uma proposição lhe é apresentada, ele está pronto a admitir que pode haver um ponto de vista até ali ignorado, pelo qual um objeto tido como branco possa parecer preto ou vice-versa, e esta é uma atitude mental extraordinariamente vantajosa, porque o homem que a cultiva será capaz de aprender e de ampliar seus conhecimentos, na mesma proporção da criança que mais ouve do que discute.

 

É preciso que fique bem claro que a fé requerida não é uma fé cega nem irracional, apoiada apenas em um credo ou em um dogma contrário à razão, mas, sim, é aquela FÉ significada por uma mente aberta e imparcial, sempre pronta a acolher qualquer proposição, até que uma cuidadosa investigação prove ser a mesma sustentável ou insustentável. [É isto – a cuidadosa investigação racional – o que transmuta a FÉ em CERTEZA, seja para admitir, seja para refutar o que quer que seja. Quem acredita em tudo sem raciocinar/investigar não é muito diferente de um saco de lixo.]

 

Céus! Eu já acreditei
em um lugar de delícias para sempre,
na geena (sem ar condicionado) para sempre,
em todos os 'pecados',
na remissão dos 'pecados',
nas indulgências (parciais e plenárias),
nos moleques-do-surrão,
no enxofre e no tridente,
em sei lá quantos deuses,
na salvação dos bem-comportados,
na predestinação dos escolhidos,
no arrebatamento dos preferidos,
e em mais em mil e uma repindocas
que enfiaram na minha cuca oca.
Desta forma, eu não era diferente
de um saco de lixo.
Após uma
cuidadosa investigação racional,
referida por Max Heindel,
botei tudo isto no lixo
e passei trilhar a Dupla
Senda da
Transcompreensão e da Transintuição.
Todas as Verdades Relativas
que hoje admito como VERDADES
derivam da Voz do meu Deus Interior.
Aprendi que só em SILÊNCIO
ouviremos a VOZ DO SILÊNCIO.

 

Se oramos por objetivos mundanos, para fins que contrariam as Leis do Amor e do Bem Universal, nossas orações serão tão inúteis quanto uma chave de vidro num circuito elétrico. A oração egoísta representa uma barreira aos propósitos divinos, devendo portanto ficar sem resposta.

 

O Pai é o mais alto Iniciado do Período de Saturno.

 

O Filho é o mais alto Iniciado do Período Solar.

 

O Espírito Santo é o mais alto Iniciado do Período Lunar.

 

O Espírito Divino e o corpo denso do homem iniciaram sua evolução no Período de Saturno, estando, por isto, sob os cuidados do Pai.

 

O Espírito de Vida e o corpo vital iniciaram sua evolução no Período Solar, ficando, conseqüentemente, em particular, a cargo do Filho.

 

O Espírito Humano e o corpo de desejos começaram a evoluir no Período Lunar, e, portanto, ficaram, especialmente, sob os cuidados do Espírito Santo.

 

A mente foi acrescentada no Período Terrestre, e não ficou a cargo de nenhum Ser externo, mas, apenas, sob o governo do homem, sem qualquer outra ajuda de fora.

 

Na oração do Pai Nosso, Pai Nosso que estais no Céu é um mero endereçamento da oração. Santificado seja o Vosso Nome ergue o Espírito Humano nas asas da devoção até seu aspecto-guardião da Santíssima Trindade. Venha a nós o Vosso Reino alça o Espírito de Vida nas asas do Amor e o endereça à fonte do seu ser, o Filho. Seja feita a Vossa Vontade eleva o Espírito Divino, com superior entendimento, até a matriz da fonte de onde emergiu na aurora dos tempos, o Pai, e manifesta sua confiança na Inteligência Onipresente. O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje é uma rogação do Espírito Divino ao Pai por sua contraparte, o corpo denso. Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores é a rogação do Espírito de Vida ao Filho por sua contraparte, o corpo vital. Não nos deixeis cair em tentação é a súplica do Espírito Humano pelo corpo de desejos. Livrai-nos do mal é o apelo final de todos a favor da mente.

 

O que não beneficiar a todos, não poderá, verdadeiramente, beneficiar ninguém. [Mutatis mutandis, é o que venho dizendo em textos anteriores: se algum tipo de salvação houver, ela não poderá acontecer para um ou para meia dúzia de escolhidos; ela terá que acontecer para todos, não só aqui, na Terra, mas, no Unimultiverso inteiro.]

 

 

Salvação
(Simbolicamente)

 

 

No futuro, quando a Religião do Pai se tornar um fato inconteste na vida de todos, o Eu submergirá inteiramente em um propósito comum, em uma vontade única. A Vontade de Deus será então feita assim na Terra como nos céus, onde não mais haverá nem meu nem teu, mas, onde Deus será Tudo em Todos, [porque todos serão todos e todos estarão em todos. O Deus de cada Coração será um só Deus e haverá um só Coração. Cada um será cada um, porém, todos serão UM.]

 

Massacrar o corpo com torturas e jejuns excessivos, conforme se verifica entre os iogues e os hindus, é um erro é tão nocivo ao verdadeiro crescimento espiritual quanto o hábito de comer em excesso. Quando o homem souber e puder controlar seu apetite e nutrir seu corpo com alimentos puros, não precisará mais de jejuns. Ele saberá dar ao seu corpo o pão de cada dia.

 

Um indivíduo que é bom apenas porque não consegue reunir suficiente energia para ser mau não serve para nada. Enquanto somos fracos, a natureza de desejos nos domina e pode nos fazer sucumbir às tentações, mas, quando aprendermos a controlar essa natureza o nosso temperamento poderemos, então, prosseguir em harmonia com as Leis de Deus e dos homens.

 

O mal chega ao nosso conhecimento só através da mente discriminatória, que nos capacita a distinguir diversas alternativas de ação e a optar por uma entre tantas possibilidades. Se escolhermos agir em harmonia com o Bem Universal, cultivaremos a virtude; se escolhermos o contrário, nos corromperemos.

 

Ao trocarmos a inocência negativa [das crianças] pela virtude adquiriremos uma qualidade positiva.

 

Glorioso será o dia em que a fé for absorvida pelo Conhecimento. [Sabedoria, ShOPhIa.]

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

DNA
Composição: Pdogg – "Hitman" Bang – KASS –Supreme Boi – Suga – RM

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=BxtV5UzG8AA

Observação:

DNA é uma música gravada pelo grupo sul-coreano BTS do seu quinto EP Love Yourself: Her e seu terceiro álbum compilado na língua coreana, Love Yourself: Answer (2018). A música foi lançada primeiramente pela Big Hit Entertainment em 18 de setembro de 2017 na Coréia do Sul. Em 6 de dezembro de 2017, foi lançada como um single A-side, junto com MIC Drop e Crystal Snow no Japão. Em março de 2019, o videoclipe já tinha mais de 700 milhões de visualizações. Dee Lockett, da Vulture, afirmou: DNA é um dos melhores singles do ano.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://www.pablostanley.com/email-header

https://www.vectorstock.com

https://www.freepik.com/free-photos-vectors/closed-eyes

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.