CRISTIANISMO ROSACRUZ
(Parte XV)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Trabalho

 

 

Max Heindel

 

 

O objetivo deste longo trabalho foi estudar as vinte conferências proferidas por Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919) – um dos mensageiros escolhidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz para, entre outras tarefas, explicar e transmitir à Humanidade os Mistérios Ocultos nas chamadas Sagradas Escrituras – em Columbus, Ohio, durante o mês de novembro de 1908. Posteriormente, Max Heindel, entre 1909 e 1911, fundou a Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia. O que fiz foi escolher algumas passagens destas conferências e republicá-las sob a forma de fragmentos, comentando-os, quando considerei importante.

 

 

Ensinamentos Heindelianos
(O Mistério do Gólgota e o Sangue Purificador)

 

 

O Espírito que habitava em Jesus, desde o nascimento, era um Eu pertencente à nossa raça humana, tendo já renascido muitas vezes. Podemos encontrá-lo em diferentes vidas sob diferentes nomes e circunstâncias, da mesma maneira que todos nós temos vivido e viveremos. Verificamos assim que na data atribuída pela história, no início de nossa Era, nasceu na Palestina uma criança, e tal criança era Jesus.

 

Mesmo desde criança, Jesus já tinha pleno conhecimento de Sua Missão.

 

Jesus foi confiado a uma Escola de Essênios, às margens do Mar Morto. No seio desta comunidade, o pequeno Jesus recebeu as suas primeiras instruções, e se adaptou tão maravilhosamente à vida que ali se levava, que, em pouquíssimo tempo, ultrapassou todos os demais. Posteriormente, foi para a Pérsia. A Escola de Essênios em que Jesus estava era, na época um grande centro do saber. Possuía uma vasta biblioteca, que lhe propiciou uma enorme soma de conhecimentos ocultos, permitindo-Lhe também, assim, recapitular o que já havia aprendido nas vidas anteriores.

 

Jesus pode ser seguido, encarnação após encarnação, em suas existências anteriores, sob diferentes nomes e em diversos ambientes, tudo através da Memória da Natureza. Cristo, porém, é encontrado numa só encarnação, e esta quando Ele se serviu do corpo de Jesus, com 30 anos de idade.

 

O mais alto Iniciado do Período de Saturno alcançou aquele ponto em que se tornou UM com o mais elevado aspecto do Deus Triuno e, por isto, é chamado de Pai o Pai de todos os que se desenvolvem em nossa evolução. O próximo a Ele em glória, o mais alto Iniciado do Período Solar, evoluiu até o ponto em que se tornou unido com o segundo aspecto do Deus Triuno, sendo, pois, chamado de Filho. Este é o Cristo Cósmico, e um Raio d’Ele emanado foi o que entrou no corpo de Jesus.

 

O terceiro Grande Ser, o Unigênito, mencionado no Credo Cristão, é maior ainda que Jesus e o Cristo, mas, tal Ser não nos diz respeito por enquanto. Não obstante, convém saber que o Espírito Santo, o Poder de Deus atuante em todas as nações, é Jeová, o mais alto Iniciado do Período Lunar.

 

Somente pelo poder do Espírito de Vida pode a tendência nacionalista ser sobrepujada e a fraternidade universal entre os homens se tornar uma realidade. Os veículos relacionados ao Mundo do Pensamento o Eu e a Mente tendem para a separatividade, pois, têm isso como característica. O Espírito de Vida, porém, é o Espírito Unificante do Uni[multi]verso, eis porque Cristo é o único capacitado a concretizar a fraternidade.

 

É uma Lei Universal que nenhum ser, por maior que seja, pode jamais construir um veículo e nele funcionar em um mundo superior ou inferior àquele em que aprendeu a funcionar normalmente. Por isto, é absolutamente impossível a qualquer ser, exceto o ser humano, atuar aqui em nosso Mundo Físico. Apenas nossa Humanidade está capacitada a construir veículos humanos densos. É verdade que nisso tem sido auxiliada por outros seres, mas, é ela quem atua neste mundo. Portanto, para que Cristo pudesse ajudar a raça humana, era mister que um homem Lhe emprestasse seu próprio corpo denso. Sabemos que, ao morrer ou sob quaisquer outras circunstâncias em que tenhamos de deixar o Mundo Físico, sempre abandonamos nossos corpos denso e vital, porque ambos pertencem a este Mundo. Assim fez Jesus ao alcançar os 30 anos e após haver preparado seu veículo para ser utilizado pelo Grande Ser, dele se retirando alegre e voluntariamente. Deixou-o na ocasião do batismo, como se o tivesse abandonado pela morte, para que Cristo nele pudesse entrar, o que aconteceu naquele instante: Cristo foi visto a descer sobre ele na forma de uma pomba. Tudo isto aconteceu desta forma porque só Cristo poderia purificar e ajudar a Humanidade de uma maneira tal que nenhum outro ser seria capaz.

 

Além dos sete mundos, onde o nosso e outros sistemas solares estão situados, existem mais seis outros grandes Planos Cósmicos de vida e ser, sendo que neles existem hierarquias de diferentes graus e glórias mais elevadas ainda que o Grande Ser, a quem denominamos Deus. Acima de tais hierarquias, há o que podemos chamar de Ser Supremo Aquele que abarca todos os sistemas solares e todas as hierarquias em todo o Uni[multi]verso. A PALAVRA emitida por este Grande Ser, o PRIMEIRO SOM ou o FIAT CRIADOR (a primeira manifestação do Ser Supremo) é que se chama Unigênito. Outros Seres têm sido “Unigênitos” de maneira
parecida, mas, não exatamente como foi o PRIMEIRO SOM. Antes de ser este emitido, nada existia, salvo o Ser Supremo. Por isto, não podemos nos referir a nada acima deste Ser, exceto ao Absoluto.

 

O Pai é o mais alto Iniciado do Período de Saturno.

 

O Filho é o mais alto Iniciado do Período Solar.

 

O Espírito Santo Jeová é o mais alto Iniciado do Período Lunar.

 

O sangue é o veículo particular do Eu no Mundo Físico. A vida está no sangue. O sangue que corre em nossas veias é o veículo através do qual, por meio do sistema nervoso simpático, a mente subconsciente exerce todas as atividades do corpo e das quais não temos consciência.

 

Nos dias anteriores a Cristo, a Iniciação não era permitida a qualquer um. . Depois da vinda de Cristo, a Iniciação passou a ser dada a todo que queira, [mas, que mereça]. Antes, a Iniciação era reservada a determinadas castas, cujos membros eram os únicos que podiam ser Iniciados ou ser Sacerdotes. No intuito de mostrar que tal norma havia sido revogada, o corpo de Jesus foi escolhido, não o corpo de um Levita. Jesus era oriundo da mais acentuada mistura nacional das próprias tribos judaicas: os Galileus.

 

Enquanto perdurarem os laços de família, de raça e de tribo, o homem estará vivenciando o antigo sangue, os antigos métodos, e não poderá, portanto, se fundir em uma fraternidade universal. [Laços de Família + Laços de Raça + Laços de Tribo = Masmorra + Retrocesso + Preconceito.]

 

Os casamentos entre pessoas de diferentes raças ou nacionalidades mata as imagens da visão interna.

 

O Mundo do Desejo da Terra precisava ser purificado, a fim de que fosse proporcionado ao homem um novo impulso. Esta foi a Missão de Cristo.

 

Quando um Eu é retirado violentamente do seu corpo, algo adere a este: as impurezas de sua natureza inferior. Temos sangue arterial e sangue venoso. No sangue venoso, estão as impurezas que pertencem à natureza inferior, enquanto no sangue arterial está a pureza. O sangue venoso adere estreitamente à carne; portanto, no momento em que uma pessoa é morta, se seu sangue for derramado, ocorrerá uma purificação instantânea e bem definida. Sempre que o Espírito sai do corpo por acidente, com derramamento de sangue, o homem fica melhor como Espírito. Por isto, o sangue de Jesus precisava ser derramado, a fim de que as últimas impurezas que ainda pudessem estar na carne fossem eliminadas. Isto para que o Espírito Crístico, puro e imaculado, sem nenhuma das impurezas do corpo [de Jesus] que havia utilizado, pudesse se difundir por todo o globo. Desta forma, um novo impulso foi dado à Humanidade naquele momento, impulso que, de outro modo, teria sido impossível acontecer. Assim, até certo ponto, foi restaurado o ritmo vibratório do Corpo de Desejos da Terra, o que possibilitou o progresso do ser humano. Esta influência continua atuante, purificando o mundo. Ela é a fonte do altruísmo e da benevolência que, gradativamente, vêm tomando o lugar do patriotismo e do egoísmo, e que, assim, conduzirá a Humanidade à Fraternidade Universal. [Todas estas mudanças adquiridas acontecem, fundamentalmente, no nosso DNA, cuja contraparte – o nosso DNA Cósmico ou a nossa Impressão Digital Cósmica guarda ou, digamos assim, acondiciona e preserva todos os acréscimos de Compreensão que tenhamos obtido. Max Heindel denominou isto de Átomo-semente. A animação abaixo, simbolicamente, mostra isto.]

 

 

DNA: Acréscimos de Compreensão
(Simbolicamente)

 

 

Glorioso será o dia em que a fé for absorvida pelo Conhecimento. [Sabedoria, ShOPhIa.]

 

 

 

 

 

 

Música de fundo:

DNA
Composição: Pdogg – "Hitman" Bang – KASS –Supreme Boi – Suga – RM

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=BxtV5UzG8AA

Observação:

DNA é uma música gravada pelo grupo sul-coreano BTS do seu quinto EP Love Yourself: Her e seu terceiro álbum compilado na língua coreana, Love Yourself: Answer (2018). A música foi lançada primeiramente pela Big Hit Entertainment em 18 de setembro de 2017 na Coréia do Sul. Em 6 de dezembro de 2017, foi lançada como um single A-side, junto com MIC Drop e Crystal Snow no Japão. Em março de 2019, o videoclipe já tinha mais de 700 milhões de visualizações. Dee Lockett, da Vulture, afirmou: DNA é um dos melhores singles do ano.

 

Página da Internet consultada:

https://gifer.com/en/OveW

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.