O objetivo deste longo trabalho foi estudar as vinte conferências proferidas por Max Heindel (Aarhus, Dinamarca, 23 de julho de 1865 – Oceanside, Califórnia, 6 de janeiro de 1919) – um dos mensageiros escolhidos pelos Irmãos Maiores da Ordem Rosa+Cruz para, entre outras tarefas, explicar e transmitir à Humanidade os Mistérios Ocultos nas chamadas Sagradas Escrituras – em Columbus, Ohio, durante o mês de novembro de 1908. Posteriormente, Max Heindel, entre 1909 e 1911, fundou a Fraternidade Rosacruz, em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia. O que fiz foi escolher algumas passagens destas conferências e republicá-las sob a forma de fragmentos, comentando-os, quando considerei importante.
Ensinamentos Heindelianos
(Os Anjos como Fatores na Evolução)
É de causar pasmo a constatação de quão obtusas podem ser as mais brilhantes inteligências, quando influenciadas por noções preconcebidas.
— Preconcebi...
E xenofobiei.
Preconcebi...
E homofobiei.
Preconcebi...
E desagreguei.
Preconcebi...
E assassinei.
Preconcebi...
E entropizei.
Preconcebi...
e perdi a chance
de me tornar um Deus!
Entropia
A teoria da origem do mundo requer a ação inteligente de um ser ou seres estranhos à matéria do Uni[multi]verso: um Criador ou Criadores.
A Natureza exige que nos esforcemos para que desenvolvamos nossas faculdades.
— Comi muito,
e não desenvolvi nada.
Bebi muito,
e não desenvolvi nada.
Transei muito,
e não desenvolvi nada.
Cheirei muito,
e não desenvolvi nada.
Dormi muito,
e não desenvolvi nada.
Delirei muito,
e não desenvolvi nada.
Teimei muito,
e não desenvolvi nada.
Tudo muito,
e não desenvolvi nada.
O corpo que agora é a Terra nem sempre foi tão denso e sólido como no presente, mas, já passou por três períodos de desenvolvimento, antes de chegar ao atual Período Terrestre, e após este, haverá ainda mais outros três, antes de se completar a nossa evolução. Durante os três períodos precedentes à nossa atual condição, isto que agora é a Terra, juntamente com o homem sobre ela, foram ambos [Terra e homem] gradativamente solidificados, a partir de um sutil estado etéreo até outro de densidade muito maior do que é presentemente.
Animação Meramente Simbólica
Enquanto a "involução" – o processo de consolidação – prosseguia, o Espírito, que agora é o Eu Humano, construía um corpo ou um veículo para cada grau de densidade. Trabalhava inconscientemente, mas, nisso era ajudado por diferentes Hierarquias Espirituais, tais como os Tronos, os Querubins e os Serafins.
À medida que, paulatinamente, a Consciência Espiritual Humana foi despontando, aos poucos foi espiritualizando os diversos corpos, deles extraindo a [personalidade-]alma, que é a essência do poder de cada um. E assim, gradativamente, nos elevaremos juntamente com a Terra, durante o resto do Período Terrestre e nos três períodos subseqüentes.
Os Sete Períodos de desenvolvimento correspondem aos Sete Dias da Criação, significando também as metamorfoses da Terra. São eles:
1º Período: Período de Saturno;
2º Período: Período Solar;
3º Período: Período Lunar;
4º Período: Período Terrestre (1ª metade: Marciana; 2ª metade: Mercurial – atual);
5º Período: Período de Júpiter;
6º Período: Período de Vênus; e
7º Período: Período de Vulcano.
Evolução humana até a atulidade [4ª Ronda; 5ª Raça-raiz]:
Período de Saturno —› Corpo Denso;
Período Solar —› Corpo Vital;
Período Lunar —› Corpo de Desejos; e
Período Terrestre —› Mente.
Os períodos são Dias da Criação e, entre cada dois períodos há um intervalo de repouso ou atividade subjetiva – uma Noite Cósmica – intervalo de repouso análogo à noite de sono restaurador que desfrutamos entre um dia e outro de nossa vida terrena. Na aurora de um novo período, se efetua, em primeiro lugar, uma recapitulação, um grau à frente do trabalho realizado nos períodos anteriores, antes de se iniciar a obra do novo período.
Os anjos, que no Período Lunar eram humanos, estão especialmente preparados para ajudar as outras ondas de vida em funções que digam respeito às importantes expressões do corpo vital. Ajudam, assim, na formação e na manutenção das plantas, dos animais e do homem, se relacionando muito de perto com a assimilação, com o crescimento e com a propagação destes Reinos.
Os Arcanjos foram a Humanidade do Período Solar, e são os educadores do nosso corpo de desejos.
O mal não é outra coisa senão o bem mal utilizado, mal aplicado ou não desenvolvido. [Na realidade, o mal não existe como mal-per-se, pois, é educativo. Tudo é bom.]
Para controlar a natureza inferior da Humanidade, interferiu Jeová, o mais alto Iniciado do Período Lunar, Chefe dos Espíritos de Raça e regente dos Anjos, auxiliado nessa tarefa pelos Arcanjos, que são os Espíritos de Raça. Jeová ajudou o homem a controlar a mente e a dominar o corpo de desejos, impondo leis e decretando castigos para as transgressões. O temor de Deus se opôs, então, aos desejos da carne [desejos + cobiças + paixões = miragens + ilusões], e assim o pecado se manifestou no mundo. Os Arcanjos, como Espíritos de Raça, lutavam a favor ou contra uma nação, por intermédio de outra, para castigar aquela em que houvesse pecado. [Ninguém aprende nada se for cerceado, limitado ou castigado. Só a Compreensão Ensinará; só a Compreensão Libertará; só a Compreensão Divinizará. Se cerceamentos, limitações e castigos tivessem nos ensinado alguma coisa, nós, por exemplo, jamais teríamos permitido que explodissem a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais e, hoje, não haveria nem terrorismo nem news no mundo.]
O homem-aí deve aprender a agir bem [COMPREENDER], independentemente de ameaças e do medo. Portanto, Cristo [por intermédio do Mestre Jesus] – o Mais Alto Iniciado do Período Solar – veio para ensinar a Religião do Filho, que atua sobre o corpo vital, obtido no Período Solar. Ele ensinou que o Amor é superior à Lei. O Amor introjetado acabará lançando fora o temor [ignorância], e libertará a Humanidade do ra‹–›cis‹–›mo preconceituoso, do desumano sistema de castas e dos nacionalismos ufanistas [inclemências + inflexibilidades + intransigências + intolerâncias], conduzindo-a à [UNIMULTI]Fraternidade Universal, que será um fato efetivo quando o Cristianismo [Gnóstico-Iniciático, ou seja, os Antigos Mistérios], concertadamente, for [restaurado, restabelecido, implementado], apreendido e definitivamente vivenciado por todos nós. Enfim, quando o Cristianismo [Gnóstico-Iniciático] houver espiritualizado plenamente o nosso corpo vital, um passo ainda mais elevado será dado com o advento da futura Religião do Pai [Teocientificismo Iniciático], que ajudará o homem-aí a espiritualizar o corpo denso – obtido no Período de Saturno. Então, quando a [UNIMULTI]Fraternidade Universal for globalmente efetivada, não haverá mais eu, tu e ele, porque todos serão conscientemente Um-em-Deus, [e os Deuses-de-todos-os-Corações-serão-UM],
Eu + Tu + Ele = NÓS
Mesmo + Outro = 1
Tudo + Todos = 1
e o homem-aí, cabalmente, terá sido emancipado da tutela dos Anjos, dos Arcanjos e dos Poderes ainda maiores, [porque, por esforço e mérito, terá, Alquímica e Iniciaticamente, se Transmutado em um Deus Consciente. Está feito. Está selado. A.'. U.'. M.'. Para todos. Sem exceção.]
Glorioso será o Dia em que a fé for absorvida pelo Conhecimento. [Sabedoria, ShOPhIa.]
Música de fundo:
DNA
Composição: Pdogg – "Hitman" Bang – KASS –Supreme Boi – Suga – RMFonte:
https://www.youtube.com/watch?v=BxtV5UzG8AA
Observação:
DNA é uma música gravada pelo grupo sul-coreano BTS do seu quinto EP Love Yourself: Her e seu terceiro álbum compilado na língua coreana, Love Yourself: Answer (2018). A música foi lançada primeiramente pela Big Hit Entertainment em 18 de setembro de 2017 na Coréia do Sul. Em 6 de dezembro de 2017, foi lançada como um single A-side, junto com MIC Drop e Crystal Snow no Japão. Em março de 2019, o videoclipe já tinha mais de 700 milhões de visualizações. Dee Lockett, da Vulture, afirmou: DNA é um dos melhores singles do ano.
Páginas da Internet consultadas:
https://www.pinterest.com/pin/300122762652605694/
Direitos autorais:
As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.