O CRISTIANISMO ESOTÉRICO
OU
OS MISTÉRIOS MENORES
(Primeira Parte)

 

 

 

Annie Besant

Annie Besant

 

 

 

 

Ó Vida Oculta vibrante em cada átomo! Ó Luz Oculta brilhando em cada criatura! Ó Amor Oculto abraçando todos na Unidade! Que cada um se sinta Um Contigo, sabendo que Tu estás em todos.

Annie Besant

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da primeira parte de uma coletânea de fragmentos selecionados da obra O Cristianismo Esotérico ou Os Mistérios Menores, de autoria de Annie Wood Besant (Londres, Inglaterra, 1º de outubro de 1847 – Adyar, Madras, Índia, 30 de setembro de 1933), uma teósofa, militante socialista, maçom, ativista e defensora dos direitos das mulheres, e uma das mais notáveis oradoras da sua época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia. Na verdade, esta obra deveria ter sido nominada de Catolicismo Esotérico ou Os Mistérios Menores, uma vez que, conforme já aludi em textos anteriores, Cristianismo é uma coisa, e Catolicismo é outra completamente diferente. Só os religiosos, sem conhecimento algum da Tradição Gnóstica, sinonimizam Cristianismo e Catolicismo. Seja como for, por enquanto, pense nisto: O Iniciado não vê o Cristo fora de si mesmo. Ele sabe que o Caminho é se tornar ele-mesmo o Cristo, até que, pelo Bom Combate, como Homem Perfeito, o Cristo, definitivamente, viva nele. Haverá coisa mais bonita do que isto?

 

 

 

Coletânea de Fragmentos

 

 

 

O sentimentalismo espúrio – que se recusa a reconhecer as desigualdades óbvias de inteligência e de moralidade rebaixa o ensino do altamente evoluído para o nível alcançável pelo menos evoluído, sacrificando o mais elevado ao menos elevado, de um modo que prejudica a ambos.1

O estudo dos Mistérios Menores deve preceder o dos Maiores. Os Maiores jamais serão publicados através de livros; eles só podem ser transmitidos de Mestre a discípulo, da boca para o ouvido.

Só quando a mente inferior fica tranqüila ela pode, então, ser Illuminada pelo Espírito.

O Conhecimento [ShOPhIa] das Verdades Espirituais deve ser obtido a partir de dentro, e não de fora, do Espírito Divino, cujo templo somos nós. Ou seja: por aquele Divino Espírito interior, aquela Mente de Cristo em nós.

 

 

Spira Legis2

 

 

O Cristianismo possuía um lado oculto, que era guardado como tesouro inestimável, e os seus Segredos e os seus Mistérios somente eram revelados a uns poucos escolhidos [os Pequeninos].3

Uma religião que não estimule o desabrochar da natureza espiritual é uma religião inútil. Mas, os homens não estão todos no mesmo nível de evolução. Portanto, é inútil dar a todos o mesmo ensino religioso; aquilo que ajudaria o homem intelectualizado seria inteiramente ininteligível para o estúpido, enquanto que aquilo que lançaria o santo em êxtase deixaria o criminoso inabalado. Se, por outro lado, o ensinamento adequado para auxiliar o não inteligente é intoleravelmente cru e tosco para o filósofo, aquilo que redime o criminoso é completamente inútil para o santo.4

As religiões são ramos de um tronco único – a Sabedoria Divina.5

Conhecimento é Poder.

A meta da Senda da Mão Esquerda [Grande Loja Negra] é o isolamento e não a união. Disto emerge a necessidade de ocultar certos ensinamentos daqueles que, moralmente, ainda não estão prontos para recebê-los.

'Existe Um, antes de todos os seres, imóvel, habitando na solidão de Sua própria unidade. De Aquele surge o Deus Supremo, o Auto-engendrado, a Bondade, a Fonte de todas as coisas, a Raiz, o Deus dos Deuses, a Causa Primordial, desdobrando-Se em Luz.' (Iamblichus, apud Annie Besant).

O ponto culminante dos [Antigos] Mistérios era quando o Iniciado se tornava um Deus, fosse pela união com um Ser divino fora de si, fosse pela percepção do Eu Divino em si. Isto era chamado êxtase, e era um estado que o Yogi indiano chamaria Samadhi, sendo posto em transe o corpo denso e a [personalidade-]alma liberta efetuando sua própria união com o Grande Ser. Este êxtase não é propriamente falando uma faculdade, é um estado da alma, que a transforma de tal modo que então ela percebe o que antes estava oculto de si. O estado não era permanente antes que nossa união com Deus fosse irrevogável; aqui, na vida terrena, o êxtase não passa de um instante... O homem pode cessar de ser homem, e passar a ser Deus; mas o homem não pode ser Deus e homem ao mesmo tempo. Plotino declarou ter atingido este estado somente três vezes. (George Robert Stowe Mead, Plotinus, pp. 42 – 43).

Proclo ensinou que a única salvação da alma era retornar à sua forma intelectual, e assim escapar do ciclo de geração, das peregrinações multiplicadas, e atingir o verdadeiro Ser, a energia simples e uniforme do período de igualdade, em vez do movimento abundantemente errante do período em que é caracterizada pela diferença.

Virtudes Políticas ou Práticas —› Virtudes Purificativas ou Catárticas —› Virtudes Intelectuais —› Virtudes Contemplativas ou Paradigmáticas. Porfírio escreveu: Aquele que age de acordo com as Virtudes Práticas é um homem digno. O que age de acordo com as Virtudes Purificativas é um homem angélico ou um gênio bom [daimon, no original]. Aquele que atua de acordo com as Virtudes Intelectuais é um Deus. Mas, o que age de acordo com as Virtudes Paradigmáticas é o Pai dos Deuses.6

Ensinamento de Iamblichus a Porfírio: Remover do pensamento a imagem da coisa simbolizada e alcançar seu significado intelectual.7

Na Escola Pitagórica Interna havia três graus: o primeiro, dos Ouvintes, que estudavam por dois anos em silêncio, fazendo o melhor possível para dominar os ensinamentos; o segundo era dos Mathematici, no qual era ensinada a Geometria e a Música, e a natureza do número, da forma, da cor e do som; e o terceiro grau era dos Physici, que dominavam a Cosmogonia e a Metafísica.

 

 

 

 

Todas as nações da Antigüidade beberam de uma única fonte: a Grande Loja da Ásia Central, que enviava seus Iniciados a todas as terras.

Plotino, no seu leito de morte: Agora, procuro levar de volta o Eu em mim ao Eu de tudo. (George Robert Stowe Mead, apud Annie Besant).8

A culminação do Conhecimento [ShOPhIa] é conhecer Deus – [o Deus de nossos Corações] – e não apenas acreditar; é se tornar uno com Deus, e não somente adorá-Lo à distância ou ter esperança. No mais elevado Corpo Dourado reside o Brahman Imaculado, Imutável; Ele é a Radiosa, Branca LLuz das luzes, conhecida dos que conhecem o Eu. (Mundaka Upanishad, II, II, 9).

Se o Ensino Esotérico do Cristianismo puder ser restabelecido e angariar estudantes pacientes e dedicados, não demorará muito para que o seu lado oculto também seja restaurado, e os Discípulos dos Mistérios Menores se tornem dignos candidatos aos Mistérios Maiores. Por outro lado, as multidões de pessoas inteligentes e de alta moralidade que se desviaram para fora das igrejas, porque as concepções sobre Deus e os ensinamentos contraditórios que lá recebem ultrajam sua inteligência e chocam seu senso moral, reencontrarão a antiga Luz Gnóstica neste Catolicismo Restaurado.9 Seja como for, uma presumida salvação jamais poderá acontecer por submissão escrava. Por isto, muitos preferem a honestidade de uma descrença aberta ao embotamento do intelecto e da consciência sob imposição de uma autoridade em quem não reconhecem nada que seja divino.

 

 

 

 

A única autoridade que vale alguma coisa é a Autoridade do Conhecimento.

O Ensinamento Oculto deverá estar ao alcance daqueles que se qualificarem para recebê-Lo, de acordo com as antigas regras. Nos dias de hoje, aqueles que desejarem enfrentar as antigas exigências feitas a todos haverão de se alegrar em conhecer a Realidade e a Verdade das Coisas Espirituais. [Para ter acesso ao Ensinamento Oculto, não há qualquer privilégio; apenas mérito].

 

 

142857 1 + 4 + 2 + 8 + 5 + 7 = 27 2 + 7 = 9

37 + 37 + 37 = 111

Valor Secreto de 17 = 153

Valor Secreto de 36 = 666

Valor Secreto de 1 = 1

25.920 respirações em 24 horas

4 + 3 = 7

ALI, ALI, LMH ShBHhTh-NI!

380 = Ph (80) + Sh (300)

12 Apóstolos + 72 Adeptos + 360 Discípulos

Igne Natura Renovatur Integra

AThMa (1.000 + 400 + 40) = 1.440

Saber. Querer. Ousar. Calar.

 

 

Tudo deve ser decidido pela autoridade dos documentos existentes, e não pelo mero "assim se diz". [Argumento ad hominem, argumento baculino, argumento ad ignorantiam, argumento de autoridade, argumento ontológico ou argumento do desígnio].

Há evidências de um ensinamento cristão secreto transmitido somente a uns poucos, ou seja, o Cristianismo tinha um lado oculto. A vós [Pequeninos, quando estão sozinhos] é dado conhecer os Mistérios do Reino de Deus, mas, a eles, que estão de fora, todas estas coisas são dadas em parábolas, disse Jesus, o Cristo. E acrescentou: Não deis o que é Santo [Ensinamentos Secretos] aos cães [o vulgo, o profano], nem lanceis vossas pérolas aos porcos. [Não se revela à multidão o que não pertence à multidão; não se dá uma espada para uma criança].

Reino Reino de Deus Reino dos Céus Vereda Estreita Porta Estreita Perfeito Salvo Vida Eterna Vida Segundo Nascimento Pequenino Criancinha Mistério Mistérios —› Círculo Sagrado de Iniciados ou ligados à Iniciação.

'Entrai pela Porta Estreita (Portal da Iniciação), pois, larga é a porta e amplo é o caminho que conduzem à destruição, e muitos serão os que andarão neles. Mas, estreita é a Porta e apertado é o Caminho que conduzem à Vida, e poucos os encontrarão.' (Mateus, VII: 13, 14).9

'Perambulação de morte em morte (repetidos nascimentos da [personalidade-]alma na existência material grosseira) é o destino daqueles que seguem o florido caminho dos desejos [das cobiças e das paixões], pois, só se tornam imortais e escapam da bocarra da morte, da repetida destruição, aqueles homens que eliminaram todos os desejos [todas as cobiças e todas as paixões].' (Brhadâranyakopanishad, IV: IV, 7).10

 

 

 

 

'Se queres ser Perfeito...' Se queres ser um Membro do Reino... Pobreza [Desapego] + Obediência [Humildade] + Castidade [Pureza de Sentimentos].

Somente Deus-no-homem [in Corde] poderá passar pelo buraco de uma agulha!

O 'Reino dos Céus' o Conhecimento de Deus – que é a Vida Eterna (João: XVII, 3) não poderá ser obtido até que tudo o que for terreno tiver sido abandonado, não poderá ser apre[e]ndido até que tudo tiver sido sacrificado.11

Primeira Iniciação: Batismo da Água. Segunda Iniciação: Batismo do Espírito Santo e do Fogo. 'A não ser que um homem nasça duas vezes, não poderá ver o Reino de Deus...' (João, III: 3, 5).

As Coisas Espirituais só serão discernidas pelos Homens Espirituais, em quem está a Mente de Cristo.

Revelação da Glória dos Mistérios —› 'Cristo em vós' —› Vida do Iniciado.

'Todo Homem' 'Homem Todo'. [Clemente de Alexandria (Iniciado nos Mistérios), in Stromata, apud Annie Besant].

Iniciado: preserva aquilo que te foi confiado!

'O Espírito Santo reside em nós! E confia o mesmo a homens dignos, que sejam também capazes de ensinar aos outros.' (Clemente de Alexandria).12

O Iniciado não vê o Cristo fora de si mesmo. Ele sabe que o Caminho é se tornar ele-mesmo o Cristo, até que, pelo Bom Combate, como Homem Perfeito, o Cristo, definitivamente, viva nele.

As histórias registradas na Bíblia de Abraão, Sarai, Hagar, Ismael e Isaac tanto quanto os episódios do Mar Vermelho, do maná e da rocha de onde a água fluiu são ocorrências físicas de menor importância; representam muito mais [esotericamente] alegorias místicas.13

A organização das Hierarquias Celestes era um dos assuntos sobre os quais era dada instrução nos Mistérios (uma instituição reconhecida).

Coisas Secretas são confiadas principalmente à voz, e não ao escrito. 'Não há nada escrito que não seja revelado nem oculto que não seja descoberto'.

Aqueles que foram tocados com o Tirso (vareta levada pelos Iniciados com a qual eram tocados durante a Cerimônia de Iniciação; tinha uma significação mística, simbolizando a medula espinhal e a glândula pineal) Aqueles que foram Iniciados nos Mistérios.

'Os Mistérios da Fé não devem ser divulgados a todos'. (Clemente de Alexandria). É necessário língua purificada de quem fala e ouvido purificado de quem ouve. Não se deve exibir as palavras realmente puras e transparentes a respeito da Verdadeira LLuz aos ouvidos suínos e destreinados.

'O que ouvis no ouvido', disse o Senhor, 'proclamai acima das casas'. Mas, que se entenda bem: 'proclamar acima das casas' era proclamar ou expor na Assembléia dos Perfeitos, dos Iniciados, e de modo algum bradá-las para os homens nas ruas.

'Não é lícito para o impuro tocar no que é puro.' (Platão).

Instrução que revela Coisas Ocultas Illuminação.

O Gnóstico deve ser erudito e culto. Para um homem sem estudo, é impossível compreender as coisas que são expostas na Doutrina.

 

 

 

 

'O Gnóstico se vale de todos os ramos do conhecimento como exercícios preparatórios auxiliares... Aquele que é familiarizado com todos os tipos de sabedoria será preeminentemente um Gnóstico' (Clemente de Alexandria).

'O sistema de ensinamentos exotéricos e esotéricos, adotado no Cristianismo, era também de uso geral entre os Filósofos, nos quais certas verdades são exotéricas [ensinadas aos de fora] e outras são esotéricas [ensinadas aos da Casa].' (Orígenes de Alexandria).

Montanha Montanha [Interior, in Corde] da Iniciação.14

Existe na Divindade do Verbo [Verbum Dimissum Sempiternum et Inenarrabile] auxílios para a cura dos que estão doentes.

Os primitivos Cristãos não admitiam o impuro no Conhecimento Sagrado e Esotérico, mas, diziam: 'Quem quer que haja limpado as mãos, e, portanto, que ergue mãos limpas para Deus, que venha a nós... Quem quer que seja puro não somente de todo aviltamento, mas, também, do que é considerado como transgressões menores, que seja intrepidamente Iniciado nos Mistérios de Jesus, que são feitos e propriamente conhecidos somente dos Santos e dos Puros'. Assim, antes que a cerimônia de Iniciação começasse, aquele que atuava como Iniciador, de acordo com os preceitos de Jesus – o Hierofante fazia esta significativa proclamação aos que foram purificados no Coração: 'Aqueles, cuja alma, desde há muito tempo, não tem consciência de nenhum mal, especialmente desde que se sujeitaram à Cura pelo Verbo, que estes ouçam as Doutrinas que eram ditas em privado por Jesus a Seus Genuínos Discípulos.' (Orígenes de Alexandria).

Para os Cristãos primitivos, a perfeita pureza de vida, a prática da virtude, o cumprimento da Lei Divina em cada detalhe na conduta exterior e a perfeição da justiça, eram assim como para os Pagãos – somente o início do Caminho ao invés de seu final.15

Os que têm capacidade poderão desenvolver, por si mesmos, tudo o que se relacionar a um determinado assunto místico ou esotérico.16

'O objetivo do Cristianismo é que nos tornemos Sábios.' (Orígenes de Alexandria).

'No tempo de Jesus, aquelas multidões de crentes que ouviam as parábolas eram, como se diz, de fora, e dignos apenas das doutrinas exotéricas, enquanto que os discípulos aprendiam em privado a explicação das parábolas. Pois, privadamente, Jesus descerrava todas as coisas aos Seus Discípulos, estimando, acima das multidões, aqueles que desejavam conhecer a Sua Sabedoria. (Orígenes de Alexandria).

As Escrituras, à primeira vista, foram escritas com um significado apenas, mas, nas entrelinhas, há um outro sentido, que, geralmente, escapa à percepção da maioria.

 

 

 

 

 

 

Verbum...

 

 

 

Um, exotérico; outro, Iniciático.

Um, parcial; outro, Completum.

Um, secular; outro,

 

Há um Verbum Dimissum:

em nós, em tudo, em todos.

Há um Verbum Æternum:

sistema e ordem acômodos.

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Já comentei algumas vezes (e já expliquei o porquê) que não somos iguais, pois, não estamos todos no mesmo nível, plano ou patamar de evolução. Aliás, no Universo, há de tudo, menos igualdade igualzinha. Mesmo os ângulos alternos-externos e alternos-internos, assinalados na figura abaixo, que são geometricamente iguais e têm a mesma amplitude, estão, por assim dizer, em planos distintos. A figura abaixo, que está incompleta, mostra isto.

 

 

Equivalência, digamos assim, em certos casos e em um certo sentido, pode ser, mas, igualdade igualzinha (gêmea univitelina) não. Nem os Veneráveis e Dignos Mestres da G.'.L.'.B.'. nem os Irmãos das Sombras da Oitava Esfera são iguais-iguaizinhos sem tirar nem pôr. Esse sonho desconexo-delirante de lutar por igualdade e querer igualdade a qualquer preço não é nada mais nada menos do que um sonho desconexo-delirante impossível de se realizar. Da mesma forma que direito não pode ser confundido com Privilégio, igualdade não pode ser confundida com Eqüidade. Admitir a igualdade é admitir o nivelamento das coisas pelo nível mais baixo de manifestação-compreensão, e isto é um absudo inconcebível. Por exemplo: o senhor Abubakar Shekau, um islamita radical e líder do grupo extremista nigeriano Boko Haram, é meu irmão, mas, não é igual a mim, como tenho certeza que ele não é igual a você. Nem Herr Führer Adolf 'Sieg Heil' Hitler e Sua Excelência, o Camicia Nera Benito Amilcare Andrea Mussolini, Chefe de Governo, Duce do Fascismo e Fundador do Império, que eram dois birutas da silva muito birutíssimos, eram iguais-iguaizinhos em seus alucinamentos. Inclusive, variavam mais ou menos e tinham seus acessos de conforme as fases Lua!

 

 

Abubakar Shekau

Abubakar Shekau

 

 

2. Spira Legis – ou Espirais da Lei – é o evento cósmico que produz continuamente a evolução [reintegração] de tudo. (Frater Vicente Velado). Não há existência fora da Spira Legis, porque fora da Spira Legis seria o nada, e o nada não existe. Voltando ao tema da nota anterior, se tudo fosse igual-igualzinho, sem tirar nem pôr, qual o sentido da Spira Legis?

3. Conforme já afirmei em um texto anterior que publiquei, há, ainda hoje, uma Igreja Oculta Secreta Iniciática e Joanita.

4. É por isto que a uniformidade monocórdica e a inatualidade do ensino religioso levam as religiões, com o passar do tempo, a se desintegrarem (por decadência, distorção e atrofia) e a serem substituídas por outras mais concertadas com o estágio evolutivo da humana consciência, porque ao invés de o novo se tornar mais elevado do que o antigo, o antigo permanece mais elevado do que o novo. Então, pensar e admitir que as religiões de Segunda Via que existem hoje (Judaísmo, Budismo, Catolicismo e Islamismo) existirão para sempre e mais quinze dias seria condenar o ser-aí-no-mundo à estagnação espiritual, o que é um absurdo. As próprias Fraternidades Místico-iniciáticas estão sempre atualizando os seus ensinamentos. Contemporaneamente, seria um contra-senso exemplificar preceitos místicos com telégrafo sem fio, máquina a vapor, maria-fumaça, forde-de-bigode, Gracola, Hidrolitol, Mandrake, Hopalong Cassidy, Agente Secreto X-9, Amigo da Onça, Doutor Fu Manchu, Reco-Reco, Bolão e Azeitona, foca-monge-do-caribe, régua de calcular, ampulheta, relógio de sol, relógio de água, máquina de datilografia, taioba, center-forward, center-half, Romi-Isetta, entregador de leite, acendedor de lampiões, arrumador de pinos de boliche, operador de telefonia, coletor de cadáveres para universidades, leitor para entreter trabalhadores da indústria, enxugador de gelo, secador de geleiras, fabricador de terremotos, tornados e tsunamis, comprador-de-'bijetos'-velhos, soporífero de vulcões et cetera e tal. Seja como for, a meta é que o Deus [de nossos Corações] possa ser tudo em todos. (I Coríntios, XV: 28). É fato que a Liberdade só poderá advir pela e com a Compreensão. Mas, o que é Compreensão Libertadora? Simplesmente a transmutação do Homo-karma-inconsciente em Homo-deus-consciente.

 

 

Azeitona e Carlitos

 

 

5. Que o homem, muitas vezes, transforma em heresias demoníacas.

6. Iamblichus admitia uma quinta classe de Virtudes ainda mais elevada do que as Virtudes Paradigmáticas, à qual denominou de Virtudes Hieráticas (Sagradas).

7. No que concerne à criação mental de uma imagem simbolizada, talvez, a maior e mais deletéria impediência na Senda Místico-espiritual seja a antropomorfização de uma Divindade qualquer. Isto equivale a criar mentalmente, à nossa semelhança, uma imagem de um deus-por-nós-inventado, com categorias operativas (defeitos e qualidades) análogas às nossas. Agora, por exemplo, o fantástico é admitir que um deus seja onipotente, uma vez que nem sequer sabemos exatamente o que é a onipotência! E assim, foram criados pelo homem milhares e milhares de deuses (tanto quanto milhares e milhares de demônios). Enfim, em geral, só quando o homem morre (passa pela transição) é que ele percebe que todos esses deuses e todos esses demônios são entes (por ele engendrados, concebidos na sua imaginação) constitutivos de sua própria personalidade-alma. Entre uma transição e um novo nascimento, uma das tarefas da personalidade-alma é dissolver essas criações mentais ilusórias. Mas, esta dissolvência não é permanente, pois, quando a personalidade-alma reencarna, em uma espécie de trabalho de Sísifo, recria novos deuses e novos demônios, de acordo com a cultura espiritual que adquire de sua nova família e do meio social em que vive. A efetiva libertação só poderá acontecer quando o homem perceber (e, in Corde, realizar) que não precisa criar deuses para render culto ou o que seja, uma vez que, in potentìa, ele é um Deus.

8. Na realidade, no sentido de aniquilação da Essência Una (a Lumen Naturæ dos Alquimistas), não existe morte. De nada. Nem na entropização há aniquilamento da Essência Una. O que há, sempre, é mudança. Tudo o que aparentemente desaparece volta novamente a aparecer, só que, digamos assim, com uma nova roupagem.

 

 


 

9. Eu concordo com isto. Mas, quem faria esta mudança-restauração? Há um grande problema com o ser humano difícil de ser solucionado, que é a satisfação com o que está (mais ou menos) dando certo. Em time que está ganhando não se mexe. E, ainda que o Catolicismo tenha perdido muitos fiéis para outras religiões, ainda está no lucro, e como está ainda está muito bom. Então, por que mexer? O Concílio Vaticano II (CVII) – XXI Concílio Ecumênico da Igreja Católica, convocado no dia 25 de dezembro de 1961, através da bula papal Humanæ Salutis, pelo Papa Iniciado João XXIII – foi uma promessa-esperança que, como todas as promessas-esperanças, não se cumpriu integralmente. Apesar da sua boa intenção em tentar atualizar a Igreja, os resultados deste Concílio, para alguns estudiosos, ainda não foram totalmente entendidos nos dias de hoje, enfrentando, por isto, vários problemas que perduram. Enfim, o Catolicismo contemporâneo está de tal forma afastado do Cristianismo Gnóstico, que seria realmente necessário que ele ficasse nu, tomasse um banho e se vestisse com as Roupas da Eterna Tradição Iniciática, para que pudesse fazer jus ao Legado Crístico. Nestes últimos dois mil anos, o que foi apocopado, o que foi inventado e o que foi acrescentado não está no gibi. A Religião Católica de hoje e lhufas-de-xongas ou xongas-de-lhufas são praticamente a mesma coisa. Uma religião que não liberta não serve para nada. E não há nada mais demoníaco do que esconder em um sacrário ou em uma caixinha o que pertence a todos. Isto é realmente um horror.

10. E por que a Porta é Estreita? Porque, como disse Raymond Bernard (1923 – 2006), na Via Iniciática... as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica, e poucos são os que resistem às tentações, poucos são os que se levantam depois de cair e poucos são os que não desistem quando a dúvida vergasta. Para a imensa maioria dos seres humanos é mais fácil querer e pedir para que alguém faça o dever de casa que cabe a eles somente fazer. Esta imensa maioria quer milagres a três por dois, e não sente o menor pejo em negociar com Deus. A incoerência disto é que estes religiosos admitem que Deus, por ser onipotente, criou tudo a seu bel-prazer, sendo, ipso facto, segundo este raciocínio abstruso, dono de tudo, não precisando comprar ou trocar nada com ninguém. Mas, quem adora as negociatas são os cafetões da ignorância, que vivem em palácios, têm penicos de ouro e só comem e bebem do bom e do melhor.

11. Na realidade, na Via Iniciática, a partir de um certo ponto, não há mais sacrifício em relação aos desejos, às cobiças e às paixões, por um simples motivo: não há mais renúncia a nada. A Compreensão substitui o esforço apocópico ou supressório e a renúncia compelida ou auto-imposta. É preciso que entendamos que desistir e renunciar não deixam de ser formas mórbidas de autoflagelação; e auto-suplício é como castigo de ajoelhar no milho: em termos morais e místicos, é inteiramente inútil. Agora, pela moderação (temperança) poderemos conquistar o Evereste. Por exemplo: ao invés de ir à uma churrascaria e encher o pandulho de carne pode-se comer um bifinho, ao invés de tomar um porre pode-se beber um chopinho, ao invés de transar três dias sem parar... Para quem estiver com disposição sincera de começar a trilhar a Senda Apertada, o segredo da coisa, inicialmente, está no ao invés de. Muito devagar, isto, inexoravelmente, levará da prisão ao ciclo da geração (Cristo Sofredor) à Ressurreição dos Mortos, ou seja, ao Segundo Nascimento. Mas, vidas e mais vidas, séculos e mais séculos, serão necessários para que se complete a Obra, que, na verdade, nunca será totalmente completada. De Thutmose III a Kut Hu Mi foram necessários mais ou menos 3.500 anos! Se isto é assim, que ninguém se ufane com o que já obteve!

 

 

Thutmose III —› Kut Hu Mi

 

 

12. Reproduzindo o final da nota 9: E não há nada mais demoníaco do que esconder em um sacrário ou em uma caixinha o que pertence a todos. Isto é realmente um horror.

13. Do que não foi a(du)lterado, o que está registrado na Bíblia, particularmente nas entrelinhas, tem um significado Esotérico-iniciático muito mais importante e secreto do que o fato em si como simples ocorrência histórica. Em diversos textos anteriores, aqui e ali, tenho procurado desvelar alguns destes mistérios.

14. É por isto (ignorância) que certos religiosos-cegos-condutores-de-cegos, mostrados na televisão, sobem a montanha a pé, enquanto os Pequeninos, em Silêncio, sobem a Montanha Mística Interior em seus Corações! É por isto (ignorância) que certos religiosos-cegos-condutores-de-cegos, mostrados na televisão, constroem magníficos e fulgurantes templos de barro, enquanto os Pequeninos, em Silêncio, constroem o Templo de seu Deus Interior em seus Corações! Enfim, é por isto (ignorância) que a lista de impropriedades e de inadequações religiosas, que não religam coisa alguma (Lactâncio e Agostinho de Hipona consideravam que o vocábulo religião – religio – derivava de religare, com o sentido de religar os seres humanos a Deus), vai daqui à Terra do Nunca! Se não for mais longe!

 

 

 

 

15. Na realidade, como tenho insistido, o Caminho não tem fim. Termina o mânvântâra, começa o prâlâya, recomeça o mânvântâra, o Caminho continua...

16. Daí, a importância que os Místicos dão à meditação.

 

Canto Gregoriano de fundo:

Salve Regina
Interpretação: Coro de Monges do Monastério Beneditino de Santo Domingo de Silos

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o

http://www.howardforums.com/showthread.php/
533360-Post-you-animated-GIF-files-VXXX

http://johnpoisson.com/page/2

http://www.pinterest.com/kob64/mystic-musings/

http://www.crystalinks.com/kuthumi.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutm%C3%A9s_III

http://gartic.uol.com.br/
pedrotumblr/desenho-livre/boneco-3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio
_Vaticano_II#Influ.C3.AAncia_de_Pio_XII

http://fabricadosbonecos.blogspot.com.br/
2012/08/ainda-da-tempo.html

http://books.google.com.br/

http://zegeraldo.wordpress.com/quem-e-zegeraldo/

http://giphy.com/gifs/MVCnSDRaibCJW

http://semema.com/10-profissoes-antigas-
que-nao-existem-mais-com-fotos/

http://sharkfreewaters.com/category/
multi-disciplinary-thinking-2/

http://www.eastbendvfd.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abubakar_Shekau

http://sempreamathematicarcommusica.blogspot.com.br/
2010/11/angulos-alternos-internos-e-externos.html

http://tswiki.net/mywiki/index.php?title=Annie_Besant

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.