Este
estudo se constitui da primeira parte de uma coletânea de fragmentos
selecionados da obra
O Cristianismo Esotérico ou Os Mistérios Menores,
de autoria de Annie Wood Besant (Londres, Inglaterra, 1º de outubro
de 1847 – Adyar, Madras, Índia, 30 de setembro de 1933), uma
teósofa, militante socialista, maçom, ativista e defensora
dos direitos das mulheres, e uma das mais notáveis oradoras da sua
época e autora de uma vasta obra literária sobre Teosofia.
Na verdade, esta obra
deveria ter sido nominada de Catolicismo
Esotérico ou Os Mistérios Menores, uma
vez que, conforme já aludi em textos anteriores, Cristianismo é
uma coisa, e Catolicismo é outra completamente diferente. Só
os religiosos, sem conhecimento algum da Tradição Gnóstica,
sinonimizam Cristianismo
e Catolicismo. Seja como for, por enquanto, pense nisto:
O Iniciado não vê o Cristo fora de si mesmo. Ele sabe que
o Caminho é se tornar ele-mesmo o Cristo, até que, pelo Bom
Combate, como Homem Perfeito, o Cristo, definitivamente, viva nele.
Haverá coisa mais bonita
do que isto?
Coletânea
de Fragmentos
O
sentimentalismo
espúrio – que se recusa a reconhecer as desigualdades óbvias
de inteligência e de moralidade –
rebaixa o ensino
do altamente evoluído para o nível alcançável
pelo menos evoluído, sacrificando o mais elevado ao menos elevado,
de um modo que prejudica a ambos.1
O
estudo
dos Mistérios Menores deve preceder o dos Maiores. Os Maiores jamais
serão publicados através de livros; eles só podem ser
transmitidos de Mestre a discípulo, da boca para o ouvido.
Só
quando a mente inferior fica tranqüila ela pode, então, ser
Illuminada pelo Espírito.
O
Conhecimento [ShOPhIa]
das Verdades Espirituais deve ser obtido a partir de dentro, e não
de fora, do Espírito Divino, cujo templo somos nós. Ou
seja: por aquele Divino Espírito interior, aquela Mente de Cristo
em nós.
Spira
Legis2
O
Cristianismo
possuía um lado oculto, que era guardado como tesouro inestimável,
e os seus Segredos e os seus Mistérios somente eram revelados
a uns poucos escolhidos
[os Pequeninos].3
Uma
religião que não estimule o desabrochar da natureza espiritual
é uma religião inútil. Mas, os homens não estão
todos no mesmo nível de evolução. Portanto, é
inútil dar a todos o mesmo ensino religioso; aquilo que ajudaria
o homem intelectualizado seria inteiramente ininteligível para o
estúpido, enquanto que aquilo que lançaria o santo em êxtase
deixaria o criminoso inabalado. Se, por outro lado, o ensinamento adequado
para auxiliar o não inteligente é intoleravelmente cru e tosco
para o filósofo, aquilo que redime o criminoso é completamente
inútil para o santo.4
As
religiões são ramos de um tronco único – a Sabedoria
Divina.5
Conhecimento
é Poder.
A
meta da Senda da Mão Esquerda [Grande
Loja Negra] é o isolamento e não a união.
Disto emerge a necessidade de ocultar certos ensinamentos daqueles que,
moralmente, ainda não estão prontos para recebê-los.
'Existe
Um, antes de todos os seres, imóvel, habitando na solidão
de Sua própria unidade. De Aquele surge o Deus Supremo, o Auto-engendrado,
a Bondade, a Fonte de todas as coisas, a Raiz, o Deus dos Deuses, a Causa
Primordial, desdobrando-Se em Luz.' (Iamblichus,
apud Annie Besant).
O
ponto
culminante dos [Antigos]
Mistérios era quando o Iniciado se tornava um Deus, fosse pela união
com um Ser divino fora de si, fosse
pela percepção do Eu Divino em si. Isto era chamado êxtase,
e era um estado que o Yogi indiano chamaria Samadhi, sendo posto em transe
o corpo denso e a [personalidade-]alma
liberta efetuando sua própria união com o Grande Ser. Este
êxtase não
é propriamente falando uma faculdade, é um estado da alma,
que a transforma de tal modo que então ela percebe o que antes estava
oculto de si. O estado não era permanente antes que nossa união
com Deus fosse irrevogável; aqui, na vida terrena, o êxtase
não passa de um instante... O homem pode cessar de ser homem, e passar
a ser Deus; mas o homem não pode ser Deus e homem ao mesmo tempo.
Plotino declarou ter atingido
este estado somente três vezes. (George
Robert Stowe Mead, Plotinus, pp. 42 – 43).
Proclo
ensinou que a única salvação da alma era retornar à
sua forma intelectual, e assim escapar do ciclo
de geração, das peregrinações multiplicadas,
e atingir o verdadeiro Ser, a
energia simples e uniforme do período de igualdade, em vez do movimento
abundantemente errante do período em que é caracterizada pela
diferença.
Virtudes
Políticas ou Práticas —›
Virtudes Purificativas
ou Catárticas
—›
Virtudes
Intelectuais —›
Virtudes
Contemplativas ou Paradigmáticas. Porfírio escreveu:
Aquele que age de acordo
com as Virtudes Práticas é um homem digno. O que age de acordo
com as Virtudes
Purificativas é um homem angélico ou um gênio
bom [daimon,
no original].
Aquele que atua de acordo com as Virtudes Intelectuais é um Deus.
Mas, o que age de acordo com as Virtudes Paradigmáticas
é o Pai dos Deuses.6
Ensinamento
de Iamblichus a Porfírio:
Remover do pensamento a imagem da coisa simbolizada e alcançar seu
significado intelectual.7
Na
Escola Pitagórica Interna havia três graus: o primeiro, dos
Ouvintes, que estudavam por dois anos em silêncio,
fazendo o melhor possível para dominar os ensinamentos; o segundo
era dos Mathematici, no
qual era ensinada a Geometria e a Música, e a natureza do número,
da forma, da cor e do som; e o terceiro grau era dos Physici,
que dominavam a Cosmogonia e a Metafísica.
Todas
as nações da Antigüidade beberam de uma única
fonte: a Grande Loja da Ásia Central, que enviava seus Iniciados
a todas as terras.
Plotino,
no seu leito de morte:
Agora, procuro levar de
volta o Eu em mim ao Eu de tudo. (George
Robert Stowe Mead, apud Annie
Besant).8
A
culminação do Conhecimento [ShOPhIa]
é conhecer
Deus – [o Deus de nossos
Corações] –
e não apenas acreditar; é se tornar uno com Deus, e não
somente adorá-Lo à distância ou ter esperança.
No mais elevado Corpo Dourado
reside o Brahman Imaculado, Imutável; Ele é a Radiosa, Branca
LLuz das luzes, conhecida dos que conhecem o Eu. (Mundaka
Upanishad, II, II, 9).
Se
o Ensino Esotérico do Cristianismo puder ser restabelecido e angariar
estudantes pacientes e dedicados, não demorará muito para
que o seu lado oculto também seja restaurado, e os Discípulos
dos Mistérios Menores se tornem dignos candidatos aos Mistérios
Maiores. Por outro
lado, as multidões de pessoas inteligentes e de alta moralidade que
se desviaram para fora das igrejas, porque as concepções sobre
Deus e os ensinamentos contraditórios que lá recebem ultrajam
sua inteligência e chocam seu senso moral, reencontrarão a
antiga Luz Gnóstica neste Catolicismo Restaurado.9
Seja como for, uma presumida salvação jamais poderá
acontecer por submissão escrava. Por isto, muitos preferem a honestidade
de uma descrença aberta ao embotamento do intelecto e da consciência
sob imposição de uma autoridade em quem não reconhecem
nada que seja divino.
A
única
autoridade que vale alguma coisa é a Autoridade do Conhecimento.
O
Ensinamento
Oculto deverá estar ao alcance daqueles que se qualificarem para
recebê-Lo, de acordo com as antigas regras. Nos dias de hoje, aqueles
que desejarem enfrentar
as antigas exigências feitas a todos haverão de se alegrar
em conhecer a Realidade e a Verdade das Coisas Espirituais. [Para
ter acesso ao Ensinamento
Oculto, não há qualquer privilégio; apenas
mérito].
142857
1 + 4 + 2 + 8 + 5 + 7 = 27
2 + 7 = 9
37
+ 37 + 37 = 111
Valor
Secreto de 17 = 153
Valor
Secreto de 36 = 666
Valor
Secreto de 1 = 1
25.920
respirações em 24 horas
4
+ 3 = 7
ALI,
ALI, LMH ShBHhTh-NI!
380 =
Ph (80) + Sh (300)
12
Apóstolos + 72 Adeptos + 360 Discípulos
Igne
Natura Renovatur Integra
AThMa
(1.000 +
400 + 40) = 1.440
Saber.
Querer. Ousar. Calar.
Tudo
deve ser decidido pela autoridade dos documentos existentes, e não
pelo mero "assim se diz".
[Argumento ad
hominem, argumento baculino, argumento
ad ignorantiam, argumento
de autoridade,
argumento ontológico
ou
argumento do
desígnio].
Há
evidências de um ensinamento cristão secreto transmitido somente
a uns poucos, ou seja, o Cristianismo tinha um lado oculto. A
vós [Pequeninos,
quando estão sozinhos]
é dado conhecer os Mistérios do Reino de Deus, mas, a eles,
que estão de fora, todas estas coisas são dadas em parábolas,
disse Jesus, o Cristo. E acrescentou: Não
deis o que é Santo [Ensinamentos
Secretos] aos
cães [o
vulgo, o profano],
nem lanceis vossas pérolas aos porcos. [Não
se revela à multidão o que não pertence à multidão;
não se dá uma espada para uma criança].
Reino
Reino de Deus
Reino dos Céus
Vereda Estreita
Porta Estreita
Perfeito
Salvo
Vida Eterna
Vida
Segundo Nascimento
Pequenino
Criancinha
Mistério
Mistérios —›
Círculo Sagrado de Iniciados ou ligados à Iniciação.
'Entrai
pela Porta Estreita (Portal da Iniciação), pois, larga é
a porta e amplo é o caminho que conduzem à destruição,
e muitos serão os que andarão neles. Mas, estreita é
a Porta e apertado é o Caminho que conduzem à Vida, e poucos
os encontrarão.' (Mateus,
VII: 13, 14).9
'Perambulação
de morte em morte
(repetidos nascimentos da [personalidade-]alma
na existência material grosseira) é
o destino daqueles que seguem o florido caminho dos desejos
[das cobiças e das
paixões], pois,
só se tornam imortais e escapam da bocarra da morte, da repetida
destruição, aqueles homens que eliminaram todos os desejos
[todas
as cobiças e todas as paixões].' (Brhadâranyakopanishad,
IV: IV, 7).10
'Se
queres ser Perfeito...' Se
queres ser um Membro do Reino...
Pobreza
[Desapego]
+ Obediência
[Humildade]
+
Castidade [Pureza
de Sentimentos].
Somente
Deus-no-homem [in
Corde] poderá passar pelo buraco
de uma agulha!
O
'Reino
dos Céus' –
o Conhecimento de
Deus – que é
a Vida Eterna (João: XVII, 3) –
não poderá
ser obtido até que tudo o que for terreno tiver sido abandonado,
não poderá ser apre[e]ndido
até que tudo tiver
sido sacrificado.11
Primeira
Iniciação: Batismo da Água. Segunda Iniciação:
Batismo do Espírito Santo e do Fogo. 'A
não ser que um homem nasça duas vezes, não poderá
ver o Reino de Deus...' (João, III: 3, 5).
As
Coisas Espirituais só serão discernidas pelos Homens Espirituais,
em quem está a Mente de Cristo.
Revelação
da Glória dos Mistérios —›
'Cristo em vós'
—›
Vida do Iniciado.
'Todo
Homem' 'Homem Todo'.
[Clemente de Alexandria (Iniciado
nos Mistérios), in Stromata, apud
Annie Besant].
Iniciado:
preserva aquilo que te foi confiado!
'O
Espírito Santo reside em nós! E confia o mesmo a homens dignos,
que sejam também capazes de ensinar aos outros.' (Clemente
de Alexandria).12
O
Iniciado
não vê o Cristo fora de si mesmo. Ele sabe que o Caminho é
se tornar ele-mesmo o Cristo, até que, pelo Bom Combate, como Homem
Perfeito, o Cristo, definitivamente, viva nele.
As
histórias registradas na Bíblia de Abraão, Sarai, Hagar,
Ismael e Isaac tanto quanto os episódios do Mar Vermelho, do maná
e da rocha de onde a água fluiu são ocorrências físicas
de menor importância; representam muito mais [esotericamente]
alegorias místicas.13
A
organização das Hierarquias Celestes era um dos assuntos sobre
os quais era dada instrução nos Mistérios (uma instituição
reconhecida).
Coisas
Secretas são confiadas principalmente à voz, e não
ao escrito. 'Não
há nada escrito que não seja revelado nem oculto que não
seja descoberto'.
Aqueles
que foram tocados com o Tirso (vareta levada pelos Iniciados com a qual
eram tocados durante a Cerimônia de Iniciação; tinha
uma significação mística, simbolizando a medula espinhal
e a glândula pineal)
Aqueles que foram Iniciados nos Mistérios.
'Os
Mistérios da Fé não devem ser divulgados a todos'.
(Clemente
de Alexandria). É
necessário língua purificada de quem fala e ouvido purificado
de quem ouve. Não se deve exibir as palavras realmente puras e transparentes
a respeito da Verdadeira LLuz aos ouvidos suínos e destreinados.
'O
que ouvis no ouvido',
disse o Senhor, 'proclamai
acima das casas'. Mas, que se entenda bem:
'proclamar acima das casas' era proclamar ou expor na Assembléia
dos Perfeitos, dos Iniciados, e de modo algum bradá-las para os homens
nas ruas.
'Não
é lícito para o impuro tocar no que é puro.' (Platão).
Instrução
que revela Coisas Ocultas Illuminação.
O
Gnóstico deve ser erudito e culto. Para um homem sem estudo, é
impossível compreender as coisas que são expostas na Doutrina.
'O
Gnóstico se vale de todos os ramos do conhecimento como exercícios
preparatórios auxiliares... Aquele que é familiarizado com
todos os tipos de sabedoria será preeminentemente um Gnóstico'
(Clemente
de Alexandria).
'O
sistema de ensinamentos exotéricos
e esotéricos, adotado no Cristianismo, era também de uso geral
entre os Filósofos, nos quais certas verdades são exotéricas
[ensinadas
aos de fora] e outras são esotéricas [ensinadas
aos da Casa].'
(Orígenes
de Alexandria).
Montanha
Montanha [Interior,
in Corde] da Iniciação.14
Existe
na Divindade do Verbo [Verbum
Dimissum Sempiternum et Inenarrabile] auxílios
para a cura dos que estão doentes.
Os
primitivos Cristãos não admitiam o impuro no Conhecimento
Sagrado e Esotérico, mas, diziam: 'Quem
quer que haja limpado as mãos, e, portanto, que ergue mãos
limpas para Deus, que venha a nós... Quem quer que seja puro não
somente de todo aviltamento, mas, também, do que é considerado
como transgressões menores, que seja intrepidamente Iniciado nos
Mistérios de Jesus, que são feitos e propriamente conhecidos
somente dos Santos e dos Puros'. Assim, antes que a cerimônia
de Iniciação começasse, aquele que atuava como Iniciador,
de acordo com os preceitos de Jesus – o Hierofante –
fazia esta significativa
proclamação aos que foram purificados no Coração:
'Aqueles, cuja alma, desde
há muito tempo, não tem consciência de nenhum mal, especialmente
desde que se sujeitaram à Cura pelo Verbo, que estes ouçam
as Doutrinas que eram ditas em privado por Jesus a Seus Genuínos
Discípulos.'
(Orígenes
de Alexandria).
Para
os Cristãos primitivos, a perfeita pureza de vida, a prática
da virtude, o cumprimento da Lei Divina em cada detalhe na conduta exterior
e a perfeição da justiça, eram –
assim como para
os Pagãos – somente o início do Caminho ao invés
de seu final.15
Os
que têm capacidade poderão desenvolver, por si mesmos, tudo
o que se relacionar a um determinado assunto místico ou esotérico.16
'O
objetivo do Cristianismo é
que nos tornemos Sábios.'
(Orígenes
de Alexandria).
'No
tempo de Jesus, aquelas multidões de crentes que ouviam as parábolas
eram, como se diz, de fora, e dignos apenas das doutrinas exotéricas,
enquanto que os discípulos aprendiam em privado a explicação
das parábolas. Pois, privadamente, Jesus descerrava todas as coisas
aos Seus Discípulos, estimando, acima das multidões, aqueles
que desejavam conhecer a Sua Sabedoria. (Orígenes
de Alexandria).
As
Escrituras, à primeira vista, foram escritas com um significado apenas,
mas, nas entrelinhas, há um outro sentido, que, geralmente, escapa
à percepção da maioria.