Uma colaboração de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo é uma coletânea de fragmentos (editados, em alguns casos) garimpados no texto Cristo Jesus – cuja primacial missão foi salvar os extraviados e fazer germinar a Paz, o Bem, a Beleza e a Boa Vontade entre os homens – tema de uma palestra apresentada na Fraternidade Rosacruz Max Heindel.

 

Para ler o texto integral, por favor, dirija-se a:

http://www.fraternidaderosacruz.org/
rgc_centenario_crc8.htm

 

 

 

Fragmentos Selecionados

 

 

 

Somente Jesus – o Cristo possuiu doze veículos, formando uma cadeia ininterrupta desde o Mundo Físico até o próprio Mundo Divino. Por esta razão, ninguém, a não ser Ele, foi e é capaz de sentir tanta compaixão e de compreender tão completamente as necessidades dos seres humanos. A Santa Missão do Mestre Jesus foi Illuminar os naufragados e fazer germinar a Paz, o Bem, a Beleza e a Boa Vontade entre os homens.

 

 

 

Dodecahedron

 

 

Ao adquirir a individualidade, o ser humano tornou-se responsável por seu próprio desenvolvimento. Mas não foi abandonado pelas Hierarquias Superiores para continuar seu caminho buscando este desenvolvimento. Sempre recebeu ajuda superior. A primeira delas foi a religião de Raça, através da qual a Humanidade vem aprendendo a dominar seu Corpo de Desejos, preparando-o para a união com o Espírito Santo. O Espírito Santo é o Deus da Raça, e os vários idiomas são expressões d’Ele, sendo esta a razão pela qual os Apóstolos, quando estavam unidos com o Espírito Santo, podiam falar inúmeras línguas.1 As religiões de raça tiveram por objetivo a elevação dos seres humanos, por meio da união limitada a um grupo: família, tribo ou nação.

 

As religiões de raça têm por finalidade emancipar o intelecto do desejo, forçando o indivíduo a se conscientizar que as conseqüências do pecado são sempre dolorosas e provocam a ira de Deus. Mas dominar o Corpo de Desejos não tem sido uma tarefa fácil.2

 

 

 

Religiões

 

 

Durante a Época Lemúrica, para os mais avançados da raça humana, e na primeira parte da Época Atlântica, para os demais, o Corpo de Desejos sofreu uma divisão. A parte superior do Corpo de Desejos formou uma espécie de Alma Animal, que participou da construção do sistema nervoso cérebro espinhal, até que a Mente fosse agregada. Com a queda humana, sob influência dos Anjos Lucíferes, o ser humano tornou-se consciente do Mundo Físico prematuramente, sem estar completamente preparado para atuar em um mundo que mal dominava. Perdeu a consciência etérea, fato simbolizado pela expulsão do Jardim do Éden. A Mente nascente, que deveria obedecer ao comando do Eu, uniu-se a esta Alma Animal e ficou escrava do desejo, valorizando o material acima do espiritual. Assim, maior ênfase passou a ter, no processo de aperfeiçoamento do Corpo de Desejos do ser humano, a aplicação da Lei, especialmente a Lei de Causa e Efeito, através das religiões de raça, para possibilitar o domínio do Corpo de Desejos. Neste processo, como a consciência estava no mundo material, o aprendizado se focalizava muito mais sobre as possessões materiais do que sobre os valores espirituais. A natureza das religiões, evidentemente, refletia esta condição, e os prêmios e castigos envolviam mais os bens materiais, até que a Humanidade evoluísse e com ela também as religiões. Todas as religiões de raça são do Espírito Santo, ou seja, são conduzidas pelos Espíritos de Raça, sob o comando de Jeová. Jeová comanda os Arcanjos que funcionam como Espíritos de Raça, apesar de pertencer à Hierarquia dos Anjos. Isto porque, como mais alto Iniciado da Hierarquia dos Anjos tem como veículo inferior a Mente Abstrata, formada de substância da Região do Pensamento Abstrato, onde está o Espírito Humano, cuja contraparte é o Corpo de Desejos.

 

 

Mount Shasta
(Cascade Range, Califórnia)

 

O princípio fundamental das religiões de raça é a separação, que promove o engrandecimento próprio à custa de outros seres e nações. A prosseguir neste estado de coisas, a evolução teria sofrido um grande impacto, e muitos perderiam nossa onda de vida se não fossem ajudados. As religiões de raça necessitavam ser substituídas por algo mais construtivo. Por este motivo, e só por este motivo, se manifestou Jesus. A Lei, sem ser abolida, necessitava dar lugar ao Amor, como principio fundamental. Em um futuro ainda distante, será eliminada toda a separação, e todos seremos submersos no Uno, de modo a não haver mais nem eu nem você, e todos sermos um só. Então, todos seremos capazes de compreender a unidade de cada indivíduo com tudo.3

 

Não se deve confundir o homem Jesus com o Cristo. Jesus é o homem, pertencente à nossa onda de vida, que já estava percorrendo o Caminho da Santidade por muitas vidas, preparando-se para a maior honra jamais recebida por um ser humano. Cristo é o mais alto Iniciado do Período Solar.

 

Cristo, o mais alto Iniciado do Período Solar, emprega o Espírito de Vida como seu veículo mais inferior, enquanto os Seus Irmãos Arcanjos usam como veículo mais inferior o Corpo de Desejos. O Mundo do Espírito de Vida tem a peculiaridade de ser o primeiro mundo universal no qual começa a se manifestar a Unidade, cessando a diferenciação. Daí, a relevância do trabalho de Cristo para superar a separação trazida pelas religiões de raça. Mas Sua principal missão foi a de resgatar todos aqueles seres chamados 'pecadores', que, pelo esquema normal da Evolução, sob a égide das Leis do Renascimento e da Conseqüência, estariam fadados a ser expulsos do atual processo evolutivo para prosseguir sua evolução em um posterior plano evolutivo. É a Lei do Amor se sobrepondo às Leis da Evolução, por meio dos Exaltados Seres encarregados da nossa evolução, para que todos tenham todas as oportunidades de chegar ao final do Caminho.4

 

Em Sua manifestação neste Plano, Cristo usou todos os Seus veículos, e, por empréstimo, só tomou de Jesus os Corpos Vital e Denso, quando o homem Jesus completou 30 anos. E será no Corpo Vital de Jesus que Ele reaparecerá, quando for chegada a Hora.

 

Cristo Jesus, para completar Sua Missão, precisava ser descreditado, humilhado e crucificado. O sangue, que tinha sido o veículo do Espírito de Raça, deveria fluir e ser purificado de sua influência contaminadora. Todos os vínculos que promoviam a separação, como família, grupos e raças, deveriam ser abandonados, para que a Fraternidade Universal e o Amor altruísta, que abarcam a todos, pudessem se tornar realidade. Quando o Sangue de Jesus fluiu dos centros do Corpo Vital, o Espírito Solar de Cristo se libertou do veículo físico de Jesus, e pôde penetrar na Terra com Seus veículos individuais. Pôde difundir, assim, Seu próprio Corpo de Desejos por nosso Planeta, o que O permitiu, daí para diante, trabalhar, de dentro, sobre a Terra e sobre a nossa Humanidade. Todos os anos, Cristo realiza um ciclo, para que a Terra possa ser vivificada, até que a maioria da Humanidade desenvolva seu Corpo-Alma, e possa, assim, cuidar, ela mesmo, de seu 'habitat'.

 

Além de sistemática e progressivamente purificar o Corpo de Desejos da Terra, para permitir que os oblíquos tivessem a chance de misticamente se ilustrar, Cristo abriu o Caminho da Iniciação para todos, o que antes estava disponível apenas para uns poucos escolhidos, trazidos ao Templo pelo Hierofantes da LLuz. Os Hierofantes dos Mistérios escolhiam famílias, que eram levadas para o Templo e colocadas à parte para ser preparadas com seus descendentes, para o processo de Iniciação. No momento em que o sangue de Jesus fluiu, o 'véu do Templo se rasgou', e, deste momento em diante, todos os que já estão habilitados ou que se habilitam para tal, encontram o Caminho para a Iniciação.

 

O despertar dos órgãos do Conhecimento (Sabedoria = SOPhIa) se dá por meio da educação ou do treinamento esotérico. Nesta matéria, o aspirante deverá receber instruções específicas para esta finalidade, mas, para merecer receber estas instruções terá que ter vivido uma vida de elevado padrão moral, dedicada a pensamentos espirituais e a serviço de seus irmãos. As forças com que o aspirante conta para seu desenvolvimento espiritual são as forças criadoras que ele não utiliza, economizando-a para seu crescimento espiritual. Sob orientação superior, exercícios são realizados pelo aspirante para por em vibração a hipófise (glândula pituitária), o que faz com que as linhas de força que constituem a corrente ascendente das forças criadoras alcancem a epífise (glândula pineal), estabelecendo, assim, uma ponte entre estas glândulas. Deste modo, a percepção do Mundo Físico é ampliada para incluir a percepção do Mundo do Desejo, tornando a pessoa clarividente voluntária. É importante ressaltar que é na epífise que o Espírito Humano tem seu assento primário, sendo seu assento secundário o sistema nervoso cérebro-espinhal, que domina os músculos voluntários, executando, desta forma, as ações desejadas pelo Eu. Na hipófise, o Espírito de Vida encontra seu assento primário, sendo seu assento secundário no coração, responsável pela circulação do sangue. O Espírito Divino, que é o Observador Silencioso, tem seu assento primário em um impenetrável ponto da raiz do nariz e como assento secundário o inerte esqueleto. Observe-se que o esqueleto é um componente do corpo humano totalmente interiorizado, não tendo contato com o mundo exterior.

 

 

 

 

O ser humano chegou à consciência do Mundo Físico prematuramente e a Mente, que deveria ser o instrumento do Eu para o governo do tríplice corpo, ao se associar fortemente com a personalidade, tem frustrado este propósito, como se ela tivesse vontade própria. Mas o Eu tem outro ponto de apoio para controlar sua personalidade, que é o coração, assento secundário do unificante Espírito de Vida. O coração é um músculo estriado, como se fosse um músculo voluntário. E, de fato, o será, quando os princípios do Amor e da Fraternidade Universal, abundantemente disponibilizados por Cristo, se tornem mais fortes do que a razão sustentada pelos interesses da personalidade. Quando o coração tiver completamente se convertido em um músculo voluntário, a circulação do sangue ficará sob o domínio do Espírito de Vida. Este domínio desejável impedirá a sobrepujança das áreas do cérebro nas quais se concentram os propósitos egoístas, e fortalecerá os centros nos quais se desenvolvem as atividades mentais de natureza altruísta.

 

O domínio do Espírito de Vida sobre um veículo sob o controle do Eu, o sangue, viabiliza a formação do Cristo Interno, pois o Espírito de Vida tem como contraparte material o Corpo Vital, cujos éteres superiores formam o Corpo-alma, que é capaz de permitir o funcionamento do ser nos mundos internos. Mas é preciso, especialmente para os que seguem o Caminho do Ocultismo, que a Mente se torne Illuminada antes da espiritualização do coração, que é a base da formação do Cristo Interno. Todavia, antes, a Mente deverá ser tornada ativa, para que possa preparar o Caminho da Espiritualização do coração, que, ao final, haverá de se tornar um poder maior do que a própria Mente.

 

O Caminho Rosacruz da Iniciação se inicia na porta do intelecto, sob o signo mental de Aquário, e conduz à liberação no altar do coração, sob o domínio da Hierarquia de Leão. Assim seja!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Por definição, falar em línguas (ou ter o dom das línguas) é um específico fenômeno religioso cristão, que deriva da narrativa contida nos Atos dos Apóstolos do Novo Testamento, onde, sob inspiração do Espírito Santo, os primeiros seguidores de Jesus teriam falado em Jerusalém, e os estrangeiros ali presentes entenderam as preleções, cada qual em seu idioma. Isto nada tem a ver com a glossolalia (fenômeno, em geral ligado a situações de fervor religioso, em que o indivíduo crê se expressar em uma língua por ele desconhecida, em geral inexistente, mas por ele tida como de origem divina) ou com a xenoglossia (suposto fenômeno metapsíquico no qual uma pessoa seria capaz de falar idiomas que nunca aprendeu). Na verdade, quem possui o dom de falar em línguas não fala em línguas. Quem o possui, efetivamente, fala em uma espécie de Lingùa Universalis, que pode ser compreendida por todos que o ouvem, não como fazem certos religiosos por aí, que, às vezes, derrepentemente, sem mais aquela, descaradamente dão de falar em uma língua que não é língua coisíssima nenhuma, e todo mundo fica boiando sem entender bulhufas. Nem eles. Para mais ou menos compreender como isto é possível – ter o dom de falar em línguas – basta lembrar que em nossos sonhos conversamos com qualquer um, de qualquer nacionalidade ou até de outra Dimensão ou Plano, e tanto nós como o nosso interlocutor entende direitinho tudo o que é falado. Mas isto não quer dizer que nós ou o nosso interlocutor estejamos falando nesta Lingùa Universalis; aqui, o que ocorre é outra coisa. Enfim, o que importa saber é que tanto quanto há um Sònus Universalis há uma Lingùa Universalis. Então, por favor, não se deixe enganar por esses faladores-mudos, que só têm um objetivo: tomar o dinheiro dos bem-intencionados com suas pirotecnias fraudulentas.

2. Sim, claro que não é uma coisa fácil. Como pode ser fácil mudar e abrir mão se não se compreende o porquê de mudar e de abrir mão? A Libertação só poderá acontecer com a Compreensão, e ter uma religião de raça e acreditar em um deus onipotente vinculado à esta religião, se for uma ajuda, será sempre uma ajuda muito limitada. Ora, por que a (quase) generalizada descrença da Humanidade? Por que, particularmente, a Religião Católica está minguando? Nas religiões de raça pouco ou nada será encontrado. Enfim, se isto não é assim, por que existem as fraternidades iniciáticas? Não esqueçamos de que há uma Igreja Joanita (Iniciática) no seio da Igreja Católica, e um de seus próceres foi, por exemplo, o Beato Papa João XXIII, OFS, nascido Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de novembro de 1881 – Vaticano, 3 de junho de 1963).

3. Será mais ou menos assim: cada um será cada um, mas todos se sentirão e serão UM.

4. Mas, não custa nada repetir: ainda que os Exaltados Seres encarregados da nossa evolução nos ajudem, para que tenhamos todas as oportunidades de chegar ao final do Caminho, tudo depende de nós. Ainda que estes Exaltados Seres possam praticamente (quase) tudo, não podem fazer por nós o que só a nós cabe fazer. Logo, quem esperar alcançará o quê? Nada.

 

 

Só depende de nós!

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.menupix.com/
california/n/550061/Mount-Shasta-restaurants

http://www.summitpost.org/
mount-shasta/358460

http://en.wikipedia.org/
wiki/Religion

http://en.wikipedia.org/
wiki/File:Dodecahedron.gif

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Glossolalia

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Falar_em_l%C3%ADnguas

 

Fundo musical:

An Der Schönen Blauen Donau (Op. 314)
Compositor: Johann Strauss II

Fonte:

http://www.4shared.com/get/x_ElzUYL/
Orquestra_Imperial_-_Valsa_Dan.html