O CORPO VITAL

 

 

 

Max Heindel

 

 

 

Um contributo de
Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Todo desenvolvimento oculto, ao longo das linhas espirituais, começa no Corpo Vital. O Corpo Vital é a base, e nenhuma estrutura pode ser construída sem que esta fundação tenha sido colocada. Esta declaração é de Max Heindel, um Iniciado da Ordem Rosa Cruz e fundador, entre 1909 e 1911, da The Rosicrucian Fellowship (Fraternidade Rosacruz), em Mount Ecclesia, Oceanside, Califórnia. O Corpo Vital (que nasce mais ou menos aos sete anos) tem um papel importante na saúde e na enfermidade. Ele é afetado por amputações, acidentes, anestésicos, afogamentos, choques, arrependimentos e remorsos. Quando não está em posição concêntrica com relação aos outros veículos do Ego, pode resultar em insanidade ou idiotice. As tendências positivas e construtivas do Corpo Vital – veículo do Amor – não se prestam facilmente à observação. No entanto, pôde ser comprovado que o contentamento aumenta a vida de cada ser que o cultiva.

 

 

 

 

Dando seqüência aos estudos que tenho feito sobre a obra de Max Heindel, estou divulgando, hoje, para vocês, uma coletânea de fragmentos garimpados na obra O Corpo Vital. Considerando que este estudo está apocopado e incompleto, recomendo a você que leia o texto integral, que, entre outros temas interessantes, relata as experiências do Dr. Mc Dougall, no Hospital Geral de Massachusetts, em 1906, sobre a diferença de massa (para menos) observada em uma balança capaz de registrar diferenças de um décimo de uma onça (no sistema avoirdupois, medida de peso inglesa equivalente a 28,349523125 gramas), após a morte de pessoas agonizantes. Na mesma linha de pesquisa, também são relatadas as experiências do Professor La V. Turning, Chefe do Departamento de Ciência da Escola Politécnica de Los Angeles, com animais. Vale a pena conferir. Para isto, por favor, dirija-se a:

http://www.fraternidaderosacruz.org/ocv.htm

 

 

 

Fragmentos Místicos Heindelianos

 

 

 

 

 

 

O Espírito Divino emana de si mesmo o Corpo Denso, extraindo como alimento a Alma consciente; o Espírito de Vida emana de si mesmo o Corpo Vital (formado de éter, trabalhando através do sistema nervoso simpático), extraindo como alimento a Alma intelectual; o Espírito Humano emana de si mesmo o Corpo de Desejos (veículo de nossas emoções, sentimentos e desejos), extraindo como alimento a Alma Emocional. O Corpo Vital (via de ingresso da Força Vital, proveniente do Sol, e campo de ação da Natureza que promove as atividades de assimilação, crescimento e propagação) permeia o Corpo Visível como o éter permeia todas as demais formas, com a exceção de que os seres humanos especializam uma maior quantidade do Éter Universal do que as outras formas. Este Corpo Etéreo é nosso instrumento para a especialização da energia Vital do Sol.

 

O hipnotismo é o maior crime na Terra e o maior perigo para a sociedade. Estamos na chamada escola da vida para ganharmos experiências. Nenhuma outra pessoa pode nos fazer crescer moralmente, do mesmo modo que ninguém pode digerir uma refeição por outrem. A Natureza não pode ser enganada; cada um tem que resolver seus próprios problemas, superar suas próprias faltas pela sua vontade própria. Se, portanto, um hipnotizador subjugar o Corpo de Desejos de um alcoólatra, o Ego deste vai ter que aprender sua lição em uma vida futura, se ele morrer antes do hipnotizador. Mas, se o hipnotizador morrer antes, o homem irá inevitavelmente voltar a beber, porque então a parte do Corpo Vital do hipnotizador que controla o mau desejo em questão gravita de volta à sua origem, e a cura é anulada. O único modo definitivo para se dominar um vício é pela força de vontade própria.

 

A evolução do Corpo Vital e do Espírito de Vida, do qual é uma contraparte, teve início no segundo período ou Período Solar dos sete Grandes Dias de Manifestação. Desde então, tem sido reconstruído, e atingirá a perfeição no Período de Júpiter. Em um estágio futuro, a Humanidade não mais terá necessidade deste veículo, mas, mesmo assim, sua quintessência será retida.

 

A mediunidade deve ser evitada a qualquer preço, pois, além de perigos para o instrumento, há outras e ainda mais sérias considerações relacionadas com os corpos mais sutis, e particularmente com o estado 'post-mortem'. Grosso modo, pode-se dizer que a Humanidade atual está dividida em duas classes: aqueles nos quais a conexão entre o Corpo Vital e o Corpo Denso é muito estreita, e a outra classe em que esta conexão é mais frouxa. A primeira classe é das pessoas comuns enganadas em assuntos materiais e ao mesmo tempo afastadas dos mundos espirituais. A última classe é a dos chamados sensitivos, que estão novamente divididos em duas classes. Uma classe é impulsionada pela vontade interior e é positiva. Desta classe, vem o clarividente treinado e o Auxiliar Invisível. A outra classe é negativa e é receptiva à vontade dos outros. Desta classe, são recrutados os médiuns.

 

A evolução (reintegração) é operada através de cinco dos sete Mundos ou estados da matéria (Físico, do Desejo, do Pensamento, do Espírito de Vida e do Espírito Divino) em sete grandes Períodos de Manifestação (Período de Saturno, Período do Sol, Período da Lua, Período da Terra, Período de Júpiter, Período de Vênus e Período de Vulcano) durante os quais o Espírito Virginal (ou vida evolucionante) se torna, primeiro, um homem, e, depois, um Deus.

 

Atualmente, o Corpo Vital está em expansão para se tornar um instrumento perfeito e flexível para o uso do Espírito.

 

No Universo, o propósito da existência da matéria é a evolução da consciência.

 

 

Cristal de Cloreto de Sódio

 

 

Durante o Período de Saturno, quando éramos como minerais em nossa constituição, nossa consciência era semelhante a dos médiuns (geralmente, vítimas dos espíritos desencarnados desejosos de adquirir um Corpo Físico após haverem perdido os seus pela morte) afastado de seu Corpo por espíritos, em uma seção de materialização, onde uma grande parte dos éteres que compõem o Corpo Vital tenha sido removida. O Corpo Físico fica, então, em um transe bem profundo. No Período Solar, quando nossa constituição era similar à das plantas, nossa consciência era como a de um sono sem sonhos, quando o Corpo de desejos, a mente e a Espírito ficam fora do Corpo, deixando os Corpos Físico e Vital sôbre a cama. No Período Lunar, tivemos um quadro de consciência como a que temos nos sonhos, quando o Corpo de desejos se encontra só parcialmente removido do veículo Denso e do Corpo Vital. Aqui, no Período Terrestre, nossa consciência se alargou para sentir os objetos fora de nós, estando todos os veículos em uma posição concêntrica, como quando estamos acordados.

 

O Período Terrestre é proeminentemente o Período da Forma, pois, aqui, a forma ou a parte material da evolução atinge seu maior e mais pronunciado estado. Aqui, o Espírito está mais indefeso e subjugado, e a Forma é o fator mais predominante...

 

A nossa atitude para com os outros é a medida de nossa emancipação.

 

No Período de Júpiter, o Corpo Denso terá se espiritualizado. Neste Júpiter o homem vai funcionar em seu Corpo Vital como agora ele faz em seu Corpo Denso e como nenhum desenvolvimento é súbito em a Natureza, o processo de separar os dois Corpos já teve início. O Corpo Vital irá, no futuro, alcançar um grau muito maior de eficiência que o que tem o Corpo Físico de hoje. Como ele é um veículo muito mais flexível, o espírito estará então capacitado a usá-lo de um modo impossível de imaginar com nosso atual veículo Denso. Nada é desperdiçado em a Natureza. No Período de Júpiter, as forças do Corpo Denso irão se superpor ao Corpo Vital completado. Este veículo possuirá, então, os poderes do Corpo Denso além de suas próprias faculdades, e será, por isto, um instrumento de muito mais valia para o tríplice Espírito se expressar, do que se fosse construído apenas a partir de suas próprias forças.

 

A organização do Corpo Vital acha-se, agora, próxima em eficiência ao Corpo Denso.

 

Há duas classes de sensitivos: aqueles que não se tenham firmemente enredado na matéria, como a maioria dos hindus, indianos etc., que possuem um certo e pequeno grau de clarividência, ou seja, são sensíveis aos sons da Natureza, e aqueles que se acham na vanguarda da evolução. Os últimos estão surgindo do acme da materialidade, e estão também divididos em dois tipos, um dos quais se desenvolve de modo passivo e fraco de vontade. Pela ajuda de outros, eles tornam a despertar o plexo solar e outros órgãos de conexão com o sistema nervoso involuntário. Estes são, portanto, clarividentes involuntários, médiuns que não possuem controle de sua faculdade. Eles retrocederam. O outro tipo é formado por aqueles que, pela própria vontade, desenvolveram o poder vibratório dos órgãos atualmente conectados com o sistema nervoso voluntário, e, assim, se tornaram ocultistas treinados, controlando seus próprios Corpos e exercendo a faculdade de clarividência como desejem. Eles são chamados de clarividentes voluntários ou treinados.

 

Quando o homem apareceu na Terra, o Corpo Denso (que não era, absolutamente, como nosso corpo atual) foi constituído na Época Polar (etapa vermelho-escuro) e, em seguida, na Época Hiperbórea (etapa ígnea), foi vitalizado pela interpenetração do Corpo Vital. Naquela época, o homem era macho-fêmea – uma completa unidade criadora, algo similar às plantas, em um estado de inconsciência parecido com o que temos durante o sono sem sonhos – capaz de criar por si mesmo, projetando toda sua força criadora – que é Amor.

 

Na Época Lemúrica, o homem já tinha um Corpo de Desejos, isto é, possuía três veículos, semelhante aos animais. Quando o ser humano adquiriu seu Corpo Vital, na Época Hiperbórea, o Sol, a Lua e a Terra estavam ainda unidos, e as forças solares-lunares penetravam em cada ser uniformemente, de modo que todos podiam perpetuar sua espécie através de brotos e esporos, como fazem as plantas atuais. Os esforços do Corpo Vital para abrandar o veículo denso e mantê-lo vivo então, não eram contrarrestados, e estes corpos primitivos, parecidos com as plantas, viviam séculos. Entretanto, como o homem era inconsciente e imóvel como as plantas, não fazia nenhum esforço vigoroso. A inclusão de um Corpo de Desejos agregou estímulo e desejos, e a consciência surgiu como resultado do estado de guerra entre o Corpo Vital, que constrói, e o Corpo de Desejos, que destrói o Corpo Denso.

 

A morte (ou transição) é o preço que pagamos pela consciência no mundo atual.1

 

Há um ponto entre as sobrancelhas, a mais ou menos meia polegada abaixo da pele, que tem um ponto correspondente no Corpo Vital. Este ponto não é o corpo pituitário, que está muito mais dentro da cabeça, no Corpo Denso. Pode ser chamado de 'raiz do nariz'. Quando estes dois pontos do Corpo Vital e do Corpo Físico se colocam em correspondência, como acontece com o homem atual, o clarividente treinado os vê como uma pequena mancha negra, ou melhor dizendo, como um espaço vazio, semelhante à parte invisível da chama do gás. Este é o assento do Espírito Interno do homem, o Santuário dos Santuários (Sanctum Sanctorum) do templo do corpo humano, fechado para tudo o que não seja o Espírito. É a 'Isis', cujo véu ninguém pode levantar. Nem mesmo o ser mais evoluído da Terra pode tirar o véu do Ego da mais humilde ou menos desenvolvida criatura. Isto, e unicamente isto, sobre a Terra, é tão sagrado, que está completamente a salvo de toda intrusão.

 

Durante as idades que transcorreram, desde a Época Lemúrica, a Humanidade desenvolveu pouco a pouco o sistema nervoso cérebro-espinhal. Na última parte da Época Atlante, tal sistema se desenvolveu bastante para permitir ao Ego tomar plena posse do Corpo Denso. Então, foi o momento em que o ponto no Corpo Vital e o ponto no Corpo Denso se corresponderam na raiz do nariz, e o Espírito Interno despertou no Mundo Físico, e, com isto, a grande maioria da Humanidade perdeu a consciência dos mundos internos.

 

 

 

 

O homem é um ser complexo e, presentemente, está estruturado de um Corpo Denso (seu instrumento de ação), de um Corpo Vital (condutor da vitalidade, que faz com que seja possível a ação), de um Corpo de Desejos (de onde vêm os desejos, que compelem à ação), da Mente (que controla os impulsos, dando um propósito à ação) e de um Ego (que age e acumula experiências resultantes da ação). O objetivo da vida é transformar os poderes latentes no Ego em energia dinâmica, por meio da qual o homem poderá controlar perfeitamente seus diferentes veículos e atuar como lhe pareça melhor.

 

'De todos os poderes que encadeiam o mundo, o homem só se libertará quando adquirir autocontrole.' (Johann Wolfgang von Goethe, apud Max Heindel).

 

As forças etéreas do Corpo Vital operam de tal maneira que convertem em sangue a maior parte possível dos alimentos, e o sangue é a mais alta expressão do Corpo Vital. A propagação é uma faculdade do Corpo Vital, que é o reflexo do Espírito de Vida, o segundo aspecto do Espírito tríplice do homem.

 

Durante o estado de vigília, há uma guerra constante entre o Corpo Vital e o Corpo de Desejos. Os desejos e os impulsos do Corpo de Desejos golpeiam continuamente o Corpo Denso, obrigando-o à ação, sem olhar o dano que lhe possa ocasionar, sempre que seja satisfeito o desejo. É o Corpo de Desejos que incita o alcoólatra a se encher de álcool para que a combustão química acelere as vibrações do Corpo Denso a um diapasão que fará dele um instrumento dócil a todo impulso desenfreado, gastando assim a energia acumulada com imprudente prodigalidade. O Corpo Vital, por outro lado, não tem outro interesse a não ser a conservação do Corpo Denso. Através do baço, especializa a energia solar incolor, que preenche o espaço, e, por meio de um processo químico misterioso, transforma-a em fluido vital de um lindíssimo rosa-pálido, enviando-o, então, por todos os nervos e fibras do corpo. O Corpo Vital está sempre tratando de economizar a energia que acumulou no Corpo Denso e, portanto, está constantemente reparando os tecidos que foram destruídos pelos impactos do desenfreado Corpo de Desejos.

 

 

 

 

Assim como as linhas de força na água são os condutores para a formação dos cristais de gelo, assim também as linhas de força no Corpo Vital determinam a forma do Corpo Denso. Através da vida toda, o Corpo Vital é o construtor e restaurador das formas densas. Se assim não fosse, se o Coração Etéreo não restaurasse o coração físico, logo este se romperia sob a tensão contínua com que o sobrecarregamos. Todos os abusos a que submetemos o Corpo Denso fazem o Corpo Vital reagir, no que está em seu poder, e ele esta permanentemente lutando contra a morte do Corpo Denso.

 

 

 

O Corpo Vital do homem é feminino ou negativo, enquanto que o da mulher é masculino ou positivo. Neste fato, temos a chave de numerosos problemas intrincados da vida. A mulher dá saída às suas emoções pela polaridade indicada, porque seu Corpo Vital positivo gera um excesso de sangue e a obriga a trabalhar sob uma pressão interna enorme, que romperia o Corpo Físico, se não houvesse uma válvula de segurança, o fluxo periódico, e outra válvula, que são as lágrimas, e que limitam a pressão em ocasiões especiais, pois as lágrimas são realmente uma 'hemorragia branca'. O homem pode ter e tem emoções tão fortes quanto as das mulheres, porém, geralmente, pode suprimi-las sem lágrimas, porque seu Corpo Vital negativo não gera mais sangue do que pode dominar com facilidade.

 

A cada (re)nascimento, nasce um Cordão Prateado novo. Uma parte dele brota do Átomo-semente do Corpo de Desejos no grande vórtice do fígado; outra parte nasce do Átomo-semente do Corpo Denso, no coração; as duas partes se unem com o Átomo-semente do Corpo Vital, no plexo solar. Esta união dos Veículos Superiores e inferiores produz o despertar do feto. O desenvolvimento posterior do Cordão, entre o coração e o plexo solar durante os primeiros sete anos, tem uma importante relação com o mistério da infância, assim como o seu desenvolvimento mais amplo do fígado ao plexo solar, que tem lugar no segundo período setenário da vida da criança, contribuindo para a adolescência.

 

O mais fugaz pensamento, sentimento ou emoção se transmitem aos pulmões onde são injetados no sangue. O sangue é um dos produtos mais elevados do Corpo Vital porque é o agente que leva alimento a todas as partes do corpo e é também o veículo direto do Ego. As imagens que contém se imprimem sobre os átomos negativos do Corpo Vital para servir como árbitros do destino do homem no estado 'post-mortem'. A realização total do Cordão Prateado marca o final da vida infantil e, desde tal momento, a energia solar, que entra pelo baço e se tinge pela refração através do Átomo-semente prismático do Corpo Vital situado no plexo solar, começa a dar um colorido individual e distinto à aura que observamos nos adultos.

 

O Espírito de Vida tem seu assento primeiramente no corpo pituitário e secundariamente no coração, por onde passa o sangue que nutre os músculos.

 

Do ponto de vista oculto, toda consciência no Mundo Físico é o resultado da guerra constante entre o Corpo de Desejos e o Corpo Vital.

 

 

Guerra entre o Corpo de Desejos e o Corpo Vital
(animação pictorial)

 

 

Assim como em um lago as árvores aparecem invertidas, parecendo que a folhagem se acha na parte mais profunda da água, assim também o aspecto mais elevado do Espírito (Espírito Divino) encontra sua contraparte no mais inferior dos três corpos (Corpo Denso). O Espírito imediatamente inferior (Espírito de Vida) se reflete no corpo imediatamente superior (Corpo Vital). O terceiro Espírito (Espírito Humano) e seu reflexo – o terceiro corpo (Corpo de Desejos) – aparece como o mais próximo de todos ao espelho refletor, que é a mente, correspondendo esta à superfície do lago, o meio refletor de nossa analogia.

 

O Tríplice Espírito lançou uma tríplice sombra sobre o mundo da matéria, e assim se desenvolveu o Corpo Denso, como contraparte do Espírito Divino, seguido do Corpo Vital, réplica do Espírito de Vida, e logo a seguir o Corpo de Desejos, imagem do Espírito Humano. Finalmente, formou-se o elo da mente entre o Tríplice Espírito e o tríplice corpo. Este foi o começo da consciência individual e marca o ponto onde termina a involução do Espírito na matéria e começa o processo evolutivo, através do qual a sua libertação se inicia. A involução envolve a cristalização do Espírito em corpos, porém, a evolução depende da dissolução dos corpos, a extração da substância anímica destes corpos e a Alquímica amalgamação da Alma com o Espírito.

 

Existe uma possibilidade muito grande para que se possa ver o Corpo Vital. É mais fácil nos países do Sul, nos quais os defuntos são enterrados logo após seu falecimento. Deve-se escolher um dia que seja o mais próximo da Lua Cheia. Então, deve-se ler os avisos fúnebres nos jornais, e ir ao cemitério na noite que se segue ao funeral de alguém falecido nas últimas vinte e quatro horas. Provavelmente, veremos sobre o túmulo, oscilando ao clarão da Lua, a forma membranácea do Corpo Vital, que fica neste lugar e se desintegra sincronicamente com o Corpo Físico dentro da sepultura. O clarividente pode ver esta forma em qualquer momento, mas somente na primeira noite depois do funeral ela está bastante densa para ser visível à pessoa comum. Se a forma não aparecer logo, pode-se andar em volta do túmulo, olhando fixamente de diferentes ângulos. Então, você conseguirá a prova ocular mais convincente.

 

A enfermidade aparece primeiramente no Corpo de Desejos e no Corpo Vital. Eles ficam mais tênues em sua textura e não especializam o fluido vitalizador na mesma proporção, como acontece no estado de saúde. Então o Corpo Denso cai enfermo. Quando o doente se recupera, os Veículos Superiores denotam melhora, antes que a saúde se manifeste no Mundo Físico. O homem, tendo um Corpo Físico positivo, possui um Corpo Vital negativo. Portanto, não pode resistir à enfermidade tão bem como a mulher, que tem um Corpo Físico negativo, mas seu Corpo Vital é positivo. Esta é a razão pela qual a mulher pode suportar tantas enfermidades que matariam um homem que tivesse o dobro de seu peso e aparentasse ter muito mais vitalidade. A mulher sofre mais intensamente do que o homem, porém, suporta a dor com mais coragem. Quando ela começa a se recuperar, seu Corpo Vital polarizado positivamente parece chupar a energia solar como se tivesse milhões de bocas. Ele se incha e começa quase que imediatamente a irradiar as torrentes de luz tão características da saúde e, como resultado, o Corpo Físico se recupera rapidamente. Por outro lado, quando um homem se debilitou muito por causa de uma enfermidade, uma vez passada a crise, seu Corpo Vital, polarizado negativamente, se parece com uma esponja, absorvendo toda a energia solar que possa, mas sem a avidez que caracteriza o Corpo Vital da mulher. Em conseqüência, demora-se largo tempo no umbral da morte, mas, como é mais fácil desistir do que lutar, sucumbe mais freqüentemente do que a mulher.

 

O baço é a entrada das forças solares, mas a transmutação da energia solar em um fluido ligeiramente rosado acontece no plexo solar, onde o Átomo-semente prismático do Corpo Vital se localiza. Com relação ao que ocorre quando o baço é removido, devemos recordar que o Corpo Físico se acomoda da melhor maneira possível às condições alteradas, e a contraparte etérea do baço continuará funcionando como antes.

 

A tendência natural do Corpo de Desejos é endurecer e consolidar tudo quanto se põe em contato com ele. O pensamento materialista acentua esta tendência, de tal modo que, geralmente, produz como resultado, em vidas futuras, a horrenda enfermidade chamada tuberculose, que é um endurecimento dos pulmões, os quais devem ser brandos e elásticos. Ocorre, algumas vezes, que o Corpo de Desejos comprime o Corpo Vital, de modo que este não pode contrarrestar o processo de endurecimento e, então, temos a tuberculose galopante. Em alguns casos, o materialismo torna o Corpo de Desejos frágil, por assim dizer, e, então, ele não pode realizar devidamente seu trabalho de endurecimento do corpo denso e, como resultado, produz o raquitismo ou enfraquecimento ósseo. Vemos, portanto, os perigos que corremos ao manter tendências materialistas que dão origem ao endurecimento das partes brandas do corpo, como na tuberculose, ou o enfraquecimento das partes duras, ósseas, como no raquitismo. Naturalmente, nem todos os casos de tuberculose demonstram que a pessoa foi um materialista em vida anterior, porém, os ensinamentos das ciências ocultas afirmam que este resultado geralmente é produzido pelo materialismo.

 

A morte não existe. Aqueles que passaram além deste véu estão mais vivos do que nós.

 

Durante a saúde, o Corpo Vital especializa uma superabundância de Força Vital, a qual, depois de passar pelo Corpo Denso, se irradia em linhas retas em todas as direções, desde a sua periferia, como os raios de um círculo irradiam desde o centro; porém, em casos de enfermidade, quando o Corpo Vital se atenua, não pode absorver a mesma quantidade de força e, além disso, o Corpo Denso dela se alimenta. Então, as linhas de fluido vital, que se exteriorizam, se curvam e caem, mostrando a falta de força ou a debilidade que se produziu. No estado de saúde, estas irradiações expulsam os germes e micróbios inimigos da saúde do Corpo Denso, mas na enfermidade, quando a força vitalizadora é débil, estas emanações não eliminam tão facilmente os germes nocivos. Portanto, o perigo de contrair uma enfermidade é muito maior quando as Forças Vitais são escassas, do que quando se está com saúde perfeita.

 

Geralmente, as desordens mentais, quando são congênitas, têm por causa geral o abuso da função criadora em vidas passadas.

 

As diversas formas de insanidade são sempre causadas pela ruptura na cadeia de veículos entre o Ego e o Corpo Físico. Esta ruptura pode ocorrer entre os centros cerebrais e o Corpo Vital ou entre o Corpo Vital e o Corpo de Desejos, ou entre o Corpo de Desejos e a Mente ou entre a Mente e o Ego. Além disto, a ruptura pode ser completa ou somente parcial. Quando a ruptura se produz entre os centros cerebrais e o Corpo Vital ou entre este e o Corpo de Desejos, temos os casos de idiotismo. Quando a ruptura é entre o Corpo de Desejos e a Mente, então predomina o violento e impulsivo Corpo de Desejos, e se apresenta o caso dos maníacos desvairados. Quando a ruptura é entre o Ego e a Mente, a Mente é que governa os demais veículos, e este é o caso dos maníacos astutos que podem enganar seus guardiães, fazendo-os crer que são completamente inofensivos, enquanto tramam algum plano diabólico e malicioso. Então, podem demonstrar subitamente sua mentalidade insana e causam uma terrível catástrofe.

 

 

 

 

Enquanto muito poucos defendem o abuso da função criadora, muitas pessoas que seguem os preceitos espirituais em outras coisas, ainda acham que a indulgência freqüente do desejo de prazer sexual não faz mal. Alguns acham que é tão necessário quanto o exercício de uma função orgânica. Isto é errado por duas razões: a primeira é que cada ato criador requer uma quantidade de força que queima tecido o qual deve ser reabastecido por uma quantidade extra de comida. Isto reforça e aumenta o éter químico. A segunda, como a força propagadora trabalha através do éter de vida, este elemento do Corpo Vital é também aumentado a cada indulgência. Conseqüentemente, os dois éteres inferiores, enviando a força criadora para baixo para a gratificação de nosso desejo por prazer, aderem-se mais aos dois éteres superiores que formam o Corpo-alma, e esta aderência se torna maior e mais poderosa à medida que o tempo passa. Como a evolução de nossas forças anímicas e a faculdade de viajar em nossos veículos mais sutis depende da separação entre os éteres inferiores e o Corpo-alma, é evidente que frustramos o objetivo que temos em mente e retardamos o desenvolvimento pela indulgência da natureza inferior.

 

 

 

 

Assim como um vampiro suga o éter do corpo vital de sua vítima e se dele alimenta, assim também repetidos pensamentos de arrependimento e de remorso se transformam em um elemental de desejo, que age como um vampiro e suga a vida da pobre alma que lhe deu forma, e, como semelhante atrai semelhante, ele fomenta a continuidade deste hábito de arrependimento mórbido. Se nos permitimos arrependimentos e remorsos durante as horas de vigília, como certas pessoas o fazem, estamos sobrepujando o Purgatório, pois embora o tempo que passamos lá seja gasto na erradicação do mal, a consciência surge de cada imagem na medida em que é arrancada pela força de repulsão. Lá, por causa da ligação do Corpo de Desejos com o Corpo Vital, estamos habilitados a dar vida a uma imagem em nossa memória quantas vezes desejarmos e, enquanto o Corpo de Desejos é gradualmente dissolvido no Purgatório pela purgação do panorama da vida, uma certa quantidade foi acrescentada quando nós estávamos vivendo no Mundo Físico, tomando o lugar daquela matéria que foi expulsa pelo remorso. Concluindo, remorso e arrependimento, quando continuamente repetidos em nosso interior, têm o mesmo efeito sobre o Corpo de Desejos que os banhos excessivos sobre o Corpo Vital. Ambos os veículos ficam exauridos por limpeza excessiva, e, por esta razão, é perigoso, tanto para a saúde moral quanto para a saúde espiritual, permitir sentimentos de arrependimento e de remorso indiscriminadamente, assim como é fatal para o bem-estar físico tomar banhos demais. O discernimento deve prevalecer em ambos os casos.2

 

O homem é um Espírito imortal e a continuidade da vida é uma realidade em a Natureza.

 

Assim como a força latente na pólvora e em substâncias explosivas afins pode ser usada para promover os melhores objetivos da civilização ou os mais selvagens atos de barbarismo, assim também a emoção de remorso pode ser mal usada, de modo a causar dano e obstáculo ao Ego ao invés de ajuda. Quando nos remoemos diariamente e a toda hora, nós estamos despendendo um grande poder que pode ser usado para a mais nobre finalidade da vida, pois o constante arrependimento afeta o Corpo de Desejos de maneira similar a dos banhos excessivos do Corpo Físico. A água tem uma grande afinidade pelo éter e o absorve vorazmente. Quando tomamos banho em condições normais, ele remove uma grande quantidade de éter venenoso e miasmático de nosso Corpo Vital, no caso de nos banharmos um espaço de tempo razoável. Depois de um banho, o Corpo Vital fica, de certa forma, atenuado, e, conseqüentemente, nos dá uma sensação de fraqueza; mas, se estamos em boa forma e não ficamos no banho muito tempo, a deficiência é logo reparada pela corrente da força que flui para dentro do corpo através do baço. Quando o influxo de éter fresco substituiu a substância envenenada carregada pela água, sentimos renovado vigor que atribuímos ao banho, embora não soubéssemos nada do que foi dito anteriormente. Entretanto, quando uma pessoa que não está em sua perfeita saúde tem o hábito de tomar banhos diários, duas ou três vezes, um excesso de éter é retirado do Corpo Vital. O suprimento que entra pelo baço é também diminuído por causa da perda de vibração do Átomo-semente localizado no plexo solar e do enfraquecimento do Corpo Vital. Daí, ser impossível para tais pessoas se recuperarem entre tais freqüentes e repetidos esgotamentos e, como conseqüência, a saúde do Corpo Denso sofre; elas perdem força continuamente e podem até se tornar inválidas.

 

 

 

Nós temos, em nosso corpo, dois sistemas nervosos: o voluntário e o involuntário. O primeiro é influenciado diretamente pelo Corpo de Desejos e controla os movimentos do corpo e sua tendência é quebrar e destruir, só parcialmente restringido em sua tarefa cruel pela mente. O sistema involuntário tem seu campo de ação específico no Corpo Vital. Ele governa os órgãos digestivos e respiratórios que reconstroem e restauram o corpo denso. É esta guerra entre o Corpo Vital e o Corpo de Desejos que produz consciência no Mundo Físico, mas se a mente não agisse como um freio sobre o Corpo de Desejos, nossas horas de vigília seriam muito curtas e também nossa vida, pois o Corpo Vital seria logo esgotado em seu trabalho beneficente pelo imprudente Corpo de Desejos, como está evidenciado na exaustão que segue um ataque de nervos, pois a raiva é uma situação em que o homem 'perde o controle e o Corpo de Desejos reina livremente'. Apesar de todos os seus esforços, o Corpo Vital, pouco a pouco, perde terreno com o passar do dia, os tecidos envenenados e deteriorados se acumulam e impedem o fluxo do fluido vital, e seus movimentos se tornam cada vez mais lentos. Como conseqüência, o Corpo Visível mostra sinais de exaustão. Finalmente, o Corpo Vital sofre um colapso, o fluido vital cessa de fluir nos nervos em quantidade suficiente para manter o equilíbrio do Corpo Denso, e este se rende inconsciente e, portanto, se torna inadequado para ser usado pelo Espírito. É o sono; o corpo foi dormir. O mesmo acontece com o templo do Ego, nosso Corpo Denso, quando fica exausto. É então necessário que o Ego, a Mente e o Corpo de Desejos se afastem e dêem amplos poderes ao Corpo Vital para que ele possa restaurar o tônus do Corpo Denso e, então, quando o Corpo Denso vai dormir, há uma separação. O Ego e a Mente, envolvidos pelo Corpo de Desejos, se separam do Corpo Vital e do Corpo Denso, estes dois permanecendo na cama, enquanto os Veículos Superiores pairam sobre ou perto do corpo dormido.

 

Embora os moinhos de Deus moam vagarosamente, eles não deixam nada sem moer.

 

O Mundo do Desejo é um oceano de sabedoria e harmonia. Quando os veículos inferiores adormecem, o Ego leva a Mente e o Corpo de Desejos para o Mundo do Desejo. Lá, o primeiro cuidado do Ego é a restauração do ritmo e da harmonia da Mente e do Corpo de Desejos. Esta restauração é realizada gradativamente enquanto as vibrações harmoniosas do Mundo do Desejo fluem através destes veículos. Há uma essência no Mundo do Desejo que corresponde ao fluido que permeia o Corpo Denso por meio do Corpo Vital. Os Veículos Superiores, por assim dizer, embebem-se neste Elixir de Vida. Quando fortalecidos, eles começam o trabalho sobre o Corpo Vital que foi deixado com o Corpo Denso. Então, o Corpo Vital começa a especializar a energia solar mais uma vez, reconstruindo o Corpo Denso, usando particularmente o éter químico como meio no processo de restauração.

 

A morte, quando vem naturalmente, não é uma maldição, mas nossa maior e melhor amiga, pois ela nos livra de um instrumento com o qual não mais podemos aprender. Ela nos tira de um ambiente que não nos serve mais, para que possamos aprender a construir um corpo melhor em um ambiente de maior amplitude, no qual poderemos fazer mais progresso em direção à meta da perfeição.3

 

Não importa por quantos anos possamos evitar que o Espírito efetue sua passagem (morte ou transição), pois, finalmente, chega a hora em que nenhum estimulante pode manter o corpo vivo e o último suspiro é dado. Então, o Cordão Prateado, do qual fala a Bíblia, que mantém os Veículos Superiores e inferiores juntos, rompe-se repentinamente no coração, e faz com que este órgão pare. Sua ruptura liberta o Corpo Vital, e ele, com o Corpo de Desejos e a Mente, flutua sobre o Corpo Visível por um tempo que vai de um a três dias e meio, enquanto o Espírito está ocupado em rever a vida passada – uma parte excessivamente importante de sua experiência 'post-mortem'. Desta recapitulação depende toda sua existência, desde a morte até um novo nascimento.

 

Durante a vida, o Átomo-semente está situado no ventrículo esquerdo do coração, perto do ápice. Na morte, ele sobe ao cérebro, passando pelo nervo pneumogástrico, deixando o Corpo Denso juntamente com os Veículos Superiores, pelo caminho das suturas entre os ossos parietal e occipital.

 

 

 

IMPORTANTE

 

Deve-se tomar cuidado para não cremar ou embalsamar o corpo até pelo menos três dias após a morte, pois, enquanto o Corpo Vital está com os Veículos Superiores e eles estão ainda conectados com o Corpo Denso, por meio do Cordão Prateado, qualquer exame 'post-mortem' ou ferimento praticado no Corpo Denso será sentido de certo modo pelo morto. A cremação deve ser particularmente evitada nos três primeiros dias depois da morte porque tende a desintegrar o Corpo Vital, o qual deve permanecer intacto até que o panorama da última cena tenha sido gravado no Corpo de Desejos... É o sofrimento e o prazer de nossas vidas passadas que criam o que chamamos de consciência, de forma que, se deixamos de sofrer, perdemos a noção que nos impedirá, nas vidas futuras, de cometer os mesmos erros repetidamente. Por isto, os efeitos negativos da cremação prematura são incalculáveis. (Sublinhados meus).

 

 

 

No momento em que o Cordão Prateado se rompe, o Corpo Denso está morto. Quando o Cordão Prateado, que uniu os Veículos Superiores com os inferiores, se rompe, não pode ser reparado.

 

A cremação é o método mais racional e higiênico de acomodar os mortos, pois faz retornar os elementos à sua condição primordial sem as desagradáveis características inerentes ao processo lento e repugnante de desintegração sincrônica do Corpo Vital e do Veículo Denso.

 

Na morte (ou transição), o homem é um espectador enquanto as imagens se sucedem na ordem inversa, da morte para o nascimento, de modo que ele vê primeiro os acontecimentos anteriores à morte, e, então, os anos da vida adulta se desenrolam; juventude e infância seguem até terminar no nascimento... Quando os sentimentos penetram profundamente no Corpo de Desejos de um Ego, em uma vida futura, a Voz Silenciosa não falará com palavras vagas ou incertas. Isto o impelirá, sem dúvida, forçando-o a desistir daquilo que causou sofrimento na vida anterior, e compelindo-o a ceder ao que é bom. Por isto, na morte (ou transição), o panorama passa educativamente em ordem inversa, de modo que o Ego primeiro vê os efeitos e depois as respectivas causas. Este panorama da vida dura de algumas horas até três dias e meio.

 

O Ego que retorna (reencarna), ele próprio, incorpora, então, a quintessência de seus corpos vitais anteriores, e, além disto, ainda realiza um pequeno trabalho original. Isto é feito de modo que na próxima vida possa haver lugar para expressão original/individual, não predeterminada por ações passadas.

 

Não se deve imaginar que quando o pequeno corpo de uma criança nasce esteja já completo o processo do nascimento, pois o Corpo Vital não nasce antes do sétimo ano. No final deste segundo período, dos doze aos quatorze anos, o Corpo Vital está tão bem desenvolvido que a puberdade é alcançada.

 

Na hora da morte (ou transição), há uma separação no Corpo Vital, e a parte superior entra nos mundos invisíveis. Seu Átomo-semente é retido pelo Ego para ser usado como um núcleo para o Corpo Vital de um futuro renascimento.

 

Os animais e as plantas também possuem um Corpo Vital. Embora este veículo falte ao mineral, a desintegração de duras rochas etc. afeta o Corpo Vital da Terra.

 

O Ego separado está definitivamente segregado dentro do Espírito Universal, na Região do Pensamento Abstrato. Isto demonstra que só o homem possui a cadeia completa de veículos correlacionando-o a todas as divisões dos três mundos. Ao animal falta um elo da cadeia: a Mente. À planta faltam dois elos: a Mente e o Corpo de Desejos. E ao mineral faltam três elos na cadeia de veículos necessários para que funcione de modo autoconsciente no Mundo Físico: a Mente, e os Corpos Vital e de Desejos. Isto pode ser resumido da seguinte forma:

Mineral: Corpo Denso
Vegetal: Corpo Denso + Corpo Vital
Animal: Corpo Denso + Corpo Vital + Corpo de Desejos
Homem: Corpo Denso + Corpo Vital + Corpo de Desejos + Mente

 

A Terra é o Corpo Denso de um Grande Espírito, e para nos fornecer um ambiente no qual possamos viver e adquirir experiências, ela teve que cristalizar seu corpo na atual condição sólida.

 

Para progredir espiritualmente, o homem precisa desenvolver mais ainda o seu Corpo Vital. A palavra-chave é repetição. O Ego tem vários instrumentos: um Corpo Denso, um Corpo Vital, um Corpo de Desejos, e u'a Mente. Estas são as suas ferramentas, e da qualidade e da condição delas depende o quanto para mais ou para menos o Ego poderá realizar seu trabalho de colher experiências em cada vida. Se os instrumentos são pobres e apáticos vai haver pouco crescimento espiritual e a vida será improdutiva, no que diz respeito ao Espírito.

 

A Vida Superior (Iniciação) não se inicia até que o trabalho no Corpo Vital tenha início. O meio usado para dar início a esta atividade é o amor, ou melhor, o altruísmo. Quando o desenvolvimento oculto ocorrer, quando o homem se tornar um pioneiro, será no Corpo Vital que irá trabalhar. O Corpo Vital é particular e peculiarmente desenvolvido pela repetição. De acordo com nossos feitos nesta vida atual, aumentamos ou diminuímos a bagagem que trouxemos ao nascer. Se nascemos com um bom caráter, não nos será fácil mudá-lo porque o Corpo Vital se tornou muito, muito firme durante os miríades de anos em que o desenvolvemos. Por outro lado, se fomos frouxos, negligentes e indulgentes em relação aos hábitos que consideramos maus, se formamos um mau caráter em vidas anteriores, aí, então, será difícil superar os maus hábitos porque isto estabeleceu a natureza do Corpo Vital, e serão necessários anos de constante esforço para mudar sua estrutura. É por isto que os Ensinamentos da Sabedoria Ocidental afirmam que todo desenvolvimento místico tem início no Corpo Vital. Enfim, repetição é a palavra-chave do Corpo Vital e o extrato do Corpo Vital é a Alma Intelectual, que é o alimento do Espírito de Vida, o verdadeiro Princípio Crístico no homem.

 

Com o tempo, o homem terá superado a necessidade dos órgãos de procriação inferiores; ele criará através da laringe, e será capaz de 'fazer da Palavra,4 carne'.

 

A razão é o produto do egoísmo. Embora transmutada em Sabedoria5 através da dor e o sofrimento, ela precisa dar lugar a algo mais elevado: a intuição – que significa Ensinamento brotado de dentro. A intuição é uma faculdade espiritual, que embora funcionando no momento presente tanto em homens como em mulheres, se expressa de maneira mais marcante nos encarnados em corpos femininos, pois neles a contraparte do Espírito de Vida, o Corpo Vital, é masculina e positiva. Intuição – faculdade do Espírito de Vida – pode, portanto, ser chamada apropriadamente de 'semente da mulher', de onde todas as tendências altruísticas brotam, e por meio da qual todas as nações estão sendo lentamente, mas firmemente, trazidas juntas em uma Fraternidade Universal de Amor, não importando a raça, o sexo ou a cor.

 

O Corpo Físico foi o primeiro veículo adquirido pelo homem como uma forma de pensamento; tem passado por um imenso período de evolução e organização até ter se tornando no esplêndido instrumento que é agora, servindo-o tão bem até aqui; mas é resistente, rígido e difícil de ser trabalhado. O veículo adquirido em seguida foi o Corpo Vital, que também passou por um longo período de desenvolvimento e foi condensado à consistência de éter. O terceiro veículo, o Corpo de Desejos, foi comparativamente adquirido mais recentemente, e se acha em um estado comparativo de fluxo. Por fim, vem a Mente, que é apenas como uma nuvem sem forma, não merecendo ser chamada de veículo, sendo ainda apenas uma ligação entre os três veículos do homem e o Espírito.

 

A Iniciação é possível a todos. No momento, devemos ter como objetivo espiritualizar o instrumento físico, e deveríamos compreender que temos que treinar nossos Veículos Superiores antes que possam ser de utilidade. Para o maior número de pessoas, isto vai levar muito, muito tempo. Portanto, o melhor é cumprirmos com as obrigações que estão ao nosso alcance. Assim, apressamos o dia em que estaremos capacitados a usar os Veículos Superiores, pois este dia depende de nós. Um dia, a própria fraternidade será ultrapassada; não haverá nem eu nem vós, pois todos serão Unos em Deus conscientemente, e o homem terá se emancipado. A Irmandade Universal depende em particular da vitória do Corpo Vital sobre o Corpo de Desejos.

 

A oração não deve pressupor um negócio com Deus, como parece ser a concepção daqueles que bradam mais alto nas reuniões de oração. Existe uma certa atitude espiritual a ser alcançada que o Místico conhece muito bem quando entra em seus aposentos.6

 

O Corpo Vital necessita da repetição para que seja espiritualizado.7

 

O nascimento é um feito quádruplo; o nascimento do Corpo Físico é apenas um passo no processo. O Corpo Vital também passa por um desenvolvimento análogo ao do crescimento intra-uterino do Corpo Denso. Ele nasce em torno do sétimo ano da vida. Durante os sete anos seguintes o Corpo de Desejos amadurece e nasce em torno do décimo quarto ano, quando se atinge a adolescência, e a Mente nasce aos vinte e um anos, quando tem início a idade adulta.8

 

 

 

 

O homem nasceu da água, ao emergir da Atlântida; agora, nasce do Espírito, no Reino de Deus.

 

Nos antigos Templos de Mistério, as principais verdades ensinadas agora pela Fraternidade Rosacruz, com respeito ao Corpo Vital, eram dadas ao aspirante à Iniciação. Ele aprendia que este veículo era composto, de quatro éteres: o éter químico, que é necessário para a assimilação; o éter de vida, que promove o crescimento e a propagação; o éter luminoso, que é veículo da percepção pelos sentidos; e o éter refletor, que é o receptáculo da memória.

 

A Verdadeira Espiritualidade (Iniciática) nunca foi atingida pela profanação ou destruição do corpo – o 'Templo de Deus' . E o jejum pode ser tão imoral quanto a gula.

 

A Lei é: Cristo deve se formar e nascer em cada um de nós. Quando nos libertarmos da escravidão do Corpo de Desejos e nos entregarmos às vibrações do Corpo Vital, paulatinamente nos tornaremos impregnados pelo Espírito de Cristo. Somente então estaremos acima do conceito de nacionalidade – o princípio separatista. Então, seremos capazes de ser todos irmãos.

 

O desenvolvimento espiritual pode ser positivo, como o dos Adeptos Iniciados e Auxiliares Invisíveis ou negativo, como nos casos de mediunidade.

 

O Corpo Vital de cada Iniciado está sempre positivamente polarizado, e isto o torna um instrumento mais receptivo às vibrações advindas do Espírito de Vida, cuja contraparte é o Corpo Vital.

 

Pergunta-se, às vezes, por que os Iniciados são sempre homens. Eles não o são; nos graus inferiores há muitas mulheres, mas quando um Iniciado está capacitado a escolher seu sexo, normalmente ele toma um corpo positivo masculino. A vida que o trouxe à Iniciação espiritualizou o seu Corpo Vital, que se tornou positivo sob todas as condições; por isto, ele possui um instrumento da mais alta eficiência. Há mulheres Iniciadas, e algumas vezes até os Iniciados dos Grandes Mistérios assumem um corpo feminino, por causa de um trabalho especial que desejam realizar. É verdade, porém, que aqueles que avançaram muito, e por isto podem escolher a respeito do sexo, normalmente preferem um corpo masculino, e não está difícil de se saber o porquê. A mulher tem um Corpo Vital positivo, mas um Corpo Denso negativo, e, portanto, está, de certa forma, em desvantagem no mundo, tal como atualmente este está organizado. Lutando pelos mais altos ideais e vivendo a Vida Superior, nós espiritualizamos o Corpo Vital e o transmutamos em alma, que é sempre positiva – um poder utilizável independendo do sexo. E quando o Iniciado veste um corpo masculino, ele é totalmente positivo no Mundo Físico e tem mais chance de progredir, diferentemente se usasse um veículo feminino.

 

A Senda da Preparação precede o Caminho da Iniciação. Persistência, devoção, observação e discernimento são os meios de realização, pois por estes meios é sensibilizado o Corpo Vital. Pela persistência e devoção, os éteres químico e de vida tornam-se capazes de tomar conta das funções vitais, no Corpo Denso durante o sono. Uma separação acontece entre estes dois éteres e os dois superiores – o éter luminoso e o éter refletor. Quando os dois últimos estiverem suficientemente espiritualizados pela observação e pelo discernimento, a simples fórmula dada pelo Mestre capacitará o discípulo a fazê-los sair com seus corpos superiores de acordo com a sua vontade. Ele estará, então, equipado com um veículo de percepção sensorial e memória. Qualquer que seja o conhecimento que ele possua no mundo material vai, então, estar disponível nos Reinos Espirituais, e ele trará de volta ao cérebro físico as memórias de sua experiência quando fora do Corpo Denso. Isto é necessário para que possa funcionar fora do Corpo Denso com plena consciência, tanto do mundo físico, como do Mundo do Desejo, pois o Corpo de Desejos não se acha ainda organizado, e se o Corpo Vital não deixasse sua impressão no Corpo de Desejos pela morte, não poderíamos ter consciência no Mundo do Desejo durante a existência 'post-mortem'.

 

Cristo não deu a Taça para a multidão, mas para os Seus discípulos, que eram Seus mensageiros e servos da Cruz. Atualmente, os que bebem da taça da auto-abnegação, cuja força eles podem usar no serviço ao próximo, estão construindo um órgão (um órgão etéreo na garganta e na cabeça) junto com o Corpo-alma, que é o Traje de Bodas. Estão aprendendo a usar este órgão de um modo incipiente como Auxiliares Invisíveis quando se encontram fora de seus corpos à noite, que é quando são ensinados a pronunciar a Palavra de Poder [Verbum Dimissum et Inenarrabile], que remove doenças e constrói tecidos saudáveis.

 

 

 

A Título de Conclusão

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Então, se a consciência (autoconsciência) é uma coisa bendita, a morte (ou transição) não pode ser menos do que outra coisa bendita. Mal comparando, mas comparando, a morte é semelhante ao ato/fato de necessitarmos dormir. Então:

 

 

Em termos macrocósmicos (ou universais), também mal comparando, mas comparando, este processo se assemelha aos benditos ciclos ... mânvântâra... prâlâya... mânvântâra... sem começo nem fim, incriados e indestrutíveis. Enfim, o Universo é movimento, tudo no Universo é cíclico e dual, e a Lei reguladora de sua existência/mantença é a Lei do Triângulo (1 —› 2 —› 3). Max Heindel ensina: Todas as coisas estão em constante vibração. (Sublinhado meu). As vibrações dos objetos que nos rodeiam nos alcançam constantemente, e levam aos nossos sentidos o conhecimento do mundo externo. Por exemplo, as vibrações do éter atuam sobre nossos olhos de maneira que possamos ver, e as vibrações do ar transmitem os sons aos nossos ouvidos. Enfim, só perderemos o medo da morte quando lembrarmos e realizarmos conscientemente estas coisas. Como disse Max Heindel, no momento, o casamento e os nascimentos repetidos são nossas armas contra o maior terror da Humanidade [a morte], até que mude nossa constituição... Assim sendo, somente através de existências ou vidas repetidas em corpos inferiores, podemos aprender a construir para nós um veículo adequado e bastante perfeito para ser imortalizado.

 

                          

 Vibração por Flexão
       Vibração por Alongamento


Tudo está em constante vibração

 

2. Pensamentos de arrependimento e de remorso são coisas boas? São. Muito mais do que coisas boas, se forem efetivamente sinceros, são tão necessários quanto úteis. Mas, aqui cabe o ditado: tudo o que é demais é moléstia. Isto é como ficar rezando e pedindo, pedindo e rezando, rezando e rezando, pedindo e pedindo sem parar e mais seis meses, até ferver as orelhas do santinho preferido. Eu, se fosse um santinho preferido de alguém, e este alguém ficasse me atormentando ininterruptamente rezando e pedindo, pedindo e rezando, rezando e rezando, pedindo e pedindo sem parar e mais seis meses, juro que eu faria exatamente o contrário. Só de educacanagem! Mas como educacanagem de santo não é sacanagem... Bolas! Aqui vale citar Max Heindel: Não devemos orar de modo egoísta; temos que orar altruisticamente e em harmonia com o Bem Universal. Quando rezamos para chover e nosso vizinho reza pela estiagem, se as orações fossem atendidas, haveria de prevalecer o caos. A regra é: sempre moderação; moderação elevada à milésima potência + 1, + 2, + 3... Isto me fez lembrar de certas gentes, que quando vão à uma churrascaria – porque o preço é preestabelecido e único – comem e comem até entupir e entupir o pandulho. Depois, tomam um comprimidinho de cloridrato de metoclopramida (Plasil®) para facilitar o desentupimento da protuberância pandulhal desmedidamente agigantada pela irrazoabilidade sôfrego-voraz da insensata glutonaria. Essa coisa de arrependimento exagerado e de remorso desarrazoado – que não deixa de ser meio que uma patologia – também, segundo dizem, é mais ou menos semelhante ao que acontecetecetece nas luas-de-mel: é transa aqui, transa ali, transa assim, transa assada, transa cozinhada, transa frita, transa refogada, transa crua, transa numérica... até esfolar o pirulito e inchar, assar e empolar a xixoquinha! Depois... Bem, depois não sei como é porque não tive lua-de-mel e nem conheci uma mulher virgem. Dizem que na hora H faz ploft! Sei lá. Até pode ser. Ploft? Só faltou comentar que há aqueles que confundem Lexotan® com sexotan! Homessa! Tudo isto não é menos do que boçalidade sesquipedal.

3. Aqui, não esqueçamos: perfeição crescente, mas relativa. A Perfeição Absoluta, se e quando acontecer, implicará na fusão do Perfeito com a Universalidade Cósmica, desde sempre idêntica a si mesma, portanto Perfeita per se ad æternum. Neste momento, definitivamente alquímico-amalgamante, qualquer resquício de individualidade e de voluntariedade desaparecem.

4. Palavra = Verbum Dimissum et Inenarrabile.

5. Sabedoria —› SOPhIa.

6. A base é: nada pedir, nada querer.

7. Lege, lege, relege, ora, labora et invenies – que significa lê, lê, relê, ora, trabalha e encontrarás – era ensinado ao postulante para conhecer e penetrar nos mistérios da Alquimia Espiritual, que transmuta o Corpo Vital. Ensina Max Heindel: A duração e o tom dos vários cânticos espirituais, as orações repetidas e o incenso têm um poderoso efeito sobre o Corpo Vital em crescimento.

8. É de se supor e de se esperar que, mais ou menos, aos 28 anos o Quadrado Inferior de todos nós esteja pronto e acabado para poder operar concertadamente em uma determinada encarnação.

 

 

Música de fundo:

Amore è Ritornato

Fonte:

http://www.cipoo.net/music_t.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.formadoresdeopiniao.com.br/

http://www.layoutsparks.com/1/206819
/peace-tranquility-couple-bathing.html

http://blog.byboomer.com/
2009/03/blog-post.html

http://creativestudios.com/
videos-of-insanity/

http://ankaweb.fzk.de/website.php?
page=methods_infrared

http://www.grupodocanto.org/
albumimagens/pages/05_jpg.htm

http://s617.photobucket.com/

http://s400.photobucket.com/
albums/pp84/boogaizzlezz/

http://s229.photobucket.com/albums/

http://www.luv2help.com/videos/third_eye